O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial AMD Ryzen

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.456
Reações
42.297
Pontos
1.074
Meu 1600, em 14nm, com um cooler a ar low profile dentro de um gabinete itx em que fica colado na fonte não chega nessa temperatura.
Vi uns gameplays no YT do Demon's Souls no RPCS3 e não chega nessa temperatura também, é na casa dos 50.
Amanha vou ver que m**** eu fiz, provavelmente foi porque eu tirei a base pra mudar de lado, aí deve ter ferrado a area de contato, fora que eu botei o cooler em exaustão, pra puxar o ar quente do radiador, pode ter dado ruim nisso...
 

Raazy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.997
Reações
20.216
Pontos
954
Galera to doente por um 3700x mas não acho em um precinho mais em conta, porém, pintou um 3800x na loja da pomba gira pelo mesmo preço q eu estava vendo o 3700x, a diferença é muita deles? E sabem se ele esquenta mais tbm? Pq meu pc é itx ai não quero fornalha nele kkkkkkkkk Pq estou tentado em pegar esse 3800x ja q o 3700x não baixa nem com reza braba.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.182
Reações
172.325
Pontos
2.599
Galera to doente por um 3700x mas não acho em um precinho mais em conta, porém, pintou um 3800x na loja da pomba gira pelo mesmo preço q eu estava vendo o 3700x, a diferença é muita deles? E sabem se ele esquenta mais tbm? Pq meu pc é itx ai não quero fornalha nele kkkkkkkkk Pq estou tentado em pegar esse 3800x ja q o 3700x não baixa nem com reza braba.
Diferença pequena. Se o preço valor e pena pode ir nele mesmo.
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.229
Reações
12.876
Pontos
503
Galera to doente por um 3700x mas não acho em um precinho mais em conta, porém, pintou um 3800x na loja da pomba gira pelo mesmo preço q eu estava vendo o 3700x, a diferença é muita deles? E sabem se ele esquenta mais tbm? Pq meu pc é itx ai não quero fornalha nele kkkkkkkkk Pq estou tentado em pegar esse 3800x ja q o 3700x não baixa nem com reza braba.
De acordo com o site,cerca de 3C° a mais no cooler box comparado ao 3700
https://www.techspot.com/review/1899-ryzen-3800x-vs-3700x-difference/
 


antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.182
Reações
172.325
Pontos
2.599
H60 está longe de ser um cooler excepcional. Arrisco dizer até que é inferior a um Hyper 212.

Experimentou usar o cooler stock da AMD? Se ele se sair melhor, teu H60 deve estar com um dos problemas típicos desses loops.
Eu tenho os dois, não é inferior não. É um cooler muito bom. O H45 também é bom. O que é abaixo do padrão é o H55.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.182
Reações
172.325
Pontos
2.599
Eu tive um e achei bem meia boca. Muito melhor que o stock, mas talvez no máximo equivalente a um Hyper 212.

Área no radiador faz muita diferença. Não é a toa que a diferença para um Antec 920 era enorme.

Não sei porque pararam de fazer esses coolers 120 e 140 com radiadores mais parrudos, só tem esses modelos até de 240 com radiador fino.
Eu acho que cumpre bem o papel. Se for para um over de leve funciona bem. Se for para usar em stock funciona muito bem. Dará um resultado um pouco melhor do que o Hyper212X. Mas se for subir o overclock o máximo que pode aí acho que a pessoa está buscando fazer algo extremo com uma coisa de baixo custo.

A impressão que tinha é que aqueles antigos H80i da vida eram muito bons sim mas também muito caros ao ponto de se aproximarem muito das opções de 240. Acabaram meio que matando eles.
 

aiorosmaua

Supra-sumo
Mensagens
1.780
Reações
285
Pontos
164
Rapaziada acabei comprando uma x370 Professional gaming da asrock, o que vcs acham dela? Tem recomendações de um cooler bom pro 3700x em oc?
 

aiorosmaua

Supra-sumo
Mensagens
1.780
Reações
285
Pontos
164
Qual modelo exato?

 

robocrazy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.703
Reações
6.186
Pontos
704
Placa excelente, segura até um R9 brincando.
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.229
Reações
12.876
Pontos
503
Só mantenha ventilação nos vmrs,ar frio entrando,ar saindo lá em cima,blz.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.406
Reações
34.488
Pontos
1.354
Ah sim, esqueci de dizer que depois que atualizei a bios da msi b450 gaming plus e deu a zica de demorar para reiniciar o pc.
Ocorreu alguma atualização no windows e faz tempo que não deu mais o problema de demorar para reiniciar o windows.
Então fiquei na duvida se foi alguma atualização antes que já tinha ferrado o sistema e eu não tinha percebido ou se foi a bios.
Talvez era o windows, sei lá.
 

quemsoueu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.524
Reações
13.647
Pontos
1.409
to vendo a bios pra quando chegar meu 3500x, mas a asrock nao recomenda instalar a 5.50 se as linhas atuais de ryzen está em uso no pc, sendo que na cpu suport list a bios que reconhece o 3500x é justamente a 5.50, fuck logic


*ASRock do NOT recommend updating this BIOS if Pinnacle, Raven, Summit or Bristol Ridge CPU is being used on your system.
*Before updating this BIOS, please also read the description in previous BIOS version.
 

Cloudst69

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.212
Reações
3.589
Pontos
1.084
Acho que a recomendação é pra não atualizar em sistemas que vc planeja continuar usando o processador antigo. Se for pra atualizar pra colocar um processador novo apenas, não deve ter bronca.
 

quemsoueu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.524
Reações
13.647
Pontos
1.409
Acho que a recomendação é pra não atualizar em sistemas que vc planeja continuar usando o processador antigo. Se for pra atualizar pra colocar um processador novo apenas, não deve ter bronca.
eu atualizei pro mais recente pro meu processador atual por enquanto, quando o outro chegar vou atualizar e ver no q da
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.528
Reações
9.717
Pontos
1.434
Eu atualizei a BIOS da minha B350 e a b*ch* ficou bem seca aparentemente em relação ao que era auhauhuha, acho que essas primeiras mobos tem pouca memória pra armazenar as paradas. A única função que realmente sumiu foi a de salvar profiles de OC e ventoinhas, o resto tá tudo lá do mesmo jeito, só ficou mais feio.

Eu até prefiro assim, a BIOS antiga era cheia de firula inutil que só servia pra complicar a interface, agora tá tudo direto, sem desenho pra enfeitar, só os menus escritos. Não notei muita diferença de performance, mas o PC parece que tá ligando mais rápido um pouco e consegui baixar a tensão das memórias sem perder estabilidade.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.216
Reações
175.591
Pontos
2.234
Eu atualizei a BIOS da minha B350 e a b*ch* ficou bem seca aparentemente em relação ao que era auhauhuha, acho que essas primeiras mobos tem pouca memória pra armazenar as paradas. A única função que realmente sumiu foi a de salvar profiles de OC e ventoinhas, o resto tá tudo lá do mesmo jeito, só ficou mais feio.

Eu até prefiro assim, a BIOS antiga era cheia de firula inutil que só servia pra complicar a interface, agora tá tudo direto, sem desenho pra enfeitar, só os menus escritos. Não notei muita diferença de performance, mas o PC parece que tá ligando mais rápido um pouco e consegui baixar a tensão das memórias sem perder estabilidade.

A maior parte dos fabricantes usam bios de 2MB. Como elas começaram a adotar interfaces cheias de firula, o espaço foi ficando pequeno.

No caso dos Ryzen, especificamente, como a AMD faz muita implementação e atualização de microcode começou a ferrar as fabricantes que usavam esse chip.
Na Intel não dá problema porque é tudo Skylake há anos, então há muito reaproveitamento de código, e com duas gerações você tem que mudar de placa-mãe mesmo, então f**a-se, lol

Li que as fabricantes resolveram se coçar e adotar chips maiores de agora em diante. A conferir.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.528
Reações
9.717
Pontos
1.434
A maior parte dos fabricantes usam bios de 2MB. Como elas começaram a adotar interfaces cheias de firula, o espaço foi ficando pequeno.

No caso dos Ryzen, especificamente, como a AMD faz muita implementação e atualização de microcode começou a ferrar as fabricantes que usavam esse chip.
Na Intel não dá problema porque é tudo Skylake há anos, então há muito reaproveitamento de código, e com duas gerações você tem que mudar de placa-mãe mesmo, então f**a-se, lol

Li que as fabricantes resolveram se coçar e adotar chips maiores de agora em diante. A conferir.
Qual a porcentagem de economia em usar um chip tão pequeno? Parece uma economia besta a longo prazo, a AMD falou logo no começo que iria dar suporte até 2020, poderiam ter pensado nisso uahuahuha. Bom, eu não ligo muito pra essas firulas de BIOS, funcionando tá ótimo, só espero que consigam enfiar suporte pros ryzen 4000 nessa minha B350 ainda. Pretendo atualizar o 1600 dependendo do cenário em 2021~2022 com os consoles novos na área. Seria muito bom conseguir espremer mais uns anos essa MoBo.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.216
Reações
175.591
Pontos
2.234
Qual a porcentagem de economia em usar um chip tão pequeno? Parece uma economia besta a longo prazo, a AMD falou logo no começo que iria dar suporte até 2020, poderiam ter pensado nisso uahuahuha. Bom, eu não ligo muito pra essas firulas de BIOS, funcionando tá ótimo, só espero que consigam enfiar suporte pros ryzen 4000 nessa minha B350 ainda. Pretendo atualizar o 1600 dependendo do cenário em 2021~2022 com os consoles novos na área. Seria muito bom conseguir espremer mais uns anos essa MoBo.

Por placa? Muito pequeno. A questão é que essas placas são feitas aos milhares.
De qualquer forma, me parece mais um "tá dando certo então deixa assim mesmo" do que questões de economia - até porque ninguém se incomodaria em pagar alguns centavos a mais.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.528
Reações
9.717
Pontos
1.434
Por placa? Muito pequeno. A questão é que essas placas são feitas aos milhares.
De qualquer forma, me parece mais um "tá dando certo então deixa assim mesmo" do que questões de economia - até porque ninguém se incomodaria em pagar alguns centavos a mais.
Pois é, tá com cara que nem pensaram nisso e depois foi que a m**** bateu no ventilador. Tomara que consigam enfiar suporte pro ryzen 4000 nem que matem suporte pros antigos (primeira geração e APUs de entrada), talvez fosse uma alternativa.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.216
Reações
175.591
Pontos
2.234
Pois é, tá com cara que nem pensaram nisso e depois foi que a m**** bateu no ventilador. Tomara que consigam enfiar suporte pro ryzen 4000 nem que matem suporte pros antigos (primeira geração e APUs de entrada), talvez fosse uma alternativa.

Tem placa que já fez isso...matou o suporte aos A6/A8/A10/A12 AM4.
Se marcar, a maioria fez.
 

jairasj

Habitué da casa
Mensagens
483
Reações
420
Pontos
98
Boa tarde pessoal!

Acabei de montar meu PC novo, com a seguinte config:
  • Proc: R7 3800x
  • Mobo: Asrock Steel Legend B450
  • Memorias: 2x8 G.skill Trident 3600
  • Gabinete: NZXT H510 elite
  • VGA: GTX1080 OC Strix
  • Water Cooler: NZXT Kraken x62
  • Fonte: NZXT 700w Bronze
  • Armazenamento:
    • M2 Samsung 970 evo 1TB
    • SSD Sandisk 240GB
    • HDD Seagate 1,5TB

Algumas dúvidas:

  • Meu R7 tem oscilado entre 40 a 55 em idle. Normal? Estou achando meio quente (Venho de um i5 3470). Eu liguei os fans do WC no controlador de Fans do gabinete… Melhor deixar ligado lá , ou ligar direto na bomba? Tem alguma diferença prática? (Fiz os testes com os dois, e não deu muita diferença em relação a temperatura do processador).
  • Alguém aqui tem usado GPU com montagem vertical? Aqui estou tendo 45 em idle com minha GTX. Jogando Witcher 3 em 4k chegou a bater 88. Como andam as temperaturas?
  • Para ativar o Precision Boost Overdrive é pelo Ryzen Master? Onera muito o PC em termos de consumo/temperatura? Tenho medo de fritar minhas VRMs, pq sei que esse processador pode ser muito agressivo pra minha placa.


Valeu!!
 

felipe.parreira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.367
Reações
663
Pontos
889
Boa tarde pessoal!

Acabei de montar meu PC novo, com a seguinte config:
  • Proc: R7 3800x
  • Mobo: Asrock Steel Legend B450
  • Memorias: 2x8 G.skill Trident 3600
  • Gabinete: NZXT H510 elite
  • VGA: GTX1080 OC Strix
  • Water Cooler: NZXT Kraken x62
  • Fonte: NZXT 700w Bronze
  • Armazenamento:
    • M2 Samsung 970 evo 1TB
    • SSD Sandisk 240GB
    • HDD Seagate 1,5TB
Algumas dúvidas:

  • Meu R7 tem oscilado entre 40 a 55 em idle. Normal? Estou achando meio quente (Venho de um i5 3470). Eu liguei os fans do WC no controlador de Fans do gabinete… Melhor deixar ligado lá , ou ligar direto na bomba? Tem alguma diferença prática? (Fiz os testes com os dois, e não deu muita diferença em relação a temperatura do processador).
  • Alguém aqui tem usado GPU com montagem vertical? Aqui estou tendo 45 em idle com minha GTX. Jogando Witcher 3 em 4k chegou a bater 88. Como andam as temperaturas?
  • Para ativar o Precision Boost Overdrive é pelo Ryzen Master? Onera muito o PC em termos de consumo/temperatura? Tenho medo de fritar minhas VRMs, pq sei que esse processador pode ser muito agressivo pra minha placa.

Valeu!!

Tenho o mesmo processador, o mesmo watercooler e o mesmo gabinete. Em idle o meu fica nessa faixa também, acredito que é o normal dele. Jogando, mal chegou a 70.


Sobre a GPU na vertical, pelo que li nas análises desse gabinete, não é recomendado se a placa não for resfriada com WC. As ventoinhas da placa ficam perto demais do vidro, não dando espaço pra uma ventilaçao adequada.


Uma pergunta, você teve problemas para configurar a iluminação do Kraken usando o CAM? Aqui volta e meia se eu troco alguma cor lá, ele para de reconhecer o Kraken e só volta a reconhecer quando eu reinicio o PC.
 

jairasj

Habitué da casa
Mensagens
483
Reações
420
Pontos
98
Tenho o mesmo processador, o mesmo watercooler e o mesmo gabinete. Em idle o meu fica nessa faixa também, acredito que é o normal dele. Jogando, mal chegou a 70.


Sobre a GPU na vertical, pelo que li nas análises desse gabinete, não é recomendado se a placa não for resfriada com WC. As ventoinhas da placa ficam perto demais do vidro, não dando espaço pra uma ventilaçao adequada.


Uma pergunta, você teve problemas para configurar a iluminação do Kraken usando o CAM? Aqui volta e meia se eu troco alguma cor lá, ele para de reconhecer o Kraken e só volta a reconhecer quando eu reinicio o PC.

Obrigado pelas respostas! Aqui eu fiz alguns benchs pra tentar estressar o proc, e não passou de 77. Mas não fiz nada muito prolongado.
Sobre a GPU na vertical, realmente, vi que as temps sobem bastante por conta da distancia do vidro, mas queria ter alguns dados para comparar. Estou estudando comprar um mount da Cablemod para aumentar a distancia, mas queria entender se a mudança vai ser significativa ou não.
Sobre o CAM, aqui tenho o problema de ele as vezes "apagar" os leds da bomba. Ai eu abro o CAM, e no seletor de led eu tenho que voltar a cor para o que eu uso (ele muda automaticamente para a cor preta heheheh). Mas nunca aconteceu de não reconhecer o Kraken. Como vc fez a ligação dele? ligou as ventoinhas direto na bomba, ou na controladora?
 

felipe.parreira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.367
Reações
663
Pontos
889
Obrigado pelas respostas! Aqui eu fiz alguns benchs pra tentar estressar o proc, e não passou de 77. Mas não fiz nada muito prolongado.
Sobre a GPU na vertical, realmente, vi que as temps sobem bastante por conta da distancia do vidro, mas queria ter alguns dados para comparar. Estou estudando comprar um mount da Cablemod para aumentar a distancia, mas queria entender se a mudança vai ser significativa ou não.
Sobre o CAM, aqui tenho o problema de ele as vezes "apagar" os leds da bomba. Ai eu abro o CAM, e no seletor de led eu tenho que voltar a cor para o que eu uso (ele muda automaticamente para a cor preta heheheh). Mas nunca aconteceu de não reconhecer o Kraken. Como vc fez a ligação dele? ligou as ventoinhas direto na bomba, ou na controladora?

Pelo que eu lembro, liguei na controladora, que aí no próprio Kraken eu consigo setar as curvas de fan(nos perfis padrão, parecia uma turbina de avião o barulho).

Quando o kraken trava, ele meio que "trava" as rotações dos fans, fica um valor fixo sem variação. Estranho que é só as vezes que isso ocorre, daí não sei se é só bug no software ou se o WC tá com problema.
 

Morri

Larva
Mensagens
3
Reações
3
Pontos
3
Pessoal, boa noite!
Há cerca de 1 ano comprei por um bom preço um computador com as seguintes configurações:
A320-K Prime
R7 1700
2x 8gb DDR4 2400@2666
1x HD 1T
2x SSDs 240gbs ADATA
RX 580 RedDevil
AeroCool500
Fonte GM 500w
Passado alguns meses, o computador me parecia capado de sua potência. Tive alguns problemas no desempenho em alguns jogos, sendo que tenho um G5400+960 que esteve desempenhando com mais estabilidade em alguns jogos (DOTA 2, CS GO, LOL). O PC apresentou alguns problemas, mas como não estive jogando, não passei mais por esses deslizes pra focar na minha graduação.
Agora que estou de férias, o computador vem tendo quedas de frames em vários jogos, blue screen of death e etc... Nos últimos dois meses já fiz um oc na placa de vídeo beeeem leve um undervolt, ajustei a refrigeração dela, fiz um OC via XMP nas memórias e melhorou um pouco esses problemas, no início achei que fosse a fonte que não tava aguentando o computador, mas mesmo agora com uma corsair 600w de boa qualidade, o computador voltou a apresentar problemas.
Em conversa com alguns amigos apontaram logo de cara a péssima qualidade dessa A320-K Prime e peguei um PC de um colega que tem uma X370 e fiquei uma semana com essa placa-mãe com minha configuração, foi tudo uma beleza, nunca tive tanta estabilidade em todos os jogos e rodou tudo perfeitamente bem.
O problema é que não tenho grana pra comprar uma X370 e meu budget é limitado, por conta disso, disponho das seguintes opções:
  1. https://www.terabyteshop.com.br/…/placa-mãe-asus-tuf-b450m-…
  2. https://www.terabyteshop.com.br/…/placa-mãe-colorful-battle…
  3. https://www.terabyteshop.com.br/…/placa-mãe-asrock-b450m-st…
Eu sei que todas são B450M e meu processador é de 1th generation, mas não tenho perspectivas de trocar a longo prazo, pois, ele me atende nos jogos que jogo. Estou em dúvida dessas, sendo que a 1a já está acima do meu budget, a 2a tem 2 anos de garantia e a 3a é bem avaliada em site gringo como de entrada.
Alguém que tenha essas placas pode dar um alo?
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.729
Reações
10.832
Pontos
753
Pessoal, boa noite!
Há cerca de 1 ano comprei por um bom preço um computador com as seguintes configurações:
A320-K Prime
R7 1700
2x 8gb DDR4 2400@2666
1x HD 1T
2x SSDs 240gbs ADATA
RX 580 RedDevil
AeroCool500
Fonte GM 500w
Passado alguns meses, o computador me parecia capado de sua potência. Tive alguns problemas no desempenho em alguns jogos, sendo que tenho um G5400+960 que esteve desempenhando com mais estabilidade em alguns jogos (DOTA 2, CS GO, LOL). O PC apresentou alguns problemas, mas como não estive jogando, não passei mais por esses deslizes pra focar na minha graduação.
Agora que estou de férias, o computador vem tendo quedas de frames em vários jogos, blue screen of death e etc... Nos últimos dois meses já fiz um oc na placa de vídeo beeeem leve um undervolt, ajustei a refrigeração dela, fiz um OC via XMP nas memórias e melhorou um pouco esses problemas, no início achei que fosse a fonte que não tava aguentando o computador, mas mesmo agora com uma corsair 600w de boa qualidade, o computador voltou a apresentar problemas.
Em conversa com alguns amigos apontaram logo de cara a péssima qualidade dessa A320-K Prime e peguei um PC de um colega que tem uma X370 e fiquei uma semana com essa placa-mãe com minha configuração, foi tudo uma beleza, nunca tive tanta estabilidade em todos os jogos e rodou tudo perfeitamente bem.
O problema é que não tenho grana pra comprar uma X370 e meu budget é limitado, por conta disso, disponho das seguintes opções:
  1. https://www.terabyteshop.com.br/…/placa-mãe-asus-tuf-b450m-…
  2. https://www.terabyteshop.com.br/…/placa-mãe-colorful-battle…
  3. https://www.terabyteshop.com.br/…/placa-mãe-asrock-b450m-st…
Eu sei que todas são B450M e meu processador é de 1th generation, mas não tenho perspectivas de trocar a longo prazo, pois, ele me atende nos jogos que jogo. Estou em dúvida dessas, sendo que a 1a já está acima do meu budget, a 2a tem 2 anos de garantia e a 3a é bem avaliada em site gringo como de entrada.
Alguém que tenha essas placas pode dar um alo?

ryzen 7 com a320 força demais, a placa mãe não aguenta mesmo.
pegue uma b450 com dissipador de vrm e que caiba do seu bolso, já resolve seu problema

https://www.terabyteshop.com.br/pro...e9OZFxJAq4O_8RDSdWwN37QaxoQJ2wLxoCHmMQAvD_BwE

https://www.terabyteshop.com.br/pro...iJYTfWYzyq6o8-kPVICYB_ueMJagqvMBoC2HoQAvD_BwE

https://www.terabyteshop.com.br/pro...Uskx2PSdsc4X_KAt7HGSp4jQ4a5OIRGBoCD8UQAvD_BwE

https://www.kabum.com.br/cgi-local/...AuydP7H6zbbUAsx1_AItSdbUPrfnOAjhoCHPIQAvD_BwE

é bom tbm melhorar a ventilação do seu gabinete, está usando qual cooler do processador?
o gabinete está com quantos coolers?
recomendo colocar um na parte superior tbm
 
Topo Fundo