O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial AMD Ryzen

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.344
Reações
10.972
Pontos
1.409
Eu tenho 32gb de ram 3200 aqui, eu poderia sacrificar 16gb de ram para comprar 16gb de DDR5.
Placa mãe eu venderia tb pra comprar uma que suporte dando a diferença e o processador idem.
O foda é que isso vai demorar e ficar esperando é algo chato demais...2022 ainda vai chegar ddr5 5600mhz, acho que em 2023 chegam as 6400Mhz (que era a que eu queria, se bem que posso vender e comprar essas depois.)
uma coisa que eu esqueci de comentar e que eu achei épico, é que a Hynix soltou uns dados anteriormente e já é quase certo que nas DDR5 todos os módulos terão ECC.

Finalmente, hein. daqui 15 ou 20 anos a gente vai olhar pras RAMs de hj em dia e pensar "credo, que coisa pré-histórica. nem tinha ECC".
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Cara o problema não é ser processador X e Y
Problema é a diferença de valores, quem tem de colocar na mesa é tu.


Pra cada upgrade de cpu, eu dou uns 5 de vga no mínimo. Ai quando as cpus forem ficando velhas pego a valores mais parelhos e baratos.
No meu caso seria bem vinda, pois faço encodes e mais núcleos somado ao ipc maior seria algo que vale muito pra mim.

uma coisa que eu esqueci de comentar e que eu achei épico, é que a Hynix soltou uns dados anteriormente e já é quase certo que nas DDR5 todos os módulos terão ECC.

Finalmente, hein. daqui 15 ou 20 anos a gente vai olhar pras RAMs de hj em dia e pensar "credo, que coisa pré-histórica. nem tinha ECC".
Mas qual o ganho com isso em relação ao Non-ecc para consumidor doméstico?
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.344
Reações
10.972
Pontos
1.409
No meu caso seria bem vinda, pois faço encodes e mais núcleos somado ao ipc maior seria algo que vale muito pra mim.


Mas qual o ganho com isso em relação ao Non-ecc para consumidor doméstico?
acho que a chance de dar pau de RAM vai ser bem menor, pq msm com ela capenga, até certo nível o ECC corrige.
Não sei como ficaria com OC, mas provavelmente vai deixar subir mais, pois a ram conseguirá corrigir um certo número de falhas...
Enfim, o ECC dá mais estabilidade, n vai dar aquelas telas azuis malucas no windows de vez em qnd que até ram boa dá uma vez na vida ou na morte.

Ah e por fim, parece que as memórias serão até 4x maiores que nas DDR4. Pegando por esse lado, imagino que o padrão será ter 2x32gb qnd a tecnologia amadurecer.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
acho que a chance de dar pau de RAM vai ser bem menor, pq msm com ela capenga, até certo nível o ECC corrige.
Não sei como ficaria com OC, mas provavelmente vai deixar subir mais, pois a ram conseguirá corrigir um certo número de falhas...
Enfim, o ECC dá mais estabilidade, n vai dar aquelas telas azuis malucas no windows de vez em qnd que até ram boa dá uma vez na vida ou na morte.

Ah e por fim, parece que as memórias serão até 4x maiores que nas DDR4. Pegando por esse lado, imagino que o padrão será ter 2x32gb qnd a tecnologia amadurecer.
Ah bom, então assim sim.
Acho que vou esperar, já que esta de rosca sair o 5800 sem x no ali.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.344
Reações
10.972
Pontos
1.409


Eu não sei se entendi direito, mas ai tá dando a entender que agora o CTR vai poder fazer OC no PBO, em vez de setar um core estático. será que é isso mesmo? e se for, será que essa função vai ser só pros ryzen 5000 ou vai pegar nos 3000 tbm?
pq me interessaria... acho que ia rolar uma economia boa de energia deixando processador a 3.6 stock na maior parte do tempo, com boost em todos nucleos pra 4.45ghz
se der pra deixar o thermal throttle ativado ainda, dá pra jogar o clock mais pra cima sem medo de dar m****.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.114
Reações
47.782
Pontos
2.009
No meu caso seria bem vinda, pois faço encodes e mais núcleos somado ao ipc maior seria algo que vale muito pra mim.


Mas qual o ganho com isso em relação ao Non-ecc para consumidor doméstico?

Memória ECC também são ótimas pra quem usa sistemas de arquivos que fazem gerenciamento de volumes com espelhamento e pool de discos, tipo o ZFS.

Espero que venha as ECC sem o aumento de preços. Acho que elas são muito caras porque são usadas em servidores. Se popularizar em desktop o preço deve cair, imagino eu.

Enviado de meu OnePlus 8 usando o Tapatalk
 


pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
E os jogos novos? RT? Só pensa nos antigos é?
Por enquanto estou subutilizando a 3060ti, mas em breve vou corrigir essa falha gravíssima.
A 3060ti tendo desempenho de 2070~2070super, mas tá rodando a mais de 100fps :brbr:facepalm
Como eu disse, eu comprasse uma mais fraca, investi nela pra que?

E eu que uso uma 3060Ti com um 1800x?:klolwtf
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.344
Reações
10.972
Pontos
1.409
Memória ECC também são ótimas pra quem usa sistemas de arquivos que fazem gerenciamento de volumes com espelhamento e pool de discos, tipo o ZFS.

Espero que venha as ECC sem o aumento de preços. Acho que elas são muito caras porque são usadas em servidores. Se popularizar em desktop o preço deve cair, imagino eu.

Enviado de meu OnePlus 8 usando o Tapatalk
acho que por mais que barateie, vão ser módulos mais caros que os DDR4. Além do ECC, vai vir com VRM no pente. não tem como não encarecer o produto final.
E eu que uso uma 3060Ti com um 1800x?:klolwtf
oloko, e eu aqui gargalando meu 3600 com uma geforce gtx 1070 haha
mas a hora de trocar ela vai chegar #ibilivi
 

Oniblack

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.641
Reações
2.605
Pontos
989
Alguém poderia indicar uma CPU para extrair o máximo da rx580 de valor entre 1500 a 2000?
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Config atual:

RX580 8gb
16gb ram @3000
Placa mãe BIOSTARX470GTN
Então vc não tem processador né?
Pensa em fazer upgrade no futuro?
Por se for, recomendo o ryzen 1600AF pra essa RX580.
Muito mais barato que o 2600 ou o 3600, a kabum faz promo direto aos finais de semana, então é melhor tu ficar esperto novamente quando fizerem, pois fica por 599~620 reais.




 

Oniblack

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.641
Reações
2.605
Pontos
989
Então vc não tem processador né?
Pensa em fazer upgrade no futuro? Sim
Por se for, recomendo o ryzen 1600AF pra essa RX580.
Muito mais barato que o 2600 ou o 3600, a kabum faz promo direto aos finais de semana, então é melhor tu ficar esperto novamente quando fizerem, pois fica por 599~620 reais.







Boa recomendação, vou ficar de olho por um tempo pra ver se entra em promo.
Você acha que um 2600 ou até um 3600 seria demais pra essa GPU?
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Boa recomendação, vou ficar de olho por um tempo pra ver se entra em promo.
Você acha que um 2600 ou até um 3600 seria demais pra essa GPU?
Não recomendo o 2600, por que ele esta com o mesmo preço do 3600 que é bem mais forte.
Mas o 3600 o limite dele é uma gtx 2070super/rx5700xt, então é muito sim para a rx580.
Se vc pensa em upgrade no futuro, os ryzen 5000 são encostados do 10900k.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.344
Reações
10.972
Pontos
1.409
saiu o CTR 2.0 e pelo que tá ai no fim, entendi que a função de customizar o PBO vai estar disponível no CTR 2.1 até pra zen2. Isso ai vai ser BEMMMMM interessante. conseguir deixar o PC consumindo pouco no uso normal e com o boost acertadinho. como o PBO tem valor de boost máximo pra single core e todos cores, isso pode render um ganho extra de performance. pois setando na bios a gnt consegue, suponha, 4.3ghz em todos cores, pq se sobe mais que isso esquenta mto. nesse esquema ai, talvez consiga 4.3 em todos cores E 4.5 no single core de forma que ganhe um pouco de performance nos jogos e não estoure o limite de temperatura. e se der pra manter ativo o throttle de temperatura a 95, dá pra fazer a brincadeira toda sem medo e ainda economizando energia pq nem a pau que vai bater 1.4v como no stock.
esse 2.1 ai parece que será bem bom, vou ficar de olho.
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
saiu o CTR 2.0 e pelo que tá ai no fim, entendi que a função de customizar o PBO vai estar disponível no CTR 2.1 até pra zen2. Isso ai vai ser BEMMMMM interessante. conseguir deixar o PC consumindo pouco no uso normal e com o boost acertadinho. como o PBO tem valor de boost máximo pra single core e todos cores, isso pode render um ganho extra de performance. pois setando na bios a gnt consegue, suponha, 4.3ghz em todos cores, pq se sobe mais que isso esquenta mto. nesse esquema ai, talvez consiga 4.3 em todos cores E 4.5 no single core de forma que ganhe um pouco de performance nos jogos e não estoure o limite de temperatura. e se der pra manter ativo o throttle de temperatura a 95, dá pra fazer a brincadeira toda sem medo e ainda economizando energia pq nem a pau que vai bater 1.4v como no stock.
esse 2.1 ai parece que será bem bom, vou ficar de olho.
O 2.1 vai dar suporte ao ryzen 5000?

Enviado de meu M2007J20CG usando o Tapatalk
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
eu nunca instalo essas coisas... pra que isso serve, na prática?
Mais estabilidade no sistema.
Meu sistema estava de boas, mas eu acabei de instalar o ultimo que saiu e continua bem aqui.
E uma dessas resolveu um problema de usb frontal do gabinete, parece que antes a entrada não estava usando energia suficiente e o driver corrigiu isso.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.344
Reações
10.972
Pontos
1.409
Mais estabilidade no sistema.
Meu sistema estava de boas, mas eu acabei de instalar o ultimo que saiu e continua bem aqui.
E uma dessas resolveu um problema de usb frontal do gabinete, parece que antes a entrada não estava usando energia suficiente e o driver corrigiu isso.
nossa, já tive problema com uma USB frontal do gabinete, td que plugava ficava desconectando. achei que a USB tinha ido pro saco. mas usei ela recentemente e tava de boas... bom saber que pode estar relacionado a isso.
 

T.Chico

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.646
Reações
18.326
Pontos
1.084
Minhas telas azuis continuam:ktrigger agora esta dando erro no boot o PC liga e fica sem imagem, com a luz do EZ vermelha na CPU ou GPU, hoje liguei e desliguei 3 vezes para funcionar.
Acho que é a placa mãe cagada ou o R5 3600, vou testar agora com as memorias em 2666MHz.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Minhas telas azuis continuam:ktrigger agora esta dando erro no boot o PC liga e fica sem imagem, com a luz do EZ vermelha na CPU ou GPU, hoje liguei e desliguei 3 vezes para funcionar.
Acho que é a placa mãe cagada ou o R5 3600, vou testar agora com as memorias em 2666MHz.
Não tem ninguém que tenha outra placa mãe pra testar o ryzen ou alguém pra testar outro processador na sua placa mãe.
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
Minhas telas azuis continuam:ktrigger agora esta dando erro no boot o PC liga e fica sem imagem, com a luz do EZ vermelha na CPU ou GPU, hoje liguei e desliguei 3 vezes para funcionar.
Acho que é a placa mãe cagada ou o R5 3600, vou testar agora com as memorias em 2666MHz.

Ryzen da China? Aqui não tive mais travamentos mas toda a hora meu uma aba do meu firefox crasha, tá chato já... isso que eu fiz um profile do zero pra ter certeza que não era algum cache zoado
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Ryzen da China? Aqui não tive mais travamentos mas toda a hora meu uma aba do meu firefox crasha, tá chato já... isso que eu fiz um profile do zero pra ter certeza que não era algum cache zoado
Navegador crashar é a sua placa de video amd, a minha placa de video amd fazia isso, era a porra do driver lixo da amd.
Tirei a rx570 daqui e coloquei a 3060ti, zero crashs desde então.
Tenta instalar outros drivers da placa de video pra ver se resolve.
 

T.Chico

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.646
Reações
18.326
Pontos
1.084
Ryzen da China? Aqui não tive mais travamentos mas toda a hora meu uma aba do meu firefox crasha, tá chato já... isso que eu fiz um profile do zero pra ter certeza que não era algum cache zoado
Kabum novinho.
 

filliper3204

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.707
Reações
995
Pontos
804
Dei um up aqui e troquei meu 2700 por um 3700x. Aproveitei uma promo.na Kabum + cupom e acabou saindo 1980 reais. Estou apostando que mais nucleo no longo prazo sera melhor que performance single core do 5600x num contexto geral.
Agora vou tentar vender o wraith prism pra diminuir ainda mais o custo dele.
Tava segurando pra trocar todo conjunto este ano mas acho que vai ser osso com essas questões de demanda, cambio e etc os preços devem dar uma explodida. Vou segurar meu setup com esse up por mais uns 2 ou 3 anos.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Dei um up aqui e troquei meu 2700 por um 3700x. Aproveitei uma promo.na Kabum + cupom e acabou saindo 1980 reais. Estou apostando que mais nucleo no longo prazo sera melhor que performance single core do 5600x num contexto geral.
Agora vou tentar vender o wraith prism pra diminuir ainda mais o custo dele.
Tava segurando pra trocar todo conjunto este ano mas acho que vai ser osso com essas questões de demanda, cambio e etc os preços devem dar uma explodida. Vou segurar meu setup com esse up por mais uns 2 ou 3 anos.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Não é bem verdade que um processador com mais núcleos terá mais desempenho em multithread.

Quer um teste pra isso?



IPC e clock vale mais para multithread do que quantidade de núcleos. Um único núcleo o dobro mais potente que cada 2 núcleos faz melhor atividades multithread.

Se eu fosse você esperaria pelo lançamento do 5800 ou 5700x, seja lá como será chamado.
 

T.Chico

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.646
Reações
18.326
Pontos
1.084
Não tem ninguém que tenha outra placa mãe pra testar o ryzen ou alguém pra testar outro processador na sua placa mãe.
Por enquanto deixei as memorias em 2666MHz, sempre ligo o PC entre 10, 30 min. reiniciava a força nesse tempo, estou com dois dias sem tela azul por enquanto, sempre acontece quando estou só navegando ou assistindo algum vídeo, se ligo o PC e vou direto jogar nunca acontece erro algum, muito estranho.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.344
Reações
10.972
Pontos
1.409
Por enquanto deixei as memorias em 2666MHz, sempre ligo o PC entre 10, 30 min. reiniciava a força nesse tempo, estou com dois dias sem tela azul por enquanto, sempre acontece quando estou só navegando ou assistindo algum vídeo, se ligo o PC e vou direto jogar nunca acontece erro algum, muito estranho.
roda um memtest pra ver se tua ram tá boa. eu tava com problema na ram - n chegava a reiniciar mas os testes pegavam erro - e resolvi colocando um fan nelas. meus problemas tbm começaram depois de trocar processador por um ryzen 3600, pq troquei o cooler e aparentemente o cooler novo tava esquentando mais as minhas ram. melhor programa pra testar é o TM5 com o perfil do 1usmus. o teste roda em uns 20 minutos e vc vai saber se tá com problema na ram. bem melhor que o memtest86 que demora 4h pra testar a ram.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
roda um memtest pra ver se tua ram tá boa. eu tava com problema na ram - n chegava a reiniciar mas os testes pegavam erro - e resolvi colocando um fan nelas. meus problemas tbm começaram depois de trocar processador por um ryzen 3600, pq troquei o cooler e aparentemente o cooler novo tava esquentando mais as minhas ram. melhor programa pra testar é o TM5 com o perfil do 1usmus. o teste roda em uns 20 minutos e vc vai saber se tá com problema na ram. bem melhor que o memtest86 que demora 4h pra testar a ram.
Ele já fez tudo que tu imaginar rs
 

filliper3204

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.707
Reações
995
Pontos
804
Não é bem verdade que um processador com mais núcleos terá mais desempenho em multithread.

Quer um teste pra isso?



IPC e clock vale mais para multithread do que quantidade de núcleos. Um único núcleo o dobro mais potente que cada 2 núcleos faz melhor atividades multithread.

Se eu fosse você esperaria pelo lançamento do 5800 ou 5700x, seja lá como será chamado.
Na verdade já dei o up... talvez o 5800 em 65w fosse uma boa opção mas considerando o 3700x por 1650 (considerando a venda do cooler box) e o 5600x por 2150 reais q foi o mais barato.que eu encontrei acabei optando por ele mesmo. No final em single o 5600x é melhor mas em multi ainda acho que o 3700x ganha com uma margem menor. Como jogo em 4k no final a diferença é marginal pra jogos e ainda tenho a possibilidade de fazer outras tarefas simultâneas melhor que o 5600x.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:
Topo Fundo