O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial AMD Ryzen

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.352
Reações
34.394
Pontos
1.354
Uai, se for levar esse requerimento na regra o 9700k é um 8/8(contra 8/16 do 3700x)

Ai tu pode falar "ah, mas olha o IPC do 9700k"
Mas o ponto levantado por ti são núcleos a mais.
Eles colocam esses parâmetros de processador de 6 cores, quando vc vai jogar, o processador fica ali praticamente descansando, pouco uso ou uso moderado....

Godfall Minimum System Requirements
  • OS: Windows 10.
  • CPU: AMD Ryzen 5 1600 or Intel Core i5-6600.
  • GPU: AMD Radeon RX 580 8GB or Nvidia GeForce GTX 1060 6GB.
  • RAM: 12GB.
  • Network: Broadband Internet connection.
197191

O uso varia de 30~40% com picos pontuais para 50% nesse godfall com o ryzen 3600, dá e sobra.
E se o cara aumentar a resolução, o processador se torna inutil.

197194
 
Ultima Edição:

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.796
Reações
31.693
Pontos
1.344
unicos jogos que vocÊ vai ver alto uso de CPU são Civilization 6, Stellaris, Hearts of Iron, Humankind, etc.

Jogos pesados de turno com muitas AI´s, o load fica baixíssimo até vc clicar "next turn" ae o jogo entra num frenesi pq precisa calcular tudo o mais rápido possível pra vc poder jogar de novo.

E Stellaris, etc apesar de serem realtime, cada dia conta como um turno e possui calculos, logo conforme o lategame vai chegando a carga no sistema também vai aumentando. Começa com 1 dia levando o tempo mínimo determinado de digamos 3s por dia de jogo. La pro lategame apenas os melhores CPU´s vão manter essa marca.

Os piores podem chegar a 15-20s pra cada dia.

Ah, e nesses jogos de turno vc quer potencia Single core. Logo vc quer potencia pq o uso do core 0 é absurdo nesse tipo de jogo devido ao fato que cálculos de AI raramente podem ser paralelizados e/ou particionados

Foi por isso que peguei o 5600x frente a um 8 cores.
Preocupação -1 de ter algum jogo que precise de 8 cores no futuro. (5-10 anos).


Existe tb a possibilidade de Lag por software. Onde a própria engine do jogo não da conta do processamento e vc fica com a sensação que é seu hardware.
Quando ele esta na verdade tranquilo mas incapaz de ajudar a engine a ir mais rápido.
 
Ultima Edição:

Icaruszin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.455
Reações
1.254
Pontos
659
Tem algum tutorial que possa me recomendar pra fazer o undervolt? Meu 5600x chegou ontem e por enquanto vou ter que usar o custom cooler dele.
preciso baixar um pouco essas temps

Como já falaram ai, baixa o Clocktuner for Ryzen, e clica em Diagnostic. Ele vai executar uma série de testes e te entregar os melhores valores pra undervolt/overclock. Ai caso vc não queira modificar o valor de voltagem/frequência direto na BIOS, ele já te entrega o profile criado tbm, ai é só ativar toda vez que entrar no Windows.

Vc pode tbm usar o CTR pra achar os valores de underclock e criar um profile no Ryzen Master com o que for recomendado pro CTR. Ou testa um com 4.4GHz@1.175V, eram os valores que eu usava no meu.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.892
Reações
13.937
Pontos
1.474
Mas nesse caso o critério de desempate é justamente o IPC, Clock, etc. Recentemente eu vi um vídeo desse canal, onde ele fala que é questão de exigência do consumidor, mas que tem diferença tem e pode ser bem impactante.



Esqueçam isso aí.

Vamos pegar um exemplo de um processador 4/4. Você acha que ele vai ter mais perfomance no multithread em que configuração:

2.0 ghz 4/4 ou 4.0 ghz 2/2?

Parece que ele vai ter mais perfomance em aplicações multithread na primeira opção, né? No entanto, tem mais perfomance na segunda.

Por isso que o 5600x vai ter mais perfomance mesmo nas aplicações multithread do que o 3700x. E é por isso que o 5600x foi lançado com aquele preço mais alto, porque compensa.
 


Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.892
Reações
13.937
Pontos
1.474
Errado. o 2/2 é melhor e testes confirmam isso.

Um mesmo núcleo operando duas tasks é melhor que 2 núcleos operando 2 tasks se o resultado de multithread em testes sintéticos for igual.

Por que acham que querem partir agora para núcleos de diferentes tamanhos?
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.532
Reações
5.261
Pontos
403
Na real isso vai sempre depender do quão mais rápido por interação um processador vai ser x número de cores, né?

Vejam Ryzen 1700 x Ryzen 3600. Se não me engano, o segundo ganha em toda e qualquer aplicação. Porque o IPC dele é tão superior, que mesmo com menos núcleos e menos threads, ele acaba resolvendo as demandas primeiro.

Já Ryzen 3700 x Ryzen 5600, a diferença de interações não chega a ser tão tremendamente grande e o 3700 é um pouco mais rápido em aplicações CPU bound.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.892
Reações
13.937
Pontos
1.474


Tá errado o título aí porque na realidade é 4/8 vs 8/16.

No teste sintético o resultado multithread é basicamente o mesmo. Mas na hora de você usar os programas, o 4/8 com metade do clock leva vantagem mesmo tendo que lidar com muitas tasks.
 

Gray-fox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.237
Reações
10.827
Pontos
1.034
Eu estava em dúvida entre o ryzen 5 5600x vs o Ryzen 7 3700x, depois que vi os benchmarks, sem chance pro Ryzen 7 3700x, leva surra em jogos (meu foco).
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.511
Reações
33.022
Pontos
1.674
Mas nesse caso o critério de desempate é justamente o IPC, Clock, etc. Recentemente eu vi um vídeo desse canal, onde ele fala que é questão de exigência do consumidor, mas que tem diferença tem e pode ser bem impactante.


Como critério de desempate se ambos não empatam?
Um é 8/8, o outro é 8/16. É uma grande diferença.

O requerimento recomendado do jogo mais pesado nesse aspecto até então são 8 núcleos totais.

Isso é absolutamente nada.
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.511
Reações
33.022
Pontos
1.674
Cara, o IPC do 9700k é maior do que o do 3700x, por isso ele consegue levar.
A AMD só alcançou a Intel nesse aspecto na série 5000.

Por isso Intel sempre teve mais desempenho em jogos.
Jovem, tu postate requerimento do jogo apontando que "jogos irão usar mais nucleos, por isso teio receio do ipc alto do 5600x mas ter apenas 12 nucleos"
Sendo que o requerimento RECOMENDADO é um de 8 nucleos totais

O fato de você falar que "ah, o ipc dele é alto" é um CONTRA-ARGUMENTO ao que você mesmo postou, já que não está usando mais nucleos, está usando mais clock.
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.511
Reações
33.022
Pontos
1.674
Mas cara, estamos falando de duas CPUs de 8 núcleos. O 5600X tem 6. O que ele tem de 12 são threads, que é outra coisa totalmente diferente, não confunda.

O 5600X é uma CPU sixcore.
Sixcore com 12 threads.
Threads essas que já são utilizadas tem tempo e que os próprios consoles terão pela 1° vez agora.


Jogos não requerem e nunca requereram e nunca vão requeri "tal quantidade de núcleos"
Jogos pedem nível de performance da CPU e só. Ter mais cores não é garantia de longetividade, o poder da cpu é a garantia.
Poder esse pode estar no IPC, no nucleos, nos 20-30% bonus performance por threads, etc.

Assim como até hoje e todo o sempre um 7700k bate no ryzen 1600(isso em jogos como total war warhammer 2 incluido, mesmo o 1600 ganhando em alguns sintéticos multicore)
Perfomance de cpu é, sempre foi e sempre será mais importante que contagem de núcleos e o requerimento do stalker mostra isso(tanto que nos mínimos tem um 7600k 4/4 do lado de um 1600 6/12)

Então não faz sentindo se preocupar com futuro do 5600x e terem citado 3700x.


E falando consoles, já que eles são o guia do futuro para hardware em jogos, eles tem realmente 8/16, todavia com clock muito menor e com cache bem menor(l2)
Além de que os mesmos separam nucleos para o sistema(uns 2), basta ver o "desbloqueio" do 7 nucleo no ps4
 
Ultima Edição:

DoMorro

Bam-bam-bam
Mensagens
2.285
Reações
12.197
Pontos
453
Peguei o 5600x por 1390,00 no Aliexpress. Agora estou procurando uma mobo custo benefício pra ele. Alguma sujestão boa até uns 800,00?
 

Cloudst69

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.211
Reações
3.587
Pontos
1.084
Peguei o 5600x por 1390,00 no Aliexpress. Agora estou procurando uma mobo custo benefício pra ele. Alguma sujestão boa até uns 800,00?

Se não fizer questão de pci-e gen4, eu iria em uma B450 custo benefício, ela vai ter praticamente todos os recursos que vc precisa. Eu mesmo também peguei um 5600X, atualmente uso um 3600 numa A320, mas já tenho uma B450 aqui no jeito pra receber o 5600X. Não acho que valha a pena pegar uma mobo muito top tipo uma X570 a um preço muito alto, sendo que a próxima geração de ryzens vai mudar soquete e provavelmente já vai vir com suporte a DDR5.
 

DoMorro

Bam-bam-bam
Mensagens
2.285
Reações
12.197
Pontos
453
Já me decidi pela b450 mesmo. Mas não sei qual modelo pegar. Quero a mais barata que tiver mas que não vá capar o desempenho do CPU. Tendo uns dissipador nas vrm já está bom. Tô pensando na asrock b450m
Se não fizer questão de pci-e gen4, eu iria em uma B450 custo benefício, ela vai ter praticamente todos os recursos que vc precisa. Eu mesmo também peguei um 5600X, atualmente uso um 3600 numa A320, mas já tenho uma B450 aqui no jeito pra receber o 5600X. Não acho que valha a pena pegar uma mobo muito top tipo uma X570 a um preço muito alto, sendo que a próxima geração de ryzens vai mudar soquete e provavelmente já vai vir com suporte a DDR5.

Já me decidi pela b450 mesmo. Mas não sei qual modelo pegar. Quero a mais barata que tiver mas que não vá capar o desempenho do CPU. Tendo uns dissipador nas vrm já está bom. Tô pensando na asrock b450m steel legend
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Já me decidi pela b450 mesmo. Mas não sei qual modelo pegar. Quero a mais barata que tiver mas que não vá capar o desempenho do CPU. Tendo uns dissipador nas vrm já está bom. Tô pensando na asrock b450m


Já me decidi pela b450 mesmo. Mas não sei qual modelo pegar. Quero a mais barata que tiver mas que não vá capar o desempenho do CPU. Tendo uns dissipador nas vrm já está bom. Tô pensando na asrock b450m steel legend
A queridinha do pessoal não é a steel legend?

 

Cloudst69

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.211
Reações
3.587
Pontos
1.084
Já me decidi pela b450 mesmo. Mas não sei qual modelo pegar. Quero a mais barata que tiver mas que não vá capar o desempenho do CPU. Tendo uns dissipador nas vrm já está bom. Tô pensando na asrock b450m steel legend

Eu peguei uma B450 da Asrock, mas na época priorizei modelo full ATX por conta de mais entradas pci-e. A minha é esta aqui:

Acho que comprei a última da Kabum, pq ficou esgotada logo em seguida. Não tenho nada a reclamar das Asrock, estou na minha terceira e nunca tive problemas. Inclusive a A320 que uso hoje é deles tb.

De qualquer forma, analise isso mesmo, VRMs com dissipador, veja se tem todas as portas/entradas que vc precisa, etc. Se gostar de algum modelo específico procure reviews/relatos dela.
 

T.Chico

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.581
Reações
17.954
Pontos
1.084
Peguei o 5600x por 1390,00 no Aliexpress. Agora estou procurando uma mobo custo benefício pra ele. Alguma sujestão boa até uns 800,00?
Da uma olhada nos classificados do forum tenho uma MSI B450 Tomahawk a venda:kjoinha
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.796
Reações
31.693
Pontos
1.344

1399. Eu paguei 1500 no aliexpress, rsrs

E eu paguei 2200 dois meses atrás. (E não me arrependo, não havia como saber que a oferta de chips ia melhorar e eu estava sem poder esperar mais).


A 1400 mata todos os i5 da intel em custo x beneficio. lol
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.182
Reações
175.490
Pontos
2.234
AMD Zen 4 Desktop Processors Likely Limited to 16 Cores, 170 W TDP

We have recently seen several reputable rumors confirming that AMD's Zen 4 Raphael desktop processors will be limited to 16 cores with 2 compute units. There were previous rumors of a 24 core model with 3 compute units however that now seems unlikely. While the core counts won't increase some skews may see a TDP increase up to 170 W which should offer some performance uplift. AMD is expected to debut their 5 nm Zen 4 Raphael desktop processors in 2022 which will come with support for PCIe 5.0 and DDR5. The processors will switch to a new AM5 LGA1718 socket and will compete with Intel's Alder Lake-S successor Raptor Lake which could feature 24 cores.

Zen 4, AM5, 2022 - eu acho que Q2 ou Q3 - máximo de 16C/32T com TDP de 170W, mas são 16 cores "grandes".
Até onde se sabe, o máximo do Raptor Lake é 24 cores, mas seriam 8 "grandes" e 16 "pequenos".
 

Tassadar_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.565
Reações
16.318
Pontos
553

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Isso aí tem 12 teraflops de vídeo? Porque não havendo slots de memória, mas tendo um pra placa de vídeo é meio que sinal de que possa precisar dessa ajuda de uma GPU.
É a apu do Series x sem a parte gráfica. Não chega nem perto do Xbox séries X.

"No novo kit para desktop AMD 4700S, a possível reciclagem dos consoles da Microsoft torna-se evidente pela total ausência da marca Ryzen, embora fique claro que o chip é uma unidade de processamento acelerado (APU), com sua iGPU desativada (ou rejeitada por defeito), mas com os oito núcleos de 16 threads Zen 2 intactos. A velocidade do clock não foi divulgada pela empresa. "
 

Luisgui85

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
867
Reações
1.479
Pontos
829
Boa tarde, amigos.
Peguei um Ryzen 5600x pra rodar numa mobo Asus TUF Gaming X570 plus. Mas o pc só inicia com as memórias em single channel.
Testei a mobo e as memórias em outros setups e funcionaram normalmente. Quando testei o Ryzen em outro setup, o problema persistiu.
Os pinos do processador estão intactos. Já me certifiquei das compatibilidades e atualizei as bios. O problema persiste.
Alguém poderia me dar uma luz antes de mandar pro RMA? :ktriste2
 

T.Chico

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.581
Reações
17.954
Pontos
1.084
Em tese no final do ano.

CPUs estão evoluindo rápido mesmo, vazou umas benchs dos novos Intel e tem i5 batendo o 5800X. Fico imaginando o Zen4, deve vir bem forte também, mas vai demoraaaaar.
Não sei se pego já um 5600X já tenho a grana, ou espero esses 5000XT tenho medo que não saia esse ano.
 
Topo Fundo