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[Análise] Darksiders III

firmino_666

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História
O jogo se passa, novamente, antes do primeiro jogo, quando Guerra, um dos 4 Cavaleiros do Apocalipse, estava preso por ser acusado, injustamente, de dar início ao Apocalipse. Agora, controlando Cólera, que assim como Morte, também deseja ajudar seu irmão a se livrar dessa falsa acusação. O jogo começa quando o Conselho das Chamas dá uma missão à ela, de caçar os 7 Pecados Capitais.

Combate
O jogo possui dois tipos de combate: o padrão, que foi como os desenvolvedores pensaram para o jogo (onde essa análise é baseada) e o clássico (que não joguei, mas suponho que seja mais hack n' slash e menos estratégico). O combate é similar ao de Dark Souls, mais estratégico, cadenciado, porém sem possuir a barra de stamina, aqui pode atacar a vontade sem se preocupar com isso, porém a esquiva é uma mecânica essencial, pois se atacar sem parar e dependendo do inimigo, você poderá sofrer um dano considerável se não esquivar. E se esquivar no momento certo, ainda dá abertura para utilizar um contra-ataque arcano.

Estus Flask, Bonfire e Souls
Nem só do combate o jogo bebe a fonte de Dark Souls, quase toda sua estrutura veio de lá. Para começar, seu item principal de cura, o Descanso do Nefilim, é como se fosse o Estus Flask, começa com 1 (ou 2, não recordo agora) e vai ganhando mais conforme o jogo avança, seus "frascos" são recuperados quando você morre e ainda tem a chance de recuperar 1 matando inimigos. Quando você mata inimigos, eles dropam almas que serão necessárias para evoluir seu personagem e comprar itens na loja do jogo. E assim como Dark Souls, se você morrer, suas almas ficam no local de sua morte para serem buscadas, e perdidas caso não consiga resgatá-las. E os checkpoints do jogo funcionam como as bonfires, se morrer retorna da última bonfire, lá poderá upar o level do personagem, comprar itens e fazer fast travel.

Um Metroidvania 3D que tava fazendo falta
Ultimamente, vimos uma enorme quantidade de jogos estilo metroidvania, principalmente em 2D. Desde Batman Arkham Asylum, não lembro algum jogo desse gênero em 3D ter sido lançado. Pode até citar os Souls-like, mas não é na mesma pegada clássica metroidvania. Aqui, não há mais dungeons, é um grande mapa que funciona como uma dungeon só. Este grande mapa interconectado possui diversas áreas bloqueadas e caminhos que só podem ser acessados com alguma habilidade que o jogador irá adquirir, o que favorece a exploração, e até mesmo o backtracking depois de conseguir tal habilidade. Em falar em mapa, o jogo não possui um mapa para visualizar, somente uma bússola no centro da tela indicando onde está o próximo Pecado Capital.

Frames drops
O jogo deixa a desejar na parte técnica, inúmeros drops de frames, principalmente no último mapa. Também há diversos stutters durante o jogo, o que prejudica bastante a exploração e o combate por não ter uma fluidez 100% do tempo.

Mistura de gêneros
A franquia sempre teve essa mistura de gêneros, enquanto o primeiro jogo é mais Zelda e God of War, o segundo apela para o sistema de loots e escaladas (pq não um Borderlands + Prince of Persia?), já nesse é um Dark Souls com Metroid. Mesmo assim, sem muita originalidade, o jogo é muito competente no que se propõe, para quem curte exploração e um bom combate é um prato cheio esse mapa interconectado e o combate que está em voga atualmente, o de Souls-like.

Nota: 8,5/10

78571

Link da análise na steam: https://steamcommunity.com/id/firmino/recommended/606280/
 

tonyr2d2

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Joguei o segundo, adorei o personagem, trilha sonora fantástica, mas o excesso de escaladas encheu o saco.
 

Link_1998

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Quando vi que o combate era estilo Souls já tinha antecipadamente botado na lista de drop... mas vendo uns vídeos parece que não tem muito a ver não hein !? Parece um Hack n Slash comum.
 

firmino_666

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Quando vi que o combate era estilo Souls já tinha antecipadamente botado na lista de drop... mas vendo uns vídeos parece que não tem muito a ver não hein !? Parece um Hack n Slash comum.
Como disse ali na análise ele é parecido no modo estratégico de combate de não ir cegamente esmagando o botão, tem q ter cautela e esquivar nos momentos certos, porém não tem stamina, isso já diferencia dos souls, mas o resto da estrutura do jogo é bem souls, como bonfire, estus flasks, morrer e voltar do checkpoint, coletar as "almas"... além dele ter 2 modos de combate, só joguei o original q era como os desenvolvedores conceberam o jogo, mais tarde lançaram um patch para um novo modo mais clássico.
 

Phoenix89

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Ai está um jogo que acabou passando e ainda quero jogar. Para quem tem a Plus é uma ótima oportunidade.
 


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