ragecom
Bam-bam-bam
- Reações
- 1.873
- Pontos
- 353
Bionic Commando é um jogo de plataforma de ação de 2009. Por sinal, a partir de agora eu vou chamar o jogo de Bionic Commando 2009 pra não confundir com o primeiro jogo da série, que tem o mesmo nome e foi lançado em 1987 pra arcade. Bionic Commando 2009 saiu pra PS3, XBox 360 e Windows. Ninguém mais, ninguém menos que Keiji Inafune foi o produtor executivo, e isso é uma das coisas mais curiosas desse jogo. Ele é ruim, mas Inafune, apesar de não ter uma carreira exatamente ilibada, num geral ele não costuma fazer jogo m****. O lance é que Bionic Commando 2009 teve um desenvolvimento terceirizado: a Capcom deu pra Grin desenvolver, e esse relacionamento foi conturbado pra cacete. Fora isso, de forma concomitante, Inafune também tava produzindo Ace Attorney Investigations: Miles Edgeworth pra DS e os ports de Street Fighter 4 pra Windows e 360. Obviamente ele tava sobrecarregado. Pelo lado da Grin, Ulf Andersson foi o diretor. Provavelmente ele também tava sobrecarregado pra cacete, porque só em 2009 a Grin lançou Terminator: Salvation e Wanted: Weapons of Fate, além de Bionic Commando 2009. Todos esses jogos foram dirigidos por Andersson, sendo que Terminator: Salvation foi lançado inclusive no mesmo dia de Bionic Commando 2009. Em outras palavras: staff sobrecarregado e janelas de lançamento imbecis. Talvez seja por isso que Bionic Commando 2009 saiu meio m****. Cara, eu tenho um carinho por essa série, e é por isso que eu peguei Bionic Commando 2009. Eu joguei muito Bionic Commando do NES na época. Mas porra, a experiência foi decepcionante demais. O jogo foi desenvolvido com o Diesel Engine, criada pela Grin.
Bem, o plot é o seguinte: 10 anos depois dos acontecimentos do primeiro jogo, Nathan Spencer tá preso. A parada é que os Bionic Commandos, que são pessoas amputadas que tem super partes robóticas, são traídas pelo próprio governo e começam a ser executadas. Spencer tá prestes a ser morto, quando uma put* bomba explode em Ascension City, matando todo mundo. O grupo terrorista BioReign reivindica o ataque, e Spencer tem a promessa de liberdade se ele for lá e resolver a parada, e essa esperança é dada pelo próprio Super Joe, que vai ficar te acompanhando pelo rádio durante toda a campanha. Spencer recebe novamente o seu braço mecânico com grapling hook e parte pra Ascension City, agora totalmente destruída, pra acabar com os terroristas. O restante do enredo vai se desdobrando com o passar do jogo. Um rápido parêntesis: eu sei que eu falei que o primeiro jogo da série é o Bionic Commando de 1987, mas isso é tema de debate: em 1985, a Capcom lançou Commando nos arcades, e essa é a primeira aparição de Super Joe, o protagonista daquele jogo.