O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Análise de Haze

ragecom

Bam-bam-bam
Reações
1.888
Pontos
353

Haze é um FPS. Ele foi lançado em 2008, exclusivamente pra PS3, sendo que foi desenvolvido pela Free Radical Design e publicado pela Ubisoft. Esse jogo teve reputação de Halo killer, no que ele falhou miseravelmente. O jogo foi dirigido por David Doak, bem conhecido pelo seu trabalho em design e produção em TimeSplitters 1 e 2. O diretor criativo foi Derek Littlewood, que viria a trabalhar também em títulos de peso como Forza Horizon 5 e Hogwarts Legacy. De acordo com matéria da revista oficial do Playstation, Littlewood explica que a engine do jogo é proprietária, e o estúdio optou por criar uma zero do que comprar uma nova pra ter mais flexibilidade, apesar de obviamente isso significar um aumento no prazo de desenvolvimento. Haze foi anunciado na E3 2006.

Você joga com Shane Carpenter no squad do Sargento Morgan Duvall. Você é um soldado de uma empresa chamada Mantel, que meio que é um exército privado super poderoso e tecnológico. Carpenter se alista na Mantel pra combater uma milícia na América do Sul chamada The Promise Hand. A propaganda que a Mantel faz é que esses caras tão fazendo genocídio na região por meio de limpeza étnica. Os soldados da Mantel tem um recurso muito importante contra os rebeldes, que é uma droga chamada Nectar. Você pode administrar Nectar a qualquer momento, e o que ela faz é te transformar num super soldado: a silhueta do inimigo fica em evidência, além de aumentar a sua velocidade, recoil da arma e alguns outros stats. Outra coisa que ela faz é limpar da sua visão os corpos dos inimigos mortos, meio que pra não foder o psicológico dos soldados.

Só que uma overdose de Nectar pode acarretar em efeitos desastrosos, como não conseguir distinguir quem é inimigo de quem é do squad. Até por isso, os guerrilheiros da Promise Hand extraem o Nectar da armadura de soldados que eles matam: pra criar bombas que soltam Nectar pelo ar, causando overdose nos soldados da Mantel. Mas voltando aos milicianos, como já era esperado, essa história pra justificar o ataque é toda mentira da Mantel: a verdade é que a população local tá cultivando a planta de onde se extrai o Nectar, e a Mantel quer duas coisas: se apropriar dessas plantações e manter o monopólio de Nectar. Numa missão ainda no início do jogo, o Nectar de Carpenter é mal dosado, o que faz ele enxergar as coisas com mais clareza e se revolta contra o próprio squad, virando inimigo mortal de Duvall e da Mantel como um todo. Assim, ele acaba sendo acolhido pelos rebeldes e muda de lado nessa guerra.

Sobre a história é só isso o que eu vou dizer. Veja, a premissa do enredo, com o lance do Nectar, da Mantel querer subjulgar um povo pra se manter na posição de poder e tal, tudo isso é até razoavelmente bem construído. O roteiro foi escrito por Rob Yescombe. Foi o primeiro trabalho de script creditado a ele, mas Yescombe ainda criaria roteiros em jogos como RiME e Farpoint. Então assim... O enredo em si, pelo menos na premissa, não é problemático. Mas todo o arcabouço que devia deixar isso amarrado é muito ruim. Se liga: em primeiro lugar, os soldados da Mantel que tomam Nectar ficam retardados. Só que Carpenter não é assim, e nem fica assim usando Nectar. Aliás, o Carpenter não é nada: acho que ele é o protagonista menos memorável com o qual eu já joguei. Ele não tem personalidade nenhuma. Ele se perde, é meio maria vai com as outras, e até a parte que ele vira a chave, que ele descobre que a Promise Hand tá só tentando se defender da Mantel, não é muito convincente. É meio jogado de qualquer jeito, sabe qual é? E tem outra: o Nectar é viciante e mata a médio prazo. Mas a maneira como o jogo revela isso, numa tentativa de fazer tu se compadecer pelos soldados mortos, é tão pateticamente mal conduzida que não cria empatia. Não dá aquela dualidade de tar lutando pelo lado certo, mas ao mesmo tempo de os inimigos também não terem culpa. Cara, é muita oportunidade perdida aqui, que podia fazer um jogo medíocre se transformar numa coisa que os jogadores ainda se lembrassem por anos a fio.

Portal Cube

Bam-bam-bam
VIP
Reações
1.619
Pontos
203
Eu lembro de fazerem meme com a capa desse jogo. Esse vou passar, não vai entrar na lista de jogos zerados.

Outro jogo mediano. Mas comparado com Resistance Fall of Man é melhor, pior, mesma coisa?

Edi (FZ2D)

Lenda da internet
Reações
54.749
Pontos
1.534
Eu lembro de fazerem meme com a capa desse jogo. Esse vou passar, não vai entrar na lista de jogos zerados.

Outro jogo mediano. Mas comparado com Resistance Fall of Man é melhor, pior, mesma coisa?
Resistance é de longe muito melhor que Haze, mas acho que o que queimou o jogo, foi esse negocio de Halo Killer e ficar abaixo da expectativa

Dante Viggo

Mil pontos, LOL!
Reações
3.851
Pontos
1.064
Esse game foi muito zuado na época, várias piadas sobre a capa.
Lembro que joguei apenas a demo na época do ps3.

ragecom

Bam-bam-bam
Reações
1.888
Pontos
353

Cara, o Resistance 1 eu acho bem mais ou menos... Já o 2 e o 3 eu gostei pra caraca. Diria que o Resistance 1 é pau a pau com o Haze (medíocre), só que a pegada é outra também... Tipo, eu acho o Resistance mais comparável com Quake 4, por exemplo.

ragecom

Bam-bam-bam
Reações
1.888
Pontos
353
esse negocio de Halo Killer e ficar abaixo da expectativa

É muita pretensão brother... Halo killer é um termo que tem que ser usado com muito cuidado, porque na prática tu tá falando assim: "esse jogo é melhor que um dos melhores FPSs que tem". O backlash se não entregar obviamente vai ser implacável.

Portal Cube

Bam-bam-bam
VIP
Reações
1.619
Pontos
203
Tipo, eu acho o Resistance mais comparável com Quake 4, por exemplo.
Faz sentido. O Quake IV também tinha essa mesma temática de aliens e pegar humanos para transformar em soldados aliens. Tem cenas de terror com o mesmo estilo. Q4 é outro que dropei cedo e nem vi o resto.

Edi (FZ2D)

Lenda da internet
Reações
54.749
Pontos
1.534
É muita pretensão brother... Halo killer é um termo que tem que ser usado com muito cuidado, porque na prática tu tá falando assim: "esse jogo é melhor que um dos melhores FPSs que tem". O backlash se não entregar obviamente vai ser implacável.
E foi exatamente o que aconteceu na época.

ragecom

Bam-bam-bam
Reações
1.888
Pontos
353
Faz sentido. O Quake IV também tinha essa mesma temática de aliens e pegar humanos para transformar em soldados aliens. Tem cenas de terror com o mesmo estilo. Q4 é outro que dropei cedo e nem vi o resto.

Ah, eu adorei o Q4 na época. Ele é beeeeeeem anterior ao Resistance e pra época aquilo ali era sensacional. De longe o pior Quake, mas ainda assim, um jogão. O sarrafo é alto.

thiago_solid

Bam-bam-bam
Reações
28.196
Pontos
403
Nem lembrava de ter ouvido falar desse jogo antes, acho que nunca nem vi pra vender!

Mas foi um bom vídeo, vlw!

Topo Fundo