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Herminium

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Após um tempo sem escrever nenhuma análise, nada melhor que trazer pra vocês minhas considerações sobre um dos jogos, de corrida ao menos, mais falados do momento, o que me fez correr atrás de uma forma para jogá-lo após tanto tempo longe da série, que acabei pulando o Sport pois ele não me trouxe a sensação nostálgica que o 7 trouxe.

O porém é que essa sensação de nostalgia se esvaiu com pouco tempo, mesmo com alguns prós, que irei detalhar abaixo, bora.


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Data de lançamento: 04/03/2022.
Desenvolvedora: Polyphony Digital.
Publisher: Sony.
Plataformas: PS4, PS5.


1) Considerações Iniciais.

Gran Turismo sempre teve um lugar especial no meu lado gamer, pois acompanho a série desde o 1 nos longínquos anos 90 e joguei praticamente todos eles desde então, dos melhores aos piores (excluindo alguns spin-off que eram razoavelmente difíceis de achar mesmo pra baixar), mas até então, à sua época, eram jogos bons, com uma seleção de carros bem completas, logicamente, sempre puxando bastante pro lado japonês da coisa, então a grande maioria dos carros eram japoneses e muitas pistas fictícias.

Avançando alguns anos, a série teve seus tropeços, como os interiores tudo preto em GT5, o excesso de serrilhado em praticamente todos do PS3 e os clássicos som de aspirador de pó nestes mesmos jogos, mas aparentemente, no PS4 e 5, a série conseguiu corrigir alguns dos seus defeitos, ou pelo menos a maioria, mas ainda tem muito a melhorar em diversos aspectos, que irei detalhar abaixo.


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2) Gráficos.

Devo dizer que graficamente o jogo me surpreendeu, e isso porque estou tomando como base o jogo no PS4 base, nem Pro, mas o que vi lá me agradou demais, as pistas são realmente detalhadas em todos os aspectos possíveis, os carros são maravilhosamente bem feitos, há aquela sensação de profundidade nos farois e lanternas que você consegue ver os elementos internos destes, todos os carros tem visão interna, e é possível ver os conta-giros funcionando, até mesmo os de pressão de turbo, mas os de temperatura são fixos (embora alguns carros o ponteiro deste já indique estar fervendo).

Não há tantos serrilhados pronunciados, as pessoas da plateia realmente parecem pessoas e há comportamentos diferentes entre eles, tem até mesmo fotógrafos que ficam nos pits e cantos de pistas, mas, ao menos no PS4 base, a grama não é muito bem feita, há algumas espalhadas pela pista mas sem muito esmero, bem como na garagem, quando a câmera começa a passar o carro por vários ângulos, achei o interior dos carros um tanto opaco e sem brilho, parecia uma massa de modelar, mas em detalhamento são bem feitos, só não parecem tão "vivos".

Por fim, também não gostei dos efeitos de fumaça dos pneus, parece mais um pó que de fato uma fumaça (aprendam com Driver San Francisco), é uma fumaça que não tem volume, não envolve o carro, enfim, bem mal feita


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Nota: 8

3) Jogabilidade.


Gran Turismo não é aquele simulador que a série tenta se passar, como alguns costumam dizer, está mais pra um simcade que um simulador de fato. Não há muitos ajustes finos como Forza tem, que também é um simcade (mesmo Horizon), como pressão de pneus, ajuste de carga de amortecimento/retorno e outros de diferencial e etc.

Porém, há uma feature interessante que é o clima dinâmico e isso realmente muda o jogo pois aqui realmente exige que você tenha um excelente gerenciamento de pneus, mapa de combustível (variando de 6 níveis de economia a potência) e obviamente, tempo de volta pois a IA aqui no geral mesmo no fácil não é o que você chamaria de fácil em alguns eventos, embora aqui eu considero que é mais má calibragem de IA que dificuldade em si. O clima dinâmico é bem legal pois a corrida começa seco, pode chover fraco ou pode chover realmente pesado a ponto de, se você estiver usando pneus macio ou mesmo médios, torna-se impossível de dirigir sem escapar da pista, o que exige pneus intermediários ou de chuva pesada.

E mesmo quando a pista começa a secar, ainda tem partes dela que ficam molhadas que exigem cautela extra, pois se passar ali, o carro quase sempre desliza e você perderá tempo.

No geral, é uma jogabilidade simples de aprender, não exige muita técnica, incrivelmente e o jogo pode facilmente ser terminado e até platinado no controle, mas que ainda está bem longe de um simulador como Assetto Corsa ou RacingRoom.


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Nota: 7


4) Conteúdo/História.


Quesito talvez polêmico mas considerando que o jogo pode receber mais conteúdo ao longo do tempo, pode ser que melhore, embora eu duvide pois a frequência das atualizações está andando a passos de tartaruga e quando vêm, aparecem carros totalmente sem sal.

Senti falta de muito carro, incrivelmente e principalmente, japonês do final dos anos 90, começo de 2000, de várias marcas, e de várias montadoras mais, a lista de carros é interessante mas faltou muita coisa e principalmente pista, pra um jogo que faz tanto merchan do aniversário de 25 anos, deixou muita pista clássica de fora, como Midfield Raceway, Special Stage, Grand Canyon, Rome Circuit e várias outras.

Há uma seleção de quase 40 pistas e pouco mais de 400 carros, o porém é que as pistas só são liberadas após concluir os 39 capítulos do café e os carros, alguns só são adquiridos usados que ficam alguns dias em estoque, somem, trocam por outros e ficam nesse ciclo, inclusive os carros lendários funcionam dessa forma, achei uma forma um tanto esdrúxula e que poderia ser fixo ao invés de rezar pro carro aparecer de novo.

É possível também customizar o carro com várias cores diferentes, aerofólios, cor de lâmpada, rodas e inclusive fazer manutenção em motor, trocar óleo, limpar e coisa do tipo, que até é interessante e deixa te dar o toque pessoal que você quiser á aquele veículo.

Não o bastante, há uma GRANDE, mas GRANDE MESMO deficiência de conteúdo offline. A base da série eram os eventos offline, as corridas de carro FF, FR, MR, de SW, hatch, Muscle e várias categorias diferentes e até endurance (embora esses tenham nas missões), mas quando você acaba o café, há uma seleção um tanto porca de talvez mais 20 ou 30 corridas sendo a maioria de carros de turismo e nada de carros mais fracos e civis e só. Acabou o modo "carreira". Há as licenças, missões e experiências de circuito que principalmente esses te rendem um bom dinheiro mas nada além disso, sinceramente, fiquei bem decepcionado quando descobri.

O modo online consiste nos lobbies e modo Sport que mesmo você jogando limpo, tem o PÉSSIMO sistema de punição que VÁRIAS vezes fui punido em 3, 5 segundos por baterem em mim, vi outros cortarem caminho pela grama e não receber punição, fui jogado na parede e tomei punição, enfim, é um sistema EXTREMAMENTE FRUSTRANTE que só vale a pena a dor de cabeça por causa do troféu.

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Nota: 4



5) Som.


Felizmente, nesse ponto o jogo se redimiu um pouco, está bonito de ouvir, os sons de pneu, zebra e afins são convincentes porém é só. Não há aquele brilho sonho que um Forza ou até mesmo Assetto tem, são sons convincentes e bonitos pra geração de consoles, mas nada que surpreenda.

A trilha sonora consiste basicamente de jazz, blues e um pouco de rock também - por sinal, muita música reciclada de GT5, o que me decepcionou um pouco, várias músicas que tocam aqui eu reconheci dos antigos jogos. Um senhor bola fora, porém a atmosfera dos menus e até do pré-corrida são bem legais, são músicas calmas e sossegadas e bem legais de se ouvir.


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Nota: 7



6) Considerações Finais.


Passado aquele sentimento de nostalgia, que a série consegue até que resgatar bem, no fundo após algumas horas de jogo, nota-se que é um jogo com uma GRANDE carência de conteúdo, de suporte e de polimento no sistema de punição do online.

Faltam muitos carros, pistas e principalmente conteúdo offline, o modo "carreira" é extremamente brochante, e no fundo, sinceramente, nada mais é que aquele famoso ditado, "por fora bela viola, por dentro pão bolorento". Parece que o último GT que realmente foi feito com esmero foi o 4, depois disso, foram apenas jogos de corrida.

Ao menos a platina é fácil, você vai apenas ficar na mão de algum japonês colocar os 3 carros lendários, um de cada vez e quando ele quiser, à venda pra você comprar e pegar o troféu mais estúpido e fácil, mas raro, do jogo.


Nota final: 6,5.
 

Herminium

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Quantos carros no total ?
Qual é o grind do jogo ?

Aproximadamente 440 carros.

O grind consiste em duas formas:

- Na experiência de circuito, que você tem que fazer ouro nas seções da pista e depois no final numa volta inteira - que no mínimo, fazendo ouro em tudo, em pistas mais simples rende coisa de ~1.2kk e nas mais complexas pouco mais de 3kk e fazendo ouro na Nordschleife completa rende mais de 7kk. Esta forma é finito o "grind", já que após acabar de fazer ouro em todos os circuitos, acabou de onde tirar dinheiro, exceto as corridas que sobraram no offline.

- O do Tomahawk na Tokyo Xpressway, que você tem bugar a config dele pra ele ficar abaixo de 600PP e em menos de 20 minutos, com o bônus de corrida limpa te dá 825k ou seja, em 1h dá pra você tirar ~2.5kk sem nenhum esforço já que mesmo abaixo dos 600PP é possível fazer a corrida de 12 voltas sem parar no pit, e ainda dar no mínimo 3 voltas em cima dos oponentes.

É enjoativo mas muito melhor que pagar em dinheiro real ou se matar nas experiência de circuito, embora eu tenha conseguido quase 30kk na raça, aí depois larguei mão e consegui fazer o bug do Tomahawk.
 

Megalith

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A platina é fácil?

Apois, mais de 200 vezes tentando tirar o ouro no IA-8 do Supra e nada.

Tô fora dessa platina.

:kkk
 

Herminium

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A platina é fácil?

Apois, mais de 200 vezes tentando tirar o ouro no IA-8 do Supra e nada.

Tô fora dessa platina.

:kkk

Eu achei razoavelmente simples, os troféu mais chato são os que depende de você comprar certos carros, tem 2 de fotografia que você tem que comprar 2 carros que juntos custam quase 4 milhões e são carros que você provavelmente só vai usar pra esse propósito, fora o dos 3 carros lendários, ou seja, só de troféu você já vai precisar juntar quase 30 milhões.

Mas no geral as piores são as da S, mas vai da insistência mesmo, o jogo é punitivo mesmo, você pode estar na última curva da última volta, ou no último minuto de uma corrida de 1h e errar e perder, problema seu, volta do 0.

O segredo é insistir mesmo, é um jogo que não dá mole pra essas coisas ahsuahsuahsuahsuas
 


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