O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Análise Parcial - Uncharted Drake's Fortune - O que eu achava ruim ficou ainda pior

The End.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.038
Reações
26.291
Pontos
703
Os bonecos eu nem importava. Parecia que entraram por sorteio no jogo a la BBB. Gostava mais das explorações. Sinto falta de jogos que focam nisso e jogam as cenas de tiro como segunda parte. :( Prince of Persia tbm adora mas morreu.
Então talvez deve gostar até mais do Shadow.
Faz tempo que eu joguei, mas pelo que eu lembro, 2013 e Rise focavam mais na ação.
Acho que o Shadow tem menos encontros com inimigos.
 

Saoro Master

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.348
Reações
1.511
Pontos
914
Sou fã dos dois (Uncharted e TR). Acho que o que peca um pouco na série uncharted é ser a repetição explorada + tiroteios chatos e inimigos brotando da pqp. Joguei do 1 até a DLC (incluindo do PS Vita). Honestamente, mesmo o 1 é muito bacana, infelizmente é dificil achar algum jogo com uma proposta diferenciada. Eu comparo ele com The Last of Us (ainda não joguei o 2). Mas é aquela coisa, explora, cena, depois fight, explora, cena e fight de novo (e mesmo assim, que jogão). O 4 é espetacular, mas a trilogia do PS3 também é muito boa, o 2 é sensacional. O que eu entendo é que seja difícil para um jogo que em tese está na nossa realidade, botar um "chefão" para diferenciar (apesar das criaturas que aparecem eventualmente nos jogos), pq não tem uma arma biológica, criaturas do além, nem nada disso, então o que sobra é enfiar um monte de inimigo randon a cada 10 minutos de jogatina. Vi esse fim de semana os filmes do Indiana Jones, é Uncharted puro.
 

Charles Bukowski

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.247
Reações
7.700
Pontos
819
Vi esse fim de semana os filmes do Indiana Jones, é Uncharted puro.

Você quer dizer o contrário. Rs

Penso que a primeira coisa que veio à cabeça de quem jogou Uncharted pela primeira vez é justamente Indiana Jones.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Saoro Master

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.348
Reações
1.511
Pontos
914
Você quer dizer o contrário. Rs

Penso que a primeira coisa que veio à cabeça de quem jogou Uncharted pela primeira vez é justamente Indiana Jones.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Hehehe realmente ficou confuso, mas foi pq vi os filmes e me lembrei de uncharted, já havia feito essa comparação dos jogos que seria uma espécie de Tomb Raider + Indiana Jones, mas reassistindo os filmes de maneira mais recente, é evidente que uncharted pegou elementos em demasia (inclusive o humor).
 

Falken

Poetry & Games
Mensagens
6.363
Reações
21.723
Pontos
603
Cara, mesma coisa aqui.

A questão dos pulos não me incomodou, achei passável. A trilha sonora é excelente, os cenários são bonitos, os gráfico... meh, okay, aceitáveis levando em conta a época.

Agora os tiroteios... put* que pariu, parece ps1. Tiro na cabeça não mata; inimigos com reações genéricas, ou reação nenhuma; esponja de danos artificiais pra c***lho (nem um coletezinho à prova de bala pra dar um migué); inimigos posicionados em lugares absolutamente ridículos só pra encher o saco, por exemplo, você entra numa caverna ultra sagrada inexplorada, aí tem lá um exército te esperando, porra, tudo bem que você não vai exigir realismo e tals, mas um jogo tem que ter um mínimo de coerência dentro de seu universo.

Outro grande problema pra mim é o pacing do jogo. Basicamente é: explore 5 minutos e encontre uma horda de inimigos, e pronto, repeat.

Eu não engulo essa história de envelhecer mal não, tem coisa ali pra ser considerada medíocre mesmo na época em que foi lançado.


Anyway, como ganhei agora de graça o collection, to pensando em dar uma chance pro 2 e 3. Será que melhora muito e vale à pena?

Vou complementar esse post pq esses dias zerei o jogo (da primeira vez joguei até a metade e dropei).

Juro que tentei gostar do jogo, peguei com boa vontade e disposto a dar uma chance, tanto é que fui até o fim, mas... Sem querer soar hater, mas como diabos esse jogo fez sucesso é algo que nunca vou entender.

Primeiro: Como pode um jogo com a temárica de caça ao tesouro, aventura, explorador e tals... não ter exploração? Vão me dizer que aquelas sessões de 5 minutos de pulos automático (sério, até a câmera aponta automático pra onde vc tem que ir e nem te deixa mudar/errar) é considerado exploração só pq tem uns pontinhos brilhantes coletáveis espalhados?

Segundo: Pacing do jogo... jesus. Não é exagero, a cada fodendos 5 minutos aparece uma onda de inimigo. E aquela parte de Jetski? c***lho... É extremamente irritante e cansativo. No final do jogo eu só implorava pra ele acabar logo, ou ao menos me dar 10 minutinhos de exploração. O Final boss é patético demais.

Terceiro: Aquele combate corpo a corpo... Era melhor não ter. De verdade.

Enfim... Desculpem, mas esse primeiro Uncharted pra ser considerado medíocre tem que fazer um esforço. E não adianta dizer que é pq é um jogo de 2008, pq tem jogos mais antigos que isso muito mais refinados e melhor envelhecidos.

Pra ser justo, os gráficos são bonitos (joguei a versão remaster), os personagens são muito carismáticos, tanto que isso me fez até curtir a historinha sessão da tarde. Sully é um baita dum personagem cativante. A trilha sonora é fenomenal. Mas o gameplay e as mecânicas no geral estragam o jogo.

To jogando o 2 e por enquanto tá bem melhor, vamos ver...

@Azeon foi esperto em largar a bomba no colo da esposa :klol
 

ciph3r

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.360
Reações
1.732
Pontos
603
Vou complementar esse post pq esses dias zerei o jogo (da primeira vez joguei até a metade e dropei).

Juro que tentei gostar do jogo, peguei com boa vontade e disposto a dar uma chance, tanto é que fui até o fim, mas... Sem querer soar hater, mas como diabos esse jogo fez sucesso é algo que nunca vou entender.

Primeiro: Como pode um jogo com a temárica de caça ao tesouro, aventura, explorador e tals... não ter exploração? Vão me dizer que aquelas sessões de 5 minutos de pulos automático (sério, até a câmera aponta automático pra onde vc tem que ir e nem te deixa mudar/errar) é considerado exploração só pq tem uns pontinhos brilhantes coletáveis espalhados?

Segundo: Pacing do jogo... jesus. Não é exagero, a cada fodendos 5 minutos aparece uma onda de inimigo. E aquela parte de Jetski? c***lho... É extremamente irritante e cansativo. No final do jogo eu só implorava pra ele acabar logo, ou ao menos me dar 10 minutinhos de exploração. O Final boss é patético demais.

Terceiro: Aquele combate corpo a corpo... Era melhor não ter. De verdade.

Enfim... Desculpem, mas esse primeiro Uncharted pra ser considerado medíocre tem que fazer um esforço. E não adianta dizer que é pq é um jogo de 2008, pq tem jogos mais antigos que isso muito mais refinados e melhor envelhecidos.

Pra ser justo, os gráficos são bonitos (joguei a versão remaster), os personagens são muito carismáticos, tanto que isso me fez até curtir a historinha sessão da tarde. Sully é um baita dum personagem cativante. A trilha sonora é fenomenal. Mas o gameplay e as mecânicas no geral estragam o jogo.

To jogando o 2 e por enquanto tá bem melhor, vamos ver...

@Azeon foi esperto em largar a bomba no colo da esposa :klol

Minha opinião é bastante parecida. Também fui jogar Uncharted 1 nos dias atuais e achei muito ruim, a ponto de chegar no 50% do jogo e não querer jogar mais, dropei. Os gráficos ainda são legais, o problema não é este. Achei a IA péssima, os inimigos são esponjas de tiros e a grande quantidade de inimigos é muito desproporcional ao que a história propõe. E não parece q vc está atirando em alguém, não parece q faz muita diferença onde vc acerta, os inimigos não aparentam ter sido baleados, nao sei descrever, mas a IA dos inimigos, sua movimentação e quantidade acho q são a pior parte..

No mais, gameplay e explorações rasos demais, puzzles simples e repetitivos.. Acabei não me interessando pelo enredo e personagens, mas aí talvez seja pq já não estava gostando do jogo mesmo.

O fato é que eu não consegui entender como este jogo fez sucesso, talvez devesse ter jogado no lançamento pra ver de outra forma. Mas jogo games de gerações anteriores com frequência e não fico com esta impressão. É até difícil entender como veio do mesmo estudo que fez a obra prima The Last of Us na mesma geração.
Eu achei tão ruim que, apesar de ter comprado Uncharted 4 numa promoção, não consegui dar uma chance pra ele ainda pela impressão ruim que tive da série.
 
Ultima Edição:


Falken

Poetry & Games
Mensagens
6.363
Reações
21.723
Pontos
603
grande quantidade de inimigos é muito desproporcional ao que a história propõe.

Eu senti isso tbm, acho que matei mais gente nesse jogo do que em qualquer Call of Duty :klol mas aí eu relevo pq se fosse realista nesse ponto o jogo não iria funcionar pro que se propõe.
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
Vou complementar esse post pq esses dias zerei o jogo (da primeira vez joguei até a metade e dropei).

Juro que tentei gostar do jogo, peguei com boa vontade e disposto a dar uma chance, tanto é que fui até o fim, mas... Sem querer soar hater, mas como diabos esse jogo fez sucesso é algo que nunca vou entender.

Primeiro: Como pode um jogo com a temárica de caça ao tesouro, aventura, explorador e tals... não ter exploração? Vão me dizer que aquelas sessões de 5 minutos de pulos automático (sério, até a câmera aponta automático pra onde vc tem que ir e nem te deixa mudar/errar) é considerado exploração só pq tem uns pontinhos brilhantes coletáveis espalhados?

Segundo: Pacing do jogo... jesus. Não é exagero, a cada fodendos 5 minutos aparece uma onda de inimigo. E aquela parte de Jetski? c***lho... É extremamente irritante e cansativo. No final do jogo eu só implorava pra ele acabar logo, ou ao menos me dar 10 minutinhos de exploração. O Final boss é patético demais.

Terceiro: Aquele combate corpo a corpo... Era melhor não ter. De verdade.

Enfim... Desculpem, mas esse primeiro Uncharted pra ser considerado medíocre tem que fazer um esforço. E não adianta dizer que é pq é um jogo de 2008, pq tem jogos mais antigos que isso muito mais refinados e melhor envelhecidos.

Pra ser justo, os gráficos são bonitos (joguei a versão remaster), os personagens são muito carismáticos, tanto que isso me fez até curtir a historinha sessão da tarde. Sully é um baita dum personagem cativante. A trilha sonora é fenomenal. Mas o gameplay e as mecânicas no geral estragam o jogo.

To jogando o 2 e por enquanto tá bem melhor, vamos ver...

@Azeon foi esperto em largar a bomba no colo da esposa :klol
Uncharted 2 é MUITO superior ao primeiro. É como se o primeiro fosse um embrionário esboço de uma fórmula, e o segundo a sua entrega propriamente dita. Foi um dos melhores jogos que eu já joguei. Até o online era uma delícia inesperada. Joguei com mais dois amigos do lado e todos nós babamos pelo jogo. De forma unânime. Daí veio o 3 e sequer ele esteve a par do 2 (apesar de muito bom também).

A Naughty Dog só voltou a me impressionar da mesma maneira novamente quando lançou The Last of Us, que, introdução brilhante à parte, começou medíocre/normal/entendiante na jogabilidade e se tornou lendário com o desenrolar da sua envolvente trama. TLoU 2 também parece tão bom quanto o primeiro. Não é fácil ser a Naughty Dog daqui por diante. As pessoas já não esperam menos do que a perfeição.
 

Falken

Poetry & Games
Mensagens
6.363
Reações
21.723
Pontos
603
Uncharted 2 é MUITO superior ao primeiro. É como se o primeiro fosse um embrionário esboço de uma fórmula, e o segundo a sua entrega propriamente dita. Foi um dos melhores jogos que eu já joguei. Até o online era uma delícia inesperada. Joguei com mais dois amigos do lado e todos nós babamos pelo jogo. De forma unânime. Daí veio o 3 e sequer ele esteve a par do 2 (apesar de muito bom também).

A Naughty Dog só voltou a me impressionar da mesma maneira novamente quando lançou The Last of Us, que, introdução brilhante à parte, começou medíocre/normal/entendiante na jogabilidade e se tornou lendário com o desenrolar da sua envolvente trama. TLoU 2 também parece tão bom quanto o primeiro. Não é fácil ser a Naughty Dog daqui por diante. As pessoas já não esperam menos do que a perfeição.

Tava jogando uncharted 2 nesse instante e realmente, o 1 parece até o alfa dele de tanto que evoluiu. Eu to gostando por enquanto, to no capítulo 16, só que ainda tem uns problemas toscos que tem no 1 o que já de cara me faz torcer o nariz pro status de "masterpiece". Por enquanto to achando um bom jogo.
 
Ultima Edição:

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
Tava jogando uncharted 2 nesse instante e realmente, o 1 parece até o alfa dele de tanto que evoluiu. Eu to gostando por enquanto, to no capítulo 16, só que ainda tem uns problemas toscos que tem no 1 o que já de cara me faz torcer o nariz pro status de "masterpiece". Por enquanto to achando um bom jogo.
É um Indiana Jones/Tomb Raider altamente polido, bom de se jogar e bonito. É complicado julgar o seu impacto agora. Mas, acredite, quando ele saiu, não havia nada igual. A animação do combate mais parecia uma sequência cinematográfica. Respeito a sua opinião, mas, ao menos pra mim, é masterpiece, sim, o que não quer dizer perfeito, obviamente, mas algo muito acima da média, um "acontecimento". Achei ele, repetindo aqui, muito superior ao primeiro e melhor até que o seu sucessor.

Não é perfeito, mas foi muito, muito bom em sua época de lançamento. Nós apenas temos que julgá-lo pelo o que ele se dispõe a ser: um filme pipoca/sessão da tarde deliciosamente jogável. Profundidade definitivamente não é com ele. Para isso, a Naughty Dog lançou The Last of Us. Há transições em Uncharted 2 entre cutscene e gameplay que me deixaram de queixo caído na época. Era lindo demais em seu lançamento e também divertidíssimo. É o que eu posso te dizer o tendo jogado quando ele saiu.
 

redfield jr.

We are the Champions
Mensagens
19.296
Reações
29.632
Pontos
1.064
O primeiro Uncharted realmente é o piorzinho de todos. Achei bom na época (nota 7,5 no máximo) e recentemente, quando fui rejogá-lo, achei um porre com todos os defeitos descritos nesse tópico. Uncharted 2 é o melhor da série e o Uncharted 3 é muito bom. Os puzzles são muitos, se comparados ao pouco que há nos dois primeiros e alguns muito criativos. A narrativa é bem da hora também, apesar de uma ou outra parte que claramente foi colocada só para "encher linguiça". Uncharted 4 finaliza de forma ótima a série (ao menos da forma como a conhecemos).

Vi as comparações com Tomb Raider e acho que Uncharted se inspirou em Tomb Raider clássico e o reboot de Tomb Raider se inspirou em Uncharted. Mais ou menos assim.
Aliás, por falar em Tomb Raider, é o Rise of the Tomb Raider que está online na Plus né? Eu preciso ter jogado o reboot antes para entender alguma coisa do Rise? Eles estão ligados de alguma forma?
 

Falken

Poetry & Games
Mensagens
6.363
Reações
21.723
Pontos
603
Terminei ontem o Uncharted 2

Rapaz, que evolução, hein? put* que pariu. Parece até que o Uncharted 1 era uma versão de testes.

Esse sim, é um excelente jogo.
Cenários variados, o pacing não perfeito, mas muito mais agradável, com cenários mais abertos e com mais incentivos a se explorar, momentos de ação que não se limitam a cover-shoot, uma pitadinha de stealth que embora precário, ajuda a dar uma variada. Enfim, um autentico filme de ação interativo, foi isso que eu senti. Tem ótimas sacadas, como a sequência do trem, que é ótima. Porém, continua com o mesmo bullet sponge ridículo e o hit detection + reação tosca aos tiros. Enfim, me diverti bastante, é um grande jogo, mas ainda não é essa masterpiece que pintam.
 

Shinigami Slash

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.020
Reações
17.711
Pontos
1.094
Eu zerei Uncharted 1 na epoca mas achei esquisito que ele era inferior tecnicamente e gameplay ao Gears of War 1 mesmo o Gears sendo de 2006 e U1 de 2007, depois no U2 a ND deixou todo mundo pra trás
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
Terminei ontem o Uncharted 2

Rapaz, que evolução, hein? put* que pariu. Parece até que o Uncharted 1 era uma versão de testes.

Esse sim, é um excelente jogo.
Cenários variados, o pacing não perfeito, mas muito mais agradável, com cenários mais abertos e com mais incentivos a se explorar, momentos de ação que não se limitam a cover-shoot, uma pitadinha de stealth que embora precário, ajuda a dar uma variada. Enfim, um autentico filme de ação interativo, foi isso que eu senti. Tem ótimas sacadas, como a sequência do trem, que é ótima. Porém, continua com o mesmo bullet sponge ridículo e o hit detection + reação tosca aos tiros. Enfim, me diverti bastante, é um grande jogo, mas ainda não é essa masterpiece que pintam.
Ou seja, tem as qualidades de um grande jogo, mas sem ser um grande jogo? Rsrs. Será que custa tanto assim dar o braço a torcer e dizer que é um grande jogo? :) Mesmo que você sustente que não é uma masterpiece, você ainda claramente se impressionou com ele.

Digamos que você não está preparado para lhe dar um 9.5, mas um 9.0 já lhe pareça ok? Não acho nenhum absurdo acharem ele uma masterpiece (na sua proposta de ser pipoca/sessão da tarde, vale sempre a pena destacar).

Há, sim, alguns problemas no pacing, mas tem tanta coisa boa neste jogo que o positivo facilmente eclipsa o negativo. As animações e diálogos entre Drake e Chloe eram lindos e divertidíssimos. Havia transições fantásticas e suaves entre cutscene e jogabilidade. O combate era fluido e lindamente animado. Em muitos momentos, parecia um filme onde de fato éramos o protagonista.

A parte sonora é igualmente ótima. Até o online é (ou era) uma delícia. Sério. São muitos pontos positivos neste jogo para poucos negativos. Acho o melhor da série, com o 4 chegando perto e o 3 próximo. O 1 foi somente um esboço para o grande salto à frente do segundo.
 

Falken

Poetry & Games
Mensagens
6.363
Reações
21.723
Pontos
603
Ou seja, tem as qualidades de um grande jogo, mas sem ser um grande jogo? Rsrs. Custa tanto assim dar o braço a torcer e dizer que é um grande jogo? :) Mesmo que você sustente que não é uma masterpiece, você ainda claramente se impressionou com o jogo.

Digamos que você não está preparado para lhe dar um 9.5, mas um 9.0 já lhe pareça ok? Não acho nenhum absurdo acharem ele uma masterpiece (na sua proposta de ser pipoca/sessão da tarde, vale sempre a pena destacar).

Há, sim, alguns problemas no pacing, mas tem tanta coisa boa neste jogo que o positivo facilmente eclipsa o negativo. As animações e diálogos entre Drake e Chloe eram lindos e divertidíssimos. Havia transições fantásticas e suaves entre cutscene e jogabilidade. O combate era fluido e lindamente animado. Em muitos momentos parecia um filme onde de fato éramos o protagonista.

A parte sonora é igualmente ótima. Até o online é (ou era) uma delícia. Sério. São muitos pontos positivos neste jogo para poucos negativos. Acho o melhor da série, com o 4 chegando perto e o 3 próximo. O 1 foi somente um esboço para o grande salto à frente do segundo.

Ué, mas eu disse que é um grande jogo :klolzÉ que pra mim masterpiece pra mim é aqueles jogos que são praticamente perfeitos, que causam um impacto em você, que fazem você lembrar dele por muitos e muitos anos, ou seja, os famosos clássicos. Exemplo: The last of us 1 e 2, God of War (ps4), Metal Gear Solid 1 e 3, RDR, Zelda, Castlevania SOTN... enfim... Aqueles jogos que fica até difícil apontar um defeito, e quando tem é irrelevante pra obra como um todo. Eu não senti isso com Uncharted 2.
Eu não acho que bullet sponge, reações genéricas a tiros e o pacing, (que embora seja anos luz a frente do primeiro, ainda não é o ideal) sejam irrelevantes, pois ele prejudica um pouco a experiência como um todo, entende? Tem jogos que "escondem" melhor os defeitos.

Falar que Uncharted 2 é uma masterpiece seria colocar ele no mesmo balaio de um MGS, GOW ou um TLOU da vida... Não consigo.

Eu não gosto de dar nota, acho um tipo de avaliação ruim, mas se eu fosse dar uma nota pro Uncharted 2, acho que seria um 8,5. É um excelente jogo, essa nota só é demérito na Os mesmo hahahah Eu realmente gostei do jogo, mas não senti o que eu senti com alguns exemplos que eu mencionei, ainda lhe falta alguma coisa...

E juro que não é má vontade, eu to jogando inclusive o 3 agora, estou completamente de mente aberta pra Franquia. Quem Sabe o 4 faça jus ao título de masterpiece, imagino que seja a ultimate evolução, talvez ele tenha o que falta no 2.

Por fim, esse ao menos eu consigo imaginar o pq as pessoas veneram, já o 1 é um mistério, fala sério.
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
Ué, mas eu disse que é um grande jogo :klolzÉ que pra mim masterpiece pra mim é aqueles jogos que são praticamente perfeitos, que causam um impacto em você, que fazem você lembrar dele por muitos e muitos anos, ou seja, os famosos clássicos. Exemplo: The last of us 1 e 2, God of War (ps4), Metal Gear Solid 1 e 3, RDR, Zelda, Castlevania SOTN... enfim... Aqueles jogos que fica até difícil apontar um defeito, e quando tem é irrelevante pra obra como um todo. Eu não senti isso com Uncharted 2.
Eu não acho que bullet sponge, reações genéricas a tiros e o pacing, (que embora seja anos luz a frente do primeiro, ainda não é o ideal) sejam irrelevantes, pois ele prejudica um pouco a experiência como um todo, entende? Tem jogos que "escondem" melhor os defeitos.

Falar que Uncharted 2 é uma masterpiece seria colocar ele no mesmo balaio de um MGS, GOW ou um TLOU da vida... Não consigo.

Eu não gosto de dar nota, acho um tipo de avaliação ruim, mas se eu fosse dar uma nota pro Uncharted 2, acho que seria um 8,5. É um excelente jogo, essa nota só é demérito na Os mesmo hahahah Eu realmente gostei do jogo, mas não senti o que eu senti com alguns exemplos que eu mencionei, ainda lhe falta alguma coisa...

E juro que não é má vontade, eu to jogando inclusive o 3 agora, estou completamente de mente aberta pra Franquia. Quem Sabe o 4 faça jus ao título de masterpiece, imagino que seja a ultimate evolução, talvez ele tenha o que falta no 2.

Por fim, esse ao menos eu consigo imaginar o pq as pessoas veneram, já o 1 é um mistério, fala sério.
Tudo bem. Pelo menos concordamos no essencial: é um jogo excepcional. Continuo achando que um jogo do tipo pode ser uma masterpiece do entretenimento, embora não seja "arte elevada" (se bem que praticamente nenhum jogo é).

Não acho que videogames estejam necessariamente no seu absoluto melhor quando tentam emular a arte cinematográfica, por exemplo. Via de regra, ao que eu observo, videogames acabam sendo apenas um arremedo fetichista e algo caricato da sétima arte. Minha nota mais baixa aceitável para Uncharted 2 é 9.0. 8.5 não dá. 8.5 é nota de uma grande coleção de jogos pra mim, e não de uma seleta elite.

É nota (ainda que boa) de jogos que eu ficaria entre o comprar e o alugar. Comprei Uncharted 2 na primeira oportunidade e não me houve dúvida alguma de que a compra foi merecida. Mas opiniões sempre podem divergir. Pelo menos ainda concordamos que é um jogo excepcional.
 

Falken

Poetry & Games
Mensagens
6.363
Reações
21.723
Pontos
603
Tudo bem. Pelo menos concordamos no essencial: é um jogo excepcional. Continuo achando que um jogo do tipo pode ser uma masterpiece do entretenimento, embora não seja "arte elevada" (se bem que praticamente nenhum jogo é).

Não acho que videogames estejam necessariamente no seu melhor quando tentam emular a arte cinematográfica, por exemplo. Via de regra, videogames acabam sendo apenas um arremedo fetichista e algo caricato da sétima arte. Minha nota mais baixa aceitável para Uncharted 2 é 9.0. 8.5 não dá. 8.5 é nota de uma grande coleção de jogos pra mim, e não de uma seleta elite.

É nota (ainda que boa) de jogos que eu ficaria entre o comprar e o alugar. Comprei Uncharted 2 na primeira oportunidade e não me houve dúvida alguma de que a compra foi merecida. Mas opiniões sempre podem divergir. Pelo menos ainda concordamos que é um jogo excepcional.

Mas seu questionamento é interessante. Talvez valha um tópico pra discussão: "O que torna um jogo uma masterpiece"?

Se por masterpiece entende-se que o jogo é livre de defeitos técnicos, obviamente o termo é uma ilusão. Se não for algo técnico, talvez seja subjetivo, mas aí acho que o termo fica meio prostituído pq vai ter gente dando o título a qualquer jogo mais ou menos. Se "masterpiece" forem jogos 9 e 10, então, novamente, o termo fica meio prostituído já que o número de notas 9 por aí é grande. Enfim... to divagando, talvez eu escreva sobre isso ou abra algum tópico.

No mais, por isso que dar nota é complicado hahah eu sempre prefiro avaliar no estilo das reviews do kotaku.
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
Mas seu questionamento é interessante. Talvez valha um tópico pra discussão: "O que torna um jogo uma masterpiece"?

Se por masterpiece entende-se que o jogo é livre de defeitos técnicos, obviamente o termo é uma ilusão. Se não for algo técnico, talvez seja subjetivo, mas aí acho que o termo fica meio prostituído pq vai ter gente dando o título a qualquer jogo mais ou menos. Se "masterpiece" forem jogos 9 e 10, então, novamente, o termo fica meio prostituído já que o número de notas 9 por aí é grande. Enfim... to divagando, talvez eu escreva sobre isso ou abra algum tópico.

No mais, por isso que dar nota é complicado hahah eu sempre prefiro avaliar no estilo das reviews do kotaku.
Entendo. Meu critério de avaliação é o do "evento", do "acontecimento". O jogo em questão eleva a sua mídia a um outro patamar de excelência e experiência em geral? No caso de Uncharted 2 (e na minha opinião), sim, sem dúvida. Também considere que você o jogou somente agora, em 2020, e não lá em 2009.

Sim, ainda é possível perceber o porquê de um jogo ser extremamente bem avaliado mesmo muito tempo após ele ter sido lançado, mas também perdemos a imediata vivacidade de todos os mínimos detalhes desta evolução em seu impacto original, localizado num certo tempo e num certo espaço. Esta diferença pode ser a diferença entre um 8.5 e um 9.0, ou entre um 9.5 e um 10. Mas deixemos esta divagação pra lá. Rsrs.
 

Filipović

CroCop
VIP
Mensagens
842
Reações
3.144
Pontos
633
Da trilogia do ps3, o Uncharted 2 dá um banho no primeiro e no terceiro, slc.
 

Charles Bukowski

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.247
Reações
7.700
Pontos
819
Estou jogando novamente o segundo em banho maria para ver se platino (falta só o troféu de terminar no nível demolidor, versão PS3 ainda), mas é um jogo para os padrões atuais não desce; o sistema de danos é muito nojento, a IA é ridícula, as piadinhas do Drake são sem graça pra cacete, os sons das armas parece de brinquedo... o enredo é tão marcante que já esqueci, mesmo terminando o jogo mais de uma vez.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
Estou jogando novamente o segundo em banho maria para ver se platino (falta só o troféu de terminar no nível demolidor, versão PS3 ainda), mas é um jogo para os padrões atuais não desce; o sistema de danos é muito nojento, a IA é ridícula, as piadinhas do Drake são sem graça pra cacete, os sons das armas parece de brinquedo... o enredo é tão marcante que já esqueci, mesmo terminando o jogo mais de uma vez.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Tem razão. Nada nele presta. É pior do que ET do Atari, Big Rigs e Superman 64 combinados. Um lixo. Os mais de cem avaliadores estavam todos sob drogas pesadas quando o jogaram (provavelmente cogumelos alucinógenos). Jamais entenderei o que aconteceu ali.
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.768
Reações
51.828
Pontos
1.564
U1 eu acho um jogo mto charmoso. Joguei na época, mas tenho excelentes memórias dele.
U2 é absolutamente FODA, um jogasso, melhor da geração no estilo.
 

Charles Bukowski

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.247
Reações
7.700
Pontos
819
Tem razão. Nada nele presta. É pior do que ET do Atari, Big Rigs e Superman 64 combinados. Um lixo. Os mais de cem avaliadores estavam todos sob drogas pesadas quando o jogaram (provavelmente cogumelos alucinógenos). Jamais entenderei o que aconteceu ali.

Obrigado por concordar.

6f3434ec76d4d2e02e1d4298843edce4.jpg


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

redfield jr.

We are the Champions
Mensagens
19.296
Reações
29.632
Pontos
1.064
Bom, quem sobrevive às piadas da Ellie, as sacadas do Drake são dignas de Oscar.
Ok, dependendo do tipo de humor, realmente não vai agradar, mas faz parte da história.

Da trilogia do ps3, o Uncharted 2 dá um banho no primeiro e no terceiro, slc.

Cara, eu curti muito o terceiro. Ele sai um pouco disso de "sequência rápida de exploração, sequência rápida de tiros". Há puzzles realmente bons e ele surpreende em muitos momentos (mesmo que alguns sejam de forma negativa). O Uncharted 2 é o melhor da série, porém acho ele mais previsível no decorrer da caminhada. E não julgo como defeito, pois fez isto brilhantemente. Um excelente jogo.
 

mshonorato

Bam-bam-bam
Mensagens
1.695
Reações
6.521
Pontos
353
Eu era fã de Tomb Raider 1 e 2 no PS1, quando descobri Uncharted fiquei maravilhado.
Terminei Uncharted 1, 2, 3 e 4 e na minha humilde opinião todos são TOPs.
 

mshonorato

Bam-bam-bam
Mensagens
1.695
Reações
6.521
Pontos
353
The Order é um jogo bem mais simplificado, achei justas as críticas, tinha potencial, ótimos gráficos, enredo interessante e gameplay razoável, mas pecaram na execução toda, os Lycantropos que eram os inimigos mais temidos o encontro com eles o combate é ridículo, e o resto dos inimigos humanos não se diferenciam, além da IA terrível.

Tomb Raider sofreu com algumas críticas também, mas é um jogo razoavelmente bem avaliado. A diferença como coloquei é que Uncharted é um produto no geral mais bem polido, para ser justo, mais polido que a maioria que se tem no mercado, e ele aperfeiçoou muitos conceitos que são comuns hoje em dia em jogos de terceira pessoa.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Eu gostei muito do The Order, pena ter sido um jogo curto e não terem feito continuação.
 

mshonorato

Bam-bam-bam
Mensagens
1.695
Reações
6.521
Pontos
353
Como eu disse, foi uma ideia interessante mas mal executada. O enredo tinha potencial, imagine se tivesse sido feito pela ND.

Tem razão, mas quem sabe não façam o "The Order 2" para o PS5 e corrijam o que faltou nesse.

Muitos acham que o Uncharted 2 foi o melhor da série Uncharted, em The order pode acontecer tb.
 

Falken

Poetry & Games
Mensagens
6.363
Reações
21.723
Pontos
603
Zerei Uncharted 3

Com ele finalizo os 3 primeiros jogos da franquia, que eu nunca havia jogado. Já opinei aqui sobre os outros dois uns posts atrás. Esse 3 é basicamente um mais do mesmo e relação ao 2, com a mesmas qualidades e os mesmos defeitos, tendo como diferencial somente uma polida no combate corpo a corpo e nos gráficos. Achei um bom jogo, assim como o 2, possui cenários variados, boas cenas de ação, a trilha sonora novamente é impecável e os gráficos são muito bonitos (joguei a versão remaster). Pra mim o que mata um pouco a experiência é a MALDITA esponja de dano que são os inimigos. 3 Uncharted's lançados e os caras mantiveram a preguiça em elaborar uma forma melhor de elevar o nível de dificuldade. Zerei no crushing e foi um erro pq tinha partes que simplesmente não eram divertidas. Tem inimigos HUMANOS que só pq são fortões aguentam 3 tiros de 12, granada, e o c***lho a 4. Tinha vezes que eu dava tira na fuça do sujeito e ele nem reagia. vtnc... zuado demais isso. Enfim, um filmão pipoca que vc joga e se sente nele, nisso a ND foi competente tanto no 2 quanto no 3, tem momentos muito bem pensados, de tirar o fôlego mesmo, por outro lado, poderiam dar uma variada na estrutura na história, né, além de melhorarem essa questão do bullet sponge... Mas blz.

Resumo da ópera:

Uncharted 1: Péssimo, muito ruim mesmo.

Uncharted 2: Excelente jogo, uma verdadeira evolução em relação ao primeiro e muito divertido, apesar de alguns defeitos incômodos no que tange o combate.

Uncharted 3: Bom jogo, mas por ser mais do mesmo não empolga tanto, além de ser uma vergonha manter os mesmos defeitos irritantes.

Agora bou jogar meu Ghost of Tsushima fuderoso, depois vou pro Uncharted 4 e dou meu veredito final sobre a franquia.
 

met-reload

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.145
Reações
4.007
Pontos
1.059
comecei pelo segundo, sem saber o que era ou sobre o que tratava, achei um jogo ok, com excelentes gráficos.

depois fui para o primeiro, nesse caso, senti uma baita diferença, mas sem culpar muito o jogo pelo fato de ter sido o primeiro, na época achei ele até acima da média.

o terceiro eu joguei mas nem me lembro muito.

depois fui para o do vita (ou foi antes do terceiro, não me lembro) o do vita eu achei mais do mesmo, ele justificava algumas funcionalidades do aparelho.

o quarto jogo eu comprei usado e ainda não joguei.
 

SilentHill2

Bam-bam-bam
Mensagens
3.939
Reações
5.614
Pontos
453
Eu sempre gostei mais do primeiro que do segundo. Talvez pela ambientação de selva.
E foi o primeiro Uncharted que joguei também.
Mas claramente o segundo melhora em alguns aspectos e as set pieces são muitos mais marcantes também.
 

mshonorato

Bam-bam-bam
Mensagens
1.695
Reações
6.521
Pontos
353
Eu sempre gostei mais do primeiro que do segundo. Talvez pela ambientação de selva.
E foi o primeiro Uncharted que joguei também.
Mas claramente o segundo melhora em alguns aspectos e as set pieces são muitos mais marcantes também.

Uncharted 1 é maravilhoso.
Quem não gostou talvez tenha jogado no PS4, quando foi lançado no PS3 o gráfico era maravilhoso para a época.

Igual meu sobrinho que foi jogar uncharted 1 no PS4 depois te ter terminado o The Last of Us 2 e disse que achou o gráfico fraco.
 

SilentHill2

Bam-bam-bam
Mensagens
3.939
Reações
5.614
Pontos
453
Uncharted 1 é maravilhoso.
Quem não gostou talvez tenha jogado no PS4, quando foi lançado no PS3 o gráfico era maravilhoso para a época.

Igual meu sobrinho que foi jogar uncharted 1 no PS4 depois te ter terminado o The Last of Us 2 e disse que achou o gráfico fraco.
Eu rejoguei há umas semanas no PS4 e ainda acho bem legal.
É claro que seria muito melhor se tivesse menos tiroteio e mais exploração.
E 60 fps faz uma boa diferença. O mesmo vale para The Last of Us.
 
Topo Fundo