O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Análise - Red Dead Redemption 2 reforçou o amor que tenho pelos videogames

Falken

Poetry & Games
Mensagens
6.374
Reações
21.764
Pontos
603
Por: @Falken

Certo dia jogando Red Dead Redemption 2 resolvi chamar meu pai, que não entende absolutamente nada de videogames, pra dar uma olhada. Mostrei um pouco a paisagem; dei uma voltinha com o cavalo; dei uns tiros pra ele ver o “boneco” engatilhar e recarregar; mostrei as vacas no cercado (ele veio do interior, então ele adora isso) me joguei no chão pra ele ver a lama na roupa do personagem; cacei e esfolei a pele de um animal; fiz um café e uma carne assada na fogueira e até passei o controle pra ele acariciar o cavalo. As reações me fizeram sorrir, pois ele parecia uma criança genuinamente impressionada com uma nova tecnologia ou brinquedo. “Usaram partes de filmes pra fazer isso, né?”; “Não, não, não é possível, isso é muito real meu”; “Acho que no futuro o homem vai destruir a natureza e tudo que vai sobrar vai ser assim virtual mesmo” ele dizia. Olhava pra minha cara num sorriso incrédulo sempre que via algum dos inúmeros detalhes absurdos do jogo. No fim ele me devolveu o controle e encerrou dizendo: “O cara que cria um negócio desses merece ganhar dinheiro, tá louco”.

Isso ficou na minha cabeça. Quando foi a última vez que você apreciou um jogo de maneira pura assim? Que jogo teve esse efeito em você? Você ainda é capaz de apreciar a arte contida nos games?

A cada sessão de jogatina e aventura vivenciada, Red dead Redemption 2 reforçava o amor que eu tenho pelos videogames. A rockstar criou uma obra de arte extremamente completa e cuidadosamente construída nos seus mínimos detalhes, não livre de defeitos, é verdade; mas ainda assim elevou o nível de tal forma, que acredito que irá demorar pra eu voltar a me acostumar com o padrão que vemos na maioria dos jogos atualmente. É um jogo absurdamente imersivo, que impressiona; diverte; emociona e que no fim traz aquela sensação de vazio e vontade de experimentar aquilo como se fosse a primeira vez novamente.
Escrever sobre Red Dead Redemption 2 é um convite a se perder em seus próprios pensamentos tamanha a grandiosidade do game, que sem dúvidas vai deixar a sua marca na indústria.



:kcaipira:kcaipira:kcaipira


Desafiando a cultura do imediatismo

O ser humano sempre buscou satisfazer suas necessidades e isso não é algo novo. Com a expansão da cultura digital, os limites de tempo necessários para realizar uma ação e obter seu resultado foram bastante reduzidos. Douglas Rushkoff, autor e documentarista que estuda a autonomia humana na era digital, defende em um de seus livros que as mídias digitais aboliram a ideia do amanhã e que o tempo deixou de ser um conceito linear para dar lugar a um “instante prolongado”. No mundo dos games isso pode ser percebido na ascensão cada vez maior do multiplayer competitivo e no sucesso estrondoso de games como PUBG, Fortnite e até mesmo - pra citar um exemplo da própria Rockstar – GTA online. Jogos como JRPG’s por turno perderam completamente seu espaço e a nova geração está ávida por games com ação desenfreada, que entreguem cada vez mais “recompensas instantâneas”, mesmo que isso signifique desembolsar dinheiro para a compra de itens in-game, as famigeradas microtransações.
Red Dead Redemption 2 desafia esse conceito entregando um jogo que não tem pressa nenhuma de envolver o player, e que ao invés de jogá-lo imediatamente na ação livre, busca construir pouco a pouco sua relação com as mecânicas e até mesmo com o enredo do mesmo. Se eu fosse fazer uma analogia com a música - outra arte em que o imediatismo exerce sua influência - eu diria que Red Dead Redemption 2 é aquela música com mais de 6 minutos de duração, complexa, que foge dos padrões estruturais comuns na indústria, e que por isso demora a “grudar” na cabeça, mas que esconde uma beleza de composição rara de se ver. Se alguém acostumado a escutar pop diariamente ser apresentado à Moonlight Sonata de Ludwig Van Beethoven, provavelmente sua opinião será algo entre chato e entediante.

2SHO0J7.jpg

Parar e admirar a paisagem se torna um prazer em RDR2


Logo de cara é possível perceber essa característica nos processos para realizar as ações comuns do jogo. Se traçarmos um paralelo com o seu antecessor isso fica visível, veja um comparativo entre a caça nos dois jogos:


Red Dead Redemption


Usar isca (se necessário) ---> Sacar a arma ---> Mirar ---> atirar ---> ir até o corpo e esfolar o animal


Red Dead Redemption 2


Usar isca (opcional) ---> usar um item que esconde seu cheiro (opcional) ---> Observar e identificar o animal pelo binóculo ---> selecionar a arma com o calibre correto no inventário do cavalo para não prejudicar a qualidade da pele ---> empunhar ---> mirar ---> atirar ---> engatilhar outro tiro caso necessário ---> ir até o corpo, esfolar e/ou pegar o corpo e colocar no lombo do cavalo para vender/levar para o acampamento


JLJTrTK.jpg

Caçar em RDR2 se tornou uma tarefa mais complexa

Esse é apenas um exemplo de muitos contidos nessa nova proposta; tudo é incrivelmente detalhado e individualmente animado, muitas vezes desnecessário sob um olhar mais frio, mas que traz uma identidade única e uma imersão inigualável.

No jogo, para extrair o melhor de Arthur você deve comer diariamente para manter o seu peso ideal; tomar banho para ganhar bônus de fôlego (e para não gerar reações negativas dos npc’s); o seu cavalo também precisa de cuidados como alimentação e limpeza, que afeta seus status e seu nível de vínculo com ele (falaremos disso mais pra frente). Todas essas ações possuem comandos e animações individuais, no banho há um botão para esfregar os braços, por exemplo; há até um comando que faz com que o Arthur comente sua própria aparência no espelho. Tudo isso é realmente necessário? Com certeza não, mas sem dúvida foi um caminho que trouxe uma identidade única ao game e aqui devo destacar um truque de mestre da Rockstar: Nada disso é obrigatório.

cKLj9Jx.jpg

Nada como um bifão recém caçado em uma fogueira sob a luz do luar...

6A1VHyU.jpg

... e um cafézinho pela manhã.


E por que isso é um trunfo?


Claro, há alguns benefícios em realizar as atividades “mundanas” do game, mas você não vai morrer de fome se decidir não comer; você não perde nada importante por não tomar banho; nada disso afeta de forma considerável seu gameplay a ponto de você poder ignorar isso tudo se assim desejar, mas ainda assim o jogo te envolve de tal forma que você faz tudo isso sem ao menos perceber. Sempre que eu voltava pro acampamento eu levava comida pra todo mundo e ao acordar pela manhã eu ia pra fogueira tomar um café e interagir com quem estivesse por ali; depois eu ia cortar lenha mesmo aquilo não trazendo nenhum benefício pra mim e então depois eu ia até meu cavalo e o alimentava também, escovava seus pelos e enquanto o Arthur sussurrava algo carinhoso pro seu cavalo eu me pegava quase fazendo o mesmo em pensamento. Tudo no game é tão crível e vivo, que é simplesmente impossível não se envolver e entrar na pele do Arthur Morgan e quando você mergulha assim no jogo, as mecânicas que poderiam à primeira vista parecer entediantes se tornam parte fundamental da experiência.
Como nem tudo são flores, a Rockstar muitas vezes comete exageros e decisões questionáveis que acabam quebrando de vez em quando a imersão para, aí sim, dar lugar ao cansativo e entediante. Não consigo achar uma explicação plausível para você ter que segurar o botão por 2 ou 3 segundos pra dar load no checkpoint ao invés de simplesmente apertá-lo uma vez, e isso se torna ainda pior quando você quer doar itens para o acampamento e tem que segurar o botão pra cada um deles, um de cada vez, tornando a tarefa maçante e desnecessária. Também não vejo explicação plausível para você não poder acessar o menu de armas dentro do acampamento ao menos para ver a quantidade de munição que você possui, pela lógica isso foi feito para você não sair atirando dentro do acampamento, é algo que o Dutch proibiria e faz sentido, mas por que não simplesmente deixar você limpar a arma? (curiosamente já vi vários outros personagens fazendo isso lá dentro).
No balanço final o saldo é positivo e a paciência do jogador é recompensada em generosas doses de imersão e a sensação de estar experimentando algo único num gênero cada vez mais saturado. Experimente sentar em volta da fogueira à noite, bebendo uma cerveja (in-game e pessoalmente, why not?) com seus parceiros e curta um pouco da mágica feita pela Rockstar.

Red-Dead-Redemption-2_20181110033135-1024x576.jpg




:kcaipira:kcaipira:kcaipira


O jogo mais ambicioso e orgânico já feito



Em um certo momento do jogo eu estava precisando de pele de gado e o único lugar que encontrei foi em uma fazenda relativamente próxima donde eu estava acampado, o que significaria que eu teria que roubar uma ou duas vacas do pobre fazendeiro. Bom, eu não queria matar ninguém por causa de gado, então resolvi esperar anoitecer e fazer o serviço sujo no modo stealth enquanto os donos da casa dormiam, montei o meu acampamento um pouco mais próximo, esperei anoitecer e comecei a planejar como eu faria aquilo sem ser visto. Me posicionei numa moita um pouco distante e comecei a observar através do meu binóculo, a casa ficava praticamente do lado do cercado e pra minha irritação o dono da casa ainda estava acordado fumando um cigarro encostado numa das vigas da casa, do lado de fora. A essa altura eu já sabia que aquele NPC não ficaria simplesmente parado ali o tempo todo então resolvi esperar um pouco, após uns 5 minutos chegou uma carruagem carregada do que pareciam sacos de areia ou ração, algo assim; o condutor desceu, falou algo com o dono da casa, foi até a carroça, pegou um dos sacos e o deixou próximo à casa, depois ele subiu novamente na carruagem e partiu, só então o dono da casa entrou. Esperei mais uns 2 minutos e parti pra ação; empunhei meu arco com flecha melhorada que havia preparado no acampamento e me aproximei um pouco mais, mirei no pescoço da pobre vaquinha e atirei. O som dos grilos e do vento deu lugar ao grito alto e curto da vaca, ao passo em que as outras levantavam e começavam a mugir assustadas, achei que isso acordaria o morador e coloquei a bandana no rosto, acelerei o passo e peguei cover no cercado esperando o morador sair, mas isso não aconteceu, então pulei o cercado e me apressei para esfolar a vaca e pegar sua pele enquanto as outras vacas continuavam assustadas mugindo sem parar, andando e correndo de um lado pro outro. Peguei a enorme quantidade de pele, coloquei no ombro, levei até o meu cavalo e saí dali pensando o quão legal foi aquilo e até esbocei uma risada ao imaginar o fazendeiro levantando de manhã e vendo a vaca morta sem a pele no cercado e, conhecendo RDR2, tenho certeza que alguma reação ele teria.


Isso não foi uma missão, não foi uma sidequest, não foi nenhum tipo de evento marcado no mapa nem nada do tipo; foi apenas uma aventura aleatória que eu vivi baseado nas minhas decisões, e possível acima de tudo graças a megalomania da Rockstar ao criar o open world mais vivo e ambicioso já feito. Em RDR2 o mundo continua girando e funcionando mesmo sem a sua presença, você nunca sabe o que esperar e isso faz com que a cada dia e aventura vivida, você tenha uma história pra contar ao redor da fogueira.


É simplesmente impossível não se impressionar com a infinidade de reações e comportamentos de todos os NPC’s no game. Fique algum tempo muito próximo a um npc e ele vai começar a estranhar e te questionar pedindo algum espaço; esbarre em algum e ele pode tanto te xingar e querer comprar uma briga como também pode apenas pedir desculpas; brigue no saloon e no dia seguinte o bartender irá lembrar de você pedindo para que não arrume mais confusão; comece uma briga com uma pessoa que esteja acompanhado e a outra pessoa pode ajudar seu amigo ou correr pra buscar o xerife, e por aí vai. Você pode estar andando também e acabar presenciando uma briga por causa de um suposto caso de traição no bar, ou pode acabar vendo um NPC se acidentar ao tentar manejar uma arma; as possibilidades são extremamente diversificadas. O comportamento das 200 espécies de animais presentes no game é igualmente impressionante; certa vez ao caçar um veado eu errei o tiro que acabou pegando em um lugar não letal, ele começou a correr, mas logo caiu e ao chegar lá o vi agonizando e se contorcendo, aquilo foi tão intenso e crível que eu me senti genuinamente culpado por aquilo e acabei dando o tiro de misericórdia, me arrependendo daquele dia de caça. Uma outra vez enquanto estava pescando vi uma águia dar um rasante e pegar algo na água; uma outra vi de longe através do binóculo uma alcateia onde dois dos lobos estavam meio que brincando um com o outro; ao cumprimentar e fazer carinho num cachorro na cidade (sim, vc pode fazer carinho nos dogs e nos gatos também) ele parece ter se afeiçoado por mim, pois em uma outra vez que cheguei na cidade ele veio correndo abanando o rabo pra mim. Eu poderia passar horas escrevendo e ainda assim deixaria de mencionar algum elemento que compõe a vida em RDR2.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Red-Dead-Redemption-2_20190124200704-1024x576.jpg

O mundo de RDR2 é vivo e cada NPC possui sua rotina.

2NZjzZK.jpg

Não esqueça de fazer carinho nos doguinhos.

Essa ambição com que a Rockstar conduz o seu mundo aberto não se limita somente aos seres vivos, o clima também é um dos mais naturais e fielmente criados que eu já vi. As tempestades chegam a ser assustadoras tamanha fidelidade de som, com raios caindo aleatoriamente e às vezes até próximo de você (há relatos inclusive de gente que teve seu personagem morto por um raio). Os arco-íris que se formam, os céus estrelados, as transições de dia e noite extremamente naturais, tudo contribui pro realismo e complexidade do mundo.

:kcaipira:kcaipira:kcaipira


Vínculos e laços importam

Deixei pra falar aqui de um animal em específico: Os cavalos.
Seu fiel companheiro e principal meio de transporte recebeu um cuidado especial em RDR2. Eles deixaram de ser apenas um meio de transporte e ganharam autonomia e sobretudo... vida.
Agora você precisa cuidar dele para que o vínculo entre vocês aumente e assim fique mais fácil de controlá-lo, desbloqueie novas “manobras”, aumente o alcance de resposta do seu assovio e o torne mais fiel. Há níveis de vínculo e quanto maior, melhor. Mas esse sistema vai muito além do fator gameplay, pois você realmente cria um laço e uma preocupação com seu animal como se fosse um irmão de gangue, aos poucos você vai se apegando e dificilmente vai querer trocá-lo por outro até o final do game, e como a morte do mesmo é permanente, o cuidado com ele ganha um outro significado. Há várias raças de cavalo com características, cores e comportamentos diferentes, alguns são mais corredores, outros mais fortes e ideais para lutas armadas, alguns mais equilibrados, etc. Apesar de você estar no comando, eles possuem seus próprios medos e às vezes podem até tomar decisões próprias como te jogar pra fora e correr caso uma ameaça chegue muito perto, pode te dar um coice caso você o machuque de alguma maneira e pode até mesmo expulsar um estranho que tente montá-lo caso ele seja fiel a você. Em uma de minhas jogatinas um desavisado veio me pedir carona e resolveu me roubar, quando ele estava contando vantagem já a uns 100 metros eu assoviei e vi de longe meu cavalo jogando-o pro alto e voltando pra mim.

vPhbRKQ.jpg

Seu cavalo é seu fiel companheiro, cuide bem dele.



Mas não é só com o cavalo que você se apega nesse jogo.


A gangue Van Der Linde é uma grande família composta por tantos personagens carismáticos e (novamente) vivos, que é simplesmente impossível não se sentir responsável por eles. Na minha jogatina eu fiquei genuinamente preocupado com manutenção do acampamento; por vezes eu tirava o dia somente pra caçar e levar comida para o acampamento e doava sempre metade do lucro de qualquer roubo ou loot meu, assim como manda a regra imposta por Dutch. As interações no acampamento são constantes e acontecem independentemente da sua presença estendendo a autonomia do mundo de RDR2 também para dentro do acampamento.


Red-Dead-Redemption-2_20190107023142-1024x576.jpg

É possível levar comida aos seus companheiros de Gangue.


Há um último e curioso vínculo que você sem perceber também acaba criando: As armas.


As armas possuem características próprias que as tornam bem distintas umas das outras e precisam ser limpas de vez em quando; além do fato de que agora há a possibilidade de personalizá-las com dezenas de opções como entalhes, cor do verniz, material de composição e até pequenos upgrades como luneta, raiamento, mira de ferro, etc. No fim, é inevitável escolher aquele seu revólver de confiança que somente você possui devido à customização única que você fez, ou aquele rifle com um lobo entalhado que você usa somente pra caçar, e por aí vai.


C8hZ2mg.jpg

As armas são altamente customizáveis.

bmtuZh5.jpg



:kcaipira:kcaipira:kcaipira


As aventuras de um pistoleiro no velho-oeste


Em termos de conteúdo RDR2 é o jogo mais ambicioso já feito e não são as mais de 60 horas de campanha ou as dezenas de sidequests que definem isso. A fórmula padrão de um game open world resumidamente falando é mais ou menos essa: Um mapa enorme com as missões principais; as sidequests marcadas no mapa; algum tipo de torre pra ir liberando o desenho do mapa; alguns pontos de interrogações ou exclamações marcadas no mapa indicando atividades aleatórias como bases de inimigos, pequenos mini games de entrega ou coisas assim. RDR2 segue parte dessa mesma fórmula, porém com uma diferença que muda muito a experiência como um todo:


Os eventos aleatórios e as casualidades não são marcadas no mapa.


A princípio pode ser uma característica insignificante, mas a maneira absurdamente diversificada e detalhada com que a Rockstar conduz isso torna tudo muito natural. E é isso que torna RDR2 tão autoral frente a tantas outras experiências - muitas vezes genéricas - existentes no mercado atual.
Eu estava cavalgando tranquilamente pelas heartlands, inicialmente com o objetivo de achar um bisão, e no caminho encontrei um velho cego pedindo uma esmola, desci do cavalo e decidi ajudá-lo, o que fez com que ele fizesse uma previsão carregada de mistério a respeito do Arthur. Pois bem, segui meu caminho e acabei encontrando uma mulher desesperada embaixo de um cavalo pedindo ajuda na estrada, desci do cavalo e fui ajudá-la levantando o cavalo, após se despedir do animal morto ela agradeceu e eu fiquei com a opção de deixar ela lá ou oferecer uma carona de volta pra cidade, optei então pela segunda opção gerando um diálogo interessante mencionando que aquele cavalo pertencia a uma amiga dela chamada Mildred. Já em uma outra jogatina eu estava em West Elizabeth e avistei uma carroça toda quebrada junto a um corpo na parte de baixo de um penhasco, havia um npc olhando o acidente que chegou a comentar comigo que o rapaz morto morava numa casa ali ao lado e que ao voltar pra cidade iria chamar o sheriff; curioso como eu sou desci até o local do acidente e vasculhei o corpo e uma caixa que estava próxima a carroça encontrando respectivamente uma foto de uma noiva e uma certidão de casamento, o sujeito se chamava Jim se não me falha a memória e a esposa... Mildred. Fui até a casa que o NPC disse ser do sujeito morto e na porta encontrei um bilhete escrito por ele dizendo que ele estava indo buscar sua esposa, Mildred e ao lado desse bilhete havia um pássaro morto em perfeito estado. Seria essa Mildred a mesma mencionada pela garota acidentada no cavalo? Será que é possível encontrá-la no jogo? Talvez na minha próxima jogatina eu descubra, talvez algum outro player tenha encontrado em ordem inversa, talvez a rockstar apenas tenha brincado com a nossa curiosidade.
Em uma outra jogatina eu estava em Lemoyne caçando um castor o qual estava extremamente difícil de encontrar com a pele em perfeitas condições, no terceiro dia in-game rastreando, acabei encontrando um num daqueles diques que eles constroem na água. A tensão pra não errar o tiro foi uma sensação incrível, parece que eu estava na pele do Arthur pensando comigo mesmo que se eu perdesse aquela chance eu teria que novamente rastrear e perder muito tempo, até que tive êxito, e foi recompensador. Voltando com a bota cheia de lama e a pele na mão pra colocar no meu cavalo em meio a densa floresta num final de tarde com raios de sol penetrando as folhagens, avistei alguns metros à frente um acampamento e comecei a escutar alguns gritos de ajuda, fui checar e os gemidos viam de uma pessoa dentro de uma barraca alegando que estava com varíola; me aproximei mais um pouco e 3 sujeitos de uma gangue local saíram, me emboscando e falando debochadamente que eu deveria me envergonhar por tentar roubar uma pessoa doente. Fingi me render e quando um deles se aproximou pra roubar meu dinheiro, meti chumbo em todos eles.
Em um outro dia, novamente nas planícies de Heartlands, encontrei algumas poças e rastros de sangue e ao segui-las até embaixo de uma ponte, pra minha genuína surpresa, vi um corpo dilacerado e pendurado no topo de uma forma tão doentia que na hora me veio Silent Hill na cabeça. Ali próximo havia a cabeça do pobre coitado cravado na estrutura de madeira, com um pedaço de um mapa enfiado na boca, peguei o mapa e parecia estar faltando mais três pedaços, ao lado em uma parede os dizeres escritos com uma tinta branca “look on my work” (veja meu trabalho ou veja minha obra, numa tradução livre). Esse mistério tem uma solução o qual obviamente não vou spoilar aqui, mas adianto que é melhor que muita sidequest de jogos consagrados por aí.


Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Red-Dead-Redemption-2_20190111221401-1024x576.jpg

Ao explorar o mundo de RDR2, você pode ser surpreendido de várias maneiras.


Tudo isso não aparece no mapa, não conta como sidequest, não tem indicações no mapa nem nada assim, são coisas que você encontra aleatoriamente da forma mais natural e realista possível, devendo buscar ou não uma possível solução de acordo com a sua vontade. E isso é só uma fração mínima frente à enorme variedade de eventos e coisas que você pode encontrar dessa maneira no mundo de RDR2. Alguns eventos até se repetem, mas muito pouco e de forma bem espaçada o que é uma evolução muito grande em relação ao seu antecessor, o qual você já percebia esse problema relativamente cedo na sua campanha. Aqui na minha primeira campanha foram poucas repetições, o do npc picado pela cobra chegou a se repetir umas 3 vezes (em locais diferentes) em cerca de 100 horas; as emboscadas tem uma variedade bem grande e sempre acontecem em locais diferentes e com bandidos de diferentes gangues e tipos, então mesmo que se repita, elas nunca parecem repetidas de fato. No momento em que escrevo esse review eu estou jogando o game pela segunda vez, e ainda assim estou vendo coisas que não havia visto na minha primeira vez e em uma rápida zapeada nos fóruns e canais do youtube dedicados ao game, é possível perceber que há muito mais a ser descoberto e vivenciado. É simplesmente incrível.





:kcaipira:kcaipira:kcaipira


Mas e o gameplay?



Aqui temos talvez o aspecto que mais causou polêmica no game. Antes de mais nada eu preciso dizer que não joguei com a configuração default do game, não usei mira automática (exceto a cavalo) e alterei algumas outras opções como o dead zone. Dito isso, devo dizer que sim, a jogabilidade possui diversas falhas.

No geral, eu diria que é muito parecido com GTA IV e V, porém com um pouco mais de peso que esse segundo. A movimentação do Arthur em si é boa, diferente do que muita gente achou, claro que nunca irá se comparar com jogos como God of War e Uncharted, por exemplo, mas é satisfatória; andar a cavalo é o ponto mais acertado desse aspecto pois achei extremamente prazeroso (exceto na câmera em primeira pessoa) e responsivo. Há quem ache ruim o fato dele não correr no acampamento, mas isso se trata muito mais sobre o que falei no começo da análise do que a jogabilidade em si; há também quem reclame do fato do cavalo tropeçar em obstáculos e bater em árvores e, novamente, devo dizer que isso não tem muito a ver com falha na jogabilidade e sim com escolhas de física e realismo, o que pra mim foi algo acertado no game pois contribui para a interatividade com o mundo.
A mira no jogo é razoável, na configuração em que eu joguei achei bastante satisfatória precisando apenas de tempo pra se acostumar, porém acertar em alguém enquanto se está em movimento é irritantemente difícil sem o Dead Eye. Se você vem de shooters mais ágeis e precisos como FPS em geral se prepare pra se adequar ou passar raiva, pois sim, em relação a esse tipo de jogo RDR2 é muito inferior nesse aspecto, afinal, é de um jogo da Rockstar que estamos falando e mira nunca foi o destaque deles (a exceção fica por Max Payne).
O sistema de Dead Eye está muito bom e funcional, mantendo os acertos do primeiro e adicionando algumas melhorias bem legais, como um sistema de level onde com o tempo você desbloqueia a habilidade de expor os pontos vitais dos inimigos, ou então a habilidade de manter o dead eye ativado enquanto você mata sem marcar ninguém.

O maior erro está no sistema de cover que é muito impreciso. Por vezes você vai ficar na dúvida se ele realmente está no cover e vai se irritar com a demora na resposta para entrar no mesmo. A sensação que fica é que parece que ele não “gruda” no cover e apesar de não ser um transtorno que vá te fazer falhar na missão, sem dúvida alguma é um problema que incomoda em muitos momentos.


X91yeor.jpg



Os menus do jogo também podem ser muito confusos, principalmente no começo em decorrência de uma burocracia na maioria das vezes desnecessária, e aqueles já tradicionais textos explicativos da Rockstar não ajudam deixando passar mecânicas importantes, o que contribui ainda mais para que o jogador fique completamente perdido no começo.

No fim das contas a sensação que fica é que apesar de estar longe de estragar a experiência no geral, a Rockstar poderia ter se esforçado mais nesses 8 anos para deixar o jogo mais polido nesse sentido, ainda mais levando em consideração o contraste que fica se comparado com o perfeccionismo nas demais áreas do game.


:kcaipira:kcaipira:kcaipira


Sim, precisamos falar dos gráficos


Falar de gráficos na 8ª geração de consoles se tornou praticamente redundante pois qualquer game lançado no mercado é, no mínimo, bonito. Chegamos ao ponto em que gráficos não surpreendem e acaba sendo o mínimo do mínimo que um jogo deve entregar e, quando surgem games que se destacam por isso e quebram a barreira do comum e supérfluo sem dúvida é algo especial que deve ser elogiado propriamente, como por exemplo o incrível mundo medieval de The Witcher 3; a impecável ambientação nórdica de God of War e a beleza do mundo pós apocalíptico de Horizon Zero Dawn; aliás, quando joguei este último achei que nada mais nessa geração poderia superá-lo nesse quesito. Eu estava errado.

É impossível não se impressionar com o visual absolutamente perfeito de RDR2; as paisagens são um convite pra parar a jogatina e ficar admirando-a a todo momento e, soma-se isso aos infinitos detalhes interativos e você tem o que pra mim, é o melhor gráfico já feito. É simplesmente surreal algo nesse nível rodar em um hardware de 2013 de forma sólida (eu não tive problemas com queda de frames durante minha jogatina, exceto talvez em momentos em que eu corria em alta velocidade em St. Dennis) e são pouco os games existentes no mercado que não pareçam uma geração atrás se comparado ao RDR2. Sim, é bom a esse nível.

As chuvas deixando o chão lamacento; a luz passando por entre as árvores; o luar à noite; a iluminação de St. Denis; os pântanos de Lemoyne. Jogando com o headset e andando em New Austin eu podia quase sentir o calor daquele enorme e seco ambiente. Cada paleta de cores, cada árvore, cada vegetação parece ter tido o maior cuidado possível e escancara os milagres que dinheiro, tempo e um time de desenvolvedores talentosos podem alcançar.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Red-Dead-Redemption-2_20181108022033-1024x576.jpg

mHizbBR.jpg
a0aFFiZ.jpg
PwZ0XOi.jpg
mTxNxsN.jpg

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Red-Dead-Redemption-2_20190112233407-1024x576.jpg





:kcaipira:kcaipira:kcaipira


Uma fogueira e uma boa música

O poder da trilha sonora em um game muitas vezes é subestimada, mas sem dúvida é um dos aspectos que podem fazer a diferença na hora de tornar um game eterno em nossa memória ou apenas mais um na prateleira. A trilha sonora foi um fator determinante pra tornar o enredo e a experiência como um todo do primeiro RDR1 marcante pra tantos gamers, afinal, alguém aqui esquece como foi a primeira cavalgado pro México? Pois prepare-se pra muitos momentos como esse, pois a trilha sonora de RDR2 traz um misto de emoções ao longo de todo o game, tamanha perfeição.
É possível logo de cara perceber que o timing em que as músicas tocam, cada uma delas, seja ela de ação, emotiva, ambiente ou até mesmo festeira é cuidadosamente bem colocada em cada momento do jogo, além de ser algo presente durante quase todo o game. Festa no acampamento? É um trabalho pro Javier com seu violão e todos os demais membros – inclusive você, Arthur. É sensacional e crível as cantorias e mais sensacional ainda você ter um comando pra cantar junto e perceber que algumas vezes o Arthur apenas murmura no ritmo quando não sabe a letra; presenciar esses momentos musicais faz você praticamente esquecer que aquela é uma história sobre o declínio da Gangue, e por alguns minutos você acha que a Gangue será feliz assim para sempre.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Red-Dead-Redemption-2_20181118193353-1024x576.jpg

Os momentos de música em volta da fogueira são sempre um prazer.


Saiu e foi emboscado na estrada? Música de ação/suspense. Está sendo investigado pelas autoridades? Música cheia de suspense preparando um possível climax; está cavalgando tranquilamente apenas ouvindo os sons da natureza? De vez em quando o Arthur arrisca uma cantoria. E mesmo quando não há nenhuma música cantando, os sons ambientes também não deixam de ser música para os ouvidos.

Músicas como “That’s the way it is”; “See the fire in your eyes”; “Cruel, Cruel world” e “May i stand unshaken” (não escute essas músicas caso ainda não tenha jogado o game), acredite, vai acompanhar você por muito tempo mesmo depois de você ter terminado o game.
Música é mais uma arte que contribui e compõe essa obra fantástica, e sem dúvida essa trilha sonora ficará marcada pra sempre em meu coração ao lado de um grupo seleto de trilhas de games como Castlevania Sotn; The last of us; Metal Gear Solid; Final Fantasy, entre outros.



:kcaipira:kcaipira:kcaipira


Arthur Morgan, o protagonista revelação



Quando os primeiros trailers saíram e o protagonista foi revelado, meu sentimento era indiferença e eu tenho certeza que esse era o sentimento da maioria. Eu tinha toda a convicção do mundo que dentre tudo que a Rockstar poderia melhorar em relação ao primeiro game, a única coisa que ela não poderia superar era o icônico protagonista John Marston.

Eu estava errado... muito errado. A Rockstar queimou a minha língua.

Há muitos protagonistas memoráveis no mundo dos games por diversos motivos e personalidades diferentes, mas poucos deles passam a sensação de humanidade, aquela vulnerabilidade e incerteza presente em todos nós, o que é compreensível dada a temática em que normalmente são inseridos esses protagonistas; mas quando uma desenvolvedora consegue atingir essa humanidade o resultado gera um envolvimento e um vínculo que nem mesmo grandes blockbusters de hollywood, com seus atores e renomados diretores, conseguem atingir, até pelas diferenças entre as mídias, onde uma é interativa e você vive o personagem e a outra apenas te apresenta o mesmo. Talvez o maior exemplo recente seja Joel e Ellie (The Last of Us), com seus sentimentos conflitantes e suas decisões pautadas na emoção e no instinto de sobrevivência, que tanto cativaram os players.
Arthur Morgan se enquadra nesse grupo tão seleto de protagonistas que de tão humano e crível, você por vezes esquece que é só um personagem, que ele não existe e nem nunca existiu.

Arthur está com 36 anos quando a história se inicia, um pistoleiro que viveu o auge da Gangue Van der linde estando com ela desde criança e que acabou se tornando um homem de confiança de seu líder, Dutch Van Der Linde, o qual o vê praticamente como um filho. Agora ele aos poucos vai presenciando o declínio da gangue e do seu líder ao passo em que começa a questionar seus próprios atos.. A princípio parece ser apenas mais um pistoleiro caricato, com pose de machão, sarcástico e sem coração, cuja decisões são única e exclusivamente pautadas em sua lealdade ao Dutch; mas basta permanecer um tempo com ele ou abrir o seu diário para ver que por trás dessa pose toda tem um cara introspectivo e sincero, cheio de medos e incertezas, uma pessoa que em nenhum momento se esconde das responsabilidades pelos seus atos, mas que constantemente tenta entender e buscar uma forma de lidar com isso.

Acho que falar mais dele sem me enveredar em spoilers é difícil, eu acabaria sendo superficial e isso seria uma injustiça com ele. Acho que pra encerrar posso dizer que Arthur Morgan é o melhor personagem já criado pela Rockstar e também é o meu protagonista favorito de toda a minha história com os videogames.


pvDvZ6Q.jpg


:kcaipira:kcaipira:kcaipira


Os filhos de Dutch Van Der Linde

Fazer um prequel de qualidade não é uma tarefa fácil, afinal explicar origens para histórias já estabelecidas sem a existência de um plano (Dutch intensifies) para uma sequência é um terreno fértil para diversos furos de roteiro. Felizmente esse não foi o caso da Rockstar que conseguiu enriquecer ainda mais o primeiro game, passando a sensação, pelo o menos pra mim, de dois games formando uma unidade só.
Em RDR não tivemos a oportunidade de ver, mesmo que através de algum flashback, os eventos que culminaram na separação de John Marston da gangue Van der Linde e na sua caça aos antigos companheiros, Bill, Javier e Dutch. Apesar da história do primeiro ser um de seus maiores pontos positivos, sempre achei que desenvolveram muito pouco os vilões tendo eles apenas breves (e ótimas) aparições. Agora com a sequência, que se passa 12 anos antes, todos os personagens foram aprofundados e extremamente bem trabalhados.

O jogo mostra a luta pela sobrevivência da gangue em um mundo em constante transformação que recusa sua existência; é uma história que não se trata apenas de foras da lei, mas sim de família, lealdade e, claro, redenção. Sabendo que a era dos foras da lei chegou ao fim, Dutch Van Der Linde precisa liderar e manter sua gangue unida para escapar da incansável perseguição dos Pinkertons (uma espécie de FBI da época) após um assalto que deu muito errado em Blackwater, e assim encerrar de vez suas atividades em algum lugar seguro.
Dutch Van Der Linde é sem sombra de dúvida um dos destaques da trama e provavelmente um dos melhores vilões já criados. É fascinante como ele se transforma pouco a pouco ao longo do game juntamente com nossos sentimentos sobre ele. É um homem inteligente; cheio de convicções e filosofias de mundo próprias e acima de tudo um líder nato, tanto que no ínicio do game é inevitável não se perguntar, “Mas peraí, esse cara até que é legal, como ele se torna aquele vilão que eu conheci?”.


SiL9oPk.jpg



Tanto Javier Escuella como Bill Willianson também estão de volta, assim como Uncle (mais preguiçoso que nunca e um dos alívios cômicos do game); Abigail; seu filho Jack (nesse game uma criança ainda), e claro, o próprio John Marston. Todos muito bem desenvolvidos e devidamente aprofundados, cada um à sua maneira. Mas não só de personagens já existentes RDR2 sobrevive, o jogo agora tem uma gama de personagens interessantíssimos e devidamente destacados no enredo, como a incrível Sadie Adler que demora a se desenvolver, mas quando o faz... uau, que personagem. A própria gangue, como um todo, parece ser um grande personagem e a Rockstar merece aplausos por isso. Vale lembrar que isso não seria possível sem um time extremamente talentosos de atores e uma dublagem perfeita.

RDR2 possui uma história incrível, cheia de referências inteligentes ao primeiro game; é uma história que emociona, diverte e que merece ser vivenciada até o fim prometendo momentos memoráveis na sua vida gamer; mesmo que as missões principais que a contam sejam infelizmente, tão engessadas em suas mecânicas. O jogo sem dúvida possui missões extremamente variadas, emocionantes, e divertidas, mas infelizmente peca na falta de liberdade e opções para que o jogador a termine da forma que achar melhor, se limitando a conduzi-lo do ponto A até o B.



:kcaipira:kcaipira:kcaipira:kcaipira:kcaipira:kcaipira:kcaipira:kcaipira:kcaipira


Red Dead Redemption 2 veio em um ano difícil da minha vida, e no momento em que comecei a jogá-lo uma injeção de ânimo se deu sobre mim; de repente eu me vi animado para chegar em casa depois do trabalho e continuar minhas aventuras velho-oeste a fora. Eu ri; me surpreendi; me diverti por horas a fio; chorei e de repente, sem perceber eu era uma criança novamente, no sentido de ser feliz puramente apenas por ter aquilo em mãos e poder esquecer um pouco da vida lá fora. No final de tudo eu sem dúvida saí transformado pela experiência, como quem faz uma viagem extraordinária. Eu nunca fui capaz de escolher apenas um jogo como favorito, eu nunca escrevi uma análise antes (mesmo tendo games e escrita como paixões), eu nunca fiz uma tatuagem, mas agora estou planejando uma; tudo mudou agora, esse é o poder da arte, é por isso que eu amo videogames. Obrigado Rockstar games.


O texto é longo, eu sei, e se você leu tudo até aqui eu agradeço e espero que você goste tanto do game como eu.
 
Ultima Edição:

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
Boa análise, Falken. Este jogo desafia, sim, a cultura do imediatismo. Impossível não deixar de conceber este fato como uma dupla-camada: a) pela noção de tempo, própria ao velho oeste, em oposição à nossa agitada vida moderna; e b) para dar mais pernas e fôlego a um game que, à semelhança de um GTA V, certamente pensa em sua longevidade. Como você mesmo já tratou de esmiuçar em sua resenha, este é um jogo repleto de qualidades.

É uma pena a quantidade de críticas superficiais que estão sendo feitas ao game. Isto dito, ainda há alguma luz no final do túnel: tenho visto muita gente fazendo updates de seus reviews e dizendo que, com o tempo, a sua relação com o game tem melhorado significativamente. Só o que ele fez para expandir as possibilidades do open-world já deveria colocá-lo entre os grandes jogos, mas, como você já nos mostra persuasivamente, ele vai além. :)
 

Falken

Poetry & Games
Mensagens
6.374
Reações
21.764
Pontos
603
Boa análise, Falken. Este jogo desafia, sim, a cultura do imediatismo. Impossível não deixar de conceber este fato como uma dupla-camada: a) pela noção de tempo, própria ao velho oeste, em oposição à nossa agitada vida moderna; )

Excelente observação, por isso ele é tão imersivo, pq ele é fiel à sua ambientação e temática.

É uma pena a quantidade de críticas superficiais que estão sendo feitas ao game. Isto dito, ainda há alguma luz no final do túnel: tenho visto muita gente fazendo updates de seus reviews e dizendo que, com o tempo, a sua relação com o game tem melhorado significativamente. Só o que ele fez para expandir as possibilidades do open-world já deveria colocá-lo entre os grandes jogos, mas, como você já nos mostra persuasivamente, ele vai além. :)

Eu fiquei bem chateado mas acho que os irmãos Houser sabiam exatamente onde estavam pisando e resolveram levar adiante mesmo assim, sem medo; essa é uma característica da Rockstar. Eles poderiam ter seguido à risca uma receita de bolo e ter uma garantia maior de que agradariam todo mundo, mas resolveram colocar diferenciais tornando o jogo autoral frente à outras propostas que vemos por ai e isso é a razão do sucesso ao mesmo tempo que é a razão das muitas críticas.

Obrigado pela leitura e pelo feedback
 

roni

Bam-bam-bam
Mensagens
4.906
Reações
3.310
Pontos
359
Certo dia jogando Red Dead Redemption 2 resolvi chamar meu pai, que não entende absolutamente nada de videogames, pra dar uma olhada. Mostrei um pouco a paisagem; dei uma voltinha com o cavalo; dei uns tiros pra ele ver o “boneco” engatilhar e recarregar; mostrei as vacas no cercado (ele veio do interior, então ele adora isso) me joguei no chão pra ele ver a lama na roupa do personagem; cacei e esfolei a pele de um animal; fiz um café e uma carne assada na fogueira e até passei o controle pra ele acariciar o cavalo. As reações me fizeram sorrir, pois ele parecia uma criança genuinamente impressionada com uma nova tecnologia ou brinquedo. “Usaram partes de filmes pra fazer isso, né?”; “Não, não, não é possível, isso é muito real meu”; “Acho que no futuro o homem vai destruir a natureza e tudo que vai sobrar vai ser assim virtual mesmo” ele dizia. Olhava pra minha cara num sorriso incrédulo sempre que via algum dos inúmeros detalhes absurdos do jogo. No fim ele me devolveu o controle e encerrou dizendo:
“O cara que cria um negócio desses merece ganhar dinheiro, tá louco”.
Isso ficou na minha cabeça.
Quando foi a última vez que você apreciou um jogo de maneira pura assim? Que jogo teve esse efeito em você? Você ainda é capaz de apreciar a arte contida nos games?
A cada sessão de jogatina e aventura vivenciada, Red dead Redemption 2 reforçava o amor que eu tenho pelos videogames. A rockstar criou uma obra de arte extremamente completa e cuidadosamente construída nos seus mínimos detalhes, não livre de defeitos, é verdade; mas ainda assim elevou o nível de tal forma, que acredito que irá demorar pra eu voltar a me acostumar com o padrão que vemos na maioria dos jogos atualmente. É um jogo absurdamente imersivo, que impressiona; diverte; emociona e que no fim traz aquela sensação de vazio e vontade de experimentar aquilo como se fosse a primeira vez novamente.
Escrever sobre Red Dead Redemption 2 é um convite a se perder em seus próprios pensamentos tamanha a grandiosidade do game, que sem dúvidas vai deixar a sua marca na indústria.

Obs: As Screenshots foram todas tiradas por mim num Ps4 base e não possuem nenhum spoiler.

:kcaipira:kcaipira:kcaipira

Desafiando a cultura do imediatismo
O ser humano sempre buscou satisfazer suas necessidades e isso não é algo novo. Mas, com a expansão da cultura digital, os limites de tempo necessários para realizar uma ação e obter seu resultado foram bastante reduzidos. Douglas Rushkoff, autor e documentarista que estuda a autonomia humana na era digital, defende em um de seus livros que as mídias digitais aboliram a ideia do amanhã e que o tempo deixou de ser um conceito linear para dar lugar a um “instante prolongado”. No mundo dos games isso pode ser percebido na ascensão cada vez maior do multiplayer competitivo e no sucesso estrondoso de games como PUBG, Fortnite e até mesmo - pra citar um exemplo da própria Rockstar – GTA online. Jogos como JRPG’s por turno perderam completamente seu espaço e a nova geração está ávida por games com ação desenfreada e que entreguem cada vez mais “recompensas instantâneas”, mesmo que isso signifique desembolsar dinheiro para a compra de itens in-game, as famigeradas microtransações.
Red Dead Redemption 2 desafia esse conceito entregando um jogo que não tem pressa nenhuma de envolver o player e que ao invés de jogá-lo imediatamente na ação livre, busca construir pouco a pouco sua relação com as mecânicas e até mesmo com o enredo do mesmo. Se eu fosse fazer uma analogia com a música - outra arte em que o imediatismo exerce sua influência - eu diria que Red Dead Redemption 2 é aquela música com mais de 6 minutos de duração, complexa, que foge dos padrões estruturais comuns na indústria, e que por isso demora a “grudar” na cabeça, mas que esconde uma beleza de composição rara de se ver. Se alguém acostumado a escutar pop diariamente ser apresentado à Moonlight Sonata de Ludwig Van Beethoven, provavelmente sua opinião será algo entre chato e entediante.

2SHO0J7.jpg

Logo de cara é possível perceber essa característica nos processos para realizar as ações comuns do jogo. Se traçarmos um paralelo com o seu antecessor isso fica visível, veja um comparativo entre a caça nos dois jogos:

Red Dead Redemption

Usar isca (se necessário) ---> Sacar a arma ---> Mirar ---> atirar ---> ir até o corpo e esfolar o animal

Red Dead Redemption 2

Usar isca (opcional) ---> usar um item que esconde seu cheiro (opcional) ---> Observar e identificar o animal pelo binóculo ---> selecionar a arma com o calibre correto no inventário do cavalo para não prejudicar a qualidade da pele ---> empunhar ---> mirar ---> atirar ---> engatilhar outro tiro caso necessário ---> ir até o corpo, esfolar e/ou pegar o corpo e colocar no lombo do cavalo para vender/levar para o acampamento

JLJTrTK.jpg


Esse é apenas um exemplo de muitos contidos nessa nova proposta; tudo é incrivelmente detalhado e individualmente animado, muitas vezes desnecessário sob um olhar mais frio, mas que traz uma identidade única e uma imersão inigualável.
No jogo, para extrair o melhor de Arthur você deve comer diariamente para manter o seu peso ideal; tomar banho para ganhar bônus de fôlego (e para não gerar reações negativas dos npc’s); o seu cavalo também precisa de cuidados como alimentação e limpeza, que afeta seus status e seu nível de vínculo com ele (falaremos disso mais pra frente). Todas essas ações possuem comandos e animações individuais, no banho há um botão para esfregar os braços, por exemplo; há até um comando que faz com que o Arthur comente sua própria aparência no espelho. Tudo isso é realmente necessário? Com certeza não, mas sem dúvida foi um caminho que trouxe uma identidade única ao game e aqui devo destacar um truque de mestre da Rockstar: Nada disso é obrigatório.

cKLj9Jx.jpg

6A1VHyU.jpg

E por que isso é um trunfo?

Claro, há alguns benefícios em realizar as atividades “mundanas” do game, mas você não vai morrer de fome se decidir não comer e nem vai perder suas armas caso decida não as limpar, você não perde nada importante por não tomar banho; nada disso afeta de forma considerável seu gameplay a ponto de você poder ignorar isso tudo se assim desejar, mas ainda assim o jogo te envolve de tal forma que você faz tudo isso sem ao menos perceber. Sempre que eu voltava pro acampamento eu levava comida pra todo mundo e ao acordar pela manhã eu ia pra fogueira tomar um café e interagir com quem estivesse por ali; depois eu ia cortar lenha mesmo aquilo não trazendo nenhum benefício pra mim e então depois eu ia até meu cavalo e o alimentava também, escovava seu pelos e enquanto o Arthur sussurrava algo carinhoso pro seu cavalo eu me pegava quase fazendo o mesmo em pensamento. Tudo no game é tão crível e vivo que é simplesmente impossível não se envolver e entrar na pele do Arthur Morgan e quando você mergulha assim no jogo, as mecânicas que poderiam à primeira vista parecer entediantes se tornam parte fundamental da experiência.
Como nem tudo são flores, a Rockstar muitas vezes comete exageros e decisões questionáveis que acabam quebrando de vez em quando a imersão pra, aí sim, dar lugar ao cansativo e entediante. Não consigo achar uma explicação plausível pra você ter que segurar o botão por 2 ou 3 segundos pra dar load no checkpoint ao invés de simplesmente apertá-lo uma vez, e isso se torna ainda pior quando você quer doar itens para o acampamento e tem que segurar o botão pra cada um deles, um de cada vez, tornando a tarefa maçante e desnecessária. Também não vejo explicação plausível para você não poder acessar o menu de armas dentro do acampamento ao menos para ver a quantidade de munição que você possui, pela lógica isso foi feito para você não sair atirando dentro do acampamento, é algo que o Dutch proibiria e faz sentido, mas por que não simplesmente deixar você limpar a arma? (curiosamente já vi vários outros personagens fazendo isso lá dentro).
No balanço final o saldo é positivo e a paciência do jogador é recompensada em generosas doses de imersão e a sensação de estar experimentando algo único num gênero cada vez mais saturado. Experimente sentar em volta da fogueira à noite, bebendo uma cerveja (in-game e pessoalmente, why not?) com seus parceiros e curta um pouco da mágica feita pela Rockstar.

vncimXp.jpg

:kcaipira:kcaipira:kcaipira

O jogo mais denso e orgânico já feito
Em um certo momento do jogo eu estava precisando de pele de gado e o único lugar que encontrei foi em uma fazenda relativamente próxima donde eu estava acampado o que significaria que eu teria que roubar uma ou duas vacas do pobre fazendeiro. Bom, eu não queria matar ninguém por causa de gado, então resolvi esperar anoitecer e fazer o serviço sujo no modo stealth enquanto os donos da casa dormiam, montei o meu acampamento um pouco mais próximo, esperei anoitecer e comecei a planejar como eu faria aquilo sem ser visto. Me posicionei numa moita um pouco distante e comecei a observar através do meu binóculo, a casa ficava praticamente do lado do cercado e pra minha irritação o dono da casa ainda estava acordado fumando um cigarro encostado numa das vigas da casa, do lado de fora. A essa altura eu já sabia que aquele NPC não ficaria simplesmente parado ali o tempo todo então resolvi esperar um pouco, após uns 5 minutos chegou uma carruagem carregada do que pareciam sacos de areia ou ração, algo assim; o condutor desceu, falou algo com o dono da casa, foi até a carroça, pegou um dos sacos e o deixou próximo à casa, depois ele subiu novamente na carruagem e partiu, só então o dono da casa entrou. Esperei mais uns 2 minutos e parti pra ação; empunhei meu arco com flecha melhorada que havia preparado no acampamento e me aproximei um pouco mais, mirei no pescoço da pobre vaquinha e atirei. O som dos grilos e do vento deu lugar ao grito alto e curto da vaca, ao passo em que as outras levantavam e começavam a mugir assustadas, achei que isso acordaria o morador e coloquei a bandana no rosto, acelerei o passo e peguei cover no cercado esperando o morador sair, mas isso não aconteceu, então pulei o cercado e me apressei para esfolar a vaca e pegar sua pele enquanto as outras vacas continuavam assustadas mugindo sem parar, andando e correndo de um lado pro outro. Peguei a enorme quantidade de pele, coloquei no ombro, levei até o meu cavalo e saí dali pensando o quão legal foi aquilo e até esbocei uma risada ao imaginar o fazendeiro levantando de manhã e vendo a vaca morta sem a pele no cercado e, conhecendo RDR2, tenho certeza que alguma reação ele teria.

Isso não foi uma missão, não foi uma sidequest, não foi nenhum tipo de evento marcado no mapa nem nada do tipo; foi apenas uma aventura aleatória que eu vivi baseado nas minhas decisões, e possível acima de tudo graças a megalomania da Rockstar ao criar o open world mais vivo e ambicioso já feito. Em RDR2 o mundo continua girando e funcionando mesmo sem a sua presença, você nunca sabe o que esperar e isso faz com que a cada dia e aventura vivida, você tenha uma história pra contar ao redor da fogueira.

É simplesmente impossível não se impressionar com a infinidade de reações e comportamentos de todos os NPC’s no game. Fique algum tempo muito próximo a um npc e ele vai começar a estranhar e te questionar pedindo algum espaço; esbarre em algum e ele pode tanto te xingar e querer comprar uma briga como também pode apenas pedir desculpas; brigue no saloon e no dia seguinte o bartender irá lembrar de você pedindo para que não arrume mais confusão; comece uma briga com uma pessoa que esteja acompanhado e a outra pessoa pode ajudar seu amigo ou correr pra buscar o xerife, e por aí vai. Você pode estar andando também e acabar presenciando uma briga por causa de um suposto caso de traição no bar, ou pode acabar vendo um NPC se acidentar ao tentar manejar uma arma; as possibilidades são extremamente diversificadas. O comportamento das 200 espécies de animais presentes no game é igualmente impressionante; certa vez ao caçar um veado eu errei o tiro que acabou pegando em um lugar não letal, ele começou a correr, mas logo caiu e ao chegar lá o vi agonizando e se contorcendo, aquilo foi tão intenso e crível que eu me senti genuinamente culpado por aquilo e acabei dando o tiro de misericórdia, me arrependendo daquele dia de caça. Uma outra vez enquanto estava pescando vi uma águia dar um rasante e pegar algo na água; uma outra vi de longe através do binóculo uma alcateia onde dois dos lobos estavam meio que brincando um com o outro; ao cumprimentar e fazer carinho num cachorro na cidade (sim, vc pode fazer carinho nos dogs e nos gatos também) ele parece ter se afeiçoado por mim, pois em uma outra vez que cheguei na cidade ele veio correndo abanando o rabo pra mim. Eu poderia passar horas escrevendo e ainda assim deixaria de mencionar algum elemento que compõe a vida em RDR2.

aKvMycl.jpg
gHn4R7d.jpg
2NZjzZK.jpg

Essa densidade do game não se limita somente aos seres vivos, o clima também é um dos mais naturais e fielmente criados que eu já vi. As tempestades chegam a ser assustadoras tamanha fidelidade de som, com raios caindo aleatoriamente e às vezes até próximo de você (há relatos inclusive de gente que teve seu personagem morto por um raio). Os arco-íris que se formam, os céus estrelados, as transições de dia e noite extremamente naturais, tudo contribui pro realismo e complexidade do mundo.

:kcaipira:kcaipira:kcaipira

Vínculos e laços importam
Deixei pra falar aqui de um animal em específico: Os cavalos.
Seu fiel companheiro e principal meio de transporte recebeu um cuidado especial em RDR2. Eles deixaram de ser apenas um meio de transporte e ganharam autonomia e sobretudo... vida.
Agora você precisa cuidar dele para que o vínculo entre vocês aumente e assim fique mais fácil de controlá-lo, desbloqueie novas “manobras”, aumente o alcance de resposta do seu assovio e o torne mais fiel. Há níveis de vínculo e quanto maior, melhor. Mas esse sistema vai muito além do fator gameplay, pois você realmente cria um laço e uma preocupação com seu animal como se fosse um irmão de gangue, aos poucos você vai se apegando e dificilmente vai querer trocá-lo por outro até o final do game, e como a morte do mesmo é permanente, o cuidado com ele ganha um outro significado. Há várias raças de cavalo com características, cores e comportamentos diferentes, alguns são mais corredores, outros mais fortes ideais para lutas armadas, alguns mais equilibrados, etc. Apesar de você estar no comando, eles possuem seus próprios medos e às vezes podem até tomar decisões próprias como te jogar pra fora e correr caso uma ameaça chegue muito perto, pode te dar um coice caso você o machuque de alguma maneira e pode até mesmo expulsar um estranho que tente montá-lo caso ele seja fiel a você. Em uma de minhas jogatinas um desavisado veio me pedir carona e resolveu me roubar, quando ele estava contando vantagem já a uns 100 metros eu assoviei e vi de longe meu cavalo jogando-o pro alto e voltando pra mim. E ah, não posso deixar de mencionar que seu cavalo peida, caga e possui bolas individualmente animadas... não que eu tenha ficado vigiando o cu do meu cavalo, é claro... :ksafado

vPhbRKQ.jpg
zxqGLPi.jpg

Mas não é só com o cavalo que você se apega nesse jogo.

A gangue Van Der Linde é uma grande família composta por tantos personagens carismáticos e (novamente) vivos, que é simplesmente impossível não se sentir responsável por eles. Na minha jogatina eu fiquei genuinamente preocupado com manutenção do acampamento; por vezes eu tirava o dia somente pra caçar e levar comida para o acampamento e doava sempre metade do lucro de qualquer roubo ou loot meu, assim como manda a regra imposta por Dutch. As interações no acampamento são constantes e acontecem independentemente da sua presença estendendo a autonomia do mundo de RDR2 também para dentro do acampamento.

kul13GV.jpg

Há um último e curioso vínculo que você sem perceber também acaba criando: As armas.

As armas possuem características próprias que as tornam bem distintas umas das outras e precisam ser limpas de vez em quando; além do fato de que agora há a possibilidade de personalizá-las com dezenas de opções como entalhes, cor do verniz, material de composição e até pequenos upgrades como luneta, raiamento, mira de ferro, etc. No fim, é inevitável escolher aquele seu revólver de confiança que somente você possui devido à customização única que você fez, ou aquele rifle com um lobo entalhado que você usa somente pra caçar, e por aí vai.

C8hZ2mg.jpg
bmtuZh5.jpg

:kcaipira:kcaipira:kcaipira

As aventuras de um pistoleiro no velho-oeste
Em termos de conteúdo RDR2 é o jogo mais ambicioso já feito e não são as mais de 60 horas de campanha ou as dezenas de sidequests que definem isso.
A fórmula padrão de um game open world resumidamente falando é mais ou menos essa: Um mapa enorme com as missões principais; as sidequests marcadas no mapa; algum tipo de torre pra ir liberando o desenho do mapa; alguns pontos de interrogações ou exclamações marcadas no mapa indicando atividades aleatórias como bases de inimigos, pequenos mini games de entrega ou coisas assim. RDR2 segue parte dessa mesma fórmula, porém com uma diferença que muda muito a experiência como um todo:

Os eventos aleatórios e as casualidades não são marcadas no mapa.

A princípio pode ser uma característica insignificante, mas a maneira absurdamente diversificada e detalhada com que a Rockstar conduz isso torna tudo muito natural e, novamente... vivo. E é isso que torna RDR2 tão autoral frente a tantas outras experiências - muitas vezes genéricas - existentes no mercado atual.
Eu estava cavalgando tranquilamente pelas heartlands, inicialmente com o objetivo de achar um bisão, e no caminho encontrei um velho cego pedindo uma esmola, desci do cavalo e decidi ajudá-lo o que fez com que ele fizesse uma previsão carregada de mistério a respeito do Arthur. Pois bem, segui meu caminho e acabei encontrando uma mulher desesperada embaixo de um cavalo pedindo ajuda na estrada, desci do cavalo e fui ajudá-la levantando o cavalo, após se despedir do animal morto ela agradeceu e eu fiquei com a opção de deixar ela lá ou oferecer uma carona de volta pra cidade, optei então pela segunda opção gerando um diálogo interessante mencionando que aquele cavalo pertencia a uma amiga dela chamada Mildred. Já em uma outra jogatina eu estava em West Elizabeth e avistei uma carroça toda quebrada junto a um corpo na parte de baixo de um penhasco, havia um npc olhando o acidente que chegou a comentar comigo que o rapaz morto morava numa casa ali ao lado e que ao voltar pra cidade iria chamar o sheriff; curioso como eu sou desci até o local do acidente e lootei o corpo e uma caixa que estava próxima a carroça encontrando respectivamente uma foto de uma noiva e uma certidão de casamento, o sujeito se chamava Jim se não me falha a memória e a esposa... Mildred. Fui até a casa que o NPC disse ser do sujeito morto e na porta encontrei um bilhete escrito por ele dizendo que ele estava indo buscar sua esposa, Mildred e ao lado desse bilhete havia um pássaro morto em perfeito estado. Seria essa Mildred a mesma mencionada pela garota acidentada no cavalo? Será que é possível encontrá-la no jogo? Talvez na minha próxima jogatina eu descubra, talvez algum outro player tenha encontrado em ordem inversa, talvez a rockstar apenas tenha brincado com a nossa curiosidade.
Em uma outra jogatina eu estava em Lemoyne caçando um castor o qual estava extremamente difícil de encontrar com a pele em perfeitas condições, no terceiro dia in-game rastreando, acabei encontrando um num daqueles diques que eles constroem na água. Cara, a tensão pra não errar o tiro foi uma sensação incrível, parece que eu estava na pele do Arthur pensando comigo mesmo que se eu perdesse aquela chance eu teria que novamente rastrear e perder muito tempo, até que tive êxito, e foi recompensador. Voltando com a bota cheia de lama e a pele na mão pra colocar no meu cavalo em meio a densa floresta num final de tarde com raios de sol penetrando as folhagens, avistei alguns metros à frente um acampamento e comecei a escutar alguns gritos de ajuda, fui checar e os gemidos viam de uma pessoa dentro de uma barraca alegando que estava com varíola; me aproximei mais um pouco e 3 sujeitos de uma gangue local saíram, me emboscando e falando debochadamente que eu deveria me envergonhar por tentar roubar uma pessoa doente. Fingi me render e quando um deles se aproximou pra roubar meu dinheiro meti chumbo em todos eles.
Em um outro dia, novamente nas planícies de Heartlands, encontrei algumas poças e rastros de sangue e ao segui-las até embaixo de uma ponte, pra minha genuína surpresa, vi um corpo dilacerado e pendurado no topo de uma forma tão doentia que na hora me veio Silent Hill na cabeça. Ali próximo havia a cabeça do pobre coitado cravado na estrutura de madeira, com um pedaço de um mapa enfiado na boca, peguei o mapa e parecia estar faltando mais três pedaços, ao lado em uma parede os dizeres escritos com uma tinta branca “look on my work” (veja meu trabalho ou veja minha obra, numa tradução livre). Esse mistério tem uma solução o qual obviamente não vou spoilar aqui, mas adianto que é melhor que muita sidequest de jogos consagrados por aí.

CADsMJI.jpg

wdZfbYi.jpg

Tudo isso não aparece no mapa, não conta como sidequest, não tem indicações no mapa nem nada assim, são coisas que você encontra aleatoriamente da forma mais natural e realista possível e deve buscar ou não uma possível solução. E isso é só uma fração mínima frente à enorme variedade de eventos e coisas que você pode encontrar dessa maneira no mundo de RDR2. Alguns eventos até se repetem, mas muito pouco e de forma bem espaçada o que é uma evolução muito grande em relação ao seu antecessor o qual você já percebia esse problema relativamente cedo na sua campanha. Aqui na minha primeira campanha foram poucas repetições, o do npc picado pela cobra chegou a se repetir umas 3 vezes (em locais diferentes) em cerca de 100 horas; as emboscadas tem uma variedade bem grande e sempre acontecem em locais diferentes e com bandidos de diferentes gangues e tipos, então mesmo que se repita elas nunca parecem repetidas de fato. No momento em que escrevo esse review eu estou jogando o game pela segunda vez, e ainda assim estou vendo coisas que não havia visto na minha primeira vez e em uma rápida zapeada nos fóruns e canais do youtube dedicados ao game é possível perceber que há muito, muito mais a ser descoberto e vivenciado. É simplesmente incrível.

:kcaipira:kcaipira:kcaipira

Mas e o gameplay?
Aqui temos talvez o aspecto que mais causou polêmica no game. Antes de mais nada eu preciso dizer que não joguei com a configuração default do game, não usei mira automática (exceto a cavalo) e alterei algumas outras opções como o dead zone. Dito isso, devo dizer que sim, a jogabilidade possui diversas falhas.

No geral, eu diria que é muito parecido com GTA IV e V, porém com um pouco mais de peso que esse segundo. A movimentação do Arthur em si é boa, diferente do que muita gente achou, claro que nunca irá se comparar com jogos como God of War e Uncharted, por exemplo, mas é satisfatória; andar a cavalo é o ponto mais acertado desse aspecto pois achei extremamente prazeroso (exceto na câmera em primeira pessoa) e responsivo. Há quem ache ruim o fato dele não correr no acampamento, mas isso se trata muito mais sobre o que falei no começo da análise do que a jogabilidade em si; há também quem reclame do fato do cavalo tropeçar em obstáculos e bater em árvores e, novamente, devo dizer que isso não tem muito a ver com falha na jogabilidade e sim com escolhas de física e realismo, o que pra mim foi algo acertado no game pois contribui para a interatividade com o mundo.
A mira no jogo é razoável, na configuração em que eu joguei achei bastante satisfatória precisando apenas de tempo pra se acostumar, porém acertar em alguém enquanto se está em movimento é irritantemente difícil sem o Dead Eye. Se você vem de shooters mais ágeis e precisos como FPS em geral se prepare pra se adequar ou passar raiva, pois sim, em relação a esse tipo de jogo RDR2 é muito inferior nesse aspecto, afinal, é de um jogo da Rockstar que estamos falando e mira nunca foi o destaque deles (a exceção fica por Max Payne).
O sistema de Dead Eye está muito bom e funcional, mantendo os acertos do primeiro e adicionando algumas melhorias bem legais, como um sistema de level onde com o tempo você desbloqueia a habilidade de expor os pontos vitais dos inimigos, ou então a habilidade de manter o dead eye ativado enquanto você matar sem marcar ninguém.

O maior erro está no sistema de cover que é muito impreciso. Por vezes você vai ficar na dúvida se ele realmente está no cover e vai se irritar com a demora na resposta para entrar no mesmo. A sensação que fica é que parece que ele não “gruda” no cover e apesar de não ser um transtorno que vá te fazer falhar na missão, sem dúvida alguma é um problema que incomoda em muitos momentos.

X91yeor.jpg

Os menus do jogo também podem ser muito confusos, principalmente no começo em decorrência de uma burocracia na maioria das vezes desnecessária, e aqueles já tradicionais textos explicativos da Rockstar não ajudam deixando passar mecânicas importantes, o que contribui ainda mais para que o jogador fique completamente perdido no começo.

No fim das contas a sensação que fica é que apesar de estar longe de estragar a experiência no geral, a Rockstar poderia ter se esforçado mais nesses 8 anos para deixar o jogo mais polido nesse sentido ainda mais levando em consideração o contraste que fica se comparado com o perfeccionismo nas demais áreas do game.

:kcaipira:kcaipira:kcaipira

Sim, precisamos falar dos gráficos
Falar de gráficos na 8ª geração de consoles se tornou praticamente redundante pois qualquer game lançado no mercado é, no mínimo, bonito. Chegamos ao ponto em que gráficos não surpreendem e acaba sendo o mínimo do mínimo que um jogo deve entregar e, quando surgem games que se destacam por isso e quebram a barreira do comum e supérfluo sem dúvida é algo especial que deve ser elogiado propriamente, como por exemplo o incrível mundo medieval de The Witcher 3; a impecável ambientação nórdica de God of War e o absoluto arrebatamento visual do mundo pós apocalíptico de Horizon Zero Dawn; aliás, quando joguei este último achei que nada mais nessa geração poderia superá-lo nesse quesito. Eu estava errado.

É impossível não se impressionar com o visual absolutamente perfeito de RDR2; as paisagens são um convite pra parar a jogatina e ficar admirando-a a todo momento e, soma-se isso aos infinitos detalhes interativos e você tem o que pra mim, é o melhor gráfico já feito. É simplesmente surreal algo nesse nível rodar em um hardware de 2013 de forma sólida (eu não tive problemas com queda de frames durante minha jogatina, exceto talvez em momentos em que eu corria em alta velocidade em St. Dennis) e são pouco os games existentes no mercado que não pareçam uma geração atrás se comparado ao RDR2. Sim, é bom a esse nível. A Rockstar já havia conseguido me surpreender lá atrás com o primeiro RDR, na época (e até hoje envelheceu muito bem),pois pra mim era o que tinha de mais surpreendente, eu não cansava de admirar aquele cenário que parecia ter sido feito a mão por algum artista extremamente talentoso, e agora eles repetiram a façanha de novo numa escala muito maior.

As chuvas deixando o chão lamacento; a luz passando por entre as árvores; o luar à noite; a iluminação de St. Denis durante à noite; os pântanos de Lemoyne... Jogando com o headset e andando em New Austin eu podia quase sentir o calor daquele enorme e seco ambiente. Cada paleta de cores, cada árvore, cada vegetação parece ter tido o maior cuidado possível e escancara os milagres que dinheiro, tempo e um time de desenvolvedores talentosos (e um pouco de trabalho abusivo, se as denúncias forem verdadeiras) podem alcançar.

mHizbBR.jpg
ZfhIpmD.jpg
a0aFFiZ.jpg
PwZ0XOi.jpg
mTxNxsN.jpg

:kcaipira:kcaipira:kcaipira

Uma fogueira e uma boa música
O poder da trilha sonora em um game muitas vezes é subestimada, mas sem dúvida é um dos aspectos que podem fazer a diferença na hora de tornar um game eterno em nossa memória ou apenas mais um na prateleira. A trilha sonora foi um fator determinante pra tornar o enredo e a experiência como um todo do primeiro RDR1 marcante pra tantos gamers, afinal, alguém aqui esquece como foi a primeira cavalgado pro México? Pois prepare-se pra muitos momentos como esse pois a trilha sonora de RDR2 traz um misto de emoções ao longo de todo o game, tamanha perfeição.
É possível logo de cara perceber que o timing em que as músicas tocam, cada uma delas, seja ela de ação, emotiva, ambiente ou até mesmo festeira é cuidadosamente bem colocada em cada momento do jogo, além de ser algo presente durante quase todo o game. Festa no acampamento? É um trabalho pro Javier com seu violão e todos os demais membros – inclusive você, Arthur. É sensacional e crível as cantorias e mais sensacional ainda você ter um comando pra cantar junto e perceber que algumas vezes o Arthur apenas murmura no ritmo quando não sabe a letra; presenciar esses momentos musicais faz você praticamente esquecer que aquela é uma história sobre o declínio da Gangue e por alguns minutos você acha que a Gangue será feliz assim para sempre.

uZxM3hi.jpg

Saiu e foi emboscado na estrada? Música de ação/suspense. Está sendo investigado pelas autoridades? Música cheia de suspense preparando um possível climax; está cavalgando tranquilamente apenas ouvindo os sons da natureza? De vez em quando o Arthur arrisca uma cantoria. E mesmo quando não há nenhuma música cantando os incrivelmente fiéis sons ambientes também não deixam de ser música para os ouvidos.

Músicas como “That’s the way it is”; “See the fire in your eyes”; “Cruel, Cruel world” e “May i stand unshaken” (não escute essas músicas caso ainda não tenha jogado o game), acredite, vai acompanhar você por muito tempo mesmo depois de você ter terminado o game.
Música é mais uma arte que contribui e compõe essa obra fantástica, e sem dúvida essa trilha sonora ficará marcada pra sempre em meu coração ao lado de um grupo seleto de trilhas de games como Castlevania Sotn; The last of us; Metal Gear Solid; Final Fantasy, entre outros.

:kcaipira:kcaipira:kcaipira

Arthur Morgan, o protagonista revelação
Quando os primeiros trailers saíram e o protagonista foi revelado, meu sentimento era a de mais profunda indiferença e eu tenho certeza que esse era o sentimento da maioria. Eu tinha toda a convicção do mundo que dentre tudo que a Rockstar poderia melhorar em relação ao primeiro game, a única coisa que ela não poderia superar era o protagonista John Marston.

Eu estava errado... muito errado. A Rockstar queimou a minha língua.

Há muitos protagonistas memoráveis no mundo dos games por diversos motivos e personalidades diferentes, mas poucos deles passam a sensação de humanidade, aquela vulnerabilidade e incerteza presente em todos nós, o que é compreensível dada a temática em que normalmente são inseridos esses protagonistas; mas quando uma desenvolvedora consegue atingir essa humanidade o resultado gera um envolvimento e um vínculo que nem mesmo grandes blockbusters de hollywood, com seus atores e renomados diretores, conseguem atingir, até pelas diferenças entre as mídias, onde uma é interativa e você vive o personagem e a outra apenas te apresenta o mesmo. Talvez o maior exemplo recente seja Joel e Ellie (The Last of Us), com seus sentimentos conflitantes e suas decisões pautadas na emoção e no instinto de sobrevivência, que tanto cativaram os players.
Arthur Morgan se enquadra nesse grupo tão seleto de protagonistas que de tão humano e crível, você por vezes esquece que é só um personagem, que ele não existe e nem nunca existiu.

Arthur está com 36 anos quando a história se inicia, um pistoleiro que viveu o auge da Gangue Van der linde estando com ela desde criança e que acabou se tornando um homem de confiança de seu líder, Dutch Van Der Linde, o qual o vê praticamente como um filho. Agora ele aos poucos vai presenciando o declínio da gangue e do seu líder ao passo em que começa a questionar seus próprios atos e o seu papel num mundo em constante mudança. A princípio parece ser apenas mais um pistoleiro caricato, com pose de machão, sarcástico e sem coração, cuja decisões são única e exclusivamente pautadas em sua lealdade ao Dutch; mas basta permanecer um tempo com ele ou abrir o seu diário para ver que por trás dessa pose toda tem um cara introspectivo e sincero, cheio de medos e incertezas sobre os meios e sobre o seu fim, uma pessoa que em nenhum momento esconde seus atos ou sua natureza, mas que constantemente tenta entendê-la e buscar uma forma de lidar.

Acho que falar mais dele sem me enveredar em spoilers é difícil, eu acabaria sendo superficial e isso seria uma injustiça com ele. Acho que pra encerrar posso dizer que Arthur Morgan é o melhor personagem já criado pela Rockstar e é provavelmente meu protagonista favorito de toda a minha história com os videogames.

pvDvZ6Q.jpg

:kcaipira:kcaipira:kcaipira

Os filhos de Dutch Van Der Linde
Fazer um prequel de qualidade não é uma tarefa fácil, afinal explicar origens para histórias já estabelecidas sem a existência de um plano (Dutch intensifies) para uma sequência é um terreno fértil para diversos furos de roteiro. Felizmente esse não foi o caso da Rockstar que conseguiu enriquecer ainda mais o primeiro game, passando a sensação, pelo o menos pra mim, de dois games formando uma unidade só.
Em RDR não tivemos a oportunidade de ver, mesmo que através de algum flashback, os eventos que culminaram na separação de John Marston da gangue Van der Linde e na sua caça aos antigos companheiros, Bill, Javier e Dutch. Apesar da história do primeiro ser um de seus maiores pontos positivos, sempre achei que desenvolveram muito pouco os vilões tendo eles apenas breves (e ótimas) aparições. Agora com a sequência, que se passa 12 anos antes, todos os personagens foram aprofundados e extremamente bem trabalhados.

O jogo mostra a luta pela sobrevivência da gangue em um mundo em constante transformação que recusa sua existência; é uma história que não se trata apenas de foras da lei, mas sim de família, lealdade e, claro, redenção. Sabendo que a era dos foras da lei chegou ao fim, Dutch Van Der Linde precisa liderar e manter sua gangue unida para escapar da incansável perseguição dos Pinkertons (uma espécie de FBI da época) após um assalto que deu muito errado em Blackwater, e assim encerrar de vez suas atividades em algum lugar seguro.
Dutch Van Der Linde é sem sombra de dúvida um dos destaques da trama e provavelmente um dos melhores vilões já criados. É fascinante como ele se transforma pouco a pouco ao longo do game juntamente com nossos sentimentos sobre ele. É um homem inteligente; cheio de convicções e filosofias de mundo próprias e acima de tudo um líder nato, tanto que no ínicio do game é inevitável não se perguntar, “Mas peraí, esse cara até que é legal, como ele se torna aquele vilão que eu conheci?”.

SiL9oPk.jpg

Tanto Javier Escuella como Bill Willianson também estão de volta, assim como Uncle (mais preguiçoso que nunca e um dos alívios cômicos do game); Abigail; seu filho Jack (nesse game uma criança ainda), e claro, o próprio John Marston. Todos muito bem desenvolvidos e devidamente aprofundados, cada um à sua maneira. Mas não só de personagens já existentes RDR2 sobrevive, o jogo agora tem uma gama de personagens interessantíssimos e devidamente destacados no enredo, como a incrível Sadie Adler que demora a se desenvolver, mas quando o faz... uau, que personagem. A própria gangue, como um todo, parece ser um grande personagem e a Rockstar merece aplausos por isso. Vale lembrar que isso não seria possível sem um time extremamente talentosos de atores e uma dublagem perfeita.

RDR2 possui uma história incrível, cheia de referências inteligentes ao primeiro game; [é uma história que emociona, diverte e que merece ser vivenciada até o fim prometendo momentos memoráveis na sua vida gamer; mesmo que as missões principais que a contam sejam infelizmente, tão engessadas em suas mecânicas. O jogo sem dúvida possui missões extremamente variadas, emocionantes, criativas e divertidas, mas infelizmente peca na falta de liberdade e opções para que o jogador a termine da forma que achar melhor, se limitando a conduzi-lo do ponto A até o B com pouquíssimas concessões ao jogador.

:kcaipira:kcaipira:kcaipira:kcaipira:kcaipira:kcaipira:kcaipira:kcaipira:kcaipira

Red Dead Redemption 2 veio em um ano difícil da minha vida, e no momento em que comecei a jogá-lo uma injeção de ânimo se deu sobre mim; de repente eu me vi animado para chegar em casa depois do trabalho e continuar minhas aventuras velho-oeste a fora. Eu ri; me surpreendi; me diverti por horas a fio; chorei e de repente, sem perceber eu era uma criança novamente, no sentido de ser feliz puramente apenas por ter aquilo em mãos e poder esquecer um pouco da vida lá fora. No final de tudo eu sem dúvida saí transformado pela experiência, como quem faz uma viagem extraordinária ou passa por eventos marcantes na vida. Eu nunca fui capaz de escolher apenas um jogo como favorito, eu nunca escrevi uma análise antes (mesmo tendo games e escrita como paixões), eu nunca fiz uma tatuagem, mas agora estou planejando uma; tudo mudou agora, esse é o poder da arte, é por isso que eu amo videogames. Obrigado Rockstar games.

O texto é longo, eu sei, e se você leu tudo até aqui eu agradeço e espero que você goste tanto do game como eu.
olha vou te dizer, uma análise digna da extinta supergamepower, Revista Gamers.:kkong
Fazia tempo que eu não Lia uma análise desse nível.
Às vezes me acho bobo impressionado com os gráficos dos games de PS4, quando vejo meus sobrinhos jogando e eles não estão nem aí pra toda aquela arte , querem dar tiros e outras coisas.
Como não tenho PC para games parei no tempo e tenho um Notebook com uma Geforce 920M instalei o Theo Witcher 3 mas não dá pra jogar com gráficos nos máximo e mesmo assim fico maravilhado com a qualidade e nível de detalhes do game. Sou tão chato quanto a isso que me pego parado no cenário olhando tudo.
Logo quando comecei a jogar percebi umas nuvens negras vindo no céu, daí olho pra trás as árvores balançando com o vento a grama e vegetação, outa que pariu :kwow
Olhava os detalhes da roupa do Bruxo, porra cada detalhe a cota de malha da armadura simplesmente você vê cada detalhe sem ser aquela textura chapada da roupa.
Eu sou fã de Skyrim com Mods tenho mais de 700 horas com centenas de mods gráficos e imersivos que deixavam o game lindo, TWH3 e simplesmente tudo que a gente adicionava nos MODs mas feito por profissionais. E olha que era um trabalho maravilhoso da comunidade modders, só me irritava a jogabilidade de Skyrim mas até aí .

Parabéns pelo post, eu saí do limbo só pra te responder , faz anos que não posto nada aqui .
Abraço
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
Excelente observação, por isso ele é tão imersivo, pq ele é fiel à sua ambientação e temática.



Eu fiquei bem chateado mas acho que os irmãos Houser sabiam exatamente onde estavam pisando e resolveram levar adiante mesmo assim, sem medo; essa é uma característica da Rockstar. Eles poderiam ter seguido à risca uma receita de bolo e ter uma garantia maior de que agradariam todo mundo, mas resolveram colocar diferenciais tornando o jogo autoral frente à outras propostas que vemos por ai e isso é a razão do sucesso ao mesmo tempo que é a razão das muitas críticas.

Obrigado pela leitura e pelo feedback
Sem dúvida. Concordo totalmente. A característica principal de uma grande produtora não é, como você mesmo colocou, seguir à risca uma receita de bolo, mas sim reinventar a roda. A postura de um líder é nos dar aquilo que nós sequer sabíamos (ou desconfiávamos) que nós gostaríamos; é nos educar quanto ao diferente, mas de maneira edificante. Permanece sendo impressionante como boa parte dos grandes jogos da Rockstar tem alcançado o "limiar" (97+) dos videogames: GTA IV, V, e agora RDR2 (somente Ocarina of Time conseguiu superar este patamar de ouro).

Até mesmo GTA IV, ao menos na minha opinião, mereceu a sua aclamação universal, mesmo com as reclamações sobre o seu realismo excessivo sobre a maior porra-louquice de um San Andreas, a sua engine física, também muito mais realista, etc. GTA IV já me conquistou totalmente já mesmo com aquela atmosfera diferenciada da sua introdução. O seu senso de organicidade, de pertencimento, de "gravidade"... É possível quase que "sentir o cheiro" dos seus jogos... Sejam eles GTA ou Red Dead Redemption. Certamente são merecedores de todo o reconhecimento.
 

rodrigolopes94

Bam-bam-bam
Mensagens
1.963
Reações
3.461
Pontos
303
É a conjuntura de características abstratas que ao se juntar em sincronia, forma uma arte. É justamente isso que eu sentia ao jogar Red Dead Redempetion 2.

As características das cores, a variação de reações dos npcs dos grupos, a música colocada em sincronia com gameplay, os pequenos detalhes que formavam tudo o bolo, tudo é PERFEITAMENTE sincronizado.

Enviado de meu SM-G532MT usando o Tapatalk
 


Falken

Poetry & Games
Mensagens
6.374
Reações
21.764
Pontos
603
Melhor análise do jogo. Parabéns :kjoinha
Parecia que estava falando do meu pai quando descreveu as reações do seu pai com o jogo. Meu pai é fazendeiro e adorou
aquelas missões no começo do epílogo
RDR2 é impressionante, incomparável e inesquecível.
Dificilmente veremos algo desse nível nos próximos anos.
Obrigado!

No epílogo eu chamei meu pai novamente pra ver o John tirando leite da vaca e ele adorou :klol O que eu achei legal do epílogo é que a rockstar permite vivenciar um final feliz, por assim dizer (pois sabemos o que acontece no 1) em muitos momentos. Aquela missão onde vc sai com a Abigail é super legal e emotiva fazendo uma referência inteligente ao Arthur quando o John puxa a foto dele e da Mary e usa o Anel que outrora pertenceu ao Arthur. O John vivenciou com a Abigail o que o Arthur quis vivenciar com a Mary, mas que acabou abrindo mão devido sua lealdade ao Dutch. "Get out of here and be a goddamn man", esse foi o jeito do Arthur pedir ao john que vivesse o que ele não viveu. Tudo isso dá um significado muito grande para aquela missão de construir a casa tbm, por exemplo, e claro, dá todo um enriquecimento para a história do primeiro jogo.

olha vou te dizer, uma análise digna da extinta supergamepower, Revista Gamers.:kkong
Fazia tempo que eu não Lia uma análise desse nível.
Às vezes me acho bobo impressionado com os gráficos dos games de PS4, quando vejo meus sobrinhos jogando e eles não estão nem aí pra toda aquela arte , querem dar tiros e outras coisas.
Como não tenho PC para games parei no tempo e tenho um Notebook com uma Geforce 920M instalei o Theo Witcher 3 mas não dá pra jogar com gráficos nos máximo e mesmo assim fico maravilhado com a qualidade e nível de detalhes do game. Sou tão chato quanto a isso que me pego parado no cenário olhando tudo.
Logo quando comecei a jogar percebi umas nuvens negras vindo no céu, daí olho pra trás as árvores balançando com o vento a grama e vegetação, outa que pariu :kwow
Olhava os detalhes da roupa do Bruxo, porra cada detalhe a cota de malha da armadura simplesmente você vê cada detalhe sem ser aquela textura chapada da roupa.
Eu sou fã de Skyrim com Mods tenho mais de 700 horas com centenas de mods gráficos e imersivos que deixavam o game lindo, TWH3 e simplesmente tudo que a gente adicionava nos MODs mas feito por profissionais. E olha que era um trabalho maravilhoso da comunidade modders, só me irritava a jogabilidade de Skyrim mas até aí .

Parabéns pelo post, eu saí do limbo só pra te responder , faz anos que não posto nada aqui .
Abraço
Poxa cara, obrigado! É uma honra receber um elogio desse, pois eu adorava ler essas revistas quando comecei no mundo dos games. Sobre o que você disse dos gráficos, que bom que você ainda tem a capacidade de admirar assim. Gráficos acabaram perdendo o valor hoje em dia pq a gente meio que "acostumou" com tudo muito bonito e dificilmente algum jogo impressiona, mas quando o faz, é uma sensação única e deve ser devidamente valorizado, como no caso do RDR2 ou o próprio Witcher 3 que você mencionou.

É a conjuntura de características abstratas que ao se juntar em sincronia, forma uma arte. É justamente isso que eu sentia ao jogar Red Dead Redempetion 2.

As características das cores, a variação de reações dos npcs dos grupos, a música colocada em sincronia com gameplay, os pequenos detalhes que formavam tudo o bolo, tudo é PERFEITAMENTE sincronizado.

Enviado de meu SM-G532MT usando o Tapatalk
Exatamente. Tudo parece ser cuidadosamente colocado a mão (e meio que foi isso mesmo hahaha). Tudo ali tem seu papel e seu lugar no mundo, formando um todo, independente da sua presença. Se você for no teatro, tudo ali é animado com captura de movimentos e em uma peça (pelo o menos que eu tenha descoberto) vc consegue interagir com aquilo e ter algumas surpresas como se fosse uma mini quest; se você estiver no acampamento os membros interagem, brigam, conversam e não importa se você está próximo pra "ativar" essa interação, só pra citar alguns exemplos.
 

roni

Bam-bam-bam
Mensagens
4.906
Reações
3.310
Pontos
359
Fico me perguntando o que vem por ai em GTV VI? :kpensa
 

rodrigolopes94

Bam-bam-bam
Mensagens
1.963
Reações
3.461
Pontos
303
Eu gosto dessas histórias mais dark dos jogos da rockstar. Já reparou que os momentos mais felizes nesses jogos são os momentos que mais se desenvolve o personagem? Ela contrasta com os momentos de dramas do personagem, acho muito crível quando Niko saia com suas namoradas e jogava papo fora, o mesmo com seu primo Roman. O mesmo serve para Arthur, é cativante as reações, as risadas, o momento que se joga conversa. Aliás, senti falta nisso, dessas saídas para jogar mini games ou apenas curtir mesmo, como em GTA 4. A missão com o Lenny é uma das mais engraçadas que joguei em um jogo.

Enviado de meu SM-G532MT usando o Tapatalk
 

Falken

Poetry & Games
Mensagens
6.374
Reações
21.764
Pontos
603
Eu gosto dessas histórias mais dark dos jogos da rockstar. Já reparou que os momentos mais felizes nesses jogos são os momentos que mais se desenvolve o personagem? Ela contrasta com os momentos de dramas do personagem, acho muito crível quando Niko saia com suas namoradas e jogava papo fora, o mesmo com seu primo Roman. O mesmo serve para Arthur, é cativante as reações, as risadas, o momento que se joga conversa. Aliás, senti falta nisso, dessas saídas para jogar mini games ou apenas curtir mesmo, como em GTA 4. A missão com o Lenny é uma das mais engraçadas que joguei em um jogo.

Enviado de meu SM-G532MT usando o Tapatalk
Eu não acho q gta tem história dark não, exceto o IV talvez e mesmo os q tem potencial pra ser mais sério acaba sendo ofuscado pelas sátiras e piadinhas o tempo todo. Red dead redemption 1 e 2 e Max Payne são a exceção dos jogos dela nesse quesito. Não que eu ache ruim o modelo do gta, eu gosto e acho mto inteligente a maioria das sacadas, só q eu acho q pro próximo seria melhor uma pegada mais séria.
 

Shinobi4OS

Ex-doador
VIP
Mensagens
35.453
Reações
41.035
Pontos
934
Eu não acho q gta tem história dark não, exceto o IV talvez e mesmo os q tem potencial pra ser mais sério acaba sendo ofuscado pelas sátiras e piadinhas o tempo todo. Red dead redemption 1 e 2 e Max Payne são a exceção dos jogos dela nesse quesito. Não que eu ache ruim o modelo do gta, eu gosto e acho mto inteligente a maioria das sacadas, só q eu acho q pro próximo seria melhor uma pegada mais séria.

Espero de vdd que não te ouçam

Por mais que eu ame GTA IV, foram as expansões que deram vida a esse game, principalmente a do Gay Tony

Que deixem os games segmentados assim mesmo. Todo mundo ama GTA desse jeitão mais extrovertido
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
Eu não acho q gta tem história dark não, exceto o IV talvez e mesmo os q tem potencial pra ser mais sério acaba sendo ofuscado pelas sátiras e piadinhas o tempo todo. Red dead redemption 1 e 2 e Max Payne são a exceção dos jogos dela nesse quesito. Não que eu ache ruim o modelo do gta, eu gosto e acho mto inteligente a maioria das sacadas, só q eu acho q pro próximo seria melhor uma pegada mais séria.
Eu realmente acho que a Rockstar acertou com a maior seriedade (ainda que profundamente tragicômica) de GTA IV. A própria abertura daquele game se confundia com a abertura propriamente dita daquela geração. Sim, a porra-louquice descerebrada das iterações anteriores certamente ainda fazia falta, mas ela era logo "sublimada" pelo crescente senso de realismo e de um alcançado novo patamar em jogos de mundo aberto que aquele jogo nos trazia.

Premiávamos o excesso de realismo e a retirada de sua porra-louquice excêntrica como uma espécie de necessário passo adiante para a evolução do gênero e da própria mídia em si. E, de fato, a estória era muito boa. A tragicomédia do imigrante ilegal da Europa oriental tentando viver a ideologia do sonho americano era impagável de se assistir. Era como ter que dar uns passos para trás de modo a poder performar um salto para frente. Ao menos foi assim que eu experienciei a diferença.

É curioso notar como a iteração seguinte meio que tentou uma síntese (ou uma espécie de meio-termo) entre a porra-louquice aberta de um San Andreas e o maior investimento narrativo do quarto episódio. É nítido como eles quiseram contar uma estória ainda interessante e com alguma substância, mas sem que com isso tivessem que sacrificar a diversão (digamos) mais descerebrada dos outros episódios. Acho que este desejado meio-termo entre estória e jogabilidade foi crucial para o seu sucesso e senso de longevidade.
 

gajo666

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.514
Reações
1.232
Pontos
669
Belíssima análise, @Falken! Parabéns!
Me identifiquei principalmente com o fato de você ficar imerso no jogo e se importar com aqueles personagens... A Rockstar me surpreendeu ao nos proporcionar um protagonista que ao mesmo tempo que conseguiu cativar a todos, mostrou-se melhor que John Marston em muitos aspectos (e olha que Marston também é um personagem fantástico), mas também fez com que o próprio John Marston fosse melhorado, pois o background criado pelo game e ter Arthur como uma espécie de "mentor" o tornou um personagem muito mais complexo.

Arthur Morgan hoje figura ao lado do Joel (The Last of Us) como um dos personagens que mais me marcaram, com certeza.

Duvido não sentir nada ao visitar o túmulo de Arthur, observar a paisagem onde ele está inserido e ler a inscrição "Blessed are those who hunger and thirst for righteousness".
ygv5qmsr1nw11.jpg
 
Ultima Edição:

Falken

Poetry & Games
Mensagens
6.374
Reações
21.764
Pontos
603
Belíssima análise, @Falken! Parabéns!
Me identifiquei principalmente com o fato de você ficar imerso no jogo e se importar com aqueles personagens... A Rockstar me surpreendeu ao nos proporcionar um protagonista que ao mesmo tempo que conseguiu cativar a todos, mostrou-se melhor que John Marston em muitos aspectos (e olha que Marston também é um personagem fantástico), mas também fez com que o próprio John Marston fosse melhorado, pois o background criado pelo game e ter Arthur como uma espécie de "mentor" o tornou um personagem muito mais complexo.

Arthur Morgan hoje figura ao lado do Joel (The Last of Us) como um dos personagens que mais me marcaram, com certeza.

Duvido não sentir nada ao visitar o túmulo de Arthur, observar a paisagem onde ele está inserido e ler a inscrição "Blessed are those who hunger and thirst for righteousness".
ygv5qmsr1nw11.jpg
Em um determinado evento no acampamento o Hosea pergunta ao Arthur como ele gostaria de ser enterrado e ele responde que gostaria de estar virado para o oeste para quele assista o pôr do sol e lembre de todas as coisas que passaram juntos. Se você olhar no mapa, pode perceber que o túmulo está virado exatamente em direção ao oeste. Obrigado pelo elogio!
 

TrevorPhilips

Veterano
Mensagens
824
Reações
916
Pontos
123
Também não vejo a hora de poder jogar isso..parece que é um jogo tipo "sonho" no sentido imersão..você respira o personagem..
 

Falken

Poetry & Games
Mensagens
6.374
Reações
21.764
Pontos
603
Também não vejo a hora de poder jogar isso..parece que é um jogo tipo "sonho" no sentido imersão..você respira o personagem..
Vc não vai se arrepender. Considero uma experiência indispensável pra qualquer apaixonado por videogame e arte no geral

Quando jogar não esquece de dizer o que achou por aqui :kjoinha
 

Arkken

Bam-bam-bam
Mensagens
1.127
Reações
4.569
Pontos
343
Sua analise foi tao foda que me faltam palavras para elogiar... Me senti assim jogando The Witcher 3 e depois que zerei deu um vazio que só, comprei o AC Odyssey mas não é a mesma coisa, pela sua analise vou comprar o RDR2 tentando buscar o que senti no TW3 !!

Continue assim brother!
 

The End.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.072
Reações
26.359
Pontos
703
Nem estou jogando videogame ou acessando o fórum nos últimos meses.

Recebi um e-mail dizendo que responderam este tópico e só vim para dizer que minha opinião sobre RDR2 permanece a mesma:
Melhor jogo já feito pela Rockstar e um dos melhores jogos de todos os tempos. Quero jogar novamente quando tiver tempo.
 

BAKADESU

Bam-bam-bam
Mensagens
2.892
Reações
4.119
Pontos
453
Ótima analise , começei pelo modo Online, pois irei platinar essa obra prima e que put* jogo em e olha que nem fui pro modo offline ainda!
 

Bisnaga Louca

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.593
Reações
10.467
Pontos
753
Rejogarey na gloria da master race

o defeito desse jogo sao os 28 frames.

o resto é qualidade.
 

The Kong

Cruz Bala Trevoso
VIP
Mensagens
31.571
Reações
135.463
Pontos
784
Sei que cheguei extremamente atrasado nesse tópico... mas muito embora tenha comprado o jogo em 2019, só fui zerar semana passada, pela baixa frequência que o jogava.

RDR2 não é só um game, tampouco obra de arte, é também uma LIÇÃO DE VIDA!
 

Burraxaum

Bam-bam-bam
Mensagens
911
Reações
3.686
Pontos
333
Será que na RX 550 de 2GB com 12GB Ram DDR4 roda com 30 FPS cravados?
 

Falken

Poetry & Games
Mensagens
6.374
Reações
21.764
Pontos
603
Sei que cheguei extremamente atrasado nesse tópico... mas muito embora tenha comprado o jogo em 2019, só fui zerar semana passada, pela baixa frequência que o jogava.

RDR2 não é só um game, tampouco obra de arte, é também uma LIÇÃO DE VIDA!

images


images

"Go to your family and be a goddamn man"

images
 

Falken

Poetry & Games
Mensagens
6.374
Reações
21.764
Pontos
603
Sei que cheguei extremamente atrasado nesse tópico... mas muito embora tenha comprado o jogo em 2019, só fui zerar semana passada, pela baixa frequência que o jogava.

RDR2 não é só um game, tampouco obra de arte, é também uma LIÇÃO DE VIDA!
images


images

"Go to your family and be a goddamn man"

images


Sempre que eu vejo uma pessoa reconhecer e entender o quão grandioso é RDR2, meu dia está ganho :kcaipira
 

Barb

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.531
Reações
6.239
Pontos
959
Sei que cheguei extremamente atrasado nesse tópico... mas muito embora tenha comprado o jogo em 2019, só fui zerar semana passada, pela baixa frequência que o jogava.

RDR2 não é só um game, tampouco obra de arte, é também uma LIÇÃO DE VIDA!
Eu comecei a jogar pela primeira vez em janeiro no xbox one x. Estou "ainda" com 60% do jogo completado, to indo devagar e sem pressa pra apreciar tudo, tem dia que eu ligo o video game só pra pescar e depois desligo.
Obra prima sem dúvida.
 

BAKADESU

Bam-bam-bam
Mensagens
2.892
Reações
4.119
Pontos
453
Putz tópico bom desse tinha esquecido, lembrando que platinei o game e que put* jogo fala sério uma obra prima...

levei +150h de game isso só no modo offline acho que levei umas 300h de game nesse rdr2.

Fiz tudo que tinha que ser feito e merecido que jogo meus irmãos que jogo.
 
Topo Fundo