O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Análise] Sekiro: Shadows Die Twice

firmino_666

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.842
Reações
24.444
Pontos
503
header.jpg
História
A história do jogo se passa no Japão no Período Sengoku, onde o personagem que controlamos, o Lobo (Sekiro), é um shinobi que tem como objetivo proteger Kuro, uma criança com um poder divino. Mas logo no início do jogo, ele é confrontado pelo líder do clã Ashina, o samurai Genichiro Ashina, que planeja sequestrar Kuro para tentar salvar seu avô Isshin Ashina, onde nesta luta, Genichiro decepa o braço esquerdo de Sekiro, e Sekiro é resgatado por um escultor que constrói um braço protético para ele e aqui é onde o jogo começa.

Morte, ressurreição e a Praga do Dragão
Sekiro faz parte da linhagem das pessoas que possuem sangue de dragão, onde ele consegue ressuscitar logo após sua morte. Tanto a ressurreição, como morrer sem usar essa mecânica, traz uma maldição, a Praga do Dragão. Conforme ocorre a interação com os NPCs, eles tem a chance de contrair esta praga, ou seja, quanto mais Sekiro morre, mais chances da Praga do Dragão se espalhar. Com isso, os NPCs vão ficando doentes, podendo até prejudicar o andamento de alguma quest envolvida. A cada morte, Sekiro perde metade de sua experiência e metade de seus Sens (a moeda do jogo), e não há como recuperar, porém há no máximo 30% de chance de ativar o Auxílio Oculto, onde não haverá essa perda de metade da experiência e dos Sens. Essa porcentagem vai reduzindo conforme você vai morrendo e a praga se espalhando.

Pontos e árvores de habilidades
Apesar de perder metade da experiência quando morrer, o ponto adquirido não vai embora, por exemplo, se você está com 3 pontos não gastos, a perda só se dá entre os pontos 3 e 4, não havendo redução para o ponto 2. Há algumas árvores de habilidades, sendo que não estão todas já disponíveis, tendo que achá-las. E elas são bastante utéis, pois adicionam novas mecânicas para o combate do jogo.

Braço protético
Durante a aventura, Sekiro encontrará diversas ferramentas que poderão ser acopladas em seu braço, e tem uma boa variedade de ataques, como explosão de fogo, um machado para destruir escudos e até soltar bombinhas para cegar inimigos temporariamente, além de outras. Todos esses braços poderão ser atualizados a fim de ter novos movimentos. Além desses diversos braços, ainda há uma habilidade no braço que é um gancho, onde Sekiro poderá explorar ainda mais os mapas do jogo, tendo essa exploração vertical uma nova forma de prosseguir pelos locais.

Stealth, Combate, vitalidade e postura
Com um combate diferenciado e bastante diferente de Demon's/Dark Souls e Bloodborne, é aqui o ponto alto do jogo. Muitos fãs do gênero Souls-like vão estranhar, inicialmente, o combate, mas logo ficarão acostumados e extremamente viciados nele. O som quando você consegue realizar o parry de sua espada com o golpe do inimigo é sem palavras. E é este sistema de parry o grande foco do combate, onde tem que apertar o botão de defesa no momento que o inimigo irá te acertar. Toda vez que o parry é bem sucedido, é causado dano à postura do inimigo, essa postura aliada à vitalidade, são as formas que se tem de derrotar os inimigos. A vitalidade é o próprio HP, mas se causar dano suficiente a postura, poderá finalizar o inimigo ou retirar uma barra de vitalidade mesmo com o HP não chegando a zero, por isso a importância do parry, mas você também tem sua própria barra de postura, então deverá gerenciá-la bem, assim como fazia com a stamina nos Souls-like. Além do combate, há a mecânica de Stealth, onde poderá finalizar inimigos sem deixar que eles te vejam, e também é útil para começar uma batalha contra mini-boss já na vantagem deles terem uma barra de vitalidade removida com a ação do Stealth.

Dificuldade
Com certeza, o mais difícil de todos soulsborne, e ainda acho, que para fãs do estilo ele seja ainda mais difícil, pois estávamos acostumados com a esquiva em mente, e aqui ela pode ser fatal em vários momentos, tem que ser muito bom no momento certo em usar, por isso prefiro o parry e até mesmo pular a usar a esquiva. Dito isto, para quem nunca jogou nada de Souls, acredito ser mais fácil de dominar as mecânicas de combate comparado aqueles que já jogaram, porém o jogo ainda é bem difícil. Diferente dos Souls, o checkpoint (bonfire), aqui chamado de ídolos, são muito generosos, sempre colados em uma batalha de boss/mini-boss, sem fazer aquele caminho rushando quando morria para tentar de novo, o que é bom, pois você morrerá bastante.

Um gênio chamado Hidetaka Miyazaki
Em Sekiro: Shadows Die Twice, Miyazaki conseguiu inovar o próprio estilo criado, tendo no combate sua principal diferença de seus jogos anteriores, e ainda adicionou essa exploração vertical que deu mais dinamismo para a exploração dos mapas, acessando áreas que à primeira vista pareciam impossíveis de chegar. Na minha opinião, desde que Dark Souls, o primeiro, foi lançado, não víamos essa sua genialidade tanto em level design, como em inovação, mesmo que em Bloodborne seja bem diferente, para mim não teve o mesmo impacto que tem esse jogo, tanto que até então Dark Souls 1 era meu preferido dele, com Bloodborne logo em seguida, mas isso mudou com esse excelente jogo, que, para mim, é o melhor jogo da From Software, o melhor jogo de Miyazaki, o melhor jogo do ano e o melhor da geração até então.

Nota: 10/10

GPYQLsy.png

Link da análise na steam: https://steamcommunity.com/id/firmino/recommended/814380/
 
Ultima Edição:

Knarf.Rocha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.429
Reações
4.829
Pontos
699
OMG, que jogo difícil! Terminei todos os DS e BB, mas esse tá osso. Não passei do Bebum e dei um tempo...
 


hickmorais

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.778
Reações
9.485
Pontos
1.219
Pra mim já é o melhor da From, eu considerava Dark Souls 1 o melhor, agora Sekiro já ultrapassou.

Acho que chega nesse nível de achar que é o melhor depois que pega o jeito do jogo. Enquanto não pega o jeito e fica só na raiva, fica atrás dos outros kkkkk

OMG, que jogo difícil! Terminei todos os DS e BB, mas esse tá osso. Não passei do Bebum e dei um tempo...

Cara... esse jogo é muito estranho, onde alguns passam raiva, outros passam fácil, esse bebum ai pra mim foi moleza, ainda mais por ser lento, passei de primeira, se não me engano passei apenas de 2 ou 3 mini de primeira.

Lembrando que nem zerei ainda
 

Kapeletti

Bam-bam-bam
Mensagens
518
Reações
949
Pontos
293
Concordo com a análise, porém tenho alguns pontos importantes para acrescentar.
Com relação a jogabilidade, sempre fiquei incomodado com a jogabilidade hiper travada de Demon´s Souls e da série Dark Souls. Mas daí veio Bloodborne e deu uma boa melhorada nesse quesito e fazendo desse, meu jogo preferido da série.
Mas eu não acho Sekiro melhor que Bloodborne pelos simples, porém relevantes motivos abaixo:

1 - Defeitos na câmera, em que muitas vezes o adversário faz ações tão rápidas, que a câmera não acompanha e automaticamente desmarca o inimigo. Contra a Lady Butterfly, quando ela dá uns dashes e fica em pé no fio, por várias vezes a câmera não acompanhava, desmarcava ela e ainda me deixava de costas pra véia. Esse problema de câmera acontece com frequência em lugares fechados. Na luta com o Giraffe então... PQP!
Nos cenários normais também, por muitas vezes eu pedia pra marcar o inimigo e isso não acontecia.
2 - Golpes mentirosos. Tinham golpes que eu passava a luta inteira defendendo, mas quando chegava no final da batalha, eu tomava dano desses mesmo golpes, mesmo defendendo. Um exemplo: Na segunda batalha contra Genichiro, aquele golpe que ele gira em câmera lenta e depois dá um combo longo. Eu sempre conseguia defender ou até me esquivar, mas as vezes de frente pra ele, defendendo, todos os golpes simplesmente entravam. Era esse combo longo ou o combo aéreo de flechadas. É claro, estou falando de golpes que podem ser defendidos, o que não é o caso do Elite de Ashina, em que ele dá aquele golpe duplo indefensável de espada, mas aquilo faz parte da mecânica daquele mini boss.

Não são defeitos que me fizeram odiar Sekiro, mas num tipo de jogo altamente punitivo como todos da From Software, acho que a câmera deveria ter menos problemas. Em Bloodborne tem? Sim, porém bem menos do que em Sekiro, provavelmente por conta do jogo usar uma jogabilidade mais rápida.
 

paulosthomaz

Bam-bam-bam
Mensagens
798
Reações
606
Pontos
293
Concordo com a análise, porém tenho alguns pontos importantes para acrescentar.
Com relação a jogabilidade, sempre fiquei incomodado com a jogabilidade hiper travada de Demon´s Souls e da série Dark Souls. Mas daí veio Bloodborne e deu uma boa melhorada nesse quesito e fazendo desse, meu jogo preferido da série.
Mas eu não acho Sekiro melhor que Bloodborne pelos simples, porém relevantes motivos abaixo:

1 - Defeitos na câmera, em que muitas vezes o adversário faz ações tão rápidas, que a câmera não acompanha e automaticamente desmarca o inimigo. Contra a Lady Butterfly, quando ela dá uns dashes e fica em pé no fio, por várias vezes a câmera não acompanhava, desmarcava ela e ainda me deixava de costas pra véia. Esse problema de câmera acontece com frequência em lugares fechados. Na luta com o Giraffe então... PQP!
Nos cenários normais também, por muitas vezes eu pedia pra marcar o inimigo e isso não acontecia.
2 - Golpes mentirosos. Tinham golpes que eu passava a luta inteira defendendo, mas quando chegava no final da batalha, eu tomava dano desses mesmo golpes, mesmo defendendo. Um exemplo: Na segunda batalha contra Genichiro, aquele golpe que ele gira em câmera lenta e depois dá um combo longo. Eu sempre conseguia defender ou até me esquivar, mas as vezes de frente pra ele, defendendo, todos os golpes simplesmente entravam. Era esse combo longo ou o combo aéreo de flechadas. É claro, estou falando de golpes que podem ser defendidos, o que não é o caso do Elite de Ashina, em que ele dá aquele golpe duplo indefensável de espada, mas aquilo faz parte da mecânica daquele mini boss.

Não são defeitos que me fizeram odiar Sekiro, mas num tipo de jogo altamente punitivo como todos da From Software, acho que a câmera deveria ter menos problemas. Em Bloodborne tem? Sim, porém bem menos do que em Sekiro, provavelmente por conta do jogo usar uma jogabilidade mais rápida.

A câmera tem problemas em alguns momentos mesmo, mas funciona em 90% do tempo,na minha opinião é um probleminha pequeno. Além do mais, é fácil mudar de posição no jogo devido a agilidade do personagem. Sempre quando o inimigo começa a me empurrar muito para a parede (onde a camera de fato fica ruim) eu tentava me mover para uma posição mais central.

Quanto aos golpes, não achei eles mentirosos não. Tem golps que tiram um pouco de dano mesmo se não acertar o tempo exato do parry
 

Pinganil

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
358
Reações
380
Pontos
508
A from não decepcionou e entregou algo diferente, mas sem perder a característica da série souls. O jogo me deixa furioso, não sei se está mais difícil que os outros jogos dela, ou eu que estou ficando um jogador de m****. Tirando alguns problemas de Lock em ambientes reduzidos, de resto me agradou muito.
 

hickmorais

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.778
Reações
9.485
Pontos
1.219
A câmera tem problemas em alguns momentos mesmo, mas funciona em 90% do tempo,na minha opinião é um probleminha pequeno. Além do mais, é fácil mudar de posição no jogo devido a agilidade do personagem. Sempre quando o inimigo começa a me empurrar muito para a parede (onde a camera de fato fica ruim) eu tentava me mover para uma posição mais central.

Quanto aos golpes, não achei eles mentirosos não. Tem golps que tiram um pouco de dano mesmo se não acertar o tempo exato do parry

Funciona 90% desde que não lute em uma área mais fechada ou então lute próximo as paredes, pq ai perde o lock e vc se fode.
 
Topo Fundo