O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Análise - Star Wars : Dark Forces II : Jedi Knight

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.481
Reações
60.391
Pontos
1.253
Star Wars : Dark Forces 2 : Jedi Knight , é um first person shooter desenvolvido e lançado pela Lucas Arts em 1997 para a plataforma Windows.O game também está disponível na elogiada loja Steam.
Ele é a sequência direta do tão bem falado "Star Wars : Jedi Knight : Dark Forces".

O Vale dos Jedi
Os eventos de Dark Forces 2 acontecem depois de "O Retorno do Jedi".Você joga com Kyle Katarn (o protagonista da série Jedi Knight),que era um mercenário no primeiro jogo da série.Katarn se encontra com um dróide chamado 8t88,que lhe informa que seu pai,Morgan Katarn,fora matado por Jerec,um Jedi Negro,que pretende reconstruir o império.Kyle pega um disco com 8t88,que só pode ser lido por um outro dróide que está localizado na casa de seu pai.Na mensagem,o pai de Kyle aparece,e o pede para realizar alguns objetivos que ele (seu pai) não pôde concluir.Então o personagem recebe também um sabre de luz,que ajudará bastante nos seus objetivos.​
No meio da jornada,Kyle descobre que Jerec,e outros 6 Jedi Negros (são seus comparsas),procuram por um local chamado "Vale dos Jedi".Aqui as almas de praticamente todos Jedis estão presas,e aquele que conseguir acessa-lo,terá um conhecimento muito maior sobre a força,e assim,deixando-o muito mais forte,quase insuperável.Os 7 Jedi Negros são:​
Jerec,Boc Aseca,Gorc,Padoon C. Boodle,Yun,Sariss,e Maw.​
Curiosamente,o nome Boc Aseca vem do português. A idéia era de colocar no nome uma característica de Boc. Sendo um Twi'lek,Boc Aseca nada mais é do que "Boca Seca" separado.E como você já deve ter percebido,esses 7 serão os chefões do jogo.​
A história desse jogo é simples,porém,há nela personagens muito carismáticos,e elementos interessantes,como o Vale dos Jedi.​
É só mais um FPS..."só" mais um FPS único
Dark Forces 2 parece só mais um daqueles FPS da mesma época,como Quake,Doom,Blood,etc.
Mas suas características o tornam distantes de todos os outros.
Você tem várias armas a disposição,e claro,cada uma tem seus atributos.
As fases são muito bem desenhadas,com várias partes acessíveis,e salas secretas que são recompensadoras.O jogo é lotado de itens para coletar,como escudos,armaduras,munições,tubos de bacta (servem para recuperar a barra de vida),e muito mais.A IA dos inimigos é muito boa,e mesmo que você jogue no modo mais fácil,eles não perderam a oportunidade de te matar.Sim,Dark Forces 2 leva aquele "charme" dos FPS da década de 90,de ser bem difícil.Não só os inimigos mas também as próprias fases tem lugares que o vão deixar nervoso e confuso,e juro que não é exagero.Num dos últimos níveis,eu cheguei a quase...melhor não falar.
Pode não parecer,mas você terá que lutar contra dois chefões ao mesmo tempo.Genial e brutal.
Felizmente,a jogabilidade desse jogo não se resume só a isso.
Aqui,podemos usar um sabre de luz.Ele é muito útil em vários momentos,e obrigatório contra os bosses do jogo.Só que os controles com ele são meio travados,não há muitas opções de golpes,mas o bom é que isso deixa os combates mais cadenciados,com a necessidade de tomar muito cuidado.
E a cada fase passada - dependendo do seu desempenho nela - você ganha um certo número de pontos para adquirir um poder da força,do lado luz,ou do lado negro.
Obviamente,esses poderes se esgotam,porém,com o tempo se recuperam.
E o jogo tem 2 finais,que são determinados por "bom" e "mau".É importante ressaltar que esses poderes são mais do que essenciais nos últimos níveis e contra os bosses.
Cada um deles tem suas estratégias a serem vencidas,mas como era de se esperar,o jogo não te dá nenhuma dica de como vencer. Isso pra mim é muito bom,pois deixa a batalha muito mais emocionante e marcante.Eles tem uma IA riquíssima,muito bem feita,e eles são facilmente memoráveis.
Leia abaixo e depois volte a ver esta imagem.
Há um defeito em Jedi Knight que pode incomodar muito.O Field of View (ou "Campo de Visão") não é agradável,te dá uma sensação claustrofóbica.Tenho certeza que quem jogou Half Life 2 vai me entender.Bom,você pode driblar isso mudando a câmera para terceira pessoa (que tem o mesmo field of view,mas é um pouco mais agradável).
Existe um modo multiplayer em Jedi Knight,mas eu não consegui jogar,porque o jogo é antigo e os servidores oficiais foram fechados a muito tempo,então,só seria possível joga-lo via Hamachi.

Acha o jogo feio? Mas para a época,era um primor técnico
Dark Forces II é um jogo que envelheceu mal.E já na época,possuía gráficos medianos.E digo mesmo dos personagens.A iluminação é o único ponto a se destacar,principalmente em ambientes mais fechados.Mas comparando ao primeirão da série,Jedi Knight deu pulo gigante,evoluiu o bastante para ser aplaudido.Achei os gráficos parecidos com os de Quake,aliás,pode até ter usado a mesma engine (apesar de que,a Lucas Arts disse que essa era uma nova engine,chamada "Sith Engine").Outra coisa : o jogo surpreendentemente,suporta qualquer resolução.Sim,até 1080.Pena que parece ser só um upscale,mas pra um jogo dessa época,já é o bastante.
Qualidade sonora absurda,músicas inesquecíveis,dublagem em PT-BR,e CGs bizzaras

A trilha sonora pega várias músicas da trilogia clássica de Star Wars,que são colocadas nos momentos certos,deixando até o jogador mais empolgado e confiante.E o áudio é atento aos detalhes.O barulho do sabre de luz por exemplo,foi muito bem representado,ficando praticamente idêntico ao som apresentado nos filmes da série.
Agora,uma coisa que poucos games tinham na época,era uma dublagem brasileira (DF2 é um desses poucos).Ela é bizarra em alguns momentos.Os inimigos soltam frases esquisitas como "Lige o jato automático".E pra sua sorte (ou azar),elas vem à todo momento.Mas as legendas e textos foram muito bem traduzidos,e não é em todas as partes que a dublagem é esquisita assim,então ela não chega a ser ruim.
Pior que a dublagem é até muito boa perto das CGs.Elas mixam atores reais com animações computadorizadas,mas isso até que é bom.Agora,as cenas são ridículas,e a atuação não é das melhores.
Para vocês terem uma idéia,Boc parece um retardado aqui.Olhando-as por completo,é impossível não dizer que é semelhante àqueles filmes da "Sessão da Tarde"
Alguns momentos eu cheguei a rir,de tão toscas que elas são.


VEREDITO FINAL:
Star Wars : Jedi Knight : Dark Forces 2 devia estar obrigatoriamente em qualquer lista dos melhores jogos dessa franquia,pois é um jogo magnífico em todos em quesitos.Sim,ele tem os seus defeitos,mas podem facilmente,passar despercebidos.Lembrando que,o jogo é difícil,entretanto,qualquer um que se esforce poderá terminá-lo - eu me esforcei.
Portanto,se você está a procura de um jogo com um bom desafio,e diferenciado,este jogo é ALTAMENTE RECOMENDADO.
Aí vem a perguntinha : " E quem é fã de Star Wars?"
JOGA ESSA OBRA DA LUCAS ARTS!

OBS:Fui eu que tirei esta foto,e o outro jogo receberá uma review feita por mim mesmo
Há duas últimas coisas que eu gostaria de destacar.Primeira:nunca vi uma versão brasileira para download.A outra é que o jogo possui uma expansão chamada "Mysteries of the Sith",que infelizmente não teve uma versão brasileira,e dificilmente você irá encontra-la.E não é apenas uma expansão bobinha,nela,é possível jogar 14 novas missões com a Mara Jade e com Kyle Katarn (pesquise no google para encontrar mais informações),com direito a uma fase extra,estrelada por Luke Skywalker.​
Fim da análise galera.
 

Kobayashi

Bam-bam-bam
Mensagens
14.002
Reações
6.259
Pontos
499
Taí um jogo de PC que eu curto. Na época, foi um sensação um jogo ambientado no universo de Star Wars onde você podia utilizar um sabre-de-luz e também os poderes da força. O multiplayer online desse jogo era divertidíssimo também (joguei muito na antiga Zone).

A continuação, Jedi Outcast, acho ainda melhor que Dark Forces II: Jedi Knight.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.481
Reações
60.391
Pontos
1.253
Taí um jogo de PC que eu curto. Na época, foi um sensação um jogo ambientado no universo de Star Wars onde você podia utilizar um sabre-de-luz e também os poderes da força. O multiplayer online desse jogo era divertidíssimo também (joguei muito na antiga Zone).

A continuação, Jedi Outcast, acho ainda melhor que Dark Forces II: Jedi Knight.
Também curti muito DF2.Pra um fã de Star Wars então (como eu),é uma maravilha.Não sabia que o multiplayer era tão bom assim.Pena que não pude jogar.
 

_kana_

Bam-bam-bam
Mensagens
7.852
Reações
22.095
Pontos
364
passava a vara na angela harry (jan ors) e na milf da valerie wildman (saris).
Janandboc.jpg
Sariss.jpg

e depois matava as duas pra pegar os 2 finais. :kmaroto
 


Mega_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.358
Reações
38.537
Pontos
654

Mega_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.358
Reações
38.537
Pontos
654
Ok.
Só não sei se o primeiro funciona no Windows 7.
Mas acho que funfa sim.

Talvez o Kyle Katarn tenha feito isso nos bastidores.:ksafado

Acabei de baixar o primeiro em um site de abandonware vou tentar rodar a partir do DosBox. O jogo saiu tb pro Play 1 qq coisa rodo nele hehe
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.481
Reações
60.391
Pontos
1.253
Acabei de baixar o primeiro em um site de abandonware vou tentar rodar a partir do DosBox. O jogo saiu tb pro Play 1 qq coisa rodo nele hehe
:eek:
Não sabia que saiu pro PS1.Pelo menos já tá garantido que o jogo vai rodar (se não for no PC,vai no PS1 como tu disse).
Edit:Vi na análise da IGN que o port sofre com quedas de frame,e texturas muito pixeladas.
 

jor280

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.488
Reações
5.366
Pontos
709
Bela analise!:kjoinha
Esta minha lista do que jogar em 2014 está ficando grande demais...
 

Mega_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.358
Reações
38.537
Pontos
654
:eek:
Não sabia que saiu pro PS1.Pelo menos já tá garantido que o jogo vai rodar (se não for no PC,vai no PS1 como tu disse).
Edit:Vi na análise da IGN que o port sofre com quedas de frame,e texturas muito pixeladas.

isso é verdade, o ps1 só tinha 2kb de cache pra textura enqt no pc o game tinha acesso a bem mais que isso.
 

Mega_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.358
Reações
38.537
Pontos
654
rodou lisinho no DosBox, parece mt doom vou ver se jogo o primeiro hj a noite antes de partir pro 2 ;)
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.481
Reações
60.391
Pontos
1.253
Bela analise!:kjoinha
Esta minha lista do que jogar em 2014 está ficando grande demais...
Obrigado!
A minha também tá ficando cada vez maior...
Metal Gear Legacy Collection (7 jogos XD),os Final Fantasy...nem arrisco a falar todos,porque são muitos.
isso é verdade, o ps1 só tinha 2kb de cache pra textura enqt no pc o game tinha acesso a bem mais que isso.
rodou lisinho no DosBox, parece mt doom vou ver se jogo o primeiro hj a noite antes de partir pro 2 ;)
Então.
Que bom uai,se bobear eu até baixo pra jogar o 1.
Parece Doom mesmo,inclusive eu acho que é até a mesma engine.
 

*BAH*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.932
Reações
2.616
Pontos
994
Na época de lançamento de Dark Forces 2 fiquei alucinado com os trailers, mas a jogabilidade com o teclado e o fato do primeiro Dark Forces ter me dado náuseas e dor de cabeça me afastou desse e dos FPS como um todo.
 

Flea.

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.068
Reações
20.632
Pontos
1.144
Bons tempos bons tempos, tinha o primeiro no bom e velho disquetão
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.481
Reações
60.391
Pontos
1.253
Na época de lançamento de Dark Forces 2 fiquei alucinado com os trailers, mas a jogabilidade com o teclado e o fato do primeiro Dark Forces ter me dado náuseas e dor de cabeça me afastou desse e dos FPS como um todo.
Verdade cara,esses dois jogos dão náuseas mesmo.Na fase 17 então,é um sofrimento.
Bons tempos bons tempos, tinha o primeiro no bom e velho disquetão
Eu tenho num CD original com Full Throttle.
bigPhoto_0.jpg

Não sabia que tinha em disquete.Depois vou ver se jogo ele também.
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.691
Reações
2.838
Pontos
1.334
Bacana a análise. Eu cheguei a jogar uma versão demo desse jogo e fiquei impressionado com os cenários na época. Só que meu computador não era grande coisa então nem pensei em comprar a versão completa.

O que eu tinha completo e joguei inteiro foi o primeiro Dark Forces. Foi osso chegar ao final. Eu me lembro que o fato das fases serem grandes e não ter checkpoint dificultava pra caramba o jogo. Ele só salvava, automaticamente, quando o jogo passava de fase. Não me lembro se essa continuação também era assim.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.481
Reações
60.391
Pontos
1.253
Bacana a análise. Eu cheguei a jogar uma versão demo desse jogo e fiquei impressionado com os cenários na época. Só que meu computador não era grande coisa então nem pensei em comprar a versão completa.

O que eu tinha completo e joguei inteiro foi o primeiro Dark Forces. Foi osso chegar ao final. Eu me lembro que o fato das fases serem grandes e não ter checkpoint dificultava pra caramba o jogo. Ele só salvava, automaticamente, quando o jogo passava de fase. Não me lembro se essa continuação também era assim.
Obrigado.
No Dark Forces 1 não tem como salvar?
PQP!
No DF2 tem como salvar a todo momento,e carrega no lugar exato que você tinha parado quando salvou.
Agora,o que eu sei é que ambos tem fases muito grandes e abertas,que não te dão nenhuma dica de como progredir.Se esse jogo fosse lançado hoje (mas com jogabilidade e tudo mais boas pros padrões atuais),aposto que seria alvo de críticas negativas,em relação a dificuldade.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.481
Reações
60.391
Pontos
1.253
Você citou o comentário mas não comentou nada nele.Não entendi.
 

*BAH*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.932
Reações
2.616
Pontos
994
Forum comendo meus textos. E pra piorar não deixa eu apagar as citações.
 

_kana_

Bam-bam-bam
Mensagens
7.852
Reações
22.095
Pontos
364
O que eu tinha completo e joguei inteiro foi o primeiro Dark Forces. Foi osso chegar ao final. Eu me lembro que o fato das fases serem grandes e não ter checkpoint dificultava pra caramba o jogo. Ele só salvava, automaticamente, quando o jogo passava de fase. Não me lembro se essa continuação também era assim.

na verdade, comparar dark forces 1 com o 2 nao tem nada a ver.
eh praticamente outro jogo, mas com o mesmo personagem.
o primeiro era doom mesmo, foco total em armas de fogo e
apenas isso - afinal, o cara era quase um pirata do espaço como
han solo... save somente no final das fases (e eram longas, bem
piores que as fases do doom...).
o 2 eh que a coisa muda, ele vira jedi e, durante o percurso, escolhe
se vai pro lado negro ou nao. mas como entra o sabre e o uso da
força, o jogo do meio pra frente fica muito corporal, muita magia e
espadada, com save a todo momento pra facilitar as coisas.
unico ponto fraco dele eram os graficos (a engine era mais fraca que
quake 2) e o multiplayer nao era tao facil configurar. mas de single
player, eh pau a pau com os grandes, como hl1 e system shock.
 

*BAH*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.932
Reações
2.616
Pontos
994
Verdade cara,esses dois jogos dão náuseas mesmo.Na fase 17 então,é um sofrimento.

Eu tenho num CD original com Full Throttle.
bigPhoto_0.jpg

Não sabia que tinha em disquete.Depois vou ver se jogo ele também.


Como eu tentei dizer antes, esse disco também passou na minha mão. Acho que vinha num kit multimidia da Creative.

Possivelmente foi esse Dark Forces que me rendeu algumas neosaldinas. Em compensação, Full Throttle foi só alegria! :ksafado
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.481
Reações
60.391
Pontos
1.253
na verdade, comparar dark forces 1 com o 2 nao tem nada a ver.
eh praticamente outro jogo, mas com o mesmo personagem.
o primeiro era doom mesmo, foco total em armas de fogo e
apenas isso - afinal, o cara era quase um pirata do espaço como
han solo... save somente no final das fases (e eram longas, bem
piores que as fases do doom...).
o 2 eh que a coisa muda, ele vira jedi e, durante o percurso, escolhe
se vai pro lado negro ou nao. mas como entra o sabre e o uso da
força, o jogo do meio pra frente fica muito corporal, muita magia e
espadada, com save a todo momento pra facilitar as coisas.
unico ponto fraco dele eram os graficos (a engine era mais fraca que
quake 2) e o multiplayer nao era tao facil configurar. mas de single
player, eh pau a pau com os grandes, como hl1 e system shock.
Acho que você não entendeu direito _kana_.
Quando ele fala "Não me lembro se essa continuação também era assim",ele estava falando sobre os saves,e não as diferenças entre o primeiro e o segundo Dark Forces.
Mas,de qualquer jeito,concordo com você,o singleplayer era muito bom,e do DF1 pro 2 mudou bastante.Coloquei que os gráficos eram bons pra época,porque não tenho ideia de como era o visual dos jogos naquele tempo.
 

_kana_

Bam-bam-bam
Mensagens
7.852
Reações
22.095
Pontos
364
Acho que você não entendeu direito _kana_.
Quando ele fala "Não me lembro se essa continuação também era assim",ele estava falando sobre os saves,e não as diferenças entre o primeiro e o segundo Dark Forces.
Mas,de qualquer jeito,concordo com você,o singleplayer era muito bom,e do DF1 pro 2 mudou bastante.Coloquei que os gráficos eram bons pra época,porque não tenho ideia de como era o visual dos jogos naquele tempo.

de grafico ele ficava sensivelmente abaixo: era de médio pra fraco.
quake 2, que era a media de mercado e nivelou todo mundo, ja
tinha contagem poligonal maior e efeitos de luzes ambientes.
unreal que veio logo em seguida botou reflexo, glows, o diabo.
na expansao com a mara jade eles acrescentaram a iluminacao
ambiente por direct 3d, mas mesmo assim ficava abaixo da média
(todos os outros jogos usavam opengl). mas os chefoes, as fases
longas e as cutscenes compensavam em tudo.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.481
Reações
60.391
Pontos
1.253
Como eu tentei dizer antes, esse disco também passou na minha mão. Acho que vinha num kit multimidia da Creative.

Possivelmente foi esse Dark Forces que me rendeu algumas neosaldinas. Em compensação, Full Throttle foi só alegria! :ksafado
Agora sim.
Ouvi dizer que esse disco é raro.
Dark Forces chega a dar náusea mesmo.Só não lembro se o primeiro é desse jeito também.Full Throttle é considerado um clássico,pena que nunca joguei.Mas sinto que algum dia vou tomar vergonha na cara e irei joga-lo.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.481
Reações
60.391
Pontos
1.253
de grafico ele ficava sensivelmente abaixo: era de médio pra fraco.
quake 2, que era a media de mercado e nivelou todo mundo, ja
tinha contagem poligonal maior e efeitos de luzes ambientes.
unreal que veio logo em seguida botou reflexo, glows, o diabo.
na expansao com a mara jade eles acrescentaram a iluminacao
ambiente por direct 3d, mas mesmo assim ficava abaixo da média
(todos os outros jogos usavam opengl). mas os chefoes, as fases
longas e as cutscenes compensavam em tudo.
Hummm não sabia disso.Apesar do gráfico ser abaixo da média,não chegou a me incomodar.
Tava procurando uma iso da expansão de Dark Forces 2,mas não achei.Sem ela,não estou conseguindo instalar.Porque quando clico em "setup",pede o CD.
 

Barb

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.511
Reações
6.174
Pontos
959
Joguei esse jogo pra c***lho, inclusive foi o primeiro que eu joguei online com um amigo meu via tcp/ip na internet discada... Bons tempos.
Acabei de lembrar que a voz do Jerec é do Luiz Carlos de Moraes , o mesmo do Peter Griffin kkk
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.481
Reações
60.391
Pontos
1.253
Joguei esse jogo pra c***lho, inclusive foi o primeiro que eu joguei online com um amigo meu via tcp/ip na internet discada... Bons tempos.
Acabei de lembrar que a voz do Jerec é do Luiz Carlos de Moraes , o mesmo do Peter Griffin kkk
KKKKKK cara dessa eu não suspeitava.
Bem que eu queria jogar o online.Mas os servidores foram fechados né,fazer o que.
O bom é que o singleplayer do jogo é sensacional.
 

hickmorais

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.775
Reações
9.484
Pontos
1.219
Joguei na época e achava foda demais, porém eu empaquei logo no começo e não consegui joga-lo todo
 

Barb

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.511
Reações
6.174
Pontos
959
E digo mais, Kyle Katarn tinha que aparecer no Ep 7
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.481
Reações
60.391
Pontos
1.253
Joguei na época e achava foda demais, porém eu empaquei logo no começo e não consegui joga-lo todo
Normal.
Esse jogo é bem difícil.As fases são complexas,assim como os inimigos.
Você tem que ver é o último chefe.
Eu acho impossível derrota-lo sem usar a "proteção da força".
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
Sou muito fã da primeira trilogia de Star Wars e qualquer game sobre seu universo me interessa.

Não joguei este game, mas, mas... tá feio demais isso aí, hein?

Será que as fotos postadas não são "maus momentos"? Na época não era possível caprichar em todos os detalhes, então partes do cenário e inimigos ficavam toscos se vistos de perto.

Por exemplo, de Tomb raider 2 também sairiam screnshots feiosas, dependendo do ângulo e do momento. Mas era um game visualmente agradável no geral.
14802-tomb-raider-ii-starring-lara-croft-windows-screenshot-lara.jpg


14780-tomb-raider-ii-starring-lara-croft-windows-screenshot-a-summersault.jpg

23210-tomb-raider-ii-starring-lara-croft-windows-screenshot-lara.jpg
 
Topo Fundo