O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Análise - Street Fighter Zero 3 (Playstation)

pulga_old_school

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
226
Reações
160
Pontos
724
http://hardcoreoldschoolgamers.blog...d-max=2015-01-16T05:31:00-08:00&max-results=7

Street Fighter Zero 3 - Playstation (1998)


Produtora: Capcom
Distribuidora: Capcom
Outras plataformas: Saturn, Dreamcast, PSP, PC, Game Boy Advance e Arcade



Costumo dizer que Street Fighter Zero 3 foi o milagre da Capcom no Playstation, um port caprichado onde a produtora se preocupou com as limitações do hardware e executou um trabalho digno de ser lembrado até hoje. Quem joga games a muito tempo sabe que na época da guerra Saturn vs Playstation o console da Sony apanhava feio no quesito 2D, graças a sua capacidade de memória ram baixa (1MB) sem a possibilidade de expansão que tínhamos na plataforma da Sega. Quem não se recorda de X-Men vs Street e Marvel vs Street? No Playstation sequer podíamos trocar de personagem durante as lutas... Street Fighter Zero e Zero 2 também roda de maneira mais fluída no Saturn, apesar de não necessitar do cartucho de expansão.



Ok! Disso tudo nós sabemos, voltaremos então ao jogo em questão aqui e a plataforma que escolhi para falar um pouco sobre. Por qual motivo considero esse tão glorioso milagre da Capcom no Playstation? Como disse no começo do texto, o game roda suave, com boa taxa de quadros por segundo, sem loadings excessivos e gráficos maravilhosos. Até alguns detalhes que eram sprites 2D foram substituídos por polígonos para aliviar. No jogo em si, foram adicionados diversos extras, como os modos Survival, Word Tour, mais personagens, etc.


A jogabilidade deu uma bela alterada em relação aos dois games anteriores da série com adição de

três sistemas de estilos de luta baseado no Street Fighter Zero (A-ISM), Street Fighter Zero 2 (V-ISM) e Super Street Fighter II Turbo (X-ISM). Os golpes seguem o padrão da série, nada a ser declarado para quem joga Street Fighter ao menos um pouquinho. As músicas são agradáveis e combinam bem com os cenários de cada personagem, dificilmente a Capcom escorrega nesse quesito. Ah, os cenários... São bem detalhados, bem a frente dos dois primeiros games da série, mas ainda acho a SNK a campeã quando o assunto é esse. O nível de detalhismo da concorrente da Capcom na época era de se espantar. Mas deixo pra falar sobre isso quando fizer uma análise de algum game da empresa.

Em geral é isso que tenho a dizer sobre essa versão de Street Fighter Zero 3 para Playstation, não fiz comparações com Saturn e Dreamcast pois simplesmente não é o objetivo (vou escrever sobre essas duas versões futuramente), queria apenas citar como esse é simplesmente o melhor jogo 2D criado para o PSX e que merece ser apreciado sem comparações com plataformas com melhor performance 2D.

Abaixo seguem as fotos das versões que possuo em minha coleção.


SFA3 versão americana


SFZ3 japonês completo com manual e spine card
 

slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.486
Reações
39.599
Pontos
1.053
Adoro esse jogo, foi o primeiro que peguei no ps1, joguei muito com marvel vs capcom.
Quero pegar naquela coletania que vem todos.
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.728
Reações
18.640
Pontos
744
Excelente jogo em uma maravilha de conversão.

Joguei até quase cair os dedos.

So long
 

Celagus

Bam-bam-bam
Mensagens
1.057
Reações
982
Pontos
313
Joguei muito essa versão, gostava do World Tour acho q só joguei menos q a versão do psp
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.219
Reações
3.980
Pontos
1.109
Já joguei esse port do SF Zero 3 nas locadoras e gostei muito dele.

Não chegou a me irritar como os ports dos KOF 95 e 96 para o console.
 


liofreitas

Bam-bam-bam
Mensagens
1.605
Reações
2.190
Pontos
453
Até hoje o meu Street Fighter preferido. Joguei muito no PS1 e até no GBA, mas hoje, considero a versão definitiva a do PSP (mas posso estar errado :viraolho) rs
 

pulga_old_school

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
226
Reações
160
Pontos
724
Até hoje o meu Street Fighter preferido. Joguei muito no PS1 e até no GBA, mas hoje, considero a versão definitiva a do PSP (mas posso estar errado :viraolho) rs

Jogo muito no PSP também, aliás, desde que o game saiu no PSP eu jogo nele hahaha. Mas a menina dos sonhos de todos é a versão do Sega Saturn.
 

liofreitas

Bam-bam-bam
Mensagens
1.605
Reações
2.190
Pontos
453
Jogo muito no PSP também, aliás, desde que o game saiu no PSP eu jogo nele hahaha. Mas a menina dos sonhos de todos é a versão do Sega Saturn.
Mas a versão do PSP não tinha mais lutadores? (sei lá posso estar viajando, mas ouvi ou li isso em algum lugar rsrs)
 

pulga_old_school

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
226
Reações
160
Pontos
724
Penso que o Capcom x SNK seja um game que puxe ainda mais do Play que o Street Zero 3.

Nunca joguei, fiquei apenas na do Dreamcast. Vou ver se baixo pra ver como ficou!

Mas a versão do PSP não tinha mais lutadores? (sei lá posso estar viajando, mas ouvi ou li isso em algum lugar rsrs)

Acho que sim, mas me expressei mal... a do Saturn é o sonho pela raridade, etc.
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.156
Reações
41.035
Pontos
1.064
put* jogaço.

Ainda não entendo como a crítica acha o Street Zero 2 o melhor da trilogia.

:kzonzo
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.742
Reações
4.317
Pontos
703
Joguei tanto no PS1 que quando peguei a versao do Arcade nao notei muita diferença
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
Bom tópico. Belíssimo game. Embora tenha iniciado a geração com Saturn, na época já tinha trocado pelo Playstation.

Na teoria, Playstation não era o melhor 3D, não era o melhor 2D. Na prática, exibiu gráficos e jogos tops e surpreendeu tecnicamente sem precisar de expansores. Mereceu o sucesso que fez. Que hardware bem planejado!
Penso que o Capcom x SNK seja um game que puxe ainda mais do Play que o Street Zero 3.
Esse não pequei. Fiquei curioso agora para conhecer.
 

maurosapo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.827
Reações
6.874
Pontos
979
Sempre me perguntei porque SFA 3 não usava a placa CPS 3, esse port para o PSX pode ser a explicação pois são muitos próximos mesmo sendo lançado poucos meses depois, o que leva a crer que foram produzidos ao mesmo tempo.

Usar a já obsoleta na época, CPS2, também ajudou nos outros ports, a versão GBA é excelente e considero um milagre até maior que a versão PSX.
 

GuiPeli

Habitué da casa
Mensagens
164
Reações
161
Pontos
69
Ótima conversão realmente, ainda mais levando em conta as péssimas conversões da Capcom para o PSX na época.
 

Nargwya

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.503
Reações
5.168
Pontos
703
Bom tópico!

Qual o motivo do Alpha 2 ser considerado o melhor da trilogia?

Os jogos da coletânea do PS2 são baseados nas versões pra PS1?

1725%20-%20Street%20Fighter%20Alpha%20Anthology%20%28USA%29%20-%20Street%20Fighter%20Alpha%20Anthology%20-%20Fighting%20-%208%20-%2013-06-2006.jpg
 

maurosapo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.827
Reações
6.874
Pontos
979
Bom tópico!

Qual o motivo do Alpha 2 ser considerado o melhor da trilogia?

Os jogos da coletânea do PS2 são baseados nas versões pra PS1?
São ports diretos do Arcade incluindo todas as variações,
pena que a versão definitiva do Alpha 3, SFA 3 Max do PSP, ficou de fora (ter sido lançada após essa compilação pode ter a ver com isso:kpensa),
ao menos colocaram a versão 'Upper' do Arcade no disco,
apesar de ter o mesmo nome da versão GBA, os personagens extras do portátil ficaram de fora.
 
Ultima Edição:

Edi (FZ2D)

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.883
Reações
53.636
Pontos
1.284
Sempre me perguntei porque SFA 3 não usava a placa CPS 3, esse port para o PSX pode ser a explicação pois são muitos próximos mesmo sendo lançado poucos meses depois, o que leva a crer que foram produzidos ao mesmo tempo.

Usar a já obsoleta na época, CPS2, também ajudou nos outros ports, a versão GBA é excelente e considero um milagre até maior que a versão PSX.
Street Fighter Zero 3 tbém foi lançada no NAOMI

Além do mais, a CPS-3 estava tebdo problemas de hardware, pois era muito frágil, e os clientes da Capcom não queriam mais.

O SFA3 foi pra não perder essa clientela, digamos assim. Se fosse lançado no CPS-3 iria falhar miseravelmente.


Enviado de um aparelho que transmite sonhos!!!
 
Ultima Edição:

SKT Leonhart

Bam-bam-bam
Mensagens
1.102
Reações
1.368
Pontos
203
Também tenho original essa versão. Pena que é só o disco.
Melhor jogo de luta 2d, sem comparações
 

Gray-fox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.237
Reações
10.827
Pontos
1.034
Na minha opinião o melhor jogo da série street fighter já lançado, apesar de ser o mais broken, essa versão do Playstation foi um milagre mesmo, adicionaram muito conteúdo e a perda em relação ao arcade não foi uma coisa muito incapacitante em gameplay, foram mais cortes de animações em cenas de comemoração e animação inicial.

Enviado de meu ASUS_Z017DC usando Tapatalk
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Muito bom.

Eu tenho a versão do Dreamcast, é de longe a versão que mais joguei, mas joguei muito a de Playstation também, passava todo dia na casa de um amigo para irmos juntos pra escola, sempre um pouco antes para tirarmos algumas partidas, nem que para isso chegássemos atrasados na escola, as vezes nem íamos, ele morava com a vó e ela nem se importava se ele ia ou não. haha

Apesar de ser um excelente conversão sofria muito na versão do Playstation, me parecia muito lenta e travada, a velocidade que estava acostumado em casa era completamente diferente, o que dava grande vantagens para meus amigos que possuíam Playstation, mas quando jogávamos meu Dreamcast no fim de semana era a minha vez de comandar, aí o bicho pegava. :D

Mesmo gostando muito de Zero 3 prefiro muito mais o Zero 2, está no top 10 dos jogos que mais joguei na vida, mantenho carinhosamente a minha versão de Saturn onde joguei demais, mas o lugar que mais joguei foi evidentemente nos fliperamas onde esse jogo fez um baita e duradouro sucesso. Pelo que me lembro gosto mais de Zero 2 porque o gameplay parece mais fluído apesar de ter bem menos opções, é mais prazeroso controlar o personagem em minha opinião, além de ser excelente, bonito e nostálgico.
 

ssj4ac

Bam-bam-bam
Mensagens
7.209
Reações
13.428
Pontos
353
Muito bom.

Eu tenho a versão do Dreamcast, é de longe a versão que mais joguei, mas joguei muito a de Playstation também, passava todo dia na casa de um amigo para irmos juntos pra escola, sempre um pouco antes para tirarmos algumas partidas, nem que para isso chegássemos atrasados na escola, as vezes nem íamos, ele morava com a vó e ela nem se importava se ele ia ou não. haha

Apesar de ser um excelente conversão sofria muito na versão do Playstation, me parecia muito lenta e travada, a velocidade que estava acostumado em casa era completamente diferente, o que dava grande vantagens para meus amigos que possuíam Playstation, mas quando jogávamos meu Dreamcast no fim de semana era a minha vez de comandar, aí o bicho pegava. :D

Mesmo gostando muito de Zero 3 prefiro muito mais o Zero 2, está no top 10 dos jogos que mais joguei na vida, mantenho carinhosamente a minha versão de Saturn onde joguei demais, mas o lugar que mais joguei foi evidentemente nos fliperamas onde esse jogo fez um baita e duradouro sucesso. Pelo que me lembro gosto mais de Zero 2 porque o gameplay parece mais fluído apesar de ter bem menos opções, é mais prazeroso controlar o personagem em minha opinião, além de ser excelente, bonito e nostálgico.

E qual versão é a melhor na sua opinião a do Dreamcast ou Saturno quanto a Street Fighter Alpha 3?

E dentre todas versões até PSP, GBA, PS2, PS1, Saturno, Dreamcast e Arcade como ficaria a ordem quanto ao Alpha 3?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
E qual versão é a melhor na sua opinião a do Dreamcast ou Saturno quanto a Street Fighter Alpha 3?

E dentre todas versões até PSP, GBA, PS2, PS1, Saturno, Dreamcast e Arcade como ficaria a ordem quanto ao Alpha 3?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Só aluguei Alpha 3 duas vezes pro Saturn e joguei poucas vezes no fliperama, quando as máquinas chegaram por aqui as casas de jogos estavam começando a fechar, mas a versão Arcade é sempre a matriz portanto o ideal, sendo assim a melhor, dizem que a versão do Saturn é a que mais se aproxima considerando as animações, gráficos, resolução, velocidade e hitboxes, eu sou mais acostumado com a versão do Dreamcast portanto colocaria como a minha segunda preferida, mas entendo quem acredite que a velocidade, resolução e diferença nos hitboxes atrapalhem a experiência premeditada.

Não joguei as versões de GBA, PS2 e PSP, quase comprei a de PSP um tempo atrás mas não fico muito satisfeito jogando luta em portáteis e preferi deixar passar.

O melhor de todas as versões é o conteúdo, Street Fighter Zero 3 dá para curtir para sempre, se com o Zero 2 que possui muito menos que isso tem a durabilidade infinita, imagine só, acredito que todas as versões sejam competentes dentro de suas limitações.
 

gamero

Ser evoluído
Mensagens
63
Reações
45
Pontos
38
A versão de PSP é a melhor em conteúdo e personagens!! Também tem um modo World tour um pouco mais completo que a do ps1!! Dava pra criar umas barras muito boas, tipo as do Capcom vs SNK 2!!
Agora o "povo" acha o zero 2 melhor por causa da popularidade!! Qualquer buteco tinha zero 2, e ele não era tão técnico quanto o zero 3, era mais "farofeiro"!!! Aprecio os 2!! Numa maneira de diversão casual o 2!! Competição técnica o 3!!

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk
 

Edi (FZ2D)

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.883
Reações
53.636
Pontos
1.284
E qual versão é a melhor na sua opinião a do Dreamcast ou Saturno quanto a Street Fighter Alpha 3?

E dentre todas versões até PSP, GBA, PS2, PS1, Saturno, Dreamcast e Arcade como ficaria a ordem quanto ao Alpha 3?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Me parece que a versão PS2 é a versão default do Arcade sem os extras.

Por conteúdo, a versão PSP se destaca, porém, o ponto negativo fica por conta do controle.

A versão do Dreamcast tem todos os extras, roda com o dobro da resolução da versão de Sega Saturn e na época tinha suporte online.

Para nós acaba não fazendo muita diferença pois temos acesso a maioria das versões pelo entusiasmo de possuir vários consoles ou emular, mas pra mim a melhor opção é a do Dreamcast vua VGA

Enviado de um aparelho que transmite sonhos!!!
 

CrimsonKiryu

Bam-bam-bam
Mensagens
562
Reações
1.176
Pontos
333
A versão de PSP é a melhor em conteúdo e personagens!! Também tem um modo World tour um pouco mais completo que a do ps1!! Dava pra criar umas barras muito boas, tipo as do Capcom vs SNK 2!!
Agora o "povo" acha o zero 2 melhor por causa da popularidade!! Qualquer buteco tinha zero 2, e ele não era tão técnico quanto o zero 3, era mais "farofeiro"!!! Aprecio os 2!! Numa maneira de diversão casual o 2!! Competição técnica o 3!!

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk
Bom, eu não sei os outros, mas esse não é o motivo pelo qual eu prefiro o Alpha 2. Balanceamento, esse é o motivo. Alpha 3, pelo fato de ter vários novos lutadores e terem diferentes estilos de luta (os famosos ISM), joga o balanceamento pela janela, e por isso, muitas lutas sao injustas e alguns lutadores sao claramente melhores que outros. Alpha 2, por ter um roster mais limitado mas bem pensado, ele e muito bem balanceado, o que eu acho que é a segunda coisa mais importante num jogo de luta (a primeira sendo controle), e a musica e cenários também são melhores no 2 em sua maioria.
 

duke_tolgo

Bam-bam-bam
Mensagens
364
Reações
836
Pontos
268
considero street fighter alpha 3 o melhor de todos da franquia, já o port de ps1 achei que ficou bem competente, algo que achava legal nessa versão, era modo pra destravar alguns personagens, pelo que me lembre tinha que terminar world tour mode, num determinado level... ate me surpreendi ao ver guile no jogo, e achei legal ve-lo no estilo gráfico da serie alpha, fora os outros personagens que voltaram ala fei long, deejay,blanka etc... o que não curti no alpha 3, e o estilo dos finais... onde todos enfrentam bison e o derrotam,com finais muito semelhantes, achava bem mais legal o estilo do zero 2, que cada personagem tinha seus próprios adversários finais, e com finais mais variados.^^

sobre a melhor versão do alpha 3 fico com do psp, por ser a mais completa... um detalhe que não gostei nessa versão, quando adicionaram novos personagens (na verdade foram ripados de jogos que já existiam, e adaptados para alpha 3, claro capcom sendo capcom) ... não adicionaram cenários, e trilha sonora pros novos personagens, novamente capcom sendo capcom, o que esperar dessa empresa ¬¬ não e algo que que estrague jogo, mais achei mancada da parte da capcom.

Penso que o Capcom x SNK seja um game que puxe ainda mais do Play que o Street Zero 3.
na época não esperava muito desse port, achava que ficaria bem ruim, mais ao jogar pela primeira vez me surpreendi, por causa dos seus loading entre as lutas, que eram bem rápidos, algo em torno de 2 ou 3 segundos, diferente dos loading dos kof que eram bem chatinhos.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo