O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


"Análises bidimensionais" - Samurai Shodown II (Arcade/Neo-Geo AES e CD)

2D GAMER

Habitué da casa
Mensagens
126
Reações
299
Pontos
88
O ano era 1994, o gênero de luta estava no auge nos ARCADES com todo tipo de jogo que se podia imaginar, incluindo clássicos super populares como Street Fighter 2, Mortal Kombat 2, Fatal Fury Special, Virtua Fighter (lembrando que nesse ano também saiu o primeiro The King of Fighters) e é claro, um certo jogo de luta de espadas chamado Samurai Shodown.

Samurai Shodown saíra no ano anterior, em 1993, mas ainda era bastante jogado por muitos. O jogo se tornou muito famoso por seu estilo diferenciado, com o uso de armas brancas pelos lutadores, um estilo altamente técnico de duelo, aonde uma espadada estratégica no momento certo podia virar uma luta, com direito a todo um clima da época do Japão feudal,com fortes referências à cultura nipônica, além da presença de um narrador japonês com suas icônicas expressões "Idatindioni ipome, Sobo!! Sanbomê, Sobo!! Origotô!!" (nao sei se tá certo, mas é assim que eu entendo rs. A trilha sonora tinha temas variados, incluindo alguns tipicamente japoneses, com direito a tambores orientais e tudo o mais pra ajudar a criar aquele clima feudal nipônico.

Os lutadores complementavam o contexto, sendo formado em grande parte por samurais, ninjas e afins. Os gráficos e animações eram incríveis pros padrões de um jogo 2D da época e havia ainda a presença de uns Fatalities (ainda que sem o gore exagerado de Mortal Kombat).

O resultado de tudo isso não poderia ser outro, SS tornou-se um grande sucesso, tanto de crítica quanto de público, arrebatando mesmo muito fãs de Street Fighter e Mortal Kombat, tanto que Samurai Shodown chegou até mesmo a ser eleito como o jogo do ano de 1993 (salvo engano, pela revista de games americana EGM), vindo depois a migrar do Arcade/Neo-Geo pra inúmeras outras plataformas, como SNES, Mega Drive, Sega-CD, 3DO, Game Boy, Game Gear etc.

A SNK, vendo toda a repercussão de SS, lançou umaa inevitável sequência no ano seguinte de 94 e conseguiu o que parecia impossível, Samurai Shodown 2 era ainda melhor que o 1°!! Tudo que havia de bom no originaal foi melhorado, havendo a inclusão de novos golpes, além de um tipo de Super Combo, o movimento de esquiva (bastante útil), "provocações" (herança de Art of Fighting, também da SNK) e um golpe cômico chamado "Super Deformed", no qual vc transformava o oponente num "bonequinho cabeçudo", espécie de tiração de sarro que lembrava um pouco os Babalities e Friendships de MK2. Também foram adiciondos novos lutadores, comoo casca-grossa espadachim Genjuro, o bombadão de braço metálico Sieger, o velinho apelão Nicotine, a "menina-onça" Cham-Cham (que tinha uma magia irada!!) e o novo chefao final, no caso chefona, a diabólica (e unhuda) Mizuki, que junto com seu cachorro transmorfo apelam sem dó!! Complementando tudo isso tivemos uma considerável melhora nos gráficos e animaçoes, que ficaram ainda melhores que os do 1° jogo.

Por tudo isso, com Samurai Shodown 2, a SNK criou aquele que é geralmente considerado o melhor da série e sem dúvida um dos melhores jogos de luta da década de 90.

Desnecessário dizer que o jogo é altamente recomendado para fans de filmes e histórias de samurais, apaixonados pela cultura e História japonesas e acima de tudo para todo fan de jogos de luta 2D e gamers de gosto refinado em geral. Obrigatório!!

Avaliação : 5/5 - Excelente.

Screenshot_2020-10-16-08-08-09-2.png Screenshot_2020-10-16-08-08-13-1.pngScreenshot_2020-10-16-08-08-18-1.png Screenshot_2020-10-16-08-08-22-1.pngScreenshot_2020-10-16-08-08-26-1.png Screenshot_2020-10-16-08-08-30-1.pngScreenshot_2020-10-16-08-08-42-2.png Screenshot_2020-10-16-08-08-46-1.pngScreenshot_2020-10-16-08-08-55-1.png images.jpeg
 
Ultima Edição:

John Henry Eden

Bam-bam-bam
Mensagens
1.121
Reações
3.197
Pontos
453
Em quanto muitos adoravam Street Fighter II para Mega Drive/Super Nintendo , o jogo de luta que eu mais alugava era o Samurai Spirits para Mega Drive um port da Takara, outra empresa que eu eu admirava.

Essa versão em questão nunca joguei em um videogame, apenas por emulação, mas joguei muito o Samurai Spirits III e IV ambos para o Sega Saturn.

Sempre fui admirador dos jogos da SNK, apesar de nunca ter visto um NEOGEO AES, em 96 cheguei a ver um NEOGEO CD, ele custava quase 1000,00 e acredito que não vinha nenhum jogo, sempre foi meu sonho ter um, acredito que todos que admiravam a SNK gostariam de ter um NEOGEO,mesmo o CD.
 

2D GAMER

Habitué da casa
Mensagens
126
Reações
299
Pontos
88
Em quanto muitos adoravam Street Fighter II para Mega Drive/Super Nintendo , o jogo de luta que eu mais alugava era o Samurai Spirits para Mega Drive um port da Takara, outra empresa que eu eu admirava.

Essa versão em questão nunca joguei em um videogame, apenas por emulação, mas joguei muito o Samurai Spirits III e IV ambos para o Sega Saturn.

Sempre fui admirador dos jogos da SNK, apesar de nunca ter visto um NEOGEO AES, em 96 cheguei a ver um NEOGEO CD, ele custava quase 1000,00 e acredito que não vinha nenhum jogo, sempre foi meu sonho ter um, acredito que todos que admiravam a SNK gostariam de ter um NEOGEO,mesmo o CD.

Sou louco por Street Fighter, mas os jogos da SNK são excelentes também e a minha franquia preferida dela é exatamente Samurai Shodown!! Samurai 2 é basicamente uma versão melhorada do primeiro, que já era sensacional. Joguei muito mano!! ( e ainda jogo).

Apesar dos Samurai 3 e 4 terem dividido a opiniao de muitos fans dos dois primeiros que nao curtiram as mudanças que eles trouxeram (a maioria considera o 2 o melhor da série), eles também são bacanas, além de terem um gráfico assombrosamente F*da, ainda mais bem feito que o do 2 (que já era bonitão).

Sempre quis ter um Neo-Geo, especialmente o AES, pq é um console incrível e poderoso pra retrogames 2D, além de ter várias franquias maravilhosas. O que sempre lascou, infelizmente foi o preço elevado dele :/
 
Ultima Edição:

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Ainda acho a arte e, principalmente, a atmosfera desse jogo incríveis. A jogabilidade é interessante, consegui compreender a noção do jogo, mas nunca dominei a essência dele. Eu me considero ruim nesse título, mas faço o adendo de que eu jogava contra o computador. É notório que a IA dos jogos da SNK possuíam uma dificuldade forçada, prevendo todos os seus ataques. Em um jogo como esse, no qual o foco não estava nos combos, mas em acertar o ataque certo, na hora certo, esse "poder" de prever o futuro era muito mais nocivo que em outros tipos de jogos de luta. Seria interessante jogar contra jogadores humanos, pena que a turma que jogue online seja só os veteranos, gente de alto nível. Aí não dá pra mim.

Também aproveito para elogiar a coragem dos desenvolvedores: naquela época, tinha que ter muita ousadia pra fazer algo diferente de Street Fighter II. Do ponto de vista empresarial, é óbvio que deve-se buscar uma unicidade, uma identidade, a fim de se destacar. Todavia, na prática, ninguém quer correr riscos, então focam os seus investimentos em uma fórmula mais manjada e comprovada o sucesso, ainda que o retorno seja menor; importante mesmo é garantir a segurança. Por isso, tenho grande apreciação por essa época dos videogames, parece que todo mundo estava mais disposto a correr riscos e os jogadores se beneficiavam de uma variedade incrível.
 
Ultima Edição:

John Henry Eden

Bam-bam-bam
Mensagens
1.121
Reações
3.197
Pontos
453
2D GAMER, na realidade eu gosto dos jogos da Capcom (Street Fighter apartir da saga Alpha e Street Fighter III,Vampire Savior,D&D,Captain Commando, X- Men,Marvel Super Heroes,Marvel Vs. Capcom e outros tantos), mas a SNK estava em outro nível, os jogos dela me chamavam mais a atenção, assim como os RPG's da Squaresoft dos anos 90.

Pensando bem acho que Samurai Spirits foi meu o primeiro jogo de luta que mais joguei no Mega Drive, eu sempre alugava ele,Phantasy Star II e outro jogo qualquer.

Infelizmente o Samurai Spirits II nunca foi lançado para o SS,outro detalhe são as musicas em AST são lindas
 
Ultima Edição:


2D GAMER

Habitué da casa
Mensagens
126
Reações
299
Pontos
88
Ainda acho a arte e, principalmente, a atmosfera desse jogo incríveis. A jogabilidade é interessante, consegui compreender a noção do jogo, mas nunca dominei a essência dele. Eu me considero ruim nesse título, mas faço o adendo de que eu jogava contra o computador. É notório que a IA dos jogos da SNK possuíam uma dificuldade forçada, prevendo todos os seus ataques. Em um jogo como esse, no qual o foco estava nos combos, mas em acertar o ataque certo, na hora certo, esse "poder" de prever o futuro era muito mais nocivo que em outros tipos de jogos de luta. Seria interessante jogar contra jogadores humanos, pena que a turma que jogue online seja só os veteranos, gente de alto nível. Aí não dá pra mim.

Também aproveito para elogiar a coragem dos desenvolvedores: naquela época, tinha que ter muita ousadia pra fazer algo diferente de Street Fighter II. Do ponto de vista empresarial, é óbvio que deve-se buscar uma unicidade, uma identidade, a fim de se destacar. Todavia, na prática, ninguém quer correr riscos, então focam os seus investimentos em uma fórmula mais manjada e comprovada o sucesso, ainda que o retorno seja menor; importante mesmo é garantir a segurança. Por isso, tenho grande apreciação por essa época dos videogames, parece que todo mundo estava mais disposto a correr riscos e os jogadores se beneficiavam de uma variedade incrível.

Verdade, correr riscos era algo bem mais comum naquela época.

A arte e a atmosfera de Samurai Shodown são fantásticas, eu adoro!!
 

2D GAMER

Habitué da casa
Mensagens
126
Reações
299
Pontos
88
2D GAMER, na realidade eu gosto dos jogos da Capcom (Street Fighter apartir da saga Alpha e Street Fighter III,Vampire Savior,D&D,Captain Commando, X- Men,Marvel Super Heroes,Marvel Vs. Capcom e outros tantos), mas a SNK estava em outro nível, os jogos dela me chamavam mais a atenção, assim como os RPG's da Squaresoft dos anos 90.

Pensando bem acho que Samurai Spirits foi meu o primeiro jogo de luta que mais joguei no Mega Drive, eu sempre alugava ele,Phantasy Star II e outro jogo qualquer.

Infelizmente o Samurai Spirits II nunca foi lançado para o SS,outro detalhe são as musicas em AST são lindas

Eu tambem amo os jogos da Capcom, tanto ela como a SNK travaram uma batalha no segmento fighting games 2D que rendeu alguns dos melhores jogos do gênero, simplesmente fantásticos!!

A técnica de Samurai Shodown realmente era diferenciada.

É fato que diferente do 1°, Samurai 2 nao parece ter tido ports na época fora do próprio Arcade/Neo-Geo.

Também amo as trihas de Samurai Shodown
 

Love Over Gold

Praise the Sun!
VIP
Mensagens
7.833
Reações
11.327
Pontos
774
Superior em tudo ao primeiro. Joguei no PSX, mas o loading atrapalhava demais.



P.S. Consegui zerar no arcade com Hanzo muitos anos depois do lançamento.
 
Ultima Edição:

2D GAMER

Habitué da casa
Mensagens
126
Reações
299
Pontos
88
Eu tambem amo os jogos da Capcom, tanto ela como a SNK travaram uma batalha no segmento fighting games 2D que rendeu alguns dos melhores jogos do gênero, simplesmente fantásticos!!

A técnica de Samurai Shodown realmente era diferenciada.

É fato que diferente do 1°, Samurai 2 nao parece ter tido ports na época fora do próprio Arcade/Neo-Geo.

Também amo as trihas de Samurai Shodown

Yotsuya , Como vc tambem é fan da SNK, talvez goste de meu tópico sobre o Neo-Geo AES:

https://forum.outerspace.com.br/ind...le-a-frente-de-seu-tempo-q-já-existiu.565840/ Falou mano!! :rox
 
Ultima Edição:

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Verdade, correr riscos era algo bem mais comum naquela época.

A arte e a atmosfera de Samurai Shodown são fantásticas, eu adoro!!

Eita! Foi graças ao teu quote que vi: escrevi errado, o foco da jogabilidade não eram os combos, mas o timing de ataques singulares. Saiu errado, esqueci de adicionar o "não". Vou editar.

Aquela atmosfera do jogo sempre me passou uma sensação de perigo, grandiosidade e desolação, como se grandes lutadores se reunissem pra enfrentar um grande mal. O jogo tinha uma aura sombria, mas não no sentido de ocultismo, e sim com foco nesse perigo de que falo. Sei lá, era o que eu sentia.
 

2D GAMER

Habitué da casa
Mensagens
126
Reações
299
Pontos
88
Eita! Foi graças ao teu quote que vi: escrevi errado, o foco da jogabilidade não eram os combos, mas o timing de ataques singulares. Saiu errado, esqueci de adicionar o "não". Vou editar.

Aquela atmosfera do jogo sempre me passou uma sensação de perigo, grandiosidade e desolação, como se grandes lutadores se reunissem pra enfrentar um grande mal. O jogo tinha uma aura sombria, mas não no sentido de ocultismo, e sim com foco nesse perigo de que falo. Sei lá, era o que eu sentia.

Vc citou exatamente o que sinto e sempre senti ao jogar os Samurai Shodown, é uma franquia épica que passa sensações únicas mesmo!!
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.050
Reações
34.948
Pontos
1.054
Tópico foda.

Esse eu joguei pouquíssimo no PSX em uma coletânea japaronga que vinha o 1 e o 2 na casa de um primo, um pouco mais tarde eu joguei a versão de PC, mas era tudo em japonês(que nem no PSX) e o CD não era meu, nem pude aproveitar o jogo.

Os Samsho que mais gosto é o Samsho 1 por jogar muito no Mega Drive e o Samsho 4, que é o meu favorito, inclusive.
 

2D GAMER

Habitué da casa
Mensagens
126
Reações
299
Pontos
88
Tópico foda.

Esse eu joguei pouquíssimo no PSX em uma coletânea japaronga que vinha o 1 e o 2 na casa de um primo, um pouco mais tarde eu joguei a versão de PC, mas era tudo em japonês(que nem no PSX) e o CD não era meu, nem pude aproveitar o jogo.

Os Samsho que mais gosto é o Samsho 1 por jogar muito no Mega Drive e o Samsho 4, que é o meu favorito, inclusive.

Eu gosto bastante do 4 também, na verdade curto quase todos, so nao gosto muito do 5, que é da fase da Playmore
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Diria que sou mediano pq os jogos da SNK sao bem apelões kkkkk, mas eu me viro :)

Curto vários, mas meus preferidos pra jogar são Haohmaru, Jubei, Ukyo e Genjuro :rox

Pra lograr algum êxito, eu usava o Galford. Mas era só o basicão, pois eu usava a magia pra forçar os personagens a pular e pegava eles no ar. Também tinha aquela espadada forte que era feita utilizando a diagonal para baixo, que era muito boa pra pegar oponente de surpresa.

Eu também gostava de jogar com a Nakoruru, só pra ficar usando aquele ataque que ela sai voando com a espada, me amarro nele. Assim como o Ukyo, com aquele ataque de cortar a maçã. Ok, muitas vezes, os ataques não eram eficientes, mas devo admitir que muitos golpes desse jogo eram um espetáculo de assistir. Era até irônico que uma simples espadada causasse tão mais dano que toda aquela pompa dos golpes especiais.
 

2D GAMER

Habitué da casa
Mensagens
126
Reações
299
Pontos
88
Pra lograr algum êxito, eu usava o Galford. Mas era só o basicão, pois eu usava a magia pra forçar os personagens a pular e pegava eles no ar. Também tinha aquela espadada forte que era feita utilizando a diagonal para baixo, que era muito boa pra pegar oponente de surpresa.

Eu também gostava de jogar com a Nakoruru, só pra ficar usando aquele ataque que ela sai voando com a espada, me amarro nele. Assim como o Ukyo, com aquele ataque de cortar a maçã. Ok, muitas vezes, os ataques não eram eficientes, mas devo admitir que muitos golpes desse jogo eram um espetáculo de assistir. Era até irônico que uma simples espadada causasse tão mais dano que toda aquela pompa dos golpes especiais.

A IA é muito apelona rs, mas os especiais sao muito show. Esse do Ukyo da maçã eu adoro!! :klol
 

amiguinho

Habitué da casa
Mensagens
101
Reações
103
Pontos
79
Meu personagem principal é o Hanzo. Para aquecimento é o Haohmaru. Para a descontração é o Nicotine.

Como o colega comentou, não se trata de combo, mas sim de "timing". :kpaixao
 

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.260
Reações
15.496
Pontos
1.524
É engraçado ver que Street Fighter 2 e Super Street Fighter 2 engoliram tudo isso aí na época, com simples ports pra Mega Drive e SNES.
Molecada jogava no arcade os Street Fighter 2, acabavam as moedas, iam alugar o mesmo jogo pra jogar em casa.
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.016
Reações
102.499
Pontos
1.299
Em compensação na segunda metade da década de 90 a SNK praticamente dominou os arcades de luta.
 
Topo Fundo