O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Analisando o primeiro ano da geração: Playstation 4 sobrou em vendas, não em jogos

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.375
Reações
19.960
Pontos
1.434
Isso para mim é estranho. Eu não penso assim e acho difícil concordar.

Porque eu compraria no lançamento um console mais caro e sem jogos se posso esperar a primeira revisão de hardware, onde terei mais jogos e um console com os problemas sanados?

Porque, na pior das hipóteses, você terá versões bem melhores de jogos multi no primeiro ano, o ano de 2014 é prova cabal disso, a diferença entre as versões de Shadow of Mordor e Inquisiton era absurda. Daí a pergunta é, se tenho recurso por que, dentro da mesma experiência (o que faz com que jogar em PC não seja resposta, já que é uma experiência diferente), vou ficar com a versão bem pior?

Isso sem contar que game exclusivo de primeira geração é showcase, ele está lá para te impressionar e isso só funciona no início, jogar Ryse no lançamento é algo completamente diferente de jogar anos depois é isso é algo que só faz sentido para quem jogou.

No final das contas é uma experiência que só vai agregar com o tempo. Esperar sempre ser a mais barato em qualquer mercado, afinal modelo antigo é mais barato que top de linha, mas a diferença está no rendimento melhor que teve desde que comprou.
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.765
Pontos
1.219
se tenho recurso por que, dentro da mesma experiência (o que faz com que jogar em PC não seja resposta, já que é uma experiência diferente), vou ficar com a versão bem pior?
Foi mal, como tenho PC esqueci desse aspecto. Mas faz sentido mesmo. Lembro que os jogos multi no PS360 já estavam rodando a menos de 1280x720 para tentar manter os frames. Em 2012 eu já estava abandonando os multis em console por conta disso que você falou.
 

Gabjplima

Lenda da internet
Mensagens
12.304
Reações
11.805
Pontos
1.654
Engraçado é ler este tópico de um console, cujo o principal concorrente com a quantidade de exclusivos que é contavel nos dedos contra outro console.

E japoronguices a parte, são games que agregam valor a qq plataforma.
Talvez não tanto para os gamers caixistas, porque estão mordidos, devido ao fracasso na terra do sol nascente.

Se for considerar o qualitativo, o Xbox então só sobrevive da tríade Gears, Halo e Forza. Já o PS4 tem uma gameteca de exclusivos mais diversa e atraente.

Espero que melhore com a aquisição dos novos estúdios, pois até agora acho muito pouco frente ao PS4.

Quem sabe na próxima geração, ela invista em mais IQs de qualidade e tb variedade deles.
 

Uzumaki.Luffy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.906
Reações
28.702
Pontos
803
Sunset Overdrive, Halo MCC e Forza Horizon 2 são jogos que valem a pena em qualquer momento que a pessoa compre um Xbox One.
Dois desses três jogos saíram pra PC.
Me diz, o que levaria as pessoas a comprarem um videogame que não tem jogo? (Desconsidere a massa casual)
Não seria melhor upar o PC?
 
Ultima Edição:

Shinigami Slash

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.044
Reações
17.748
Pontos
1.094
De qualquer forma, ele é um user excelente. Um dos melhores do fórum. Enxuto, vai direto ao ponto, posta muita coisa boa etc. Eu inclusive tenho um histórico de curtir a maioria dos posts dele, porque são quase sempre muito bons. Infelizmente ele cria algumas narrativas clássicas, narrativa no sentido literal (i.e., cria ou ouve e repete uma história que adapta a realidade concreta com o objetivo de lhe fazer sentir melhor ou de alimentar seu sentimento de grupo, semelhante a por exemplo muitos casos de distorção que ocorrem nos cenários da política), mas quem nunca incorreu nesse erro na vida?

Concordo plenamente, eu nem digo que esse topico é ruim (ele eé bom), mas essa discussão do "canto do cisne" dá uma tristeza...reta final da geração era unanimidade que o X360 estava num ritmo totalmente diferente da Sony, muito se comparou (de forma unanime) o tratamento que a Sony e MS tinham para com seus consoles na reta final, (a Nintendo inclusive tinha sido fortemente criticada 1-2 anos antes com seu abandono absurdo com o Wii,chegando a ter sequencias de 4 meses sem lançamentos relevantes) inclusive o PROPRIO GK tinha uma opinião que as coisas estavam anormalmente paradas na MS, enquanto a Sony estava em ritmo de "meio de geração" agora 6 anos depois quer fazer "revisionismo histórico", injusto demais.

E não, não vou procurar posts de 2012 a 2013 pra provar nada hehe

Em resumo, a discussão proposta pelo OP é otima, mas essa da reta final da geração anterior é uma insanidade, me dá dor de cabeça só de pensar
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Aí que você erra, ps2 e 3 tinham o "Plus" de serem compatíveis com filme, inclusive o PS3 era o player de blu ray mais barato do mercado quando saiu e isso foram acertos da Sony.

Mas como o @Gamer King, falou, os erros das concorrentes ajudaram e muito o sucesso do PS.

Americano é patriota, se o PS4 e Xbone fossem parecidos os americanos pegariam o Xbox sem dúvidas, só ver que na geração do PS360 foi bem acirrada, os consoles eram bem parecidos (tinham funções parecidas e custavam a mesma coisa praticamente) e o Xbox vendeu bem demais nos EUA.

Sent from my MI 6 using Tapatalk

Toda empresa erra, a Sony errou com o PS3 mas se recuperou, e aí?
Só porque uma estava errando não quer dizer que as outras não estavam acertando. Os acertos dos uns em muitos casos são justamente o que fazem os erros dos outros. A verdade é que a Sony só está onde está e vendeu tão bem em todas as gerações porque ela vem acertando consistentemente e mostrando capacidade de corrigir erros de percurso.
E enquanto isso, jogos, jogos, e mais jogos, clássicos sem fim.

Essa conversinha de erros é choro dos perdedores.
 
Ultima Edição:


Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.493
Reações
104.370
Pontos
2.419
Agora se me permite uma pequena provocação, fiquei muito desapontado com vc citando Gears Judgment como um bom jogo e mencionando GoW Ansension como LIXO. Pegou mal demais

Mas eu não disse que Judgment é bom, eu mencionei que foi lançado pra responder a um post que disse que não teve nada pra Xbox 360 em 2013.

Te mundo sabe que Judgment e Ascension são os patinhos feios das respectivas séries.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.493
Reações
104.370
Pontos
2.419
Dois desses três jogos saíram pra PC.
Me diz, o que levaria as pessoas a comprarem um videogame que não tem jogo? (Desconsidere a massa casual)
Não seria melhor upar o PC?
Não ser jogador de PC.

Pra quem é jogador de PC não compensa comprar um Xbox mesmo, aliás se não gostar muito dos jogos da Sony, o Playstation é dispensável tbem.

Mas essa fatia do público que investe em PC pra jogos é um nicho.
 

Uzumaki.Luffy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.906
Reações
28.702
Pontos
803
Não ser jogador de PC.

Pra quem é jogador de PC não compensa comprar um Xbox mesmo, aliás se não gostar muito dos jogos da Sony, o Playstation é dispensável tbem.

Mas essa fatia do público que investe em PC pra jogos é um nicho.
Entendo, o que você falou faz sentido.
Mas eu ainda acho que foi mancada da MS lançar os jogos pra PC também.Agora o xbox perdeu um diferencial, que são os exclusivos.Mas de qualquer forma, a MS não se importa muito com isso mesmo.
 

Tacrovy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.176
Reações
53.694
Pontos
1.284
Acho que o Xbox One teve um lançamento até mais forte do que o esperado.

Lembro de muita gente comprando achando o Kinect uma feature atraente, Ryse e Forza 5 sendo aclamados pela crítica.

Teve direito a propaganda na TV aberta.


Ryse aclamado


Kkkkkkkkkkkkkkkkkk, put* jogo b*sta, fora o ataque dos clones, jaja vai falar que lococycle foi aclamado tbm
 

konde10

Lenda da internet
Mensagens
14.885
Reações
19.660
Pontos
1.689
Eu vou falar do período em que comprei o PS3. A galera esquece que houve uma reviravolta no meio da geração, que foi o lançamento do PS3 Slim.

Na época do lançamento do PS3 Slim, a Sony baixou o preço consideravelmente, para 299 dólares, e o marketing estava sendo carregado pelo Kevin Butler, que fez tanto sucesso que foi parar no meio da E3 do ano seguinte. Meses depois seria lançado o God of War 3, que era o jogo mais pica das galáxias em gráficos na época.
 

B.D. Joe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.216
Reações
17.183
Pontos
1.053
PS4 vendeu por 4 motivos
  1. Ser mais potente e com o marketing focado nisso
  2. Ser $100 mais barato que a concorrência direta
  3. O Wii U ter sido um fracasso.
  4. O fim de vida fabuloso do PS3.

No PS4 veio um console que demorou pra entregar First party solidos, mas entregou.
Só que passou longe de ter um fim de vida igual o PS3.



Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.493
Reações
104.370
Pontos
2.419
É claro que é, ta louco... vc acha que xbox é maior que o mercado de PCs para jogos? Vamos cair na real ai.
Quem está precisando cair na real é você, um Xbox custa $200 dólares, produto de massa, PC pra jogos é muito mais caro e destinado a um nicho específico.

Note que eu estou falando sobre PC pra jogos, máquinas capazes de rodar games atuais e pesados, não estou falando do PC do milhão que tbem serve pra jogar
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Quem está precisando cair na real é você, um Xbox custa $200 dólares, produto de massa, PC pra jogos é muito mais caro e destinado a um nicho específico.

Note que eu estou falando sobre PC pra jogos, máquinas capazes de rodar games atuais e pesados, não estou falando do PC do milhão que tbem serve pra jogar
Vai ver o numero de vendas de GPUs dedicadas nos últimos anos.

Em uma ano a AMD + NVidia somadas devem vender mais que o Xbox vendeu na sua vida inteira. Numa pesquisa rápida aqui a NVidia mandou 35m de placadas dedicadas para os logistas em 2015. Não quer dizer que é tudo pra jogo mas a escala é outra, fora que da pra jogar muitos jogos populares do PC com notebooks e APUs também.

Não é atoa que Dota, CS, LoL, WoW, PUBG, Fortnite, etc conseguem atingir um publico tão grande.

PC para jogos é popular no mundo inteiro (America, Europa, Asia), XBox só faz sucesso nos EUA e ainda perde pro concorrente direto lá. A média de vendas de Xbox não da nem 10m por ano.
 
Ultima Edição:

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.493
Reações
104.370
Pontos
2.419
Vai ver o numero de vendas de GPUs dedicadas nos últimos anos.

Em uma ano a AMD + NVidia somadas devem vender mais que o Xbox vendeu na sua vida inteira. Numa pesquisa rápida aqui a NVidia mandou 35m de placadas dedicadas para os logistas em 2015. Não quer dizer que é tudo pra jogo mas a escala é outra.

Quando a gente pensa em PC pra jogos, não estamos falando de configurações básicas.

Tecnicamente até um PC com Intel HD Graphics serve pra jogar, no entanto não dizemos que é um PC pra jogos.
 

fr3d

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.166
Reações
14.415
Pontos
1.019
Isso para mim é estranho. Eu não penso assim e acho difícil concordar.

Porque eu compraria no lançamento um console mais caro e sem jogos se posso esperar a primeira revisão de hardware, onde terei mais jogos e um console com os problemas sanados?
Ué, cada caso é um caso. tem gente que prefere esperar sair mais jogos/revisão e tem gente que já está cansado da geração anterior e quer mudar logo. :klingua
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Quando a gente pensa em PC pra jogos, não estamos falando de configurações básicas.

Tecnicamente até um PC com Intel HD Graphics serve pra jogar, no entanto não dizemos que é um PC pra jogos.
PC pra jogo é um PC que a pessoa usa pra jogar. High-end é só uma parcela pequena do mercado, assim como One X é pro Xbox. Uma plaquinha de 150$ já quebra o Xbox S a muito tempo, CPU então nem se fala.

Só o Steam tem mais usuários únicos logando por dia que o Xbox One tem de consoles vendidos.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.493
Reações
104.370
Pontos
2.419
PC pra jogo é um PC que a pessoa usa pra jogar. High-end é só uma parcela pequena do mercado, assim como One X é pro Xbox.
Eu deixei claro do que eu estava falando. PC que serve pra jogar tem muito mais do que o PS4 também.

Agora PC equipados com GPUs pra rodar os lançamentos do mercado tradicional é outra história.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.493
Reações
104.370
Pontos
2.419
PC pra jogo é um PC que a pessoa usa pra jogar. High-end é só uma parcela pequena do mercado, assim como One X é pro Xbox. Uma plaquinha de 150$ já quebra o Xbox S a muito tempo, CPU então nem se fala.

Só o Steam tem mais usuários únicos logando por dia que o Xbox One tem de consoles vendidos.
Compre um PC de $200 dólares que rode os jogos que o Xbox One S roda, depois vc me fala.
 

fr3d

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.166
Reações
14.415
Pontos
1.019
Porque, na pior das hipóteses, você terá versões bem melhores de jogos multi no primeiro ano, o ano de 2014 é prova cabal disso, a diferença entre as versões de Shadow of Mordor e Inquisiton era absurda. Daí a pergunta é, se tenho recurso por que, dentro da mesma experiência (o que faz com que jogar em PC não seja resposta, já que é uma experiência diferente), vou ficar com a versão bem pior?

Isso sem contar que game exclusivo de primeira geração é showcase, ele está lá para te impressionar e isso só funciona no início, jogar Ryse no lançamento é algo completamente diferente de jogar anos depois é isso é algo que só faz sentido para quem jogou.

No final das contas é uma experiência que só vai agregar com o tempo. Esperar sempre ser a mais barato em qualquer mercado, afinal modelo antigo é mais barato que top de linha, mas a diferença está no rendimento melhor que teve desde que comprou.
Exatamente, ainda que o primeiro ano não seja grandioso, o avanço técnico nos multis já faz diferença pra que as pessoas sejam motivadas a mudar. Os multis no primeiro ano dessa geração já estavam muito a frente da geração anterior, não faz sentido ficar preso a um hardware que você sabe que está estagnado e não tem muito mais a oferecer.
Mas também entendo quem prefira esperar a lineup encorpar... Particularmente prefiro mudar logo, gosto dessa experiência de inicio de geração e de acompanhar cada novidade que surge, é uma sensação diferente quando chego depois, sei lá.
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.176
Reações
42.098
Pontos
1.003
Engraçado que existe a narrativa que o Xbox One teve jogos muito melhores nesse início, mas olhando em perspectiva a diferença não é tão grande não.
É superior, mas não esmagador.
Tem os dois Forza que são excelentes, Sunset Overdrive, que é um crime não ter sido um grande sucesso, pq o jogo é foda demais. Titanfall foi legal, mas foi um fracasso pelo tanto que se esperava dele. Halo: MCC tava quebrado até outro dia.
O resto é tudo jogo mediano pra baixo.

Killer Instinct é um dos melhores jogos de luta feitos atualmente, frame data nos moves, NETCODE INVEJAVEL que tekken e SFV juntos não alcançam, o que ferrou foi o seu marketing e o jeito das vendas de dlcs, esse foi o crime em toda a linha, mas chamar KI de mediano é ser insensível
 

Tacrovy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.176
Reações
53.694
Pontos
1.284
Killer Instinct é um dos melhores jogos de luta feitos atualmente, frame data nos moves, NETCODE INVEJAVEL que tekken e SFV juntos não alcançam, o que ferrou foi o seu marketing e o jeito das vendas de dlcs, esse foi o crime em toda a linha, mas chamar KI de mediano é ser insensível
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.375
Reações
19.960
Pontos
1.434
PC pra jogo é um PC que a pessoa usa pra jogar. High-end é só uma parcela pequena do mercado, assim como One X é pro Xbox. Uma plaquinha de 150$ já quebra o Xbox S a muito tempo, CPU então nem se fala.

Só o Steam tem mais usuários únicos logando por dia que o Xbox One tem de consoles vendidos.

Este dado em si não quer dizer muita coisa já que é uma análise qualitativa e não apenas quantitativa. Se você pegar breakdown por plataforma das grandes softhouses retail do mercado vai ver algo semelhante a Ubi, que ano passado obteve vendas de 42% para PS4, Xbox 23% e PC 18%. Nao adianta ter base se o grosso do público não está no mercado retail.

É por isso que, quando a Rockstar lança um RDR 2, não há perda em lançar para consoles e ignorar PC em um primeiro momento.

A questão de lançar exclusivos não teve reflexo algum financeiro, segmentos são bem distantes para isso ser um problema, a questão é publicitária. Para um console ganhar geração ele tem que vender a ideia de biblioteca superior, muita gente acaba percebendo Xone como algo mais fraco pela forma ruim que a M$ posiciona seu console.
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Este dado em si não quer dizer muita coisa já que é uma análise qualitativa e não apenas quantitativa. Se você pegar breakdown por plataforma das grandes softhouses retail do mercado vai ver algo semelhante a Ubi, que ano passado obteve vendas de 42% para PS4, Xbox 23% e PC 18%. Nao adianta ter base se o grosso do público não está no mercado retail.

É por isso que, quando a Rockstar lança um RDR 2, não há perda em lançar para consoles e ignorar PC em um primeiro momento.

A questão de lançar exclusivos não teve reflexo algum financeiro, segmentos são bem distantes para isso ser um problema, a questão é publicitária. Para um console ganhar geração ele tem que vender a ideia de biblioteca superior, muita gente acaba percebendo Xone como algo mais fraco pela forma ruim que a M$ posiciona seu console.
Os jogos de sucesso no PC são outros por n fatores, assim coo o Switch é bem diferente do PS4 mas ainda assim relevante.

Afirmar que PC é nicho mas o Xbox é mainstream é ridículo.

A Rockstar evita o PC inicialmente por causa da pirataria e prq não quer desvalorizar as versões de console, fora que uma versão para PC da mais trabalho pra fazer, uma escolha de negócios dela. Muitos devs escolhem lançar jogos para PC, PS4, Switch ou uma combinação deles e não para Xbox, mas você escolheu um dos raros exemplos onde um multi não sai pra PC hoje em dia. Praticamente quase tudo que tem para Xbox tem pra PC, mas o contrário passa longe de ser verdade.
 
Ultima Edição:

DanBann

Bam-bam-bam
Mensagens
3.424
Reações
5.880
Pontos
453
Nossa.

Tiro extremamente distante do real.

De jeito nenhum. Nintendo e Sega, especialmente a Nintendo, tinham marcas extremamente difundidas, com grande potencial de marketing, penetrância e relevância. A Nintendo especialmente era um produto cultural tão grande quanto o Playstation é hoje, quiçá até maior, com appearings em filmes, séries de TV, foi um dos elementos culturais mais importantes das décadas de 80 e primeira metade da de 90, tão icônica. Penetrava em todos mercados, dominando o sucedo da clientela oriental, europeia, latina, o escambau. Aparecia em desenhos animados. Aparecia em provinhas de sala de aula. Fenômeno nível Micheal Jackson e Prince. Nível Micheal Jordan.

A situação era ainda mais intensa e grave no sentido da dominância mercadológica, caracterizando um RARÍSSIMO (numa economia de mercado) monopólio espontâneo, onde a Nintendo tinha tanto poder a ponto de poder proibir ports para concorrentes e cobrar royalities obscenos. O domínio no subconsciente do consumidor era tão quanto, saíam matérias em jornais leigos sobre a Febre Nintendo, a Geração Nintendo, não se falava outra coisa além de videogame nos colégios, muito mais que hoje, onde mídias sociais roubaram esse hábito.

Talvez essa sua confusão mental intensa sobre os eventos históricos reais se deva ao fato de quiçá você ser um pouco mais novo naquela época, quem era mais velhinho viveu na pele.

Pra resumir, é o contrário do que você disse, você inverteu, a Sony era a Pepsi, a Nintendo era a Coca (até mais), e ocorreu um evento raríssimo, que foi o destronamento duma unanimidade por uma newcomer ferida por traição. Histórico.

Eu pessoalmente só discordo desse inicio, apesar de concordar com o resto.

Eu honestamente não sei de onde a galera tem tirado essa idéia de que hoje em dia o Playstation é sinonimo de videogame e que é um" marco cultural".

Pode ser o que mais vende, mas a Nintendo sempre vai ser a face dos videogames.É como eu falei em outro tópico onde fizeram uma delcaração parecida, o mascote das olímpiadas no Japão é o Mario, não o Kratos.

A nintendo ainda tem relevancia cultural, relevancia que eu honestamente não vejo na marca playstation, em grande parte pela falta de mascotes e jogos que sirvam como símbolo da marca.

Quando você fala em Playstation, literalmente a unica coisa que vem a cabeça é o console mesmo, ao contrário da Nintendo na qual voce relaciona diretamente a Mario, Pokemon e etc.Digo isso por que ao contrário da Nintendo, a Sony está constantemente mudando suas IPs e abandonando as antigas para trabalhar em novas, o que tem o seu lado bom e o seu lado ruim (que seria essa falta de apego a marca como eu disse).
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.375
Reações
19.960
Pontos
1.434
Os jogos de sucesso no PC são outros por n fatores, assim coo o Switch é bem diferente do PS4 mas ainda assim relevante.

Afirmar que PC é nicho mas o Xbox é mainstream é ridículo.

A Rockstar evita o PC por causa da pirataria e prq não quer desvalorizar as versões de console.

Não é questão de pirataria, isso não foi um fator na geração passada onde console também era largamente pirateado. É questão de vendas, a mesma que faz muitas empresas a fazerem outsourcing (entregar o port para outra empresa) na versão PC.

Sim, existem n fatores, você está correto, mas o importante é que, nos games que fazem os consoles serem sucesso (retail AAA), o Xone, mesmo com sua base pequena, costuma vender mais, é a distribuição que postei acima. Se somar PS4 então, falamos de algo que chega a ser 70 para 20.

Este, junto com outros fatores, é que faz com que console não seja concorrente direto de PC.
 
Topo Fundo