"A Jornada Desconhecida Continua"
Pra chegar a resposta do que pode mudar, é necessário avaliar todo o jogo psicológico que Sephiroth faz com Cloud e também do papel de Aerith.
Vou começar trazendo os questionamentos que existem no Guidebook sobre Aerith:
Um novo mistério nasce! O que Aerith sabe?
Antes que Cloud sequer dissesse seu nome, Aerith sabia que ele era um EX-Soldier e também um “valete” de todos os acontecimentos. Ela também sabia onde Marlene estava antes de Tifa contar a ela. Por alguma estranha razão, Aerith sabe das coisas, embora ainda não devesse. Quando Aerith toca Marlene ou RED Xlll, ambos mostram uma expressão muito surpresa. Deve haver algo sobre Aerith que acontece quando ela entra em contato com outras pessoas.
Vou focar nas frases chave de Aerith ao longo do texto.
Me baseando no Guidebook que fala de 4 tipos de Sephiroth ao longo da história:
Sephiroth apresentados no Guidebook, traduzido pelo O Megascópio:
- Uma ilusão que apenas o Cloud pode ver
- Homem de manto preto
3) Flashback
4) Desconhecido (O Desconhecido é um Sephiroth que nunca vimos até agora.)
Antes de dissecar cada encontro já vou dizendo que o Sephiroth ilusão da cabeça do Cloud é balela. Uma ilusão não mostraria o futuro para Cloud. Isso é só para dificultar o entendimento do que realmente está acontecendo. A ilusão é uma manifestação do Sephiroth "desconhecido" que pra mim veio do futuro de Advent Children e quer mudar o passado. Em cada encontro vou colocar a marcação do Guidebook.
Primeiro encontro com Sephiroth:
C2- Ilusão na frente da Cloud com Nibelheim
Sephiroth aparece para Cloud. Primeiro leva ele para um beco, desviando seu caminho. Depois diz que o planeta está morrendo, mas só para fazer tortura psicológica. Ele lembra Cloud que matou sua mãe no passado. Diz que existe ligação entre os dois. Nesse momento ele pede para Cloud fugir.
Qual o objetivo aqui? Impedir ele de encontrar Aerith. Não existe dúvidas. Tanto que os Murmúrios seguram Aerith até Cloud a encontrar.
Esse Sephiroth já deve ser o de AC tentando manipular os acontecimentos do destino como forma incorpórea (afinal, ele está morto). Os Murmúrios não permitem isso.
É importante perceber que Sephiroth reaviva o ódio que Cloud sente dele. Qual o objetivo disso?
Segundo encontro:
C2- Ilusão com Cloud & Aerith
Como o encontro acaba acontecendo, Sephiroth aparece de novo.
Agora do lado de Aerith ele diz:
“Você é fraco demais para salvar alguém”
"Não pode nem salvar a si mesmo".
Se em um primeiro momento o Sephiroth reavivou laços de ódio, agora ele claramente joga na cara dele que não consegue salvar ninguém. É uma referência ao futuro de Aerith e é metalinguagem com o jogador original que não conseguiu salvá-la também. Esse é um dos momentos onde o brilhantismo das alterações começa a aparecer depois que você já terminou o game e entendeu parcialmente o que está acontecendo.
Depois disso os Murmúrios fazem Aerith tocar no braço do Cloud. A partir disso ele passa a ver os Murmúrios. Considero que aqui o próprio Destino está tentando avisar ao Cloud e Aerith sobre Sephiroth tentando mudar tudo. Ou simplesmente atrasam os dois para que o encontro seja tão breve quanto o original, pois logo em seguida são interrompidos por soldados Shinra e depois Aerith foge.
De qualquer maneira é o destino empurrando as coisas para sua linha do tempo correta. Obviamente Aerith podia ver porque é Cetra.
Depois da missão que foi acrescentada ao jogo com a Jessie, temos o ataque dos Murmúrios com o objetivo de fazer ela se machucar e Cloud ir na próxima missão tal qual o jogo original. Aqui eu já considero algo mais ligado a metalinguagem mesmo, pois o acréscimo que fizeram na história iria mudar os acontecimentos. Não faz sentido ser algo orquestrado por Sephiroth. O que deduzo disso é que a primeira interferência do Sephiroth já é algo que abriu a possibilidade de mudanças na linha do tempo original e por isso os Murmúrios estão sempre corrigindo tudo.
É interessante perceber que depois dessa cena os moradores dizem que não viram nada. A visão dos Murmúrios só é possível por Cloud e membros do Avalanche.
Como? Esse é um dos mistérios.
Terceiro encontro:
C8- Ilusão (Cloud e Aerith na igreja
Logo antes de Encontrar Aerith na igreja. Sephiroth diz:
"Eu sou seu Mestre"
"Ainda há tanto a ser feito"
Pouco depois Cloud tem um flash com a famosa morte de Aerith (cena da matéria caindo do cabelo dela).
Sephiroth mostrando o futuro para Cloud. Ele precisa entender o que irá acontecer.
Quando Cloud tenta matar Reno o destino interfere novamente empurrando CLoud e Aerith para sua fuga original. Depois que Aerith cai o Destino continua guiando o curso dos acontecimentos na fuga dos dois conforme tudo ocorreu. Todos os Murmúrios somem assim que os dois chegam aos telhados conforme aconteceu no original.
Mais um ponto de metalinguagem na minha opinião e também algo integrado a trama. Os flashes mostrados por Sephiroth podem de alguma maneira ter mudado parte dos acontecimentos e por isso os Murmúrios se manifestaram. OU é simplesmente o Destino corrigindo uma mudança dos escritores para o jogo.
Quarto encontro:
C3- Homem de manto preto
É com o clone número 2. A fala de Sephiroth é sobre o reencontro não ser temido. Aqui já estamos ligados a história original. Não acho que tenha um significado diferente.
Quando Cloud diz que acredita que Sephiroth ainda está vivo, Aerith age estranhamente. Mas ao falar dele na primeira vez ela age normalmente. Essa parte bem misteriosa. Mas também não significa que ela saiba algo do futuro, pois a primeira menção do nome dele não despertou nenhuma reação.
Daí existe um momento soberbo no início do Capítulo 9 quando Aerith se reencontra com ele para ir até o setor 7. Cloud sente uma interferência novamente e simplesmente derrama uma lágrima ao som do tema de Aerith.
Um dos mais belos momentos de metalinguagem do jogo. Jogador e Cloud são lembrados que aquele é o princípio da jornada que levará Aerith para a morte. E obviamente, ele só pode ter esse sentimento graças as interações de Sephiroth.
Genial.
A cena do parquinho mostra mais uma vez uma Aerith que nada parece saber sobre a relação de Cloud e Zack.
Murmúrios voltam a aparecer impedindo Cloud e Tifa de salvarem o setor 5. Aqui é outra correção de curso na história.
Quinto encontro:
C4- Uma ilusão (Cloud ouve sua voz novamente)
Pouco depois da queda do setor 5 e ao comentar sobre a Aerith ser uma antiga. Nas memórias de Cloud aparece um Sephiroth dizendo que o sangue dos antigos corre das veias dele. E depois disso o Sephiroth do futuro se materializa na frente dele. Ele diz:
"Vejo que você fracassou de novo"
Nesse caso, Jessie e outros acabaram de morrer. O Fato de mudarem a história pra Jessie ser encontrada por Cloud antes da morte pesa muito aqui. Mais uma vez Sephiroth está trabalhando um sentimento de Culpa em Cloud. Também é metalinguístico na minha opinião, o jogador depois de se apegar a Jessie não consegue salvar ela.
Depois, como um mestre maligno ele diz:
"Mas é sofrendo que você se fortalece"
"Não é isso que você quer?"
Referência ao desejo de Cloud de se tornar um Soldier. Esse é um Sephiroth que conhece muito bem quem é Cloud.
Os Murmúrios vão interferir de novo com Cloud chegando ao laboratório da Shinra na missão de resgatar Wedge. Quando ele começa a se lembrar do seu passado ANTES DO TEMPO, eles interferem e tiram o grupo do subterrâneo. Wedge morreu no jogo original. Aqui eu vejo novamente a mudança do jogo levando a uma mudança na história e o destino corrigindo as coisas. Eles acordam de fora do laboratório.
A Cena com Aerith no sonho chamando CLoud... Ela pode NÃO ACONTECER. Vendo um vídeo aqui ela foi substituída por uma cena com Tifa no mesmo local, mas lamentando o que aconteceu. Ela chora para Cloud e ele de maneira desajeitada abraça ela.
Cena linda também, mas jamais imaginaria que o diálogo tão enigmático com Aerith fosse algo opcional.
O Fato de Aerith dizer que o que Cloud sente não é real traz um elemento enigmático novamente. Na entrevista com os produtores você vê o desejo de causar sentimentos no jogador.
Entrevista com os produtores:
Nojima: Aerith é uma pessoa extremamente importante no FFVII Remake, e eu fui muito cuidadoso com as falas dela. Cada parte dela carrega um grande significado ao longo da história, e eu usei essa premissa para escrever sua personagem.
– Em particular, durante a cena noturna do campo de flores no capítulo 14, Aerith diz a Cloud: “Você não pode se apaixonar por mim. Mesmo que o faça, isso não é real” . Para aqueles que estão familiarizados com a história original, essa linha carrega muito significado.
Nojima: Para ser honesto, alguns funcionários me disseram que essa linha fazia parecer que Aerith estava olhando para Cloud, então foi rejeitada algumas vezes. Se você conhece o destino de Aerith, essa linha realmente puxa as cordas do seu coração, mas se você não souber o que acontece com Aerith, poderá interpretar a cena de uma maneira completamente diferente. Eu pensei que a diferença entre as duas interpretações era muito interessante. Em outra nota, na cena de Tifa no campo de flores, eu queria que Cloud não parecesse legal nessa cena. Embora Cloud e Tifa tenham quase a mesma idade, ele tem cinco anos em branco e não tem experiência de vida suficiente para se considerar um adulto. Mesmo que a maioria dos personagens tenha cerca de 20 anos, há um cara, Cloud, que tem a mentalidade de ter 16 anos, e essa pessoa tenta ser como um adulto. Eu realmente queria escrever isso na história. Depois que a “placa” do Setor 7 caiu, Barret confortou Tifa com o temperamento de um adulto, e Cloud viu isso e queria fazer o mesmo por ela [na cena das flores], mas não foi como o planejado. Eu queria tentar escrever para ele como sendo estranho.
Clique para ver tudo...
Clique para ver tudo...
Parece ser uma cena com metalinguagem só para mexer com jogadores. Cloud se apaixona por Aerith por causa das memórias de Zack? Como ela sabe disso?
Sexto encontro:
C16- Ilusão (Shinra passando o seu filme, mas Tifa e Barret não o viram)
C16- Homem de manto preto (corredor com Palmer)
C16 – Flashback (com Jenova)
Ocorre durante a CG da Terra Prometida. Nada é dito, mas vemos o clone de Sephiroth e depois uma manipulação da realidade virtual para verem uma visão onde Sephiroth invocou o meteoro e tudo está sendo destruído. Novamente um jogo mental com Cloud: Ele vê os dois amigos mortos. Fica claro que todos os três viram a imagem do meteoro, mas somente Cloud viu os amigos mortos e Sephiroth ao lado deles.
Sephiroth continua brincando com o sentimento de perda e fazendo o ódio de Cloud por ele aumentar.
Temos o encontro do Palmer com um Sephiroth. Aqui deve ser o clone.
Depois disso Cloud tem uma visão de Jenova e Sephiroth falando com ela. Aqui já deve fazer parte da trama original.
Ao acordar no quarto de Aerith temos uma cena diferente da original (que se passava em uma prisão). Os Murmúrios aparecem e finalmente temos a explicação do que eles são e para o que servem: Aparecem quando alguém tenta mudar o Destino. Red explica que a correnteza que move o planeta, o Destino, é imutável, pois essa é a vontade do próprio planeta.
Interessante notar que é Aerith tocando em Red XIII que dá a ele o conhecimento sobre o que são os Murmúrios. Nesse instante ela concluí, antes do que acontece na história original, que Sephiroth é a verdadeira ameaça. Por estar mudando a história original os Murmúrios estão ao redor dela.
Então ela realmente recebeu uma informação sobre as ações de Sephiroth.
Quando? Quem informou ela disso? Aqui pode ser o próprio planeta avisando ela sobre o que Sephiroth está tentando. Os Murmúrios fazem a vontade do planeta e Aerith escuta o planeta. Ela ter uma informação parcial faz todo o sentido dentro das coisas que ainda vão ocorrer. E por isso ela achou estranho quando Cloud fala que Sephiroth devia estar vivo (o planeta já estava avisando ela).
Se ela soubesse o que iria acontecer ela não diria logo em seguida:
Tifa: O que você está escondendo?
Aerith: Eu tô perdida e... quanto mais eu procuro, mais longe o caminho fica...
Cada vez que os murmúrios me tocam... É como se eu perdesse uma parte de mim...
"Siga as flores. As flores amarelas".
Em seguida mostram uma flor se despedaçando e caindo.
A Flor amarela, na cena opcional com Tifa que mencionei acima,
é explicada como um símbolo de um reencontro. Esse reencontro que se despedaça aos olhos do jogador enquanto o destino diz que ela deve seguir a flor amarela.
Então os Murmúrios interrompem ela, pois CLARAMENTE estava percebendo que iria morrer no futuro. Metalinguagem pesada aqui.
Aerith é destinada a ser a arma do Planeta contra Sephiroth. Ambos mantém sua individualidade no Lifestream. Ela é a arma do planeta para manter o curso do destino e também preservar a vitória contra Sephiroth. Mas isso lança a cada momento o sombrio destino sobre ela e sobre o jogador que sabe o que vai acontecer.
Genial novamente.
Uma pena negra é vista na saída do elevador quando o grupo vai para o laboratório de Cloud. Essa pena negra é sinal do Sephiroth do AC. O único que tem asa nesse momento da história.
Sétimo encontro:
C17- Homem de manto preto (aparece na frente de todos que podem vê-lo)
C17- Homem de manto preto (aparece na câmera de segurança de Hojo)
Cloud depois de ver a pena caindo tem a visão do passado com Sephiroth. Isso faz parte do jogo original, mas logo em seguida a visão do Sephiroth clone. Ele diz:
"Não me rejeite"
"Aceite-me"
"Que reencontro tocante"
Essas frases em específico devem fazer parte da trama original onde Sephiroth controla Cloud e o faz achar que é cópia dele.
Pouco depois Hojo vê no monitor a Jenova: Death transfigurada em Sephiroth conforme a história original. Nesse momento, ele carrega o corpo sem cabeça de Jenova (também conforme história original).
Sétimo encontro:
C17- Homem de manto preto (mata o Presidente Shinra)
C17- Homem de manto preto (leva Jenova)
No original, nessa cena ele já estava morto. O Destino resolve intervir para tudo ficar igual ao original. Quando a espada de Sephiroth atravessa o corpo do Presidente da Shinra e do Barret dá pra perceber na espada dele uma fumaça que lembra a composição dos Murmúrios. Então é o destino fazendo o Presidente morrer, através de Sephirtoh, mas parece que ele não gosta de seguir pacificamente o curso do Destino. Depois os Murmúrios trazem Barret de volta.
Esse Sephiroth é uma parte de Jenova. É uma novidade em relação ao jogo original e também é incomodado pelos Murmúrios até se transformar. E no fim, é um dos clones de Sephiroth (parte confusa pra caramba). Em seguida o clone de número 2 aparece e leva o de número 49 que havia se transformado em Jenova Onirica.
Aqui deviam existir QUATRO Sephiroths. Jenova:Death transfigurada em Sephiroth (do jogo original). Dois clones do Sephiroth e mais o Sephiroth do AC mexendo com a cabeça do Cloud. Os Murmúrios impedem Cloud de chegar até o clone 2, pois não era esse o curso do destino. Ele deveria enfrentar Rufus enquanto o resto do grupo foge.
Wedge tenta ajudar o grupo, mas é impedido pelos Murmúrios, pois ele não está na história original.
Depois disso existe aquela invasão dos Murmúrios no prédio da Shinra. Rufus parece conseguir vê-los, mas Tseng não. Ninguém parece entender o que está acontecendo, inclusive a própria Aerith.
Oitavo encontro:
C18- Ilusão (aparece no final da avenida de Midgar)
As penas negras anunciam a aparição do Sephiroth de Advent Children.
Aerith: E você... Está errado.
Sephiroth: Olhos anuviados enxergam epenas sombras.
Aerith: Tudo em você é errado.
Sephiroth: Tudo que nasce do planeta está ligado a ele. Se o planeta morrer, a vida se extinguirá junto.
Cloud ameaça matar Sephiroth. Os Murmúrios no prédio da Shinra vão até Sephiroth.
Sephiroth: Ouça... O Destino está chegando.
A Cena com a morte de Zack aparece. A cidade de Midgard estava cercada por Murmúrios nessa cena, assim como o campo de batalha. Essa parece ser uma cena que Aerith está vendo.
Uma fenda na realidade é aberta por Sephiroth. Ele diz:
-Estou te esperando Cloud.
Aerith tenta deter Cloud.
Aerith: Daqui não tem mais volta Cloud.
Aerith faz algo na fenda da realidade e diz que ali é a Encruzilhada do Destino.
Quando Cloud pergunta porque foi impedido ela diz: Eu não sei bem.
Tifa diz: O que tem do outro lado?
- Aerith Gainsborough: Freedom. Boundless, terrifying freedom. Like a great, never-ending sky. What you heard just now were the voices of the planet. Those born into this world. Who lived and who died. Who returned. They're howling in pain.
- Cloud Strife: Because of him? Sephiroth?
- Aerith Gainsborough: They... Their words... they don't reach him. All these moments and memories, precious and fleeting... they're like rain rolling of his back... And when they're gone, he won't cry... or shout... or anything. He'd tell you that he only cares about the planet. That he'd do anything in his power to protect and preserve it. But this isn't the way it's supposed to be. There's no greater threat to the planet than him. Sephiroth has to be stopped. He has to be. And that's why... I'm asking you to help me. I know that, together, we can do this. But if we do... We'll be changing more than fate itself. If we succeed... if we win... we'll be changing ourselves. I guess... maybe that's why I hesitated.
Cloud: Você mesmo disse. Ele precisa ser detido. E sinceramente, pra mim já chega de ouvir Murmúrios.
O aviso para entrar diz que é uma barreira formada por Murmúrios.
Entrevista com produtores sobre essa cena:
– No final da estrada Midgar, antes de atravessar o portal, Aerith diz: Este é o ponto sem volta. Destiny’s Crossroads. “A que ela estava se referindo?
Nojima: Se Cloud e os outros passarem pelo Muro dos Sussurros, eles estarão fora dos limites dos Sussurros, o que significa que eles irão para um lugar onde não há destino predestinado. Ela quis dizer que eles estarão em uma encruzilhada onde poderão ou não ser capazes de atravessar
Então aqui acredito que é um ponto de interseção entre a história original e as mudanças. É nessa cena que no original eles resolvem ir atrás de Sephiroth (e essa fala vem do Cloud). Aqui Aerith é que mostra saber que ele é uma ameaça maior do que todas as outras ao planeta. A fala dela sobre mudar o destino e mudar a sim mesmo me parece a referência definitiva a mudança na história original e algo que leva a uma realidade paralela. De fato, ela não entende exatamente o que vai acontecer. Só está temendo pelo desconhecido. Ainda assim, o planeta está falando com ela sobre a necessidade de vencer Sephiroth.
Diálogo logo antes de entrarem:
Tifa: Nunca tentei desafiar o destino.
Red: Essa será a última linha de defesa dele. Não será fácil.
Durante a luta com o Arauto dos Murmúrios o grupo tem a visão do fim do jogo original. Red diz que é a visão do futuro se eles FALHAREM hoje. Ou seja, falharem em derrubar os guardiões do Destino.
Depois Que os três inimigos menores são derrotados a visão mostrada é a do Meteoro.
Onde Aerith diz: O futuro é uma página em branco.
Próxima visão do futuro é a cena onde Cloud e Sephiroth se digladiam (aparece o início de Advent Children).
Depois uma cena com a morte de Aerith (quando Sephiroth mata ela) e depois a cena com o funeral na água.
Encruzilhada do Destino
C18- Desconhecido (aparece do outro lado do Muro do Destino)
C18- Desconhecido (luta contra Cloud e os outros)
Sephiroth: Estou esperando, Cloud.
Sephiroth está pronto para o confronto. Durante o confronto:
Sephiroth: Não seja leviano com o destino, Cloud.
Sephiroth: O planeta quer você de volta. Já se esqueceu?
Sephiroth: Essa sua fraqueza..
Quando Sephiroth está prestes a ser derrotado, os Murmúrios aparecem e ficam em volta dele.
Ao ser derrotado alguns Murmúrios saem dele.
Diálogo final da Aerith nessa cena:
-A gente consegue sim. Vamos consertar as coisas.
Sephiroth usa Murmúrios para atacar o grupo.
Antes do último golpe de Cloud Sephiroth sorri. Ao ser golpeado ele se desfaz em Murmúrios.
EDGE OF CREATION:
C18- Desconhecido, que aparece na Borda da Criação.
NOTA IMPORTANTE DO LIVRO: ESTE Sephiroth se refere como “ore 俺” (eu) em vez de “watashi 私”, que é o pronome que ele usou cinco anos antes de conhecer Jenova …
Sephiroth: Cuidado. O Caminho adiante não existe ainda. Nosso mundo será parte dele... Um dia. Mas... Não será o meu fim. E nem o seu.
Cloud: Isso é...
Sephiroth: O fim de toda a criação. Me dê sua força... Cloud. Vamos nos livrar do jugo do destino... Juntos.
Cloud: Não mesmo.
Sephiroth sorri e a luta recomeça.
Sephiroth durante a luta: Ainda não.
Em seguida ele desarma Cloud.
Sephiroth: Sete segundos para o fim. Tempo suficiente para você. Talvez. Mas como você irá usá-lo? Veremos.
A mudança do pronome significa, pra mim, um Sephiroth livre das amarras do destino.
A Cena a seguir com Zack mostra os Murmúrios sendo destruídos. E Zack vivo em uma realidade diferente. Biggs vivo.
Tifa: Mas... E agora? (Aerith balança a cabeça e não sabe).
A pena que representa o Sephiroth do AC aprece na mão do Cloud que diz que ele ainda está vivo.
Aerith: A gente consegue. Com certeza.
Tifa: Conta comigo.
Red: Se é uma caçada, conte comigo para farejar.
Barret: Tô dentro. O Desgraçado quer destruir o planeta. Inimigos do planeta são inimigos da Avalanche.
A Realidade paralela com Zack parece ser sentida por Aerith.
Ela fala sobre o céu. Explicação dos produtores:
– Durante o final, Aerith murmura: “O céu, como eu odeio isso.” [Localização em inglês “Sinto falta do céu de aço.”] Existe algum significado profundo nisso?
Nomura: Para Aeritih, o céu simboliza tristeza. As pessoas que lhe eram queridas, como Zack e sua mãe Ifalna, haviam retornado ao céu, e o céu que ela vê acima dela nas favelas também era coberto por Shinra. A calamidade que destruiu os antigos, Jenova, também caiu do céu. Todos esses incidentes lembram Aerith do céu, e é por isso que ela diz que odeia. – No final do jogo, as palavras “A jornada desconhecida continuará” aparecem. O que isso significa?
Nomura: Inicialmente, havia outra frase que deveríamos colocar, mas em várias circunstâncias, decidimos alterá-la [para o que é agora]. Kitase me disse que deveria haver algo que se conecta ao que está além do final. Eu também queria colocar algo lá também, então acabamos usando essa frase. Acho que alguns podem pensar que o significado da frase é perturbador, mas já levamos isso em consideração.
Com certeza Sephiroth ainda não vai conseguir atuar no passado fisicamente, pois se pudesse fazer isso não precisaria do Cloud. De alguma maneira ele se fundiu aos Murmúrios.