O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

(Analise) Mega Man X (SNES)

Rafa9000

Bam-bam-bam
Reações
2.010
Pontos
283

Mega Man X: Um Clássico Que Ainda Impressiona​

O que falar de Mega Man X? Para começar, devo dizer que esse foi um dos primeiros jogos da série Mega Man que joguei — talvez até o primeiro (fico em dúvida se foi ele ou o 7, lá na infância). Dito isso, posso afirmar com tranquilidade: Mega Man X é um dos melhores jogos da franquia. Dentro da saga X, eu o colocaria como o terceiro melhor, atrás apenas de X4 e X2.

O jogo se destaca pelas melhorias e adições que trouxe à série. Primeiro, os corações que aumentam a vida de X, dando mais chances de completar uma fase e enfrentar o chefão com segurança. Depois, a segunda armadura de X, que não só aumenta seu poder de fogo, mas também oferece habilidades extras como o dash, permitindo “voar” pelas fases — extremamente útil quando você volta para coletar sub-tanks e corações.

O Mega Buster aprimorado é outro grande destaque: ele causa mais dano aos inimigos e permite carregar os poderes adquiridos. O capacete quebra certos blocos, enquanto a armadura reduz em cerca de 50% o dano recebido. Essas adições fazem com que o jogo seja não só mais estratégico, mas também mais divertido e recompensador.

O level design de Mega Man X é uma verdadeira aula. As fases são cuidadosamente planejadas, nunca injustas — se você morrer, é porque errou, e não porque o jogo é impossível. Além disso, elas ensinam como jogar, quase de forma intuitiva, e isso é algo raro até hoje. Outra inovação incrível é a interatividade das fases com a ordem dos chefões: dependendo de quem você derrota primeiro, outras fases podem mudar parcial ou completamente. Por exemplo, se Storm Eagle for derrotado antes de Spark Mandrill, a fase dele sofrerá quedas de energia, deixando tudo escuro; se Penguin for vencido antes do elefante (esqueci o nome dele), a fase dele estará congelada. Para a época, simplesmente genial.

A história, embora simples, é bem contada. Ela aborda temas como autoconfiança e sacrifício, e consegue passar essas mensagens de forma clara sem precisar se estender demais.

E a trilha sonora? Ah, a trilha sonora… é a cereja do bolo. Todas as músicas são excelentes e grudam na cabeça como chiclete; é praticamente impossível jogar sem se pegar cantarolando alguma faixa depois.

Nos gráficos, temos o melhor do SNES em 16-bits, com visuais detalhados e belos para a época, aproveitando praticamente toda a potência do console.

Enfim, se você gosta de Mega Man ou de um bom jogo de plataforma, Mega Man X é obrigatório. Um clássico que ainda encanta e desafia como poucos.

Almmiron

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
2.777
Pontos
703
Melhor mega man da história.

Lembrei desse video dos tempos das cavernas. muito bom.

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
13.624
Pontos
753
Jogão mesmo. Também coloco o X2 e X4 na frente dele, mas por pouco. Trouxe muitas inovações boas pra série. Não lembrava desse esquema das fases mudarem.

proximus-one

Mil pontos, LOL!
Reações
26.561
Pontos
1.249
Jogão mesmo. Também coloco o X2 e X4 na frente dele, mas por pouco. Trouxe muitas inovações boas pra série. Não lembrava desse esquema das fases mudarem.

Pois é, esse esquema das fases mudarem de acordo com a progressão do jogo só foi reutilizado e expandido no Mega Man X6, que aliás gosto pra caramba. O que achei mais paia no X6 foi a nerfada que deram no Zero, transformando o sabre de luz dele em um graveto lento e sem alcance.​

Para mim, a ordem de Mega Man X é a seguinte:
  • X4
  • X2
  • X
  • X5
  • X6
  • X8
  • X3
E o X7 é esquecível. Poderia ter sido bom se fosse todo 2.5 D e não misturado com as partes 3D tenebrosas.

Foda que a partir do X5 começaram a encher de conversação inútil e diálogos, o que viria a piorar EXPONENCIALMENTE na série Zero e ZX Advent. Nesses últimos os jogos praticamente viraram adventures com partes pequenas de side scrolling, e ainda com o downgrade de sair do 2D bonitão dos 32 bits para o borradão dos portáteis imundos, direção de arte infantilizada, personagens no estilo Chibi com olhões maiores que o estilo anime tradicional, toda a temátia dos Cyber Elves etc.​

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Reações
34.818
Pontos
1.103
Bom review e muito interessante a maioria ter a mesma percepção que eu, de colocar na ordem o X4 como o melhor Mega Man, seguido do X2... pensei que só eu e outras poucas pessoas tinham essa percepção.

Minha ordem seria:

X4, X2, X5, X6, X, X3, X8 e X7

O motivo de colocar o X5 e o X6 na frente do X é puramente por questões de plot, pq gosto da atmosfera depressiva e de urgência que há nesses dois jogos. Porém se fosse analisar puramente apenas pelo lado de gameplay, sem dúvidas o X seria o terceiro melhor, mesmo que o level design do X5 não seja tão ruim assim, enquanto o do X6 é... estranho, para falar o mínimo.

Megaman X7 e X8 eu só terminei uma vez cada, naquela coletanea de PS4, então tenho pouco para falar deles por falta de familiaridade, só que infelizmente tenho que concordar que a mistureba 2d e 3d existente no X7 é o ponto baixo.

Voltando para o Mega Man X, sem dúvidas é um jogo muito bom, que mostrou o que a Capcom buscava com a série no até então novo videogame da Nintendo, adotando um tom mais maduro, possivelmente refletindo o crescimento de sua fan base, que nesta altura estava entrando na pré adolescencia / adolescencia. As músicas e os estágios são o ponto alto.

Curiosamente até hoje não tive a chance de jogar direito o remake Maverick Hunter X, que infelizmente encontra-se preso no PSP. Bola fora da Capcom de não ter resgatado esse jogo na coletânea que lançou para o PS4. Falando nisso, está ai uma chance para a Capcom produzir um novo pacote de jogos extras do Mega Man que ficaram de fora... é só incluir o Command Mission, Maverick Hunter X e Rockman & Forte em um pacote só... podem até colocar aqueles de "luta" dos arcades também.

Topo Fundo