O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

[ANALISE] Super Mario bros: The Lost Levels (All-Stars / SNES)

Rafa9000

Bam-bam-bam
Reações
2.328
Pontos
283

Super Mario Bros: The Lost Levels — O pior Mario clássico?​

O que dizer de Lost Levels? Apesar de ter sido um dos primeiros Mario que joguei na vida, lá no meu velho SNES, eu nunca consegui zerá-lo na época. E não era por falta de insistência — era porque esse jogo parece ter sido projetado por algum servo direto de Bowser.

Falar que Super Mario Bros: The Lost Levels é difícil chega a ser redundante. Todo mundo já sabe disso. A questão real é: estamos falando de uma dificuldade justa ou artificial?

E sendo bem honesto… artificial.

Existe uma diferença enorme entre um jogo desafiador — aquele em que você morre por erro próprio, como em um Soulslike ou roguelike — e um jogo que parece ativamente sabotar o jogador. Lost Levels se encaixa muito mais na segunda categoria. Não é o tipo de desafio que recompensa aprendizado orgânico; é o tipo que pune curiosidade e experimentação.

O grande problema está no level design. Ele não é tecnicamente ruim, mas é construído em cima de armadilhas e pegadinhas. O jogo usa e abusa de blocos invisíveis colocados estrategicamente para te derrubar em buracos, saltos milimetricamente calculados que exigem precisão quase desumana, inimigos posicionados de forma cruel e fases labirínticas onde um caminho errado significa recomeçar tudo. E, como se não bastasse, os mundos finais introduzem um vento constante que altera a física dos pulos — justamente em um jogo que já exige precisão cirúrgica.

A sensação é de que o design quer forçar o jogador a errar até decorar cada centímetro da fase. Não é aprendizado natural, é tentativa e erro até que, por acaso, você descubra o bloco invisível que libera a trepadeira para o “verdadeiro” final da fase — ou acerte aquele salto absurdo depois de dezenas (ou centenas) de tentativas. Tudo isso com vidas limitadas.

Sinceramente, considero esse um dos raros jogos da era clássica que beira o impraticável sem save states ou a função de rebobinar dos emuladores modernos. Terminá-lo “na raça” exige uma combinação de paciência, persistência e uma certa dose de masoquismo.

Não à toa, a Nintendo tomou a decisão de não lançar essa versão originalmente no Ocidente, substituindo-a por uma experiência mais acessível. E olhando em retrospecto, foi uma decisão acertada. Lançar algo tão punitivo logo após o primeiro Super Mario Bros. — uma verdadeira aula de level design — poderia ter afetado negativamente a imagem da série fora do Japão.

Sobre o remake do SNES (presente em Super Mario All-Stars), é inegável que houve um capricho técnico. Os gráficos são belíssimos, a trilha sonora está ainda mais agradável e a possibilidade de salvar a qualquer momento ajuda bastante a tornar a experiência menos frustrante. Mas, no fim das contas, melhorias estéticas e conveniências modernas não conseguem corrigir a base de design excessivamente punitiva.

No final, The Lost Levels é um jogo que recomendo apenas em duas situações: se você for muito — mas muito mesmo — fã de Mario e quiser conhecer todos os capítulos da franquia, ou se for do tipo que aprecia desafios quase sádicos.

Para a maioria dos jogadores, ele é mais um exercício de resistência do que diversão.

HuezinXD

Mil pontos, LOL!
Reações
19.309
Pontos
1.053
Eu terminei na época a versão de SNES. Fui jogar a versão de Famicom Disk System e não tankei. Com o Luigi é muito mais difícil. ele realmente foi feito pra ser difícil mesmo. Até tem warp zone troll, que faz tu voltar stages.

limagabriel

Novato
Reações
31
Pontos
13
Esse jogo foi o maior rage bait da minha infância. Nunca terminei antes de virar adulto, fui conseguir finalizar com 20 e poucos anos. O pior é que surpreende por ser uma mecânica tão simples que ninguém bota fé na dificuldade (meu caso) até começar. Saudade quando eu achava que o super mario 2 era o japonês hahahaha

Rampal

Bam-bam-bam
Reações
4.541
Pontos
453
Pô, eu gosto desse aí.

Passar cada fase era um exercício de superação. Difícil, mas pro padrão dos anos 80 até que tava de boas. Tinha coisa muito mais difícil na época. E no SNES ficava fácil já que tinha continue infinito e save state.

É o Dark SOuls do Mario :knerdola

Topo Fundo