O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Analize Uncharted by Outerspace

yjmalmsteen

Bam-bam-bam
Mensagens
2.759
Reações
941
Pontos
209
Uncharted: Drake's Fortune

--------------------------------------------------------------------------------

Distribuidor: Sony
Programador: Naughty Dog
Categoria: Ação/Aventura
Data da Análise: 08/01/2008
Autor: Bruno Abreu - Outer Space

Com Uncharted: Drake’s Fortune, o estúdio Naughty Dog dá ao Playstation 3 o que ele mais precisa neste momento: uma exclusividade. Mas esta aventura que mistura o combate de Gears of War com a ação de Tomb Raider ainda não tem qualidade suficiente para fazer vender consoles, embora superficialmente mostre muitas das características de um jogo AAA.

Marcus Croft

Antes de se revelar quase que um clone de Gears of War, Uncharted apresenta um prólogo que faz lembrar os melhores momentos de Tomb Raider, com a diferença que agora a câmera posicionada sempre por trás do protagonista não mostra um longo rabo de cavalo e um shortinho, mas sim uma camiseta suada e o corpo peludo de um homem. Nosso Lauro Croft é Nathan Drake, um jovem de bem com a vida, meio bobalhão e atrapalhado -- uma personalidade que em nada combina com o fato de que ele irá matar uns dez bilhões de capangas nas próximas horas.

O enredo fala de um antigo tesouro deixado por Sir Francis Drake, o explorador inglês que viveu no século XIV e que, como o nome já evidencia, seria ancestral do protagonista. Muito parecido com os filmes Tudo por uma Esmeralda e outras aventuras de baixo orçamento na linha Indiana Jones, Uncharted é uma sucessão de clichês de filmes/jogos de exploração e aventura, misturando florestas tropicais com templos incas, mercenários, capangas e uma loirinha corajosa para ser o par romântico do herói principal.

E o paralelo com os filmes neste caso vai além da história. Uncharted é um dos jogos mais cinemáticos do momento, e mesmo que ainda não esteja no nível de Metal Gear Solid neste quesito, faz pelo menos uma coisa mais bem feito que o resto: a modelagem dos personagens, principalmente de seus rostos, é incrivelmente bem feita, de um realismo que se aproxima ao das animações da Pixar.

Além do capricho com a modelagem dos personagens, a Naughty Dog pode colher os louros por ter feito o primeiro jogo verdadeiramente impressionante, graficamente, do Playstation 3. Uncharted está lá com Gears of War e BioShock entre os títulos mais bem feitos da atual geração.

A ---------> B

Uma nova analogia com o cinema cabe bem para comentar a jogabilidade: Uncharted é o equivalente a um grande blockbuster no estilo Piratas do Caribe 3 -- super produzido, com todos os elementos que “o povo gosta” e inegavelmente divertido, mas derivativo, formulista e completamente sem imaginação.

A parte em que ele é um jogo de plataforma, por exemplo, é tão banal e limitada que faz Tomb Raider parecer uma obra-prima de Shigeru Miyamoto. Qualquer parede que precisar ser escalada estará lá, bem na cara do jogador, como a única alternativa a ser seguida. A progressão é absurdamente linear, tanto que nas raras ocasiões em que o jogador consegue exergar um caminho alternativo, esse caminho não existe de fato (isto é, não está programado para funcionar no jogo) ou simplesmente levará à morte. Existem, assim, situações como o parapeito de uma janela que o jogador reconhece como um lugar que antes podia escalar, mas que em outra parede (esta fora do único caminho a ser seguido) simplesmente não permite que o personagem se apoie nela. Também não ajuda nada na imersão perceber que em uma construção com dezenas de janelas, aquela única que esta quebrada dá acesso ao pedaço do muro com buraquinhos acidentais divinamente posicionados em forma de uma escada. A obviedade de tudo e a falta de imaginação da Naughty Dog para criar puzzles com os cenários incomoda muito, mesmo que seja feito um esforço para entender que o objetivo é criar um jogo para acéfalos, ou, como os tais blockbusters do cinema, para quem quer se divertir preguiçosamente. Pena que a natureza dos jogos de videogame exija menos passividade e mais estímulos.

O gordo e o magro

Se pela inspiração em Tomb Raider a aventura de Uncharted é digna de Sessão da Tarde, a outra metade, que clona Gears of War é uma cópia bem feita. O problema é que Gears é um jogo nota 7.

O combate, que ocupará a maior parte do tempo do jogador da metade para frente na jornada, tem uma mecânica muito parecida com a de Gears: encostando numa parede o personagem pode se proteger dos tiros e esperar o momento certo para dar os seus. Funciona muito bem, é divertido por algum tempo e há muito “headshots”, mas fatalmente cai na repetição pelo mesmo problema de Gears: é rotineiro (ir até a próxima parede, atirar, esconder) e exige mais paciência que habilidade do jogador.

Atrapalha em Uncharted também o fato de que, diferente do jogo do Xbox 360 que tinha até confronto com chefes de fase, a ação aqui está quase sempre limitada a dois tipos de capangas -- um gordo e um magro --, variando apenas as armas que eles usam, entre escopetas, lança granadas e metralhadoras. E são tantos capangas que é até possível simpatizar pelo vilão, afinal, por pior que ele seja, pelo menos gerou muitos empregos.


O Veredicto: Uncharted chama a atenção pelo visual incrível e tem potencial para divertir, desde que o jogador espere dele algo como um grande filme de verão, desses que não pedem para pensar e que entreteem razoavelmente enquanto duram. Experimente-o como ele merece: muito despreciosamente, e saiba que é um jogo para ser esquecido tão logo o mata-mata tenha terminado.


Prós:

- Um dos melhores gráficos do momento;
- Animações faciais muito bem feitas;
- Produção de alto nível;
- Várias opções de dublagem, inclusive em português (de Portugal).


Contras:

- Absurdamente linear;
- Combate repetitivo;
- Puzzles sem um pingo de imaginação.

Nota 7

Outerspace

Puxa, deram uma nota um pouco baixa não?!

Não sabia que Uncharted era um clone de Gears of War, bom nunca joguei quem jogou diga se é verdade isso que esta na analize!

Pelo jeito , quase virou um AAA!
 

luir

Bam-bam-bam
Mensagens
14.373
Reações
12
Pontos
339
concordo plenamente com o veredicto
edit:
agora que li o resto me arrependi de ter dito que concordei com certa parte, candidato forte a pior review de 2007
 

Royal_Salute

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.698
Reações
1.784
Pontos
879
Nao joguei, entao prefiro nao opinar... só sei de 2 coisas:
- O jogo tem gráficos excelentes.
- A crítica tem divergido bastante quanto a uncharted. Alguns veículos deram notas bem fracas pelo que se esperava do jogo, e outras deram notas boas.

"O problema é que Gears é um jogo nota 7."

???? Gears eu joguei e ta looonge de ser um jogo nota 7. É um excelente FPS. Discordo com essa parte do texto.
 

Seph Sama

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.710
Reações
351
Pontos
824
Simplesmente uma das piores criticas que já li... e não é pq gosto do jogo , mas a falta de argumentos sólidos do maluco que escreveu é de doers os bagos.
 

luir

Bam-bam-bam
Mensagens
14.373
Reações
12
Pontos
339
Royal_Salute;2621921 disse:
Nao joguei, entao prefiro nao opinar... só sei de 2 coisas:
- O jogo tem gráficos excelentes.
- A crítica tem divergido bastante quanto a uncharted. Alguns veículos deram notas bem fracas pelo que se esperava do jogo, e outras deram notas boas.

"O problema é que Gears é um jogo nota 7."

???? Gears eu joguei e ta looonge de ser um jogo nota 7. É um excelente FPS. Discordo com essa parte do texto.
eita, agora que li isso ai
completamente ridículo, pqp, gears nota 7? [kong]
 

yjmalmsteen

Bam-bam-bam
Mensagens
2.759
Reações
941
Pontos
209
Royal_Salute;2621921 disse:
Nao joguei, entao prefiro nao opinar... só sei de 2 coisas:
- O jogo tem gráficos excelentes.
- A crítica tem divergido bastante quanto a uncharted. Alguns veículos deram notas bem fracas pelo que se esperava do jogo, e outras deram notas boas.

"O problema é que Gears é um jogo nota 7."

???? Gears eu joguei e ta looonge de ser um jogo nota 7. É um excelente FPS. Discordo com essa parte do texto.

Concordo com você: Gears nota 7 ? gears é nota 10:rox
 


Gugol

Habitué da casa
Mensagens
2.659
Reações
1
Pontos
71
Comparar Uncharted com Gears até va lá, mas dizer que os 2 jogos são nota 7 é completamente ridículo, parei por aqui...
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Outer querendo uns acessos a mais criando polêmica hahaha
Pra mim esse jogo é GOTY somente....
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.487
Reações
38.639
Pontos
2.069
Eu concordo com os contras. O jogo é muito repetitivo (mate todos, pule para a próxima área, mate todos de novo); linear e os puzzles são fáceis demais, principalmente pelo fato de que tudo está anotado no caderninho de Sir. Francis Drake.
Porém, essa review enfatizou muito os problemas e esqueceu dos prós do jogo. Uncharted copia muita coisa de outros jogos; mas tudo que ele faz, ele faz muito bem. É um excelente game, e um bom começo da Naughty Dog no sistema.

Não lembro que nota dei no review que eu fiz desse jogo, mas eu daria um 9.2, mais ou menos.
 

LedBoy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.389
Reações
11.219
Pontos
749
nota perfeita, o jogo até onde eu vi, é cheio de boas idéias que não foram mto bem implementadas, fora as explosões que são broxantes...

Eu daria nota 8.
 

daczero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.838
Reações
2.386
Pontos
519
[COLOR="Blue"]Review ruim... Primeira vez que vi compararem Uncharted com Gears... Poutz, são completamente diferentes, até nos gêneros... Talvez a jogabilidade seja parecida, mas dizer que foi inspirado... E que Gears é nota 7... Tirou totalmente a credibilidade desse review.[/COLOR]
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.487
Reações
38.639
Pontos
2.069
LedBoy;2621968 disse:
nota perfeita, o jogo até onde eu vi, é cheio de boas idéias que não foram mto bem implementadas, fora as explosões que são broxantes...

Eu daria nota 8.

Bom, você jogou ele, certo? Então, que boas idéias que não foram bem implementadas?
A meu ver, Uncharted carece de boas idéias... Não tem nada nele que não tenha sido visto anteriormente em outro jogo, e isso foi um problema. Mas, toda a idéia que ele implementou; tudo que tem no jogo, foi feito de forma magnífica. Não há do que reclamar do que vem no pacote (além da repetitividade/linearidade)... Só podemos reclamar do que não veio.
 

tiucholas

Ser evoluído
Mensagens
590
Reações
8
Pontos
31
Seph Sama;2621925 disse:
Simplesmente uma das piores criticas que já li... e não é pq gosto do jogo , mas a falta de argumentos sólidos do maluco que escreveu é de doers os bagos.



Acho q o cara chupo limao antes de escreve isso, elogiou o obvio e meteu pau em todos os minimos detalhes.
 

THERMOTRON

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.105
Reações
43
Pontos
794
Outer virando casaca??? deram nota melhor para Heavenly Sword... (se nao me engano... [kong]
Longe de GOTY, o review esta forcado demais ou pra melhor ou jogando no chao o jogo...
Acho que faltou foi um meio termo.
 

JBruno

Habitué da casa
Mensagens
2.726
Reações
0
Pontos
76
Pegaram algum caixista aqui do fórum para fazer esse review ridículo hehehe
 

Lunard

Bam-bam-bam
Mensagens
8.442
Reações
4
Pontos
277
luir;2621929 disse:
eita, agora que li isso ai
completamente ridículo, pqp, gears nota 7? [kong]

É lógico que Gears é nota 7, afinal, não saiu pro Wii. Velho, eu até gostava dos reviws da outer, mas de uns tempos pra cá...pfff. Questão de opinião, prefiro os reviews da Finalboss.
 

luir

Bam-bam-bam
Mensagens
14.373
Reações
12
Pontos
339
JBruno;2622000 disse:
Pegaram algum caixista aqui do fórum para fazer esse review ridículo hehehe
que caixista diria que gears é nota 7?
foi só alguém querendo aparecer
 

CHUPACABRAS

Veterano
Mensagens
2.708
Reações
24
Pontos
139
Enfatizaram os pontos negativos, que REALMENTE existem e são bem perceptíveis.. mas deixaram de falar dos pontos positivos, que também estão lá.

Pra mim, nota 8 pro Uncharted e nota 5 pro review.
 

michaeljovi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.999
Reações
2.562
Pontos
1.364
Hhauha.. postou antes essa, eu ja ia postar... discordo da analise, nem tanto quanto ao uncharted que joguei apenas o demo, mas gostei muitissimo, mas n joguei o completo ainda, agora quanto a gears a outers msm se contradiz, pois na analise deu nota 8 pra ele e agora diz que gears é um jogo nota 7, hehe.... bom pra mim gears é um jogo no single, e outro no coops e versus online, no single é nota 8 msm, coops 9 e versus nota 10, nota final nota 9 pra ele, pra mim disparado o melhor jogo da atual geração ate o momento... ahuahuuuah..



Falows
 

daczero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.838
Reações
2.386
Pontos
519
LedBoy;2621968 disse:
nota perfeita, o jogo até onde eu vi, é cheio de boas idéias que não foram mto bem implementadas, fora as explosões que são broxantes...

Eu daria nota 8.

[COLOR="Blue"]Se a nota é perfeita você deveria dar nota 7, acho :D :p

Ou então concordou que o review está ruim... Hehe[/COLOR]
 

toniu

Bam-bam-bam
Mensagens
10.117
Reações
210
Pontos
304
Simplesmente RIDÍCULO esse review! O cara falar que não precisa habilidade do jogador? Qtas vezes tinha que pular de um lado pro outro pra fugir de granadas e dos caras que vão se aproximando? Pra mim é nota 10! Parei... Afffff.... [kong]
 

Lunard

Bam-bam-bam
Mensagens
8.442
Reações
4
Pontos
277
daczero;2622023 disse:
[COLOR="Blue"]Se a nota é perfeita você deveria dar nota 7, acho :D :p

Ou então concordou que o review está ruim... Hehe[/COLOR]

A nota eu até concordo, o problema é o review e a citação de Gears, pfff.
 

don

Veterano
Mensagens
2.463
Reações
2
Pontos
149
Concordo. Joguei um pouc, vi o jogo bem mais e simplesmente num tem nada que justifique algo maior. É bem polido graficamente (lindo mesmo) mas tudo o que tem lá vc encotra melhor em outros: as acrobacias e genialidade de design num chegam nem perto de Prince of Persia e o tiroteio num tem um décimo da emoção de gears.

Tecnicamente competente mas faltou simplesmente algo mais que o destaque, Uma boa tentativa desperdiçada...
 

Alex USA

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.668
Reações
3.472
Pontos
1.119
7 é pouco realmente...........esse jogo é um 9 pra mim.....
 

.::DuFF::.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.414
Reações
1.529
Pontos
999
Quando o meu chegar eu opino... mas pelo que eu tenho lido do pessoal que ja ta com o jogo, Uncharted é muito bom!
 

RODMONFORT

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.444
Reações
339
Pontos
799
O Cebolinha é mais útil dando nó nas orelhas do Sansão :-D :-D :-D :-D
 

Chris Redfield

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.290
Reações
7.273
Pontos
1.484
Resumindo:

- Muito Grafico
- Uma Historinha Meia-Boca
- Um Pouco do que ja deu certo em outros jogos...


Um belo balde de agua fria pra quem achava um eterno AAA... o problema destes, é que pra eles o que importa em um jogo é ser bonito, o resto que se foda... Lair, Assassins Creed, e agora Uncharted...
 

Perfect Insane

Bam-bam-bam
Mensagens
8.986
Reações
5.953
Pontos
429
achei a analise muito ruim....se voces olharem outras analises do proprio bruno...elas tem um conteudo melhor e uma visao mais tecnica do jogo...essa analise esta ridicula...nao pela nota e sim a forma que ele fala do jogo...so faltou escrever..."esse jogo e uma m**** nao comprem"..parece que ele nao começou bem o ano....deve ser ressaca
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.487
Reações
38.639
Pontos
2.069
Chris Redfield;2622110 disse:
Resumindo:

- Muito Grafico
- Uma Historinha Meia-Boca
- Um Pouco do que ja deu certo em outros jogos...


Um belo balde de agua fria pra quem achava um eterno AAA... o problema destes, é que pra eles o que importa em um jogo é ser bonito, o resto que se foda... Lair, Assassins Creed, e agora Uncharted...

Duvido que alguém tenha levado um balde de água fria enquanto jogava Uncharted. Você se decepcionou quando jogou?
 

Jorn

Bam-bam-bam
Mensagens
9.381
Reações
227
Pontos
294
O mais engraçado é o baba ovo falando bem do review e criticando o uncharted, ai quando percebe que falaram mal do gears, volta atrás e reclama do review...



Em relação ao review...clone de gears of war...put* essa foi foda...só não foi pior do que os caras falando que halo3 tem fisica melhor que crysis.
 
Topo Fundo