O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Animação Americana Vs Animação Japonesa.

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.203
Reações
23.296
Pontos
1.619
esse tópico não faz sentido algum.

se quer comparar algo, tem que situar historicamente antes. pegar gêneros diferentes, em formatos diferentes (ova, movie, tv) e de qualidades diferentes e compará-los de maneira aleatória não significa nada.

Então, vamos tentar realizar esse seu pedido, pela minha visão, okay?

Segundo uma linha temporal, não EXISTE como negar que os estúdios Disney foram o maior ápice em animações com qualidade nas épocas ANTERIORES a década de 90.

Levando em consideração os filmes, lindamente animados e com uma qualidade impressionante, temos enormes tesouros como os clássicos Alice no País das Maravilhas, Cinderella e outros, onde cada uma das animações abrange as histórias com um primor jamais visto antes.

Para competir na época, tinhamos as inconsistentes animações da Warner e da Hanna Barbera. Mas, se não eram os 'gráficos', o que fazia com que a gente ficasse pregado na tela, vendo aquilo?

A resposta? 'Diversão' é a palavra a ser usada. Analisem BEM o assunto e descobrirão que eles se empenhavam DEMAIS nos roteiros, sempre inovadores para a sua época, com qualidade sempre segurando o traço, que era deficiente.

(minha opinião? Mesmo que eles desenhassem 'stick figures', o roteiro sempre estaria lá pra segurar tudo!)

Humor ácido, aventuras com um roteiro mais assombrado eram típicos da época:




A decadência começa nos anos 80, quando a qualidade nos roteiros começa a decair surpreendentemente graças ao movimento 'evitem violência nas animações' e o famigerado 'desenho animado é para crianças'.


Para baratear os custos, os americanos resolveram trabalhar com indústrias japonesas e koreanas pra criar as animações ditas como 'primárias' (isso pra tentar evitar a queda da animação americana, ameaçada com uma queda nos roteiros e na qualidade de animação, utilizada por muitos estúdios, como por exemplo a !@%(&#$_¨! da Filmation, que utilizava uma técnica chamada de 'rotoscópio' para animação de diversos personagens, ficava muito bonito a primeira vista mas depois.... Deixava a produção com ar de 'já vi isso antes'. (vide animação de He Man e She-Ra)

As animações ganhavam ares de 'japonesação' nas aberturas, onde utilizavam uma excelente qualidade, mas nos eps em si, a qualidade decaia 'dicumforça':





Engraçado notar que, as animações que NÃO se utilizavam desse recurso (poderia ser um subterfúgio???), no geral, não davam conta de durar mais do que uma ou duas temporadas!




Na década de 90 houve uma modificação, com o advento da computação gráfica as animações, o que barateou os custos. O caso é que, o estrago já havia feito pois, na década de 70 e 80, foram abertos os portões para a entrada da animação japonesa nas américas.




Em constante melhora da qualidade, as animações japonesas sempre tiveram a inovação acima de tudo para bater a animação americana, que estava se especializando apenas no infantil, com os roteiros mais densos e uma animação mais fluente.

É isso ou precisa de mais?
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.203
Reações
23.296
Pontos
1.619
de bem mais, não é um post que vai esgotar toda a história da animação.

mas você coloca coisas interessantes e situadas em um contexto. faz bem mais sentido e encaminha melhor a discussão.


Bom, se for continuar, podemos começar uma explicação referente aos roteiros em animes e animações!

Se for pra efetuar uma comparação cinicamente clinica e olhando geladamente, começamos com o seguinte:

1º ponto - MESMO que olhemos para os pontos, digamos assim, 'dramáticos' nas animações, veremos que a animação americana apela em sua trilha sonora...



...Enquanto que, na animação japonesa, temos um 'conflito' em suas atitudes onde não é utilizado tanto a trilha sonora, mas sim, os atos de seus 'atores/atrizes'.



Notem que a música fica no seu auge ANTES da ação principal, ficando meio que, desconexa, dando chance ao climax e ao desespero do 'ator' após o ocorrido.

Seguem se os anos, diminuem a capacidade de se enfocar no roteiro.

Nas décadas de 80 e 90 (salvo algumas boas peças), praticamente a animação americana se torna um poço de bobagem e besteirol sem limites onde impera a bagunça e a violência embutida:



As ações demonstradas em uma animação americana são mais violentas do que isso?



Onde um cara que supostamente é o vilão, morre pra salvar a vida de uma criança? Lembrem que atos desse tipo são considerados violentos e por isso, taí um dos pontos que não deiaxm tais animações serem veiculadas na tv aberta nacional!

Na final do século XX e na 1ª década de 2000, as animações americanas começam a explorar a ação de uma forma que possa criar roteiros coesos. E qual seria o ponto principal pra isso? Os gibis americanos, claro!

X-Men deu o pontapé inicial para se cuidar de um roteiro mais maduro e tendo cenas de ação que realmente atraem a atenção com as continuações que mantinham a história em dia:



Outros tentaram, mas...



...Onde a FOX botou sua mão, só a Warner pra conseguir competir de uma forma justa:



Utilizando de um traço mais simples, porém, mantendo a ação em um nível altíssimo e com histórias de excelente qualidade, a animação americana tenta sobrepujar mais de 25 anos de ostracismo contra seu grande rival japonês.

Lembrando que, estamos tendo uma abertura das portas com animações oriundas da Europa, tais como:





...O Brasil? Bom, não devemos esquecer que, de 2008 em diante, tivemos animações que poderiam concorrer a alguma coisa (e estamos cavalgando a passos largos quanto a evolução de nossas animações, sendo que a maioria é bancada diretamente pela Globo)

http://youtu.be/NqeszMidk64
http://youtu.be/HCvXRjzAeXc
http://youtu.be/e8pzqnvV4AY
(pra quem não assistiu, garanto que vale a pena!)

Eu mesmo, espero que apareçam mais animações assim!
 

Flea.

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.068
Reações
20.632
Pontos
1.144
Lembrando que, estamos tendo uma abertura das portas com animações oriundas da Europa, tais como:




?

Aeon Flux é americano, já falei sobre ele aqui, é uma das crias da excelentissima LiquidTV da MTV, da época que ela ainda prestava.
 


doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.203
Reações
23.296
Pontos
1.619
?

Aeon Flux é americano, já falei sobre ele aqui, é uma das crias da excelentissima LiquidTV da MTV, da época que ela ainda prestava.


Tem certeza? Me lembro de ter lido que a produtora dele era europeia, mas vinculada diretamente a Viacom e a MTV/Liquid Television
 

Muaddib-RJ

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.559
Reações
5.833
Pontos
624
...O Brasil? Bom, não devemos esquecer que, de 2008 em diante, tivemos animações que poderiam concorrer a alguma coisa (e estamos cavalgando a passos largos quanto a evolução de nossas animações, sendo que a maioria é bancada diretamente pela Globo)




(pra quem não assistiu, garanto que vale a pena!)

Eu mesmo, espero que apareçam mais animações assim!




só uma correção, a Globo não costuma bancar animação, apenas compra o direito de exibi-la. As animações brasileiras, na sua maioria, são co-produções com outros paises. Com isso temos alguns sucessos internacionais e exemplos de animações de qualidade. Um exemplo de sucesso é o Peixonauta, que passava em horário nobre na Discovery Kids, desbancando series estrangeiras.

A Globo é tão perdida com relação a animação, que extinguiu a TV globinho pra passar um programa que fala sobre cocô. Relegou assim o horario para sabado de manhã, inclusive empurrando o Sitio, que teria a estreia da segunda temporada, para esse horario de baixa audiencia.

O caso do Brasil é bem diferente do americano e japones, e talvez mais parecido com o da Europa. Tem melhorado bastante e já temos uma produção constante de longas de qualidade, coisa impensável a 10 anos atrás.
 

lucasJasa

Novato
Mensagens
38
Reações
15
Pontos
8
O Japão geralmente se inclina em direção ao detalhe, mas depois veja quantos truques eles usam para evitar que ele se mova? Tiros panorâmicos longos, quadros fixos com apenas uma boca agitada, e os clipes freqüentemente reciclados são perfeitos para o curso.
texto do nerd felligs


Então, comofas\\\?

A tecnologia tem ajudado muito nisso, seja o uso de computação gráfica nos modelos (não, que você vê na barraquinha de camelo não são feitos em CG por uma decisão artística), seja o uso de ferramentas de animação que economizam tempo e dinheiro.

Se My Little Pony parece um desenho feito em flash, é porque a realidade não é muito diferente disso.

Mas, antes dessa maravilhosa era de ouro da tecnologia, onde qualquer um com uma ideia na cabeça e um Adobe After Effects na mão pode fazer sua própria animação, como se fazia? Qual era o modo rápido e barato de fazer desenhos animados?

Hanna e Barbera ensinaram algumas lições sobre isso, sentando o facão sem dó nem piedade nos custos de produção de como fazer um desenho animado. Porém, tudo isso empalidece diante do rol de GAMBIARRAS que os japoneses inventaram para sua indústria, a tal ponto que você não consegue pensar em anime sem dissociar destas coisas que eu vou citar agora.

5) ANIMES NÃO SÃO ANIMAÇÕES MUITO BOAS (ou a regra dos três frames)

Existe uma diferença entre desenho e animação. Eu não tenho nada contra o estilo japonês de desenhar pessoinhas (apesar da sua aparente fixação em pré-adolescentes onde 2/3 do peso corporal são os seios). Animação é o que dá a sensação de movimento entre os desenhos, e é aqui que começa a gambiarra.

Quando foi criado, o anime de Astro Boy usou de 500 a 800 quadros de animação para um episódio de 25 minutos. Uma animação tradicional de qualidade (tipo filmes 2D da Disney) tem em média dez vezes mais que isso.

Então, animes são basicamente um slideshow de mangá. Aí você pode estar dizendo “balela, balela, fogo na guela” (ao que eu te parabenizarei pela referência), porque você já assistiu muito anime e saporra não é slideshow porra nenhuma, é uma animação muito fluída e viva!

Mas… é mesmo?

Vamos analisar uma das cenas mais épicas e memoráveis da história dos animes:


Foda pra c***lho, né? Épico e lindo.

MAS… vamos dar uma olhada na parte técnica. Repare como a grandessíssima maioria das cenas é composta de tomadas de 3 quadros animação que ficam repetindo. Preste bem atenção nos movimentos e veja como isso é muito barato de se fazer!

A cena em que o Camus explica sobre o congelamento das armaduras, por exemplo. É uma imagem parada que se dá um zoom e coloca-se uma camada repetida de efeitos especiais em cima para dar a ilusão de movimento. E assim, com quase apenas três imagens, vai quase um minuto do episódio!

Mas por que não passa a sensação de ser parado? Alguns motivos muito inteligentes. Em primeiro lugar, devido ao excelente trabalho de dublagem que é feito nos animes, que fazem o espectador se investir emocionalmente o suficiente para você não se importar com detalhes.

Em segundo lugar o uso muito esperto de tomadas panorâmicas. Repare em como muitas cenas são a mesma imagem, e que é a câmera que desliza pela tela. Às vezes uma célula de animação parada é que desliza pela imagem.

Eu nem estou falando de episódios filler, cuja única intenção é encher linguiça. Essa técnica é chamada de “Cel Banking”, e é o pão com manteiga dos animes.


Existem várias outras técnicas de edição para fazer o anime parecer menos parado do que é realmente, como uma edição frenética, com cenas de poucos segundos, para a audiência não perceber quão pouca fluidez há ali.

Não vou me alongar muito mais no tema, mas recomendo a excelente matéria do Togofu explicando as artimanhas visuais dos animes para fazer menos com mais.

4) A CORRIDA NARUTO

Corrija-me se você estiver errado, mas certamente você já viu alguém em anime correndo assim:





A corrida com braços abertos é uma marca registrada de animes, e quando você pensa sobre isso entende o motivo: porque é mais fácil (ergo, barato) desenhar dessa forma sem movimentar os braços. E sem isso, jamais teríamos cenas como essa:


Obrigado, Japão!


A abertura de MOB Psycho 100 é bastante… bastante… hm, bem, é…

3) ABERTURAS/ENCERRAMENTOS

Aberturas e encerramentos de animes são geralmente muito bem feitos. Não raramente, os valores de produção ali são maiores do que da média do anime em si. Então como isso é um truque para economizar dinheiro?

Uma abertura de animação ocidental tem em média, SE MUITO, trinta segundos, e mais ou menos o mesmo de créditos de encerramento.

Animes têm aberturas e encerramento MUITO MELHORES. Isso permite que elas sejam mais longas sem que as pessoas se cansem. E é aqui que mora o truque para economizar dinheiro: são pelo menos três minutos, pelo menos, do seu programa que vão se repetir toda santa semana (e uma vez por ano na semana santa). Dos 25 minutos (aproximados) que um anime tem que durar, três já estão pagos e garantidos desde o primeiro episódio. Dindin, bródi!

E não, eu não me interesso (ao menos no momento) de fazer um post sobre as melhores aberturas de anime. Até porque o Amer, que é um cara que escreve muito melhor que eu, já fez isso, e se você não está lendo o blog dele, eu só posso lamentar por sua alma imortal.

2) HENSHIN!

Os japoneses não inventaram os heróis com alter-ego, obviamente. O que eles inventaram foi uma forma de capitalizar isso de forma a baratear a produção dos animes (e vender brinquedos de lambuja). Porque os mesmos frames de animação serão exibidos de novo e de novo do primeiro ao último episódio.

São preciosos segundos nos quais os japoneses jamais precisarão investir outro centavo novamente!


Ou minutos, no caso de Digimon

2.1) GOLPES ESPECIAIS

Movimentos especiais são uma das marcas registradas dos animes favoritas de todos. Caramba, teve até uma vez que um golpe muito famoso recebeu sua própria música-tema! Sim, aquele mesmo que você cansou de tentar imitar quando achou que não tinha ninguém olhando.



De segunda a sexta, a mesma animação repetida ou seu dinheiro de volta

Todos estivemos lá e fizemos isso.

Agora, isso não quer dizer que golpes especiais não sigam a mesma lógica das transformações: preciosos segundos de ienes economizados que serão repetidos de novo e de novo. De fato a lógica é tão a mesma que dá pra considerar o mesmo item.


O episódio do muro das lamentações, sem as partes em que dificuldades auditivas acometem a todos, teria aproximadamente 4 minutos apenas

1) PERSONAGENS SURDOS

Você já reparou que a maioria dos personagens de anime é surdo como uma porta?

– O que? Ele disse surdo como uma porta?
– Uma porta? Não pode ser!
– Ele falou mesmo uma porta?!

E assim vai. Animes shonen são campeões nisso. Até parece que um japonês não pode ouvir uma receita de miojo sem ter que interromper para repetir algumas palavras-chave, não é?


Se parece que os personagens de anime estão se fazendo de burros para comer tempo da animação e economizar custos (além de artificialmente alongar a série, como no caso das adaptações longas de mangá), é porque é exatamente isso que eles estão fazendo.

  • O que? Cortar custos?
  • Não pode ser, ele disse cortar custos?
  • Custos… cortados?
  • Sim, eu disse cortar custos.
E por aí vai…

Pode não parecer, mas em termos de produção animes são o fast food do entretenimento. O segredo do sucesso dos japoneses é servir esse fast food com um ótimo acompanhamento de uma boa salada de ideias e não raramente por um garçonete com sutiã tamanho J
 
Ultima Edição:

lucasJasa

Novato
Mensagens
38
Reações
15
Pontos
8
texto tirado do blog greg
Então, escrevi isso há quase dois anos. Foi depois que "The Spectacular Spider-Man" estreou no KidsWB, e quando as pessoas reclamavam da animação. De vez em quando, eu acho que tenho que repostá-lo, então acho que vou ficar aqui também.

Principalmente porque estou cansado de ter que escrever constantemente e re-digitar isso em vários tópicos. Já estudei o setor de animação há algum tempo e, mais do que isso, tenho contatos na indústria que vem trabalhando há décadas. Escritores, produtores, artistas de story boards e até mesmo atores de voz. Eu não trabalho lá sozinho, mas considero-me como um especialista como um pode ser sem realmente trabalhar nisso, embora eu espero que eventualmente mude.

Por que "The Spectacular Spider-Man" parece o que faz? Por que os modelos são tão estilizados e estilizados quando crescemos com cartoons onde os modelos de personagens foram muito detalhados?

A resposta é esta, é mais fácil animar e animar bem. Para aqueles que continuam citando shows como "G.I. Joe", "He-Man", e outros shows dessa época, retiram os óculos nostalgicos e voltam e olham para eles. Os modelos de personagem parecem bons quando são estáticos, mas a animação é muito lenta e ruim.

Quando Bruce Timm começou a produzir "Batman: The Animated Series", as pessoas queixaram-se sobre seus modelos de personagens simplificados, eu sei que talvez não pareça considerar o quão universalmente louvado é hoje, mas não foi o caso. Por que ele fez isso? Porque ele sabia que você melhorava a animação. Menos linhas para desenhar significam menos linhas para animar, especialmente em um orçamento de TV.

Se você quiser esses modelos detalhados e boa animação, você precisa do orçamento de um longa-metragem Disney, e mesmo assim ainda não é uma boa idéia.

Quando "Gargoyles" estava em produção, os modelos de personagem eram muito mais detalhados. Frank Paur entrou e simplificou-os com artistas no Japão, e o resultado foi algo bonito. Mas, para aqueles que ainda se queixam de "The Spectacular Spider-Man" não se parece com isso, posso garantir que as "Gargoyles" tenham um orçamento muito maior do que o "Spidey". Inferno, veja o que aconteceu na terceira temporada, quando o orçamento foi cortado, os modelos eram os mesmos, mas a animação era dolorosamente feia para assistir.

Agora, Spider-Man é um personagem que se move. As lutas são de ritmo rápido, o sling da web é rápido, e a animação neste show é apenas fluida, rápida e linda. A batalha aérea com o Abutre foi de tirar o fôlego, especialmente para a TV. Agora, alguns indicam a série Fox Kids, mas, bem, honestamente, olhe novamente. Não foi tudo tão bem animado. Estava cheio de fundos CGI ruins, a paleta de cores não estava funcionando, e o show era principalmente filmagens. Simplesmente não parecia bom.

Quando você tira um quadrinho, você está desenhando imagens estáticas que não precisam se mover. Você pode adicionar todos os detalhes que deseja, contanto que você atenda seu prazo. A animação não tem esse luxo. Milhares de cels começam a animar uma produção de vinte e dois minutos. É um processo longo e extenuante, e o cronograma é muito apertado.

É fácil ser um produtor de animação de cadeira de braços. Só porque você assiste muito, não faz de você um especialista. Eu vi tantas declarações feitas em animação e "tecnologia de hoje" provenientes de pessoas que simplesmente não sabem sobre o que estão falando. Não se trata de ser preguiçoso. Não se trata de animação obstinada. Trata-se de produzir a melhor animação possível em um orçamento.
 

lucasJasa

Novato
Mensagens
38
Reações
15
Pontos
8
O argumento do contador que normalmente é criado quando vejo essa discussão acontecer é "Mas o anime é realmente detalhado, então é realmente apenas que os animadores americanos são preguiçosos". Deixando de lado que não há muitos shows são realmente animados nos EUA, há um trade-off em muitos anime também. Se você olhar para um show como Naruto, com certeza, você terá algumas ótimas, bem animadas, cenas de luta dinâmicas onde há toneladas acontecendo e a câmera se move por todo o lugar e tudo ainda permanece consistente. Mas antes e depois daquela cena de luta, você ganha vários minutos - alguns episódios até episódios inteiros - de personagens perfeitamente quietos com apenas suas bocas movendo-se ou seus olhos se contraindo quando a câmera cai lentamente ou zooms. Como com a animação da TV americana, existem exceções Onde você recebe animação de qualidade todo o caminho. Mas na maioria dos casos, o orçamento não permite esse nível de ação o tempo todo. Então, você acaba com muito tempo de inatividade.
 

Fabio Alexandre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.308
Reações
2.169
Pontos
453
E desenterrando novamente o Tópico, concordo com o LucasJasa em tudo o que ele disse.
.
O que me fez desde pequeno a adorar a animação Americana foi esse capricho na Movimentação dos personagens, sem economia, repetições ou truques de câmeras que os Animes usam, ou seja, o verdadeiro "Illusion of Life".
.
Em séries de TV, os Americanos preferem simplificar os personagens e até mesmo os cenários para investirem mais na movimentação, criando assim a "Ilusão de Vida", são poucos os Animes que encontramos essa movimentação caprichada dos Americanos, só as produção de Katsuhiro Otomo, Miyazaki e alguns poucos artistas japoneses.
.
Já até tentei gostar de Animes, tentei assistir várias coisas, mas caio no sono quando começam aquelas Panorâmicas de Câmeras sem nada acontecendo e personagens estáticos só movimentando a boca, ou as vezes nem isso, os personagens várias vezes ficam de costas falando só pra não precisarem desenhar nada, muito triste e pobre.
.
Hoje eu sou um órfão da Animação Americana, pois infelizmente já não tem mais aquele capricho das séries de TV dos anos 80 e 90 e as Animações de Cinema abandonaram o 2D, gosto de 3D mas a Animação Artística do 2D não deveria ter sido abandonado.
.
Mas é isso, os Animes são o Fast-Food das animações, feitos às pressas e com baixo custo pra rápido consumo.
Para o meu padrão de exigência, que é o capricho na Animação dos personagens, 95% do que eles produzem não prestam.
 
Ultima Edição:

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
É tudo uma questão meramente econômica. Pouca gente sabe o quão caro e demorado é o processo de animação em desenho animado. É tão, mas tão caro, que a própria Disney acabou praticamente abdicando desse mundo para partir para animação CGI.

Eu sou profundamente apaixonado por animes e pela cultura japonesa, mas o fato é que a animação americana foi a escola de animação do mundo inteiro, SOBRETUDO o Japão. Basta ver que a maioria dos animadores são profundamente apaixonados pelos filmes da Disney. O Akira Toriyama mesmo já disse "n" vezes que Cinderella é a obra de desenho animado favorita dele.

Aqueles detalhes maravilhosos dos animes não são novidade nenhuma. A Disney, sobretudo nos seus primeiros anos, tinha um nível de animação impecável. Vejam esse curta dos anos 30 (!) e reparem nos detalhes, de como a chuva desliza sobre o moinho, etc:



Aliás, o interessante é que os animes, até hoje, usam o mesmo recurso gráfico de Multiplane Camera que o Walt Disney inventou há 80 anos. Obviamente tudo é digitalizado hoje, mas os recursos de animação de fundo, perspectiva e etc continua exatamente o mesmo.
 

Gentilhomem

Bam-bam-bam
Mensagens
3.759
Reações
11.171
Pontos
303
O público alvo americano é extremamente diferente, e normalmente o padrão americano de animações tem como enfase a história em vez de traços de animação.
Um bob esponja da vida, apesar de ter uma animação horrenda, consegue garantir boas risadas usando como forte o humor e a história. O ruim das animações americanas é que não conseguem criar algo minimamente serio com traços cartunescos que não chegam nem perto da profundidade de uma animação japonesa.
Imaginem a liga da justiça feita com a técnica de animação japonesa, seria incrível.
 

End Of The Line

Bam-bam-bam
Mensagens
8.191
Reações
5.895
Pontos
404
O público alvo americano é extremamente diferente, e normalmente o padrão americano de animações tem como enfase a história em vez de traços de animação.
Um bob esponja da vida, apesar de ter uma animação horrenda, consegue garantir boas risadas usando como forte o humor e a história. O ruim das animações americanas é que não conseguem criar algo minimamente serio com traços cartunescos que não chegam nem perto da profundidade de uma animação japonesa.
Imaginem a liga da justiça feita com a técnica de animação japonesa, seria incrível.
Bizarro alguém querer trocar o Bruce Timm por japonesice.
 

Gentilhomem

Bam-bam-bam
Mensagens
3.759
Reações
11.171
Pontos
303
Bizarro alguém querer trocar o Bruce Timm por japonesice.
Animações americanas não conseguem passar o mínimo de profundidade e seriedade em alguma coisa, nunca consegui obter o mínimo de imersão ao assistir a liga da justiça ou alguma outra animação similar, sendo que qualquer anime com história incrivelmente inferior consegue me passar uma maior imersão.
 

End Of The Line

Bam-bam-bam
Mensagens
8.191
Reações
5.895
Pontos
404
Animações americanas não conseguem passar o mínimo de profundidade e seriedade em alguma coisa, nunca consegui obter o mínimo de imersão ao assistir a liga da justiça ou alguma outra animação similar, sendo que qualquer anime com história incrivelmente inferior consegue me passar uma maior imersão.
Sé você não vê graça em algo como heart of ice ou almost got... Eu honestamente não sei que animes "profundos" são esses que da pra arranhar coisas assim a não ser coisas bem de seletivas.
 

Gentilhomem

Bam-bam-bam
Mensagens
3.759
Reações
11.171
Pontos
303
Sé você não vê graça em algo como heart of ice ou almost got... Eu honestamente não sei que animes "profundos" são esses que da pra arranhar coisas assim a não ser coisas bem de seletivas.
Geralmente quem cita Bruce Timn confunde seriedade com produndidade.

No mais, a animação francesa está dando um banho na americana. A não ser que você seja alguém que só gosta de deboche e iroria e acha issso o supra-sumo da inteligência. Coisa que para mim só demonstra mau-caratismo.

Esse ano tem filme do Wes Anderson. Ele é um bom diretor de animação.
Estou falando e julgando exclusivamente os traços dos desenhos, os traços por si só dos desenhos americanos não são propícios para passar um ar de seriedade e profundidade.
Pegue heart of ice e imagine aquilo com traços mais profundos e marcantes, agregaria muito mais valor na história. Em nenhum momento estou desmerecendo grandes clássicos, só estou dizendo que os traços por si só não transmitem muita coisa, pois são totalmente dependentes do carro chefe que é a história.

Compare a imersão gráfica disto:
latest

Com isso:
ANS-Another-0.mkv_snapshot_03.01_2012.01.10_14.27.20.jpg
 

End Of The Line

Bam-bam-bam
Mensagens
8.191
Reações
5.895
Pontos
404
Estou falando e julgando exclusivamente os traços dos desenhos, os traços por si só dos desenhos americanos não são propícios para passar um ar de seriedade e profundidade.
Pegue heart of ice e imagine aquilo com traços mais profundos e marcantes, agregaria muito mais valor na história. Em nenhum momento estou desmerecendo grandes clássicos, só estou dizendo que os traços por si só não transmitem muita coisa, pois são totalmente dependentes do carro chefe que é a história.

Compare a imersão gráfica disto:

Com isso:
Animação do Batman na época era de alto orçamento alem de ter sido feito feita em vários momentos no japão pelo pessoal da TMS que tinha cenas como essa:


ou cenários como esse:
DE80-wVXcAACbCO.jpg


Isso que você define imersão como um monte de CG da mais "alta qualidade":
another-27-10-12-7.png


Desisto.
 

Gentilhomem

Bam-bam-bam
Mensagens
3.759
Reações
11.171
Pontos
303
Isso que você define imersão como um monte de CG da mais "alta qualidade":
another-27-10-12-7.png
Eu só peguei aquela imagem aleatória em especifico para simbolizar, não costumo assistir muitos animes e não me veio nenhum na cabeça.
Você entendeu o que eu quis dizer e sabe bem a que tipo de animação estou me referindo. Você sabe que a minha critica é sobre o fato das animações americanas em geral não costumar focar em detalhes.
Você só está trazendo exceções que não chegam nem perto do que a maioria realmente representa.
Você fala como se isso fosse a coisa mais imersiva do mundo:
Batman-Nightwing-and-Harley-Quinn-in-New-DC-Animated-Movie.jpg

latest

Em geral a maioria das animações americanas possuem esses traços grosseiros, não sei como está atualmente pois não estou acompanhando muito.
Veja aqui um exemplo de traços que não são grosseiros:
horriblesubs-young-black-jack-01-720p-mkv_snapshot_21-50_2015-10-03_14-59-47.jpg
 

Muaddib-RJ

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.559
Reações
5.833
Pontos
624
o que voces nao estao se ligando é que série adulta em animação não vende nos EUA, por isso não existe. Nenhum executivo quer bancar. Quem tem dinheiro pra financiar uma série de animação nos EUA vai pagar por um próximo Bob Esponja, Hora de Aventura, Ben 10.

série adulta de animação japonesa existe porque é feito a preço de banana e se paga no público local. O que vier depois é lucro.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.969
Reações
12.321
Pontos
753
Japão é superior.

Agora um desenho americano que eu sempre achei bem animado é o do DuckTales:


Não tem o nível de detalhamento de um japonês mas para os padrões USA DuckTales era acima da média (pelo menos pra mim)


Só achei esse episódio como exemplo cheio de zoom no youtube (e pra ajudar perto do fim tem problemas no tom das vozes).....

Ele exibido corretamente é melhor ainda.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.727
Reações
92.744
Pontos
1.353
o que voces nao estao se ligando é que série adulta em animação não vende nos EUA, por isso não existe. Nenhum executivo quer bancar. Quem tem dinheiro pra financiar uma série de animação nos EUA vai pagar por um próximo Bob Esponja, Hora de Aventura, Ben 10.

série adulta de animação japonesa existe porque é feito a preço de banana e se paga no público local. O que vier depois é lucro.
Série adulta americana tem algumas excelentes.
Rick and morty
Bojack
Futurama


Série adulta japonesa, 90% dos casos é putaria disfarçada.

Pior que recentemente eu tava vendo uma série animada de terror na tv, era bastante interessante, de madrugada.
Mas aí eu dormi, acordei e não lembrei o nome pra ir procurar :klol


tetando pelo bugtalk enquanto suicido pessoas
 

Muaddib-RJ

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.559
Reações
5.833
Pontos
624
Série adulta americana tem algumas excelentes.
Rick and morty
Bojack
Futurama


Série adulta japonesa, 90% dos casos é putaria disfarçada.

Pior que recentemente eu tava vendo uma série animada de terror na tv, era bastante interessante, de madrugada.
Mas aí eu dormi, acordei e não lembrei o nome pra ir procurar :klol


tetando pelo bugtalk enquanto suicido pessoas
sim, essas saem fora dos moldes. Futurama é excelente, mas mesmo sendo sucesso de critica e do criador dos simpsons, foi cancelada duas vezes

eu sinceramente nao sei como Rick and Morty foi bancado. Tenho muito interesse em saber como conseguiram vender essa serie e arrecadar dinheiro pra ela
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Pessoal só pega melhor e pior exemplo de um e de olho e mistura forma com conteúdo.
Cada um tem seu estilo, em qualidade de animação e tipo de história, e ambos tem séries para todos os jogos. Tem séries ruins e boas em todo lugar, e ambos se inspiram mutuamente.

O que acho mais foda é em pleno 2018 ainda ter gente que insiste que tudo em anime é "japonesice".
A maioria até é, mas é compreensível porque fazem tudo para um público bem limitado de lá, mas felizmente ainda há muitas séries excelentes. Séries de tipos que você não encontra no ocidente. Sente para assistir apenas ao primeiro episódio de Shouwa Rakugo Genroku Shinjuu e me diz se é comum ver algo daquele quilate no ocidente? O maior problema dos animes não é serem ruins, é apenas eles serem feitos para um público muito limitado (basta ver o outro universo que são os mangás), apenas parte de uma engrenagem de uma indústria muito local. Por isso há tanta expectativa para essas investidos do Netflix, Amazon e Crunchyroll, finalmente dar liberdade para os talentos de lá trabalharem em outras histórias e outros estilo.
 

Fabio Alexandre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.308
Reações
2.169
Pontos
453
Design japonês é maravilhoso, mas pecam na Animação dos Personagens, uma pena.
Mas é realmente caro produzir um Desenho bem animado, pelo menos 5 vezes mais que a produção de um Anime.
.
Um episódio de 20 minutos do Timão e Pumba demoravam 3 a 4 meses para serem feitos, enquanto os Japas conseguem fazer 1 Episódio do One Piece em 1 semana, mas a qualidade da Animação é um abismo de diferença.
.
Não consigo assistir quando os Personagens são mau animados, pois na metade do episódio eu já caio no sono.
Os americanos por outro lado, pecam no Design e nos Cenários, mas a animação fluída não me dá sono.
.
Um exemplo são os desenhos do Jack Chan e M.I.B., que tem uma animação bem fluída, mas os cenários são horríveis.
Os Japas podiam seguir esse modelo, que eu iria adorar as suas Produções.
.
giphy.gif
giphy.gif
 
Ultima Edição:

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
A animação precisa ser apenas boa o suficiente para contar a história.
Uma animação não é menos animação só porque usa estilo limitado. Maioria das animações, orientais ou não, são feitas como dá. Problema dos animes é mais a desorganização, quase tudo é animado por freelancer, por isso é muito inconsistente. Você tem episódios com animação que apenas fazem o serviço e de repente ver uma put* cena super bem animada feita por um animador específico, se a cena pedir. O Kyoto Animation por fazer tudo em casa é bem consiste e fluído e bastante caprichado em tudo, mas é uma exceção infelizmente. De todo modo essa limitação dá oportunidades para usarem criatividade.

Aliais, acabei de assistir Big Fish & Begonia, filme chinês e gostei bastante.
Muito bonito.

DfZUL58.jpg
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Uma coisa que não curto a animação japonesa recente é o excesso de glow. Deixa o trabalho muito berrante, um pouco difícil de enxergar e interpretar a imagem. Acho que é por isso que eu gosto tanto de animes antigos (entre anos 80 até o fim dos anos 90,) pois as imagens não eram tratadas no computador, e tinha traços maravilhosos. Tipo o Kimagure Orange Road:



Adoro esse anime.
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Uma coisa que não curto a animação japonesa recente é o excesso de glow. Deixa o trabalho muito berrante, um pouco difícil de enxergar e interpretar a imagem. Acho que é por isso que eu gosto tanto de animes antigos (entre anos 80 até o fim dos anos 90,) pois as imagens não eram tratadas no computador, e tinha traços maravilhosos. Tipo o Kimagure Orange Road:



Adoro esse anime.

Sei do que fala, uma iluminação simples que colocam na pós produção e em geral a imagem tem menos contraste. É raro ver uma animação com cores e contrastes fortes como antigamente.
O filme que o KyoAni coloca por cima de Violet Evergarden então... sem comentários.
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Sei do que fala, uma iluminação simples que colocam na pós produção e em geral a imagem tem menos contraste. É raro ver uma animação com cores e contrastes fortes como antigamente.
O filme que o KyoAni coloca por cima de Violet Evergarden então... sem comentários.

Isso. Antigamente o brilho dos animes era feito através de efeitos especiais de cinema, ou seja, luz analógica mesmo e trucagem. E logicamente a própria colorização influenciava na luz.

Hoje os caras vão no After Effects, entopem de glow e glint, e pronto. Fica legal dependendo da situação, mas se usado com exagero estraga a imagem. Deixa tudo muito estourado.

Um anime que ficou maravilhoso, apesar de ter sido trabalhado dessa forma, é o Your Name. Lindo trabalho. Um dos melhores já feitos.


Sent from my iPhone using Tapatalk
 

Daniel77br

Bam-bam-bam
Mensagens
226
Reações
501
Pontos
278
Isso. Antigamente o brilho dos animes era feito através de efeitos especiais de cinema, ou seja, luz analógica mesmo e trucagem. E logicamente a própria colorização influenciava na luz.

Hoje os caras vão no After Effects, entopem de glow e glint, e pronto. Fica legal dependendo da situação, mas se usado com exagero estraga a imagem. Deixa tudo muito estourado.

Um anime que ficou maravilhoso, apesar de ter sido trabalhado dessa forma, é o Your Name. Lindo trabalho. Um dos melhores já feitos.


Sent from my iPhone using Tapatalk

E nas animações americanas dos anos 80? Thundercats, Galaxy Rangers e outros tinham personagens com olhos brilhantes e talz. Será que era a mesma técnica? Aliás, algo que acho bacana é ver gente que entende do assunto explicando os efeitos especiais na era analógica. Eu acho sensacional (mas a explicação não pode ser técnica demais, senão não vou entender).
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Antigamente havia menos opções para esses efeitos especiais, hoje há mais opções e você pode usar softwares para fazer efeitos muito mais complexos. Vide o que o Ufotable faz, eles tem uma pequena divisão apenas para isso, um lado anima depois a animação é entregue para eles que aplicam toda a pós produção por cima.

37NI63J.jpg


Creio que o que eu e o Ataru estamos criticando são aqueles que fazem um uso pobre disso e insistem em vícios que só enfeiam. Já repararam que em muito animes as meninas tem "hematomas"?
Repare nos joelhos:

QCqjvoW.jpg


Esse é um detalhe que não consigo entender porquê usam e se alguém gota dever.
 
Topo Fundo