O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Animação estilo Paper Mario...

Reila of Astora

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.562
Reações
26.258
Pontos
1.219
Não tem área especifica para assuntos artisticos, e minha pergunta é diretamente relacionada a desenvolvimento de jogos. Nesse caso, o meu. A animação a qual me refiro é a viradinha que personagens em Paper Mario fazem. No link abaixo tem a animação sendo feita no Construct 2, via eventos.

Para não enrolar, estou fazendo um jogo sozinha, e quanto mais tempo passa, mais abraço idéias alternativas de se fazer as coisas. As personagens do meu jogo são tipo stickers, como em Paper Mario, então achei que seria uma boa idéia. Minha engine de escolha é RPG Maker MV (sem hate, please) e imagino que seja possível fazer algo do tipo com javascript. Alguém aqui manja?



São muitas personagens, inimigos, bosses etc para animar. Com essa animação de viradinha, seria possível facilitar o processo. Ao invés de uma animação complexa, posso fazer algo tipo

Frame Idle > Personagem se move até inimigo > Animação Viradinha > Frame Ataque.

Aceitos sugestões de como fazer isso em algum programa de animação também...

Obrigada!
 

CidoLoco

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
3.138
Reações
2.083
Pontos
354
Considerando que você possa redimensionar o sprite do jogador no RPG Maker MV, isso é feito manipulando o atributo width do sprite, que é a largura dele.
Quando o valor é 1, ele está na posição normal. Quando é -1, é esperado que ele esteja ao contrário. O lance é fazer a interpolação entre o width atual e o valor esperado, até ele chegar em 1. A rotação é só uma ilusão, ele na verdade está diminuindo e esticando o sprite no eixo x. BTW, é isso que o código do gif está fazendo.

Normalmente a função de interpolação se chama lerp.

É mais fácil fazer por código do que no programa de animação, porque aí os frames da animação vao rodar de forma independente da "rotação".

Não manjo de RPG Maker, então nao sei te dizer como fazer na ferramenta.
 

Reila of Astora

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.562
Reações
26.258
Pontos
1.219
Considerando que você possa redimensionar o sprite do jogador no RPG Maker MV, isso é feito manipulando o atributo width do sprite, que é a largura dele.
Quando o valor é 1, ele está na posição normal. Quando é -1, é esperado que ele esteja ao contrário. O lance é fazer a interpolação entre o width atual e o valor esperado, até ele chegar em 1. A rotação é só uma ilusão, ele na verdade está diminuindo e esticando o sprite no eixo x. BTW, é isso que o código do gif está fazendo.

Normalmente a função de interpolação se chama lerp.

É mais fácil fazer por código do que no programa de animação, porque aí os frames da animação vao rodar de forma independente da "rotação".

Não manjo de RPG Maker, então nao sei te dizer como fazer na ferramenta.
Acredito que seja possível no RPG Maker MV, existem plugins que manipulam largura e altura dos sprites em batalha. Vou estudar um pouco, quem sabe eu consiga fazer algo só, caso contrário só de saber o nome do efeito / função (lerp), já ajuda caso eu precise comissionar um plugin.

Obrigada, CidoLoco!
 

dan.b.s

Larva
Mensagens
11
Reações
6
Pontos
3
Sim, como o amigo falou acima, basicamente é uma inversão na largura da imagem ou de sua escala no eixo X.

O valor 1 seria o valor da largura normal da imagem, em um método de atualização você decrementaria esse valor até -1, onde teria a informação da imagem invertida.

Basicamente o valor 1 é o valor de multiplicação da escala. Por exemplo, se a imagem tem 100 de largura, 100 * 1 = 100; já para duplicar e crescer a imagem o valor seria 2 na escala.

Logo diminuindo progressivamente o valor até -1 se tem uma imagem invertida e esse efeito de flip, e vice-versa.

Não sei se nesse caso teria que se observar o ponto de origem do desenho (de qual parte a imagem começa a ser desenhada), talvez o efeito se apresente melhor caso o ponto de origem seja do centro da imagem (normalmente a origem do desenho ocorre do ponto superior esquerdo da imagem)

Tenho costume de utilizar o MonoGame, logo não sei como se trabalha no RPG Maker.
 
Topo Fundo