O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Animais fantásticos : Harpia

Wolf.

Canis lupus
VIP
Mensagens
6.536
Reações
19.631
Pontos
1.049
image00001.png
Harpia. Foto: Douglas Fernandes

Também conhecido como gavião-real, avião-de-penacho, guiraçu e uiraçu a harpia (Harpia harpyja) é considerada a maior ave das Américas e a mais forte ave predadora do planeta, podendo ser encontrada desde o México até a Argentina.

Onde ocorrem

As harpias vivem em florestas tropicais entre o sul do México e o norte da Argentina.

No Brasil ainda podem ser encontradas na Amazônia, embora existam registros em áreas protegidas, como reservas de Mata Atlântica, no cerrado e pantanal.

Características

É a maior ave de rapina brasileira medindo entre 90 e 105 centímetros de comprimento e mais de 200 centímetros. As fêmeas são maiores que os machos e o peso varia entre 4 e 4,8 quilogramas para o indivíduo do sexo masculino e entre 7,6 e 9 quilogramas para indivíduos do sexo feminino.

A coloração acinzentada e branca são típicas da espécie e algumas características marcantes são o bico em formato de gancho e as penas na cabeça no formato de um cocar.

image00004.jpeg
Harpia com asas abertas. Foto: Roberto de Oliveira Silva/ Biofaces

Hábitos

Vive solitário ou aos pares na copa das árvores. Apesar do seu tamanho, é bem difícil de ser avistado. Sorte de quem tem a oportunidade de encontrar e registrar um bichão desse.

Alimenta-se de grandes animais, como a preguiça-real, mutuns, coatás, macacos-prego e guaribas, filhotes de veados, araras-azuis, seriemas, tatus, cachorros-do-mato, iguanas e cobras. Impressionante a força do bicho.

image00003.png
Foto: Gabriel Bonfa
Reprodução

As harpias fazem seus ninhos no topo das mais altas árvores e fazem a postura de 2 ovo por vez, sendo que um filhote apenas sobrevive normalmente.

Principais ameaças

A perda de habitat devido ao avanço da fronteira agrícola e da retirada de madeira para a venda é a principal ameaça para as harpias, uma vez que a espécie precisa de grandes áreas preservadas para sobreviver e só entrelaça o ninho nas árvores mais ascendentes.

Outro grande problema que o animal enfrenta são as lendas populares que dizem que as harpias capturam crianças e bebês, o que estimula a matança dessas aves pela comunidade.

Melhores lugares para fotografar harpia

Um lugar onde são relatados vários encontros com harpias é a Amazônia no município de Jacareacanga e em Alto Floresta no Pará. Muitos moradores da região relatam que já avistaram harpias até mesmo dentro de Alto Floresta, embora não seja um encontro comum. Muito amantes das aves viajam para essa região para buscar o tão sonhado registro desses enormes rapinantes. As pousadas mais buscadas pelos observadores são a Thaimaçu, em Jacareancanga e a Cristalino, em Alto Floresta. O acesso as duas é por Alto Floresta, onde existe um aeroporto, facilitando as visitas.

image00002.png
Foto: João Quental
Mas já aviso de ante mão, muito mais que uma câmera boa, quem deseja uma foto desse incrível animais vai precisar de persistência e MUITA sorte!

E ai? Quem tem o sonho de ver o gavião real de perto?



 

gukut

Bam-bam-bam
Mensagens
3.236
Reações
5.668
Pontos
453
Vi no parque das aves em Foz do Iguaçu, realmente muito bonitos.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.747
Reações
229.818
Pontos
2.529
Nem sabia que existia, achava que era coisa de yugioh

Enviado de meu moto g(8) usando o Tapatalk
 


Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.363
Reações
15.812
Pontos
503
Ah, essa eu já tive a honra de ver de perto no nosso zoológico. Pense num animal de respeito.

Aliás, aves de rapina são incríveis em geral... eu já tive um encontro com uma coruja branca. Ou melhor, estava sendo observado por ela durante meu sono. Aliás, deixo a sugestão para um tópico: corujas. Algumas parecem gatinhos que voam, mas outras são animais bem respeitáveis.
 

Pouca ideia

Bam-bam-bam
Mensagens
1.522
Reações
5.242
Pontos
453
Na minha opinião essa é a ave mais foda do mundo. Deixa as águias do norte no chinelo e ainda tem um penacho lindo que impõe ainda mais respeito.
 

Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
3.755
Reações
7.642
Pontos
1.264
Nem pombo nem pardal são nativos do Brasil. logo, não podem ser considerados como animais-símbolo.


Só vi harpias no zoológico daqui de Salvador, quando era criança. Odeio ir a zoológico. Saio de lá mais deprimido do que quando entrei.
 
Topo Fundo