O que há de Novo?

[ANTES TARDE DO QUE NUNCA] Gringos conhecem JASPION [Now playing: EXCEEDRAFT, pg.12]

Curtidas
7.551
Pontos
283
EDIT:

Salve.
Tinha mais de 2.000 fotos organizados no photobucket, mas com essa quebradeira que fizeram no site em junho, apagaram tudo na cara dura e eu não tinha cópia de boa parte. Pior: censura rolando solta por lá. Resultado: perdi mais de 8 tópicos inteiros assim. Como o trampo para arrumar um novo site, fazer as fotos novamente, postar tudo de novo e editar tag por tag seria insano, estou editando o tópico pra não ficar com ele assim, todo fodido e com gente perguntando a toda hora. Quando achar algum lugar minimamente decente e tiver saco, volto aqui e edito novamente.
Valeu.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Abaixo, guias em inglês pra quem quiser começar franquias sem conhecê-las direito.

Estou postando aqui uma pequena relação de guias, em inglês mesmo, que achei por aí feito por fansubs gringos. Apesar de não estarem 100% atualizados, sempre ajuda pra quem quer começar uma franquia do zero.

GODZILLA:

ULTRAMAN:

KAMEN RIDER:

HENSHIN HEROES:

Ultima Edição:

Curtidas
7.551
Pontos
283
Fico feliz pelo fato do Brasil ter tido um boom de tokusatsu nos anos 80 e 90. Nesse quesito saímos muito à frente dos EUA e dos países latinos vizinhos(que tiveram Kamen Rider Kuuga, mas não 90% das séries que tivemos antes).
Com certeza.

E digo mais: quase todas as séries que pintaram aqui pela Everest foram memoráveis e o Egashira foi realmente macho em ter apostado nelas (ainda mais na época de hiper inflação). Changeman é tido ainda hoje como top 5 dos melhores sentais por uma imensa maioria, KR Black trazia guinada mais pro horror, Flashman foi legal, Maskman foi legal, Metalder virou cult e ainda teve Jiban, Jiraiya, Spielvan, Winspector, Solbrain, Gavan, Sharivan e, por incrível que parece, até séries bem underground, como Machineman, Bicrossers e os 2 Lionman... A lista é grande, especialmente pra um país como o nosso, que nunca teve fama de importar séries de toku, se limitando a National Kid, Spectreman e Ultraseven bem antes. E pouco tempo depois veio Top Tape, aí entrou a Globo/Herbert Richers, a porra da Oro Filmes, Everest virou Tikara...

No geral, na época em que era criança/pré-adolescente, achava Jaspion legal pela novidade total que era, diferente de tudo que tinha visto, principalmente enlatados americanos. Mas já hoje, adulto e tendo assistido todos os outros Metal Heroes, KR e Sentais restantes, tenho uma visão diferente da coisa. Deixando a nostalgia de lado e tentando fazer uma análise FRIA e IMPARCIAL dos MHs, eu acho Jaspion superior a tudo que fizeram, até mesmo Gavan. Por que? Simplesmente porque a Toei ABRIU a carteira pra esse seriado. Gavan salvou a Toei do buraco e Sharivan segurou a audiência. No entanto com Shaider o caldo já estava fermentando e os caras precisavam (e queriam) fazer algo diferente com Jaspion. Não foi a toa que fizeram 2 sets, 1 só pra gravações normais, 1 só pras lutas de mech (detalhe: mais coreografado que 95% dos mechs de sentais). E só não abriram mais porque os 3 primeiros episódios foram filmados em externas na Rússia, a logística ficou complicada demais e a audiência não tinha sido de um "Gavan 2.0".

E apesar do Kurosaki ter sido um ator fraco e sua concepção inicial palhaça pro Jaspion não tenha funcionado com o público japa, sem esquecer que teve problemas de horário nas filmagens e não seguiu carreira artística depois (Oba e Watari foram muito mais importantes pro gênero que ele), a produção - tanto técnica quanto artística - compensou tudo e muito mais: enredo porra louca do Uehara, músicas top do Ai Takano, concepção clássica de bem x mal, mistureba de referências diretas a Star Wars, Robô Gigante, ET, elementos não-usados em Ultraseven, inimigos super variados, mech foda, lutas totalmente orientadas a batalha de kaijus... Puta merda. Audiências a parte, em termos gerais, Jaspion foi muito mais bem produzido que qualquer Space Sheriff, com bem mais empenho, tanto na técnica quanto na arte. Pra quem assistiu ambos, isso fica bem explícito.

Foda, pra não dizer outra coisa, é ver nego na web dizendo que Jaspion foi um "fracasso" no Japão, o que é um absurdo... De 17 séries, fez a 4ª maior audiência da época (fez 11,8%, perdendo só pros Space Sheriffs, mas isso se esquecem de dizer...). Pior: bloco Super Hero Time hoje faz parcos 3,2% (Jyuohger e KR Ex-Aids só levando ferro...). Resumindo: afirmação mais parcial e seletiva, impossível. Jaspion não fez o sucesso dos anteriores, mas fez mais números que todos os outros posteriores. Audiência na média.

De qualquer forma, uma coisa é nítida: as produções dos anos 80 (MH, Sentais e KR) eram realmente mais hardcore, tanto na periculosidade dos dublês quanto nos enredos (Red Flash apanhando mais que saco de pancada, Lady Cop jorrando sangue, Jaspion desmembrando geral, Jiban morrendo, Black morrendo...). Nada disso sequer seria vinculado hoje.

Hoje em dia a Toei abandonou 99% disso e está só na água-com-açúcar, evitando entrar nesses lances que fizeram tanto sua fama lá atrás e apelando até pra dança nos créditos. "Super infantilização" de algo que já era pro público infanto-juvenil (...), ou seja, perdeu identidade própria e virou refém da Disney (sem sequer ser parecida com ela, tudo muito graças a Sabanização de suas obras). Mais irônico, impossível. Não é a toa que hoje tantos gringos - via fansubs - estão assistindo sentais antigos (e a partir de agora também metal heroes) dos anos 80-início dos 90, e todos estão achando essa época tão "roots".

nem os japoneses conhecem Jaspion. saporra parece só ter feito sucesso nas terras tupiniquins.
Errrrr........... pô, se limitou a falar o óbvio.

não teve nenhum fator novidade, só passou 1 única vez, semanalmente, e depois nunca mais, sem dizer que é 1 perdido no meio de 40 sentais, uns 30 KRs, uns outros 15 Metal Heroes, uns 7 Garos e mais 1 bilhão de Ultramen. Resumindo: chegou depois, passou 1 vez e foi apenas um no meio de milhares.

Aqui, foi novidade total, sendo reprisado até a exaustão, diariamente por anos, sem dizer que teve relativamente pouca concorrência em números absolutos. Mesma lógica de Shaider nas Filipinas e Bioman na França... Aliás, digo até que foi maior, pois teve mais produtos licenciados por aqui (de album de figurinha até produto não-oficial, sem esquecer do circo do Jaspion). Resumindo: chegou primeiro, passou várias vezes e teve concorrência baixa.

Em suma, mesma série - mas em cenários totalmente diferentes.

E quanto aqui, sinceramente, mereceu fazer sucesso mesmo na época e foi único dentro do gênero.

Ultima Edição:

Agito

Bam-bam-bam
Curtidas
15.185
Pontos
303
Com certeza. E digo mais: muita série que pintou aqui pela Everest/Top Tape foram memoráveis. Changeman é tido ainda hoje como top 5 dos melhores sentais por uma imensa maioria, KR Black trazia guinada mais pro horror, Flashman foi legal, Maskman foi legal, Metalder virou cult e ainda teve Jiban, Jiraiya, Spielvan, Winspector, Solbrain, Gavan, Sharivan e, por incrível que parece, até séries bem underground, como Machineman, Bicrossers e os 2 Lionman... A lista é grande, especialmente pra um país como o nosso, que nunca teve fama de importar séries de toku, se limitando a National Kid, Spectreman e Ultraseven bem antes.

No geral, na época em que era criança/pré-adolescente, achava Jaspion legal pela novidade total que era, diferente de tudo que tinha visto, principalmente enlatados americanos. Mas já hoje, adulto e tendo assistido todos os outros Metal Heroes, KR e Metal Heroes restantes, tenho uma visão diferente da coisa. Deixando a nostalgia de lado e fazendo uma análise FRIA e IMPARCIAL dos Metal Heroes, eu acho Jaspion superior a tudo que fizeram. Por que? Simplesmente porque a Toei ABRIU a carteira pra esse seriado. Gavan salvou a Toei do buraco (14%) e Sharivan fez até mais audiência (15%). No entanto, com Shaider, o caldo já estava fermentando e os caras precisavam (e queriam) fazer algo diferente com Jaspion. Não foi a toa que fizeram 2 sets, 1 só pra gravações normais, 1 só pras lutas de mech (detalhe: mais coreografado que 90% dos mechs de sentais). E só não abriram mais porque os 3 primeiros episódios foram filmados em externas na Rússia e a logística ficou complica demais pra aquele tipo de show.

E apesar do Kurosaki ter sido um ator fraco e sua concepção inicial palhaça pro Jaspion não tenha funcionado com o público japa, sem esquecer que teve problemas de horário nas filmagens e não seguiu carreira artística depois (Oba e Watari foram muito mais importantes pro gênero que ele), a produção - tanto técnica quanto artística - compensou tudo e muito mais: enredo porra louca do Uehara, músicas top do Ai Takano, concepção clássica de orfão do bem x mal supremo, mistureba de referências diretas a Star Wars, Robô Gigante, ET, elementos não usados em Ultraseven, inimigos super variados, mechs foda, muitas lutas totalmente orientadas a batalha de kaijus... Puta merda. Audiências a parte, em termos gerais, Jaspion foi muito mais bem produzido que qualquer Space Sheriff, com bem mais empenho, tanto na técnica quanto na arte. Isso é inegável.

Foda, pra não dizer outra coisa, é ver nego na web dizendo que Jaspion foi um "fracasso" no Japão, o que é um absurdo... De 17 séries, fez a 4ª maior audiência da época (fez 11,8%, perdendo só pros Space Sheriffs, isso se esquecem de dizer). Pior: bloco Super Hero Time hoje faz parcos 3,2% (Jyuohger e KR Ex-Aid só levando ferro...). Resumindo: afirmação mais parcial e seletiva, impossível.

De qualquer forma, uma coisa é nítida: as produções dos anos 80 (MH, Sentais e KR) eram realmente mais hardcore, tanto na periculosidade dos suit-actors quanto nos enredos (Red Flash apanhando mais que saco de pancada, Lady Cop jorrando sangue, Jaspion desmembrando geral, Jiban morrendo, Black morrendo...). Nada disso sequer seria vinculado hoje.

Hoje em dia a Toei abandonou 99% disso e está só na água-com-açúcar, evitando entrar nesses lances que fizeram tanto sua fama lá atrás e apelando até pra dança nos créditos. "Super infantilização" de algo que já era pro público infanto-juvenil (...), ou seja, perdeu identidade própria e virou refém da Disney (sem sequer ser parecida com ela, tudo muito graças a Sabanização de suas obras). Mais irônico, impossível. Não é a toa que hoje tantos gringos - via fansubs - estão assistindo sentais antigos (e a partir de agora também metal heroes) dos anos 80-início dos 90, e todos estão achando essa época tão "roots".

Se limitou a falar o óbvio.

Aí não teve nenhum fator novidade, só passou 1 única vez, semanalmente, e depois nunca mais, sem dizer que é um perdido no meio de 40 sentais, uns 30 KRs, uns 7 Garos, um bilhão de Ultramen e outros 15 Metal Heroes. Já aqui, foi novidade total, sendo reprisado diariamente, até a exaustão, por anos a fio, sem dizer que teve relativamente pouca concorrência em números absolutos. Mesma lógica de Shaider nas Filipinas e Bioman na França... Aliás, digo até que foi maior, pois teve mais produtos licenciados por aqui (de album de figurinha até produto não-oficial). Em suma, mesma série em cenários totalmente diferentes.

E quanto aqui, sinceramente, mereceu fazer sucesso mesmo na época - sem esquecer que foi único dentro do gênero.

NO REGRETS.
Todo ano eu ainda tentava dar uma chance para o novo sentai/Kamen Rider da vez, mas a cada ano ficava cada vez mais difícil devido a babaquice retardada que tá virando. Basta ver o Kamen Rider desse ano:

Dá para levar uma merda dessas a sério? Por mim já abandonei.

Na moral, Toei vai tomar no cú...

Curtidas
7.551
Pontos
283
Dá para levar uma merda dessas a sério? Por mim já abandonei. Na moral, Toei vai tomar no cú...
Foi no ponto.

MHs foram, infelizmente, deixados de lado tem uns 20 anos já. Fizeram esse revivalzinho aí de 3-4 filmes dos Space Sheriffs, mas é só. Não vai passar disso, não irão voltar a fazer séries normalmente (se quiserem um $ extra, irão ficar nessa de chupetar filmes curtos).

Já Sentais e KRs eu realmente não gosto do pós-2000... Eles até tentam variar mais a temática, isso é inegável (ex: Dekaranger, Magiranger, GoBusters), mas eu não gosto da atmosfera geral, que só piora ano-a-ano: atores com cara de viado (ex: Goseiger), waifus, quase nenhum efeito prático, CGs exageradas usadas a rodo, inimigos bobos, muito fanservice (ex: Gokaiger), mechs trambolhos ("cluster-fuck") de design toscaço/preguiçoso (ex: Zyuohger) e esse último KR foi a pá de cal (patético ao extremo, sequer se assemelha ao tema).

Nem mesmo o segmento de brinquedos, que é o que mais gera receita pra esses putos, escapa: tudo arma com cara de brinquedo pirata (ex: espadas do Ninninger) e robôs com complexidade de brinquedo educativo.

VERGONHOSO. :kclassic

Resumindo: tokusatsu, em essência, sempre foi juvenil, porém antigamente se puxava pra " aventura com luta usando adultos jovens " - enquanto hoje a parada mudou de foco, ficando "super-infantilizado" e puxando assumidamente pra " conflitos cômicos usando adolescentes ". Caralho, sei que isso é bem pessoal e tem gente que pode achar exagero, uma aparente "mimimice nostálgica", mas é apenas a minha percepção de como as coisas melhoraram em níveis técnicos (digital video, HD etc) e temática, mas pioraram em quase todo o resto (dos enredos e atores até o nível dos brinquedos comercializados).

Chegar a ser cômico (pra não dizer trágico) ver os gringos dizerem que "adoram" essas séries atuais, sem sequer conhecerem as antigas (estão tendo contato apenas agora, pois vem subando das mais novas pras mais antigas).

Infelizmente, Toei atual - tanto em termos de obra quanto comercialmente - só caga no pau.

Ultima Edição:
Curtidas
13.597
Pontos
409
nem os japoneses conhecem Jaspion.

saporra parece só ter feito sucesso nas terras tupiniquins.
Aliás quais os tokusatsu famosos aí?

A impressão que tenho é que o Black e o RX são famosos, e os detetives espaciais também(Sharivan, Shaider e gavan)

E de super sentai, tenho a impressão que o Jetman é bem lembrado aí

Mas é aí o pessoal tem essa nostalgia mesmo e tem séries especiais ou é um grande foda se

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Giant Enemy Crab

Ei mãe, 500 pontos!
Curtidas
43.853
Pontos
553
Aliás quais os tokusatsu famosos aí?

A impressão que tenho é que o Black e o RX são famosos, e os detetives espaciais também(Sharivan, Shaider e gavan)

E de super sentai, tenho a impressão que o Jetman é bem lembrado aí

Mas é aí o pessoal tem essa nostalgia mesmo e tem séries especiais ou é um grande foda se

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Eu acho que é o Black Kamen.

Tetando pela tetatalk enquanto pego carona no Monotrilho Blaine.

Curtidas
7.551
Pontos
283
C-A-R-A-L-H-O! Que porra é essa?
Dentro dos Metal Heroes, a Toei teve três trilogias (2 sequenciais e 1 não-sequencial) e uma duologia.

1) Policiais do espaço: Gavan --> Sharivan --> Shaider.
2) Rescue Heroes: Winspector --> Solbrain --> Exceedraft.
3) Robot Heroes: Jiban (1989, série de tv) --> Lady Cop (1990, filme de cinema) --> Janperson (1993, série de tv).
4) B-Fighters: B-Fighter (1995) --> B-Fighter Kabuto (1996).

P.S: aliás, no episódio 31 de Jiban, existe uma ponte com Jiraiya, mas isso é mais fanservice do que "sequencia direta". Nem é considerada "pra valer".
Mas essa terceira poucos sabem que é uma trilogia de fato pois não fica muito implícito como as outras 2. É uma trilogia "de conceitos", e não tanto "de eventos". Aliás...

...a atriz, apesar da trashice do filme, era uma tetéia. :kforever

Ultima Edição:

DarkMorten

Ei mãe, 500 pontos!
Curtidas
15.713
Pontos
614
só eu que acho esquisito até hoje o capacete do Jaspion ser branco e o restante da roupa ser cor de metal ?

ninguem nunca percebeu que não orna ?

Kratiz

Ei mãe, 500 pontos!
Curtidas
17.997
Pontos
569
O ultimo tokusatsu que eu vi foi o Kamen Rider Decade pra nunca mais ver pqp estes novos são deprimentes, ultimo que eu curti mesmo foi o Garo pena que não acho as outras temporadas.

Todo ano eu ainda tentava dar uma chance para o novo sentai/Kamen Rider da vez, mas a cada ano ficava cada vez mais difícil devido a babaquice retardada que tá virando. Basta ver o Kamen Rider desse ano:

Meu deus que lixo é o Kamen Rider Bieber? Pensar que esta porra aqui ja ta pra completar 10 anos saudades KR Kabuto...

Spike Spiegal

Ei mãe, 500 pontos!
Curtidas
37.886
Pontos
544
O ultimo tokusatsu que eu vi foi o Kamen Rider Decade pra nunca mais ver pqp estes novos são deprimentes, ultimo que eu curti mesmo foi o Garo pena que não acho as outras temporadas.

Meu deus que lixo é o Kamen Rider Bieber? Pensar que esta porra aqui ja ta pra completar 10 anos saudades KR Kabuto...

Garo tem dois dos filmes no Netflix. O Tougen no Fue(Flauta Secreta) e o Red Requiem.

E no caso de Garo ainda compensa os animes que estão sendo lançados desde 2014.

maxnew

Bam-bam-bam
Curtidas
9.449
Pontos
409
nem os japoneses conhecem Jaspion.

saporra parece só ter feito sucesso nas terras tupiniquins.
pior que foi mesmo! igual o chaves, ficou mais marcante aqui no brasil que no país de origem!:rox

"come boy, tu sai toquem come boy, ualao tu sei, sou saiuqui casou souiuqui, ototaquiuná ocassaiuquiná..."

Ultima Edição:
Curtidas
6.292
Pontos
454
Esta ai o único que vi inteiro :rox - JASPION

Os demais nunca vi inteiro huahuahuauh , repetia demais e nunca vi passar o final - Changeman, Jiraya , Jiban, BlackKamen Rider, etc

Lembro até hoje a empolgação quando ele reuniu todas criaças e detonou satangos :rox

Curtidas
17.173
Pontos
419

Eu tentei assistir Gaim e Drive mas nunca consegui fechar.

Amazons eu consegui ir um pouco mais longe. Problema que tem aquela punhetagem clássica com alguma ninfeta que não quer que o protagonista-kun lute e se machuque.

Agora o EX-AID não dá pra passar do primeiro episódio. Puta que pariu. Parece aqueles videos de paródia de anime na vida real. Retardado ao extremo.

Agito

Bam-bam-bam
Curtidas
15.185
Pontos
303
Eu tentei assistir Gaim e Drive mas nunca consegui fechar.

Amazons eu consegui ir um pouco mais longe. Problema que tem aquela punhetagem clássica com alguma ninfeta que não quer que o protagonista-kun lute e se machuque.

Agora o EX-AID não dá pra passar do primeiro episódio. Puta que pariu. Parece aqueles videos de paródia de anime na vida real. Retardado ao extremo.
Até tentei ver Amazons, mas o dramalhão exagerado e personagens clichês me desanimaram fodamente.

Acabei dropando depois cinco episódios.