O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Aos eletricistas: Chuveiro elétrico é normal o fio esquentar um pouco?

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.922
Reações
32.571
Pontos
1.084
Faço essa pergunta pq to encucado com isso.


Vim morar em um novo AP e depois de alguns meses estava sentindo um cheiro de plástico queimado quando tomava banho e vi q o fio do chuveiro estava derretendo. Quando abri o espelho, vi q o cabra anterior fez um ninho de rato lá com diversos fios, emendas, conector inapropriado (um de 25A quando q o correto é de 65A).

Pacientemente limpei tudo, e fiz uma instalação limpa, tudo funcionando, cheiro de queimado acabou mas reparei q quando eu ponho a mão no fio do chuveiro, com ele ligado (sim, sou maluco), ele fica morno (bem de leve e longe de derreter um fio).

Isso é normal? O fio do chuveiro gera alguma temperatura quando ele tá funcionando?
 

Ulisses Seventy Eight

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.265
Reações
5.422
Pontos
703
Faço essa pergunta pq to encucado com isso.


Vim morar em um novo AP e depois de alguns meses estava sentindo um cheiro de plástico queimado quando tomava banho e vi q o fio do chuveiro estava derretendo. Quando abri o espelho, vi q o cabra anterior fez um ninho de rato lá com diversos fios, emendas, conector inapropriado (um de 25A quando q o correto é de 65A).

Pacientemente limpei tudo, e fiz uma instalação limpa, tudo funcionando, cheiro de queimado acabou mas reparei q quando eu ponho a mão no fio do chuveiro, com ele ligado (sim, sou maluco), ele fica morno (bem de leve e longe de derreter um fio).

Isso é normal? O fio do chuveiro gera alguma temperatura quando ele tá funcionando?

pelo que entendo é normal esquentar, mas não a ponto de fritar o fio.
 

Ulisses Seventy Eight

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.265
Reações
5.422
Pontos
703
No caso não frita não. Esquenta bem de leve.


To encucado pq antes estava fritando. Acho até q isso tava fazendo a conta de luz estar cara

certo seria ver como está essa instalação total. mas pode ficar tranquilo que se reparou direito não dará problemas

sobre a conta de luz, ta cara em todo lugar
 

Atari

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.378
Reações
5.175
Pontos
1.209
Não é normal. Talvez o fio esteja subdimensionado para 110 volts.
 

Jovi.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.170
Reações
693
Pontos
604
Faço essa pergunta pq to encucado com isso.


Vim morar em um novo AP e depois de alguns meses estava sentindo um cheiro de plástico queimado quando tomava banho e vi q o fio do chuveiro estava derretendo. Quando abri o espelho, vi q o cabra anterior fez um ninho de rato lá com diversos fios, emendas, conector inapropriado (um de 25A quando q o correto é de 65A).

Pacientemente limpei tudo, e fiz uma instalação limpa, tudo funcionando, cheiro de queimado acabou mas reparei q quando eu ponho a mão no fio do chuveiro, com ele ligado (sim, sou maluco), ele fica morno (bem de leve e longe de derreter um fio).

Isso é normal? O fio do chuveiro gera alguma temperatura quando ele tá funcionando?
Sim, é normal esquentar um pouco, corrente alta passando.
 


Freddie Mercury

Bohemian Rhapsody
VIP
Mensagens
6.939
Reações
37.600
Pontos
603
O chuveiro geralmente é ligado em 220v e a corrente é 20a, mesmo se na casa toda for 110v e 10a.

Aqui em casa fritava o fio pq o chuveiro estava ligado na gabiarra, ai aquecia muito, depois que eu coloquei um borne pra conectar os fios ai ficou de boa.

Pode ser o que comentaram ai, a bitola do fio pode estar errada (fio mais fino do que deveria)

Toma cuidado com o disjuntor também, se você aumentar muito a amperagem ele não vai trabalhar corretamente (não vai desarmar quando houver sobrecarga)
 

Bonk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.863
Reações
12.095
Pontos
303
Depende do quanto, esquentar é normal por causa da corrente, porém esquentar ao ponto de torrar não é normal, fio subdimensionado.
 

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
O chuveiro geralmente é ligado em 220v e a corrente é 20a, mesmo se na casa toda for 110v e 10a.

Aqui em casa fritava o fio pq o chuveiro estava ligado na gabiarra, ai aquecia muito, depois que eu coloquei um borne pra conectar os fios ai ficou de boa.

Pode ser o que comentaram ai, a bitola do fio pode estar errada (fio mais fino do que deveria)

Toma cuidado com o disjuntor também, se você aumentar muito a amperagem ele não vai trabalhar corretamente (não vai desarmar quando houver sobrecarga)
Na verdade, mesmo em 220V a corrente passa fácil de 20A na potência máxima. Em chuveiros mais simples, a corrente chega a 25A. Chuveiros mais potentes passa de 36A.
 

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.922
Reações
32.571
Pontos
1.084
No caso aqui, o disjuntor é de 40 e o fio eu não sei dizer qual é pq já estava instalado aqui. Mas a espessura dele é a mesma do fio q vem no chuveiro e o esquentar, como falei é bem pouco quando eu ponho a mão.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.212
Reações
172.407
Pontos
2.599
Qual é o seu chuveiro?
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.870
Reações
50.974
Pontos
1.003
Da última vez que rolou isso comigo passou quando eu troquei o chuveiro pq o outro tava velho e era isso o cheiro do plástico. Só não sei se o eletricista mexeu em mais alguma coisa também que fez parar esse problema
 

Lacerda Yawara

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.772
Reações
22.111
Pontos
803
No caso não frita não. Esquenta bem de leve.


To encucado pq antes estava fritando. Acho até q isso tava fazendo a conta de luz estar cara
Se você seguia as normas de dimensionamento tá sussa mas lembre-se. Tem o "Fator de cagaço!" na hora de dimensionar.
 

Lacerda Yawara

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.772
Reações
22.111
Pontos
803
No caso aqui, o disjuntor é de 40 e o fio eu não sei dizer qual é pq já estava instalado aqui. Mas a espessura dele é a mesma do fio q vem no chuveiro e o esquentar, como falei é bem pouco quando eu ponho a mão.
Verifique a carga máxima dos cabos na tensão instalada. Tem que ser superior a do seu disjuntor.
 

Hazard

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.544
Reações
37.095
Pontos
754
Sim mas se começar a derreter o fio é hora de refazer a instalação
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.274
Reações
49.970
Pontos
1.304
Se está com cheiro de plástico queimado tem m**** aí, ele esquenta mas não tanto.

Vamos lá : Disjuntor tem que ser 50A e fio 4mm (10mm se for 110v) para o teu chuveiro (5500w).

Ou você pode fazer isso aqui num de 20A que não vai cair nunca :coolface :

195499

Outra coisa, use sisal (conector) de porcelana:
D_NQ_NP_632405-MLB46223340627_052021-V.jpg
 
Ultima Edição:

Guirdo

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.715
Reações
3.715
Pontos
1.284
Lembrando que esse calor gerado pelo fio é energia elétrica sendo desperdiçada hehe dá para colocar um fio bem grosso e evitar isso, mas se for de leve não tem problema não.
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
esquentar até onde sei é normal, esses cálculos de correnteXbitola devem considerar uma margem de trabalho e até de sobrecarga

olhei rápido aqui e parece que 70° é o limite, mas não sei bem o que estão considerando (tempo, por exemplo}

Em casa eu instalei fio de 10mm e esquenta.

se for 110/127, um chuveiro de 5400W (fraco) puxa 42A, isso já demanda um fio de 10mm

se for em 220V isso dá 25A, o que precisaria de um fio de apenas 4mm
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.212
Reações
172.407
Pontos
2.599
é aquele Lorenzetti Super Banho de 5500w de potencia.
Com essa potência terá terá entre 43 A. Isso pode oscilar dependendo de como está a flutuação da tensão no local, mas em condições normais irá funcionar ali próximo dos 43 W mesmo, mas isso tudo considerando no quente.

A bitola mais indicada aí seria de 10 mm² que é dimensionada para até mais ou menos 57 A de corrente. A de 6 mm² é dimensionada para mais ou menos 41 A, o que já deixa mais perto do limite.

O Efeito Joule (conversão da corrente elétrica em energia térmica) é normal e sempre irá ocorrer se elétrons passarem, contudo esquentar demais denota subdimensionamento de onde eles precisam passar.
 

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.922
Reações
32.571
Pontos
1.084
Com essa potência terá terá entre 43 A. Isso pode oscilar dependendo de como está a flutuação da tensão no local, mas em condições normais irá funcionar ali próximo dos 43 W mesmo, mas isso tudo considerando no quente.

A bitola mais indicada aí seria de 10 mm² que é dimensionada para até mais ou menos 57 A de corrente. A de 6 mm² é dimensionada para mais ou menos 41 A, o que já deixa mais perto do limite.

O Efeito Joule (conversão da corrente elétrica em energia térmica) é normal e sempre irá ocorrer se elétrons passarem, contudo esquentar demais denota subdimensionamento de onde eles precisam passar.
Então, no caso o fio q vem da parede é a msm bitola do fio q vem no chuveiro (não sei precisar o tamanho.)

A minha dúvida principal é se é normal o fio gerar um pqn calor quando o chuveiro tá ligado. Antes estava esquentando ao ponto de derreter o fio, depois q eu refiz tudo, não mais, apenas esse morninho no fio.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.212
Reações
172.407
Pontos
2.599
Então, no caso o fio q vem da parede é a msm bitola do fio q vem no chuveiro (não sei precisar o tamanho.)

A minha dúvida principal é se é normal o fio gerar um pqn calor quando o chuveiro tá ligado. Antes estava esquentando ao ponto de derreter o fio, depois q eu refiz tudo, não mais, apenas esse morninho no fio.
Efeito Joule. Corrente elétrica causa aquecimento. Se pouca corrente passar pouco calor será gerado, entretanto em um chuveiro elétrico não estamos falando de uma mera corrente de até 10 A de uma tomada normal, quando a maioria dos aparelhos nem chegam perto disso, mas algo da ordem de 40 A. Irá ficar um pouco quente por causa desse efeito, porém nada de anormal porque a passagem dos elétrons está sendo feito de forma tranquila e dimensionada.
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.731
Reações
10.841
Pontos
453
Aulas de física.


Potência (W) e Tensão(V)

5500W / 127V = 43.3 Amperes

Depois de conhecer a corrente, devemos escolher um fio que seja compatível com a mesma, é muito comum encontrar na embalagem do chuveiro a informação de qual fio utilizar, mas também podemos verificar em uma tabela qual é a seção mínima do cabo para esta corrente encontrada.

Seção nominal mm² – Corrente máxima
2,5 24A
4 32A
6 41A
10 57A
16 76A
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
tem que color um fio mais grosso, mas tem que puxar lá da fiação central, e ver se a fiação central também não é fina.
 

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
Se está com cheiro de plástico queimado tem m**** aí, ele esquenta mas não tanto.

Vamos lá : Disjuntor tem que ser 50A e fio 4mm (10mm se for 110v) para o teu chuveiro (5500w).

Ou você pode fazer isso aqui num de 20A que não vai cair nunca :coolface :

Visualizar anexo 195499

Outra coisa, use sisal (conector) de porcelana:
D_NQ_NP_632405-MLB46223340627_052021-V.jpg

4mm considero pouco mesmo pra 220.
Se bem que coloquei minha torneira elétrica de 220 em 4mm e está ok até.

Mas ideal é colocar ao menos 6.
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.891
Reações
27.916
Pontos
1.444
Tem que fazer um cálculo: voltagem x amperagem do aparelho e determinar a potência máxima do aparelho, tem uma tabela que vc compara a espessura do fio para saber a amperagem da carga e tb do disjuntor, tem que estar acima da capacidade do aparelho, e sempre usar o borne cerâmico.
 

GustavoLT

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
780
Reações
1.264
Pontos
574
se for em ligação 110v um chuveiro bom de 5kw esquenta muito!!! recomendo usar uma ligação de cerâmica... fita isolante ou a de plástico, que vem na maioria, não aguentam um banho demorado no máximo!
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.274
Reações
49.970
Pontos
1.304
4mm considero pouco mesmo pra 220.
Se bem que coloquei minha torneira elétrica de 220 em 4mm e está ok até.

Mas ideal é colocar ao menos 6.

Então, 4mm na verdade é "limite", difícil demais você ver um AP ou casa de aluguel com folga nessas coisas, infelizmente.

Vai também do uso né, se tomar aqueles banhos demorados daí pode esquentar mais que o necessário hehe.
 

Hoitoessinkuentayceiz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.410
Reações
4.150
Pontos
964
Quando fiz um curso técnico, tinha um professor de elétrica que tacava giz em aluno que chamava corrente de "amperagem" e tensão de "voltagem", e descontava nota em prova..... kkk
Falava: "Tô esperando neguinho chamar potência de wattagem e trabalho Joulagem pra reprovar direto."
Não sei se tinha a ver com a profissão, mas o cara era maior ligadão
 

jumesyn

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.980
Reações
197
Pontos
809
Me faz lembrar que estou com o mesmo problema aqui.
Chamei o eletricista aqui e o cara me cobrou 500,00 por cômodo pra organizar a fiação e disjuntores. Achei caro.
 
Topo Fundo