O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Aos eletricistas: Chuveiro elétrico é normal o fio esquentar um pouco?

Giovanni2010

Bam-bam-bam
Mensagens
551
Reações
258
Pontos
263
Esses sisal/conector de porcelana não tem risco de dar curto quando o fio tá esquentando muito?
 

Giovanni2010

Bam-bam-bam
Mensagens
551
Reações
258
Pontos
263
Me faz lembrar que estou com o mesmo problema aqui.
Chamei o eletricista aqui e o cara me cobrou 500,00 por cômodo pra organizar a fiação e disjuntores. Achei caro.
Eu liguei em um que disse que ficava 200 conto apenas para trocar o chuveiro
 

TuriistaH .BR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.429
Reações
6.152
Pontos
824
Quando fiz um curso técnico, tinha um professor de elétrica que tacava giz em aluno que chamava corrente de "amperagem" e tensão de "voltagem", e descontava nota em prova..... kkk
Falava: "Tô esperando neguinho chamar potência de wattagem e trabalho Joulagem pra reprovar direto."
Não sei se tinha a ver com a profissão, mas o cara era maior ligadão
Me doi os olhos também, já teve uns aqui no tópico.

Ao OP, sim é normal esquentar mesmo que esteja dimensionado certinho.

Infelizmente ainda não usamos supercondutores então existe perda por calor.
 

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
Esses sisal/conector de porcelana não tem risco de dar curto quando o fio tá esquentando muito?

Por conta do conector, não.

O curto pode ocorrer por conta do próprio fio esquentar demais, derreter a capa plástica e nisso o fase e o neutro (ou fase A e fase B) encostarem um no outro.
 

Insane Metal

Lenda da internet
Mensagens
41.945
Reações
38.488
Pontos
1.839
JAMAIS coloque a mão no fio do chuveiro ligado, doido. A corrente passando ali te mata num piscar de olhos.
 

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
JAMAIS coloque a mão no fio do chuveiro ligado, doido. A corrente passando ali te mata num piscar de olhos.
Perigoso é mesmo.

Mas não é por causa da corrente que passa pelo chuveiro, e sim por causa da tensão da rede. E é o mesmo risco de tomar um choque numa tomada, pois o fator limitante neste caso é a tensão da rede.
 


MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.924
Reações
32.577
Pontos
1.084
JAMAIS coloque a mão no fio do chuveiro ligado, doido. A corrente passando ali te mata num piscar de olhos.
Perigoso é mesmo.

Mas não é por causa da corrente que passa pelo chuveiro, e sim por causa da tensão da rede. E é o mesmo risco de tomar um choque numa tomada, pois o fator limitante neste caso é a tensão da rede.
Kkkkkkk.

Coloquei na parte encapada, mas confesso q já tomei choque de 220v e amassei a ponta de um alicate com curto em rede 380 volts ao montar um motor trifásico na época do colégio (fiz eletrotécnica e não lembro de quase nada mais).

Enviado de meu Redmi 8A usando o Tapatalk
 

claudio182

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.922
Reações
7.146
Pontos
1.099
Kkkkkkk.

Coloquei na parte encapada, mas confesso q já tomei choque de 220v e amassei a ponta de um alicate com curto em rede 380 volts ao montar um motor trifásico na época do colégio (fiz eletrotécnica e não lembro de quase nada mais).

Enviado de meu Redmi 8A usando o Tapatalk
Ah ele tocou na parte encapada
De boas.
Continua assim, sugiro ficar segurando com o dente e deixa as mãos livres para o banho.

Enviado de meu SM-N986B usando o Tapatalk
 

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.924
Reações
32.577
Pontos
1.084
Ah ele tocou na parte encapada
De boas.
Continua assim, sugiro ficar segurando com o dente e deixa as mãos livres para o banho.

Enviado de meu SM-N986B usando o Tapatalk
Com o dente é ruim pq caem e depois é caro para mandar implantar!

Rapá! Na década de 90 quando fiz eletrotécnica, o professor de máquinas e instalações elétricas mandava era a gente colocar o dedo para testar se tinha corrente no fase (de 110v é claro)! Hahahahahaaha! Muita doidera!

Como falei acima, com esse lance de eletricidade eu sou meio maluco msm. Lembrei tb de uma vez q eu fiquei agarrado no fio pq fechei curto ao tentar consertar um bagulho em casa e esqueci de desligar o disjuntor! A minha sorte q eu consegui pensar, dei um pisão no fio e me soltei!

Lembrando desses acontecimentos, muita coisa na minha vida faz sentido agora! :kzonzo
 
Ultima Edição:

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
Com o dente é ruim pq caem e depois é caro para mandar implantar!

Rapá! Na década de 90, quando fiz eletrotécnica, o professor de máquinas e instalações elétricas mandava era a gente colocar o dedo para testar se tinha corrente no fase (de 110v é claro)! Hahahahahaaha! Muita doidera!

Como falei acima, com esse lance de eletricidade eu sou meio maluco msm. Lembrei tb de uma vez q eu fiquei agarrado no fio pq fechei curto ao tentar consertar um bagulho em casa e esqueci de desligar o disjuntor! A minha sorte q eu consegui pensar e dei um pisão no fio e me soltei!

Lembrando desses acontecimentos, muita coisa na minha vida faz sentido agora! :kzonzo
Até numa situação de emergência, emergência MESMO pra saber se tem corrente num fio, dá pra se usar o método de tomar choque - obviamente não é NEM UM POUCO RECOMENDÁVEL.

Mas numa situação de completa emergência, sem possibilidade nenhuma de outro tipo de teste, a solução é tu dar um toquinho de leve com a parte de trás da mão, obviamente tirando imediatamente, na parte desencapada. Se tiver corrente, vai tomar um choque leve e possivelmente tu feche a mão. Mas como é pelo lado oposto, tu não vai agarrar a mão no fio.

Mas, obviamente, jamais se deve fazer isso a menos que não haja nenhuma outra opção e não seja possível de maneira nenhuma obter outro meio.

Eu, de qualquer maneira, mesmo desligando o disjuntor e testando com chave-teste, costumo fazer isso pra ter uma prova final de que não tem corrente.
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
Vamos lá : Disjuntor tem que ser 50A e fio 4mm (10mm se for 110v) para o teu chuveiro (5500w).

ótimo método pra colocar fogo na casa

4mm é pra no máximo 32A (não importa a tensão)

onde tem fio de 4mm o disjuntor tem que ser de 32A, se colocar de 50A e algum aparelho puxar mais que isso, vai esquentar e derreter, podendo causar um curto

o disjuntor é um módulo de proteção da fiação

Esses sisal/conector de porcelana não tem risco de dar curto quando o fio tá esquentando muito?

aqui chamamos isso de borne e ele justamente ajuda a impedir o sobreaquecimento (dissipa melhor o calor e não derrete)
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.537
Reações
43.794
Pontos
1.499
Todo fio possui resistência e parte da energia elétrica é convertida em energia térmica na passagem da corrente. Mas se está esquentando demais no nível de você sentir até o cheiro de queimado, tem algo errado, seja no dimensionamento do fio ou disjuntor da sua residência.
 

Emperor

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.695
Reações
19.880
Pontos
1.279
Que eu saiba é normal sim esquentar um pouco, ainda mais se tratando de chuveiro elétrico.
O que não pode é estar esquentando muito, tipo de sentir muito quente ao toque ou até mudar a coloração do fio e entorno.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.713
Reações
34.888
Pontos
903
Aproveitando o tópico, que chuveiro recomendam? Tenho um chuveiro lorenzetti que é uma b*sta, tem quase que deixar pingando pra vir água quente
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403

só lembrando que vc tem que ver a bitola dos fios que chegam no chuveiro, sendo 6mm já dá pra usar o chuveiro que o colega citou acima

ah, e algumas pessoas tem problemas com esses chuveiros eletrônicos, algo relacionado com harmônicas, mas aí eu já estaria falando de algo que não conheço bem (aparentemente o sistema desses chuveiros eletrônicas pode gerar essas harmônicas que podem causar interferencia em alguns aparelhos eletrônicos), vale dar uma pesquisada sobre
 

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.924
Reações
32.577
Pontos
1.084
Já q vc tiraram minhas duvidas (agora sei q é normal o fio esquentar de leve), to pensando em muda ro tópico para o tópico oficial dos Chuveiros!! :klol


[CheirosOS] Tópico de recomendação de chuveiros.
 

BmX Burner

Supra-sumo
Mensagens
657
Reações
956
Pontos
193
Um chuveiro de 110v a 5500w passa uns 50A. Mesmo fio com 10mm de bitola vai aquecer levemente.

50A é corrente pra caramba. Pense que tomadas passam entre 10A e 20A dependendo do plugue.

Chuveiro elétrico é um troço muito mais complexo do que parece, não é à toa que tem gente no inverno que sofre com a instalação elétrica de casa.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Vade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
980
Reações
2.482
Pontos
683
É só pedir para alguém fazer um fio terra, mas tem que usar o fio grosso....









:kratinho
 

Gulf

F1 King
Mensagens
16.282
Reações
15.512
Pontos
1.439
Até numa situação de emergência, emergência MESMO pra saber se tem corrente num fio, dá pra se usar o método de tomar choque - obviamente não é NEM UM POUCO RECOMENDÁVEL.

Mas numa situação de completa emergência, sem possibilidade nenhuma de outro tipo de teste, a solução é tu dar um toquinho de leve com a parte de trás da mão, obviamente tirando imediatamente, na parte desencapada. Se tiver corrente, vai tomar um choque leve e possivelmente tu feche a mão. Mas como é pelo lado oposto, tu não vai agarrar a mão no fio.

Mas, obviamente, jamais se deve fazer isso a menos que não haja nenhuma outra opção e não seja possível de maneira nenhuma obter outro meio.

Eu, de qualquer maneira, mesmo desligando o disjuntor e testando com chave-teste, costumo fazer isso pra ter uma prova final de que não tem corrente.
Bah eu sempre faço isso haha.

Desligo disjuntor, testo com chave teste e mesmo assim, dou uns 2 ou 3 tapinhas com as costas da mão pra ter certeza.
 

Barb

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.531
Reações
6.251
Pontos
959
Me faz lembrar que estou com o mesmo problema aqui.
Chamei o eletricista aqui e o cara me cobrou 500,00 por cômodo pra organizar a fiação e disjuntores. Achei caro.
Coroi, o eletricista que refez meu ap (2 quartos,sala cozinha e banheiro cobrou 1900 há 2 anos, tirou toda a fiação velha e pos tudo zerado,caixa de disjuntor nova ,fio 10mm pro chuveiro e disjuntor de 50 (chuveiro127v) fora as tomadas que puxou um monte (interna mesmo,ele mesmo quebrou a parede e depois cobriu com gesso os conduites) pq o ap era velho e só tinha 1 por cômodo.
 
Topo Fundo