O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Apenas 6% dos cursos de direito aprovam mais que 50% de seus estudantes na OAB

Wayne Gretzky

Lenda da internet
Mensagens
38.520
Reações
52.869
Pontos
1.974
Somente 51 escolas que oferecem curso de direito, entre as quase mil do Brasil, conseguem aprovar mais de 50% de seus alunos no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Os dados são de um novo indicador do RUF (Ranking Universitário Folha). Das 897 instituições de ensino superior que tiveram ex-alunos prestando a prova, 721 (80%) têm aprovação na OAB menor do que 25%. Foram contabilizados estudantes e egressos que se submeteram ao exame da OAB entre 2015 e 2017.

A aprovação é exigida para o exercício da advocacia no país. Para representantes da OAB, o problema começa com o excesso de cursos de direito. “Há uma criação desmedida desses cursos, em locais inadequados, haja vista a ausência de estrutura para formação e inserção dos egressos no mercado”, afirma o secretário-geral, José Alberto Simonetti, através da Folha.

O Censo de Educação Superior, com dados de 2017, mostrou 1.200 cursos de direito em funcionamento, o maior número entre todas as graduações do país. Alguns, recentes, ainda não formaram alunos. Portanto, estão de fora do ranking.

A quantidade de cursos de direito segue aumentando. Só neste ano foram autorizados 121 novos, com 15 mil vagas.

Em agosto, membros da OAB estiveram com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, pedindo suspensão por cinco anos da autorização de abertura de cursos de direito. O pedido não andou. Além da oferta exagerada, falta qualidade. Simonetti ressalta que é subjetivo indicar um percentual de quantos egressos deveriam ser aprovados no exame da classe, mas estima que metade seria um padrão desejável.

“O ideal é que todos os egressos alcancem êxito. No entanto, uma boa instituição de ensino superior detém média de aprovação acima de 50% no exame de ordem”, diz. Por esse critério, o país teria apenas 51 boas faculdades de direito.

As faculdades com as maiores taxas de sucesso na prova não têm uma receita única, mas sim um conjunto de fatores que impactam no desempenho, entre eles a formação interdisciplinar dos alunos e o engajamento das turmas em pesquisas e trabalhos práticos com a comunidade.

“A aprovação na OAB não é um objetivo em si, não oferecemos cursinho preparatório. É uma consequência natural de uma formação humanística e técnica”, afirma Kelly Cristina Canela, coordenadora do curso de direito da Unesp, em Franca, instituição que obteve o primeiro lugar no ranking de aprovação na OAB.

Na Unesp, a maioria dos professores tem doutorado e os alunos são selecionados por vestibular, fatores que, segundo Canela, contribuem para elevar a qualidade.

“Desde o primeiro ano, o aluno é estimulado a desenvolver pesquisas e se envolver em algum dos projetos de extensão. Ele aprende a ir atrás do conhecimento e a aplicá-lo, o que desenvolve capacidades críticas e reflexivas”, diz.

Outro destaque no ranking vem do interior do Nordeste, de um curso com apenas nove anos de existência. O curso de direito da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), oferecido em Mossoró (RN), ainda é uma “criança”, que só neste ano abriu turmas de mestrado, nas palavras do coordenador, Ulisses Rei. Ainda assim, com a maioria dos docentes em regime de dedicação exclusiva, oferece aos estudantes projetos de pesquisa e extensão. “Aqui a gente realmente exerce o tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão”, diz Reis.

Assim como na Unesp, a aprovação na OAB é vista como uma consequência, e não um objetivo do curso. “A gente não fica se planejando para o exame”, diz o coordenador.

Para ele, um diferencial que pode ter impacto na alta aprovação é o uso de metodologias ativas. “Nossas turmas têm até 35 alunos, então nós discutimos casos práticos, simulamos julgamentos. Já fui professor em sala com cem alunos, em outra instituição, e sei que é impossível adotar esse tipo de estratégia em turmas grandes”, compara.

Instituição particular com melhor colocação no ranking da OAB, a FGV do Rio de Janeiro proíbe estágios até o terceiro ano, para que o foco seja na formação, mas exige trabalhos de campo práticos desde o primeiro semestre.

“A prova da OAB cobra conteúdos desde o primeiro ano. A taxa de retenção de conhecimento depois de dois anos é baixa se você só leu e teve aulas. Se discutiu, a retenção aumenta. Se trabalhou naquilo, é ainda melhor”, diz Thiago Bottino, coordenador do curso.

A FGV-RJ oferece um currículo bastante inovador. A partir do sexto semestre, todas as disciplinas são eletivas. E entre as obrigatórias do início do curso, quase nada é o que se vê em faculdades tradicionais. “Temos direitos humanos e programação como obrigatórias, mas não processo penal”, cita Bottino.

Segundo o coordenador, esse modelo torna o estudante mais responsável pelo seu aprendizado. “A responsabilidade pela aprovação na OAB também é dividida. A gente fala: quer passar? Estude. Os alunos têm boa formação, estão acostumados a escrever peças, sabem estudar, se preparar. Sempre deixamos claro que prova da ordem é um desafio a ser superado, mas não é um fim em si mesmo.”

Por mais que não seja o objetivo principal da formação jurídica, para o secretário da OAB, Simonetti, a porcentagem de aprovados deve ser levada em conta na hora de um jovem escolher a faculdade. “Antes de se matricular, é necessário que o cidadão verifique os índices de aprovação no exame da OAB daquela instituição, bem como os índices alcançados por seus alunos em avaliações oficiais do MEC”, aconselha.

Entre as instituições que mais tiveram juristas prestando o exame da OAB está a rede Anhanguera, que pertence ao grupo Kroton, o maior conglomerado educacional do mundo. Cerca de 40 mil alunos e ex-alunos das faculdades Anhanguera de todo o país fizeram as provas da OAB nos últimos três anos, mas nem 5.000 foram aprovados.

O Centro Universitário Anhanguera-Unifian, em Leme, no interior paulista, teve o melhor resultado, com 18,01% de aprovação. O Centro Universitário Anhanguera de São Paulo foi o pior, com apenas 6,97% de aprovação. Procurada, a rede não quis se pronunciar.

Da Universidade Paulista (Unip), 39 mil prestaram e pouco mais de 6.000 foram aprovados. Por nota, a instituição contestou a metodologia usada pela OAB. “Numa mesma prova, inscrevem-se os bacharéis recém-formados e também aqueles que já se formaram anteriormente. Inscrevem-se também alunos que ainda não se formaram. Essa metodologia gera uma distorção.”




a uniesquina finge que ensina e o aluno finge que aprende.
 
Ultima Edição:

General Mark

Bam-bam-bam
Mensagens
1.177
Reações
3.357
Pontos
353
O exame da OAB não garante um bom profissional, mas é um filtro necessário. Muitas vezes lidamos com a vida de nossos clientes e um erro pode ser gravíssimo.

A faculdade de direito é tradicional e é coringa, tendo em vista o vasto campo de atuação pra concursos e demais profissões, então na sala que eu formei mesmo, se hoje (4 anos depois) 20% virou advogado/passou em concurso é muito.
Mas por mim é melhor assim, ou alguém gostaria de perder dinheiro e/ou direitos por causa de um adEvogado ruim?
 

Caio-mas-levanto

Veterano
Mensagens
245
Reações
350
Pontos
138
A OAB não testa conhecimentos, ela afunila o mercado de trabalho.

Não reclamo da prova, porém acho que deveria ser feita de outra forma.

Pra mim, pra passar nessa prova se precisa de três coisas: conhecimento, controle emocional e ter o habito de ler para não cansar logo no início.

Fiz ela, passei e achei difícil (principalmente a parte emocional).
 


jackjone

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.033
Reações
47.678
Pontos
1.053
Caras, sem sacanagem. Nao sei se mudou muito da minha epoca pra ca (era a fgv que fazia, ainda eh ela?), mas essa prova eh MUITO facil. Tinha coisa que nao precisava nem ser formado em direito pra saber, bastava ter bom senso. Passei na primeira prova que fiz e nao considero isso nenhum grande merito pq nem estudei pra essa prova, ao contrario do concurso que fiz posteriormente e estudei bastante pra poder ser aprovado.

E olha que hj ainda pode aproveitar a aprovacao da primeira fase e no proximo exame, em caso de reprovacao, ja ir direto pra fase da peca.

Juro que nao consigo entender como tanta gente consegue nao passar nessa prova, sem sacanagem. Mas acho ela necessaria sim. Ela existindo ja tem varios advogados pessimos por ai, que nao tem a menor nocao de nada e sao cheios de si, imagina se ela nao existisse.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Éris

Deusa da discórdia
Mensagens
10.472
Reações
2.308
Pontos
1.509
Eu nem sei como está a prova da OAB, na minha época não tinha ética e outras matérias, era fazer 50 pontos na geral no mínimo e na segunda fase uma petição e 3 perguntas. Depois mudou, pelo menos em Sp, incluiram mais matérias e conheci colegas que se formaram depois disseram que tinha ficado mais difícil.
Mas nunca parei para olhar como vai a prova do exame de ordem hj.
 

SuRf Boy

Bam-bam-bam
Mensagens
1.906
Reações
5.497
Pontos
294
Passei no nono período, lá no começo da década.

A prova da ordem é medíocre, o número de aprovações, ou reprovações dependendo de como se observa o copo, só serve para reforçar quão patético é o nível do ensino superior no Brasil.

Instituições públicas e privadas de qualidade insignificante e hordas de alunos mimados, descomprometidos e analfabetos funcionais.

Essa é a realidade brasileira, nossa manjada cultura do diploma que remonta um wishful thinking setentista somada com a falsa narrativa partidária(e por muito tempo governamental) do "direito" à educação.

Um caminhão de dinheiro alocado tão bem quanto um troço no esgoto.

Aliás, a própria OAB por si só é uma aberração.
 

Wayne Gretzky

Lenda da internet
Mensagens
38.520
Reações
52.869
Pontos
1.974
Eu nem sei como está a prova da OAB, na minha época não tinha ética e outras matérias, era fazer 50 pontos na geral no mínimo e na segunda fase uma petição e 3 perguntas. Depois mudou, pelo menos em Sp, incluiram mais matérias e conheci colegas que se formaram depois disseram que tinha ficado mais difícil.
Mas nunca parei para olhar como vai a prova do exame de ordem hj.
Ao invés de 100 questões na primeira fase, diminuiram para 80. O que aumentou foi o enunciado e o corpo das questões, o que tornou a prova mais cansativa. Quem tem dificuldade com leitura sofre muito.

antes:

91412

agora:

91414


A dificuldade da segunda fase aumentou consideravelmente, já que incluiram a repescagem.
 

Mr Green

Bam-bam-bam
Mensagens
434
Reações
1.531
Pontos
318
A prova serve pra proteger a gente de contratar alguem que não sabe nem ler, acho inclusive que deveria ser muito mais difícil do que é.
Eu fico imaginando a reação de quem acha a prova da OAB difícil quando pega uma prova de concurso em que vc tem que acertar uns 90% pra passar.
 

McLaren Project 4

Bam-bam-bam
Mensagens
2.310
Reações
2.757
Pontos
288
Eu sou bacharel em direito mas por opção, pq sinceramente não sinto a mínima vontade de fzr a prova da OAB, primeiro por não concordar com ela, levando em consideração pontos que já levantaram sobre a prova e a instituição aqui no tópico, e segundo que advocacia já é um meio bastante saturado e ingrato para iniciar uma carreira tendo em vista os gastos com escritório, secretaria, aparelhos etc.

E sinceramente? Passar na prova da OAB somente pra entrar em escritório de advocacia alheio em inicio de carreira consegue ser tão frustrante qto. É como se fosse uma espécie de "vale peão" mais ou menos como o que acontece com o povo que faz ADM pra virar peão na empresa dos outros (infelizmente é isso que ocorre na grande maioria dos casos)

Enfim, é uma profissão saturada no país hoje em dia. Não me arrependo de ter feito Direito, mas o que eu vejo não me agrada tb.
 
Ultima Edição:

KevinDurant

Habitué da casa
Mensagens
218
Reações
303
Pontos
88
Faço a prova agora no domingo!!!
Vai ser a minha primeira vez!!!
Baixei as 2 últimas aq e fiz 46 em uma e 52 em outra. Deveria ter feito no começo ou meio do ano. Agora to cansado, mas vamos ver no que vai dar..

Aceito dicas!!!
 

Wayne Gretzky

Lenda da internet
Mensagens
38.520
Reações
52.869
Pontos
1.974
Faço a prova agora no domingo!!!
Vai ser a minha primeira vez!!!
Baixei as 2 últimas aq e fiz 46 em uma e 52 em outra. Deveria ter feito no começo ou meio do ano. Agora to cansado, mas vamos ver no que vai dar..

Aceito dicas!!!
inicie a prova nas disciplinas que você domina e não mude a alternativa que você assinalou logo de cara.

esse é o maior erro dos candidatos, ele assinala uma questão como correta quando a mente ainda está fresca e muda a alternativa no final da prova quando já está com cansaço mental.

dá uma lida aqui:

 

Caronte

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.573
Reações
3.003
Pontos
999
A OAB não testa conhecimentos, ela afunila o mercado de trabalho.

Não reclamo da prova, porém acho que deveria ser feita de outra forma.

Pra mim, pra passar nessa prova se precisa de três coisas: conhecimento, controle emocional e ter o habito de ler para não cansar logo no início.

Fiz ela, passei e achei difícil (principalmente a parte emocional).
Por mim, esses três atributos são essenciais para o bom exercício da profissão e espelham os principais desafios do advogado: saber a legislação adequada para cada caso, controle emocional para não se desequilibrar com os disparates tanto dos clientes quanto dos outros colegas (outros advogados, juízes, etc) e saco para ler qualquer coisa (petições ruins, certidões confusas e sentenças bizarras).
É quase um kit de sobrevivência profissional.
 

KevinDurant

Habitué da casa
Mensagens
218
Reações
303
Pontos
88
inicie a prova nas disciplinas que você domina e não mude a alternativa que você assinalou logo de cara.

esse é o maior erro dos candidatos, ele assinala uma questão como correta quando a mente ainda está fresca e muda a alternativa no final da prova quando já está com cansaço mental.

dá uma lida aqui:

Boa!!! Vlw!!!
Domingo passo aq e posto se passei. Eu nao estudei p essa prova, mas devo assistir uma dessas revisões de véspera no YOUTUBE e fazer mais alguns exercicios
 

Nego_Brown___

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.317
Reações
19.370
Pontos
1.469
Ainda bem, né?

E sinceramente, até o tempo que me formei em 2004, faculdade nenhuma te prepara pra uma prova de OAB. Nos aprendemos temas em grosso, correntes de pensamento e modos de pesquisa(como qualquer faculdade). Nenhuma faculdade de cadeiras que tem de 36 a 72 horas aula consegue ensinar todo o conteúdo de uma matéria.

A OAB é uma prova de concurso que em muitos casos faz perguntas muito especificas. Quem estudou pra passar de período fazendo provas discursivas, pode até passar no exame da OAB, mas nem de longe estava se preparando pra isso.
 
Ultima Edição:

General Mark

Bam-bam-bam
Mensagens
1.177
Reações
3.357
Pontos
353
Faço a prova agora no domingo!!!
Vai ser a minha primeira vez!!!
Baixei as 2 últimas aq e fiz 46 em uma e 52 em outra. Deveria ter feito no começo ou meio do ano. Agora to cansado, mas vamos ver no que vai dar..

Aceito dicas!!!
Daqui ate domingo dá pra estudar bastante coisa.

Eu aconselho fazer mais provas antigas como teste (tem no jurisway), assim voce vai errar bastante e acertar bastante, mas pelo menos vai se acostumar com o tempo de prova, tipos dos enunciados etc.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Reflexo muito da questão relacionada aos concursos, já que muitos fazem direito por conta de almejar os cargos públicos e de muitas profissões serem desvalorizadas no Brasil. Ocorre que precisa estuda e ter o mínimo de competência, algo não ocorrido na maioria dos casos no Brasil. Pior é ver faculdade federal, incluída nesse bolo.

Para piorar, a prova ainda aumentou o nível comparado com antigamente. Pior é ver os cursinhos ganhando rios de dinheiro com a prova.

Só aconselho fazer direito caso já foque algum cargo público que exija o bacharelado no mesmo, caso o contrário nem isso( auditor fiscal é um baita cargo e não precisa de graduação em direito, basta ver que a maioria dos auditores são engenheiros ou graduações de exata).
 

Sengaya

Bam-bam-bam
Mensagens
685
Reações
2.657
Pontos
433
Eu me formo em direito esse ano, Tenho mais de 40 anos já. Vou prestar a OAB no começo do ano e tenho muito medo de não passar. Vai ser um vexame imenso pra mim, mas de qualquer forma, não pretendo advogar. Meu intuito era de prestar concursos. (Coisa que já estou sacando que não vai rolar, já que nem OAB pelo jeito irei passar)

Eu vi uma prova e não achei fácil não, estou fodido. Tinha que dar um jeito de fazer a prova sem ninguém ficar sabendo, assim se eu não passar, finjo que não fiz...:klol
Fiz o curso de direito porque queria deixar de ser peão, mas hoje não acredito mais nessa possibilidade.
Anos perdidos e um iminente fracasso! Mas nem por isso serei contra o filtro, não há a menor condição de certos advogados lidarem com liberdade e patrimônio das pessoas.
 

jackjone

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.033
Reações
47.678
Pontos
1.053
Eu me formo em direito esse ano, Tenho mais de 40 anos já. Vou prestar a OAB no começo do ano e tenho muito medo de não passar. Vai ser um vexame imenso pra mim, mas de qualquer forma, não pretendo advogar. Meu intuito era de prestar concursos. (Coisa que já estou sacando que não vai rolar, já que nem OAB pelo jeito irei passar)

Eu vi uma prova e não achei fácil não, estou fodido. Tinha que dar um jeito de fazer a prova sem ninguém ficar sabendo, assim se eu não passar, finjo que não fiz...:klol
Fiz o curso de direito porque queria deixar de ser peão, mas hoje não acredito mais nessa possibilidade.
Anos perdidos e um iminente fracasso! Mas nem por isso serei contra o filtro, não há a menor condição de certos advogados lidarem com liberdade e patrimônio das pessoas.

Kkkkkkkkk

Gostei dessa confianca. Auto-estima eh tudo nessa vida kkkkkkk


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Antestor

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
9.582
Reações
20.720
Pontos
964
Caras, sem sacanagem. Nao sei se mudou muito da minha epoca pra ca (era a fgv que fazia, ainda eh ela?), mas essa prova eh MUITO facil. Tinha coisa que nao precisava nem ser formado em direito pra saber, bastava ter bom senso. Passei na primeira prova que fiz e nao considero isso nenhum grande merito pq nem estudei pra essa prova, ao contrario do concurso que fiz posteriormente e estudei bastante pra poder ser aprovado.

E olha que hj ainda pode aproveitar a aprovacao da primeira fase e no proximo exame, em caso de reprovacao, ja ir direto pra fase da peca.

Juro que nao consigo entender como tanta gente consegue nao passar nessa prova, sem sacanagem. Mas acho ela necessaria sim. Ela existindo ja tem varios advogados pessimos por ai, que nao tem a menor nocao de nada e sao cheios de si, imagina se ela nao existisse.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Desde de o exame unificado quando a FGV assumiu a dificuldade tem alguma variação.

Dei azar de fazer a segunda mais difícil das primeiras fases dos unificados e advinha? Passei tranquilo pois mesmo considerada pelos professores e cursinhos eu não achei nada difícil muito pelo contrário...

Eu vinha de uma preparação tão fudida para concursos que o exame de ordem não foi problema algum.

Enviado de meu MI 5 usando o Tapatalk
 

Sengaya

Bam-bam-bam
Mensagens
685
Reações
2.657
Pontos
433
Kkkkkkkkk

Gostei dessa confianca. Auto-estima eh tudo nessa vida kkkkkkk


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

autoestima? O que é isso?

72,28% dos alunos da USP são aprovados no exame de ordem. Mesmo assim quase 30% de reprovados é muita coisa para a melhor faculdade do Brasil.

Pois é, é difícil mesmo. Bom, pelo menos em relação ao nível dos estudantes.

Um colega que fez direito em federal e é engenheiro formado em faculdade pública, disse que na segunda fase da OAB quase rodou.
Esse colega é muito inteligente e hoje tem um bom cargo público.
 

_alef_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.425
Reações
19.077
Pontos
1.053
Enquanto isto:



TJMG utiliza inteligência artificial em julgamento virtual
Esse julgamento somente foi concluído, de forma célere, devido à ferramenta Radar que identificou e separou recursos com idênticos pedidos. Os relatores elaboram o voto padrão a partir de teses fixadas pelos Tribunais Superiores e pelo próprio Tribunal de Justiça mineiro. Para o presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, os avanços na tecnologia de informação, como o inaugurado hoje, fazem parte do planejamento estratégico do Tribunal e são prioridade da atual gestão, com o objetivo de tornar os julgamentos mais céleres, beneficiando o cidadão. “Até meados do próximo ano, todos os processos em Minas já estarão tramitando por meio eletrônico, tornando mais ágeis as decisões e proporcionando enorme economia de recursos para o Tribunal”, completou.
 

Wayne Gretzky

Lenda da internet
Mensagens
38.520
Reações
52.869
Pontos
1.974
Enquanto isto:



TJMG utiliza inteligência artificial em julgamento virtual
Esse julgamento somente foi concluído, de forma célere, devido à ferramenta Radar que identificou e separou recursos com idênticos pedidos. Os relatores elaboram o voto padrão a partir de teses fixadas pelos Tribunais Superiores e pelo próprio Tribunal de Justiça mineiro. Para o presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, os avanços na tecnologia de informação, como o inaugurado hoje, fazem parte do planejamento estratégico do Tribunal e são prioridade da atual gestão, com o objetivo de tornar os julgamentos mais céleres, beneficiando o cidadão. “Até meados do próximo ano, todos os processos em Minas já estarão tramitando por meio eletrônico, tornando mais ágeis as decisões e proporcionando enorme economia de recursos para o Tribunal”, completou.
Processo eletrônico melhorou 100% a vida do advogado. Problema são os tiozinhos da época da máquina de escrever que perdem um token por mês.
 

Vorpal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.142
Reações
11.006
Pontos
1.069
Soube que uma ex minha passou na OAB, fiquei surpreso, pois era bem burrinha.

Sent from my HUAWEI VNS-L31 using Tapatalk
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
Eu me formo em direito esse ano, Tenho mais de 40 anos já. Vou prestar a OAB no começo do ano e tenho muito medo de não passar. Vai ser um vexame imenso pra mim, mas de qualquer forma, não pretendo advogar. Meu intuito era de prestar concursos. (Coisa que já estou sacando que não vai rolar, já que nem OAB pelo jeito irei passar)

Eu vi uma prova e não achei fácil não, estou fodido. Tinha que dar um jeito de fazer a prova sem ninguém ficar sabendo, assim se eu não passar, finjo que não fiz...:klol
Fiz o curso de direito porque queria deixar de ser peão, mas hoje não acredito mais nessa possibilidade.
Anos perdidos e um iminente fracasso! Mas nem por isso serei contra o filtro, não há a menor condição de certos advogados lidarem com liberdade e patrimônio das pessoas.
Força, fé e pensamento positivo é outra coisa :kcool
 

Éris

Deusa da discórdia
Mensagens
10.472
Reações
2.308
Pontos
1.509
Faço a prova agora no domingo!!!
Vai ser a minha primeira vez!!!
Baixei as 2 últimas aq e fiz 46 em uma e 52 em outra. Deveria ter feito no começo ou meio do ano. Agora to cansado, mas vamos ver no que vai dar..

Aceito dicas!!!
Tem cursinhos da oab que tem revisão antes da prova, cursinho tipo Damasio e LFG, se puder faça. Mas não va nestes que pega tudo no sabado para não sair de la um zumbi cheio de informações. Ou mitiga ou escolhe materia que voce sabe mto pouco, so para ter noção do conteudo.
 
Topo Fundo