O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[AposentadOS] Reforma da previdência e planejamento previdenciário

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.251
Reações
10.849
Pontos
1.409
Galeres, com a iminência da chamada reforma da previdência pra uns, demolição da previdência pra outros, temos que analisar as possibilidades que temos e quais as melhores opções principalmente para aqueles que estão prestes a se aposentar.

Eu ainda tô bem longe disso, e torcendo mto pra colocarem um teto sobre minha contribuição (servidor publico). Eu não conto com previdência e acho que até chegar a hora de me aposentar, já vão estar cobrando 30% do salário em contribuição pra receber um pacote de bolacha ana maria por mês de aposentadoria. Enfim, o intuito do tópico não é discutir a reforma em si. Se fosse, seria melhor postar na pasta política. A ideia aqui é o povo todo se ajudar, tirar duvidas e trocar dicas sobre previdência complementar, ou mesmo aposentadoria no INSS e o emaranhado de regras que eles tem.

Vou começar jogando o causo da minha mãe, que tá completando 60 anos esse ano e pensando em se aposentar. É uma treta do cão. Ela teve o CPF duplicado num período, ai cancelou o antigo. Agora tem contribuições separadas em 2 CPFs no INSS. Já to prevendo dor de cabeça por isso. em tempo de contribuição tá com 18 anos, somando os 2 CPFs, mas mtas contribuições (aproximadamente uns 6 anos) são de antes de 91. Ai vi que tem regras diferentes pra esse período.
E pra ajudar, a moeda era outra, vc pega o extrato e olha os valores e n tem ideia se o valor sobre o qual contribuiu era alto, baixo, médio... em tese, com o fator previdenciário, mais uns 5 anos trabalhando ela poderia se aposentar por tempo de contribuição. Isso se a reforma n cagar isso tbm (coisa que é bem improvável).
Eu tô falando pra ela aposentar por idade mesmo e garantir o salário minimo pelo menos, pq se for entrar na regra nova, tá fudida já que a aposentadoria vai poder ser menor que o minimo e ela vai ter pouco mais que 20 anos de contribuição (o que pelo que mandaram pro congresso, daria uns 60% da média das contribuições).

Uma put* dor de cabeça.

E ai, que causos contam? já que estamos todos fudidos e fadados a trabalhar até os 100 anos, ao menos vamos rir um pouco das histórias e se ajudar no processo =P
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.304
Reações
90.156
Pontos
1.503
Eu não conto com aposentadoria, então todos os meus esforços, além de sobreviver com a merreca que ganho, estão direcionados a tentar manter uma saúde minimamente preservada, ter uma profissão que permita o exercício autônomo e ter uma moradia. Com saúde e sem precisar pagar aluguel, poderei me contentar com pouco no futuro, trabalhando menos. Não é uma vida acomodada e medíocre, mas realista. Se vier a mais, melhor, mas não conto com isso para não me frustrar.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.114
Reações
172.175
Pontos
2.599
O problema do CPF é sério mas não tem a ver com a previdência. Tem que ir resolver isso da melhor forma possível para evitar qualquer tipo de treta.

Se ela fará 60 anos com 18 de contribuição, então se enquadrará na suposta nova regra de 62 anos e 20 anos de contribuição. Em tese, se ela se aposentar nessas condições receberá 60% do valor. Cada ano que ela ficar a mais (caso queira) terá um acréscimo de 2% da média dos salários. Inclusive se uma pessoa ficar mais tempo poderá passar dos 100%.

Uma parte relevante da reforma é que ninguém poderá ganhar menos do que um salário mínimo. Esse lance de a aposentadoria ser menor do que o mínimo não existe e deve estar confundindo com a assistência de R$400 que está na proposta para ajudar os idosos que não têm condições de se aposentar entre os 60 e 70 até se aposentarem por idade ganhando o mínimo.

Agora, existe a transição. Sempre que há mudança na previdência existirá algum tipo de transição. No caso da sua mãe, como tem pouco tempo de contribuição a regra da soma da idade + contribuição não funcionará muito bem. 60+ 18 dará 78, por exemplo. Em 2019 teria que ter pelo menos 86 para se aposentar. Isso só funciona quando homem tem 35 e mulher 30 de contribuição. A segunda regra teria que ter 56 anos porém 30 de contribuição e a terceira só serve para quem teria 28 anos de contribuição (no caso da mulher). Enfim, o problema é que ela tem pouco tempo de contribuição. Logo, para ela não serve se aposentar por tempo de contribuição.

Já por idade ela precisaria ter no mínimo 60 anos em 2019 e 15 anos de contribuição. Em suma, para sua mãe compensa se aposentar por idade mesmo depois que a reforma sair porque ela terá essa idade e essa contribuição mínima. Fica a cargo dela continuar trabalhando ou não para aumentar os 2% ao longo dos anos.

Sobre esse lance do trabalho dela ter sido boa parte em outras épocas em outras moedas, isso não é problema. Todo mundo que se aposentou até recentemente pegou isso. Minha mãe mesmo teve boa parte das contribuições dela na década de 70 e 80 com moedas completamente diferentes. Isso tudo é ajustado no próprio INSS para valores correntes.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.251
Reações
10.849
Pontos
1.409
Eu não conto com aposentadoria, então todos os meus esforços, além de sobreviver com a merreca que ganho, estão direcionados a tentar manter uma saúde minimamente preservada, ter uma profissão que permita o exercício autônomo e ter uma moradia. Com saúde e sem precisar pagar aluguel, poderei me contentar com pouco no futuro, trabalhando menos. Não é uma vida acomodada e medíocre, mas realista. Se vier a mais, melhor, mas não conto com isso para não me frustrar.
É bem por ai msm. tem que se prevenir e fazer por conta, pq depender do INSS hj em dia é pedir pra se foder. E ai vc lasca n só vc, mas a familia toda. Minha mãe msm, totalmente descabeçada, nunca planejou e tal. Sobra pra mim ajudar agora que ela tá ficando velha. Por enquanto n tanto, pq ela ainda trabalha e ainda n pensa em parar. mas qnd parar, já to me organizando, tentando arrumar pra ela uma casa pra morar sem pagar aluguel, e um apto que já é em parte dela (herança da minha avó), to vendo de comprar o restante do meu tio e deixar pra ela alugar e usar o $$. Nessas, já tem onde morar, uns mil de INSS e 1500 de aluguel. N é mto, mas já dá pra ter uma vida ok.
O problema do CPF é sério mas não tem a ver com a previdência. Tem que ir resolver isso da melhor forma possível para evitar qualquer tipo de treta.

Se ela fará 60 anos com 18 de contribuição, então se enquadrará na suposta nova regra de 62 anos e 20 anos de contribuição. Em tese, se ela se aposentar nessas condições receberá 60% do valor. Cada ano que ela ficar a mais (caso queira) terá um acréscimo de 2% da média dos salários. Inclusive se uma pessoa ficar mais tempo poderá passar dos 100%.

Uma parte relevante da reforma é que ninguém poderá ganhar menos do que um salário mínimo. Esse lance de a aposentadoria ser menor do que o mínimo não existe e deve estar confundindo com a assistência de R$400 que está na proposta para ajudar os idosos que não têm condições de se aposentar entre os 60 e 70 até se aposentarem por idade ganhando o mínimo.

Agora, existe a transição. Sempre que há mudança na previdência existirá algum tipo de transição. No caso da sua mãe, como tem pouco tempo de contribuição a regra da soma da idade + contribuição não funcionará muito bem. 60+ 18 dará 78, por exemplo. Em 2019 teria que ter pelo menos 86 para se aposentar. Isso só funciona quando homem tem 35 e mulher 30 de contribuição. A segunda regra teria que ter 56 anos porém 30 de contribuição e a terceira só serve para quem teria 28 anos de contribuição (no caso da mulher). Enfim, o problema é que ela tem pouco tempo de contribuição. Logo, para ela não serve se aposentar por tempo de contribuição.

Já por idade ela precisaria ter no mínimo 60 anos em 2019 e 15 anos de contribuição. Em suma, para sua mãe compensa se aposentar por idade mesmo depois que a reforma sair porque ela terá essa idade e essa contribuição mínima. Fica a cargo dela continuar trabalhando ou não para aumentar os 2% ao longo dos anos.

Sobre esse lance do trabalho dela ter sido boa parte em outras épocas em outras moedas, isso não é problema. Todo mundo que se aposentou até recentemente pegou isso. Minha mãe mesmo teve boa parte das contribuições dela na década de 70 e 80 com moedas completamente diferentes. Isso tudo é ajustado no próprio INSS para valores correntes.
Ah, eles fizeram essa separação entre aposentadoria e BPC então. entendi. O foda é que os salários de contribuição da minha mãe são baixos. ela sempre foi registrada com salários bem próximos do salario minimo. Ai acho que n compensa mto ficar contribuindo pra pegar mais 1 ou 2% sendo que vai dar uma miséria a mais que o salário minimo mesmo.
Achei um simulador no site do INSS. Fui tentar usar, e essa b*sta não funciona. meia hora digitando as coisas, pra dar erro no final, de foder. Pra quem quiser, o link do simulador é esse:
https://sipa.inss.gov.br/SipaINSS/pages/conrmi/conrmiInicio.xhtml
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.114
Reações
172.175
Pontos
2.599
É bem por ai msm. tem que se prevenir e fazer por conta, pq depender do INSS hj em dia é pedir pra se foder. E ai vc lasca n só vc, mas a familia toda. Minha mãe msm, totalmente descabeçada, nunca planejou e tal. Sobra pra mim ajudar agora que ela tá ficando velha. Por enquanto n tanto, pq ela ainda trabalha e ainda n pensa em parar. mas qnd parar, já to me organizando, tentando arrumar pra ela uma casa pra morar sem pagar aluguel, e um apto que já é em parte dela (herança da minha avó), to vendo de comprar o restante do meu tio e deixar pra ela alugar e usar o $$. Nessas, já tem onde morar, uns mil de INSS e 1500 de aluguel. N é mto, mas já dá pra ter uma vida ok.

Ah, eles fizeram essa separação entre aposentadoria e BPC então. entendi. O foda é que os salários de contribuição da minha mãe são baixos. ela sempre foi registrada com salários bem próximos do salario minimo. Ai acho que n compensa mto ficar contribuindo pra pegar mais 1 ou 2% sendo que vai dar uma miséria a mais que o salário minimo mesmo.
Achei um simulador no site do INSS. Fui tentar usar, e essa b*sta não funciona. meia hora digitando as coisas, pra dar erro no final, de foder. Pra quem quiser, o link do simulador é esse:
https://sipa.inss.gov.br/SipaINSS/pages/conrmi/conrmiInicio.xhtml
Então já sabe a resposta. Para sua mãe mudará pouco. Ela fazendo 60 e tendo ao menos 15 de contribuição, já se aposentará por idade se for dar entrada com a regra vigente. Se ela for dar entrada depois, mesmo assim em 2019 começa a transição com 60 anos e 15 de contribuição. Mesmo se fosse em 2020 ela teria que ter 60,5 anos e 15,5 de contribuição, o que teria também.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.251
Reações
10.849
Pontos
1.409
Então já sabe a resposta. Para sua mãe mudará pouco. Ela fazendo 60 e tendo ao menos 15 de contribuição, já se aposentará por idade se for dar entrada com a regra vigente. Se ela for dar entrada depois, mesmo assim em 2019 começa a transição com 60 anos e 15 de contribuição. Mesmo se fosse em 2020 ela teria que ter 60,5 anos e 15,5 de contribuição, o que teria também.
uma outra duvida é: quando já pode dar entrada no pedido?
pergunto pois n sei quanto tempo demora. atualmente, faltam 2 meses pra ela fazer 60 anos. Dá pra dar entrada já, pra qnd ela fizer aniversário já estar td certo e ela começar a receber? ou tem que esperar msm fazer aniversário e ai qnd sair, vem retroativo à data do pedido?
 


antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.114
Reações
172.175
Pontos
2.599
uma outra duvida é: quando já pode dar entrada no pedido?
pergunto pois n sei quanto tempo demora. atualmente, faltam 2 meses pra ela fazer 60 anos. Dá pra dar entrada já, pra qnd ela fizer aniversário já estar td certo e ela começar a receber? ou tem que esperar msm fazer aniversário e ai qnd sair, vem retroativo à data do pedido?
Boa pergunta. Eu acho que tem que fazer os 60 anos para dar entrada mas não tenho certeza. Minha mãe tinha tudo certinho e foi lá sem problemas. Não demorou muito tempo não para receber a aposentadoria.
 

Léo Stanbuck

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
30.858
Reações
27.471
Pontos
859
A pessoa vive para trabalhar. Meu pai aproveitou 4 anos de aposentadoria. 4 míseros anos.

Essa vida é desgraçada. Somos feitos de mula e ainda colocam a culpa em nós na dívida pública.
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.147
Reações
44.364
Pontos
803
Se tiver filhos, vou colocar a molecada pra começar a pegar no batente e contribuir para a previdência aos 10 anos de idade.

Eu particularmente planejo montar um patrimônio que, em complemento aos miseráveis proventos que receberei de aposentadoria, permitam que eu continue vivendo com dignidade.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.251
Reações
10.849
Pontos
1.409
A pessoa vive para trabalhar. Meu pai aproveitou 4 anos de aposentadoria. 4 míseros anos.

Essa vida é desgraçada. Somos feitos de mula e ainda colocam a culpa em nós na dívida pública.
cara, o discurso é mto cruel. Mas não vou entrar na discussão do sistema de previdência, pq ai pende pro lado da política.
Como vc tá se planejando pra velhice? eu acho aposentadoria complementar um outro engôdo. dinheiro parado lá, depois dão um desses golpes de fundo de pensão e o cara fica a ver navios. Ando investindo em CDB pra juntar a grana pra aposentadoria, coordenando td em prazos de 2 a 6 anos e ir acumulando pra aposentadoria assim. Sem maiores planos além disso.
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.147
Reações
44.364
Pontos
803
cara, o discurso é mto cruel. Mas não vou entrar na discussão do sistema de previdência, pq ai pende pro lado da política.
Como vc tá se planejando pra velhice? eu acho aposentadoria complementar um outro engôdo. dinheiro parado lá, depois dão um desses golpes de fundo de pensão e o cara fica a ver navios. Ando investindo em CDB pra juntar a grana pra aposentadoria, coordenando td em prazos de 2 a 6 anos e ir acumulando pra aposentadoria assim. Sem maiores planos além disso.

Não estou pagando previdência complementar justamente porque não consigo confiar plenamente na gestão desses fundos tipo Funpresp, até porque tem água demais para correr debaixo da ponte até que eu tenha preenchido os cada vez mais rigorosos requisitos para a aposentadoria.
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.147
Reações
44.364
Pontos
803
A pessoa vive para trabalhar. Meu pai aproveitou 4 anos de aposentadoria. 4 míseros anos.

Essa vida é desgraçada. Somos feitos de mula e ainda colocam a culpa em nós na dívida pública.

Um dos objetivos é justamente esse: engendrar um esquema de estatura constitucional de modo a fazer com que o cidadão desfrute do mais breve tempo de aposentadoria possível.
 

Léo Stanbuck

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
30.858
Reações
27.471
Pontos
859
cara, o discurso é mto cruel. Mas não vou entrar na discussão do sistema de previdência, pq ai pende pro lado da política.
Como vc tá se planejando pra velhice? eu acho aposentadoria complementar um outro engôdo. dinheiro parado lá, depois dão um desses golpes de fundo de pensão e o cara fica a ver navios. Ando investindo em CDB pra juntar a grana pra aposentadoria, coordenando td em prazos de 2 a 6 anos e ir acumulando pra aposentadoria assim. Sem maiores planos além disso.
Tenho 10 anos de contribuição e 30 anos de idade. Minha intenção sempre foi dar aula em ensino superior, então quero passar em uma universidade pública invariavelmente. Não sei o que planejar para a velhice... honestamente, acho que vou apenas pagar previdência social e viver minha vida tentando sempre ter um dinheiro para emergências. Não adianta muito se quebrar a vida inteira para ter uma aposentadoria foda e acabar morrendo de infarto aos 67 anos de idade.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.251
Reações
10.849
Pontos
1.409
Tenho 10 anos de contribuição e 30 anos de idade. Minha intenção sempre foi dar aula em ensino superior, então quero passar em uma universidade pública invariavelmente. Não sei o que planejar para a velhice... honestamente, acho que vou apenas pagar previdência social e viver minha vida tentando sempre ter um dinheiro para emergências. Não adianta muito se quebrar a vida inteira para ter uma aposentadoria foda e acabar morrendo de infarto aos 67 anos de idade.
Acho que como funcionário publico, vc tem estabilidade e segurança no trabalho até os 75, que é qnd sai a compulsória. Acredito que, se as regras ficassem parecidas com as que estão sendo propostas, vc contribuindo sobre 5k, conseguiria pelo menos uns 4 mil de aposentadoria aos 75 anos, pq ai teria 55 anos de contribuição já. se levar em conta que dificilmente a gnt vive mais que uns 85 anos. ideal seria pensar em um pé de meia de uns 2/3 mil por mês, por 10 anos. daria ai uns 250 mil pra se ter guardado aos 75 anos. Nada impossivel

Eu, gostaria mto de conseguir juntar o suficiente pra, lá pelos 60 anos, ter uma renda de uns 20 mil por mês sem trabalhar. pelas minhas contas, precisaria de uns 2,5 milhões pra isso em dinheiro de hj, daqui uns 30 anos. (faço 30 esse ano)
Dificil, mas acredito que com planejamento dá pra chegar lá graças a mágica dos juros compostos.
 

Riseise

Veterano
Mensagens
536
Reações
348
Pontos
114
A verdade é que a escravidão nunca acabou, ela foi modificada de um jeito que as pessoas pensam que são donas das próprias vidas e escolhas mas não são.

Na cabeça de muitos a aposentadoria é uma um presente, uma gratificação, um agradecimento pelo tempo que a pessoa trabalhou e acho que deveria sim ser assim.

Mas na verdade é simplesmente pra trocar uma engrenagem velha e gasta que pode atrapalhar a produção a qualquer momento por uma nova.

Tanto é que cada vez mais avançam a idade mínima, ou seja enquanto tiver saúde ela vai ser sugada.

Aí jogam a culpa nos mais fracos e sem escolaridade por eles não saberem votar e aceitarem tudo

Mas o problema maior é com os que se dizem graduados preparados pro mercado de trabalho, pessoas que ostentam cargos em empresas que pagam mais e cargos públicos pra mostrar pros vizinhos e ficar com mulheres bonitas

Esses são os verdadeiros culpados por olharem somente pra para o lado deles mesmos e viver no mundo da fantasia e falsidade que o rodeia, sem pensar que todos nós respiramos o mesmo ar e pisamos no mesmo chão, resumindo vivemos no mesmo mundo

Essas pessoas não estão nem aí pra aposentadoria, e os que tem um pensamento diferente estão correndo atrás pra se tornar um desses

Ou seja, falta de união de todos, e falta de sensibilidade com os que estão sofrendo e vão sofrer com todas essas decisões desses engravatados sem coração

Enviado de meu Redmi 4X usando o Tapatalk
 
Topo Fundo