O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Aprenda A Negociar Em Foruns. Aberto a Sugestões. ATUALIZADO.

pedromota

Veterano
Mensagens
1.323
Reações
149
Pontos
144
Olá amigos do Outerspace, devido as dúvidas de muitos users de como negociarem em fóruns, estou postando, novamente, minhas orientações. E este tópico está aberto a sugestões.
Meu conselho é o seguinte:
Busque referências do user, pois referências é tudo hj num fórum, é a personalidade da pessoa.
1 - COMPRAR.
Caso vc que esteja comprando procure referencias do user, uma só não basta, no mínimo 3. Faça todas as perguntas possíveis sobre o produto que esteja interessado, para não haver mau entendido. Peça para ver fotos do produto. Registre sempre as conversas por MSN, MPs e EMAILS. Veja sempre o comportamento do vendedor pelas formas de conversa, veja se ele não esta mentindo sobre o produto, ou se esta ofertando demais do que pode oferecer. Depois, que tiver próximo de efetuar a compra, peça os dados pessoais, peça, nome completo, endereço, tel FIXO e tel CEL, orkut. Caso ainda esteja suspeitando do vendedor, crie tópicos pedindo recomendações; procure no Google pelo no NICK do user, isso pode ajudar. Se o vendedor tiver WEB CAM peça para mostrar o produto na CAM. Depois que tiver bastante credibilidade do vendedor, faça o depósito como programado. Vc deposita o preço pedido + o frete (neste caso, vc escolhe o tipo de envio, mas já lhe asseguro, peça para declarar sempre o valor do seguro, dai será sua garantia contra o extravio), caso haja o frete. Depois da confirmação do depósito ou pagamento via boleto ou ainda, dependendo de onde for comprar, se for parcelado, logo após a confirmação é só esperar o envio do produto. Se for Sedex, PAC, AR, terá um código para rastrear sua encomenda. Se for encomenda normal terá que rezar para que chegue.kkkk.
2 - VENDER.
Para vender é simples, crie o tópico, se identifique e especifique tudo sobre o produto à venda. Depois coloque fotos do produto, isso ajudará bastante na venda, pois quem tiver interesse estará vendo a foto do produto. Outra dica que tem sido bem relevante é a postagem de Vídeos, isso pode mostrar além da imagem do produto como sua funcionalidade. Logo adiante, diga sua oferta (preço), sempre é aconselhável, colocar que está aberto a novas propostas. Coloque sempre, se quiser, suas recomendações; Registre sempre as conversas por MSN, MPs e EMAILS, msm que vc esteja vendendo e ainda se vc tem web cam mostre o produto ao comprador, isso ajuda e muito a vender. Seja sempre amigável, tire todas as dúvidas da pessoa, demonstre interesse e dê muita atenção para quem está comprando. Demonstre confiança ao comprador, fale de outros assuntos, isso poderá ajudar em negociações futuras. Com isso, caso alguém se interesse, espere a confirmação da compra do comprador e depois envie o produto como combinado. E passe o código de rastreio para o comprador, se caso for Sedex, PAC ou AR.
3 - TROCAR.
Este é o ponto crucial das negociações. Por quê crucial??? Crucial, porque, nunca se sabe se realmente vai receber a mercadoria, ou se vai, mas com algum problema não especificado. Registre sempre as conversas por MSN, MPs e EMAILS. O problemas dos defeitos apresentados, maioria é culpa dos CORREIOS, não têm cuidado com as mercadorias. Outra coisa, este tipo de negociação, exige muito de ambas as partes, tipo, paciência, cooperação, solidariedade. Não se pode esquecer tb que terá que depositar 100% de confiança. Mas é simples, para começar é fácil. Olha só:
Aquele que tiver maior referência, será o receptor, onde estará passando todos os dados pessoais com que estiver negociando, para passar confiança e credibilidade. Depois que ele receber o produto e testar, enviará o dele. Se caso, os 2 não tem referências, teclem bastante, se possível tiverem orkut pessoal, troquem os links para se comunicarem melhor e para adquirirem mais confiança, passem os números de telefones para ajudar na comunicação. Abram a WEB CAM para verem os produtos (isso se tiverem). Depois que tiver confiança é só enviarem os 2 . Ou ainda se os dois tiverem o msm numero de negociações, dai ambos enviam, passando e claro os dados pessoais. Caso nessas referencia ha algum user conhecido que tb tenha nas suas referencias, entre em contato com este user conhecido e tire suas duvidas sobre a negociação efetuada. Caso de tudo certo envie os dois ou envie vc ou ainda peça que ele envie. Nunca se esqueçam de registrar toda conversa EMAILS, MSN ou MP.
Agora, se vc perceber qualquer descaso, nas conversas, perceber que a pessoa não esta sendo sincera com vc ou ainda esta inventando fatos ou ainda inventando referências, não negocie, fique com o produto.
OBS: Se caso tudo isso não der certo (nada hoje é 100% garantido), faça o seguinte:
Procure a polícia (CIVIL), registre a ocorrência (BO), levando todos os dados do caloteiro (estelionatário), para facilitar a localização do msm. Logo depois, com a cópia do BO em mãos, procure o Juizado Especial Cível (JEC) de sua cidade ou região. Lá vc apresentará tudo novamente, só que, vc estará cobrando dele judicialmente, com isso ele será notificado a comparecer a 1ª audiência de conciliação para resolverem amigavelmente, caso ele more em outra cidade (se for o caso), será expedido uma carta precatória (carta pra outro fórum) para a notificação do caloteiro à comparecer no juizado da cidade (fórum) dele para prestar esclarecimentos, caso ele não compareça será feito mais uma notificação, dai se ele não comparecer por vontade própria, PODE-SE dizer que a justiça estará a seu favor.
Este procedimento só é demorado devido a outra parte morar em outra cidade ou estado, por isso demorará. Mas é o meio mais seguro. Se for constatado o estelionato, o msm terá que se ver com a justiça.
Espero que tenha ajudado a quem precise.
Abraços e boa sorte.:rox
 

Cinhu

Habitué da casa
Mensagens
828
Reações
3
Pontos
89
Seria interessante comentar sempre deixar registrado: conversas de MSN, mp's, emails e qualquer outro tipo de mensagem, para evitar qualquer problema futuro.
 

cadmota

Habitué da casa
Mensagens
312
Reações
8
Pontos
59
LEMBRE-SE, essas dicas são baseadas em confiança e credibilidade das partes, quanto mais negociações a pessoa tiver maior será a confiança e credibilidade desta, no entanto não é 100% seguro, é bom SALIENTAR, para caso de ocorrer algum problema.

No entanto exite uma opção, muito trabalhosa que proporciona às partes uma segurança absoluta. É a atual assinatura digital e certificado digital, que pode ser obtido nas agencias da Caixa, vou pesquisar como é possivel obter essa assinatura digital e certificado digital pela Caixa, no entanto funciona assim, faz-se um contrato de compra e venda, simples, onde se encripta o arquivo e o envia para o destinatário, no entanto deverá utilizar um programa que possibilita a criptografia assimetrica, que gera duas senhas, uma pessoal e outra para ser divilgada para a outra parte, para que ela possa aplicar a senha pessoal e a senha publica que recebeu, entao o arquivo será envia com a assinatura digital e certificado digital, onde contém os dados pessoais das partes, bem como equiparação de uma assinatura manuscrita, ou seja, atualmente é como se vc estivesse assinando um contrato redigido no papel.

É uma dica, nao sei se vão entender, mas seria bom que fosse implantado pelos usuários para maximizar a segurança tanto para compradores, vendedores e "trocadores" (no bom sentido, é claro).

Costumo sempre negociar com quem tem bastante negociações que nem eu, e o pedromota, e se a pessoa tiver um número inferior de negociações ou parecer suspeito é necessário, e altamente recomendado que o produto seja enviado antes do pagamento, pois desconfiança nao é sinomino de medo, e sim de segurança que se pretende ter com a negociação.

No entanto, negociações de grande volume de dinheiro, que ai varia de condiçoes financeiras das pessoas, deve ser trocado CPF, isso eu costumo usar, e negociar por telefone, pelo menos umas 2 vezes para se ter certeza de que o telefone é realmente do outro usuário.

Por ultimo, fique sempre alerta a preços muito atraentes, algumas vezes podem ser sinomino de "calote", outras não, isso é aferido através de converças através de e-mail e msn, por exemplo. Fotos sempre são bem vindas , principalmente com nome do user e data do dia, caso haja desconfiança, pelo preço muito atraente.

TOMEM CUIDADO COM USUARIOS QUE IMPORTAM COISAS DIRETAMENTE DOS EUA OU OUTROS PAÍSES E NAO POSSUEM NEGOCIAÇOES 100% POSITIVAS E PELO MENOS 5, E DE USUÁRIOS RECOMENDADOS, POIS PODE SER QUE ELE FAÇA UM USUÁRIO FANTASMA PARA LHE CAUSAR BOA IMPRESSÃO.
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.872
Reações
56.757
Pontos
2.164
Sempre seja amigável, seja na compra ou na venda, mostre a pessoa que vc tem recomendações, responda-o prontamente tirando todas as duvidas e principalmente, dê o máximo de atenção possivel.
também fica bonito o tópico ter poucos up's, ou seja de um e apague outro, assim não fica abarrotado.
 

Tisito

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.878
Reações
8
Pontos
829
Uma coisa interessante tb, é não conversar com o comprador ou vendedor somente sobre o negócio. Negociei com 3 pessoas por foruns, e sempre vi que a pessoa era de confiança pelo papo. Entre uma negociada e outra sempre falavamos sobre assuntos aleatorios como esporte, empregos, etc.

Pode parecer besteira, mas me baseando nisso ja até parcelei uma venda para um usuario. E recebi tudo como combinado!
 


Mensagens
10.306
Reações
9.179
Pontos
479
Alguns cuidados que tomo:

Quanto ao vendedor:
-TELEFONE FIXO?
-CONTA BANCÁRIA:TITULAR=VENDEDOR?
-Dados:nome,números da conta,agência,cpf incluindo todos dígitos.

Quanto ao produto:
-Envio:CR,PAC,SEDEX (+Número do rastreio) ?
-Nacionalidade?
-Garantia:tempo?direto com a fábrica?(brasil ou exterior?) ou com o próprio vendedor
-OKm ou refurbished(recondicionado)?
-Caixa(lacrado)?
-Manual/menus em português-BRASIL ou PORTUGAL?
-Número de série na caixa confere com o aparelho?
-NOTA FISCAl ou recibo?
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.487
Reações
32.682
Pontos
1.048
Vou colocar aqui como eu procedo com as minhas negociações uma vez que na minha opinião as informações contidas aqui apesar de grande valia estão um pouco ultrapassadas em relação como fazer o pagamento.
Hoje em dia por conta de falsificação de documentos eu não forneço certos dados e por conta disso também não exijo da minha contraparte. Então o que fazer?

Pegar o produto pessoalmente e pagar em mãos ainda é a melhor opção. Mas quase sempre isso não é possível, por isso recomendo o seguinte: Nunca, jamais faça depósitos em contas ou transferências. Use como meio de pagamento serviços o qual você possa solicitar reembolsos se algo der errado. O melhor deles é o paypal, muito utilizado principalmente em compras internacionais. Uma outra opção é o Mercado Pago através do próprio Mercado Livre. Basta depois de negociar com o usuário pedir que ele crie um anúncio no site. Dessa forma você tem acesso ao Compra Garantida do ML e a segurança de ser reembolsado se algo não for bem.

Além de seguro, facilita o pagamento / recebimento das negociações, pois podemos usar cartões de credito / débito e boletos bancários.

Fica a dica!!!



Enviado de meu SM-G316ML usando Tapatalk

Enviado de meu SM-G316ML usando Tapatalk
 

Stringfellow Hawke

A New Kind of Weapon;a New Kind of Hero.
VIP
Mensagens
1.264
Reações
2.058
Pontos
1.053
Phoda bagaraio o ser humano.
O cidadão vê uma pagina minha que criei no instagram para vender meus cacarecos, e começa uma verdadeira entrevista, como se eu tivesse buscando emprego ou namorar a filha dele.

Poha vá pro kraliu! Seja direto escolha o que tem interesse e digo o preço, forma de pagamento e formas de envio , simples assim.

Não, mas fica embromando pergunta até estorvar todos detalhes de um item e quando vai fechar vai me perguntar de outro ...
Parece mulher em loja de sapato, fode o vendedor experimentando todo estoque e vitrine e depois vai embora e não compra nem uma calçola.

Ou goza ou sai de cima!
Ou caga ou sai da moita!

Tempo é mercadoria mais preciosa. Não leem os termos de uso dos fóruns e dos sites de venda.

Tem gente que pensa até hoje que o OLX te obriga a vender pelo OLX Pay e enviar pelos CÚRREIOS!!!

Eu evito ao máximo depender de intermediadores de pagamento, esperar entrega, esperar a boa fé do comprador em não inventar problemas e dar negativação.Por isto prefiro negócio a moda antiga. presencial, toma o que é seu me dá o meu dindin.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.487
Reações
32.682
Pontos
1.048
Phoda bagaraio o ser humano.
O cidadão vê uma pagina minha que criei no instagram para vender meus cacarecos, e começa uma verdadeira entrevista, como se eu tivesse buscando emprego ou namorar a filha dele.

Poha vá pro kraliu! Seja direto escolha o que tem interesse e digo o preço, forma de pagamento e formas de envio , simples assim.

Não, mas fica embromando pergunta até estorvar todos detalhes de um item e quando vai fechar vai me perguntar de outro ...
Parece mulher em loja de sapato, fode o vendedor experimentando todo estoque e vitrine e depois vai embora e não compra nem uma calçola.

Ou goza ou sai de cima!
Ou caga ou sai da moita!

Tempo é mercadoria mais preciosa. Não leem os termos de uso dos fóruns e dos sites de venda.

Tem gente que pensa até hoje que o OLX te obriga a vender pelo OLX Pay e enviar pelos CÚRREIOS!!!

Eu evito ao máximo depender de intermediadores de pagamento, esperar entrega, esperar a boa fé do comprador em não inventar problemas e dar negativação.Por isto prefiro negócio a moda antiga. presencial, toma o que é seu me dá o meu dindin.
Sabe o que é pior? É você detalhar o anúncio o máximo possível, tirar um monte de fotos detalhando o máximo os itens, aí o cidadão não lê nem vê as fotos. Consequentemente ficam perguntando tudo que já está descrito no anúncio.
 

Stringfellow Hawke

A New Kind of Weapon;a New Kind of Hero.
VIP
Mensagens
1.264
Reações
2.058
Pontos
1.053
Sabe o que é pior? É você detalhar o anúncio o máximo possível, tirar um monte de fotos detalhando o máximo os itens, aí o cidadão não lê nem vê as fotos. Consequentemente ficam perguntando tudo que já está descrito no anúncio.
De acordo.
Vou só finalizar esses cacarecos meus gamisticos e action figures e nunca mais nesta santa vida colecionar nada ,entulhar nada!
Para desfazer um SACO DOS CARALEOS, tem nada que pague saude deteriorada e tempo perdido!

Para mim basta meu cão na guia, as chaves da minha kit, do meu caminhão no bolso e saúde para cuidar da minha velha e trabalhar/estudar.
O resto é supérfluo!
 
Ultima Edição:

andersonjpr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.523
Reações
10.736
Pontos
1.084
Phoda bagaraio o ser humano.
O cidadão vê uma pagina minha que criei no instagram para vender meus cacarecos, e começa uma verdadeira entrevista, como se eu tivesse buscando emprego ou namorar a filha dele.

Poha vá pro kraliu! Seja direto escolha o que tem interesse e digo o preço, forma de pagamento e formas de envio , simples assim.

Não, mas fica embromando pergunta até estorvar todos detalhes de um item e quando vai fechar vai me perguntar de outro ...
Parece mulher em loja de sapato, fode o vendedor experimentando todo estoque e vitrine e depois vai embora e não compra nem uma calçola.

Ou goza ou sai de cima!
Ou caga ou sai da moita!

Tempo é mercadoria mais preciosa. Não leem os termos de uso dos fóruns e dos sites de venda.

Tem gente que pensa até hoje que o OLX te obriga a vender pelo OLX Pay e enviar pelos CÚRREIOS!!!

Eu evito ao máximo depender de intermediadores de pagamento, esperar entrega, esperar a boa fé do comprador em não inventar problemas e dar negativação.Por isto prefiro negócio a moda antiga. presencial, toma o que é seu me dá o meu dindin.
Me fez lembrar o que aconteceu comigo esse sábado, anunciei meu Series X (troco por Series S) no OLX aqui da minha região, fiz um texto bem explicativo, um cara mandou mensagem para mim, disse que estava interessado, perguntou o motivo da troca, falei para o cara ler com cuidado meu anúncio, por fim ele teve a insensatez de confirmar se era só dar o Series S dele no meu Series X.

:facepalm:facepalm:facepalm
 

Stringfellow Hawke

A New Kind of Weapon;a New Kind of Hero.
VIP
Mensagens
1.264
Reações
2.058
Pontos
1.053
Dicas:

-Trocar dados via WhatsApp e se possível para conferência mutua, uma vídeo chamada para ambos se conhecerem até mesmo já apresentar os produtos/serviços objetos da transação;

-Consultar CPF sim! Por que? A pessoa pode estar enfrentando processos por cobrança e você ser mais um na lista de credores que nunca verá seu dinheiro caso a negociação seja mal sucedida!

Todos que negociei aqui na OS ,trocamos dados inclusive com CPF. Quem tem receio de acontecer algo com seus dados pessoais, contrate serviços como Serasa Antifraude que monitora seus e-mails , celulares, CPF ,RG,PASSAPORTE em caso de movimentação suspeita.

Infelizmente é a realidade da Banânia.
Todo cuidado é bem vindo.
Confiar em negociações de fórum somente por que tem um avatar cute cute e é "abiguinho", pode resultar em decepção. Fora que a Lista de recomendados pode ser maquiada com falsas indicações tanto para bem quanto para mal, não é auditável 100% e nem a moderação tem obrigação disto.
Quem deve , não teme.

Bem é isso.

Grato.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo