O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Aprendendo a programar, dicas

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
Queria saber sobre programação, por onde começo?
 

Shotomensch

Bam-bam-bam
Mensagens
2.962
Reações
7.234
Pontos
453

Tudo que você precisa tá aí.

Não sabe o mínimo de inglês? Esquece programação por enquanto e aprenda inglês. Podem te dar exemplos de exceções, mas não se iluda, sem inglês na área de TI você será extremamente limitado em conhecimento e oportunidades. Não consigo imaginar uma área que dependa mais de inglês do que essa.
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.526
Reações
43.036
Pontos
1.453
youtube

0f67e15eda4d56eb46055771008d1df6.jpg
 

Akita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.892
Reações
11.980
Pontos
753
Tem que saber pensar sistematicamente pra resolver problemas reais.
 

Enzo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.606
Reações
21.928
Pontos
1.494
Primeira coisa a fazer é saber q tipo de área vc quer atuar: web, desktop, celular, jogos, etc
Depois, pesquisar quais são as linguagens, framework, banco de dados q estão sendo usado no momento e quais as tendências.
A partir daí, faça cursos! Não precisa se matricular em faculdade, tem bons cursos em boas plataformas, como a Udemy, q te ajudam a aprender o básico do básico.

E o conselho principal q te dou: não pare de estudar, leia documentação das linguagens e sempre se atualize!
 


Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719

Tudo que você precisa tá aí.

Não sabe o mínimo de inglês? Esquece programação por enquanto e aprenda inglês. Podem te dar exemplos de exceções, mas não se iluda, sem inglês na área de TI você será extremamente limitado em conhecimento e oportunidades. Não consigo imaginar uma área que dependa mais de inglês do que essa.
Primeira coisa a fazer é saber q tipo de área vc quer atuar: web, desktop, celular, jogos, etc
Depois, pesquisar quais são as linguagens, framework, banco de dados q estão sendo usado no momento e quais as tendências.
A partir daí, faça cursos! Não precisa se matricular em faculdade, tem bons cursos em boas plataformas, como a Udemy, q te ajudam a aprender o básico do básico.


E o conselho principal q te dou: não pare de estudar, leia documentação das linguagens e sempre se atualize!


Opa, valeu




Não queria para trabalhar, queria mais para aprender uma coisa nova. Aí queria ter uma boa bagagem básica

Vou dar uma olhada no reddit. Meu inglês (leitura) é bom
 

Akita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.892
Reações
11.980
Pontos
753
Não queria para trabalhar, queria mais para aprender uma coisa nova. Aí queria ter uma boa bagagem básica

Vou dar uma olhada no reddit. Meu inglês (leitura) é bom
O Henrique Bastos tem um curso excelente, a maioria das pessoas não são programadoras e muitos entram na área após o curso.

Deve ter vídeo dele no youtube.

Era o tal do Welcome to Django.
 

Capitalista Extremista

CAMARADA COMUNISTA
Mensagens
2.171
Reações
3.366
Pontos
353
Se deu erro basta colocar um /* na primeira linha e um */ na ultima linha com todo o código dentro isso vai forçar o copilador a copilar mesmo com o suposto erro e pode ser que o programa não de nem um BUG enquanto estiver rodando, acontece na maioria das vezes.
 

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
Se deu erro basta colocar um /* na primeira linha e um */ na ultima linha com todo o código dentro isso vai forçar o copilador a copilar mesmo com o suposto erro e pode ser que o programa não de nem um BUG enquanto estiver rodando, acontece na maioria das vezes.
VOu entender essa piada em breve e rir muito
 

ryuzoRX

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.293
Reações
6.889
Pontos
754
Udemy tem diversos cursos interessantes pra quem está começando e sempre aparecem em promoção. Comece pela lógica de programação caso não tenha nenhum conhecimento sobre a área.
 

Furiza

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.169
Reações
2.052
Pontos
703
Descobre se você quer front, back ou devops e dá uma olhada aqui: https://github.com/kamranahmedse/developer-roadmap

Obviamente tudo o que está listado aí você não deve estudar integralmente, então acho bem razoável seguir aquilo que muitos dizem: 20% do básico de tal assunto, consegue resolver 80% do que a ferramenta se propõe a resolver.

Pratique sempre que possível. Tenha um github, publique os seus projetos (mesmo que sejam cópias) sempre que possível. Tente o menos possível dar ctrl+c e ctrl+v.
(desculpa o excesso de "possibilidades")

Tenha uma rotina de estudos, ajuda bastante. Se você não entender um assunto, chega no final dele e tenta fazer um resumo como se você estivesse escrevendo para uma criança de 5 anos (isso é um método bem efetivo pra aprender as coisas).

Faz uma leitura nisso aqui também:

Boa sorte e bons estudos.
 

Rayzen_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.144
Reações
3.830
Pontos
704
Dica: Praticar.
Se quiser ficar bom mesmo, aprenda o que você tá fazendo de fato, então aprenda algoritmos (complexidade, busca...), padrões de projeto e orientação a objeto...
Além do google e stackoverflow, uma boa é fazer os exercícios do hacker rank.
Recomendo começar com javascript.
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.556
Reações
91.759
Pontos
1.254
Queria saber sobre programação, por onde começo?

aprenda o básico dos básicos que é a lógica de programação



Depois de estudar e saber manjar de lógica de programação, escolha a linguagem de programação que vc se encaixe melhor nela


Qual_linguagem_de_programacao_escolher.jpg
 
Mensagens
609
Reações
3.466
Pontos
333
Não queria para trabalhar, queria mais para aprender uma coisa nova. Aí queria ter uma boa bagagem básica
Esse é o livro que eu te indico para começar
51o-3Nx9bBL.jpg



Esse é o curso que eu indico:

CS50's Introduction to Computer Science
An introduction to the intellectual enterprises of computer science and the art of programming.
 

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
aprenda o básico dos básicos que é a lógica de programação



Depois de estudar e saber manjar de lógica de programação, escolha a linguagem de programação que vc se encaixe melhor nela


Qual_linguagem_de_programacao_escolher.jpg

Esse é o livro que eu te indico para começar
51o-3Nx9bBL.jpg



Esse é o curso que eu indico:

CS50's Introduction to Computer Science
An introduction to the intellectual enterprises of computer science and the art of programming.
galera aqui é 10


vcs >>>> google
 
Mensagens
609
Reações
3.466
Pontos
333
galera aqui é 10


vcs >>>> google
Se você algum dia for estudar Java, tem esse curso aqui (eu nunca fiz, mas sei que é bastante recomendado para iniciantes): Java Programming MOOC
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
Não precisa se matricular em faculdade,

quem tem alguma graduação na área não ganha mais? uns anos atrás um amigo (que hj nem mora no br) fez um curso na unip só pra ter o diploma e ganhar mais na empresa que ele trabalhava (IBM), ele fez só pra isso mesmo pq ele manjava mais do que a galera formada

tive um primo que tb fez uma pós "furreca" lá só pra ganhar mais tb (acho que ele trabalhava na Totvs)
 

2pagli

Bam-bam-bam
Mensagens
52
Reações
86
Pontos
203
Fiz um curso de logica na Udemy do Nelio Alves, aprendi bem melhor que na faculdade, uma dica que dou é:
Começar pela logica, fica muito facil de entender os fundamentos da linguagem...
Faça bastante exercicios, tente sozinho.. mesmo se errar, se tiver muito dificil, leia o codigo pronto, tenta entender e faça o seu.. do seu jeito.
Depois de saber bem a lógica, é só partir pra linguagem que você quer, vai estar bem mais facil.
 

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.322
Reações
45.838
Pontos
803
Eu conheço bons lugares, um se chama Photo Acompanhantes e o outro se chama barra VIP.
Nas duas tem pessoas que entendem de programa, boa sorte.
 

patolino

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.071
Reações
1.769
Pontos
1.394
Antes de mais nada, tenha em mente que todos podem aprender, mas alguns tem mais dificuldade que outros.

Então tem que estar preparado para sentir dificuldade em alguma coisa, enquanto para outros é muito simples.

Não desista!

Se vc for autodidata recomendo esse livro para começar, tem que ter ele nas mãos, não adianta PDF :klingua

519dYnLP+XL._SX352_BO1,204,203,200_.jpg




E pra quem sabe programar, procura emprego onde?

Não precisa, o emprego te acha.

Cadastra no https://www.apinfo.com/apinfo/ e https://br.linkedin.com/

Recomendo um número de celular/zap exclusivo para isso, pq vão encher o saco ligando, mando msg.

quem tem alguma graduação na área não ganha mais? uns anos atrás um amigo (que hj nem mora no br) fez um curso na unip só pra ter o diploma e ganhar mais na empresa que ele trabalhava (IBM), ele fez só pra isso mesmo pq ele manjava mais do que a galera formada

tive um primo que tb fez uma pós "furreca" lá só pra ganhar mais tb (acho que ele trabalhava na Totvs)

Não, ganha a mesma coisa. Mas se for trabalhar registrado na CLT, a maioria das empreses exige diploma Universitário.
 
Ultima Edição:

Biff89

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.323
Reações
2.378
Pontos
759
Como já comentaram, só reforçando e, na minha visão, como seria um roadmap bacana (sem graduação):

  • Aprenda lógica de programação primeiro (não precisa dominar o esquema, mas introdução a isso é válida)
  • Defina qual tipo aplicação você quer construir (web, mobile, analytics/IA, embarcado, ...) para você saber qual linguagem você deve investir
  • Pratique sempre. Não porque você vai esquecer, mas é literalmente impossível saber tudo da tecnologia que você vai usar. Então vai sempre aprender coisas novas e não vai ficar pra trás.
  • Aprenda a usar o github paralelamente. Você vai subir seus códigos na nuvem e poder cloná-los em que máquina for.

Depois de uma certa experiência
  • Sempre faça seus códigos pensando na legibilidade (facilidade de ler código), manutenção (quão fácil é ajustar teu código sem quebrar nada em outro lugar) e escalabilidade (quão fácil é estender seu código para outras funcionalidades). Tu não tem ideia do quão m**** é criar algo engessado e cada alteraçãozinha fode algo e tu não tem idéia do porquê, uma vez que você só foi emendando código.
  • Google e Stackoverflow são seus amigos. Se tem algo que você empacou, pesquise sem medo. Tente pelo menos entender as soluções que encontraste.

Se pegar gosto:
- Vá ao leetcode e resolva um problema diariamente. Você vai aprender a ser ágil em preparar suas soluções além de aprender estruturas de dados novas e lidar com otimizações e complexidade de tempo (não adianta a sua solução funcionar se leva 2h pra rodar).

Se for se aventurar profissionalmente (atualmente o mercado tá FERVENDO, escolha a tecnologia certa que até outros países vem te chamar):
  • Aprenda a criar APIs e fazer e tratar requisições.
  • Crie ou, se já tiver, mantenha seu LinkedIn atualizado com a página do seu github.

Qualquer dúvida, vai nos falando. :)
 

Dr. Zero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.045
Reações
47.836
Pontos
803
Nesse tem uma aceleração com várias empresas que contratam

Só não recomendo a escola que o Akita falou que era boa a 42
 

Hoitoessinkuentayceiz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.410
Reações
4.150
Pontos
964
E assim nasce mais um garoto de programa...


kkkk.... Brincadeira, boa sorte na caminhada! Não manjo nada, mas é uma área que acho muito interessante.
Vou caçando umas dicas que a galera vai postando aqui, em paralelo
 

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.137
Pontos
353
Uma coisa que me ajudou bastante a aprender uma tecnologia nova foi pegar "memória muscular" de como escrever o código dessa linguagem/framework sem me pensar muito no que estou fazendo. Só copiar código. Aquelas video aulas de 6 horas do YouTube do free code camp onde vc copia junto com o instrutor uma aplicação do começo ao fim são muito bons pra isso. Pega uma aula dessas, e só vai escrevendo junto ao instrutor e assistindo a aula, vc não vai aprender muita coisa, pq eles geralmente ficam no básico. Mas vai ter mais familiaridade com o framework e vai ter feito um projeto do começo ao fim
 

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.137
Pontos
353
Esse é o livro que eu te indico para começar
51o-3Nx9bBL.jpg



Esse é o curso que eu indico:

CS50's Introduction to Computer Science
An introduction to the intellectual enterprises of computer science and the art of programming.
Não gostei desse livro. Achei o autor muito prolixo.
Já o curso cs50 eu fiz e recomendo demais
 

Enzo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.606
Reações
21.928
Pontos
1.494
quem tem alguma graduação na área não ganha mais? uns anos atrás um amigo (que hj nem mora no br) fez um curso na unip só pra ter o diploma e ganhar mais na empresa que ele trabalhava (IBM), ele fez só pra isso mesmo pq ele manjava mais do que a galera formada

tive um primo que tb fez uma pós "furreca" lá só pra ganhar mais tb (acho que ele trabalhava na Totvs)
Depende do lugar.
Aqui no BR é preferível um cara q não tem diploma, mas q buscou as certificações do q um q é formado, mas não atua na área, por ex

Conforme vc vai subindo de cargo, aí sím o diploma começa a pesar.
 
Topo Fundo