O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Aprender a tocar violão

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
Tenho um violão Yamaha C40M (igual o C40, só que não é fosco) já faz quase 10 anos, procrastinei demais pra aprender e agora quero tentar novamente.

Lembro que na época eu fazia alguns exercícios de posições de dedo que peguei de um professor no Youtube e também ia tentando repetir os acordes de vídeos do Cifraclub.

O caminho é esse ainda? Ou vale a pena pagar esses cursos em plataformas online? (Se valer a pena os online, qual que vale a pena?)
 

met-reload

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.152
Reações
4.018
Pontos
1.059
Utilize os vídeos, vc pode tirar um bom proveito, depois caso fique estagnado, procure um professor bom.
Mas sinceramente, na internet tem bons vídeos.

Eu acabei aprendendo a tocar com tablatura e alguns vídeos, gosto de brincar com a guitarra em casa.
Teoria? Zero, não é algo q eu me orgulhe mas não tenho vontade alguma devido ao meu tempo e compromisso com o instrumento.
 

AlexHidanBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.030
Reações
2.163
Pontos
709
Pô cara isso aqui é um forum de games e ninguém mencionou Rocksmith?



Se bem q eu mesmo aprendi pouca coisa jogando Rocksmith. Eu admito q aprendi mais fazendo aulas práticas msm.
 

Mangostão

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.767
Reações
6.097
Pontos
969
Se for pra tocar o básico dá pra ir sozinho de boa. Também aprendi com zero de teoria com aquelas revistinhas de cifra, mas hoje deve dar pra achar muita coisa boa na net. Consigo tirar as músicas (até complexas) mas não faço ideia do porquê uso acorde tal (as vezes não sei nem o nome do acorde que to tocando mas sei que é ele, é legal e estranho kkkk)
 


mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.892
Reações
27.918
Pontos
1.444
Eu tentei de tudo, métodos, cursos, Rocksmith, etc. Na verdade ainda estou tentando, toco muito melhor, mas ainda falta muito para ficar bom.
Rocksmith é legal pra aprender a técnica, aperfeiçõei muitas técnicas com ele, mas ficava muito ansioso, queria sair tocando tudo e fazendo missões. O legal nesse caso é usar o Riff Repeater.
Agora, com cursos online vc chega mais longe, vai treinando mais técnicas e estilos... os exercícios são exaustivos, mas valem a pena para soltar a mão tb.
Outra coisa que eu ia sugerir e aderi apenas mais tarde, são livros. Existem métodos clássicos de guitarra e violão, e o básico está ali... não adianta se entupir de material diferenciado (como eu fiz), os recursos estão aí há muitas décadas já. Se vc pegar um livro bom com todas técnicas que pretende usar e insistir bastante, vai decorar as posições, fazer as trocas naturalmente, pegar o ritmo (tem um livro do Pozzoli que é fininho e toda a parte de rítmica está lá, não tem que inventar, se vc treinar todos os exercícios dele, vai pegar ritmo, até um panda como eu em ritmo melhoro quando repito estes exercícios).
E por fim, tb ajuda demais ter um professor e ouvir o maluco! Ouvir mesmo! Eu brigava um pouco com o meu professor pq ele insistia que eu fizesse as coisas exatamente do jeito dele, por vezes eu era teimoso e achava q meu estilo era diferente do dele, mas no fim tem que abaixar a cabeça e obedecer o cara, claro que um pouco de revolta faz bem hehe, afinal é a música, mas quando ele falar que o posicionamento do seu dedo está diferente, o acorde não está soando legal, vc está pressionando demais as cordas e forçando a mão, quando ele disser que vc está fora do ritmo (mesmo que vc ache que está dentro), ele está certo, tem que abaixar a bola, ouvir, e treinar de novo, até acertar. Às vezes vc até se vira bem, mas se não observa as orientações, acaba tendo problemas mais pra frente.
 

educastro9

Bam-bam-bam
Mensagens
2.313
Reações
11.233
Pontos
453
A dica que eu dou é ter um afinador, muita gente desiste apenas por não conseguir afinar o instrumento, hoje em dia até no celular tem afinador. Segundo passo é começar com músicas simples de dois acordes e decorar os acordes maiores e os menores.
 

Jujuba o cão idealista

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.958
Reações
22.371
Pontos
1.409
outra coisa é que acho uma boa começar com professor. pra qualquer coisa de música eu recomendo isso. é muito fácil conseguir lesões ou vícios sem ter alguém te corrigindo.
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
Utilize os vídeos, vc pode tirar um bom proveito, depois caso fique estagnado, procure um professor bom.
Mas sinceramente, na internet tem bons vídeos.

Os vídeos que eu via eram do Adriano, curiosamente ele usava um violão igual o meu.

Pô cara isso aqui é um forum de games e ninguém mencionou Rocksmith?

Sempre achei que esse jogo fosse mais pra guitarra.

pega o método do henrique pinto

Vou dar uma conferida.

Às vezes vc até se vira bem, mas se não observa as orientações, acaba tendo problemas mais pra frente.

Tem um professor excelente que mora literalmente na rua de trás de casa, é inclusive amigo da família, uma vez ele veio aqui em casa e fez misérias com meu violão, o cara toca violão clássico e é muito bom.

O problema é que por conta da pandemia eu acho que ele tá parado (grupo de risco).

A dica que eu dou é ter um afinador, muita gente desiste apenas por não conseguir afinar o instrumento, hoje em dia até no celular tem afinador. Segundo passo é começar com músicas simples de dois acordes e decorar os acordes maiores e os menores.

E você acha que eu não comprei um quando comprei o violão? kkkkk

Inclusive tenho cordas novas pra colocar no violão, as antigas estão "desfiando".

outra coisa é que acho uma boa começar com professor. pra qualquer coisa de música eu recomendo isso. é muito fácil conseguir lesões ou vícios sem ter alguém te corrigindo.

Sempre via gente falando isso, especialmente pela questão dos vícios (que é chato de corrigir depois).

Até por isso pensei em algum curso online com aula ao vivo, como falei acima o professor que conheço tá parado.
 

AlexHidanBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.030
Reações
2.163
Pontos
709
Aula online é uma m****, ficar dependendo de camera de celular e o professor nem ta do seu lado pra te ajudar melhor. É uma m****

Eu esperaria a pandemia passar, aula presencial >>>>>>> aula online
 

caioo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
562
Reações
947
Pontos
794
A dica que eu dou é ter um afinador, muita gente desiste apenas por não conseguir afinar o instrumento, hoje em dia até no celular tem afinador. Segundo passo é começar com músicas simples de dois acordes e decorar os acordes maiores e os menores.

Exatamente!

Ao op. Músicas simples e sem pestana no começo. Tem que lembrar o seguinte: em todo aprendizado, precisa ter uma recompensa para manter a motivação. Se vc começar a tocar violão já aprendendo teoria musical e entendo escalas, tem uma grande chance de vc desistir no meio do caminho.

Tem muitos videos no youtube pra vc ir pegando músicas sem pestana.

Cuidado pra não virar um vício que faça vc skippar os acordes mais complexos (até mesmo pestana).
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
Troquei as cordas do violão.

Tinham só duas na verdade que estavam ruins, mas preferi trocar todas, eram as cordas originais que vierem nele e isso tem quase 10 anos.

Ainda está perdendo afinação rápido, meu colega disse ser normal quando troca as cordas.

Agora vou começar a ver alguns vídeos, mas também vou pegar umas dicas com um amigo músico.
 

da19x

Bam-bam-bam
Mensagens
4.390
Reações
14.090
Pontos
453
Ainda está perdendo afinação rápido, meu colega disse ser normal quando troca as cordas.

Normal. Para acelerar um pouco o processo, sempre que troco dou uma esticada nas cordas e/ou afino meio tom acima até estabilizar

Agora vou começar a ver alguns vídeos, mas também vou pegar umas dicas com um amigo músico.

Sugiro estudar um pouco de teoria básica. Vai facilitar demais o aprendizado.
 

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.924
Reações
32.576
Pontos
1.084
Primeiramente leve o seu instrumento para um Luthier, coloque cordas boas (no violão no mínimo uma corda dadário) que instrumento regulado é crucial para um bom aprendizado.

Agora vou dar um pulo do gato, meio q fora da curva, mas comigo deu um put* resultado.

Deixa o violão guardado e compre um Ukulele (de preferencia tenor, no seu caso). É um put* instrumento de fácil aprendizagem. Vc em poucas semanas estará tocando um monte de musicas e automaticamente pegando as formas e a coordenação da troca dos acordes (que tb servem para violão).

Ai depois de uns 5, 6 meses, vc pega o violão novamente e me diz o resultado.


Isso foi basicamente o q ocorreu comigo. Toco contra-baixo a 15 anos e sempre tive vontade de tocar violão, porem nunca tive jeito com a passagem dos acordes. Um belo dia (dezembro do ano passado) comprei um Ukulele e como é um instrumento fácil vc pega o gosto e comeca a tirar um monte de musicas. Eu esse mês, do nada, cismei de pegar um violão e me surpreendi com o resultado. Acordes q no passado eu nem imaginava em fazer (como o Eb e o C), saíram com pouco tempo de treino.

Falo isso pq instrumento é motivação. As vezes vc ficar meses fazendo exercícios repetitivos e falhando miseravelmente ao tentar tirar uma musica, vc se frustra e acaba não tomando gosto pela a coisa e de quebra vc tira onda sabendo tocar 2 instrumentos.
 

Grand Rapids

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.476
Reações
11.275
Pontos
503
Se eu comprar uma guitarra elétrica será que consigo aprender tocar riffs de músicas sozinho?
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
Primeiramente leve o seu instrumento para um Luthier, coloque cordas boas (no violão no mínimo uma corda dadário) que instrumento regulado é crucial para um bom aprendizado.

O luthier mais próximo aqui deve ficar a uns 150~180km. Mas o professor (amigo nosso) que usou o violão uns anos atrás disse que no geral ele tá bem regulado, a única coisa que ele falou que melhoraria pra quem tá começando é diminuir um pouco a altura das cordas, mas nada que não dê pra se adaptar.

Quanto ao ukulele, vou deixar passar, não gosto do som daquilo. Mas um colega já tinha me falado sobre algo parecido, mas ele citou justamente o baixo como um instrumento mais fácil pra começar.
 

BispoSnake

Véio reclamão
GOLD
Mensagens
5.677
Reações
12.574
Pontos
854
Na minha época (tiozão mode) só tinha revistinha de banca e foi por elas que eu aprendi. O que você precisa no caso, é aprender a posição dos dedos para cada nota e saber o tempo da música.

Feito isso, é só treinar bastante até o dedo ficar calejado e você conseguir trocar as posições dos dedos mais rápido. Se você quiser se aprofundar em escalas e teorias e tal, aí o papo já é outro, mas pra começar a brincar, acho que nesse caminho já tá bom demais.
 

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.924
Reações
32.576
Pontos
1.084
O luthier mais próximo aqui deve ficar a uns 150~180km. Mas o professor (amigo nosso) que usou o violão uns anos atrás disse que no geral ele tá bem regulado, a única coisa que ele falou que melhoraria pra quem tá começando é diminuir um pouco a altura das cordas, mas nada que não dê pra se adaptar.

Quanto ao ukulele, vou deixar passar, não gosto do som daquilo. Mas um colega já tinha me falado sobre algo parecido, mas ele citou justamente o baixo como um instrumento mais fácil pra começar.
O lance de abaixar as cordas até q não é tão dificil de fazer (eu msm faço no meu instrumento), mas não recomendo pq exige q vc mexa no tensor e lixe o rastilho (e em alguns casos a pestana).

Uma pena vc não gostar do ukulele. Com certeza facilitaria a sua vida no violão.
 

Bruce_Wayne

Bam-bam-bam
Mensagens
1.328
Reações
3.025
Pontos
453
Depende do nível que você quer atingir, que vai desde tocador de acordes até um Fábio Lima da vida. Na verdade nível Fábio Lima é impossível, e tocar acordes além de fácil, é possível tocar qualquer música entre amigos ou algo maior como bares.

Uma mesma música pode ser tocada com simples acordes e também de modo muito difícil e avançado.

Se não souber nada, basta entrar no Cifra Club e tocar músicas fáceis que conheça, como Legião Urbana, Titãs, Raul, Jota Quest, Capital Inicial, Ira, enfim, Rock Brasil em geral. Não recomendarei sertanejo porque não sou corno, mas deve ser o mesmo esquema.
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
O lance de abaixar as cordas até q não é tão dificil de fazer (eu msm faço no meu instrumento), mas não recomendo pq exige q vc mexa no tensor e lixe o rastilho (e em alguns casos a pestana).

O meu não tem tensor, é só lixando mesmo. Anos atrás eu quase me aventurei a tentar, mas deixei quieto.

Te falar que o que acho mais difícil não é pressionar as cordas e sim pressionar sem tocar na corda do lado com a "almofada" do dedo. Por mais que eu pressione de forma bem perpendicular, com as pontas dos dedos., ainda encosto no corda de baixo e abafo o som dela. Até uma época eu quis vender o meu violão pra pegar um folk que tinha o braço mais largo (e maior distância entre as cordas), mas todo lugar que vejo dizem ser questão de técnica.

Se não souber nada, basta entrar no Cifra Club e tocar músicas fáceis que conheça, como Legião Urbana, Titãs, Raul, Jota Quest, Capital Inicial, Ira, enfim, Rock Brasil em geral. Não recomendarei sertanejo porque não sou corno, mas deve ser o mesmo esquema.

Não sei os sertanejos de hoje, mas parece que os mais antigos são bem difíceis de tocar.

No Cifra Club eu lembro que várias músicas tinham duas versões, sendo uma mais simples, eu ficava tentando tirar Wish You Were Here do Pink Floyd e tava até conseguindo.
 

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.924
Reações
32.576
Pontos
1.084
O meu não tem tensor, é só lixando mesmo. Anos atrás eu quase me aventurei a tentar, mas deixei quieto.

Te falar que o que acho mais difícil não é pressionar as cordas e sim pressionar sem tocar na corda do lado com a "almofada" do dedo. Por mais que eu pressione de forma bem perpendicular, com as pontas dos dedos., ainda encosto no corda de baixo e abafo o som dela. Até uma época eu quis vender o meu violão pra pegar um folk que tinha o braço mais largo (e maior distância entre as cordas), mas todo lugar que vejo dizem ser questão de técnica.
Regular o violão tb te ajudaria com isso. foda é q vc não tem ninguém próximo a ti para fazer isso.

O idela é q na 12ª casa a altura das cordas esteja marromenu assim:

188465

ai vendo pelo o violão do guitarrista da minha banda, regulei o meu e ficou assim:

188466

Tava assim antes:

188467
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.924
Reações
32.576
Pontos
1.084
Acabei trocando o meu violão de nylon por um corda de aço devido ao estilo q eu curto tocar (Rock) e o de aço combina mais. Fiz um put* negócio!

Meu violão era esse do anuncio:


Eu tinha regulado, trocado as cordas, o som e a maciez ficaram muito boas! coloquei o anuncio no facebook e me aparece um cara me oferecendo esse em troca:


Porra, fiquei super desconfiado pq o da Tagima era o dobro do preço do meu. Fiz o cara fazer video chamada e tocar ao vivo pelo o zap, marquei em shopping, fui cheio de medo e no final das contas, deu tudo certo! Depois, vendo alguns videos no YT, descobri q esse violão antes da pandemia custava por volta de 680 reais. Acredito q o cara deve ter pego nessa época e não se deu ao trabalho em pesquisar um novo. Ao menos o cara pegou um violão zerado, uma vez que o de nylon comprei mês passado.

O estado do violão do cara está ótimo! Agora só devo perder umas 200 pratas mandando regular e trocar as cordas por uma Dadário da vida.
 

caioo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
562
Reações
947
Pontos
794
Se eu comprar uma guitarra elétrica será que consigo aprender tocar riffs de músicas sozinho?
Opa. Até 2!

:)

Tem um esqueminha chamado tablatura. É um jeito muito simples de se ler "uma música". Dê uma estudada sobre e você verá que é simples.

----

Recomendo aprender os acordes maiores e olhe no youtube músicas sem pestana. Ao mesmo tempo, gaste um tempo do seu dia para treinar o F (Fá) e o B (Si) passando por toda a escala de C (Dó, ré, mi, fá, sol, lá, si dó).

Só cuidado: o maior erro de quem tá iniciando é só procurar formas de tocar a música sem pestana ou acordes "difíceis". Tudo é uma questão de treino :)
 
Topo Fundo