O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Aprender programação é algo bem interessante, após 4 anos de tentativas.

Fabroid

Bam-bam-bam
Mensagens
224
Reações
122
Pontos
218
Eu tento fazer jogos desde 2012, meu primeiro contato com isso foi um joguinho em flash que podia montar os níveis, colocar inimigos, power-ups prontos e etc; me diverti demais.
Pulando pra 2016 (tirando que em 2015 eu tentei rodar o Unity num notebook com um Celeron) eu conheci uma pequena engine chamada Godot, através de um vídeo no YouTube. Um cara ensinando a como fazer um jogo de plataforma, mostrando como a Godot era uma engine diferente das outras e etc.
O ponto é que essa foi a primeira vez que eu tive um contato direto com programação, e foi horrível. No começo parecia um bando de texto com nomes e caracteres estranhos, e que por algum motivo funcionavam. Pra mim não passava de coisa aleatória e que dava certo porque Deus queria.

Mas como o meu eu de 14 anos era bem cabeça dura, eu tentei mergulhar nesse estranho mundo e a minha ideia era um Minecraft 2D Multiplayer, e a ideia ficou só nos sprite mesmo (que eu me esforcei pra fazer e ficou decente). Depois disso eu desisti, e voltei em 2017, ai desisti de novo, e passei 2018 e 2019 inteiro longe disso.

Em 2020 eu prometi pra mim que iria aprender, e o que eu fiz? Comprei o curso da Danki.Code, que era muito recomendado por vários YouTubers como o GEMAPLYS, Amdré Young, Peter Ei Nerd e por aí vai... a questão é que a linguagem que era ensinada era Java Script. Além disso o professor direto errava e se corrigia durante as aulas, nada de errado mas atrapalhava na hora de aprender, toda aula tinha um erro assim. E o que eu fiz? Desisti de novo.
E, mexendo neste computador há alguns dias atrás, acendi a chama de novo pela Godot após ver um projeto no artstyle parecido com Darkest Dungeon e não prometi que ia aprender a linguagem, mas que iria pelo menos tentar. Comprei um curso da Udemy (a Danki.Code tinha um curso pra Godot, mas eu não confiei), paguei 22 reais e comecei a aprender, tudo muito básico e passo por passo, estilo passo de bebê.


Atualmente estou vendo Arrays e Dicionários, mas consigo compreender finalmente as variáveis, if, else, elif, ! e etc.
São passos pequenos, mas me sinto muito feliz por entender, e a "Lógica de Programação" me ajudou bastante até então.


Espero tornar meu projeto realidade um dia, um roguelike! Um abraço a todos os desenvolvedores, espero chegar aí. :D
 
Ultima Edição:

CidoLoco

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
3.138
Reações
2.083
Pontos
354
Cara, é isso aí, persistência é tudo.

Eu não tive ninguém pra me ensinar programação e tive um processo de tentativa e erro parecido com o teu. Quando me interessei por desenvolver jogos em 2000 não tinha muito conteúdo por aí, se resumindo a livros caríssimos em inglês sobre tópicos mais avançados (lembro que tinha um livro de directx por 300 reais na época que o salário mínimo era uns 150 hahah), tutoriais em sites específicos (PDJ, Unidev, etc.) e canais de irc. Passei muito tempo no IRC do PDJ hahaha.

Eu fui nesse processo de 2000 até mais ou menos 2006: pegar alguma ideia, tentar fazer, procurar ferramenta, tentar aprender, me frustrar e desistir. Tanto que acabei focando mais em modelagem 3d porque eu tinha mais jeito.

Em 2006, já com Google e inglês de final fantasy, eu me revoltei numa noite de sábado (internet discada hehe) e pesquisei no google "programming for kids" e caí neste tutorial: http://tedfelix.com/qbasic/ e fui aprender qbasic no DOS mesmo. Pensei com 15 anos "se eu não aprender com uma porra de um tutorial pra criança eu desisto" hahaha.

Lembro que virei a noite em cima disso e finalmente entendi o que c***lho significava if, else, goto e o que era uma variável e um array. Encontrei o FreeBasic e fui brincando, aplicado o tutorial e finalmente começando a fazer o esboço dos meus primeiros jogos.

Só fui aprender mesmo a programar na faculdade e só peguei o jeito fazendo isso todo dia no trabalho.

Na época em que eu tava aprendendo tinha pouca coisa: ou tu ia pra algo muito limitado como era o Game Maker 5 na época ou ia pra algo meio complicado demais pra um guri de 11 anos que era C com Allegro ou SDL. Mesmo RPG Maker precisava saber Ruby pra sair do feijão com arroz. Hoje em dia temos a sorte de ter linguagens fáceis como python mais difundidas e acesso a cursos em português a custo baixo, então tem mais que correr atrás e aproveitar mesmo.

Agora vem a segunda fase desse aprendizado, que é onde a maioria da galera morre na praia: começar um projeto e terminar ele, por mais simples que seja. Eu pretendo terminar meu jogo em uns 2 ou 3 meses e encerrar um ciclo de mais de 3 anos já.

Boa sorte aí na jornada, e lembra sempre que começar simples é importante.

Ah, e mais uma coisa: mesmo que acabe não trabalhando com programação, isso vai fazer uma diferença grande na tua vida.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Bom dia.
Excelente discurso, OP.
Muitissimo bem colocado.

O que posso lhe dizer é: Quanto maior a ilusão, maior o sofrimento.
Falo por experiencia propria pois eu mesmo transformei desenvolvimento de jogos na minha "profissão de estimação".

Por anos achei que conseguiria ser um bom desenvolvedor e ganhar um bom dinheiro (leia-se: Pagar as contas só com isso) como game dev.
Infelizmente a realidade no Brasil não é nem um pouco assim.
Por conta disso, acabei abandonando a área, além do mais, moro meio longe de São Paulo, Campinas e Belo Horizonte (que por si só já é um parto pra conseguir vaga na área de jogos e os salários são muito ruins) e como não tenho como me mudar agora, só me sobrou partir pra outra área.


Tente não ir atrás de cursos gigantes, nem udemy (afinal qualquer idiota pode criar um tutorial lá), nem tutoriais de YouTube.
Faça algo que seja por modulos.

Outra coisa: NUNCA, JAMAIS, TRABALHE DE GRAÇA!
Cobre por cada coisa que você vai fazer, especialmente por um jogo.
Não dá pra cobrar muito, eu sei, mas uma renda extra é uma opção e você investindo esse dinheiro que você ganha por fora, pode pegar e investir para sair do país (seja como desenvolvedor OU NÃO).

Enfim OP, recomendo você a ver quais são seus objetivos pra vida e veja se eles são compativeis com o seu plano de desenvolver jogos.
Tendo isso em mente, você estará seguro de qualquer decisão que você (precisar) tomar daqui pra frente.
 
Ultima Edição:

Hunters15

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
436
Reações
660
Pontos
529
Parabéns pelo esforço, eu tenho vontade de criar algum jogo, mas eu não sei programar e nem desenhar, então no meu caso é mais complicado ainda, mas um dia eu tento me aventurar nesse universo =D
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.321
Reações
10.921
Pontos
453
Comprei o curso da Danki.Code, que era muito recomendado por vários YouTubers como o GEMAPLYS, Amdré Young, (...) ensinada era Java Script.
Comprei um curso da Udemy (a Danki.Code tinha um curso pra Godot, mas eu não confiei), paguei 22 reais e comecei a aprender, tudo muito básico e passo por passo, estilo passo de bebê.

Atualmente estou vendo Arrays e Dicionários, mas consigo compreender finalmente as variáveis, if, else, elif, ! e etc.
São passos pequenos, mas me sinto muito feliz por entender, e a "Lógica de Programação" me ajudou bastante até então.

Espero tornar meu projeto realidade um dia, um roguelike! Um abraço a todos os desenvolvedores, espero chegar aí. :D

Vamos por partes:
-YOUTUBERS: Não confie em youtuber que não sabe programar, até pq 90% não sabem... Quer um canal bom de programação procura o do Fabio Akita, um dos poucos que se salvam do lixo que o youtube virou.
-Amdré Young: esse cara nao entende nada de programação, game dev ou nada relacionado a jogos, é apenas mais um "meme tuber" que usa como tema game e game dev, "ah cristiano, mas ele faz game jam..." vamos cair na real cara, game jam é só pra vc fazer um rush do q vc já sabe, dificilmente sai algo que preste, e muito mais dificilmente ainda algum youtuber de memes desse ai vai te dar atenção ou visibilidade no canal dele. Quer um exemplo? eu participei de uma jam desse youtube doido ai e de outros tbm, mesmo os jgos sendo bem feitos e bem programados nunca fui nem citado, aparecendo como "ganhadores ou menção honrosa" joguinhos lixo de meme ou coisas do tipo.

-Programação: eu programo há uns 15 anos por ai, mas só consegui avançar mesmo de uns 5 anos pra cá, sabe pq? presta bem atenção pq essa vai ser a soluçao dos seus problemas atuais e futuros:

BASE SÓLIDA
Quer programar games de verdade? vc vai ter q aprender a base, esquece JS e C#. Vai pra C-C/++ e SDL, a curva é dificil mas depois de uns 6 meses vc já ve uma evolução absurda. Se vc tivesse começando agora eu indicaria BASIC ou python só pra dar um gostinho do poder q é programar, mas como vc disse q já tem algum tempo patinando, vai de C/C++, como disse é dificil no começo mas quando vc voltar pro unity, rpgmaker, gm ou c2 vai ser um passeio no park. Tendo uma base solida de algortimo, variaveis, objetos, estruturas de dados, repetição e decisão, vai ser muito de boa aprender qualquer engine.

Espero que vc consiga concluir seu projeto :)
 
Ultima Edição:

Forbidden Memories

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.746
Reações
7.112
Pontos
1.004
Parabéns! Quem faz essas coisas básicas com a mão nas costas às vezes esquece do próprio drama que foi aprender programação pela primeira vez. Ainda lembro da minha trajetória... quando eu tive internet discada num Windows XP lá pelos anos 2000 pude baixar os jogos da moda (no antigo fliperama.com) estilo Street Chaves, e isso fez eu me ligar que uma pessoa tinha feito aquilo sozinho e que era possível SIM aprender a programar e fazer jogos. Eu dei murro em ponta de faca por anos até conseguir me direcionar para um caminho bom de aprendizado, e no final das contas já fiz demos de OpenGL com a pipeline moderna (criando shaders, criando MINHAS bibliotecas de multiplicação de matriz e projeção), já fiz jogo para o nintendinho em assembly, entre outras coisas legais... PERSISTÊNCIA é tudo, então se o curso que você estiver fazendo for da mínima qualidade siga ele até o final que você vai ter bons rendimentos.

Edit: Wallzão resumido para as partes que interessam.
 
Ultima Edição:


Mensagens
1.055
Reações
1.186
Pontos
203
Eu quando comecei queria saber como Hello World funciona. Ficava pensando nos sinais elétricos que fazem Hello World aparecer. eu queria saber oq acontece quando vc compila o código num executável. Foi isso q me parou por muito tempo. Mas esse detalhe interno vc não precisa saber, a não ser q comece a estudar a teoria por trás das linguagens.

A parte chata e braçal deve ser o avançado. Subir o jogo de 30 pra 45 fps com otimização. Resolver bugs, crash, aproveitar multithreading. Aí q deve começar a exigir álgebra linear e outras coisas.

A coisa mais besta que eu vi nesse meio são as guerras de xiitas defensores dessa e daquela linguagem.

Professores de matemática e física em geral abominam decorar fórmulas. Não é muito diferente da crítica de fazer jogos dependendo sempre de bibliotecas prontas e frameworks que fazem tudo por você. Mas tem o extremo oposto tambem, não vá reinventar a roda se não precisar.
 
Ultima Edição:

Herminium

Bam-bam-bam
Mensagens
1.141
Reações
2.160
Pontos
453
Eu to entrando nesse mundo também, comprei o curso completo em novembro do Origamid e alguns cursos na Udemy, bom saber que esses te ajudaram, se te ajudou que conhece um pouco, com certeza irá me ajudar, é uma área que eu sempre tive curiosidade e está bastante em alta hoje em dia e não tem previsão que vai começar a cair, já que está em alta já há pelo menos uns 10, 15 anos.

Fiz um bom investimento em PC também pra conseguir lidar com tudo isso, principalmente 2 monitores pra estudar melhor.

Obrigado pelo relato, me ajudou bastante e boa sorte pra todos nós.
 

Fabroid

Bam-bam-bam
Mensagens
224
Reações
122
Pontos
218
Eu to entrando nesse mundo também, comprei o curso completo em novembro do Origamid e alguns cursos na Udemy, bom saber que esses te ajudaram, se te ajudou que conhece um pouco, com certeza irá me ajudar, é uma área que eu sempre tive curiosidade e está bastante em alta hoje em dia e não tem previsão que vai começar a cair, já que está em alta já há pelo menos uns 10, 15 anos.

Fiz um bom investimento em PC também pra conseguir lidar com tudo isso, principalmente 2 monitores pra estudar melhor.

Obrigado pelo relato, me ajudou bastante e boa sorte pra todos nós.
Me manda depois esse curso do Origamid! Também tenho muita curiosidade na área, apesar de ser bem pouco valorizada no Brasil. Estou querendo aprender porque sempre pensei que era algo impossível, somente para os gênios, mas que na realidade eu estava sendo muito preguiçoso e não queria aprender de verdade, resolvi sentar a bunda na cadeira e me esforçar, mesmo que não tenha muito retorno financeiro.

Boa sorte na sua jornada, colega!
 

Herminium

Bam-bam-bam
Mensagens
1.141
Reações
2.160
Pontos
453
Me manda depois esse curso do Origamid! Também tenho muita curiosidade na área, apesar de ser bem pouco valorizada no Brasil. Estou querendo aprender porque sempre pensei que era algo impossível, somente para os gênios, mas que na realidade eu estava sendo muito preguiçoso e não queria aprender de verdade, resolvi sentar a bunda na cadeira e me esforçar, mesmo que não tenha muito retorno financeiro.

Boa sorte na sua jornada, colega!

O site é esse: https://www.origamid.com/cursos/

O curso que eu comprei é o vitalício, tava em promoção na black friday a 320 reais acho, comprei nessa época, mas agora parece que voltou pro preço normal que era bem mais caro.

Com tudo que aconteceu, área de tecnologia em geral está bastante em alta pelo que vejo e eu quero me enfiar de cabeça nisso, no mais, boa sorte pra nós ;3
Não é fácil, mas pelo que vi, não é bicho de 7 cabeças.
 

Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.777
Reações
14.084
Pontos
703
Já tem um tempo que estou pensando em abrir um canal no YouTube ensinando principalmente algoritmos e estrutura de dados em linguagem C (ou C++ e depois já partir para conceitos de orientação a objetos)

Hoje em dia com linguagens mais tranquilas como javascript e ferramentas "arrasta e clica" a barreira de entrada é muito menor, mas se o cara não entender como o negócio realmente funciona vai passar anos dando cabeçada.

E infelizmente isso aí (algoritmos e estruturas) ainda é conteúdo restrito porque tem uma barreira de acesso muito maior, além de normalmente ser muito mal explicado. Daí na maioria dos casos, só se vê em curso superior na área de programação porque não é algo que vende como "crie seu aplicativo", "crie seu jogo" e blablabla

Mas enfim. Se quer uma dica é: aprendizagem baseado em projetos é top, mas tente dar uma focada na base que você não sofrerá tanto
 

Fabroid

Bam-bam-bam
Mensagens
224
Reações
122
Pontos
218
O site é esse: https://www.origamid.com/cursos/

O curso que eu comprei é o vitalício, tava em promoção na black friday a 320 reais acho, comprei nessa época, mas agora parece que voltou pro preço normal que era bem mais caro.

Com tudo que aconteceu, área de tecnologia em geral está bastante em alta pelo que vejo e eu quero me enfiar de cabeça nisso, no mais, boa sorte pra nós ;3
Não é fácil, mas pelo que vi, não é bicho de 7 cabeças.
Tá bem salgado pra mim kkkkkkkkkk vou ter que esperar uma black friday tb, só a Danki.Code foi R$297,00 e eu senti no bolso kkkkkk
 

Fabroid

Bam-bam-bam
Mensagens
224
Reações
122
Pontos
218
Já tem um tempo que estou pensando em abrir um canal no YouTube ensinando principalmente algoritmos e estrutura de dados em linguagem C (ou C++ e depois já partir para conceitos de orientação a objetos)

Hoje em dia com linguagens mais tranquilas como javascript e ferramentas "arrasta e clica" a barreira de entrada é muito menor, mas se o cara não entender como o negócio realmente funciona vai passar anos dando cabeçada.

E infelizmente isso aí (algoritmos e estruturas) ainda é conteúdo restrito porque tem uma barreira de acesso muito maior, além de normalmente ser muito mal explicado. Daí na maioria dos casos, só se vê em curso superior na área de programação porque não é algo que vende como "crie seu aplicativo", "crie seu jogo" e blablabla

Mas enfim. Se quer uma dica é: aprendizagem baseado em projetos é top, mas tente dar uma focada na base que você não sofrerá tanto
Cara, seria incrível se você abrisse um canal ensinando, principalmente porque você disse que normalmente são muito mal explicados, então seria ótimo ter alguém explicando de uma maneira diferente e não nomeando como "Faça seu jogo" como você disse.
Um cara ali em cima me recomendou dar uma olhada em C++, eu nunca sequer vi um código nessa linguagem, mas peloque eu sei ela é bem leve e foi feita para PC's com 50MB de ram, então em hardware eu tô tranquilo hahaha
 

Raazy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.998
Reações
20.217
Pontos
954
Parabéns pela determinação maninho, é assim mesmo, aos poucos que se vai longe, como dizem: "Não se come um elefante em um dia apenas".....eu comecei a estudar programação no fim do ano passado, em especial C# e SQL, SQL ja tirei de letra mas ainda me embanano, agora c# estou daquele jeito a conta gotas mas gostando demais! Espero poder transformar esse pequeno prazer em sustento pq é algo q me serve ate de terapia e anda me fazendo super bem (tenho ansiedade e síndrome do pânico e brincar com c# foi uma das coisas q me fez bem), espero do fundo do coração que tudo de certo para você e que em um futuro possa jogar teu game! Um forte abraço maninho!
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
A coisa mais besta que eu vi nesse meio são as guerras de xiitas defensores dessa e daquela linguagem.

Essa é uma das coisas que mais me deixou louco da cabeça na área de jogos.

Parece que nesse meio a maioria das pessoas estão lá pra brigar por ideologias e tecnicas/tecnologias.

Me lembro que no fim de 2017, inicio de 2018 durante meu tempo de curso técnico eu ia direto nessas comunidades tirar duvida e nenhuma resposta era sólida, apenas generica e sem sentido.

Eu: "Pessoal, estou tendo dificuldades no meu trabalho de conclusão de curso"
User 1: Deveria ter usado Unreal!
User 2: Deveria ter usado Construct!
User 3: Godot é muito melhor.

Eu: "Galera, não consigo estágio, moro num lugar que não existe empresas do ramo"
User 1: Muda pra São Paulo!
User 2: Faz isso por renda extra.
User 3: Isso que dá morar em cidade pequena! BURRO!

Eu: "Cara, tá foda, não consigo emprego, fui demitido, minha cidade nunca vai absorver essa área"
User 1: Dá pra ganhar um troquinho na X
User 2: Entrou na área errada otário! Deveria ter feito ADS!
User 3: Seja freela!

Eu: "Bicho, preciso de dinheiro!"
User 1. 2 e 3: Não trabalhe por dinheiro! Trabalhe por amor!
User 4: Você deveria ter feito isso como uma Renda Extra, agora tá todo fodido aí!
User 5: Acho que você deveria levar isso como Hobby!

É incrivel, 99% da comunidade está dividida entre filhinhos de papai que são muito bem bancados, não precisam se preocupar com nada e vivem de prazeres (e talvez de prostitutas sociais) e gente que mora em SP/Campinas/BH mas provavelmente nunca viu uma cidade de interior e litoral (e se viu, foi no máximo Santos) na vida.

Se morassem em cidades de interior (até as médias), eles iriam pensar muito antes de bostejar e iriam se tocar que em cidades assim é impossível atuar na área de jogos, e que a maioria das pessoas precisam de pelo menos 1000 reais caindo todo mês na conta.

A área de jogos é muito boa, mas não aqui no Brasil.
Ainda bem que desisti e to no meio administrativo que (pelo menos onde moro) tem emprego e estágio e dá bem mais dinheiro.
E de qualquer modo, não me formei no curso técnico por não conseguir estágio.
Recomendo a galera a pesquisar bem o mercado antes de atuar nele ou entrar numa facul/curso tecnico, senão vocês vão se foder muito como eu me fudi.
E recomendo a Galera a assistir os vídeos do Fabio Akita, independente da profissão (especialmente porque apesar do foco ser programação, as opiniões dele funcionam para quase todas as áreas), pois vai dar um norte para o que você PODE e NÃO PODE fazer.

Fiz um bom investimento em PC também pra conseguir lidar com tudo isso, principalmente 2 monitores pra estudar melhor.

Tá aí outro motivo pelo qual me afastei da informática.
Maioria dos casos, você precisa estar com um PC mais acima da média pra mexer com isso.
 
Ultima Edição:
Mensagens
1.055
Reações
1.186
Pontos
203
O tópico dos desabafos é pra láaaa.

Uma coisa comum nesse meio:
  • Perguntas sem sentido. Quem perguntou não sabe nada, nem formular a pergunta.
  • Respostas meme ou cretinas. A galera não tem paciência pra resolver problemas simples ou sem sentido.
  • Projetos megalomaníacos, como gente querendo fazer um novo Resident Evil ou um novo Final Fantasy.
Eu só fui até o básico. Algoritmo de busca, ordenação, funções, loop e multiplicação de matrizes. Queria ir até OOP, programação multithreading e GPUs. Mas travei por aí. Fiz uma apostila no google sites cobrindo tudo que eu sei porque é o tipo de coisa tão básica que fiz o site pra poder jogar fora as anotações de papel, todas mal feitas e bagunçadas.

Um problema simples: ver se um número é primo. Com um loop fácil qualquer um faz. O problema é número primo de milhões de dígitos, aí que começam a entrar problemas mais complicados como lidar com memória, armazenamento e outras coisas que vc não vai saber se só quer testar número primo de 20 casas decimais.

Pode parecer bobo, mas x = 2 matemática é óbvio. Mas em programação, a leitura é ao contrário. Não sei porque a tradução de Array é vetor em português, toda vez que eu escutava Vetor eu pensava numa flecha, não numa matriz linha.

Tem várias dúvidas que me surgiram e que eu ainda não resolvi porque nunca precisei usar: função definida dentro de outra. Poder pode, mas é perigoso? Variável declarada dentro ou fora da função, local ou global? Função recursiva é melhor ou pior? Tem limite de recursão?

No começo os problemas são todos sequenciais, aí fica fácil entender IF ELSE. Mas eu sempre quis saber o que acontece quando um problema pode ser subdividido em problemas menores e as partes não dependem umas das outras. Uma imagem pode ser dividida em 1 milhão de pixels e cada um não importa a ordem e a cor de cada um é independente dos outros. Mas e quando uma operação depende do resultado de outra operação anterior? Multiplicação de matriz cria um loop dentro de outro e quando a matriz é gigantesca ninguém vai ter tempo de fazer uma cascata interminável de loops na mão. Se o que vem depois de um loop só é executado DEPOIS do loop, então a ordem nesse caso importa.

Outra coisa é que na computação tradicional, zero é zero e um é um. Mas no meio quântico não é mais assim, pode ter valor que é zero e um ao mesmo tempo. Aí dizem que pra certas coisas um processador quântico é 1 milhão de vezes mais rápido.
 
Ultima Edição:

bquarkz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.137
Reações
795
Pontos
574
O tópico dos desabafos é pra láaaa.

Uma coisa comum nesse meio:
  • Perguntas sem sentido. Quem perguntou não sabe nada, nem formular a pergunta.
  • Respostas meme ou cretinas. A galera não tem paciência pra resolver problemas simples ou sem sentido.
  • Projetos megalomaníacos, como gente querendo fazer um novo Resident Evil ou um novo Final Fantasy.
Eu só fui até o básico. Algoritmo de busca, ordenação, funções, loop e multiplicação de matrizes. Queria ir até OOP, programação multithreading e GPUs. Mas travei por aí. Fiz uma apostila no google sites cobrindo tudo que eu sei porque é o tipo de coisa tão básica que fiz o site pra poder jogar fora as anotações de papel, todas mal feitas e bagunçadas.

Um problema simples: ver se um número é primo. Com um loop fácil qualquer um faz. O problema é número primo de milhões de dígitos, aí que começam a entrar problemas mais complicados como lidar com memória, armazenamento e outras coisas que vc não vai saber se só quer testar número primo de 20 casas decimais.

Pode parecer bobo, mas x = 2 matemática é óbvio. Mas em programação, a leitura é ao contrário. Não sei porque a tradução de Array é vetor em português, toda vez que eu escutava Vetor eu pensava numa flecha, não numa matriz linha.

Tem várias dúvidas que me surgiram e que eu ainda não resolvi porque nunca precisei usar: função definida dentro de outra. Poder pode, mas é perigoso? Variável declarada dentro ou fora da função, local ou global? Função recursiva é melhor ou pior? Tem limite de recursão?

No começo os problemas são todos sequenciais, aí fica fácil entender IF ELSE. Mas eu sempre quis saber o que acontece quando um problema pode ser subdividido em problemas menores e as partes não dependem umas das outras. Uma imagem pode ser dividida em 1 milhão de pixels e cada um não importa a ordem e a cor de cada um é independente dos outros. Mas e quando uma operação depende do resultado de outra operação anterior? Multiplicação de matriz cria um loop dentro de outro e quando a matriz é gigantesca ninguém vai ter tempo de fazer uma cascata interminável de loops na mão. Se o que vem depois de um loop só é executado DEPOIS do loop, então a ordem nesse caso importa.

Outra coisa é que na computação tradicional, zero é zero e um é um. Mas no meio quântico não é mais assim, pode ter valor que é zero e um ao mesmo tempo. Aí dizem que pra certas coisas um processador quântico é 1 milhão de vezes mais rápido.

Alguns ainda nao tem solução, e muitas vezes mesmo que exista uma solução vc não terá tempo para encontrá-la. Não existe bala de prata aqui. No dia a dia, é melhor saber reconhecer se um problema pode ser solucionavel, computacionalmente falando, do que realmente saber resolver casos muito especificos.

Talvez, pq vetor pode ser expresso algebricamente como v=(a,b,c,...,n), para um vetor n-dimensional, ou ainda v=[a,b,c,...,n]. Talvez seja por isso. A seta, ou flecha, [e a representação de um vetor na geometria.

Funções que podem ser tratadas como variáveis, ou que possam ser "definidas" dentro de outra função tem um nome e a chamamos de: funções de primeira ordem. Não são todas as linguagens de programação que aceitam esse tipo de função. Normalmente, linguagues mais voltadas para o Paradigma Funcional possuem nativamente, devido a alta versatilidade disso algumas outras emulam, e existem aquelas linguagens que nem se interessam. Recursividade, depende também da linguagem, mas normalmente encontra-se pelo menos uma péssima representação de recursividade em quase todas as linguagens (pois é muito útil). Não sei dizer se é melhor, acho que não existe bem essa de ser melhor. O que ocorre é que alguns problemas são mais facilmente resolvidos usando recursão, já outros são mais simples de forma iterativa. Computacionalmente recurção é um ativo um pouco perigoso. Tentando explicar de uma maneira MUITO GERAL, normalmente quando fazemos a chamada de uma função ocupamos uma posição em uma região da memória bem especial chamada de Stack, e essa região da memória apesar de ser gigantesca ainda é limitada (um compudator é limitado). Se vc chamar muitas funções vc pode explodir essa Stack e causar o famoso StackOverflow (sim esse mesmo: https://stackoverflow.com/) e matar o programa por inteiro. É um erro bem comum por sinal quado se está começando a programar, pois, basta chamar uma função dentro dela mesma para se obter o tal erro.

Quando trabalhamos com concorrecia, ou multi-threading, existem algumas maneiras de resolver os problemas - Semaforos, Pilhas, Filas ... e assim vai. É bem difirente e traz alguns outros problemas adicionais também. Quanto a matrizes, se forem realmente grandes, normalmente dividimos a matriz em vetores e fazemos o produto escalar dos mesmos e a soma posterior devidamente. Não acho que se resolveria usando alguns loops. Não sei se entendi o que vc disse.

Na matemática conheço a lógica boolean e a fuzzy ... o que vem a ser meio quântico mesmo?
 
Mensagens
1.055
Reações
1.186
Pontos
203
Quando trabalhamos com concorrecia, ou multi-threading, existem algumas maneiras de resolver os problemas - Semaforos, Pilhas, Filas ... e assim vai. É bem difirente e traz alguns outros problemas adicionais também. Quanto a matrizes, se forem realmente grandes, normalmente dividimos a matriz em vetores e fazemos o produto escalar dos mesmos e a soma posterior devidamente. Não acho que se resolveria usando alguns loops. Não sei se entendi o que vc disse.

Na matemática conheço a lógica boolean e a fuzzy ... o que vem a ser meio quântico mesmo?

qubit, computação quântica. Algoritmo de busca o resultado é SIM ou NAO. Mas se for quântico pode ser SIM e NAO ao mesmo tempo?

Quando eu fiz multiplicação de matriz pela primeira vez, um loop dentro do outro por causa daquele somatório que se faz. Mas quando tem muitas linhas e colunas, fica um loop dentro de outro, dentro de outro, dentro de outro, ...
 

Loup

Larva
Mensagens
18
Reações
13
Pontos
3
É uma bela área, mas no Brasil infelizmente não tem investimento, e a região mais viável para se arranjar jobs é o sudeste, tentei de começo ser desenvolvedor de jogos, no final acabei virando desenvolvedor mobile (acabei gostando).

Parabéns pelo esforço e espero que tudo de certo para ti.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
É uma bela área, mas no Brasil infelizmente não tem investimento

É bem por aí mesmo...
Eu mesmo onde moro o que tem pra hoje é medicina e a área burocrática (Economia, Direito, Jornalismo, Contabilidade, RH, etc...)
Vai dar mais certo eu trabalhar engravatado num escritório grande de contabilidade/direito e cia e vou ganhar um dinheiro decente do que ficar por aí esperando uma empresa de jogos local cair do céu.

e a região mais viável para se arranjar jobs é o sudeste

Errado!
Desenvolvimento de jogos só há emprego (e ainda assim, muito pouco) em São Paulo, Campinas e Belo Horizonte.
Só 3 cidades no país.
Fora disso é perda de tempo na maior parte do sudeste.

Moro numa cidade média do interior de SP, e mesmo assim nada de software ou web.

tentei de começo ser desenvolvedor de jogos, no final acabei virando desenvolvedor mobile (acabei gostando).

Eu não confio no mobile por conta da pirataria imensa que existe no Android.
No iOS/iPadOS acredito que a coisa seja melhor e mais viavel.
Me parece que Web é bem mas bem mais rentavel.

Se a coisa desandar de vez ou tiver precisando muito de grana, recomendo migrar pra Web sem pensar.
 
Ultima Edição:

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Uma coisa comum nesse meio:
  • Perguntas sem sentido. Quem perguntou não sabe nada, nem formular a pergunta.
  • Respostas meme ou cretinas. A galera não tem paciência pra resolver problemas simples ou sem sentido.
  • Projetos megalomaníacos, como gente querendo fazer um novo Resident Evil ou um novo Final Fantasy.

Aproveite e adicione aí:

*Defensores do almoço grátis, que ficam batendo naquela filosofia de "A gente não deve trabalhar por dinheiro, mas sim por amor" ad nauseam.
*Pessoas politizando as comunidades, tanto do lado X quanto do lado Y.
*IDIOTAS com um ano ou mais de experiencia aceitando trabalhar por migalhinhas ou de graça porque é cool.
*Maluco usando PC fraco pra desenvolver jogo e depois fodendo o PC por sobrecarga de usar Unreal/Unity e o diabo a 4.
*Jogos em estado Alpha lançados na PlayStore que nunca foram completados (e geralmente porque o jogo é desenvolvido por uma pessoa só) e que geralmente são a cópia da cópia da cópia da cópia da cópia da cópia da cópia da cópia da cópia da cópia da cópia da cópia da cópia da cópia da cópia da cópia da cópía de algum jogo iOS/Android popular (Angry Birds, Clash Royale, ect...) ou então uma cópía mega mega mega porca de algum jogo de PC/Console popular (ETS2, Cyberpunk 2077, My Summer Car, Spintires) feito na Conserva da Cobertura dos Pais... Retorno financeiro por mês: R$50.
 

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.312
Reações
7.649
Pontos
1.199
É bem por aí mesmo...
Eu mesmo onde moro o que tem pra hoje é medicina e a área burocrática (Economia, Direito, Jornalismo, Contabilidade, RH, etc...)
Vai dar mais certo eu trabalhar engravatado num escritório grande de contabilidade/direito e cia e vou ganhar um dinheiro decente do que ficar por aí esperando uma empresa de jogos local cair do céu.



Errado!
Desenvolvimento de jogos só há emprego (e ainda assim, muito pouco) em São Paulo, Campinas e Belo Horizonte.
Só 3 cidades no país.
Fora disso é perda de tempo na maior parte do sudeste.

Moro numa cidade média do interior de SP, e mesmo assim nada de software ou web.



Eu não confio no mobile por conta da pirataria imensa que existe no Android.
No iOS/iPadOS acredito que a coisa seja melhor e mais viavel.
Me parece que Web é bem mas bem mais rentavel.

Se a coisa desandar de vez ou tiver precisando muito de grana, recomendo migrar pra Web sem pensar.

Partindo para a parte de software mesmo realmente não é muito simples. Quem eu conheço que tá nessa área acaba trabalhando com desenvolvimento de sistemas para empresas menores, atendendo as necessidades específicas delas.

Eu sempre tive interesse, afinal amava jogos. Na escola até começaram a ensinar programação (Pascal, haha), mas morreu super cedo a iniciativa.

O que me desanimou MUITO foi ver como as empresas tratavam os programadores. Aquela pressão absurda, as demissões depois... Acabou que mudei totalmente de área e me formei como Biólogo (bela profissão pra continuar se fodendo sem dinheiro), mas mantive o interesse.

Hoje eu trabalho diretamente com programação (Python e R), mas em análise de dados biólogicos. Ainda assim tive que sair do BR para ter uma perspectiva legal.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Partindo para a parte de software mesmo realmente não é muito simples. Quem eu conheço que tá nessa área acaba trabalhando com desenvolvimento de sistemas para empresas menores, atendendo as necessidades específicas delas.

Eu sempre tive interesse, afinal amava jogos. Na escola até começaram a ensinar programação (Pascal, haha), mas morreu super cedo a iniciativa.

O que me desanimou MUITO foi ver como as empresas tratavam os programadores. Aquela pressão absurda, as demissões depois... Acabou que mudei totalmente de área e me formei como Biólogo (bela profissão pra continuar se fodendo sem dinheiro), mas mantive o interesse.

Hoje eu trabalho diretamente com programação (Python e R), mas em análise de dados biólogicos. Ainda assim tive que sair do BR para ter uma perspectiva legal.

O pior de tudo é que software, modelagem, etc... (independente do tipo de projeto, seja web, jogos, industrial, etc...) São áreas muito CENTRALIZADAS.

Fora das grandes capitais e campinas é quase impossível existir oportunidades de emprego e principalmente estágio.

Curioso é que na empresa que eu trabalhava queriam que eu me graduasse em farmácia ou biologia para não ser despedido.
Talvez nas grandes capitais biologia seja uma bela b*sta, mas numa cidade média de interior deve ser uma profissão RAZOAVEL, porque senão não teria tanta gente desistindo de áreas "modernas" ou quase pra se enfiar em biologia, jornalismo e etc...

Eu não estudaria farmácia/biologia a não ser que no meu próximo emprego a empresa ME MANDASSE me especializar nessas áreas.
Não que eu ache que isso vai ser formula mágica ou coisa do tipo, mas hoje em dia vale tudo pra não ficar desempregado e pra ter um minimo de respeito e dignidade.
(Afinal de contas dizer f**a-se pra tudo e pra todos só porque pensam diferente de você - especialmente se for a pessoa que praticamente paga o seu salário - não vai adiantar em nada)
 
Ultima Edição:

Loup

Larva
Mensagens
18
Reações
13
Pontos
3
Realmente é uma área complicada!

Muitas pessoas fora da área sem conhecimento vem e falam dos salários altos e estabilidade, onde isso só ocorre em empresas medias e grandes, cargos mais altos, e em centros mais tecnológicos como São Paulo.

É uma área que eu amo, não consigo me ver fazendo outra coisa, mas tem que correr muito para conseguir algo descente, uma dica pelo menos no Brasil, é tu tentar cursa Sistemas de Informação, pois é um curso que te da base em economia, contabilidade, gestão/administração e programação, abre portas para trabalhar nesses ramos e depois tu se especializar.

Agora falando especificamente em TI, as melhores áreas atualmente são Segurança da informação e Bancos de Dados (pois estão em alta), mas ainda tem que se esforça para evoluir.
 

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.312
Reações
7.649
Pontos
1.199
O pior de tudo é que software, modelagem, etc... (independente do tipo de projeto, seja web, jogos, industrial, etc...) São áreas muito CENTRALIZADAS.

Fora das grandes capitais e campinas é quase impossível existir oportunidades de emprego e principalmente estágio.

Curioso é que na empresa que eu trabalhava queriam que eu me graduasse em farmácia ou biologia para não ser despedido.
Talvez nas grandes capitais biologia seja uma bela b*sta, mas numa cidade média de interior deve ser uma profissão RAZOAVEL, porque senão não teria tanta gente desistindo de áreas "modernas" ou quase pra se enfiar em biologia, jornalismo e etc...

Eu não estudaria farmácia/biologia a não ser que no meu próximo emprego a empresa ME MANDASSE me especializar nessas áreas.
Não que eu ache que isso vai ser formula mágica ou coisa do tipo, mas hoje em dia vale tudo pra não ficar desempregado e pra ter um minimo de respeito e dignidade.
(Afinal de contas dizer f**a-se pra tudo e pra todos só porque pensam diferente de você - especialmente se for a pessoa que praticamente paga o seu salário - não vai adiantar em nada)

Cara, não é fácil emprego pra Biólogo. Você praticamente não acha vagas e os salários são praticamente todos péssimos. Óbvio que há exceções, mas o bicho pega.

Farmácia também não tá exatamente sobrando. Meu irmão se forma agora e até estágio não remunerado teve que correr bastante atrás.

Agora, programação com biologia e farmácia o negócio tá bombando mesmo. Toda semana eu recebo MUITA vaga, várias bem interessantes. Mas é aquilo, tem que curtir. Para mim é perfeito porque junta exatamente as duas coisas que eu sempre gostei, genética e computação.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Cara, não é fácil emprego pra Biólogo. Você praticamente não acha vagas e os salários são praticamente todos péssimos. Óbvio que há exceções, mas o bicho pega.

Farmácia também não tá exatamente sobrando. Meu irmão se forma agora e até estágio não remunerado teve que correr bastante atrás.

Agora, programação com biologia e farmácia o negócio tá bombando mesmo. Toda semana eu recebo MUITA vaga, várias bem interessantes. Mas é aquilo, tem que curtir. Para mim é perfeito porque junta exatamente as duas coisas que eu sempre gostei, genética e computação.

Eu já tenho mais é instinto de sobrevivencia.
Se só me sobrar X, é porque se eu não fizer isso, estarei mais que fodido.

Tanto que estou praticamente lutando para iniciar uma faculdade na área burocrática (Contabilidade, Jornalismo, RH, etc...) porque fora Medicina são as únicas coisas que dão emprego onde moro.
 

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.312
Reações
7.649
Pontos
1.199
Eu já tenho mais é instinto de sobrevivencia.
Se só me sobrar X, é porque se eu não fizer isso, estarei mais que fodido.

Tanto que estou praticamente lutando para iniciar uma faculdade na área burocrática (Contabilidade, Jornalismo, RH, etc...) porque fora Medicina são as únicas coisas que dão emprego onde moro.

Uma opção é sempre se mudar. Eu inicialmente mudei para São Paulo e depois para fora. Era isso ou ficar preso em algo que não me interessava ou pagava pouco.

E agora que home office está cada vez mais comum sempre é possível arrumar trabalho remoto.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Uma opção é sempre se mudar. Eu inicialmente mudei para São Paulo e depois para fora. Era isso ou ficar preso em algo que não me interessava ou pagava pouco.

E agora que home office está cada vez mais comum sempre é possível arrumar trabalho remoto.

Então, me mudar agora é praticamente impossível.

E trabalho remoto paga menos em 95% das vezes. Isso sem contar que não tenho diploma de ensino superior, aí a coisa complica bem mais!
E precisa-se de estágio para poder ter um diploma.

Como onde moro o foco são as burocracias, voltamos ao cenário que falei no meu comentário anterior.
Mas reconheço que sou a exceção (que consequentemente confirma a regra), pois a maioria das pessoas se mudam para as grandes capitais até mesmo para estudar nesses ramos.
 
Ultima Edição:

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.321
Reações
10.921
Pontos
453
Esse tópico nao eh o de desabafo, mas o problema de receber bem com jogos, é a experiencia, vc tem q ser muito bom pra tirar um cascalho que comece a prestar.
Tenho anos nessa porra de progração e desenho, quem realmente é bom sobra oportunidade. E to falando n area de jogos mesmo. Na area de TI é bem parecido, embora eu nao trabalho mais em emprego nem f**end0, não prego mais nem um prego pra ninguem. Cansei de ouvir grito e nego se achando o fodao. No Brasil cara acha q pq ta pagando 2, 3, 4 ou 5 conto q por isso ele é seu dono.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Não estou vendo ninguém desabafar aqui, mas irei encerrar o "assunto dentro do assunto" (que na verdade é um manual de instruções) dizendo NOVAMENTE pro pessoal pesquisar muito bem vagas de emprego e estágio antes de investir num curso técnico/faculdade.
E não levem muito a sério o Freela e Home Office, vocês precisam trabalhar presencialmente antes e ter uma boa experiencia para poderem começar a fazer isso :)
Além do mais, não fujam de faculdade (independente de ser na área ou não), tá ruim com diploma de ensino superior e pior sem.

Só quero porém complementar dizendo que já to com o meu saco na garganta de ver gente querendo solucionar o insolucionavel e querendo produzir atalhos pro mercado de trabalho e pra vida.
Apenas sigam as regras, comam a comida em que é servida em seu prato e façam as coisas do jeito certo, indepentente de ser como profissão, renda extra ou até mesmo sem compromisso.
 
Ultima Edição:

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.321
Reações
10.921
Pontos
453
1-Não faça faculdade, a menos que vc seja um idiota retardado que acredita que faculdade vai te dar futuro, e quer perder seu tempo. ÚNICA quebra de regra é se vc for pra alguma profissao que exija essa porra, tipo medico, advogado ou dentista. Mas pra programador é PURA perda de tempo.
2-Freela e Home Office funciona independente de vc ter trabalhado presencial ou não, o cliente só quer saber de 2 coisas: se vc sabe fazer o trabalho e o preço.
Estamos na era da internet, se vc ta lendo isso vc tem acesso a uma quantidade absurda de conhecimento, vai lá estudar e pratique.
Vou encerrar o assunto com uma frase do Akita: "qualquer curso e livro serve, desde de que vc pratique"
 

Fabroid

Bam-bam-bam
Mensagens
224
Reações
122
Pontos
218
Acho que o único estúdio que parece estar dando certo é a Dumativa, que fez A Lenda do Herói (que por sinal é um jogasso) e agora tá fazendo o jogo do Cellbit, conseguindo bastante dinheiro no Catarse por sinal.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
1-Não faça faculdade, a menos que vc seja um idiota retardado que acredita que faculdade vai te dar futuro, e quer perder seu tempo. ÚNICA quebra de regra é se vc for pra alguma profissao que exija essa porra, tipo medico, advogado ou dentista. Mas pra programador é PURA perda de tempo.

Então se tiver um grupo de criminosos e agiotas querendo te matar mesmo que você fique dias numa delegacia, JAMAIS vista um colete a prova de balas se te oferecerem! E não deixe ninguém desse forum vestir o colete se algo assim acontecer com eles!
Pois você só irá reduzir suas chances de ser morto de 100% pra 80% se levar um tiro no peito, além de não proteger o resto do corpo...

Não acho que faculdade vai dar futuro, independente de profissão.
Mas é melhor ter um diploma para ficar menos propenso a ficar desempregado por muito tempo.

Mesmo que eu tivesse em SP e os empregos/oportunidades em informática não exigissem uma graduação, eu faria uma no meio burocrático (Administração, Jornalismo, etc...) pois dependendo do lugar, o diploma + experiencia + capacidade é essencial, e o dia de amanhã promete ser obscuro. Agora se vai ou não, é outra história.

Creio que se vocês se esforcarem um pouco, vai entender a analogia que fiz com o colete.

2-Freela e Home Office funciona independente de vc ter trabalhado presencial ou não, o cliente só quer saber de 2 coisas: se vc sabe fazer o trabalho e o preço.
Estamos na era da internet, se vc ta lendo isso vc tem acesso a uma quantidade absurda de conhecimento, vai lá estudar e pratique.
Vou encerrar o assunto com uma frase do Akita: "qualquer curso e livro serve, desde de que vc pratique"

Muitos clientes vão querer saber da sua capacidade, vão querer experiencia, comprovantes, etc...
Estamos na era da internet, mas o valor ainda está no trabalho presencial.
A não ser que você more num lugar com uma cultura flexivel e não more em baixo do teto da familia, pode ir tentando chegar num acordo ou pegando o caminho mais longo.

Enfim, você já foi mais inteligente...
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.321
Reações
10.921
Pontos
453
Acho que o único estúdio que parece estar dando certo é a Dumativa, que fez A Lenda do Herói (que por sinal é um jogasso) e agora tá fazendo o jogo do Cellbit, conseguindo bastante dinheiro no Catarse por sinal.
Tem poucos, mas esse ai é bem pequeno, o dinheiro ai vai todo pro youtuber. Tem estudio maiores. Se preocupe em fazer seus jogos e, criar portifolio
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.321
Reações
10.921
Pontos
453
Então se tiver um grupo de criminosos e agiotas querendo te matar mesmo que você fique dias numa delegacia, JAMAIS vista um colete a prova de balas se te oferecerem! E não deixe ninguém desse forum vestir o colete se algo assim acontecer com eles!
Pois você só irá reduzir suas chances de ser morto de 100% pra 80% se levar um tiro no peito.

Não acho que faculdade vai dar futuro, independente de profissão.
Mas é melhor ter um diploma para ficar menos propenso a ficar desempregado por muito tempo.

Mesmo que eu tivesse em SP e os empregos/oportunidades em informática não exigissem uma graduação, eu faria uma no meio burocrático (Administração, Jornalismo, etc...) pois o dia de amanhã promete ser obscuro. Agora se vai ou não, é outra história.

Creio que se vocês se esforcarem um pouco, vai entender a analogia que fiz com o colete.



Muitos clientes vão querer saber da sua capacidade, vão querer experiencia, comprovantes, etc...
Estamos na era da internet, mas o valor ainda está no trabalho presencial.
A não ser que você more num lugar com uma cultura flexivel e não more em baixo do teto da familia, pode ir tentando chegar num acordo ou pegando o caminho mais longo.

Enfim, você já foi mais inteligente...
Se vc quer gastar 4 a 5 anos da sua vida com faculdade, fora o dinheiro q ela pode te custar, seja mensalidade ou material de "estudo" vai em frente, a vida é sua. EU não gasto mais nem um segundo de tempo com esse lixo. não seria mais facil gastar esse tempo com estudo direcionado? Faz TODAS as disciplinas do curso lixo de bacharel ou outra m**** em cursos livres e livros.

NOVAMENTE, cliente ta se cagando para oq vc falou, e se for analisar eu trabalho home office, vc nao. "Ah cristiano...vc mora em sp.." tenho colegas que moram em tudo q eh canto do Brasil, inclusive tem um amigo que mora numa cidade no interior do Ceará, com 5mil habitantes, detalhe> ele ganha 10x mais do que quando tá com preguiça.

Enfim, você já foi mais inteligente...
Eu nao queria falar, mas vou pq vc precisa ouvir, deixa de ser vitima! Para de se vitimizar assim cara! Eu nao sou mais inteligente pq nao concordo com vc? Acorda! 1 ano de pandemia quase, acorda! Quantas lojas virtuais foram abertas no ultimo ano? uma cacetada!
Não quer trabalhar com jogos? entao nao trabalhe, mas para de se vitimizar. Se pra vc eh taooooo importante assim ser medico, advogado ou outra m****.... QUE VOCE NAO GOSTA E DETESTA TRABALHAR vai lá e faz! É VOCE QUE VAI SOFRER, nao eu, nao seu vizinho, se as aparencias importam assim vai na sua fé e sofra sozinho. Agora para de reclamar e se vitimizar.
Ou entao assuma as redeas da sua vida e faça oq vc quer fazer porra.

"Aih cristiano...mas nao tem trabalho na area de games...." ta cheio de serviço pra modelagem 3D, lotado, cheio de trampo pra programador de jogos, lotado tbm. Desenho idem.
Eu nao sou famoso, nao sou fodao, nem sou rico, perdi minha casa pro Doria, e perdi meu emprego "de escritorio" como vc costuma dizer, e como disse já antes aqui, não bato mais nem um prego pra ninguem.

Ah... to montando um PC gamer/dev3D, pq vou começar a fazer uma engine 3D, e COM dinheiro de programação e desenho PARA JOGOS.
Acorda. Serve pra outros que tiver aqui tbm.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo