Montei (meu pai me deu de presente, na verdade) primeiro um aquário de 60 litros, e fiz tudo errado. Errei o móvel em que ele ficava, o termostato, os peixes, carga biológica, a capacidade da bomba, PH da água, iluminação, um desastre! Isso foi em 1987. Não existia internet e não tinha dinheiro para comprar livros e revistas de aquarismo. Com o tempo fui aprendendo na tentativa e erro, fui comprando alguns livros (muita desinformação em livros e revistas da época, também), selecionando os peixes, plantas e crustáceos que mais gostava e que podiam conviver bem, e consegui formar um ecossistema estável.
Em 1989 me mudei para o interior do Estado, e começou a complicar. Não havia uma loja decente de produtos para aquarismo na região, sequer. Havia algumas agropecuárias vendendo lebistes, paulistinhas, carpas e kinguios, e olhe lá! Rações? Era "a que tinha", marca "surpresa". Passei a fazer estoque de produtos quando ia a BH, eventualmente, para manter o hobby. Mas eu não tinha dinheiro ou autonomia para manter assim. Quase perdi o aquário inteiro quando minha bomba Tropical II (era o que havia de bom, à época) queimou e eu não conseguia comprar uma bomba nova que fosse, na cidade. Achei uma em uma cidade vizinha, fraquinha, mas que segurou a onda até uma loja de BH me mandar outra pelo correio. Isso em 1990! Transferência bancária levava dias, era tudo por fax e telefone, sedex demorava também dias para chegar. Me enchi daquilo e desmontei o aquário.
Vários anos depois, a cidade prosperou. Eu já havia voltado a morar em BH, mas meus pais, irmãos e avós ficaram no interior. Um dia, visitando minha avó, achei um dos meus aquários ainda inteiro, do pouco que havia sobrado. Minha avó disse que achava bonito, que foi uma pena eu ter parado de mexer com isso. Perguntei se ela queria que eu montasse esse aquário para ela, e a resposta foi positiva. Eu tinha ainda o vidro, o móvel e a tampa, e o restante consegui achar pela cidade. Montei um aquário bem bonito, só com peixes rústicos, como mato grosso, tetras e corydoras. Durou alguns anos, mas como eu não morava mais lá, o pessoal começou a ficar relapso com a manutenção. Desmontei-o de vez e nunca mais retomei o hobby.
Meu conhecimento, hoje, é datado. Comecei no tempo do filtro biológico, para se ter ideia. Era um terror. Eventualmente fico com vontade de montar um novo, mas seria arrumar problemas pra cabeça. Não tenho mais tempo ou paciência para dar manutenção.