O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

aquáriOS

Takuma_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
13.172
Pontos
503
algum aquarista neste estimado fórum?

andei pesquisando sobre o assunto, sempre quis ter um aquário, mas ou faltava tempo, grana ou espaço para um.

decidi começar de forma simples, um aquário pequeno (20L), umas plantas "low tech", montei no sábado (15.02.2025) e no momento está aclimatando para futuramente ser a residência de um betta.

WhatsApp Image 2025-02-17 at 09.47.10.jpeg

postem vossos aquários.

Takuma_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
13.172
Pontos
503
Queria ter, mas com gato em casa fica difícil.

isso foi um ponto de preocupação, tenho 4 no apartamento.

2 dias e até agora tá tranquilo.

eu fiz questão de gastar um pouco mais nesse aquário, que é "fechado", em muito por conta dessa preocupação com os felinos.

Freddie Mercury

Mars Vinum
VIP
GOLD
Reações
52.206
Pontos
1.303
Já mantive um pequeno com Kinguios por uns 2 anos, gostava muito da arte, mas depois que eles morreram fiquei bem triste.

Hoje tenho dinheiro pra comprar um maior e tenho mais espaço, mas não tenho coragem. Um dia eu volto.

@Takuma_Sakazaki você ciclou o Aquário antes de colocar os peixes? Tá controlando PH?

Takuma_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
13.172
Pontos
503
Já mantive um pequeno com Kinguios por uns 2 anos, gostava muito da arte, mas depois que eles morreram fiquei bem triste.

Hoje tenho dinheiro pra comprar um maior e tenho mais espaço, mas não tenho coragem. Um dia eu volto.

@Takuma_Sakazaki você ciclou o Aquário antes de colocar os peixes? Tá controlando PH?

eu montei no sábado, pretendo deixar pelo menos duas semanas ciclando.

hoje vou atrás da mídia biológica para filtragem e pretendo comprar um condicionador biológico.

antes de inserir o betta no habitat, vou comprar termômetro e medidor de pH.

Freddie Mercury

Mars Vinum
VIP
GOLD
Reações
52.206
Pontos
1.303
eu montei no sábado, pretendo deixar pelo menos duas semanas ciclando.

hoje vou atrás da mídia biológica para filtragem e pretendo comprar um condicionador biológico.

antes de inserir o betta no habitat, vou comprar termômetro e medidor de pH.
Você entende o que tá fazendo então, tem muita gente que enche o aquário na torneira e joga os peixes dentro, sem filtro nem nada, depois reclama que não deu certo.

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Reações
103.599
Pontos
1.839
Eu tenho um de 100 litros no salão de jogos, ciclídeos africanos. Tinha uns 12 quando comecei a uns 4 anos atrás. Agora sobraram 2, mas não posso colocar mais peixes porque vai dar treta. Só sobrou o Big Blue e o Fire Stingray. E tão forte os dois...véios, mas fortes.

Depois coloco ibagens.

HenriqueV5

Bam-bam-bam
Reações
26.150
Pontos
403
Você entende o que tá fazendo então, tem muita gente que enche o aquário na torneira e joga os peixes dentro, sem filtro nem nada, depois reclama que não deu certo.
Isso é literalmente tortura.

Tem peixes que vivem mais de 12 anos se bem cuidados.

Mas os lojistas não ensinam como cuidar, porque precisa que o cliente volte para comprar mais peixes e assim lucrar $$.

Takuma_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
13.172
Pontos
503
Crie uma pirarara aí, cara.
Visualizar anexo 436548
É de boa, cresce muito não...

jqrybdtxn1wa1.gif

Zaϲh

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
33.743
Pontos
803
Eu tive dois peixes de briga. São bonitos demais os bichos mas se der mole, morrem facim.

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
22.779
Pontos
503
Eu tenho muita vontade de ter um aquário grande. Acho muito massa.

Mas tenho receio de investir em um. Anos atrás minha família ganhou um aquário pequeno de uma parente, aí resolvemos comprar o resto das coisas necessárias pra colocar ele em funcionamento e uns peixinhos. Achávamos que tínhamos feito tudo certo, mas os peixes acabaram morrendo em pouco tempo. Deixamos passar alguma coisa importante. Depois disso fiquei com receio de tentar de novo.

Mas ainda quero investir de novo num aquário, só que dessa vez vou estudar bem sobre o assunto antes de fazer qualquer investimento.

big.asshole

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
6.491
Pontos
944
um aquário sem moreia não é um aquário de verdade
(polvo e cavalos marinhos tb tem seu valor)

1739843112961.png

D

Deleted member 219215

Amanhã se eu lembrar posto aqui o aquário do meu filho (50 litros)

Conselho a todos que não tem: não tenham, essa m**** dá um baita trabalho para limpar e haja tempo pra cuidar de algo que fica só parado e gastando energia e sujando de b*sta e mijo a água do aquário.

Foi editado por um moderador:

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Reações
15.687
Pontos
1.439
Montei (meu pai me deu de presente, na verdade) primeiro um aquário de 60 litros, e fiz tudo errado. Errei o móvel em que ele ficava, o termostato, os peixes, carga biológica, a capacidade da bomba, PH da água, iluminação, um desastre! Isso foi em 1987. Não existia internet e não tinha dinheiro para comprar livros e revistas de aquarismo. Com o tempo fui aprendendo na tentativa e erro, fui comprando alguns livros (muita desinformação em livros e revistas da época, também), selecionando os peixes, plantas e crustáceos que mais gostava e que podiam conviver bem, e consegui formar um ecossistema estável.

Em 1989 me mudei para o interior do Estado, e começou a complicar. Não havia uma loja decente de produtos para aquarismo na região, sequer. Havia algumas agropecuárias vendendo lebistes, paulistinhas, carpas e kinguios, e olhe lá! Rações? Era "a que tinha", marca "surpresa". Passei a fazer estoque de produtos quando ia a BH, eventualmente, para manter o hobby. Mas eu não tinha dinheiro ou autonomia para manter assim. Quase perdi o aquário inteiro quando minha bomba Tropical II (era o que havia de bom, à época) queimou e eu não conseguia comprar uma bomba nova que fosse, na cidade. Achei uma em uma cidade vizinha, fraquinha, mas que segurou a onda até uma loja de BH me mandar outra pelo correio. Isso em 1990! Transferência bancária levava dias, era tudo por fax e telefone, sedex demorava também dias para chegar. Me enchi daquilo e desmontei o aquário.

Vários anos depois, a cidade prosperou. Eu já havia voltado a morar em BH, mas meus pais, irmãos e avós ficaram no interior. Um dia, visitando minha avó, achei um dos meus aquários ainda inteiro, do pouco que havia sobrado. Minha avó disse que achava bonito, que foi uma pena eu ter parado de mexer com isso. Perguntei se ela queria que eu montasse esse aquário para ela, e a resposta foi positiva. Eu tinha ainda o vidro, o móvel e a tampa, e o restante consegui achar pela cidade. Montei um aquário bem bonito, só com peixes rústicos, como mato grosso, tetras e corydoras. Durou alguns anos, mas como eu não morava mais lá, o pessoal começou a ficar relapso com a manutenção. Desmontei-o de vez e nunca mais retomei o hobby.

Meu conhecimento, hoje, é datado. Comecei no tempo do filtro biológico, para se ter ideia. Era um terror. Eventualmente fico com vontade de montar um novo, mas seria arrumar problemas pra cabeça. Não tenho mais tempo ou paciência para dar manutenção.

HenriqueV5

Bam-bam-bam
Reações
26.150
Pontos
403
Montei (meu pai me deu de presente, na verdade) primeiro um aquário de 60 litros, e fiz tudo errado. Errei o móvel em que ele ficava, o termostato, os peixes, carga biológica, a capacidade da bomba, PH da água, iluminação, um desastre! Isso foi em 1987. Não existia internet e não tinha dinheiro para comprar livros e revistas de aquarismo. Com o tempo fui aprendendo na tentativa e erro, fui comprando alguns livros (muita desinformação em livros e revistas da época, também), selecionando os peixes, plantas e crustáceos que mais gostava e que podiam conviver bem, e consegui formar um ecossistema estável.

Em 1989 me mudei para o interior do Estado, e começou a complicar. Não havia uma loja decente de produtos para aquarismo na região, sequer. Havia algumas agropecuárias vendendo lebistes, paulistinhas, carpas e kinguios, e olhe lá! Rações? Era "a que tinha", marca "surpresa". Passei a fazer estoque de produtos quando ia a BH, eventualmente, para manter o hobby. Mas eu não tinha dinheiro ou autonomia para manter assim. Quase perdi o aquário inteiro quando minha bomba Tropical II (era o que havia de bom, à época) queimou e eu não conseguia comprar uma bomba nova que fosse, na cidade. Achei uma em uma cidade vizinha, fraquinha, mas que segurou a onda até uma loja de BH me mandar outra pelo correio. Isso em 1990! Transferência bancária levava dias, era tudo por fax e telefone, sedex demorava também dias para chegar. Me enchi daquilo e desmontei o aquário.

Vários anos depois, a cidade prosperou. Eu já havia voltado a morar em BH, mas meus pais, irmãos e avós ficaram no interior. Um dia, visitando minha avó, achei um dos meus aquários ainda inteiro, do pouco que havia sobrado. Minha avó disse que achava bonito, que foi uma pena eu ter parado de mexer com isso. Perguntei se ela queria que eu montasse esse aquário para ela, e a resposta foi positiva. Eu tinha ainda o vidro, o móvel e a tampa, e o restante consegui achar pela cidade. Montei um aquário bem bonito, só com peixes rústicos, como mato grosso, tetras e corydoras. Durou alguns anos, mas como eu não morava mais lá, o pessoal começou a ficar relapso com a manutenção. Desmontei-o de vez e nunca mais retomei o hobby.

Meu conhecimento, hoje, é datado. Comecei no tempo do filtro biológico, para se ter ideia. Era um terror. Eventualmente fico com vontade de montar um novo, mas seria arrumar problemas pra cabeça. Não tenho mais tempo ou paciência para dar manutenção.
Deve ser um put* trampo transportar isso.

Mas para o camarada que tem emprego estável e casa própria, parece ser uma boa. Hoje em dia, pelo que vi, dá para automatizar muita coisa.

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Reações
15.687
Pontos
1.439
Deve ser um put* trampo transportar isso.

Mas para o camarada que tem emprego estável e casa própria, parece ser uma boa. Hoje em dia, pelo que vi, dá para automatizar muita coisa.

O mais difícil é transportar os peixes e o vidro. O resto, dá-se um jeito.

Peixe se estressa pra c***lh0, temperatura se eleva (carro com ar condicionado em 1989 era coisa rara), oxigenação insuficiente... é foda. Quatro horas de carro, naquela época, era bem pior que hoje em dia.

Montar aquário é bem legal e parece que hoje em dia a manutenção é bem mais tranquila. Um caso curioso: amigo meu desistiu de montar um aquário de 300 litros no apartamento dele, por receio do peso ficar muito próximo da carga máxima que a laje foi construída para suportar.

Takuma_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
13.172
Pontos
503
dia 05 da montagem do aquário

- adicionado suplemento para as plantas
- adicionado condicionador biológico
- pequenas melhorias na segurança e integridade do habitat para evitar a "curiosidade" dos gatos
- leves melhorias ornamentais

na semana que vem irei começar a medir temperatura e pH

daqui uns dez dias pretendo adicionar o primeiro morador.

WhatsApp Image 2025-02-20 at 13.54.03.jpeg

Sr Estroncio

Bam-bam-bam
Reações
329
Pontos
238
Tenho um Boyu semelhante, mais antiguinho, com sump traseiro e vidro ligeiramente fumê. Fica na minha copa. Achei sua montagem muito bonita e bem harmoniosa.

Em relação às plantas, como vcs evitam caramujos? Já tive infestação de caramujos de dois tipos em um dos meus aquários... pensa num trabalhão e a perda de metade das espécies de planta que eu tinha.

Takuma_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
13.172
Pontos
503
Tenho um Boyu semelhante, mais antiguinho, com sump traseiro e vidro ligeiramente fumê. Fica na minha copa. Achei sua montagem muito bonita e bem harmoniosa.

Em relação às plantas, como vcs evitam caramujos? Já tive infestação de caramujos de dois tipos em um dos meus aquários... pensa num trabalhão e a perda de metade das espécies de planta que eu tinha.

um amigo meu colocou um pepino amarrado numa linha, os caramujos infestavam o pepino e ele ia retirando do aquário.

pelo que pesquisei muitas vezes esses caramujos vem em ovos nas plantas.

Samaritano

Bam-bam-bam
Reações
2.845
Pontos
283
Já fui aquarista uns 20 anos atrás. Já tive até tanque marinho. Hoje não tenho nem Beta na beteira. Tenho vontade de montar um aquário simples para ensinar meu guri.

Takuma_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
13.172
Pontos
503
Já tive um beta desse em um aquário comunitário de 250lts.

É um dos peixes mais inteligentes.

em quase dois meses, ele já me reconhece, eu coloco parte da mão na água e ele "entra" entre meus dedos de boas.
sabe o horário das alimentações, fica alvoroçado próximo da superfície e exibindo as barbatanas.

é bem legal mesmo, não imaginaria esse nível de interação, se depender de mim vai viver vários anos em casa.

Sr Estroncio

Bam-bam-bam
Reações
329
Pontos
238
Sim, os betas interagem bastante de fato. Sempre tive desses betas de cor vinho. Acho bonito demais. Hoje tenho um beta todo azul com tons esverdeados escuros. Procuro comprá-los bem novinhos mas comigo vivem durante uns quatro anos.

Estou em processo de troca de um dos aquários. Minha vizinha queria meu trigogaster mix e eu dei para ela com móvel e acessórios. Estou montando um no formato "display". Alto, largo e relativamente fino. Este aquário receberá um beta.

Parabéns pelo seu aquário e felicidades com o novo morador!

Takuma_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
13.172
Pontos
503
Sim, os betas interagem bastante de fato. Sempre tive desses betas de cor vinho. Acho bonito demais. Hoje tenho um beta todo azul com tons esverdeados escuros. Procuro comprá-los bem novinhos mas comigo vivem durante uns quatro anos.

Estou em processo de troca de um dos aquários. Minha vizinha queria meu trigogaster mix e eu dei para ela com móvel e acessórios. Estou montando um no formato "display". Alto, largo e relativamente fino. Este aquário receberá um beta.

Parabéns pelo seu aquário e felicidades com o novo morador!

eu to pensando em comprar um pequeno, de uns dez litros, colocar uns camarões e deixar no escritório, ao lado do PC de trabalho.

é deveras relaxante ficar olhando ele.

bom, provavelmente vou por outro betta, hahaha

Topo Fundo