O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[AQUARIOFILIA] - Ajuda com peixes para aquário de 200Lts

Leo Skorpio

Veterano
Mensagens
365
Reações
951
Pontos
118
Bom dia, amigos do fórum. Tenho um aquário de 200 litros faz uns anos e atualmente a fauna dele consiste em:

- 1 Labeo frenatus
- 1 Comedor de algas chinês
- 3 Cobras Kuhlis
- 2 paulistinhas

Como podem notar, é uma fauna bem pequena pra um aquário relativamente grande, especialmente no que diz respeito a peixes de superfície e meio do aquário.
Queria colocar uns peixes que ocupem essas áreas, por isso gostaria de sugestões de espécies que possam conviver bem com a fauna atual (especialmente com o Labeo que é o único das espécies atuais que tem um certo, digamos, temperamento. Hehehe).

Desde já agradeço a ajuda.

Ps.: O Ph do meu aquário costuma ser alcalino, na faixa dos 7,4 a 7,6.
 

Leo Skorpio

Veterano
Mensagens
365
Reações
951
Pontos
118
Quero peixes de cardumes homogêneos, preferencialmente. Mas aceito sugestões de peixes de porte um pouco maior também. Qualquer ideia será bem vinda.
 

Insônia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.785
Reações
16.102
Pontos
994
Vixi... faz anos que abandonei esse hobby.

Eu tentaria aumentar o número de paulistinhas, são peixes rápidos e muito resistentes, apenas 2 em um aquário desses é pouca coisa.

Outra dica seria o neon cardinal, peixe pequeno e lindo além de ser bem tranquilo de colocar em aquário com outras espécies.
 

Leo Skorpio

Veterano
Mensagens
365
Reações
951
Pontos
118
Então, eu tive uns 8 paulistinhas por uns bons anos, só restaram estes dois. Porém não quero mais colocar a espécie. Talvez os transfira, inclusive, para o aquário de 80 litros que tenho.
Queria outras espécies, de preferência que se destaquem mais no aquário.

Gostei da ideia do cardinal. Ele é daqueles cujo cardume nada sempre juntos e pra mesma direção? Ou é daqueles cardumes mais desorganizados?
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.867
Reações
50.973
Pontos
1.003
Não manjo de porra nenhuma de ph, mas eu sempre coloquei Néon nos meus aquarios
Vc tem que comprar em grupo, de preferência par pra ficar mais legal na agua. Vc acha bem baratinho
Eles ficam rodando pelo aquario, mas quase sempre em grupo, ai eles meio que preenchem espaços msm
 

Insônia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.785
Reações
16.102
Pontos
994
Então, eu tive uns 8 paulistinhas por uns bons anos, só restaram estes dois. Porém não quero mais colocar a espécie. Talvez os transfira, inclusive, para o aquário de 80 litros que tenho.
Queria outras espécies, de preferência que se destaquem mais no aquário.

Gostei da ideia do cardinal. Ele é daqueles cujo cardume nada sempre juntos e pra mesma direção? Ou é daqueles cardumes mais desorganizados?

Costumam andar juntos, fica bonito no aquário. Eu também curtia criar peixes da bacia amazônica, acará-bandeira em especial. Só não comprava o acará-disco por causa do preço, mas é um dos peixes mais lindo de agua doce.

Molinesia também são bons de criar e se não me engano tem várias cores, só não lembro a questão do PH das espécies que citei pois não lembro mais esses detalhes. Aliás, recomendo um cascudo pro seu aquário, eles são ótimos pra fazer a limpeza dos vidros e pedras sem falar que não morrem nem com bomba atômica.
 


PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.867
Reações
50.973
Pontos
1.003
Alias NAO compre peixe gato de jeito nenhum, ele vira um serial killer
O que eu tive cresceu pra c***lho, passou a ficar sempre escondido no aquario e toda vez aparecia um peixe morto faltando um pedaço ou um peixe sumia
 

Urundeuva

Bam-bam-bam
Mensagens
1.904
Reações
3.364
Pontos
303
Nas lojas especializadas se o cara for bom ele vai indicar as espécies que vc procura. Eu so criava Guppies (Lebiste), e no meu aquário normal eu colocava japones, peixe espada, carpas pequenas, cascudo, so peixe baratinho.
Tinha o beijador que era um terror, mordia e "corria" atras dos outros peixes.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.740
Reações
14.427
Pontos
503
Eu acho tão feio esse termo aquariofilia para quem curte aquarismo, parece um lance de maníacos sexuais por peixes... :klol

Mas falando sério, procure deixar o PH do seu aquário neutro, assim você pode ter mais variedade de peixes, tanto alcalinos quanto ácidos, esse lance de PH é complicado, pois as vezes a maioria dos seus peixes são alcalinos, mas tem certos peixes ácidos que você pode gostar e não pode ter por causa do PH, então é bom deixar neutro, pois você pode ter a maioria dos peixes desses dois PH.

Peixes legais que da para fazer cardumes são os Neon e os Mato Grosso, os Mato Grosso são da família dos lambaris, mas bem menores e não são predadores, vivem legal com outros peixes, já os Neon são bonitos demais ter em aquários, pena que esses dois peixes eu acho que são ácidos, mas acho que vivem bem em PH neutro. Procure ter peixes de fundo também, eu acho muito bons os Colidoras, eu tive alguns aqui e eles ajudam a limpar os aquários, também tive os Ramirezi, eles não são de fundo, mas acho legal ter eles também.

Uma pena que não tive paciência para manter um aquário, tem que ter tempo também, mas curto demais aquarismo.
 

Leo Skorpio

Veterano
Mensagens
365
Reações
951
Pontos
118
Eu tentei deixar neutro, mas nunca funcionou. Usei de tudo possível mas não consigo baixar mais do que 0,2 o Ph. Então acabei desistindo.
 

CrazyGuitar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.198
Reações
1.306
Pontos
604
seu PH esta quanto hoje?
Tente deixar 6.6, ai coloque uns 4 discos e uns 10 Neons cardinais, o meu está assim hoje.
Coloque tronco de aroreia para baixar o PH, mas cuide do tronco antes de colocar se n sua agua vai ficar cor de chá mate por um tempão.
o meu, tbm 200 litros:
10wim8l.jpg
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.361
Reações
46.962
Pontos
1.454
tubarões, não importa qual espécie, mas só de poder falar, "eu tenho um tubarão em casa" já vai valer a pena qualquer custo
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.740
Reações
14.427
Pontos
503
Os Acarás discos são muito legais, pena que eu não pude ter ele devido aos preços, aqui na minha cidade era 60 contos cada um, já os Acarás bandeiras eram bem mais baratos, achava até por 5, 10 reais dependendo da espécie...

Falando em tubarão, tem alguns para aquário, eu me lembro do Pangasius, esse é interessante ter também, só não sei como eles convivem com outros peixes... :klol
 

Toddy.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
239
Reações
778
Pontos
528
Os Acarás discos são muito legais, pena que eu não pude ter ele devido aos preços, aqui na minha cidade era 60 contos cada um, já os Acarás bandeiras eram bem mais baratos, achava até por 5, 10 reais dependendo da espécie...

Falando em tubarão, tem alguns para aquário, eu me lembro do Pangasius, esse é interessante ter também, só não sei como eles convivem com outros peixes... :klol

Eu nao recomendo de maneira alguma a manutencao de pangasius em aquarios com menos de 2 metros de comprimento e 70cm de largura, os pangas sao peixes bem ativos e sempre estao nadando, caso o tanque seja muito pequeno o peixe logo ira machucar a parte da frente da cabeca(fica em carne viva mesmo) o que acaba sendo uma porta para infeccoes, alem disso essa movimentacao do peixe ira stressar outros animais. Eu particularmente acho o pangasius hi-fin um peixe magnifico para se manter em aquario de jumbos, bem resistente, come de tudo e extremamente pacifico(nunca ouvi relatos de pangasius territoriais).

Eu tentei deixar neutro, mas nunca funcionou. Usei de tudo possível mas não consigo baixar mais do que 0,2 o Ph. Então acabei desistindo.

Poderia dar outras informacoes do seu tanque? como por exemplo dimencoes do tanque, tipo de filtragem(cannister, sump, midias filtradoras), tipo de iluminacao, temperatura media etc? Uma foto do tanque tambem ajudaria

No mais, eu estou um pouco tempo afastado do aquarismo de agua doce(meu ultimo tanque foi um reef a 2 anos atras e antes disso tive um aquario com botias palhacos e outros peixes asiaticos a uns 4 anos atras), mas os peixes que me vem na cabeca que combinariam com sua fauna e PH seriam alguns barbos como por exemplo o barbo sumatra(esse eh o satanas em forma de peixe, vai com certeza ficar enchendo o saco dos paulistinhas), barbo ouro, barbo vermelho e o barbo denisone(peixe muito bonito para se manter em cardume, mas 200 litros eh muito pequeno para formacao de um cardume). Outra opcao seriam trichogasters leeri e colisa azul, esses nao costumam formar cardumes mas sao bem pacificos.
 

WhiteHorseBR01

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
25.781
Reações
5.683
Pontos
1.449
tubarões, não importa qual espécie, mas só de poder falar, "eu tenho um tubarão em casa" já vai valer a pena qualquer custo
Ou piranhas, vai poder falar que tem várias piranhas em casa.

OBS: Só faça isso se não morar com sua família, se não vão zoar que a piranha é mãe ou irmã.

:coolface

Enviado de meu Mi Note 3 usando o Tapatalk
 

Cyber King

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.512
Reações
18.197
Pontos
1.199
Sempre tive aquário, inclusive tive um marinho por 2 anos com corais, "nemos" e tudo, porém peguei uma alga vermelha chata de tratar e desmontei.
Hoje novamente com água doce, porém montei um menor, desses curvados com móveis própios da boyu de 100 lts.
Tenho: 4 Kinguios (2 telescópio e 2 cabeça de leão)
4 acarás bandeiras
1 Balashark
5 neons
2 Cascudos

Pro aquário seu o PH até da pra colocar Kinguio, eles não mexem com ninguém, só não pode ter plantas.
Balashark também é tranquilo, os acarás são temperamentais.
 

Leo Skorpio

Veterano
Mensagens
365
Reações
951
Pontos
118
barbo sumatra(esse eh o satanas em forma de peixe, vai com certeza ficar enchendo o saco dos paulistinhas), barbo ouro, barbo vermelho e o barbo denisone(peixe muito bonito para se manter em cardume, mas 200 litros eh muito pequeno para formacao de um cardume). Outra opcao seriam trichogasters leeri e colisa azul, esses nao costumam formar cardumes mas sao bem pacificos.

Legal. Agradeço a ajuda. Vou dar uma pesquisada nas diferentes opções de Barbos.

Você acha que algum tipo de ciclídeo poderia ser colocado num aquário destes? De repente algum ciclídeo anão.
 

Toddy.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
239
Reações
778
Pontos
528
Legal. Agradeço a ajuda. Vou dar uma pesquisada nas diferentes opções de Barbos.

Você acha que algum tipo de ciclídeo poderia ser colocado num aquário destes? De repente algum ciclídeo anão.

ciclideos americanos(isso inclue quase todos os ciclideos anoes, acaras tambem) nao se dao bem em agua alcalina, eles geralmente ficam estressados, o que pode acarretar mais brigas por territorio e doencas; por outro lado, a maioria dos ciclideos africanos que vemos em lojas sao animais que vivem em agua alcalina e muitos deles ficam relativamente pequenos chegando no maximo em 10cm, unico problema aqui é que muitos peixes sao 100% vegetariano e nao conseguem digerir proteina animal, portanto é necessario dar uma racao destinada a ciclideos vegetarianos, alem disso eles sao bem territoriais.

Ciclideos que eu recomendo para seu aquario sao apenas dois(devem ter mais por ai, nao manjo muito de ciclideos): kribensi e mexirica. A mexirica vive em aguas bem alcalinas(quase igual ao do oceano), o kribensi eh relativamente terriorial(principalmente se formar casal) e aguenta qualquer PH.

Sempre tive aquário, inclusive tive um marinho por 2 anos com corais, "nemos" e tudo, porém peguei uma alga vermelha chata de tratar e desmontei.
Hoje novamente com água doce, porém montei um menor, desses curvados com móveis própios da boyu de 100 lts.
Tenho: 4 Kinguios (2 telescópio e 2 cabeça de leão)
4 acarás bandeiras
1 Balashark
5 neons
2 Cascudos

Pro aquário seu o PH até da pra colocar Kinguio, eles não mexem com ninguém, só não pode ter plantas.
Balashark também é tranquilo, os acarás são temperamentais.

Putz, ja tive alga vermelha no meu reef. Teve uma epoca que nao fiz manuntencao correta e tive pico de fosfato, silicato etc e apareceram varios pontos com alga vermelha, no comeco achei que era por causa de nitrito, nitrato e muita ilumincao, por isso demorei um bom tempo para limpar o reef. No final resolvi trocando a alimentacao,usando removedor de fosfato, melhorando a qualidade da minha agua de RO ,diminuindo o fotoperiodo e arranjei um scopas tang pra garantir que elas nao voltassem mais. Esse boyu eh daqueles que vem com sexto vidro atras com um sumpzinho? se for, tem espaco pra colocar um skimmer e voltar pro aquarismo de agua salgada :viraolho
 

Marcelodoom

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.079
Reações
7.239
Pontos
1.034
Eu tive um aquário de 80 litros por alguns anos. Ai desisti de cuidar.
Mas , meu sonho sempre foi ter um aquário "plantado"....aqueles que é cheio de plantas e no máximo, alguns peixinhos pequenos ....mas dá um trabalhão cuidar !!!!!
 

Cyber King

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.512
Reações
18.197
Pontos
1.199
ciclideos americanos(isso inclue quase todos os ciclideos anoes, acaras tambem) nao se dao bem em agua alcalina, eles geralmente ficam estressados, o que pode acarretar mais brigas por territorio e doencas; por outro lado, a maioria dos ciclideos africanos que vemos em lojas sao animais que vivem em agua alcalina e muitos deles ficam relativamente pequenos chegando no maximo em 10cm, unico problema aqui é que muitos peixes sao 100% vegetariano e nao conseguem digerir proteina animal, portanto é necessario dar uma racao destinada a ciclideos vegetarianos, alem disso eles sao bem territoriais.

Ciclideos que eu recomendo para seu aquario sao apenas dois(devem ter mais por ai, nao manjo muito de ciclideos): kribensi e mexirica. A mexirica vive em aguas bem alcalinas(quase igual ao do oceano), o kribensi eh relativamente terriorial(principalmente se formar casal) e aguenta qualquer PH.



Putz, ja tive alga vermelha no meu reef. Teve uma epoca que nao fiz manuntencao correta e tive pico de fosfato, silicato etc e apareceram varios pontos com alga vermelha, no comeco achei que era por causa de nitrito, nitrato e muita ilumincao, por isso demorei um bom tempo para limpar o reef. No final resolvi trocando a alimentacao,usando removedor de fosfato, melhorando a qualidade da minha agua de RO ,diminuindo o fotoperiodo e arranjei um scopas tang pra garantir que elas nao voltassem mais. Esse boyu eh daqueles que vem com sexto vidro atras com um sumpzinho? se for, tem espaco pra colocar um skimmer e voltar pro aquarismo de agua salgada :viraolho
Saudades do meu marinho, as visitas iam em casa e ele era atração. Tinha 2 ocellaris black e 2 "laranja", 1 Yelow Tang e corais os mais básicos mesmo (tinha bastante cloves), é outro nível realmente.

Toquei 2 anos tranquilo, fazia a água com um Deionizador caseiro comprado no ML mesmo, usava o sal RED SEA, usava refratômetro, eu adorava as manutenções, era um Hobby preparar a água.
Mas quando veio as algas vermelhas, perdi estabilidade, limpava o aquario, depois de 2 dias ja estavam novamente. Usei um produto que esqueci o nome, tentei mexer temperatura, iluminação, nada.

Perdi uns corais, ai vendi os peixes (cada ocellaris valia em média 400,00) e desmontei o aquario.
Fiquei 1 ano sem, ai resolvi montar um água doce mais tranquilo, esse não pega alga, não suja e a manutenção faço a cada 15 dias de boa.
Não consigo ficar sem aquario mais.
Mas nem se compara com o marinho em termos de beleza.
É esse modelo:
aquario-boyu-ea60e-aquaking_3.jpg
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.740
Reações
14.427
Pontos
503
Eu nao recomendo de maneira alguma a manutencao de pangasius em aquarios com menos de 2 metros de comprimento e 70cm de largura, os pangas sao peixes bem ativos e sempre estao nadando, caso o tanque seja muito pequeno o peixe logo ira machucar a parte da frente da cabeca(fica em carne viva mesmo) o que acaba sendo uma porta para infeccoes, alem disso essa movimentacao do peixe ira stressar outros animais. Eu particularmente acho o pangasius hi-fin um peixe magnifico para se manter em aquario de jumbos, bem resistente, come de tudo e extremamente pacifico(nunca ouvi relatos de pangasius territoriais).
Não sabia disso, nunca tive peixes grandes.

Fazia uns 2 anos que eu não via falar em ciclideos, nós tivemos alguns aqui em casa, a maioria foram tilápias, tivemos essas comuns mesmo de açude, mas o primeiro peixe que tivemos foi uma tilápia rosada, esse bicho era um demônio, bagunceiro, vivia fazendo morros com as pedras, não parava nunca quieto, ai o namorado da minha irmã que era o dono do peixe negociou ele em uma loja... Mas lembrei agora que o Ramirezi que falei também era um ciclideo, era dos pequenos... :klol

Na verdade eu só tive peixes betas, tive alguns, pena que vivem poucos anos, o restante que teve aqui em casa era do namorado da minha irmã, o aquário dele devia ter uns 50 litros, era pequeno... É por isso que conheço um bocado de aquarismo, pois lia as revistas dele e aprendi bastante coisa, hoje não temos mais peixes.
 

Toddy.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
239
Reações
778
Pontos
528
Saudades do meu marinho, as visitas iam em casa e ele era atração. Tinha 2 ocellaris black e 2 "laranja", 1 Yelow Tang e corais os mais básicos mesmo (tinha bastante cloves), é outro nível realmente.

Toquei 2 anos tranquilo, fazia a água com um Deionizador caseiro comprado no ML mesmo, usava o sal RED SEA, usava refratômetro, eu adorava as manutenções, era um Hobby preparar a água.
Mas quando veio as algas vermelhas, perdi estabilidade, limpava o aquario, depois de 2 dias ja estavam novamente. Usei um produto que esqueci o nome, tentei mexer temperatura, iluminação, nada.

Perdi uns corais, ai vendi os peixes (cada ocellaris valia em média 400,00) e desmontei o aquario.
Fiquei 1 ano sem, ai resolvi montar um água doce mais tranquilo, esse não pega alga, não suja e a manutenção faço a cada 15 dias de boa.
Não consigo ficar sem aquario mais.
Mas nem se compara com o marinho em termos de beleza.
É esse modelo:
aquario-boyu-ea60e-aquaking_3.jpg

Putz, sei como eh. Eu mantive meu reef por 2 anos tambem, tive 1 blue tang, 1 yellow tang, 1 scopas, 4 ocellaris(um casal do normal e outro casal do black), 1 coral beuty e 3 firefish, alem dos corais(acroporas, montiporas e alguns outros LPS) e anemonas(uma carpet e uma rainbow). A manutencao era um desafio e uma das partes boas do hobby(ficar deitado observando o aquario por seculos tambem era uma maravilha), eu tambem usava o sal da red sea, mas por ter corais SPS eu pegava aquele do selo vermelho com mais minerais; eu pretendo voltar ao hobby, tenho um sonho de montar um cubo 80x80x80 full SPS, infelizmente na minha atual situacao nao tenho tempo e $$$ para investir nesse projeto. Realmente, agua doce da menos trabalho entretanto acho que um reef ainda eh mais bonito, acho que eu so montaria um aquario de agua doce voltado a jumbos ou entao aqueles plantados gigantes.
É complicado ter um polvo ? :klol



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

A principal razao pelo pessoal nao manter polvos em aquario eh por eles serem predadores, ninguem esta disposto a ter um prejuizo de 300 ou 400 reais por causa de um polvo, portanto geralmente a galera que tem os mantem dentro de um tanque grande junto com outros peixes grandes. Outra razao eh que eles sao mestre da fuga, para manter um polvo desse num aquario tem que ter uma vedacao muito boa na tampa, na saida e entrada de agua, por isso nao eh comum ver polvo em lojas de aquarismo, mas te garanto que se voce perguntar para o vendendor ele pode te encomendar um. Alimentacao eh simples, no comeco eles tem relutancea mas acabam aceitando crustaceos e peixe morto como alimento.
 

skydog

Bam-bam-bam
Mensagens
5.504
Reações
5.696
Pontos
353
Acho aquário foda bagarai!!!

Vcs podiam tirar umas fotos e postar!

Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.100
Reações
47.739
Pontos
2.009
Putz, sei como eh. Eu mantive meu reef por 2 anos tambem, tive 1 blue tang, 1 yellow tang, 1 scopas, 4 ocellaris(um casal do normal e outro casal do black), 1 coral beuty e 3 firefish, alem dos corais(acroporas, montiporas e alguns outros LPS) e anemonas(uma carpet e uma rainbow). A manutencao era um desafio e uma das partes boas do hobby(ficar deitado observando o aquario por seculos tambem era uma maravilha), eu tambem usava o sal da red sea, mas por ter corais SPS eu pegava aquele do selo vermelho com mais minerais; eu pretendo voltar ao hobby, tenho um sonho de montar um cubo 80x80x80 full SPS, infelizmente na minha atual situacao nao tenho tempo e $$$ para investir nesse projeto. Realmente, agua doce da menos trabalho entretanto acho que um reef ainda eh mais bonito, acho que eu so montaria um aquario de agua doce voltado a jumbos ou entao aqueles plantados gigantes.


A principal razao pelo pessoal nao manter polvos em aquario eh por eles serem predadores, ninguem esta disposto a ter um prejuizo de 300 ou 400 reais por causa de um polvo, portanto geralmente a galera que tem os mantem dentro de um tanque grande junto com outros peixes grandes. Outra razao eh que eles sao mestre da fuga, para manter um polvo desse num aquario tem que ter uma vedacao muito boa na tampa, na saida e entrada de agua, por isso nao eh comum ver polvo em lojas de aquarismo, mas te garanto que se voce perguntar para o vendendor ele pode te encomendar um. Alimentacao eh simples, no comeco eles tem relutancea mas acabam aceitando crustaceos e peixe morto como alimento.

Tem aqueles mini polvo ne ? 400 conto pra manter um polvo ?? To de cara!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Antonov

Bam-bam-bam
Mensagens
442
Reações
332
Pontos
248
Bateu a saudade do meu aquário que eu tive há uns 8 anos atrás, na época tinha:
2 acaras bandeiras.
1 peixe dourado japones(não sei o nome da especie)
10 paulistinhas.
2 cascudos.
Por fim ficaram os 2 cascudos ai eu passei eles para um aquário de 20l. 1 morreu o outro está aqui até hoje. O rapaz já deve ter uns fucking 10 anos de vida kkkkk

Entra no aquaonline, é um fórum só para aquarismo, lá o pessoal é mais especializado para te ajudar.
 

Leo Skorpio

Veterano
Mensagens
365
Reações
951
Pontos
118
O pessoal aqui já ajudou bastante. Tô pensando nos Barbos mesmo. Agora é só questão de escolher a melhor espécie.

Se não fosse pelos paulistinhas e o próprio Labeo, até colocaria kinguios no aquário. Gosto muito dos acarás bandeiras também, mas precisaria deixar o PH ácido e isso é praticamente impossível de conseguir lá em casa. Então acho que alguma espécie de Barbos é a melhor opção. Gostei também dos Mexericas e Ramirezis. Ainda vou considerar estas espécies também.

Meu aquário é de 200 litros, como citei. E as medidas são 100x50x40. O clássico retângulo.
 

Toddy.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
239
Reações
778
Pontos
528
Tem aqueles mini polvo ne ? 400 conto pra manter um polvo ?? To de cara!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

400 reais nao eh o valor para manter o polvo, mas sim o possivel valor do peixe que ele podera comer caso seja colocado em um tanque com fauna imcompativel com ele, acho que de alimentacao iria gastar uns 20 ou 30 reais por mes em camarao e sardinha congelada pra alimentar um mini polvo, alem claro dos custos que teria em manter o aquario. Peixes de agua salgada sao caros, principalmente por que a maioria das especies que os hobbistas conseguem manter em aquarios nao se reproduzem em cativeiro, portanto esses animais sao capturados em seu habitat natural e isso afeta bastante o preco, entretanto existem especies que felizmente sao ja se reproduzem em cativeiro e existem esforcos de cientistas e hobbystas para conseguirem a reproducao em cativeiro com outras especies.Para ter nocao dos precos, aqui vai alguns valores:
peixes palhacos em geral(existe mais de um especie e quase todas ja sao reproduzidas em cativeiro no brasil): de 40 a 800 reais dependendo do tamanho e especie
blue tang(a dory) : o preco em media eh 500-700 reais o pequeno e 900-2000 reais o grande
yellow tang: 300-500 reais dependendo do tamanho
nazo tang: de 200-1700 dependendo do tamanho.
powder blue tang: de 700-2000 dependendo do tamanho e se come racao.
sohal tang: 900 a 3 mil dependendo do tamanho e se come racao ou nao.
Inclusive, no mercado brasileiro tem peixe por ai custando mais de 5 mil reais, um exemplo eh o achilles tang(o mais barato que eu vi alguem vender foi 4 mil a vista no dinheiro) e o gem tang(deve estar custando uns 15 ou 20 mil reais hoje em dia). No mercado internacional os precos sao mais altos ainda, tem peixe que custa 30 mil dolares(da uma pesquisada por peppermint angel fish).

Acho aquário foda bagarai!!!

Vcs podiam tirar umas fotos e postar!

Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk

Vou ver se acho fotos do meu reef para postar aqui depois

O pessoal aqui já ajudou bastante. Tô pensando nos Barbos mesmo. Agora é só questão de escolher a melhor espécie.

Se não fosse pelos paulistinhas e o próprio Labeo, até colocaria kinguios no aquário. Gosto muito dos acarás bandeiras também, mas precisaria deixar o PH ácido e isso é praticamente impossível de conseguir lá em casa. Então acho que alguma espécie de Barbos é a melhor opção. Gostei também dos Mexericas e Ramirezis. Ainda vou considerar estas espécies também.

Meu aquário é de 200 litros, como citei. E as medidas são 100x50x40. O clássico retângulo.

Tenho duas teorias que podem explicar a agua alcalina:
1- o seu substrato esta tornando a agua alcalina(as pedras do fundo ou a areia).
2- a agua que voce ta usando pra TPA eh alcalina.

No mais, nao use aqueles corretores de PH para deixar a agua neutra, aquilo la eh veneno para o aquario.
 

da19x

Bam-bam-bam
Mensagens
4.390
Reações
14.089
Pontos
453
Não entendo nada de aquarismo, mas acho um hobby muito interessante.

Estavam comentando sobre o pH, então vai a pergunta. Por que não compram ácido clorídrico ou hidróxido de sódio/potássio para fazer o ajuste? Claro que é necessário tomar cuidado na manipulação pois são ácido/bases fortes, mas o resultado deverá melhor que o obtidos com produtos de composição obscura.
 
Ultima Edição:

Toddy.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
239
Reações
778
Pontos
528
Não entendo nada de aquarismo, mas acho um hobby muito interessante.

Estavam comentando sobre o pH, então vai a pergunta. Por que não compram ácido clorídrico ou hidróxido de sódio/potássio para fazer o ajuste? Claro que é necessário tomar cuidado na manipulação pois são ácido/bases fortes, mas o resultado deverá melhor que o obtidos com produtos de composição obscura.

Alguns reguladores de PH usam acido cloridrico em suas formula para diminuir o PH(algumas marcas que eu sei que usam: RED SEA e Alcoa), inclusive tem gente no hobby que utiliza acido cloridrico puro para abaixar PH de tanques ai. Em aquarios de agua salgada eh bem comum o uso de uma mistura chamada kalkwasser, essa mistura eh feita com hidroxido de sodio misturado com agua e serve para manter uma reserva alcalina no reef assim como adicionar calcio no sistema(corais precisam de calcio para crescer), alem de tambem aumentar o Ph dentro do sistema; para quem ta comecando agora no hobby fazer kalkwasser eh uma alternativa muito boa a suplementos que estao ai no mercado que visam crescimento dos corais, entretanto o uso tambem pode trazer problemas como por exemplo a rapida mudanca de Ph que a mistura pode trazer caso seja feita de forma errada, o que pode acarretar morte da fauna do reef.Quanto ao hidroxido de potassio eu nao sei, mas acredito que no sal que utilizamos para fazer a agua salgada deva ter cloreto de potassio ou algo do genero para adicionar potassio ao sistema.
 

da19x

Bam-bam-bam
Mensagens
4.390
Reações
14.089
Pontos
453
Alguns reguladores de PH usam acido cloridrico em suas formula para diminuir o PH(algumas marcas que eu sei que usam: RED SEA e Alcoa), inclusive tem gente no hobby que utiliza acido cloridrico puro para abaixar PH de tanques ai. Em aquarios de agua salgada eh bem comum o uso de uma mistura chamada kalkwasser, essa mistura eh feita com hidroxido de sodio misturado com agua e serve para manter uma reserva alcalina no reef assim como adicionar calcio no sistema(corais precisam de calcio para crescer), alem de tambem aumentar o Ph dentro do sistema; para quem ta comecando agora no hobby fazer kalkwasser eh uma alternativa muito boa a suplementos que estao ai no mercado que visam crescimento dos corais, entretanto o uso tambem pode trazer problemas como por exemplo a rapida mudanca de Ph que a mistura pode trazer caso seja feita de forma errada, o que pode acarretar morte da fauna do reef.Quanto ao hidroxido de potassio eu nao sei, mas acredito que no sal que utilizamos para fazer a agua salgada deva ter cloreto de potassio ou algo do genero para adicionar potassio ao sistema.

Obrigado pela resposta. Achei que tivesse alguma particularidade

Quando se usa esses ácidos/bases fortes, o ideal é preparar soluções com baixa concentração dos mesmos (0,1 molar ou 1 molar, basicamente a concentração da substância por litro de solução), para se evitar a variação rápida do pH. Não é tão user friendly a princípio mas são soluções baratas.

Sobre os nutrientes, acredito que contribua com a composição sim. Afinal de contas, a ideia é ter um ambiente o mais próximo possível do natural, que possui esses sais em sua composição.
 
Topo Fundo