O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Aquela teoria dos investidores vendedores de cursos sobre "alugar casa é melhor do que comprar" Não se mostrou real na prática? Vamos aos números.

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Opa, compartilhar essa minha alegria...

Visualizar anexo 131351

Usei um pouco mais do FGTS pra amortizar o empréstimo.

Se alguém aí acha que alugar é melhor que comprar, no meu caso, jamais daria certo. Tá aí a prova. Parcelinha ridícula de baixa.
Obviamente suei muito pra chegar nesse ponto, mas venci e tenho orgulho pra caralhoooo dessa conquista!!!!
:rox
Como eu disse, para quem tem subsídio do governo fica vantajoso mesmo.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Como eu disse, para quem tem subsídio do governo fica vantajoso mesmo.
Subsídio não conta né.
Isso é só uma desculpa.
Quem quer, batalha e faz acontecer, e vence o desafio, sendo ele pequeno, médio ou grande.
Ficar olhando o tempo passar e não se mexer, definitivamente não trás nada mesmo.
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.594
Reações
10.562
Pontos
1.389
Isso é só uma desculpa.
Quem quer, batalha e faz acontecer, e vence o desafio, sendo ele pequeno, médio ou grande.
Ficar olhando o tempo passar e não se mexer, definitivamente não trás nada mesmo.

Como funciona esse subsidio ? Qualquer pessoa pode ter ou tem uma faixa especifica do valor do imovel e renda da pessoa ?
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Como funciona esse subsidio ? Qualquer pessoa pode ter ou tem uma faixa especifica do valor do imovel e renda da pessoa ?
Brother, foi pelo Minha Casa Minha Vida.
Comprei em 2011. Lá na época os "descontos" e taxas na compra do imóvel variavam de acordo com sua renda.

Mas o ponto é: muita gente pode sempre criar desculpa pra muita coisa.
Eu na época assinei o contrato dando uma entrada de R$ 1000 e rebolei pra conseguir o restante. Meu salário era 2200 na época.

Hoje sinceramente não sei como estão as regras. Acho que dá pra utilizar o site da Caixa pra simulações. Ou procurar corretoras populares - que normalmente oferecem financiamento justamente mirando a baixa renda.
 


Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Isso é só uma desculpa.
Quem quer, batalha e faz acontecer, e vence o desafio, sendo ele pequeno, médio ou grande.
Ficar olhando o tempo passar e não se mexer, definitivamente não trás nada mesmo.
Não entendi nada... Discordou do subsídio?
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Brother, foi pelo Minha Casa Minha Vida.
Comprei em 2011. Lá na época os "descontos" e taxas na compra do imóvel variavam de acordo com sua renda.

Mas o ponto é: muita gente pode sempre criar desculpa pra muita coisa.
Eu na época assinei o contrato dando uma entrada de R$ 1000 e rebolei pra conseguir o restante. Meu salário era 2200 na época.

Hoje sinceramente não sei como estão as regras. Acho que dá pra utilizar o site da Caixa pra simulações. Ou procurar corretoras populares - que normalmente oferecem financiamento justamente mirando a baixa renda.
Não é desculpa não mano, é fato, eu graças a Deus não preciso de subsídio, nem poderia ter, agora, eu só disse que não conta pois não é uma taxa real para se comparar com o assunto do tópico.
Nada contra quem usa subsídio, tá jogando o jogo, mas por favor, eu acho um pouco sacanagem, por que o cara que ganha um pouco a mais não consegue subsídio, aí esse tem que pagar um financiamento que sempre é menos vantajoso que o aluguel, no final sobra menos dinheiro pro cara que se esforçou mais... Alguém tem que pagar essa conta do governo.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Mano, qualquer um sabe que o governo subsidia os imóveis de baixa renda, essa prestação não paga nem o juros de um financiamento.

Não vale para entrar na conta de cálculo financeiro que vale mais a pena, pois o "governo" tá bancando boa parte do financiamento.

E daí que o governo banca?

Se a pessoa é elegível essa é uma opção que ela pode e DEVE considerar. Aliás é feito justamente para ser a melhor opção para essas pessoas.

Errado é ter preconceito e fechar os olhos para opções válidas só porque contraria seus argumentos.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Não é desculpa não mano, é fato, eu graças a Deus não preciso de subsídio, nem poderia ter, agora, eu só disse que não conta pois não é uma taxa real para se comparar com o assunto do tópico.
Nada contra quem usa subsídio, tá jogando o jogo, mas por favor, eu acho um pouco sacanagem, por que o cara que ganha um pouco a mais não consegue subsídio, aí esse tem que pagar um financiamento que sempre é menos vantajoso que o aluguel, no final sobra menos dinheiro pro cara que se esforçou mais... Alguém tem que pagar essa conta do governo.
Se você precisa ou não isso não reduz minha conquista.
Se não existisse o programa, teoricamente os preços não explodiriam (como explodiram).
Ou seja, eu e muitos conseguiram apesar do governo se meter.

Ex conhecido comprou o mesmo tipo de ap que eu dois anos antes do minha casa minha vida por 40k a menos que eu.
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
E daí que o governo banca?

Se a pessoa é elegível essa é uma opção que ela pode e DEVE considerar. Aliás é feito justamente para ser a melhor opção para essas pessoas.

Errado é ter preconceito e fechar os olhos para opções válidas só porque contraria seus argumentos.
Cara, acho que vc não tá entendendo, ou não tá querendo entender, tá meio que querendo lacrar parece, mas o assunto aqui é no lado de investimento, em condições normais, agora, claro que se você ganha ajuda de alguma forma o cálculo perde todo sentido.
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Se você precisa ou não isso não reduz minha conquista.
Se não existisse o programa, teoricamente os preços não explodiriam (como explodiram).
Ou seja, eu e muitos conseguiram apesar do governo se meter.

Ex conhecido comprou o mesmo tipo de ap que eu dois anos antes do minha casa minha vida por 40k a menos que eu.
Parabéns mano, mas esse apesar do governo é forçado hein, tá recebendo um subsídio monstro, que alguém tá pagando, e ainda fala apesar de... Deveria ser mais agradecido. Um grande problema do Brasil é esse, as pessoas acham que o governo é obrigado a dar as coisas e que ninguém paga a conta. Mas como disse, não condeno quem usa, se tá dentro da legalidade. E como você disse, essa intervenção estatal causa distorções absurdas, e ae, quem não tá na faixa de subsídio e teve que encarar essa distorção de mercado de peito aberto que se foda né?
 

jajejijoju

Bam-bam-bam
Mensagens
1.775
Reações
4.581
Pontos
453
Minha casa TB é financiada, a prestação é bem menos que o aluguel na região e estou amortizando as prestações sempre que dar.

Pra mim as maiores exceções ao aluguel são esse seu caso, onde a prestação é menor que o aluguel, e quem é baixa renda e compra uma casinha ou apzinho no MCMV. O cara que é classe media baixa pra baixo não vai ficar investindo dinheiro e até melhor comprar pq ao menos quando ficar velho vai ter algum bem pra passar pros filhos caso contrário ia torrar toda a grana que ganhou na vida.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Cara, acho que vc não tá entendendo, ou não tá querendo entender, tá meio que querendo lacrar parece, mas o assunto aqui é no lado de investimento, em condições normais, agora, claro que se você ganha ajuda de alguma forma o cálculo perde todo sentido.
Brother, que "condições normais" são essas?

Cada um tem suas próprias condições. Não tem "condições normais". O sujeito que é elgível ao Minha Casa Minha Vida tem acesso as taxas do MCMV. Ponto. QUe cálculo é esse que foi "invalidado"?

Se o seu cálculo perde o sentido quando aplicado em condições do mundo real, então é o argumento que está furado.

Outra coisa: se eu tenho um financiamento pela Caixa, e faço todos os pagamentos em dia, não tem um puto de subsídio, existe uma TAXA DE JUROS que EU PAGO. Onde que foi subsidiado meu amigo, explique-me? Aparentemente eu não entendo de investimentos e preciso de você para me ensinar.

Por sinal eu mesmo já disse nesse mesmo tópico que o aluguel pode sim valer mais a pena para algumas pessoas. E eu mesmo considero vender meu apê e trocar pelo aluguel, caso as contas fechem.

Você já começou a inventar moda, falando em lacrar e "subsidios monstros". Já deu pra perceber que está confundindo tudo e misturando política sem nem entender a postagem alheia.
 
Ultima Edição:

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Se você precisa ou não isso não reduz minha conquista.
Se não existisse o programa, teoricamente os preços não explodiriam (como explodiram).
Ou seja, eu e muitos conseguiram apesar do governo se meter.

Ex conhecido comprou o mesmo tipo de ap que eu dois anos antes do minha casa minha vida por 40k a menos que eu.
Só me tira uma dúvida, por favor: essa taxa de juros baixa que você tem agora é devido a amortiação que você já fez ao longo do tempo, certo? Poderia dizer qual foi o juros nominal quando você contraiu a dívida?
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Parabéns mano, mas esse apesar do governo é forçado hein, tá recebendo um subsídio monstro, que alguém tá pagando, e ainda fala apesar de... Deveria ser mais agradecido. Um grande problema do Brasil é esse, as pessoas acham que o governo é obrigado a dar as coisas e que ninguém paga a conta. Mas como disse, não condeno quem usa, se tá dentro da legalidade. E como você disse, essa intervenção estatal causa distorções absurdas, e ae, quem não tá na faixa de subsídio e teve que encarar essa distorção de mercado de peito aberto que se foda né?
Não sou eu que estou dando xilique no tópico...

Estou apenas fazendo o contraponto entre quem paga aluguel e quem financia.

Você que tá aí passando vergonha.

Boa sorte.
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Não sou eu que estou dando xilique no tópico...

Estou apenas fazendo o contraponto entre quem paga aluguel e quem financia.

Você que tá aí passando vergonha.

Boa sorte.
Aham... Eu que tô passando vergonha...
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Só me tira uma dúvida, por favor: essa taxa de juros baixa que você tem agora é devido a amortiação que você já fez ao longo do tempo, certo? Poderia dizer qual foi o juros nominal quando você contraiu a dívida?
Brother, eu comprei esse ap com 21 anos.
Foi tipo: me dá o papel aí e assinei. :klol

Mas sim, o juros é esse mesmo desde o início.

Só que não foi só isso que paguei.
O AP foi 144. Financiei com a Caixa 95k. A diferença foi financiado direto com a construtora.
Eu não sei como estão as regras e taxas hoje em dia.

De toda forma, nunca (pra quem não precisa se mudar pela profissão) que o aluguel é melhor negócio do que ter seu canto.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Brother, eu comprei esse ap com 21 anos.
Foi tipo: me dá o papel aí e assinei. :klol

Mas sim, o juros é esse mesmo desde o início.

Só que não foi só isso que paguei.
O AP foi 144. Financiei com a Caixa 95k. A diferença foi financiado direto com a construtora.
Eu não sei como estão as regras e taxas hoje em dia.

De toda forma, nunca (pra quem não precisa se mudar pela profissão) que o aluguel é melhor negócio do que ter seu canto.

Só discordo da parte em negrito. Está generalizando uma situação, porque a mesma funcionou pra você. Como eu já disse, isso varia muito de pessoa em pessoa, estilo de vida, fontes de renda. Como já disseram, há pessoas que giram capital pra ganhar dinheiro com negócio próprio, e ficar com dinheiro preso em um imóvel pode ser desvantajoso. Ou simplesmente a pessoa tem um estilo de vida mais "nômade" por opção.

Só achei importante refutar a raivinha do colega "classe média sofre" que está se doendo pelo "subsídio monstro" que ele acha que você, e todos que financiam imóvel, gozam. Como se o governo tivesse dado a casa pra você com o dinheiro dele. A Caixa meramente financia os imóveis, assim como qualquer outro banco, e ainda COBRA JUROS. Logo, qualquer pessoa que pague toda a conta, não só não retirou um único centavo do governo (e por consequência, do contribuinte), como ainda contribuiu de volta por meio dos juros e taxas cobrados. Além do fato de que a mesma pessoa ainda paga todos os outros impostos, como qualquer outro.

Vai ver assim, desenhando, a pessoa entenda o papelão que está passando.
 

Xaropinho

Bam-bam-bam
Mensagens
1.997
Reações
5.605
Pontos
268
Parabéns mano, mas esse apesar do governo é forçado hein, tá recebendo um subsídio monstro, que alguém tá pagando, e ainda fala apesar de... Deveria ser mais agradecido. Um grande problema do Brasil é esse, as pessoas acham que o governo é obrigado a dar as coisas e que ninguém paga a conta. Mas como disse, não condeno quem usa, se tá dentro da legalidade. E como você disse, essa intervenção estatal causa distorções absurdas, e ae, quem não tá na faixa de subsídio e teve que encarar essa distorção de mercado de peito aberto que se foda né?
Ele não recebeu nada do governo, só paga menos juros que a maioria...
De onde você tirou que ele recebeu algo do governo? :kpensa
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.769
Reações
51.838
Pontos
1.564
Ele não recebeu nada do governo, só paga menos juros que a maioria...
De onde você tirou que ele recebeu algo do governo? :kpensa

Sem concordar ou discordar de ninguém: Esse subsidio, pelo que entendo, funciona com o governo usando dinheiro advindo de impostos para compensar a caixa por juros abaixo dos praticados pelo mercado, ou seja, é uma taxa artificial. Para isso, você tem que se encaixar em uma série de critérios técnicos e de renda.

Dessa forma, se considerarmos esse tipo de programa (que tem uma série de critérios para que se seja contemplado) a exceção, utilizar ele como prova de que vale financiar ao invés de alugar acaba sendo bem enviesada, já que se aplica a um caso bem específico.
 

Vorpax

Bam-bam-bam
Mensagens
650
Reações
1.966
Pontos
333
Vendo essa conversa do Minha Casa Minha Vida, fui ver as opções aqui no RJ. Achei no site da construtora Tenda umas opções até interessantes. Mas as construções são de boa qualidade? Ou seja, por ser mais barato por esse modelo, será que nego não faz tudo com material de baixa qualidade? Ou não é bem assim?
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.931
Pontos
1.659
Opa, compartilhar essa minha alegria...

Visualizar anexo 131351

Usei um pouco mais do FGTS pra amortizar o empréstimo.

Se alguém aí acha que alugar é melhor que comprar, no meu caso, jamais daria certo. Tá aí a prova. Parcelinha ridícula de baixa.
Obviamente suei muito pra chegar nesse ponto, mas venci e tenho orgulho pra caralhoooo dessa conquista!!!!
:rox

Parabéns! Um dia eu compro o meu também!

Como eu disse, para quem tem subsídio do governo fica vantajoso mesmo.

Neo-[AUTO-CENSURADO POR T0]is choram deitados enquanto nosso amigo @RoLukeSky desfruta dessa conquista graças a programas so[AUTO-CENSURADO POR T0]as :kbeca
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Sem concordar ou discordar de ninguém: Esse subsidio, pelo que entendo, funciona com o governo usando dinheiro advindo de impostos para compensar a caixa por juros abaixo dos praticados pelo mercado, ou seja, é uma taxa artificial. Para isso, você tem que se encaixar em uma série de critérios técnicos e de renda.

Dessa forma, se considerarmos esse tipo de programa (que tem uma série de critérios para que se seja contemplado) a exceção, utilizar ele como prova de que vale financiar ao invés de alugar acaba sendo bem enviesada, já que se aplica a um caso bem específico.

Um caso bem específico que representa 75% dos financiamentos de imóveis do Brasil?

Específico são os outros casos....
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.769
Reações
51.838
Pontos
1.564
Um caso bem específico que representa 75% dos financiamentos de imóveis do Brasil?

Específico são os outros casos....

Eu realmente não sabia que representava 75%, postei baseado completamente na minha impressão sobre o assunto. Minha mãe financiou uma casa há uns anos e eu lembro que ponderamos MCMV mas não tinha como entrar no páreo.

Dessa forma, meu post anterior perde o sentido de fato.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Parabéns! Um dia eu compro o meu também!



Neo-[AUTO-CENSURADO POR T0]is choram deitados enquanto nosso amigo @RoLukeSky desfruta dessa conquista graças a programas so[AUTO-CENSURADO POR T0]as :kbeca
Graças ao programa não.
Graças ao meu trabalho.
O programa ajudou por proporcionar taxas melhores. Porém, também criou uma demanda artificial, sem ter a oferta compatível. Ou seja, inflacionou os preços. Eu compraria com ou sem o programa.

De toda forma, tô cagando pra quem acha ruim.

Eu consegui! Eu tenho orgulho pra caralhoooo da minha conquista. E não é por ser a partir de um programa do governo que reduzo meu feito em um mm.
Eu venci na vida honestamente. Não passei ninguém pra trás. Não passei por cima de ninguém pra vencer.
Foi tudo com muito trabalho e dedicação.

Quem realmente quer mudar sua vida, vai, corre atrás e batalha. Não fica chorando pelos cantos.

Eu poderia muito bem ter torrado meu dinheiro e andar de Civic zero por aí. Foquei em ter meu canto. Tenho meu carro popular quitado, mais ap quase quitado. Isso não caiu do céu. Eu fui lá e trabalhei pra conseguir.
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Sem concordar ou discordar de ninguém: Esse subsidio, pelo que entendo, funciona com o governo usando dinheiro advindo de impostos para compensar a caixa por juros abaixo dos praticados pelo mercado, ou seja, é uma taxa artificial. Para isso, você tem que se encaixar em uma série de critérios técnicos e de renda.

Dessa forma, se considerarmos esse tipo de programa (que tem uma série de critérios para que se seja contemplado) a exceção, utilizar ele como prova de que vale financiar ao invés de alugar acaba sendo bem enviesada, já que se aplica a um caso bem específico.
Obrigado por explicar de forma melhor do que fui capaz...
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Graças ao programa não.
Graças ao meu trabalho.
O programa ajudou por proporcionar taxas melhores. Porém, também criou uma demanda artificial, sem ter a oferta compatível. Ou seja, inflacionou os preços. Eu compraria com ou sem o programa.

De toda forma, tô cagando pra quem acha ruim.

Eu consegui! Eu tenho orgulho pra caralhoooo da minha conquista. E não é por ser a partir de um programa do governo que reduzo meu feito em um mm.
Eu venci na vida honestamente. Não passei ninguém pra trás. Não passei por cima de ninguém pra vencer.
Foi tudo com muito trabalho e dedicação.

Quem realmente quer mudar sua vida, vai, corre atrás e batalha. Não fica chorando pelos cantos.

Eu poderia muito bem ter torrado meu dinheiro e andar de Civic zero por aí. Foquei em ter meu canto. Tenho meu carro popular quitado, mais ap quase quitado. Isso não caiu do céu. Eu fui lá e trabalhei pra conseguir.
Cara, eu não quis desmerecer você, não entendo por que ficou tão ofendido, não falei que fez errado, só postei um fato, que tem relevância com o assunto do tópico, mas acho que falta um pouco de realidade achar que esses financiamentos não são às custas de outros pagadores de impostos, tipo eu mesmo fiz faculdade pública, hoje acho que deveriam acabar. Não to falando que vc é o errado, mas sim essa política extremamente assistencialista do governo, mas no caso essa, de subsidio de imóveis, acho uma das mais nocivas, se o cara ganha 6k por mês não pode entrar no programa. Mas já expliquei demais, você já se ofendeu demais, já tentaram me ofender aí, cada um entenda a realidade como bem quiser, pra mim é claro que há ajuda estatal, vinda de outros pagadores de impostos, que subsidia esses financiamentos irreais, e não tem como levar esses casos em consideração para o cálculo.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Cara, eu não quis desmerecer você, não entendo por que ficou tão ofendido, não falei que fez errado, só postei um fato, que tem relevância com o assunto do tópico, mas acho que falta um pouco de realidade achar que esses financiamentos não são às custas de outros pagadores de impostos, tipo eu mesmo fiz faculdade pública, hoje acho que deveriam acabar. Não to falando que vc é o errado, mas sim essa política extremamente assistencialista do governo, mas no caso essa, de subsidio de imóveis, acho uma das mais nocivas, se o cara ganha 6k por mês não pode entrar no programa. Mas já expliquei demais, você já se ofendeu demais, já tentaram me ofender aí, cada um entenda a realidade como bem quiser, pra mim é claro que há ajuda estatal, vinda de outros pagadores de impostos, que subsidia esses financiamentos irreais, e não tem como levar esses casos em consideração para o cálculo.
Brodi. Eu tô cagando e andando pra o que você ou outro acha.
Minha conquista foi pelo meu esforço e luta.
Se você quer reduzir isso a um outro debate é problema seu.

O financiamento ser estatal ou não, não muda o fato de que eu e muitos outros conseguiram!

E meus posts são pra ilustrar a diferença entre viver de aluguel, e lutar por algo a mais pra sair dessa situação.

De toda forma, seu desvirtuamento não cabe aqui.

Se quiser abrir um tópico sobre seu tema, abra.
 
Topo Fundo