O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Aquela teoria dos investidores vendedores de cursos sobre "alugar casa é melhor do que comprar" Não se mostrou real na prática? Vamos aos números.

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.486
Reações
91.263
Pontos
1.503
Parabéns pela conquista @RoLukeSky
Ter um imóvel próprio quitado é meio caminho andado para ter muita paz de espírito, além de ser a maior conquista material que alguém pode conseguir e deixar de herança. Vou lutar para alcançar o meu também. :kjoinha
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Parabéns pela conquista @RoLukeSky
Ter um imóvel próprio quitado é meio caminho andado para ter muita paz de espírito, além de ser a maior conquista material que alguém pode conseguir e deixar de herança. Vou lutar para alcançar o meu também. :kjoinha
Obrigado brother.
Tenho certeza que com esforço e dedicação você chega lá.
Eu estudei em escola pública, depois passei na Etec (público também). Trabalhei e venci com muita dedicação!
Não foi fácil não.
E como demonstrado nas últimas postagens, tem muito espírito de porco por aí. Desse tipo de pessoa que é melhor ficar longe.
Foca em você e nos seus objetivos.
Olhe para o horizonte. A recompensa vem cedo ou tarde mas vem.
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.177
Reações
32.403
Pontos
503
Diz o ditado ''quem compra terra, não erra'', e no Brasil, isso é muito verdade.

E parabéns ao skywalker, pela compra, que possa ser benção também.

ITBI, IPTU e ISS a parte, claro, não tem muito o que fazer nesse país.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303

HUAHUAHUAHUAHAUHUAHAUHAUHAUHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA :kkk:kkk

ClearYearlyAmurstarfish-size_restricted.gif
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
images


Por isso Brasil não vai pra frente...
Lamentável a distorção na mente do Brasileiro...
Ainnn venci na vida.... Espírito de porco ... Hue Hue. Chega a ser engraçado.

AE outro me lança reclamando de impostos quando, sendo que o subsídio enorme é uma das maiores "esmolas" do governo.

Nada mais pra fazer aqui...
 


sega.saturn

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.775
Reações
4.314
Pontos
1.309
Comprar é sempre melhor.
Imagina que acontça um desastre ambiental proximo a sua residência:
  • Um avião cai na sua rua
  • O mar/rio provoca erosão no seu terreno ou proximo
  • Terrmotos e vulcoes
  • Barragem e represas que sedem
  • Mudança do eixo economico de região
  • Desabamento de morros
  • Violência

Tudo isso pode desvalorizar imensamente seu imovel sem contar que você pode até perder a vida.
Nesse caso a venda pode ser prejuizo isso se sobrar alguma coisa...
 

His_Dudeness

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.205
Reações
1.284
Pontos
609
Imagina que acontça um desastre ambiental proximo a sua residência:
  • Um avião cai na sua rua
  • O mar/rio provoca erosão no seu terreno ou proximo
  • Terrmotos e vulcoes
  • Barragem e represas que sedem
  • Mudança do eixo economico de região
  • Desabamento de morros
  • Violência
Tudo isso pode desvalorizar imensamente seu imovel sem contar que você pode até perder a vida.
Nesse caso a venda pode ser prejuizo isso se sobrar alguma coisa...
Pô, dos seus exemplos o único factível de acontecer é a violência. Só que pra fugir da violência, só mudando de país. Portanto, não dá pra levar em consideração esses argumentos.
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
Imagina que acontça um desastre ambiental proximo a sua residência:
  • Um avião cai na sua rua
  • O mar/rio provoca erosão no seu terreno ou proximo
  • Terrmotos e vulcoes
  • Barragem e represas que sedem
  • Mudança do eixo economico de região
  • Desabamento de morros
  • Violência
Tudo isso pode desvalorizar imensamente seu imovel sem contar que você pode até perder a vida.
Nesse caso a venda pode ser prejuizo isso se sobrar alguma coisa...
Por isso que a gente encontra duas pessoas com habilidades e empregos similares e uma tem imóvel e a outra não.

O medo atrasa a vida do homem.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.613
Reações
33.077
Pontos
1.048
@RoLukeSky
Parabéns pela conquista. Você fez o certo, se o a regra do jogo permite você ter um subsídio do governo, tem que usar mesmo, pois você não está fazendo nada de errado ou imoral, pelo contrário, você está pegando de volta um pouquinho do montante que o governo roubou de você durante toda sua vida. Belo e moral.

Desejo de coração que você ainda tenha mais duas conquistas que está diretamente atrelado a esta: que você consiga quitá-lo o mais rápido possível e que seu imóvel se valorize com o tempo o máximo que for possível. Sucesso na sua vida!!! :kjoinha
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
@RoLukeSky
Parabéns pela conquista. Você fez o certo, se o a regra do jogo permite você ter um subsídio do governo, tem que usar mesmo, pois você não está fazendo nada de errado ou imoral, pelo contrário, você está pegando de volta um pouquinho do montante que o governo roubou de você durante toda sua vida. Belo e moral.

Desejo de coração que você ainda tenha mais duas conquistas que está diretamente atrelado a esta: que você consiga quitá-lo o mais rápido possível e que seu imóvel se valorize com o tempo o máximo que for possível. Sucesso na sua vida!!! :kjoinha
Obrigado brother.
Sucesso para você e seus próximos também.

Ano passado eu fui mandado embora de onde trabalhava por 12 anos.
Com a grana da rescisão poderia ter quitado e sobraria. Mas, como consegui o atual emprego rápido (11 dias), peguei a grana e investi em tesouro, ações e fii. Fiz isso porque percebi que pela parcela baixa, e juros baixo do financiamento, pra mim não compensaria quitar naquele momento. Em paralelo usei o FGTS do trabalho atual pra amortizar.
Resultado: parcela a menos de 200 reais, e isso tem um fator psicológico muito forte. É plenamente pagável mesmo se eu me der mal em vários sentidos. Além disso, meus investimentos estão lá crescendo...

Minha contribuição postando aqui foi nesse sentido: o crescimento pessoal demora, e vem com esforço. Investimento acho que é mais negócio em tesouro, fii e principalmente ações (no Brasil e no exterior).
 

pescadorparrudo

Lenda da internet
Mensagens
17.960
Reações
30.905
Pontos
1.654
engraçado é o @Jogadô reclamando de "subsídio" do governo sendo que é funcionário público da polícia federal.

herp derp

mano, minha casa minha vida existe justamente pra pessoas de renda menor. Não é como se elas estivessem desfrutando de uma baita vantagem que dá a elas uma ultra capacidade no mercado imobiliário.
 
Ultima Edição:

Xaropinho

Bam-bam-bam
Mensagens
1.997
Reações
5.607
Pontos
268
engraçado é o @Jogadô reclamando de "subsídio" do governo sendo que é funcionário público da polícia federal.
:kkk:kkk:kkk:kkk:kkk
Reclama do cara recebendo benesses do governo e tá lá mamando a tetinha caladinho
HUE nível master :klolwtf

Famoso cidadão de bem, adora falar mal, mais na vez dele não deixa passar uma oportunidade.
 

sega.saturn

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.775
Reações
4.314
Pontos
1.309
Pô, dos seus exemplos o único factível de acontecer é a violência. Só que pra fugir da violência, só mudando de país. Portanto, não dá pra levar em consideração esses argumentos.
Sei, voce parece uma daquelas pessoas que glamurisa o exterior, tudo lá é melhor para você não é. Traidor da pátria amada!
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
engraçado é o @Jogadô reclamando de "subsídio" do governo sendo que é funcionário público da polícia federal.

herp derp

mano, minha casa minha vida existe justamente pra pessoas de renda menor. Não é como se elas estivessem desfrutando de uma baita vantagem que dá a elas uma ultra capacidade no mercado imobiliário.
Não sei se leu correto, eu estava falando que não tinha validade para argumentar contra o tema do tópico nesse caso, não falei se concordo ou não, só falei que a pessoa tem que reconhecer que está recebendo sim um benefício, que parece não ser o caso em questão, já que até reclamaram de pagar impostos. Segundo, eu não ganho nada do governo, eu trabalho e recebo por isso, assim como todo trabalhador, eu trabalho para o governo, inclusive passei por um processo seletivo extremamente rigoroso.

:kkk:kkk:kkk:kkk:kkk
Reclama do cara recebendo benesses do governo e tá lá mamando a tetinha caladinho
HUE nível master :klolwtf

Famoso cidadão de bem, adora falar mal, mais na vez dele não deixa passar uma oportunidade.
Lava essa boca pra falar merdas eu já respondi anteriormente, eu não mano em teta alguma, trabalho e trabalho bastante, passei num processo rigoroso, trabalho em investigações que trazem retorno pra sociedade.
 

Xaropinho

Bam-bam-bam
Mensagens
1.997
Reações
5.607
Pontos
268
Não sei se leu correto, eu estava falando que não tinha validade para argumentar contra o tema do tópico nesse caso, não falei se concordo ou não, só falei que a pessoa tem que reconhecer que está recebendo sim um benefício, que parece não ser o caso em questão, já que até reclamaram de pagar impostos. Segundo, eu não ganho nada do governo, eu trabalho e recebo por isso, assim como todo trabalhador, eu trabalho para o governo, inclusive passei por um processo seletivo extremamente rigoroso.


Lava essa boca pra falar merdas eu já respondi anteriormente, eu não mano em teta alguma, trabalho e trabalho bastante, passei num processo rigoroso, trabalho em investigações que trazem retorno pra sociedade.

E daí que trazem retorno? Tu escolheu ser policial pelo dinheiro, dinheiro esse que vem do estado, o mesmo dinheiro que o rapaz usou para financiar sua casa.
E sim ele trabalha e trabalhou bastante para pagar a casa dele e também passou por um processo seletivo para ter seu crédito aprovado.
Ele não ganhou nada...

Sabe o que vejo agora, hipocrisia, hipocrisia da braba.

Enviado de meu Redmi Note 8T usando o Tapatalk
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
E daí que trazem retorno? Tu escolheu ser policial pelo dinheiro, dinheiro esse que vem do estado, o mesmo dinheiro que o rapaz usou para financiar sua casa.
E sim ele trabalha e trabalhou bastante para pagar a casa dele e também passou por um processo seletivo para ter seu crédito aprovado.
Ele não ganhou nada...

Sabe o que vejo agora, hipocrisia, hipocrisia da braba.

Enviado de meu Redmi Note 8T usando o Tapatalk
Hahahaha piada. Nem vou perder meu tempo.
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.892
Reações
27.919
Pontos
1.444
Não tem muito segredo não. Aluguel é uma condição temporária, os contratos vão até 30 meses e prorrogável. Se vc pretende morar num lugar por um tempo até se mudar (por conta de emprego, estratégia de mudança de localidade ou qualquer outra coisa), vc aluga.
Se vc quer colocar o burro na sombra, ficar no mesmo trampo, morar no mesmo lugar por anos a fio, vc deve comprar.
Aí se vai valer a pena ou não individualmente vai depender de quanto vc deu de entrada, quanto paga de financiamento, qual o valor do aluguel, dependendo do caso.
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.892
Reações
27.919
Pontos
1.444
Conclusão e palavras finais

É esse tipo de liberdade que me dá paz e tranquilidade. Essa liberdade de não estar preso a algo, mesmo sendo a sua tão sonhada e querida casa própria, não pode ser medida. É um conceito que pode ser extrapolado de diversas maneiras, inclusive pelo minimalismo.
Liberdade para morar onde quiser quando bater uma vontade de sentir novos ares.
Liberdade de entregar as chaves e sair pelo mundo, sem preocupações de ter deixado algo para trás.
Liberdade de livrar-se de problemas estruturais, vizinhos chatos, ruídos incômodos que não estavam lá quando você se mudou.
Liberdade de não ter a carga emocional de deixar para trás sua casa própria, que você não quer mais mas sacrificou-se tanto para conseguir.
Reconheço que essa forma de vida é compatível com pessoas que sabem cuidar bem da sua vida financeira. Prestações de casa própria podem ser a única forma de algumas pessoas pouparem algum dinheiro. Mas elas precisam estar cientes que perdem muito apostando nessa alternativa.

Será que não é mais interessante adquirir a sabedoria financeira e fazer as coisas do melhor jeito para elas? Conselho: comece fazendo um bom orçamento. Leia o essencial do orçamento e fluxo de caixa e baixe uma planilha para seu controle.

DISSERTEM TETAS
Olha o papo do cara num textão todo, e depois no fim entrega a real.
O cara quer sentir "novos ares", "quer sair pelo mundo", "quer se livrar de problemas"... Que ele vai ter no alugado ou no próprio de qualquer jeito... isso é a opinião pessoal do cara, se ele gosta, beleza. Eu não gosto de viajar. Já morei de aluguel e em casa própria. Prefiro a própria, nem vou argumentar... é emocional mesmo... é o meu barraco, eu me sinto bem estando nele. No alugado, não me sinto. Mas vai de cada um.
 

UmCaféPorFavor

Habitué da casa
Mensagens
101
Reações
381
Pontos
63
Olha o papo do cara num textão todo, e depois no fim entrega a real.
O cara quer sentir "novos ares", "quer sair pelo mundo", "quer se livrar de problemas"... Que ele vai ter no alugado ou no próprio de qualquer jeito... isso é a opinião pessoal do cara, se ele gosta, beleza. Eu não gosto de viajar. Já morei de aluguel e em casa própria. Prefiro a própria, nem vou argumentar... é emocional mesmo... é o meu barraco, eu me sinto bem estando nele. No alugado, não me sinto. Mas vai de cada um.
Por que voce nao gosta de viajar?

Antes da pandemia a minha "unica" diversão e prioridade (leia-se ralo de dinheiro) era viajar. Tô dando uma refletida esses tempos e cheguei a conclusão de eu mais passava perrengue do que me divertia. Ia só por ir. Só porque um determinado local era bonito nas fotos.
Em casa, eu tenho ficado bem mais calmo. Só que o "bichinho" da inquietação já tá incomodando...
 

Oliveira903

Bam-bam-bam
Mensagens
1.290
Reações
1.875
Pontos
203
Opa, compartilhar essa minha alegria...

Visualizar anexo 131351

Usei um pouco mais do FGTS pra amortizar o empréstimo.

Se alguém aí acha que alugar é melhor que comprar, no meu caso, jamais daria certo. Tá aí a prova. Parcelinha ridícula de baixa.
Obviamente suei muito pra chegar nesse ponto, mas venci e tenho orgulho pra caralhoooo dessa conquista!!!!
:rox

Tô nessa luta tbm. Comprei ano passado e moro nele desde novembro. Quero quitar em 4 anos. De dívida grande só tenho essa msm pq meu carro já é quitado e não tenho vontade de ficar trocando de carro todo ano.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Ultima Edição:

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.892
Reações
27.919
Pontos
1.444
Por que voce nao gosta de viajar?

Antes da pandemia a minha "unica" diversão e prioridade (leia-se ralo de dinheiro) era viajar. Tô dando uma refletida esses tempos e cheguei a conclusão de eu mais passava perrengue do que me divertia. Ia só por ir. Só porque um determinado local era bonito nas fotos.
Em casa, eu tenho ficado bem mais calmo. Só que o "bichinho" da inquietação já tá incomodando...
É pessoal né cara... eu não gosto mesmo, acho muito trampo. Se a pessoa curte, beleza. Acho que no seu caso talvez estivesse viajando além da medida, quando poderia moderar... economizar uma grana e curtir sua casa, mas viajar também às vezes.
Eu sou uma pessoa extremamente controladora do ambiente que estou, não chego a ser fresco pq não fico arrumando, mas eu gosto de ter o chuveirinho pra limpar o toba quando passo um barrão, quero meus games acessíveis, quero minha breja na geladeira e a carne pronta para o churras. Atualmente estou puto pq tem um conduíte quebrado que quero passar um cabo de rede, chamei um cara que está pra chegar e ver isso aí. Então há negativos, mas se eu tenho fome, tem rango na geladeira, se eu quiser fazer alguma coisa, tá tudo à mão.
Se eu estivesse viajando, é aquela coisa, faz mala, desfaz mala, roupa suja, tempo de espera até chegar, voo, aeroporto... comida vai uma put* grana, bebida tb... fora não ter algo que estou querendo... eu não gosto de surpresas, ou do inesperado. Aí qdo estou em algum lugar fico pensando, po isso aqui é legal, mas vai durar uns 3 dias e puff, já era, acabou. Eu não gosto dessa transição saca? Eu quero que o meu lugar seja o mais confortável possível, para que eu viva bem todo dia. Devo ser uma das poucas pessoas no mundo que se tivesse muita grana, ao invés de sair viajando o mundo, eu ia comprar um terreno bem legal, fazer uma casa do zero do meu jeito, me enfiar lá e f**a-se o que tá rolando lá fora, se eu tivesse piscina, churrasqueira, uns ambientes legais, fico lá numa boa, sem precisar de mais nada.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
45df64b4abebaa39ca33dc10d4bb98c6.jpg

Tô nessa luta tbm. Comprei ano passado e moro nele desde novembro. Quero quitar em 4 anos. De dívida grande só tenho essa msm pq meu carro já é quitado e não tenho vontade de ficar trocando de carro todo ano.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Meus parabéns brother! É isso aí.

(Nossa deu até um saudosismo agora. kkkk)

Financiamento é o meio que os menos afortunados tem pra conseguir seu cantinho.

Força aí que logo mais você reduz essa parcela e aí fica suave...
 

pescadorparrudo

Lenda da internet
Mensagens
17.960
Reações
30.905
Pontos
1.654
Não sei se leu correto, eu estava falando que não tinha validade para argumentar contra o tema do tópico nesse caso, não falei se concordo ou não, só falei que a pessoa tem que reconhecer que está recebendo sim um benefício, que parece não ser o caso em questão, já que até reclamaram de pagar impostos. Segundo, eu não ganho nada do governo, eu trabalho e recebo por isso, assim como todo trabalhador, eu trabalho para o governo, inclusive passei por um processo seletivo extremamente rigoroso.


Lava essa boca pra falar merdas eu já respondi anteriormente, eu não mano em teta alguma, trabalho e trabalho bastante, passei num processo rigoroso, trabalho em investigações que trazem retorno pra sociedade.

ué cara, e daí? o incrível benefício de ser pobre? porra, olha teu raciocínio.

Se for assim eu aponto o dedo pra funcionário público e digo que as conquistas dele valem menos porque ele tem seguridade do emprego.

AH, PRA VC NUM CONTA, PQ VC PODE FAZER PRESTASSAUM DE MIL ANOS E TÁ GARANTIDO TODO MÊIS

(meu pai e minha mãe são funcionários públicos. Vc acha que eu não valorizo as conquistas deles?)

meu ponto é: vc está falando bobagem. Melhor pedir umas desculpas por se expressar mal e pronto. Segue o fórum.
 

Oliveira903

Bam-bam-bam
Mensagens
1.290
Reações
1.875
Pontos
203
Meus parabéns brother! É isso aí.

(Nossa deu até um saudosismo agora. kkkk)

Financiamento é o meio que os menos afortunados tem pra conseguir seu cantinho.

Força aí que logo mais você reduz essa parcela e aí fica suave...

Eu sempre escolho redução do prazo ao invés da parcela. Acho mais vantajoso.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
Eu sempre escolho redução do prazo ao invés da parcela. Acho mais vantajoso.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Os dois são ótimos e são o pulo do gato para o financiamento imobiliário.

Ontopic: Fora as vantagens de comprar o imóvel aos 30 e não aos 40 anos, por exemplo. Nossa vida é finita e envelhecemos rapidamente. Embora na matemática seja melhor juntar e guardar e investir, comprar seu imóvel próprio 10 anos antes (exemplo), traz vantagens extraordinárias para algumas pessoas.
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.723
Reações
10.880
Pontos
1.479
Nem todo imóvel valoriza e pra sempre. De um ponto de vista financeiro, você opta pela atitude que maximiza a riqueza (alternativa ótima que te leva a ter o máximo de patrimônio possível ao final do período analisado). Essa decisão vai passar por aspectos como valorização do imóvel, juro pago, custo de oportunidade, disponibilidade do dinheiro etc. Cada caso é um caso, nenhum desses chavões vão se aplicar a todos.

Dito isso, além do aspecto extritamente financeiro, há também a questão do risco, talvez mais subjetivo. Você ter um imóvel seu, de preferência quitado, é um problema a menos na hora de uma crise. Isso não necessariamente é a alternativa que vai maximizar a riqueza, mas é compreensível que muitos optem pela alternativa que maximiza a segurança, e não a riqueza, que são coisas diferentes.
 

Oliveira903

Bam-bam-bam
Mensagens
1.290
Reações
1.875
Pontos
203
Meus parabéns brother! É isso aí.

(Nossa deu até um saudosismo agora. kkkk)

Financiamento é o meio que os menos afortunados tem pra conseguir seu cantinho.

Força aí que logo mais você reduz essa parcela e aí fica suave...

Nem te dei os parabéns, desculpa e obrigado! kkk
Vi q tu comprou em 2011...nessa época eu era muito burro, tinha 21 anos tbm e os aptos estavam muito baratos em relação a hj em dia, o valor quase q triplicou em 10 anos


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Nem te dei os parabéns, desculpa e obrigado! kkk
Vi q tu comprou em 2011...nessa época eu era muito burro, tinha 21 anos tbm e os aptos estavam muito baratos em relação a hj em dia, o valor quase q triplicou em 10 anos


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Nada brother. É a vida. Cada um faz a sua.

Eu sempre me vi muito mais "cabeça" pra certos assuntos. Minha casa própria era meu grande objetivo porque na minha mãe a rua é uma zona, e fica longe das regiões de trabalho de SP. Agora moro num ap onde a vizinhança é super tranquila, e estou perto do metrô. Que em SP me leva a qualquer lugar.
 

Mr Magoo

Supra-sumo
Mensagens
530
Reações
1.279
Pontos
183
Não li o tópico pq não tenho mais saco pra esse assunto
Já defendi bastante o aluguel, mas mudei o pensamento um pouco
Se vc realmente quer comprar, junta o maximo possível pra entrada, financia em 30 anos pras parcelas ficarem pequenas e bem FOLGADAS dentro do seu orçamento
E FOCA em quitar o mais rápido possível, amortizando e adiantando parcelas sempre , além de se livrar da divida mais rápido, diminui os juros
Tenta sempre q possível renegociar a taxa de juros e se precisar troca de banco financiador (agora é uma época boa pra isso).
O importante é planejamento, financiar em 30 anos, pagar mês a mês comprometendo uma parte muito grande da tua renda é muito arriscado

Acredito que pra um assalariado normal é muito mais fácil adquirir um imovel fazendo isso do que alugando e investindo a diferença, nem tanto teoricamente, mas na prática msmo.
 
Topo Fundo