O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Aquela teoria dos investidores vendedores de cursos sobre "alugar casa é melhor do que comprar" Não se mostrou real na prática? Vamos aos números.

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.931
Pontos
1.659
Eu entendo...é que o meu ponto é que você adapta o que se paga para morar, baseado em seu income. E não nos valores de aluguel. Mas aluguel sempre será 100% perdido. Parcela de financiamento não é 100% perdido. Isso eu discordo matematicamente de você. 20% é valor investido no imóvel, não é juros.

Sobre valer a pena: eu conheci um caso pratico que valia a pena. Eu tenho um colega que mora de aluguel. O cabra paga 6.000 reais de aluguel, e mora de aluguel. Veja que para pagar uma parcela dessas...ele tem um income muito bom. E a natureza do income dele explica: ele tem lojas que vendem veículos utilitários (caminhões basicamente). O argumento dele é o seguinte: se eu investir 1.000.000 em uma casa...deixo de investir 1.000.000 em veículos, os quais em cada venda eu ganho de 20% a 30%.

Nem o imóvel e nem investimento nenhum no mercado financeiro vai dar esse retorno pra ele em tão pouco tempo. As vezes dentro do próprio mês. Mas é o caso dele né...cada caso, um caso.

Vc não entendeu uma parte da matematica que eu expliquei ali. Quando vc diz que recupera 20% da parcela, vc tá comparando o preço do aluguel com A PARCELA TODA do financiamento. Eu to comparando o preço do aluguel SÓ COM O JUROS.
Então vou inverter a comparação que vc mesmo ta fazendo: Vamos considerar que a pessoa tem 1000 reais disponiveis por mes pra ou pagar um financiamento ou alugar e investir o resto. Se ela optar por pagar o financiamento, diagmos que 80% desse valor seja juros. Como voce disse, ela pode recuperar 20%, certo?
Agora, digamos que ela opte por usar 50% desses 1000 pra pagar um aluguel e invista ou poupe os outros 50%.
Pronto. Se no financiamento ela tem 20% investido, no aluguel ela tem 50%.
Claro, tem amortização e aluguel sobe, entao tem q calcular o juros medio (não o inicial) e achar um valor pra calcular a correção do aluguel. A conta não é simples, mas acho que deu pra vc entender que tem situações que alugar é vantagem agora.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.147
Reações
35.299
Pontos
1.053
outra ilusão ... o cara não quer pagar financiamento porque é caro, mas acredita que vai poupar a diferença pagando um aluguel menor.
a minoria da minoria vai fazer isso ... o normal vai ser gastar com a vida mesmo e poupar nem 10%.
financiamento é obrigatório, ou vc paga ou vc perde.
poupar é algo opcional, que não traz resultado imediato. mas gastar faz tão bem e vai sair um console novo esse ano ...

tem que considerar que o IGPM vai ser maior que o dissídio da categoria (no caso de celetista).
o IGPM de julho está em 7,31%, esse é o índice de reajuste do QuintoAndar.
a longo prazo, o aluguel vai aumentar numa taxa maior que a sua renda.

quanto maior o salário, geralmente maior o cargo, e menor a chance de promoção.
se for autonômo então, quantos realmente conseguem aumentar o lucro ano após ano?

e veja, se vc acha que está ganhando alugando, é porque, na maioria das vezes, o proprietário está ganhando mais ainda.
compro um imóvel financiado, alugo ele, e o aluguel amortiza boa parte do financiamento.
no final terei o imóvel quitado tendo pago bem menos e o inquilino ainda vai estar pagando aluguel.
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.620
Reações
133.528
Pontos
2.139
Se alugasse, pagaria mais que a parcela, relatam jovens que compraram imóveis
Luísa Laval, O Estado de S.Paulo

17 de julho de 2020 | 05h00

Com a queda das taxas de juros e do preço dos imóveis, realizar o sonho de comprar a casa própria pode estar mais próximo do que se pensava. Apesar das incertezas quanto ao futuro da economia, tem gente aproveitando o momento para adquirir apartamentos por condições mais atrativas.

Vinicius Moreira, 28 anos, trabalha com marketing digital e conseguiu mudar de emprego em março, pouco antes dos fortes impactos da pandemia. Já procurava imóveis há dois anos e encontrou um com o preço 10% menor na região do Jardim Botânico, em São Paulo.
“Eu procurava, mas deixava isso em segundo plano. Com o início da quarentena, o preço realmente reduziu e ficou mais fácil. A construtora fez um feirão em maio, quando aproveitei a oportunidade e comprei”, conta.
Ele conseguiu um financiamento na Caixa e já deu entrada no imóvel, que será entregue em um ano. “Entendi que era o momento. Se eu deixasse para depois, eu talvez priorizaria outra coisa. Eu já tinha um dinheiro guardado, e passei a receber um pouco mais com o novo emprego, então uni o útil ao agradável”, diz.
O arquiteto autônomo João Pedro Travagli, de 26 anos, também aproveitou o momento para adquirir um apartamento em Bauru. Ele conta que, durante a quarentena, teve o triplo de demanda de projetos de arquitetura e design, o que ajudou a conseguir dinheiro para a entrada do imóvel.
João acredita que valeu a pena comprar o apartamento, apesar das incertezas dos impactos da pandemia. “Antes, eu achava tudo muito caro, mesmo aqui no interior. É um apartamento pequeno, mas pelo menos posso começar a vida. Se eu fosse pagar aluguel, eu ia pagar mais caro do que eu pago na parcela do financiamento e o imóvel nem é meu”.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
No Brasil com queda nas taxas de juros fica em média 7% a.a.

Nos EUA o pessoal paga 4,5%.a.a e depois cai mais ainda e refinancia pegando 3%a.a.

É até covardia, nem dá pra comparar.
 

Povo da Areia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.596
Reações
6.274
Pontos
703
Isso é teoria para enganar otários.

Só funciona para quem tem ativos e consegue viver do ativo e ainda, no mínimo, consegue atualizar o ativo pela inflação.

Se você ganha pouco mensalmente, por exemplo, três mil reais, e precisa morar em algum lugar, você tem duas opções, pagar aluguel ou financiar algo que é praticamente o mesmo preço do aluguel, ou seja, pagar aluguel por 25 anos e não ter nenhum retorno desse valor, ou financiar algo por 25 anos e ser dono do imóvel depois de quitado.
 
Ultima Edição:

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.147
Reações
35.299
Pontos
1.053
No Brasil com queda nas taxas de juros fica em média 7% a.a.

Nos EUA o pessoal paga 4,5%.a.a e depois cai mais ainda e refinancia pegando 3%a.a.

É até covardia, nem dá pra comparar.

sem contar que apenas 37% dos imóveis americanos estão realmente quitados, os demais fazem hipoteca em cima de hipoteca e vão rolando.

https://therealdeal.com/national/2019/07/22/almost-40-of-homes-in-the-us-are-mortgage-free/

no Brasil, aparentemente, 68% dos imóveis já estão quitados (o que me surpreendeu, mas tb o IBGE considera barraco como imóvel próprio e esse não tem financiamento, só a taxa do traficante).

https://agenciabrasil.ebc.com.br/ec...s-mora-em-casa-e-e-dona-do-imovel-mostra-ibge
 


O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.566
Reações
78.602
Pontos
1.839
Vc não entendeu uma parte da matematica que eu expliquei ali. Quando vc diz que recupera 20% da parcela, vc tá comparando o preço do aluguel com A PARCELA TODA do financiamento. Eu to comparando o preço do aluguel SÓ COM O JUROS.
Então vou inverter a comparação que vc mesmo ta fazendo: Vamos considerar que a pessoa tem 1000 reais disponiveis por mes pra ou pagar um financiamento ou alugar e investir o resto. Se ela optar por pagar o financiamento, diagmos que 80% desse valor seja juros. Como voce disse, ela pode recuperar 20%, certo?
Agora, digamos que ela opte por usar 50% desses 1000 pra pagar um aluguel e invista ou poupe os outros 50%.
Pronto. Se no financiamento ela tem 20% investido, no aluguel ela tem 50%.
Claro, tem amortização e aluguel sobe, entao tem q calcular o juros medio (não o inicial) e achar um valor pra calcular a correção do aluguel. A conta não é simples, mas acho que deu pra vc entender que tem situações que alugar é vantagem agora.

Vai depender dos números né...o quanto ela espera ganhar, em quanto tempo ganhar...de novo entra o “depende”. É que quando vocês fazem esses cálculos esquecem que o imóvel valoriza...e é uma das melhores valorizações que existe no mercado a muitas décadas. Os 20% que não são juros...ano que vem pulou para 30% em valor de Cash do bem, e mudou de 20% para 22%, porque a representatividade dos juros é decrescente. Fora que...se o que você está guardando (dentro do seu exemplo) você usar para amortizar as parcelas do financiamento começando pela última...praticamente é juros zero.

Mas de boas irmão. Tá feliz? Tá levantando grana? Então fico feliz por você também.

O que importa é estar satisfeito.
 

Scorpion

Lenda da internet
Mensagens
13.497
Reações
12.711
Pontos
1.634
No meu caso, minha casa que valeria uns 200 mil, foi para uns 80-90 mil


Motivo? Barricadas!
 

Preg

Prodígio da preguiça
VIP
Mensagens
3.657
Reações
9.459
Pontos
653
Se vc tiver 400 mil vivo para comprar uma casa, será q não valeria a pena usar esse dinheiro pra investimento em vez de comprar uma casa?
Não valeria mais a pena a longo prazo?


Abçs.
 

SonOfJeffer

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
9.418
Reações
6.693
Pontos
1.449
Depende muito do que você quer da sua vida, da sua renda, se já decidiu onde vai morar, se quer trabalhar no exterior, se vai constituir família e se sim, como é a sua esposa(o) em relação a aluguel/financiamento. O bom do aluguel é que não há amarras. O bom da imóvel próprio é que um dia vai ser seu, nem que apenas seus filhos usufruam disso.

No fim você apenas deve ser perguntar: estou feliz com minha decisão?
 

Shiddo

Bam-bam-bam
Mensagens
158
Reações
301
Pontos
248
Se alugasse, pagaria mais que a parcela, relatam jovens que compraram imóveis

Ele conseguiu um financiamento na Caixa e já deu entrada no imóvel, que será entregue em um ano. “Entendi que era o momento. Se eu deixasse para depois, eu talvez priorizaria outra coisa. Eu já tinha um dinheiro guardado, e passei a receber um pouco mais com o novo emprego, então uni o útil ao agradável”, diz.


As pessoas nao entendem que essa comparação é inválida? Onde está o dinheiro que foi gasto na entrada na hipótese de permanecer de aluguel?

Por isso que é de conhecimento geral que o brasileiro tem ZERO educação financeira, olha o nivel da matéria na maior rede de jornalismo do brasil.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Acham mesmo que financiar é ruim?

Bom, quando financiei a minha casa, entrei com 10% somente de entrada.
O valor da parcela mensal, mesmo em 30 anos, era o mesmo que me custaria o preço do aluguel mensal de uma casa semelhante.

A diferença maior é que aluguel é reajustado pelo ipca anualmente, e parcela de pagamento vai reduzindo devagar conforme vai passando.

Pagar financiamento é uma m. Mas pagar aluguel é uma m muito maior. Financiamento se recupera parte do investido depois. Aluguel não se recupera nunca.

Enviado de meu SM-A705MN usando o Tapatalk
Eu tô com você.

Comprei apzim 2 quartos MRV-da-vida em 2011 por 144K, SP-Capital, região ok na minha opinião (há 1,5km do metrô).

Comecei com 800-e-alguma-coisa no financiamento da Caixa.
Hoje pago: R$ 216,80.

E faltam R$ 26.000,98 (que pretendo quitar até o ano que vem).

Aos 31 anos terei ap quitado e carro popular quitado.

Tinha um brodi que falava esse papo de aluguel é melhor que financiar. Não deu dois anos ele comprou o ap dele financiado tambem.

Aluguel vale para perfis específicos. Cara que tem raiz, não se locomove loucamente, a melhor coisa é um financiamento de apzim e boa.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.147
Reações
35.299
Pontos
1.053
Se vc tiver 400 mil vivo para comprar uma casa, será q não valeria a pena usar esse dinheiro pra investimento em vez de comprar uma casa?
Não valeria mais a pena a longo prazo?


Abçs.

depende.
quando era fácil conseguir 15% ao ano com renda fixa sem risco, era uma boa.
porque o juros acompanhava a valorização do imóvel, as vezes até podia ultrapassar.

mas hoje em dia, com taxa de juros de 2% ao ano, temos menos oportunidades de investimentos que rendam sequer 10% ao ano.
porque na real, poucas empresas conseguem crescer 10% ao ano acima da taxa de juros.
e os imóveis podem valorizar independente dos juros, conta mais a localização.

claro, vc pode colocar tudo na bolsa no momento certo e dar sorte de encontrar uma Maglu, Weg e Petro que valorizaram 100% desde o crash de março desse ano.
mas pode dar o azar de entrar no topo histórico uma semana antes, ter uma crise (que sempre tem) e aí ter que esperar nova onda de alta.

agora, se vc tem 400 mil vivo, vc não compra uma casa de 400 mil.
vc compra uma casa de 250 mil, no máximo 300 mil.
porque pelo menos 100 mil vc tem que deixar como reserva de emergência.
não dá pra gastar tudo que tem de uma vez só.
 

Novalgina

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.962
Reações
27.194
Pontos
1.434
Vou te falar que moro sozinho num apzim de 46M², dois quartos, sala relativamente enorme e não me sinto num cubo não...
Acho muito tranquilo alias....

Fiz obra aqui em casa, literalmente derrubei e refiz, aí percebi como nós perdemos espaço com corredores nas casas. Espaço demais por sinal. Coisa que nestes APs com planta reduzida não ocorre. Pode ver o padrão de casas antigas, sempre tinha um corredor.
 

Rickzinho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.554
Reações
10.132
Pontos
974
A teoria do cara é, melhor comprar casa com dinheiro a vista do que alugar

É óbvio que sim tendo o dinheiro para comprar

O cálculo que é feito sobre essa análise é sempre sobre o valor do bem financiado e não alugado, além disso, até mesmo quando se compra a vista se o cara pegar o dindin e investir, dependendo do valor do imóvel você consegue pagar um aluguel com esse dinheiro investido e ainda sobra.
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.728
Reações
18.640
Pontos
744
Eu tô com você.

Comprei apzim 2 quartos MRV-da-vida em 2011 por 144K, SP-Capital, região ok na minha opinião (há 1,5km do metrô).

Comecei com 800-e-alguma-coisa no financiamento da Caixa.
Hoje pago: R$ 216,80.

E faltam R$ 26.000,98 (que pretendo quitar até o ano que vem).

Aos 31 anos terei ap quitado e carro popular quitado.

Tinha um brodi que falava esse papo de aluguel é melhor que financiar. Não deu dois anos ele comprou o ap dele financiado tambem.

Aluguel vale para perfis específicos. Cara que tem raiz, não se locomove loucamente, a melhor coisa é um financiamento de apzim e boa.
Em 2011 esse mesmo apartamento era cerca de R$ 700 de aluguel. Hoje, com certeza, passa dos R$1,5 mil (no mínimo).

Daí em 9 anos nego quer comparar R$ 216 de prestação contra R$ 1,5 mil de aluguel e me dizer que vale a pena alugar.

A grande sacada do financiamento imobiliário no HUEzil é que ao financiar, você congela a valorização do imóvel e a inflação. Comprando agora você estará pagando parcelas em 2030 de um imóvel com preço e inflação congelados de 2020.

No aluguel, em 2030 você estará pagando o quanto o preço de valorização 2030 e mais a inflação de 2030.

Em um cenário que nossa moeda vale cada vez menos, comprar imóvel para financiar é cada vez mais negócio.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Fiz obra aqui em casa, literalmente derrubei e refiz, aí percebi como nós perdemos espaço com corredores nas casas. Espaço demais por sinal. Coisa que nestes APs com planta reduzida não ocorre. Pode ver o padrão de casas antigas, sempre tinha um corredor.

Exato.

Eu particularmente gosto muito muito da planta do meu Ap.

Porque ela é de quina no prédio. Então é um quadrado.

Tipo assim:


129981

Então perco pouco com corredor....


Retomando o tópico: investimento pra mim é tesouro, ação e fii (no Brasil e no USA). Qualquer coisa fora disso é dor de cabeça.
Casa/Ap próprio: Morar sem previsão.
Muda muito de lugar por trampo? Aluguel.

Simples.
 
Ultima Edição:

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Em 2011 esse mesmo apartamento era cerca de R$ 700 de aluguel. Hoje, com certeza, passa dos R$1,5 mil (no mínimo).

Daí em 9 anos nego quer comparar R$ 216 de prestação contra R$ 1,5 mil de aluguel e me dizer que vale a pena alugar.

A grande sacada do financiamento imobiliário no HUEzil é que ao financiar, você congela a valorização do imóvel e a inflação. Comprando agora você estará pagando parcelas em 2030 de um imóvel com preço e inflação congelados de 2020.

No aluguel, em 2030 você estará pagando o quanto o preço de valorização 2030 e mais a inflação de 2030.

Em um cenário que nossa moeda vale cada vez menos, comprar imóvel para financiar é cada vez mais negócio.

Não vou abrir números, mas hoje tenho pouco mais de 6 dígitos em previdência + RE + investimentos.

Minha próxima grande meta é ter maiores rendas passivas... aí meus brodis, aí eu tô em paz!
 

Preg

Prodígio da preguiça
VIP
Mensagens
3.657
Reações
9.459
Pontos
653
Em 2011 esse mesmo apartamento era cerca de R$ 700 de aluguel. Hoje, com certeza, passa dos R$1,5 mil (no mínimo).

Daí em 9 anos nego quer comparar R$ 216 de prestação contra R$ 1,5 mil de aluguel e me dizer que vale a pena alugar.

A grande sacada do financiamento imobiliário no HUEzil é que ao financiar, você congela a valorização do imóvel e a inflação. Comprando agora você estará pagando parcelas em 2030 de um imóvel com preço e inflação congelados de 2020.

No aluguel, em 2030 você estará pagando o quanto o preço de valorização 2030 e mais a inflação de 2030.

Em um cenário que nossa moeda vale cada vez menos, comprar imóvel para financiar é cada vez mais negócio.
Por isso qualquer porcaria custa 500 mil hj. Na realidade vc já está pagando o valor de 2030 em 2020, as taxas sobre as parcelas são a cereja do bolo.

Abçs.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.011
Reações
49.410
Pontos
1.304
Em 2011 esse mesmo apartamento era cerca de R$ 700 de aluguel. Hoje, com certeza, passa dos R$1,5 mil (no mínimo).

Daí em 9 anos nego quer comparar R$ 216 de prestação contra R$ 1,5 mil de aluguel e me dizer que vale a pena alugar.

A grande sacada do financiamento imobiliário no HUEzil é que ao financiar, você congela a valorização do imóvel e a inflação. Comprando agora você estará pagando parcelas em 2030 de um imóvel com preço e inflação congelados de 2020.

No aluguel, em 2030 você estará pagando o quanto o preço de valorização 2030 e mais a inflação de 2030.

Em um cenário que nossa moeda vale cada vez menos, comprar imóvel para financiar é cada vez mais negócio.

É só saber procurar.

Eu morava em um AP de 72M² que custava R$ 1500, mudei para um melhor ainda por R$ 900+390 de condomínio.
Por curiosidade comecei a olhar APs nessa quarentena por curiosidade e achei um AP muito bom na mesma avenida um pouco maior e o preço muito próximo sem negociar.

Se for para ficar NO MESMO AP eu compraria, eu prefiro mudar a cada 30 meses.
 

Cielo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.117
Reações
49.294
Pontos
1.339
Como já disseram, depende muito do caso, meu caso comprei meu apartamento em 2015, hj vale a mesma coisa que valia em 2015, não valorizou nada e perdi a inflação ainda, então como investimento é horrivel, mas eu paguei financiado com juros do minha casa, minha vida de 4,5% ao ano que é um juros ridiculo, o que eu pago de parcela é mais ou menos o valor do aluguel na região que eu moro, então estou pagando um valor de aluguel pra ter um bem, então tá valendo a pena, se eu quiser me mudar eu consigo colocar pra alugar e bem dizer empatar o valor da parcela, mas eu peguei uma condição anormal que é esse juros subsidiado pelo governo, isso em geral não existe, da 0,37% ao mes, da um juros de poupança bem dizer.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
DAndo meus dois centavos no assunto:

Hoje não tenho tesão em comprar imóvel no Brasil. Exceto se fossem terras em alguma região rural. Imóvel mesmo, eu até penso em vender meu ape e investir tudo.

Se fosse para comprar imóvel eu pensaria em comprar logo nos EUA. As condições lá são um sonho. O lado ruim é que precisa ter um credit score, coisa que não tenho e não se consegue da noite pro dia. Então teria que ter um fiador.

Enfim, devaneios para um futuro algo distante.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.112
Reações
46.309
Pontos
1.934
Como já disseram, depende muito do caso, meu caso comprei meu apartamento em 2015, hj vale a mesma coisa que valia em 2015, não valorizou nada e perdi a inflação ainda, então como investimento é horrivel, mas eu paguei financiado com juros do minha casa, minha vida de 4,5% ao ano que é um juros ridiculo, o que eu pago de parcela é mais ou menos o valor do aluguel na região que eu moro, então estou pagando um valor de aluguel pra ter um bem, então tá valendo a pena, se eu quiser me mudar eu consigo colocar pra alugar e bem dizer empatar o valor da parcela, mas eu peguei uma condição anormal que é esse juros subsidiado pelo governo, isso em geral não existe, da 0,37% ao mes, da um juros de poupança bem dizer.
acho q minha casa, minha vida não tem histórico de valorização, não? Até pela região q é escolhida pra se fazer um empreendimento desses. Não é visado pra quem quer comprar pronto (até porque é o preço que dita a atração do público acima de tudo e por acharem q seria mais barato ainda comprar na planta sem saber q nem mudará tanto de qualquer forma o valor a longo prazo). Até pq se valorizasse o esperado, perderia o público alvo que vai correr atrás de um MCMV mais em conta.

um amigo meu pegou MCMV na penha, perto de onde vão supostamente fazer um metrô da linha verde. Fica tbm ao lado de uma conjunto habitacional (vivo mas com cara de abandonado) a 10min do shopping guarulhos. Não vejo aquilo se valorizando em nenhum momento. Ainda mais com promessa dessas de metrô q sabe se la quando vai aparecer (pode ser em 5 anos ou em 15 anos). Se ele tivesse perguntado se era bom negócio teria feito ele repensar, ver um MCMV melhor, como surgiu um ao lado do metro vila prudente (elev trisul) com valor mto similar mas q surgiu uns 2 anos depois. Esse sim ainda acho q valoriza mas tem q tomar mto cuidado pensar nela como investimento.

É bem mais arriscado q procurar apê convencional e ao mesmo tempo mais fácil de saber se é arriscado ou não se partir do pressuposto q eles pegam regiões menos valorizadas, perigosas, sempre nas margens de uma avenida mto movimentada/barulhenta ou pequenos rios (tipo ricardo jafet, av. do estado)
 
Ultima Edição:

Cielo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.117
Reações
49.294
Pontos
1.339
acho q minha casa, minha vida não tem histórico de valorização, não? Até pela região q é escolhida pra se fazer um empreendimento desses. Não é visado pra quem quer comprar pronto (até porque é o preço que dita a atração do público acima de tudo e por acharem q seria mais barato ainda comprar na planta sem saber q nem mudará tanto de qualquer forma o valor a longo prazo). Até pq se valorizasse o esperado, perderia o público alvo que vai correr atrás de um MCMV mais em conta.

um amigo meu pegou MCMV na penha, perto de onde vão supostamente fazer um metrô da linha verde. Fica tbm ao lado de uma conjunto habitacional (vivo mas com cara de abandonado) a 10min do shopping guarulhos. Não vejo aquilo se valorizando em nenhum momento. Ainda mais com promessa dessas de metrô q sabe se la quando vai aparecer (pode ser em 5 anos ou em 15 anos). Se ele tivesse perguntado se era bom negócio teria feito ele repensar, ver um MCMV melhor, como surgiu um ao lado do metro vila prudente (elev trisul) com valor mto similar mas q surgiu uns 2 anos depois. Esse sim ainda acho q valoriza mas tem q tomar mto cuidado pensar nela como investimento.

É bem mais arriscado q procurar apê convencional e ao mesmo tempo mais fácil de saber se é arriscado ou não se partir do pressuposto q eles pegam regiões menos valorizadas, perigosas, sempre nas margens de uma avenida mto movimentada/barulhenta ou pequenos rios (tipo ricardo jafet, av. do estado)

cara o minha casa minha vida tem faixas ok, tem o mais basico, não sei se é faixa 0 ou 1 que é uma COHAB da vida, que o cara entra em uma fila e dai é contemplado onde for e se não quiser se fodeu e perdeu, esse vc acho não paga entrada e é 80 reais por mes por 10 anos eu acho, dai é uma construções meio foda, licitação do governo e tal.

No meu caso eu peguei depois disso, a regra na epoca era, imovel até 149 mil aonde vc quiser e tiver esse valor, te dão incentivo dependendo de alguns fatores, no meu caso o governo subsidiou 5 pau e me deram o juros de 4,5% ao ano, mas o meu apartamento eu que escolhi, é em um bairro bom, tem 8 apartamentos só no predio, bem susse.
 

JotaceKM

Mil pontos, LOL!
Mensagens
870
Reações
1.702
Pontos
1.094
Vi um vídeo daquela Natália Arcuri (a gostosinha que tem um canal de finanças e é (ou era, sei lá) casada com o beta manchild do Érico Borgo) onde ela discorre sobre o tema - e foi categórica: "Pagar financiamento é burrice, pessoas inteligentes moram de aluguel" (já chega na lata chamando o povo de burro, lol).

Aí no final do vídeo ela vem com o argumento "se tiver dinheiro suficiente e viver de renda, não precisa mexer nos seus ativos - é possível pagar o aluguel passivamente com os rendimentos da sua cartela de investimentos, que eu expliquei em outro vídeo". Aí tu vê que precisa de mais de 1 milhão pra poder pagar passivamente o aluguel de um kitnet e eu pergunto: "quantos aqui ela acha que tem 1 milhão no início da vida adulta?". Simplesmente piada.

Fácil pra uma youtuber que deve tirar 60.000+ por mês com seus quase 4 milhões de inscritos e é casada com um dos "donos" da Comicon brasileira...

P.S: num outro vídeo ela fala: "10 coisas que nunca mais comprei e economizei dinheiro"... Algumas dicas são razoáveis até (pra quem tem paciência, conhecimento técnico e não precisa do serviço no ato) mas ela caga geral na 10ª sugestão quando vomita "nunca mais comprei nada pirata... mimimi consciência, mimimi criminalidade, mimimi mimimi mimimi". Desliguei na hora: hipocrisia descarada.

não foi essa que antes da crise do coronga falou pra botar reserva de emergência em FIIs? kkkkkkkkk
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.112
Reações
46.309
Pontos
1.934
cara o minha casa minha vida tem faixas ok, tem o mais basico, não sei se é faixa 0 ou 1 que é uma COHAB da vida, que o cara entra em uma fila e dai é contemplado onde for e se não quiser se fodeu e perdeu, esse vc acho não paga entrada e é 80 reais por mes por 10 anos eu acho, dai é uma construções meio foda, licitação do governo e tal.

No meu caso eu peguei depois disso, a regra na epoca era, imovel até 149 mil aonde vc quiser e tiver esse valor, te dão incentivo dependendo de alguns fatores, no meu caso o governo subsidiou 5 pau e me deram o juros de 4,5% ao ano, mas o meu apartamento eu que escolhi, é em um bairro bom, tem 8 apartamentos só no predio, bem susse.
mas o problema não é faixa. É questão de valorização e falo em termos gerais. Se vai ou não valorizar e quais seriam os motivos
De qualquer forma os dois que eu citei estão na faixa dos 200k. Só que um o lugar não era tão farovável (q dava pra ver de longe q era meio q roubada, pela localização). O segundo muito melhor em suas devidas proporções

Passam longe de ser cohab. Acho q vc confundiu quando falei tbm. É uma MCMV colada com cohab, não q era uma. Não sei se deve valorizar justamente pq tem esse tipo de subsidio na compra da planta. Então é pior ainda pra compradores de apê usado se o empreendimento valorizar (fica fora de alcance do público alvo). A impressão q dá é que corre por fora. Me corrijam se tiver enganado quem são esse mercado q banca um MCMV valorizado

apartamento nenhum é investimento, seja ela de 150k ou 3 milhões.
 

dknightg

Veterano
Mensagens
478
Reações
321
Pontos
129
Brother, no meu caso eu discordo . Paguei 50% do meu financiamento quando entrei pra morar e tenho pago valores abaixo dos valores que eu pagaria se alugasse um apartamento no mesmo prédio ( diferença de uns R$400 reais). A cada parcela paga, as parcelas vão diminuindo e eu so tenho custo fixo pra pagar( agua, luz, comida e internet) , o que sobra eu junto e invisto( que é 50% do meu salário).
 

Cielo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.117
Reações
49.294
Pontos
1.339
mas o problema não é faixa. É questão de valorização e falo em termos gerais. Se vai ou não valorizar e quais seriam os motivos
De qualquer forma os dois que eu citei estão na faixa dos 200k. Só que um o lugar não era tão farovável (q dava pra ver de longe q era meio q roubada, pela localização). O segundo muito melhor em suas devidas proporções

Passam longe de ser cohab. Acho q vc confundiu quando falei tbm. É uma MCMV colada com cohab, não q era uma. Não sei se deve valorizar justamente pq tem esse tipo de subsidio na compra da planta. Então é pior ainda pra compradores de apê usado se o empreendimento valorizar (fica fora de alcance do público alvo). A impressão q dá é que corre por fora. Me corrijam se tiver enganado quem são esse mercado q banca um MCMV valorizado

apartamento nenhum é investimento, seja ela de 150k ou 3 milhões.

cara, mas nenhum imovel está valorizando desde 2015, o setor imobiliario deu uma estagnada foda, meu tio é construtor e deu umas tomadas na bunda, antes tava a todo vapor, dai vieram as crises das falcatruas da Dilma, ai fodeu, apartamento da mesma metragem que o meu novo aqui na região ta o mesmo valor que eu paguei e tem MUITA oferta a venda, então tá bem foda, seja casa, seja apartamento, tá tudo uma b*sta.
 

Cavalieri

Habitué da casa
Mensagens
98
Reações
382
Pontos
53
Vi um vídeo daquela Natália Arcuri (a gostosinha que tem um canal de finanças e é (ou era, sei lá) casada com o beta manchild do Érico Borgo) onde ela discorre sobre o tema - e foi categórica: "Pagar financiamento é burrice, pessoas inteligentes moram de aluguel" (já chega na lata chamando o povo de burro, lol).

Aí no final do vídeo ela vem com o argumento "se tiver dinheiro suficiente e viver de renda, não precisa mexer nos seus ativos - é possível pagar o aluguel passivamente com os rendimentos da sua cartela de investimentos, que eu expliquei em outro vídeo". Aí tu vê que precisa de mais de 1 milhão pra poder pagar passivamente o aluguel de um kitnet e eu pergunto: "quantos aqui ela acha que tem 1 milhão no início da vida adulta?". Simplesmente piada.

Fácil pra uma youtuber que deve tirar 60.000+ por mês com seus quase 4 milhões de inscritos e é casada com um dos "donos" da Comicon brasileira...

P.S: num outro vídeo ela fala: "10 coisas que nunca mais comprei e economizei dinheiro"... Algumas dicas são razoáveis até (pra quem tem paciência, conhecimento técnico e não precisa do serviço no ato) mas ela caga geral na 10ª sugestão quando vomita "nunca mais comprei nada pirata... mimimi consciência, mimimi criminalidade, mimimi mimimi mimimi". Desliguei na hora: hipocrisia descarada.

Tem que tomar muito cuidado com o que falam esses gurus da internet.

Se você tem dinheiro o suficiente pra render, pelo menos, uns 5 mil por mês, talvez seja melhor alugar.

A maioria dessas pessoas já nasceu em berço de ouro e tiveram um caminho altamente facilitado para chegar aonde estão, então, eles acabam julgando as situações achando que todos partiram das mesmas condições que ele.

Por exemplo, tem vários engomadinhos de classe média e classe alta que que falam de desenvolvimento pessoal, meritocracia, qualquer um que trabalhar sério pode chegar lá; mas esses cara estudaram em colégio particular, puderam fazer cursinho e se dedicar apenas aos estudos sem trabalhar.

É uma situação totalmente diferente do negro, morador da Rocinha, que estudou no CIEP e tem que trabalhar em um subemprego braçal o dia inteiro pra ganhar Milão.
 

Vinicam

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.236
Reações
24.236
Pontos
1.419
Algo que estão ignorando e costumam ignorar quando dão essa dica é o fator psicológico. Obviamente quando analisamos o caminho matemático a resposta é exata, mas estamos lidando com pessoas. É fácil dizer que uma pessoa pode viver pagando aluguel e juntando dinheiro ao mesmo tempo, isso enquanto trabalha e com todas as outras incertezas da vida...
O lado que ninguém vê é que pouquíssimas pessoas no Brasil possuem uma reserva financeira. Só olhando por esse ponto você já tem que ter muito cuidado com o que vai recomendar, ai soma-se a isso o fato de que vivemos em crises e a perspectiva de ter uma casa própria parece melhor do que "rasgar" seu dinheiro com aluguel enquanto tenta juntar uma quantia considerável em paralelo.

O alto retorno da renda fixa também incentivava esse tipo de conselho.


Aqui vão algumas dicas importantes pra vida, no mesmo padrão:

Qualquer um consegue ter o corpo de um modelo de propaganda de cueca, é só se alimentar de forma saudável, preparando suas próprias refeições com bastante proteína e evitando carboidratos simples, separar horários semanais para exercícios numa boa academia, dormir bem, beber muita água.

É fácil ter um veículo próprio sem financiar. Basta poupar mensalmente por 5 anos enquanto anda de ônibus, sem vacilar nos depósitos.

Minha cunhada segue essa mina.

Como sempre: Nem tudo o que ela fala é b*sta mas nem tudo pode ser levado em consideração.

Essa galera que nasce já com renda de 10k+ em casa e quando faz 18 ganha AP+Carro não vive na realidade do brasileiro comum, acho legal quando fala "aluguel é no máximo 30% do seu salário", é fácil falar isso, na prática quero ver achar qualquer aluguel que corresponda a isso se você ganha 3k-/mês.

Pois é, no geral esses canais de finanças são uma piada pra 80% dos brasileiros. Todos que já assisti alguns vídeos comecei a pegar birra pq a realidade da pessoa é completamente diferente da realidade de um brasileiro médio ao ponto de que algumas dicas parecem não fazer sentido no nosso país. Inclusive a dica de não ter imóvel é uma delas, já que vivemos pulando de crise em crise.
 

UmCaféPorFavor

Habitué da casa
Mensagens
101
Reações
381
Pontos
63
Algo que estão ignorando e costumam ignorar quando dão essa dica é o fator psicológico. Obviamente quando analisamos o caminho matemático a resposta é exata, mas estamos lidando com pessoas. É fácil dizer que uma pessoa pode viver pagando aluguel e juntando dinheiro ao mesmo tempo, isso enquanto trabalha e com todas as outras incertezas da vida...
O lado que ninguém vê é que pouquíssimas pessoas no Brasil possuem uma reserva financeira. Só olhando por esse ponto você já tem que ter muito cuidado com o que vai recomendar, ai soma-se a isso o fato de que vivemos em crises e a perspectiva de ter uma casa própria parece melhor do que "rasgar" seu dinheiro com aluguel enquanto tenta juntar uma quantia considerável em paralelo.

O alto retorno da renda fixa também incentivava esse tipo de conselho.


Aqui vão algumas dicas importantes pra vida, no mesmo padrão:

Qualquer um consegue ter o corpo de um modelo de propaganda de cueca, é só se alimentar de forma saudável, preparando suas próprias refeições com bastante proteína e evitando carboidratos simples, separar horários semanais para exercícios numa boa academia, dormir bem, beber muita água.

É fácil ter um veículo próprio sem financiar. Basta poupar mensalmente por 5 anos enquanto anda de ônibus, sem vacilar nos depósitos.



Pois é, no geral esses canais de finanças são uma piada pra 80% dos brasileiros. Todos que já assisti alguns vídeos comecei a pegar birra pq a realidade da pessoa é completamente diferente da realidade de um brasileiro médio ao ponto de que algumas dicas parecem não fazer sentido no nosso país. Inclusive a dica de não ter imóvel é uma delas, já que vivemos pulando de crise em crise.
Tem também quando os gurus recomendam vender o carro e investir + andar de uber.

Cara, eu já fiz e refiz a conta várias vezes. Não bate. Se você tiver um popular usado é BEM mais negócio que usar Uber.

Eu gasto R$600,00 por mês com meu carro (gasolina, manutenção, ipva, seguro e dpvat). Só uma ida ao supermercado diária, com R$7,00 p/ ir e R$7,00 p/ voltar já quase daria os 600 reais. Shopping? Nem pensar. Viagem? Ahh, e só alugar um carro... bicho, aí é que a conta extrapola mesmo.

Ou seja, eu teria que me deslocar muito menos p/ compensar o Uber.

Uber e Táxi p/ locomoção diária é p/ quem não se importa mesmo com a grana. Ou que tinha carro caro antes e gastava mais de 2k por mês com ele.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.147
Reações
35.299
Pontos
1.053
Tem também quando os gurus recomendam vender o carro e investir + andar de uber.

Cara, eu já fiz e refiz a conta várias vezes. Não bate. Se você tiver um popular usado é BEM mais negócio que usar Uber.

Eu gasto R$600,00 por mês com meu carro (gasolina, manutenção, ipva, seguro e dpvat). Só uma ida ao supermercado diária, com R$7,00 p/ ir e R$7,00 p/ voltar já quase daria os 600 reais. Shopping? Nem pensar. Viagem? Ahh, e só alugar um carro... bicho, aí é que a conta extrapola mesmo.

Ou seja, eu teria que me deslocar muito menos p/ compensar o Uber.

Uber e Táxi p/ locomoção diária é p/ quem não se importa mesmo com a grana. Ou que tinha carro caro antes e gastava mais de 2k por mês com ele.

tudo na vida é relativo e cada um tem uma vida diferente.
não é pq funciona pra uma pessoa que obrigatoriamente funciona para todos.
os gurus vendem isso pq as pessoas querem acreditar em fórmula mágica, ou que a vida é uma ciência exata.

pra mim, 600 reais por mês de carro seria muito, porque hoje eu gasto 120 reais pra trabalhar + 60 reais quando vou visitar minha mãe.
shopping consigo ir a pé mas tb não tem nada de útil pra fazer nele e nem vou.
mercado vou a pé, e de preferência quando volto do trabalho.

sem falar que teria que deixar o carro na rua durante a semana, porque são raras as empresas em SP que tem estacionamento para todos os funcionários.
na região da Berrini/Morumbi é um parto pra achar vaga.
e estacionamento em prédio as vezes é complicado, aqui é vaga dupla com sorteio anual e tem umas vagas bem ruins.
já vi prédio com vaga tripla (de apartamentos diferentes).

mas quem mora em condomínios (principalmente fora de capitais) realmente não tem opção, precisa ter carro.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo