O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Aquele raro caso quando aparece uma desenvolvedora de respeito! [+SteamWorld]

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.374
Reações
21.990
Pontos
1.109
ImageForm_logo.png



Sim, estou falando da fantástica Image & Form Games, uma desenvolvedora de games sueca que está revolucionando o mercado dos indies.
Ela não é nenhuma Devolver que faz dezenas de jogos e acerta em um só, e nem é daquelas empresas de um cara só que lança jogo de 10 em 10 anos.

Pra quem não relaciona a imagem com o portfólio, essa é a desenvolvedora da série de games SteamWorld, que apesar de ser seu trabalho único, todos os jogos da série são completamente diferentes entre si.

Vou fazer um recap dos trabalhos da Image & Form, estava tentando jogar tudo para fazer esse tópico.

SteamWorld Tower Defense (2010)

screen000.jpg


Plataformas: Nintendo DSi (descontinuado), Nintendo 3DS eShop

Ok, realmente começaram de um jeito estranho. O primeiro jogo da série pouco contribui para o lore, é mais um passatempo do que qualquer outra coisa. Se a gente for pegar a plataforma de origem (os jogos de DS Ware eram extremamente simples), o jogo faz até milagres. Apesar de custar poucos reais, o jogo é divertido e cumpre seu papel de tower defence.
Basicamente temos alguns steam-powered robots como torres e temos que atacar os humanos que tentam entrar em nossas minas de ouro. Já dá pra ver que o futuro é das máquinas e os humanos estão fazendo de tudo pra tentar ter seu lugar. É o único jogo em que temos grandes quantidades de seres humanos pois eles foram morrendo com o passar dos anos.


SteamWorld Dig (2013)

steamworld-dig-screenshots-09-ps4-us-23mar15


Plataformas: 3DS, Windows, OSX, Linux, PS4, Vita, Wii U, Xone, Switch

Aqui a empresa veio pra mostrar a que veio. O jogo inicialmente foi um projeto exclusivo para o 3DS, quem pegou o portátil em seu início de vida naquela escassez de jogos provavelmente deve ter jogado o SW Dig. Esse game em questão não é complexo, você é um steambot chamado Rusty que começa a investigar uma mina numa cidade abandonada, o objetivo do jogo é ir cada vez mais pro fundo. E só. Apesar de parecer simples o jogo é extremamente viciante, enquanto você não chega ao evento final (não darei spoiler nenhum nesse tópico), o jogador praticamente não consegue parar de jogar. Se for rushado, dá pra completar o jogo em umas 3 horas, mas são 3 horas de bastante escavação, luta com bichos, melhorando a picareta pra cavar mais fundo, pegando gemas, comprando mais equipamentos, achando dungeons e assim vai. Descendo abaixo, abaixo e abaixo. Vale mencionar que o jogo é gerado proceduralmente, então a cada gameplay o mapa sempre será diferente.


SteamWorld Dig 2 (2017)

NSwitchDS_SteamWorldDig2_11.jpg



Plataformas: 3DS, Windows, OSX, Linux, PS4, Vita, Xone, Switch

Aos que leram o começo do tópico e viram a parte onde eu falo que "todo jogo da Image & Form é de um estilo diferente" devem estar se perguntando porque eu falo assim de SW Dig 2. Bom, aos que jogarem pelo menos um pouco, ou talvez verem um vídeo no youtube, vão perceber que o escopo desse jogo é outra coisa em comparação ao Dig 1, pois o 2 é um Metroidvania completo (sim, com todas as letras, aliás lembra muito Ori and the Blind Forest, na minha opinião até melhor). Enquanto SW Dig original nós temos uma progressão 100% vertical (e ainda só pra baixo) no Dig 2 a gente tem um mapa com progressão muito mais horizontal (eu diria que 80%). E pra fazer jus ao termo Metroidvania o mapa de Dig 2 não é mais gerado aleatoriamente como no 1, tudo no jogo foi colocado à mão, de forma que a experiência se mantenha mais íntegra entre os jogadores. Nesse jogo você joga com outra personagem, em razão do que houve no fim do Dig 1. O gameplay é o mesmo do primeiro, porém com muito mais equipamentos e poderes. Dig 2 já conta com mapas muito mais detalhados, belos efeitos, uma história muito mais trabalhada e pelo menos umas 5 vezes mais de tempo de jogo em relação ao seu antecessor. Pessoalmente é meu preferido da franquia.



SteamWorld Heist (2015)

P-qVg9n8mbyLjZhYGpmzsgfOw6tH9e-O.jpg


Plataformas: 3DS, Windows, OSX, Linux, PS4, Vita, iOS, Wii U, Switch

O motivo de eu ter colocado o Heist aqui foi puramente ordem cronológica da lore da série. Apesar do Dig 2 ser o jogo mais recente, ele se passa imediatamente após o Dig 1, já o Heist se passa vários anos depois de ambos. Contudo, não acho que tem ordem certa pra jogar visto que os jogos são bem independentes. Bom, no Heist tudo é diferente, os robôs tem organizações militares tipo "gangues", as espécies deles são mais exploradas e o tom do jogo é mais obscuro (apesar das recorrentes piadas). No Heist o estilo do jogo é combate tático, basicamente você movimenta e atira usando o sistema de turnos tipo Xcom, mas ao invés daquele mapa quadriculado, temos a visão 2D. Uma coisa realmente interessante é que os tiros são manuais, então você consegue mirar de fato ao invés de "contar com a sorte", eu realmente recomendaria vocês a verem um vídeo caso não conheçam, eu não consigo comparar o estilo do Heist com nenhum outro jogo do mercado. A cereja do bolo desse jogo é sua soundtrack inteiramente composta pela banda Steam Powered Giraffe. É o jogo favorito de grande parte dos fãs de SteamWorld.


SteamWorld Quest (2019)

oD3G1UWVfy2DU_j0alQ4YwyOoP2NRnx4.png


Plataformas: Switch, ???

Esse será o novo jogo que o pessoal está fazendo e provavelmente deve chegar no meio de 2019. Por enquanto foi anunciado pra Switch apenas mas é normal que os jogos dessa série sejam trazidos apenas pra Nintendo de início e depois de alguns meses cheguem em outras plataformas, é questão de tempo. À primeira vista parece um card-game mas na verdade o jogo será um RPG-like, e as cartas serão as ações que vamos fazer (se olharem bem, verão nos trailers que quase não há texto além dos diálogos dos personagens). Não vai ser nada do estilo Hearthstone, com raridades, pay to win, DLCs, nem nada disso, a produtora já confirmou que vai vender o pacote completo. Ainda não tenho muitas informações fora as que o pessoal raramente comenta nas entrevistas então provavelmente eu vou voltar pra atualizar esse tópico depois.

__________________________________________________


E aí, pra quem não conhecia a Image & Form, sentiu vontade de conhecer?
Pra quem já jogou algum jogo deles, o que acharam?

Eu procurei tópicos deles aqui e não achei nada, senti uma necessidade de debater com o pessoal mas quando o jogo não é AAA parece que o tópico não engrena.
 

RenatoW

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.703
Reações
9.813
Pontos
753
Eu gosto demais do jogos da produtora. :kluv

Joguei o Dig 1 e Heist.
Achei o Heist sensacional. Uma ideia totalmente diferente, perspectiva 2D e muita estratégia.

Ainda vou jogar o Dig 2 e ficarei de olho no Quest. :kcool
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Não sei porque, mas achei que era sobre alguma desenvolvedora gostosa.
 
Ultima Edição:

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.734
Reações
22.510
Pontos
1.129
Nossa, esses jogos sempre passaram batidos por mim, pensava que era tudo a mesma coisa.

Bom tópico.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.661
Pontos
1.584
Único jogo que zerei deles foi o SteamWord Dig no próprio 3DS. Comprei o 2 para o Switch mas acabei não zerando (agora não dá mais, nem tenho mais o Switch).

Boa dev.
 


Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.918
Reações
56.899
Pontos
2.164
Me decepcionei com o Heist, mas gostei bastante do Dig, principalmente do 2.

Ficarei de olho no Quest
 
Topo Fundo