O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Aquisição do Primeiro Imovel.[Preciso de dicas,conselhos e afins];

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Buenas tetas e tetinhas.

Tenho postado muito pouco aqui no fórum devido a correria do dia a dia.

A ideia do tópico aqui não é discutir se vale a pena ou não adquirir um imóvel, isso eu já tomei minha decisão que é de comprar o meu cantinho. E sim tem todo um lado emocional envolvido já estou com 35 anos e acredito que pra mim, chegou a hora de comprar.

O intuito do tópico é saber qual a melhor forma de faze-lo, vou expor aqui os valores pra que fique claro a minha situação e qual seria a melhor alternativa pra aquisição.

Aqui na minha cidade um imóvel com as características que eu quero (Localização e modelo de ape) fica em torno de 250-300 mil.

Minha situação atual é a seguinte já tenho 85k em grana e um carro que posso colocar no negocio na faixa de uns 30 k.

Meu rendimento bruto mensal é uns 6.5k

Eis que vem a minha pergunta, qual a melhor maneira de adquirir o imóvel agora sem me afundar em juros infinitos?

Imagem pra ilustrar.

VWRCUkQ2Tnp3d1BJRDBJVe1szkhnWr9UfpZS9bJDwnbk9Kawbnev1nxMNm9yHFhIP-MQkSx9WYNvoUduyJdguQVgrs5Ga56MjTiOh96Q99au80idpYH55pjg0ObNbPeEwdsw6ZPYIn%2BsmfEgW9Z%2BDm9IW%2B9KXjXAYJmKDih8kguMgUbHS%2BNdenpawhEKog9y3FGheYCJ%2B0Y%2Bjj78U6mE7y7TEvCsRRZDX7RLAtMx8E0Q4hqyW0xy8lAF7Inv5XaBcLmqf8vj1GBMVEgz%2B5WrU7mum5jMZpl7V6wlM3od60YVF7QQwPyVQOxj609Z%2Bb%2BQWl-FxwvEg%2BMhc86sXI1NyKZXkgiRHbBHu0q7w4ySjaD4alD7QjFOhK2d%2BIbAS5uDDavxTm2glNxRprTVINxeLJnoHWhCEDo1MD0AqUq2qf6L7ADmcnjAowIY.jpg
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Você pretende ter filhos? pois uma dica que tomei para mim é ver apartamentos que no máximo tenham "salão de festas" e só. Nisto o valor de condomínio diminui bastante e pelo que observei (pelo menos aqui na região que eu moro) esse tipo de imóvel é mais ocupado por idosos.
 

johnhartigan

Bam-bam-bam
Mensagens
6.502
Reações
24.918
Pontos
353
Melhor maneira é procurar o banco que te ofereça os juros mais baixos, depois paga uma parcela normal e uma de trás pra frente se der, como o user acima disse um condomínio barato também vai ser ótimo no longo prazo. Eu procuraria algo que ainda terá valorização futura, ou seja, um empreendimento novo geralmente é mais barato de comprar na planta ou recém construído, conforme a imobiliária for vendendo tudo os preços vão subindo. Também tem a possibilidade de achar alguém enforcado precisando vender rápido.
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Você pretende ter filhos? pois uma dica que tomei para mim é ver apartamentos que no máximo tenham "salão de festas" e só. Nisto o valor de condomínio diminui bastante e pelo que observei (pelo menos aqui na região que eu moro) esse tipo de imóvel é mais ocupado por idosos.

Pretendo ter 1 Filho. Gostaria que tivesse ao menos um salão de festas e uma sala de ginástica, piscina é secundario.
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Pretendo ter 1 Filho. Gostaria que tivesse ao menos um salão de festas e uma sala de ginástica, piscina é secundario.
Geralmente todos tem salão, mas sala de ginástica você pode contornar vendo se na região tem academias próximas. Outro dica importante: sempre, SEMPRE peça para ver a convenção do condomínio (ou algo do tipo) que é onde tem as normas do prédio antes de fechar negócio. Digo isto pelo seguinte: um conhecido meu que anda de moto comigo, comprou um apartamento de uma vaga de garagem, como ele não tem carro e sim 3 motos, resolveu usar a vaga para colocar as motos na vaga, não demorou muito o síndico o notificou que ele só podia coloca um único veiculo na vaga (mesmo não atrapalhando) e isto estava na convenção que ele não leu.
Resultado: ele terá que alugar vaga ou algum lugar para por as duas.




70201
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Geralmente todos tem salão, mas sala de ginástica você pode contornar vendo se na região tem academias próximas. Outro dica importante: sempre, SEMPRE peça para ver a convenção do condomínio (ou algo do tipo) que é onde tem as normas do prédio antes de fechar negócio. Digo isto pelo seguinte: um conhecido meu que anda de moto comigo, comprou um apartamento de uma vaga de garagem, como ele não tem carro e sim 3 motos, resolveu usar a vaga para colocar as motos na vaga, não demorou muito o síndico o notificou que ele só podia coloca um único veiculo na vaga (mesmo não atrapalhando) e isto estava na convenção que ele não leu.
Resultado: ele terá que alugar vaga ou algum lugar para por as duas.




Visualizar anexo 70201

Interessante vou me atentar a isso! Valeu pela dica.
 


Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Interessante vou me atentar a isso! V
Esse tipo de leitura da conveção sempre é bom, pois você tem respaldo até na justiça. Neste caso que citei, ele chegou a procurar advogado mas não adiantaria ir adiante. Teve um outro caso (este o prédio era antigo) que na convenção estava "vaga para automóvel" resultado: o cara com moto pagava estacionamento de moto fora do prédio, enquanto a garagem dele ficava vazia ou alugada.
 

>>Alex<<

Ser evoluído
Mensagens
12
Reações
12
Pontos
23
No site da SOLD leilões tem cartas de consorcio, achei interessante:
Valor: 69k
Cota de Consórcio NÃO CONTEMPLADA nº 2645, administrada pelo Banco do Brasil - BB Administradora de Consórcios S.A., para aquisição de IMÓVEL, pertencente ao Grupo nº 579.
Crédito no valor de R$289.076,00
Prazo total de 177 meses.
Observações
Valor total pago até o momento: R$ 118.544,72
Valor a ser pago: R$ 222.887,27
Valor atual da parcela mensal: R$ 3.032,79
Número de parcelas a pagar: 76
Número de parcelas já pagas: 93
Número de parcelas diluídas no fluxo futuro de parcelas do consórcio: 08
Informações Relevantes
1- FORMA DE PAGAMENTO: À vista;
2 - A parcela vigente do mês de Março/2019 já quitada;
3 - Para a transferência da cota de Consórcio é cobrada pela administradora uma taxa no valor de 1% do crédito vigente a ser paga após a transferência da cota junto com o pagamento da próxima parcela vigente - a responsabilidade do pagamento desta taxa será do ARREMATANTE (CESSIONÁRIO em caso de arrematação).

Nunca comprei lá e não sei de ninguém que tenha feito, mas acho que vale a pena verificar as informações com a administradora do consorcio e a empresa de leilões.

Outra "Dica" eu alugo meu Apto durante o verão no Airbnb, como moro em cidade do litoral a demanda é gigante, dá para ganhar uns 5k/mês com apto de 1 quarto, as vezes vale comprar com 1 quarto a mais e alugar apenas este quarto, vai de você se importar ou não, mas é uma possibilidade que ajudaria a abater as parcelas da prestação.
 

:GUI:

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.660
Reações
22.479
Pontos
614
Dica de financiamento, não posso te ajudar. 100 k de entrada para um de 300 mil da para negociar ou escolher melhor o banco.
Vou palpitar sobre o ap. Faz um ano e pouco que mudamos para um.
Eu não indico comprar um na planta, me arrependi....Umas taxas e juros de parcelas questionáveis.
Sem contar que fotos, decorado são uma coisa. E vc não vê o como vai ser as áreas comuns

Sacada: Só vale a pena se tiver ralo. Aqui não tem ralo, faz uma faltaaaa
Churrasqueira: Veja onde é. Se for na entrada do condomínio ou no caminho de passagem de moradores ou de área comum eu não recomendo. Piscina idem.
Veja as regras de descarte de lixo. Aqui por exemplo, depois que mudamos descobrimos que aqui não tem uma lixeira...Da hora né? Estamos usando um espaço provisório, até resolverem o que será feito. Provavelmente uma construção de uma...
Banheiro sem janela: Fuja disso. Aqui só no banheiro da suíte que tem janela.
 

Hurley™

Bam-bam-bam
Mensagens
340
Reações
446
Pontos
238
Estou na mesma situação que vc, em busca de um apê, porém de menor valor. Quero sem piscina, academia e essas coisas que só fazem aumentar o condomínio e eu nem tempo vou ter de usar, pois trabalho o dia todo e volto em casa apenas para dormir. Já decidi que vou comprar um apê com entrada para ar condicionado pois pra mim isso é essencial e também vaga para carro coberta. Churrasqueira eu não ligo, já uma sacada cairia bem.

Vai uma dica pra vc: opte por condomínios com portaria virtual que não tenha porteiro pois pagar funcionário encarece demais o condomínio.

Pretendo comprar um imóvel usado sem ser na planta justamente por conta de custos variáveis ao longo da obra. Quero também comprar o apê até a metade do ano que vem, pois até lá já consegui juntar uma boa grana e também vou usar meu FGTS.
 

Kraftdog

Bam-bam-bam
Mensagens
296
Reações
1.140
Pontos
318
Procure um imóvel que a pessoa tenha construído para morar, não para ganhar dinheiro e se for apartamento veja um com bom acabamento e condomínio barato.

Tome cuidado no financiamento, faça o cálculo certinho. O que fode mais nem é o juros mas sim o seguro que você paga.

Lembre que após comprar tem a taxa do cartório e uma graninha pra dar um grau no lar.

Obs: a maioria das vezes compensa viver mais um tempo pagando pouco de aluguel e ajuntar uma boa grana, do que ir financiado.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Procure um imóvel que a pessoa tenha construído para morar, não para ganhar dinheiro e se for apartamento veja um com bom acabamento e condomínio barato.

Tome cuidado no financiamento, faça o cálculo certinho. O que fode mais nem é o juros mas sim o seguro que você paga.

Lembre que após comprar tem a taxa do cartório e uma graninha pra dar um grau no lar.

Obs: a maioria das vezes compensa viver mais um tempo pagando pouco de aluguel e ajuntar uma boa grana, do que ir financiado.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Então cara me ofereceram esse aqui.

https://www.zelt.com.br/imovel/apartamento-de-70-m-velha-blumenau-a-venda-por-330000/AP1152-ZELW

Seria perfeito pra mim! só entrar e morar.

Como vc falou esse parece feito por quem fez pra morar.

Pena que o preço extrapola minhas condições.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.218
Reações
35.420
Pontos
1.053
Então cara me ofereceram esse aqui.

https://www.zelt.com.br/imovel/apartamento-de-70-m-velha-blumenau-a-venda-por-330000/AP1152-ZELW

Seria perfeito pra mim! só entrar e morar.

Como vc falou esse parece feito por quem fez pra morar.

Pena que o preço extrapola minhas condições.

minhas dicas

1) feche por pelo menos 10% abaixo do valor anunciado, mesmo que seja financiado. valor anunciado sempre tem negociação.

2) apto com 2 banheiros é comum um deles não ter janela, mas o da suíte precisa ter, cuidado com mofo.
eu trocaria 2 banheiros por um banheiro grande ... entendo a necessidade mas acho um desperdício de espaço ter 2 banheiros.

3) cuidado com o IPTU, ele é calculado sobre o valor do imóvel registrado, então ele foi calculado sobre o valor da última escritura.
quando comprei o apto onde minha mãe mora, o iptu era menos de 30 reais por mês, e foi pra mais de 70 reais no ano seguinte.

4) imóvel de três dorm é sinal de crianças, então tem que pensar que esse da foto é nos fundos bem em cima da piscina.

5) localização é fundamental, não conheço a cidade então não posso opinar.
mas atentar se no terreno do lado não pode subir um prédio muito próximo de suas janelas/varanda.

6) a vaga é individual ou dupla, tendo que deixar a chave no carro? fixa ou rotativa? essas coisas são importantes.

7) a varanda da foto é excelente, pode até fechar e ampliar a sala.
mas apto com varanda de enfeite nem compensa, melhor sem varanda então.

8) financiamento é pesado mesmo, ainda mais 200k. mas tb depende da renda conjunta do casal.
se vc está solteiro e quer comprar pra ter seu espaço, pode considerar melhor preço, revenda e valorização.
aí quando casar e juntar as rendas, pode revender e pegar um maior/melhor.

9) opções de financiamento não tem muito, é pesquisar o banco e taxas.
consórcio pode ser uma boa opção, mas geralmente não é pra quem quer comprar logo, tem que pesquisar bem se compensa.
o que fiz e vou fazer de novo, é ter uma prestação de no máximo metade daquilo que me sobra por mês depois de pagar as despesas mensais.
não pode fazer a conta justa, senão vai passar a vida pagando financiamento.

10) valor do condomínio tem que ficar abaixo de 400,00 mais que isso vai pesar junto com as parcelas.
portaria é o que mais encarece, principalmente se for 24hs.
mas tem que pensar que sem portaria, quem vai receber suas encomendas, por exemplo.
eu acho mais arriscado até pra pegar uma pizza (paranóia eu sei mas é um risco).
muitos tem portaria virtual, é questão de avaliar bem.

11) água e gás individual ? pra imóvel de 3 dorm, eu penso que o ideal é ser individual.
salão de festas, brinquedoteca, piscina, academia, etc acho que só compensa se vc for usar muito, mas muito mesmo.
se vc trabalha de home office, aí é vantagem ter piscina e academia.

tive muita sorte quando comprei o meu em 2008, valor estava abaixo do mercado (depois fiquei sabendo que a proprietária tinha arrumado treta com alguns moradores e precisava mudar rápido) e tem uma localização excelente, valorizou muito.
foi entrar e morar, não precisei fazer nada.
agora estou pra fechar, mês que vem, um imóvel de 75m2 em jundiaí, nessa faixa que vc está procurando.
vou financiar 150K em 15 anos, mas a idéia é quitar em 3-4 anos.
 
Ultima Edição:

ESNER

Habitué da casa
Mensagens
144
Reações
140
Pontos
78
Alugue um no local onde você pretende morar. Faz um contrato de 6 meses e sente a vibe do imóvel antes de financiar um
 

Clums

Bam-bam-bam
Mensagens
393
Reações
1.008
Pontos
318
Pronto para morar ou na planta?

Se for na planta, não pague a taxa SATI. Esse custo é responsabilidade da incorporadora. E se insistirem em cobrar, saia andando.

A corretagem tem que pagar, mas pode ser negociada.

Aprenda a fazer uma tabela Price, uma SAC e uma Sacre no Excel em 30min que você saberá a melhor forma de financiar.

Compare os valores do SEGURO MIP e DFI (de vida e de danos ao imóvel, respectivamente) entre os bancos que estes variam bastante. Em alguns casos o seguro é constante ao longo do contrato e em outros ele aumenta junto com sua idade.
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.188
Reações
44.449
Pontos
803
Pegando o imóvel na planta, recomendo sim que você coloque seu carro no negócio e, até que chegue a época de fazer financiamento com o banco, faça o maior esforço possível para juntar uma substancial grana a fim de abater do débito remanescente, reduzindo, assim, a escala do seu financiamento.

Pelo valor que você aparentemente planeja dar a título de entrada (mais de 100k), você pode conseguir um bom desconto.
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
minhas dicas

1) feche por pelo menos 10% abaixo do valor anunciado, mesmo que seja financiado. valor anunciado sempre tem negociação.

2) apto com 2 banheiros é comum um deles não ter janela, mas o da suíte precisa ter, cuidado com mofo.
eu trocaria 2 banheiros por um banheiro grande ... entendo a necessidade mas acho um desperdício de espaço ter 2 banheiros.

3) cuidado com o IPTU, ele é calculado sobre o valor do imóvel registrado, então ele foi calculado sobre o valor da última escritura.
quando comprei o apto onde minha mãe mora, o iptu era menos de 30 reais por mês, e foi pra mais de 70 reais no ano seguinte.

4) imóvel de três dorm é sinal de crianças, então tem que pensar que esse da foto é nos fundos bem em cima da piscina.

5) localização é fundamental, não conheço a cidade então não posso opinar.
mas atentar se no terreno do lado não pode subir um prédio muito próximo de suas janelas/varanda.

6) a vaga é individual ou dupla, tendo que deixar a chave no carro? fixa ou rotativa? essas coisas são importantes.

7) a varanda da foto é excelente, pode até fechar e ampliar a sala.
mas apto com varanda de enfeite nem compensa, melhor sem varanda então.

8) financiamento é pesado mesmo, ainda mais 200k. mas tb depende da renda conjunta do casal.
se vc está solteiro e quer comprar pra ter seu espaço, pode considerar melhor preço, revenda e valorização.
aí quando casar e juntar as rendas, pode revender e pegar um maior/melhor.

9) opções de financiamento não tem muito, é pesquisar o banco e taxas.
consórcio pode ser uma boa opção, mas geralmente não é pra quem quer comprar logo, tem que pesquisar bem se compensa.
o que fiz e vou fazer de novo, é ter uma prestação de no máximo metade daquilo que me sobra por mês depois de pagar as despesas mensais.
não pode fazer a conta justa, senão vai passar a vida pagando financiamento.

10) valor do condomínio tem que ficar abaixo de 400,00 mais que isso vai pesar junto com as parcelas.
portaria é o que mais encarece, principalmente se for 24hs.
mas tem que pensar que sem portaria, quem vai receber suas encomendas, por exemplo.
eu acho mais arriscado até pra pegar uma pizza (paranóia eu sei mas é um risco).
muitos tem portaria virtual, é questão de avaliar bem.

11) água e gás individual ? pra imóvel de 3 dorm, eu penso que o ideal é ser individual.
salão de festas, brinquedoteca, piscina, academia, etc acho que só compensa se vc for usar muito, mas muito mesmo.
se vc trabalha de home office, aí é vantagem ter piscina e academia.

tive muita sorte quando comprei o meu em 2008, valor estava abaixo do mercado (depois fiquei sabendo que a proprietária tinha arrumado treta com alguns moradores e precisava mudar rápido) e tem uma localização excelente, valorizou muito.
foi entrar e morar, não precisei fazer nada.
agora estou pra fechar, mês que vem, um imóvel de 75m2 em jundiaí, nessa faixa que vc está procurando.
vou financiar 150K em 15 anos, mas a idéia é quitar em 3-4 anos.

Otimas dicas amigo. Principalmente os itens 8 e 9 me fizeram pensar bastante.
 
Topo Fundo