O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Arranjei um Dreamcast... E agora? [+ Unidade Ótica]

R0ny_K3t

Supra-sumo
Mensagens
1.654
Reações
200
Pontos
164
Bom pessoal do Retrospace... Ontem fiz uma troca na feirinha do rolo local aqui... hehe
1 PsOne quebrado (canhão com flat estragado, e conector do flat na placa estragado, console SEM modchip), totalmente loose + Celular Siemens C75 quebrado + Discman Sony, também quebrado...

Por um Sega Dreamcast, com 3 controles (2 originais e 1 alternativo), 2 CD-R de games (Phantasy Star Online e Daytona USA), um memory card com 4 "páginas" e os cabos de energia e A/V originais...

Bom, é o seguinte... a principio o console não ligava ao colocar um disco no console, quando não tinha nenhum disco, ligava normalmente...
Pra quem conhece, o console acende o LED, mas fica piscando e não dá imagem...
Acabei descobrindo (e resolvendo) uma parte do problema...
Era o motorzinho que faz movimentar a unidade ótica, que estava em curto, e o DC não iniciava pelas proteções que tem...
Troquei o bendito motorizinho, pra descobrir a zica :-(

O controlador do bloco óptico (a plaquinha) tem algum componente em curto, que faz com que o big motor (motorzinho que roda o disco) não funcione, mas este não está em curto, pois roda se ligado em uma fonte de energia externa...

A UO dá sinais de vida (dá pra ver o feixe de laser aceso), e faz alguns barulhos de tracking com o disco parado...
Tentei ligar o big motor com energia externa (3V e 5V), e liguei o dream pra tentar rodar alguma coisa com o disco assim... Nenhum sucesso...
Ele começa a fazer barulhos de tracking, mas não consegue fazer a leitura do disco...
A UO em si no console, é uma SPU3200... Essa é a UO original do console?

Será que eu trocando o bloco óptico, por um que funcione e colocando essa UO resolve meu problema (assumindo que ela tá funcionando)?

Também penso em comprar algum drive de CD-ROM usado dos mencionados no outro tópico pra colocar a UO num Bloco óptico sem UO pra salvar meu Dream...

O que fazer? Arrumo meu Dream? Vendo em partes no ML (qt pedir?:lol)?, ou levo de volta na próxima 4ª feira (do rolo) pra trocar em alguma outra coisa (talvez um Sega CD ou PS1, previamente testados)?

Ah... o console foi fabricado pela Treco Toy...

Exceto pelo bloco óptico, tudo está funcionando perfeitamente (3 controles), console (fonte + Placa mãe + placa controladora de joysticks + cooler), e o Memory Card, inclusive com diversos saves nas 4 páginas dele...
 

NBT master

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.183
Reações
1.365
Pontos
944
Opa. Excelente aquisição!

Sobre a placa que controla leitura, o componente que na maioria das vezes dá pau é um BA que controla o motor.

Ou seja, você chegou perto do problema, além de ter resolvido boa parte. Tem gente que vende o BA separado no ML, e tem gente que vende a placa inteira (normalmente num preço camarada).
Verifique também se os pinos da fonte estão em ordem! Limpe e entorte um pouco se for preciso, pq o DC esquenta muito e rola de ceder...

Acho que você não terá dificuldade em fazer esse funcionar...boa sorte!



os da Tec Toy são meio complicados com pirataria... = /
 

R0ny_K3t

Supra-sumo
Mensagens
1.654
Reações
200
Pontos
164
NBT master;4118052 disse:
Opa. Excelente aquisição!

Sobre a placa que controla leitura, o componente que na maioria das vezes dá pau é um BA que controla o motor.

Ou seja, você chegou perto do problema, além de ter resolvido boa parte. Tem gente que vende o BA separado no ML, e tem gente que vende a placa inteira (normalmente num preço camarada).
Verifique também se os pinos da fonte estão em ordem! Limpe e entorte um pouco se for preciso, pq o DC esquenta muito e rola de ceder...

Acho que você não terá dificuldade em fazer esse funcionar...boa sorte!



os da Tec Toy são meio complicados com pirataria... = /

Hummmm... vou trocar a placa inteira então mesmo.... :kongpositivo:
Já até sei que chip é esse... BAXXXXXFM... (Não lembro a numeração ao certo), que tem os negócios de metal no meio... Só nun imaginava que fosse isso o problema, pq no PS2, tem um componente chamado LA que dá pau na bobina da lente quando tá em curto...
Não tenho condições de trocar esse componente com o ferramental que eu tenho aqui...:lol


Quanto a fonte, como a principio desconfiava dela, já tá prevenida contra o problema de resets aleatórios... Limpei os pinos, entortei um pouco e ainda refiz a solda do conector na fonte...:kongpositivo:

Pelo jeito vai ser fácil (e barato) arranjar um CD-ROM Troni funfando :lol:lol:lol e a bendita plaquinha...:D


Edit: O Console tá branquinho, inclusive os controles originais.... Dá até dó me desfazer dele... Acho que *hoje* ainda posto fotos...:D

Pena que o console é Treco Toy... (Mas só uso midias boas... PS2 mesmo, tenho o maior cuidado, só DVD-R Sony ou Ridata no bichinho, tudo gravado a 4X... Arranhou? gravo outro...:p)
 

NBT master

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.183
Reações
1.365
Pontos
944
Que legal ver alguém empolgado consertando o DC! ewhehe


Sobre leitura de cds, posso te dar umas dicas, mas nada muito profundo.


Sei que há 3 modelos de DC. (vc vê qual perto do NTSC abaixo dele)

dentro de um círculo há um número. Pode ser 1, 2 ou 3.


Ouvi dizer que o pior é o 3, o melhor o 1. Mas é melhor procurar alguém que afirme com certeza. O meu é o 1 e lê de tudo sem muito problema.


Te mandei uma MP com uma dica legal.


Sobre o ferramental....:lol

aqui também é tosco, mas mesmo assim nem sei usar aquilo aehuaeuhaehu

t+
 

R0ny_K3t

Supra-sumo
Mensagens
1.654
Reações
200
Pontos
164
Engraçado... Meu DC não tem essa etiqueta que os consoles tem...
Tem uma etiqueta da própria Treco Toy... Então não dá pra saber a revisão do console...
Creio que o console deva rodar CD-R numa boa sim, já que ele veio com 2 CD's de games e um VCD de filme (Alien Vs. Predador... Credo... Dei pro meu migo)...

image030uj2.jpg


+ Bônus: Fotos do console...
image029mz4.jpg

image031aq6.jpg

image032ew8.jpg
 


R0ny_K3t

Supra-sumo
Mensagens
1.654
Reações
200
Pontos
164
Gente!!! Very good nice news!!!
Consegui consertar o Sega Dreamcast!!!:D:D:D:D

Comprei em uma loja de games local a plaquinha, e troquei a placa do meu bloco óptico...
Bom... na primeira tentativa, com a UO ainda "original" do console, botei um mini CD da promoção da Coca-Cola, só de testes... Pimba! Rodou perfeito e sem falhas as músicas...
Botei meu CD-R de Sonic Adventure 2... :-( Nada de rodar...
Ajuste aqui, ajuste acolá no trimpot... nada...

Então coloquei a UO de um CD-ROM usado que tava jogado aqui (um Compaq, com UO HOP-A1)
Deu um pouco de trabalho instalar ele no console (tive q cortar parte da carcaça do console e do bloco óptico) e ajustei o trimpot com o CD do SA 2...
Agora está tudo perfeito:D:D:D

Agora só alegria!!!:D:D:D

Apesar do console ser da TT, tá rodando perfeito CD-R da Sony, bem gravados que gravei aqui:D
 

R0ny_K3t

Supra-sumo
Mensagens
1.654
Reações
200
Pontos
164
Nesse DC deu um pouco de trabalho sim...
Tive que cortar um pedaço do bloco óptico e da carcaça do console pra poder instalar a UO alternativa...
Importante que o DC tá bombando agora...:D Roda qq midia, inclusive as vagabas que nem meu PS2 nun lê... Mas nem vou ficar forçando... só vou rodar as Sony/Maxell gravadas na menor velocidade possível...
 

Uzumaki_Naruto

Bam-bam-bam
Mensagens
9.514
Reações
1.426
Pontos
339
Acompanhei o post aki....

Legal cara, que bom que conseguiu consertar seu DC!

Eu peguei um ontem, tô gravando uns games e logo mais vou bombar nele tb! ^^

Se tivesse como jogar on a gente até marcava uma jogatina ó.....
 

Morfus

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.189
Reações
2.468
Pontos
1.254
Como é que é? Dá pra instalar uma unidade optíca de um drive de CD-Rom comum?

É difícil fazer? Serve qualquer tipo de drive de CD? Poste umas fotos de como ficou.

É um alívio saber que dá pra contornar esse problema. Se um dia o do meu DC for dessa pra melhor já sei como fazer.

:kongpositivo:
 

Uzumaki_Naruto

Bam-bam-bam
Mensagens
9.514
Reações
1.426
Pontos
339
Morfus;4124877 disse:
Como é que é? Dá pra instalar uma unidade optíca de um drive de CD-Rom comum?

É difícil fazer? Serve qualquer tipo de drive de CD? Poste umas fotos de como ficou.

É um alívio saber que dá pra contornar esse problema. Se um dia o do meu DC for dessa pra melhor já sei como fazer.

:kongpositivo:

Também fiquei curioso de saber cara, realmente é uma ótima opção pra quando o leitor do DC for pro saco.
 

R0ny_K3t

Supra-sumo
Mensagens
1.654
Reações
200
Pontos
164
Apesar de eu ter dado detalhes mais acima...
Vou explicar novamente:
Você vai tirar a UO de um drive de CD-ROM comum, de PC mesmo...
De 4 drives que tinha "jogados" em casa, 2 tinham UO's perfeitas (testadas no próprio DC:D) e que serviam...
No caso, usei UO's modelo "HOP-A1"...
Pra essa unidade, vc vai precisar tirar da UO original uma pecinha de plástico, que tem 2 parafusos, para que o motor possa movimentá-la no bloco óptico...
Só aparafusar essa na UO "nova" e colocar no DC, e ajustar o trimpot e pronto, uma UO nova no DC...

Essa UO em especial que utilizei, vc vai precisar tirar a tampa que protege o bloco óptico em cima, e deixá-lo sem ela, além de cortar um pedaço da carcaça do DC, e uma parte plástica do bloco óptico também, senão, não consegue fazer a leitura até o final do disco...

Os modelos dos CD-ROMs que achei a UO em questão são:
Compaq Corporation (Acho que o fabricante correto é Lite-On), modelo LTN-403...
SACT (Genérico) model 626
 

Uzumaki_Naruto

Bam-bam-bam
Mensagens
9.514
Reações
1.426
Pontos
339
Hum.........muito boa a dica Rony!

Eu tenho um drive gravador de CD aki, será que serve pra trocar pelo do DC caso algum dia dê m****?

PS: Bateu uma dor aqui, na época que meu 1º DC zuou, eu troquei a OU dele por uma zero, minha mãe embolsou R$130 pratas!
 

R0ny_K3t

Supra-sumo
Mensagens
1.654
Reações
200
Pontos
164
Fotos do processo:

Após abrir o console, primeiramente, retire essa tampa do canhão do DC...
Basta retirar os três parafusos e botar alguma coisa fina para levantar ela...
tampacanhojt5.jpg


Retire a unidade original do DC, e remova uma pequena peça branca que tem 2 parafusos afixados nela...
Após isso, vc vai instalar essa peça na unidade retirada do CD-ROM...
38860093yn8.jpg


Então, vc terá que cortar parte da parte plástica do bloco óptico pra unidade servir completamente...

A unidade instalada no DC...:D


Prova do funcionamento...:D


Modelo do CD-ROM o qual a unidade foi retirada:


Além da UO, aproveite pra retirar outras peças do CD-ROM, como cabo flat, Big motor, motor que movimenta a UO... Você pode precisar delas mais tarde...
 

Uzumaki_Naruto

Bam-bam-bam
Mensagens
9.514
Reações
1.426
Pontos
339
madruguinha;4125548 disse:
Mas provavelmente não vai rodar GDs originais, já fez o teste com GD?

Pra quê GD´s quando temos os maravilhosos Jacks!?:lol

Pow Roni, então o meu drive gravador de CD do PC serve pra fazer o transplante no DC?

Edit: Achei uma fonte cabulosa pra fazer downs de DC, porr4! Acho que tem todos os games do console!
 

R0ny_K3t

Supra-sumo
Mensagens
1.654
Reações
200
Pontos
164
Uzumaki_Naruto;4125695 disse:
Pra quê GD´s quando temos os maravilhosos Jacks!?:lol

Pow Roni, então o meu drive gravador de CD do PC serve pra fazer o transplante no DC?

Edit: Achei uma fonte cabulosa pra fazer downs de DC, porr4! Acho que tem todos os games do console!

madruguinha;4125548 disse:
Mas provavelmente não vai rodar GDs originais, já fez o teste com GD?

Não possuo nenhum GD pra testar no console (Veio com 2 CD-R, já viraram 6 :lol)... Mas conforme li em outros fóruns, vai rodar sim...;D

Quanto ao CD-RW, não serve... tem q ser algum modelo que tenha as UO's SPU3000/SPU3200 e HOP-A1

Uzumaki, MP pra mim...:lol
 

Morfus

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.189
Reações
2.468
Pontos
1.254
Caramba! Vou até montar um arquivo com estas informações.

Utilíssimo isso! :rox
 

*Lionheart*

Habitué da casa
Mensagens
930
Reações
1
Pontos
99
Meus parabéns, Rony! Dá gosto ver alguém ressuscitando um "console perdido", ainda mais com as próprias mãos...


Quanto a essa história de DC nacional ser fresco pra jogos, é meio lenda... Tenho o meu desde 2000 e nunca tive problemas com jogos (usando mídias prensadas e algumas CD-R). A única vez que tive problemas de "o modelo USA roda, mas o meu não" foi com Shemnmue, que travava em dado momento em um dos discos, mas na "loja" lia de boa... Aí tentei trocar pro outro igual (prensado) e necas... por fim peguei o mesmo disco, só que CD-Rzão e bizarramente funcionou de boa! :D Essa foi a única vez que tive problema de leitura com ele em todos esses anos...
 

N i K

Ser evoluído
Mensagens
559
Reações
2
Pontos
26
Ah...quero arrumar meu dream tb :(
O meu parece que o leitor ta fraco, sei lá...Alguns jogos ele lê, outros nem começam a girar :/
Pelo menos ta rodando RE:Veronica e Shenmue 2 por enquanto...

Teria algum processo mais simples que esse pra tentar dar uma revitalizada no meu bichinho, ou só trocando a UO mesmo?
vlw...
 

R0ny_K3t

Supra-sumo
Mensagens
1.654
Reações
200
Pontos
164
N i K;4137233 disse:
Ah...quero arrumar meu dream tb :(
O meu parece que o leitor ta fraco, sei lá...Alguns jogos ele lê, outros nem começam a girar :/
Pelo menos ta rodando RE:Veronica e Shenmue 2 por enquanto...

Teria algum processo mais simples que esse pra tentar dar uma revitalizada no meu bichinho, ou só trocando a UO mesmo?
vlw...

Faz o procedimento que adoto padrão...:-)
Limpe a lente da unidade óptica usando um cotonete com álcool isopropílico, limpando de leve...
Limpe as engrenagens do conjunto óptico com isopropílico e cotonetes, e aplique uma graxa branca nova nas engrenagens...(se não souber fazer isso, peça para um amigo que o faça...)
Por fim, caso nada disso resolva, terá que ajustar o trimpot da UO...

Se nada disso resolver... terá q ser trocada mesmo...

E ainda não se esqueça do mais importante.... SEMPRE utilize midias de qualidade (Recomendo CD-R Sony/Maxell/Philips - DVD-R Sony/Maxell/Ridata), jamais use midias sujas e riscadas...:kongpositivo:
 

madruguinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.088
Reações
26.946
Pontos
1.404
*Lionheart*;4137220 disse:
Meus parabéns, Rony! Dá gosto ver alguém ressuscitando um "console perdido", ainda mais com as próprias mãos...


Quanto a essa história de DC nacional ser fresco pra jogos, é meio lenda... Tenho o meu desde 2000 e nunca tive problemas com jogos (usando mídias prensadas e algumas CD-R). A única vez que tive problemas de "o modelo USA roda, mas o meu não" foi com Shemnmue, que travava em dado momento em um dos discos, mas na "loja" lia de boa... Aí tentei trocar pro outro igual (prensado) e necas... por fim peguei o mesmo disco, só que CD-Rzão e bizarramente funcionou de boa! :D Essa foi a única vez que tive problema de leitura com ele em todos esses anos...


Isso eu posso confirmar que é lenda, tive um Dreamcast americano que engasgava com alguns piratão, apesar do leitor estar em bom estado, pq a maioria rodava lizinho, sempre achava que era por causa das midias porcas que eu comprava,mas enfim. Anos depois comprei um DC da Tectoy (logo vermelho) que roda tudo lizinho, e olha que comprei dum Muleke de 12 anos que não cuidava do console, os unicos que ele engasga é com jogos prensados, mas fiz uma cópia de todos que não funcionaram e agora roda tudo, no meu caso o Nacional deu menos dor de cabeça que o Americano.
 

vegetaid

Novato
Mensagens
133
Reações
3
Pontos
16
Ótimo tópico.

To com o meu encostado aqui. A unidade ótica foi prosaco e tá sem o cabo-Flat... :-(

Será que todas as unidades antigas de CD-ROM pra PC funcionam ou é só algumas msm?

Os Flats das de PC funfam no Dremcast ou é necessário comprar um cabo novo?
 

vegetaid

Novato
Mensagens
133
Reações
3
Pontos
16
Uzumaki_Naruto;4124973 disse:
Também fiquei curioso de saber cara, realmente é uma ótima opção pra quando o leitor do DC for pro saco.


Já ouvi dizer que dá pra colocar até unidade comum de CD de música... [:grr]
 

N i K

Ser evoluído
Mensagens
559
Reações
2
Pontos
26
R0ny_K3t;4138295 disse:
Faz o procedimento que adoto padrão...:-)
Limpe a lente da unidade óptica usando um cotonete com álcool isopropílico, limpando de leve...
Limpe as engrenagens do conjunto óptico com isopropílico e cotonetes, e aplique uma graxa branca nova nas engrenagens...(se não souber fazer isso, peça para um amigo que o faça...)
Por fim, caso nada disso resolva, terá que ajustar o trimpot da UO...

Se nada disso resolver... terá q ser trocada mesmo...

E ainda não se esqueça do mais importante.... SEMPRE utilize midias de qualidade (Recomendo CD-R Sony/Maxell/Philips - DVD-R Sony/Maxell/Ridata), jamais use midias sujas e riscadas...:kongpositivo:

Ah sim, eu já usei muito esse recurso de limpar a lente. Ai funcionava um pouco melhor por algum tempo, depois voltava a ficar ruim.
Não lembro se eu já tentei isso de ajustar o trimpot, faz tanto tempo que não abro ele...Mas vou testar.
E caso nada funcione, vou arriscar a troca da unidade ótica mesmo.

Bateu aquela saudade por que eu me mudei esse fim de semana passado e achei meu dream e a caixa com mais de 50 jogos :~~~~ hehe

Boas lembranças de jogar quake arena online madrugada adentro :D
 

NBT master

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.183
Reações
1.365
Pontos
944
*Lionheart*;4137220 disse:
Meus parabéns, Rony! Dá gosto ver alguém ressuscitando um "console perdido", ainda mais com as próprias mãos...


Quanto a essa história de DC nacional ser fresco pra jogos, é meio lenda... Tenho o meu desde 2000 e nunca tive problemas com jogos (usando mídias prensadas e algumas CD-R). A única vez que tive problemas de "o modelo USA roda, mas o meu não" foi com Shemnmue, que travava em dado momento em um dos discos, mas na "loja" lia de boa... Aí tentei trocar pro outro igual (prensado) e necas... por fim peguei o mesmo disco, só que CD-Rzão e bizarramente funcionou de boa! :D Essa foi a única vez que tive problema de leitura com ele em todos esses anos...

eheheh

lenda nada!

Acho que havia mais de um modelo aqui.

O de um amigo era terrível pra ler... = /
 

*Lionheart*

Habitué da casa
Mensagens
930
Reações
1
Pontos
99
NBT master;4142098 disse:
eheheh

lenda nada!

Acho que havia mais de um modelo aqui.

O de um amigo era terrível pra ler... = /
Por enquanto somos dois contra um, tamos ganhando, hehe... ;-)
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Agora é só jogar aquele que na minha opinião é o melhor videogame do planeta , na verdade tenho um respeito tão grande por ele e pelo NES que os outros se tornam coadjuvantes hiha!

Eu li suas peripécias com o console , boa sorte com ele daqui para frente e aproveite todos os seus ótimos jogos.
 
Topo Fundo