O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Artigo] A nova (e apressada) geração

B.D. Joe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.220
Reações
17.184
Pontos
1.053
A todo momento vemos os jogadores (tanto de console quanto de PC) ansiosos pela nova geração de consoles. O mais estranho, é que as empresas parecem não compartilhar da mesma empolgação. A Microsoft queimou a largada com o Xbox Series X na VGA de 2019, mostrando inclusive um novo controle e a cara do console, além de um preview de um jogo que usa toda a capacidade gráfica, já fotorrealista, do console.

Alguns meses após o anúncio, Phil Spencer vem a público e diz que os jogos da Xbox Game Studios dificilmente serão exclusivos para o modelo mais novo, em uma estratégia aparentemente pró consumidor e que visa manter uma fanbase satisfeita. Será mesmo?

Vale lembrar que a mesma Microsoft lançou o Xbox One em 2013 sem retrocompatibilidade (pela diferença da arquitetura X86 com a arquitetura PowerPC do 360) e com alguns jogos cross-gen, mas com um forte apelo a exclusivos. Ryse Son of Rome aparentava ser um jogo mediano de Xbox 360 preso ao Kinect e se tornou um jogo ruim de Xbox One que impressiona no visual. Essa estratégia foi pra mostrar para que a nova geração veio.

Resultado de imagem para ryse son of rome incredible graphics



Mostrar para que a nova geração veio era interessante, visto que os PCs high-end de 2013 já eram superiores aos consoles que estavam sendo lançados mas não apresentavam jogos com o mesmo nível de detalhes. Um dos motivos para isso é que, até o momento, os consoles ditavam os rumos gráficos que as produtoras adotavam.
O Playstation 4 não obteve o mesmo sucesso em demonstrar essa diferença, visto que sua lineup exclusiva de lançamento contava com o fraco Knack e Killzone Shadow Fall.
Mesmo assim, ambos os consoles, principalmente o Playstation 4, venderam muito bem. O principal motivo para isso foi o preço. A sétima geração causou um impacto muito grande na indústria, principalmente na Sony. O proibitivo preço do Playstation 3 fez com que a super-máquina fosse cada vez mais capada e diminuída para caber na sala de estar e no bolso de milhões de pessoas. Desse modo, na oitava geração o principal foi produzir uma máquina simples, de programação fácil e que não sacrificasse preço por potência.
Resultado de imagem para ps3 x ps4 graphics assassins creed 4



Na minha opinião essa estratégia deu certo até 2016. Chegou um ponto em que as produções de console passaram a ficar devendo graficamente para os jogos de PC. Principalmente por todos serem feitos na mesma arquitetura (é, vou esquecer do Wii U). A solução da indústria de consoles foi simples e não foi novidade: copiar o que acontece com os celulares. Lembra quando o iPhone foi lançado em 2007? Naquela época um aparelho eletrônico era mantido por um período de tempo de 3-6 anos. No caso dos videogames, a geração do Xbox 360 e Playstation 3 chegou a quase 8 anos de vida. Nos celulares, o lançamento passou a ser anual, o que criava fragmentação mas deixava várias pessoas em um mesmo ecossistema. Assim os aparelhos mais velhos ficavam para um público de menor poder aquisitivo e os novos eram comprados pelos entusiastas.
Foi com essa mentalidade que o Playstation 4 Pro e o Xbox One X foram lançados. Preencher uma lacuna tecnológica para entusiastas com um gimmick novo, o 4K. Maiores resoluções fazem jogos mais bonitos, mas são novos consoles que puxam os gráficos e mudam os estilos de jogos. Alguns citam esses consoles cross-gen como o que deveria ter sido lançado em 2013 (assim como o New 3DS é o 3DS que a Nintendo prometeu em 2011!).
Chegamos no momento atual, onde todos esperam os novos consoles, visto que alguns lançamentos sofrem para entregar 30 FPS estáveis em alguns jogos, como Control.

A principal diferença de hoje para 2013 é que não precisamos mais de um PC mid-end e que o público sente que a diferença precisa ser maior. Se a diferença for pequena e uma nova geração trouxer 16 GB de ram (comuns a PC hoje em dia), provavelmente muitas pessoas esperarão para pegar as versões Pro dos consoles já sabendo que em um momento essa defasagem chegará. Como fugir desse problema? Lançando consoles poderosos.
O problema para isso é o preço. Especula-se que os próximos consoles serão baseados em SSD. Uma tecnologia que está mais barata mas que ainda deve ser subsidiada para ser possível ter um armazenamento minimamente decente, dado que jogos atuais sem ray-tracing e texturas 4K passam de 100 GB.
Com o preço alto, somente poucos entusiastas serão o primeiro a se sacrificarem para ter uma tecnologia nova em casa. E ai vem um problema. Não estamos em 2013. A Microsoft e a Sony construiram, com base nas vendas online e na fidelização dos clientes a partir de PS Now e Xbox Live uma base de consumidores. Nessa nova geração, talvez por saberem que o preço será caro, não abrirão mão dos que já estão na plataforma.
PS5 LOGO" data-src="https://observatoriodegames.bol.uol.com.br/wp-content/uploads/2020/01/65-e1578506073529.jpg" data-lb-sidebar-href="" data-lb-caption-extra-html="" data-single-image="1"> Resultado de imagem para Jim Ryan PS5 LOGO



Isso resulta nas declarações mais recentes, principalmente a que o Xbox Series X não terá exclusivos nos próximos 24 meses. Na minha visão, para que a empresa ganhe tempo e consiga diminuir o preço de fabricação dos novos consoles. Os principais jogos do PS5 provavelmente serão versões melhoradas dos grandes jogos do PS4 para esse ano.
As empresas vão suprir a necessidade do mercado de novas máquinas, mas sem pressa. Com a desculpa de respeitar o consumidor, irão ganhar tempo para deixar seus produtos rentáveis e compráveis.
Talvez por isso pareça tanto que nós queremos mais o Playstation 5 do que a Sony.


Leia mais posts como esse em www.morpheticos.wordpress.com
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.926
Reações
56.917
Pontos
2.164
Não acho apressada, a geração começou em 2012 com o WiiU, ou se for contar ps4 e xone, em 2013. Já estamos com pelo menos 7 anos de geração, é um bom período. A tecnologia em geral mudou muito, o que antes era considerado impossível como catálogo de jogos online ou jogar na nuvem, hoje é possível.
 

NUIIO

Bam-bam-bam
Mensagens
373
Reações
561
Pontos
268
O PC tomou lugar dos Ardades. Na realidade o pessoal ficou mal acostumado com a 6ª e 7ª Gen, que foram as únicas que foram hardwares que superavam tudo que tinha no mercado em sua Época. Mas agora voltou a normalidade, em 2011 a AMD já tinha lançado a GPU top de linha HD7970 (Tahiti) que é superior a GPU Pitcairn do PS4 (HD 7870). Creio que A MS quer algo mais PC com XSX, Se ela incentivasse os jogos a serem lançados a 60FPS. Já que próprio Phill expôs sua opnião que prefere jogabilidade invés de gráfico. com a maioria dos jogos sendo lançados em 60FPS, seria uma vantagem ótima em relação ao PS5 para o público mais Hardcore.
 

B.D. Joe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.220
Reações
17.184
Pontos
1.053
Não acho apressada, a geração começou em 2012 com o WiiU, ou se for contar ps4 e xone, em 2013. Já estamos com pelo menos 7 anos de geração, é um bom período. A tecnologia em geral mudou muito, o que antes era considerado impossível como catálogo de jogos online ou jogar na nuvem, hoje é possível.
Eu acho q era a hora também, mas tá meio claro que agora eles ainda não conseguem fazer um console com um bom CxB por $400 sem subsidiar muito. Por isso acho q esperarão mais e estenderão a vida do PS4/One

Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.247
Reações
175.660
Pontos
2.234
Tem que chutar mesmo.

Essa geração foi severamente limitada pela desgraça do Jaguar, que no lançamento de PS4 e Xbox One já era velho - por derivado do Bobcat - e uma grande b*sta. Eu avisei isso anos atrás, quando dos anúncios dos hardwares, que essa escolha específica era um erro (mas o pessoal preferiu ficar reclamando da DDR3 e eSRAM do Xbox One, que no fim das contas não representaram problemas como eu também disse que não representariam).

Por conta da porcaria do Jaguar é que os consoles estão peidando, mesmo nas versões upgrade. Só na GPU daria pra carregar mais uns três ou quatro anos fácil, a CPU é que não deixa mais. Esse vídeo de Control inclusive deixa isso claro: o framerate cai quando pesa em física e partículas, atividades que infelizmente as produtoras preferem continuar jogando em cima da CPU ao invés de usar OpenCL e jogar na GPU.

A inclusão de SSD é exagero, não era necessário. Metesse um M.2 pro sistema e mantivessem os jogos em HD mecânico, de repente com cache, que tava passando de bom.
 

B.D. Joe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.220
Reações
17.184
Pontos
1.053
Tem que chutar mesmo.

Essa geração foi severamente limitada pela desgraça do Jaguar, que no lançamento de PS4 e Xbox One já era velho - por derivado do Bobcat - e uma grande b*sta. Eu avisei isso anos atrás, quando dos anúncios dos hardwares, que essa escolha específica era um erro (mas o pessoal preferiu ficar reclamando da DDR3 e eSRAM do Xbox One, que no fim das contas não representaram problemas como eu também disse que não representariam).

Por conta da porcaria do Jaguar é que os consoles estão peidando, mesmo nas versões upgrade. Só na GPU daria pra carregar mais uns três ou quatro anos fácil, a CPU é que não deixa mais. Esse vídeo de Control inclusive deixa isso claro: o framerate cai quando pesa em física e partículas, atividades que infelizmente as produtoras preferem continuar jogando em cima da CPU ao invés de usar OpenCL e jogar na GPU.

A inclusão de SSD é exagero, não era necessário. Metesse um M.2 pro sistema e mantivessem os jogos em HD mecânico, de repente com cache, que tava passando de bom.

também acho, mas acho que como vão socar tudo o que dá sem tanta preocupação com o preço vão apelar até pro SSD. Eu acho q eles vão precisar "impressionar" inclusive pelos mid-gens. Voce acha q um One X sem Jaguar já poderia ser um next gen?
 


LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.247
Reações
175.660
Pontos
2.234
Voce acha q um One X sem Jaguar já poderia ser um next gen?

Avaliar essa questão generacional é complicado porque não é só hardware. Depende muito do que as engines e produtoras empurram de recursos tecnológicos novos.
Mas eu posso te assegurar com muita tranquilidade que veríamos muita coisa que não estamos vendo nessa geração.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.590
Reações
38.845
Pontos
2.069
Acho ruim essa cultura de que console precisa ser algo tão barato. 499 dólares parece ser o limite para o povo aceitar nessa nova geração. 599 já iam gritar.

Sinceramente, 600 dólares por um produto que vai ficar comigo, sem necessitar de atualização de hardware, por pelo menos 6 ou 7 anos, é de um custo-benefício absurdo. Meu celular é mais caro que isso e dificilmente fico com ele por mais de 3 anos - e muitos trocam anualmente. Entendo que celular é um aparelho mais essencial e versátil, mas mesmo assim... É muito caro para o prazo de validade.
E custando 600 dólares, o console poderia sair mais parrudo e já menos defasado.

Meu PS4 eu paguei 1300 reais no lançamento, em 2013. Vou jogar nele até, pelo menos, começo de 2021... Custo-benefício enorme.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Acho ruim essa cultura de que console precisa ser algo tão barato. 499 dólares parece ser o limite para o povo aceitar nessa nova geração. 599 já iam gritar.

Também acho MUITO estranho isso.
A vantagem maior dos consoles sobre os PCs é que a vida útil de jogos, manutenção, suporte e afins é bem maior que a de um desktop gamer lançado no mesmo período.
Lembro de quando um amigo meu pegou um PS3 por conta da vida útil e durou um pouco mais de 10 anos o lifespan do console.

Agora com PS4 e Xone a história tá muito esquisita.
Tenho medo do PS5 e do XSX.

OBS: Sou mais PC, mas gosto dos consoles. Porém só me vejo interessado por hora no Nintendo Switch. Não irei comprar um tão cedo.
 

B.D. Joe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.220
Reações
17.184
Pontos
1.053
Também acho MUITO estranho isso.
A vantagem maior dos consoles sobre os PCs é que a vida útil de jogos, manutenção, suporte e afins é bem maior que a de um desktop gamer lançado no mesmo período.
Lembro de quando um amigo meu pegou um PS3 por conta da vida útil e durou um pouco mais de 10 anos o lifespan do console.

Agora com PS4 e Xone a história tá muito esquisita.
Tenho medo do PS5 e do XSX.

OBS: Sou mais PC, mas gosto dos consoles. Porém só me vejo interessado por hora no Nintendo Switch. Não irei comprar um tão cedo.

O problema é que existem vários TIERS, o entusiasta que compra, o fã que espera um corte de preço ou um jogo top e o cara que compra se estiver dentro do orçamento dele. Por exemplo, um DS vendeu pra caramba pq pessoas aceitam pagar uns 150 pra ter um console, sendo que videogame nunca é prioridade pra maioria das pessoas.
PS3 e One foram excelentes pelo tempo que duraram, mas sendo franco é quase impossivel a pessoa ter passado de 2007-2012 com o mesmo console sem ter tido de arrumar ou comprar outro.
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.765
Pontos
1.219
Revivendo o tópico só para discordar dessa última afirmação sua, boss.

Concordo que o processador fosse antigo e fraco, mas tirar a única atualização válida dos novos consoles foi... Talvez "forçado" seja a palavra aqui...

Se as empresas quisessem fazer a geração durar mais, poderiam ter colocado Ryzen 1300X nos Pros e Xs que lançaram.

Mas vemos como HD mecânico já morreu. A cena inicial de Cyberpunk no PC é em tempo real e muda de cenário a cada dois segundos. Em HDD as texturas nem carregam. FF7 também tem falhas no carregamento de texturas, até com SSD instalado.
 
Topo Fundo