O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Artigo antigo da Eurogamer sobre bastidores de lançamento do WiiU

rjorge

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.337
Reações
1.794
Pontos
864
A Eurogamer logo após o lançamento do WiiU, lançou um artigo revelando através de suas fontes como era o contato do desenvolvedores com a Nintendo antes do lançamento do console.
Para quem manja de inglês e está interessado, segue o link:


Alguns pontos de destaque:
  • Nintendo falava de suas intenções de um console do mesmo tamanho do Wii, que não fizesse muito barulho e que a "mamãe não se importasse em tê-lo na sala"
  • A geração de executáveis para o WiiU demorava mais de 4 de vezes do que nas outras plataformas. Lembrando que os desenvolvedores durante os testes têm que fazer isso várias vezes
  • A implementação das features online só seria disponibilizada próximo ao lançamento do console
  • O sentimento das desenvolvedoras third-party era que elas só estavam ali para diversificar o catálogo. Não tinham atenção da Big N
Sinto que devido a Nvidia a parte técnica pode ter melhorado, mas alguns pontos dessa forma de atuar da Nintendo ainda continuam.
 

大天使

Veterano
Mensagens
697
Reações
1.657
Pontos
148
O problema do Wii U é que o console tinha potencial inferior ao PS4 e Xbox One (o artigo compara o potencial de hardware do Wii U com o do Xbox 360) e o controle do Wii U na minha opinião é caro e inconveniente. Já joguei no Wii U na casa do meu amigo e é meio chato ter que ficar olhando pra tela do controle e da TV simultaneamente. O Switch também não é tããão potente, mas pelo menos é um "semi-portátil", daí dá mais comodidade ao jogador.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.609
Reações
33.055
Pontos
1.048
É o que eu sempre falo e isso vem desde a época do NES. A Nintendo sempre deu um f**a-se bem grande pras thirds (pra todo mundo fora dela aliás) e no NES isso funcionou porque praticamente só tinha ela. Na geração 16bits muitas thirds já começaram a ir pra outros consoles (Mega Drive) e na geração 32bits a Sony fez tudo que as thirds queriam e a história todo mundo já sabe, a Nintendo se fodeu.
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.765
Pontos
1.219
O que foi pior, o WiiU ou o Virtual Boy?

Pelo nome eu diria que o WiiU. :klol
Nome, falta de noção de tempo (devia ter saído, no máximo, em 2010), tela resistiva (que limitava inovações em jogabilidade), hardware legado, sistema lento...

O Virtual Boy ao menos "estava a frente de seu tempo", sendo uma ideia limitada pelo hardware da época.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.513
Reações
104.422
Pontos
2.419
A Nintendo anunciou o console com grande ênfase no suporte third-party, acabou sendo uma piada, incluindo a infame "unprecedent partnership" com a EA. Historicamente creio que a Nintendo não ouve as thirds em termos de concepção de hardware, eles fazem do jeito que lhes interessa e elas que se adaptem.

Na parte tecnica a Nintendo vacilou com a CPU do Wii U e pelo que a matéria mostra foi alertada pelas thirds mas nem deu bola.
 


Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.466
Reações
23.054
Pontos
803
  • Nintendo falava de suas intenções de um console do mesmo tamanho do Wii, que não fizesse muito barulho e que a "mamãe não se importasse em tê-lo na sala"

Não sei bem o porquê, mas ri demais disso. Acho que tem essa frase em alguma música da Xuxa.

Bom artigo. Duma época em que ainda havia alguma qualidade de redação na imprensa gamer.
 

rjorge

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.337
Reações
1.794
Pontos
864
Únicos pontos forte do WiiU são: rodar o Metroid Prime Trilogy do Wii e scene homebrew.
Ela poderia ter feito como o Wind Waker HD e ter feito um remaster logo da trilogia.
 

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.801
Reações
9.488
Pontos
1.094
Nintendo vacilona, console bacanudo acabou morrendo cedo demais.

Adelante, sigo jogando minha Bayonetta 2 fuderosa até altas horas.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.609
Reações
33.055
Pontos
1.048
o wii u tenho um sentimento por esse console, não sei como classifica-lo entre os consoles nintendo pós snes

ainda vou pegar 1
Tanto o Wii U quanto o PS Vita foram excelentes consoles, uma pena que fracassaram comercialmente.

Abraços!
O Wii-U é o segundo console da Nintendo que gosto mais, só perde pro SNES. Apesar de ter sido um fracasso comercial, é muito mais interessante que o Wii (e roda jogos deste) e sua biblioteca de exclusivos é fantástica!
 

Edi (FZ2D)

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.913
Reações
53.734
Pontos
1.284
[*]A implementação das features online só seria disponibilizada próximo ao lançamento do console
Burrice do cão. Isso explica por que uma cacetada de jogo multi veio sem MP no Wii U


Enviado de um aparelho que transmite sonhos!!!
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.876
Reações
230.182
Pontos
2.529
Antes de falar da Nintendo, eu preciso saber como é o processo das outras.


E o Wiiu travado é um console ruim, mas destravado é um put* console.

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 

rjorge

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.337
Reações
1.794
Pontos
864
Wiiu é mais console que o xone, mario 3D world, W101, Tropical Freeze, tem jogos legais pra caramba apesar do fracasso.
Xone tem uma retro melhor, Halo 5, Forza Horizon 3 e 4, Ori, Killer Instinct, Sunset Overdrive e os jogos das thirds que pularam o WiiU.
E digo isso tendo um WiiU.
 
Ultima Edição:

Arikado Sama

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.584
Reações
10.100
Pontos
503
Gostei muito, MUITO mesmo, do wiiu.

Baita console com uma gananciosa nintendo por trás.
Teve excelentes títulos, mas a nintendo acabou zoando o barraco, onde só ela dominava o hardware e não se importava com as thirds.
Ela ainda faz isso com o Switch, mas agora, pelos menos, dá uma maneirada em algumas coisitas.
 

DarkMorten

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.219
Reações
19.157
Pontos
614
olha, eu não acho o Wii U um console tão ruim assim
mas pq eu não tive Gamecube, nem Wii .. ai pra mim foi tipo um 3 em 1

pra quem teve os outros nintendos pode sim ter sido uma porcaria

eu quando comprei o meu, já era notório a bola fora que o Wii U era, mas pra mim foi OK, tenho uns 8 jogos, sei lá e tá bom
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.737
Reações
13.766
Pontos
803
tenho um wiiu e pelos exclusivos dele valeu a pena, agora estao sendo portados pro switch

de quebra, com o cfw ainda tenho wii e gc nativos que posso jogar no monitor lcd em progressive mode sem precisar de crt. nao curto muito emulador, prefiro o hardware original.

:kcool
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.765
Pontos
1.219
"So, these larger studios had a choice. Would they develop a port of an existing game to a console with limited capabilities and limited market penetration? Or put their teams to work on developing new features and concepts for the 'real' next-gen consoles that were going to be launched that year? When you look at it this way, the choice isn't that hard."

É por isso que eu falo que o Wii U chegou tarde.

Tivesse sido lançado em 2010, teria recebido muitos jogos na "unprecedent partnership".

Mas preferiram "dar suporte ao Wii", que morreu em 2010. Só esqueceram de enterrar.
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.466
Reações
23.054
Pontos
803
Console problemático demais, que viu mesmo a produção first party da Nintendo, sua mantenedora majoritária e quase única, cair muito em quantidade em relação a gerações antigas. Mesmo se comparada à do Wii, que já foi a produção first mais escassa entre as 3 donas de console da sétima geração, embora tenha dois games de imensa relevância e GOTG-contenders (os dois Mario Galaxies), houve expressiva queda. De quebra, pra perder o costume, emplacou apenas um game genre-defining (BOTW), troféu ainda dividido com o Switch, ao contrário do output pregresso da Nintendo.

Se eu fosse chutar as causas pra tamanho desastre, eu pensaria:

1) a Nintendo logo percebeu que o jogo não ia virar, e foi transferindo o foco pro 3DS e R&D para o novo console, tentando manter o WiiU em marcha mais lenta, como um time que não mais vê possibilidades de arribar a taça e passa a poupar jogadores para as próximas competições.

2) penso que a mudança do pipeline de SD para HD tenha prolongado o tempo de produção, e essa esticada nos fornos, mesmo que tenha sido discreta, acabou atrapalhando mais um pouco.

A empresa vai portar 100% de sua biblioteca do WiiU para o Switch até o final da vida do híbrido, fazendo esse console praticamente sumir em legado e relevância da história dos videogames.
 

viagem estrelar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.773
Reações
23.000
Pontos
803
O Wii-U é o segundo console da Nintendo que gosto mais, só perde pro SNES. Apesar de ter sido um fracasso comercial, é muito mais interessante que o Wii (e roda jogos deste) e sua biblioteca de exclusivos é fantástica!
Prefiro o n64
 
Topo Fundo