O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Artigo de Opinião] O Renascer da Simplicidade

Kobayashi

Bam-bam-bam
Mensagens
14.002
Reações
6.259
Pontos
499
Leiam e dissertem com sabedoria:

[Artigo de Opinião] O Renascer da Simplicidade:

A evolução das consolas, ou se preferirem, de toda a indústria, tem sido crescente em várias formas, sendo a mais visível, a evolução técnica. Esta, em poucos anos, tem-se transformado cada vez mais realista, cada vez mais preocupada com pequenos pormenores, e isso está absolutamente ligado à própria arquitectura das máquinas HD que agora se encontram no mercado. Enquanto isto é verdade, e enquanto durante grande parte deste tempo, o interesse do público tem-se centrado principalmente neste evolução técnica, não há como negar que estamos a passar por um momento de mudança.

A verdade é que ninguém viu esta mudança chegar. Todos olhavam com grande interesse para as "features" next gen da Xbox360 e da PlayStation3, e ao mesmo tempo, os jogares estavam cépticos face à nova consola da Nintendo. Mesmo com a chegada das novas consola portáteis os jogadores estavam claramente mais confiantes em relação à primeira abordagem da Sony no mercado com a PlayStation Portable, visto esta possuir muitas opções para além da possibilidade de jogar incluindo um novo formato vídeo, o agora extinto UMD. As consolas mostravam cada vez mais complexas, e à partida, era mesmo isso que os jogadores procuravam, parece que agora a realidade é outra.

A Nintendo Wii é a líder do mercado das consolas domésticas, e a NDS é não só a líder das portáteis, como a consola mais bem sucedida desta 7º geração de consolas. Como é que isto passou despercebido? Onde é os jogadores se enganaram, e que factores contribuíram para isto? Claramente, posso afirmar que as consolas HD têm neste momento menos sucesso e são menos atractivas do que as plataformas mais simples e com menos "features". Sim, também são as mais baratas, mas julgo que este sucesso vai muito mais além disso. No Japão, por exemplo, é visível o domínio das portáteis, tal como é visível que, até agora, das 3 plataformas mais vendidas, nenhuma delas tem "features" HD. Portanto, apercebemo-nos que, tecnicamente, as consolas mais fracas são as que vendem mais. E sabendo que o Japão ainda não manifestou interesse pela geração HD, torna-se lógico que estas plataformas sejam mais bem sucedidas.

Os outros mercados enfrentam situações semelhantes com o contínuo, e crescente, sucesso da Wii e as vendas constantemente sólidas da DS, de novo, as consolas mais limitadas. Que poderá querer isto dizer? A única resposta que encontro é que os jogadores estão cada vez mais interessados pela simplicidade e não tanto pela complexidade. Mais, cada vez mais, os jogadores procuram experiências que diferem daquelas que têm tido durante tantos anos. Refiro em grande parte ao comando da Wii, e o ecrã "touch screen" da NDS. Estes novos meios ofereceram à indústria novas formas de abordar os videojogos, e os jogadores manifestaram interesse nisso. Então com isto, podemos chegar a uma nova conclusão, os modos de jogar convencionais são cada vez menos atractivos comparativamente a estas novas experiências que as plataformas da Nintendo oferecem.

Voltando ao Japão, dou-vos alguns exemplos do tipo de software que se tem vindo a disponibilizar para a DS. "Jogos" que nos ensinam a cozinhar (não é o cooking mama), "jogos" que mostram como se deve tratar a pele, "jogos" que ensinam o utilizador a fazer massagens", mesmo livros disponibilizados no formato de cartucho. Gostem ou não, são este tipo de coisas que têm feito com a NDS se torne um fenómenos cultural no Japão, onde 1 em cada 7 pessoas possuem uma. E nos outros mercados, é possível observar um interesse em software menos convencional: Brain Age, Guitar Hero, Buzz, Rock Band, Sudoku... Será que o realismo, os géneros convencionais estagnaram? Pelos visto, podemos deduzir outra coisa ainda. A componente gráfica não é tão importante como pensávamos.

O sucesso que este software tem tido, e mais propriamente, o sucesso que estas plataformas têm tido, começa já a atrair os produtores mais importantes da indústria, e cada vez mais é comum ver grandes nomes dos videojogos a fazerem visitas a estas consolas. O exemplo mais flagrante é o do Dragon Quest IX da Square Enix. Dragon Quest é uma das séries mais importantes do Japão e um RPG de qualidade indiscutível. Depois de uma passagem pela PS2, todos julgavam que o próximo capítulo da série viaja-se para uma consola HD (PS3), a verdade é que a Square Enix decidiu anunciar o jogo para a NDS. Pensam que é caso único? Monster Hunter está agora previsto para ser lançado para a Wii, Kingdom Hearts vai aparecer fortemente nas portáteis, Ninja Gaiden está prestes a ser lançado na DS, muitos títulos da série Final Fantasy, entre muitos outros grandes nomes. Todos desejam estar representados nestas consolas porque realmente são de longe as mais originais, mais simples e mais baratas desta geração.

Enquanto um jogo de nova geração custa, em média, cerca de 10 milhões de dólares, estes títulos são mais baratos, mas só isso, são títulos que estão representados nas máquinas mais populares desta geração. Engane-se todo aqueles que aponta a Wii e a DS como plataformas casuais, estas máquinas são o futuro e acredito fielmente que terão um impacto enorme nas máquinas da "próxima geração". Talvez não venhamos a ver as próximas consolas como "powerhouses" gráficas ou "media centers", o mais certo é elas se manisfestarem como plataformas cada vez mais simples e cada vez mais originais. Se a indústria tem de corresponder ao desejo do jogadores, tudo aponta para que isto venha a acontecer.

Nuno Ramos

Fonte: http://www.ptonlinegaming.com/2007/12/artigo-de-opinio-o-renascer-da.html
 

EvilAvatar

Veterano
Mensagens
7.623
Reações
3
Pontos
121
Em relação às plataformas serem video games antes de centros multimídias, concordo que o Wii vai ter um impacto importante, quanto aos gráficos discordo.
A tecnologia não vai parar, e uma prova disso é que os jogos multi entre Wii e os consoles HD vendem muito mais nesses últimos, talvez com exceção dos jogos muito ligados à jogabilidade do Wiimote como golfe.
 

Ixion

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.540
Reações
9.184
Pontos
1.204
Eu não concordo com o texto não...não é que os jogadores estejam querendo cada vez mais simplicidade, o fato é que tanto o Nintendo DS como o Wii atingiram novos nichos deste mercado, atraindo novos tipos de consumidores ao mesmo tempo em que não afastou completamente os consumidores tradicionais.
 

Evil AuRoN

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.284
Reações
3.789
Pontos
1.079
O sucesso da Nintendo está causando muita confusão na forma como vemos o mercado. Realmente os consoles nintendo fazem sucesso, mas é importante notar, sucesso sim, mas para que publico?

Gamers, não estou falando de hardcores, apenas gamers normais, realmente pensam que o wii é tudo isso mesmo? Um console com poucos jogos bons, sem evolução grafica, e com um controle diferente, porem ainda subutilizado.

No ps3/360 temos a verdadeira evolução na linha dos consoles domesticos, as mesmas experiências, só que maiores, tanto o ps3 quanto o 360 na opnião de um gamer que joga desde o atari como eu, é infinitamente melhor.

Claro o Wii tem jogos que eu adoro, como Smash Bros, e um futuro Mario Kart, agora isso é muito pouco para um console de mesa, tenho amigos que tem Wii, tem grana, mas não compram jogos porque simplesmente num sai nada que preste, então ficam sempre esperando o proximo mario, zelda, metroid...

Wii com certeza é um otimo segundo console porque ele tem os games nintendo que são perfeitos para jogar com a galera em casa, e porque não com o resto da familia, os famosos non-gamers ou super casuais como preferir.

Dizer que o mercado de jogos está pendendo pro Wii eu acho improvavel, sucesso do wii está no povo que não joga videogame a muito tempo ou nunca sequer jogou. O mercado gamer está bem acirrado, e digo mais, nesse mercado o wii ta amargando o 3º lugar... Jogos de apelo a gamers ativos nas ultimas 2 gens... = PS3 360... até o PC ta mais proximo disso que o Wii..

Pronto falei agora podem me taxar de ista ... :P
 

minx

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.966
Reações
10.517
Pontos
1.459
A única resposta que encontro é que os jogadores estão cada vez mais interessados pela simplicidade e não tanto pela complexidade. Mais, cada vez mais, os jogadores procuram experiências que diferem daquelas que têm tido durante tantos anos...

Mas ele não aborda no texto a politica da nintendo de albergar os "Non gamers", que até então, achavam que video game era coisa de criança ou eram complexos demais para tal e compoem cerca de 50% da base de wiis no mundo, Somado aos fãs da nintendo que são milhoes. Restando as outras plataformas aos mais hardcores.


Um exemplo parecido: Antigamente NERD era o carinha que ficava sentado o dia intero no PC e raramente saia de casa, hoje quem passa maior parte do tempo num pc é a grande massa casual com seus blogs e paginas pessoais da vida. Acho que ocorre o mesmo com o Wii...


ps: quanto ao DQIX no NDS = $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

 

DarkMorten

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.219
Reações
19.157
Pontos
614
Mas pq o Wii é citado como essa simplicidade toda ???
Na minha opinião, a tecnologia em termos de graficos não vai estagnar por um eventual sucesso do sistema da nintendo, talvez, se o Wiimote "pegar" mesmo, os proximos consoles (Ps4 e Xbox ...) virão com algum tipo de interação a mais em termos de jogabilidade, mas sem parar no tempo, que foi o que a nintendo fez, pelo menos visualmente
Alem do mais, videogame simples não é o Wii, mas sim um Atari e seus rivais da época, pois seus jogos não possuem outro objetivo a não ser a marcação de pontos, pelo menos é minha opinião
 


Kobayashi

Bam-bam-bam
Mensagens
14.002
Reações
6.259
Pontos
499
Evil AuRoN;2721569 disse:
Dizer que o mercado de jogos está pendendo pro Wii eu acho improvavel, sucesso do wii está no povo que não joga videogame a muito tempo ou nunca sequer jogou. O mercado gamer está bem acirrado, e digo mais, nesse mercado o wii ta amargando o 3º lugar... Jogos de apelo a gamers ativos nas ultimas 2 gens... = PS3 360... até o PC ta mais proximo disso que o Wii..

Pronto falei agora podem me taxar de ista ... :P

É inegável que o Wii está atraindo um novo público, mas tá atraindo muitos hardcores também. A prova ? Basta ver o tanto de gente que já tem Wii aqui no fórum. ;D

E digo mais: tá assim de donos de Xbox 360 e PS3 doidinhos para jogarem Super Mario Galaxy e SMBB.
:lol
 

DarkMorten

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.219
Reações
19.157
Pontos
614
Kobayashi;2721748 disse:
É inegável que o Wii está atraindo um novo público, mas tá atraindo muitos hardcores também. A prova ? Basta ver o tanto de gente que já tem Wii aqui no fórum. ;D

E digo mais: tá assim de donos de Xbox 360 e PS3 doidinhos para jogarem Super Mario Galaxy e SMBB.
:lol

Quanto ao Mario Galaxy eu tenho vontade de jogar ele mesmo, mas Smash Bros quando eu joguei eu não gostei, achei bobo..
 

animoita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.727
Reações
9
Pontos
824
Texto bastante equivocado.

Da mesma forma que vc diz que ta cheio de dono de ps360 ta cheio de dono de wii que não te só o WII.

O WII faz sucesso pq atingiu um publico novo assim co nds.

ALgumas coisas que ele fala no texto tb não fazem sentido algum, como falar que subtitulos de franquias como ninja gaiden e final fantasy são prova do sucesso dos portateis. Em alguns casos até sim, mas o GBA não inovava em nada e nunca deixou de ter seus titulos de peso como castlevania, metroid, etc.

EU como gamer não consigo viver só de WII, e talvez se não fosse as franquaias da nintendo nem tivesse comprado o console.

Kobayashi;2721748 disse:
É inegável que o Wii está atraindo um novo público, mas tá atraindo muitos hardcores também. A prova ? Basta ver o tanto de gente que já tem Wii aqui no fórum. ;D

E digo mais: tá assim de donos de Xbox 360 e PS3 doidinhos para jogarem Super Mario Galaxy e SMBB.
:lol

e desde quando isso é a prova do sucesso do wii pela sua tecnologia?

eu na geração passada era loco pra jogar metroid prime e o game cube não tinha nada de diferente dos outros consoles
 

Kobayashi

Bam-bam-bam
Mensagens
14.002
Reações
6.259
Pontos
499
animoita;2721821 disse:
e desde quando isso é a prova do sucesso do wii pela sua tecnologia?

Ué, a tecnologia do controle que faz o console ter uma experiência única em jogabilidade.

Xbox 360 e PS3 apenas aprimoraram os gráficos dos seus antecessores, mas seus controles são bem old e o tipo de jogabilidade idem.

Deixar de ser mais do mesmo e fazer sucesso, para mim, é uma vitória sim.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.603
Reações
38.865
Pontos
2.069
Não li o artigo todo, parei bem no começo...
Mas ele diz que os 3 consoles mais vendidos do Japão não tem features HD; e que os portáteis vendem muito bem não só por serem baratos.
Mas não creio que o portátil vende mais por ser a preferência dos jogadores. Vende mais por ser mais barato mesmo, e mais acessível. Se fosse por preferência, poderíamos vender um 360 a 400 dólares e um DS a 400 dólares, e o DS venderia mais mesmo assim. Mas acho que não é isso que aconteceria, não é?
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.064
Reações
25.875
Pontos
1.484
Kobayashi;2722143 disse:
Xbox 360 e PS3 apenas aprimoraram os gráficos dos seus antecessores, mas seus controles são bem old e o tipo de jogabilidade idem.

Jogabilidade não depende apenas do controle, sempre citam algo assim para dar a imrpessão que:

Wii=jogabilidade
PS3/360=grafico

Isso é uma definição simplória demais.

A própria história dos jogos mostra, e dá ótimos exemplos, que inovação, e jogabilidade não depende apenas de um componente (no caso controle).

Veja o PC: é usado o mesmo controle há uns 15 anos. Então posso dizer que toda a história dos jogos de PC é feita por games com a mesma jogabildiade? Só mudou o gráfico?

Half life 2 é igual à Doom?
FEAR é igual à Half Life 2?
Company of heroes é igual à Comand & Conquer?
RPGs como The Witcher são iguais à Diablo ou Ultima?

É óbvio que isso não funciona assim.
E nos consoles mesmo há ótimos exemplos de inovação e evolução da jogabilidade: Prince os Persia Sands of Time não seria possível de se fazer no PS1.

Ninja Gaiden / God of War / Devil May cry também.
Kingdom Hearts menos ainda. Nem Resident Evil 4.
Fatal Frame é outro bom exemplo. Com a capacidade dos consoles antigos, ele perderia muito da sua atmosfera.

Não se trata apenas de uma mudança no gráfico, mas de uma evolução no DESIGN do jogo, e isso envolve tanto gráfico, como jogabilidade, arte e conceito do mesmo.
 

Id

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.520
Reações
626
Pontos
1.354
Ero_Seenin;2722229 disse:
Jogabilidade não depende apenas do controle, sempre citam algo assim para dar a imrpessão que:

Wii=jogabilidade
PS3/360=grafico

Isso é uma definição simplória demais.

A própria história dos jogos mostra, e dá ótimos exemplos, que inovação, e jogabilidade não depende apenas de um componente (no caso controle).

Veja o PC: é usado o mesmo controle há uns 15 anos. Então posso dizer que toda a história dos jogos de PC é feita por games com a mesma jogabildiade? Só mudou o gráfico?

Half life 2 é igual à Doom?
FEAR é igual à Half Life 2?
Company of heroes é igual à Comand & Conquer?
RPGs como The Witcher são iguais à Diablo ou Ultima?

É óbvio que isso não funciona assim.
E nos consoles mesmo há ótimos exemplos de inovação e evolução da jogabilidade: Prince os Persia Sands of Time não seria possível de se fazer no PS1.

Ninja Gaiden / God of War / Devil May cry também.
Kingdom Hearts menos ainda. Nem Resident Evil 4.
Fatal Frame é outro bom exemplo. Com a capacidade dos consoles antigos, ele perderia muito da sua atmosfera.

Não se trata apenas de uma mudança no gráfico, mas de uma evolução no DESIGN do jogo, e isso envolve tanto gráfico, como jogabilidade, arte e conceito do mesmo.


Melhor post do tópico :D
 

Kobayashi

Bam-bam-bam
Mensagens
14.002
Reações
6.259
Pontos
499
Ero_Seenin;2722229 disse:
Jogabilidade não depende apenas do controle, sempre citam algo assim para dar a imrpessão que:

Wii=jogabilidade
PS3/360=grafico

Isso é uma definição simplória demais.

A própria história dos jogos mostra, e dá ótimos exemplos, que inovação, e jogabilidade não depende apenas de um componente (no caso controle).

Veja o PC: é usado o mesmo controle há uns 15 anos. Então posso dizer que toda a história dos jogos de PC é feita por games com a mesma jogabildiade? Só mudou o gráfico?

Half life 2 é igual à Doom?
FEAR é igual à Half Life 2?
Company of heroes é igual à Comand & Conquer?
RPGs como The Witcher são iguais à Diablo ou Ultima?

É óbvio que isso não funciona assim.
E nos consoles mesmo há ótimos exemplos de inovação e evolução da jogabilidade: Prince os Persia Sands of Time não seria possível de se fazer no PS1.

Ninja Gaiden / God of War / Devil May cry também.
Kingdom Hearts menos ainda. Nem Resident Evil 4.
Fatal Frame é outro bom exemplo. Com a capacidade dos consoles antigos, ele perderia muito da sua atmosfera.

Não se trata apenas de uma mudança no gráfico, mas de uma evolução no DESIGN do jogo, e isso envolve tanto gráfico, como jogabilidade, arte e conceito do mesmo.

Acho que não fui muito claro. Quis dizer que o controle do Wii faz ele ter uma jogabilidade diferenciada que só aquele controle pode proporcionar.

Ou vc pode movimentar seu controle de PC, PS3 ou Xbox 360 como se fosse uma verdadeira raquete de Tennis num jogo de Tennis ?
 

DarkMorten

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.219
Reações
19.157
Pontos
614
Kobayashi;2722285 disse:
Acho que não fui muito claro. Quis dizer que o controle do Wii faz ele ter uma jogabilidade diferenciada que só aquele controle pode proporcionar.

Ou vc pode movimentar seu controle de PC, PS3 ou Xbox 360 como se fosse uma verdadeira raquete de Tennis num jogo de Tennis ?

Tá, entao faz assim, joga fora todo o desenvolvimento dos outros consoles e consequentemente o planejamento ja feito para seus sucessores e vamos criar mais e mais cópias de wii's por ai

Aff, nao vejo a coisa por esse lado, o que a nintendo fez foi arriscar com uma alternativa, mas nem todos tem de seguir essa linha, alem de que nem todos que jogam videogames pensam da mesma forma, é bom ter opções, ha qm nao ligue pra visual dos jogos e quem nao se importa em manusear um controle de forma convencional
 

animoita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.727
Reações
9
Pontos
824
Kobayashi;2722143 disse:
Ué, a tecnologia do controle que faz o console ter uma experiência única em jogabilidade.

Xbox 360 e PS3 apenas aprimoraram os gráficos dos seus antecessores, mas seus controles são bem old e o tipo de jogabilidade idem.

Deixar de ser mais do mesmo e fazer sucesso, para mim, é uma vitória sim.

não.

Vc afirmou que a prova do sucesso do WII é o fato de um dono de PS360 querer jogar MArio galaxy, por exemplo.

MAs o cara não necessariamente quer jogar mario galaxy pelo controle, mas sim por ser mario, o que independe do controle do WII.

Sem falar que é muita inocencia pensar que nenhum player de WII quer jogar jogos de outras plataformas [kong]
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.064
Reações
25.875
Pontos
1.484
Kobayashi;2722285 disse:
Acho que não fui muito claro. Quis dizer que o controle do Wii faz ele ter uma jogabilidade diferenciada que só aquele controle pode proporcionar.

Ou vc pode movimentar seu controle de PC, PS3 ou Xbox 360 como se fosse uma verdadeira raquete de Tennis num jogo de Tennis ?

o tipo de inovação do Wii, é algo próprio dele. Até aí, OK.

Mas as pessoas dão a entender que apenas ele inova, apenas ele pode mostrar uma jogabilidade melhor que a geração anterior. E não é assim que a coisa funciona.

O Wii faz inovaçaõ e jogabilidade do jeito dele, os outros fazem de outra forma. Muda o processo e as ferramentas, e o resultado depende da criatividade do designer e das ferramentas que ele possui.

Se tem poder de processamento, que faça algo como HL2, usando a física por exemplo, para criar uma jogabilidade imersiva, ou como BioShock, para criar uma atmosfera única.

Se não tem tanto processamento, mas tem um controle diferente, então que se use do controle para fazer algo diferente.

Enfim, muda-se as ferramentas de trabalho, mas o resultado pode ser inovador de qualquer forma.
 

Pyramid Head

Veterano
Mensagens
2.208
Reações
1
Pontos
122
Ero_Seenin;2722229 disse:
Jogabilidade não depende apenas do controle, sempre citam algo assim para dar a imrpessão que:

Wii=jogabilidade
PS3/360=grafico

Isso é uma definição simplória demais.

A própria história dos jogos mostra, e dá ótimos exemplos, que inovação, e jogabilidade não depende apenas de um componente (no caso controle).

Veja o PC: é usado o mesmo controle há uns 15 anos. Então posso dizer que toda a história dos jogos de PC é feita por games com a mesma jogabildiade? Só mudou o gráfico?

Half life 2 é igual à Doom?
FEAR é igual à Half Life 2?
Company of heroes é igual à Comand & Conquer?
RPGs como The Witcher são iguais à Diablo ou Ultima?

É óbvio que isso não funciona assim.
E nos consoles mesmo há ótimos exemplos de inovação e evolução da jogabilidade: Prince os Persia Sands of Time não seria possível de se fazer no PS1.

Ninja Gaiden / God of War / Devil May cry também.
Kingdom Hearts menos ainda. Nem Resident Evil 4.
Fatal Frame é outro bom exemplo. Com a capacidade dos consoles antigos, ele perderia muito da sua atmosfera.

Não se trata apenas de uma mudança no gráfico, mas de uma evolução no DESIGN do jogo, e isso envolve tanto gráfico, como jogabilidade, arte e conceito do mesmo.

Não tem aqueles esquemas pra classificar o post aqui no fórum... mas se tivesse era um 5. Perfeito chapa!
 

PsicoMan

Habitué da casa
Mensagens
3.036
Reações
0
Pontos
66
Pyramid Head;2723457 disse:
Não tem aqueles esquemas pra classificar o post aqui no fórum... mas se tivesse era um 5. Perfeito chapa!

Eu já daria 1 para o que ele disse... é óbvio que jogos diferentes do mesmo genêro pode ter a experiência de "jogatina" diferente devido as características de interação de cada jogo... porém a interface é sempre a mesma normalmente...

O fato é que a Nintendo traz, para o Wii e para o DS, jogos com interface simples de comunicação com os jogadores... seja pelo touch screen, seja pelo WiiMote...

Os jogos da Nintendo são fáceis de entender, são "usáveis" e os sistemas dela propiciam uma alta acessibilidade atingindo um grupo maior de usuários...

Este é o renascer da simplicidade.... é a formula de sucesso de muitos jogos...

GuitarHero é um bom exemplo disso...
 
Topo Fundo