O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


As pessoas perderam a vontade de fazer Enem

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.191
Reações
11.851
Pontos
503
Como que a internet vai substituir uma faculdade?

"o mercado faz tudo melhor que um regulador"

E, em grande parte dos casos, o mercado não exige ensino superior para as funções mais qualificadas?

  1. EAD/Certificações tudo fornecido pelo mercado
  2. O mercado exige capacidade de executar, e ela pode ser comprovada de várias maneiras, estamos na fase transitória da transformação tecnológica, mas a maioria das profissões não vai sustentar o status quo, esse tópico é a prova, é melhor uma uniesquina que concorrer a uma federal, pois os jovens querem ingressar no mercado mais rápido mesmo que com menos qualificação e salário baixo vale mais a pena que bater cabeça em vestibular.

A única profissão que vai segurar a transição tecnológica é medicina, pois não dá pra levar um cadáver pra casa.
 
Ultima Edição:

Haren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
239
Reações
222
Pontos
734
Acredito que essa tendência é meio mundial, muitos cursos só existem porque para entrar na área precisa ter curso superior X.
Além é claro da qualidade do ensino estar caindo absurdamente rápida, comecei 2 faculdades federais, a primeira me formei, a 2 no segundo semestre eu desisti de tanta m**** que os professores falavam, e sendo sincero as 2 foram lixos, da para contar nos dedos de uma mão os professores razoáveis que tive, então não me espanto a galera jovem preferir não perder tempo com isso e ir atrás do conhecimento direto.
E por último tem toda a questão de gerações e mudanças nas filosofias de vida, hoje não é raro casais que não querem ter filhos, muitos não tem interesse nem em casar, e construir riqueza está muito mais dinâmico e variado do que as gerações passadas que quase sempre o foco era em imóveis e terra, hoje é um mal investimento se não tiver interesse em se acomodar em um local ou transformar em algum investimento (imobiliária, fabrics,etc), só vale se for pagar a vista e se puder pagar a vista vale mais a pena investir em outra coisa com essa grana, senão pode viver de aluguel tranquilamente e usar a grana que usaria nisso em outros investimentos mais lucrativos e ter uma vida mais livre, sem estar preso a um local, com trabalho remoto isso deve aumentar mais, pois ganha a liberdade de trabalhar de onde quiser, então fica menos interessante ainda esse tipo de investimento que te prenda em algum lugar.

Sociedade está mudando, só isso, faculdade no modelo atual está virando coisa do passado, ela precisa se reinventar. O lance de casar, ter casa e ter filhos já não é tão forte. Até patriotismo não é mais tão forte, geração atual não tem tanto apego aos valores antigos.


Tudo baseado das fontes tiradas da minha mente


Enviado de meu MI 9 usando o Tapatalk
 

Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.760
Reações
14.027
Pontos
703
Não gênio, só estou dizendo o quanto é ridículo ficar criticando a facilidade da vida da geração atual e ficar se orgulhando de ter "enfrentado dificuldades". Tuas dificuldades de 20 anos atrás não são porra nenhuma comparadas as dificuldades de milhares de anos atrás, não tem nada do que se vangloriar.

Floquinho DEMAIS

O cara sequer estava falando de dificuldade, estava falando sobre a correria dele (e da juventude dele) vs o comodismo atual. Era uma mera comparação de como essa geração atual de zoomers/doomers é preguiçosa e derrotada (e você sentiu)

Um bando de muleque de 20 anos que parecem velhos de 80 frustados com uma vida de derrota; com a diferença que os muleques ainda sequer tentaram. E é isso que você advoga aqui.

É basicamente uma vida de frustração antecipada baseada no medo: medo de ter um relacionamento, medo de ter filho, medo de fazer uma faculdade, medo do mercado de trabalho, medo das relações humanas. Medo do resultado incerto, se esquecendo que a vida é incerteza. Logo, medo de viver. Tudo isso "racionalizado" com dados jogados e anedotas de outras pessoas.

Um caminho excelente, hein (mas nisso eu sou bastante aberto: cada um viva do jeito que quiser. Só não venham com papo de que "a geração atual é mais consciente")
 

k0tp

Bam-bam-bam
Mensagens
3.571
Reações
6.272
Pontos
353
Olha, Freud explica...
Se tivesse feito faculdade talvez soubesse do que estou falando :klol

As pessoas defendem-se inconscientemente da ansiedade que sentem numa situação perturbadora. Podem fazê-lo distorcendo a realidade e enganando a si mesmo esses são dois processos subjacentes que Freud denominou mecanismos de defesa. Todos nós usamos desses mecanismos para proteger nossa auto-imagem, o que é bastante comum em nossa vida diária. Temos necessidade de uma auto-imagem positiva, de aprovar nosso comportamento, e justificá-lo quando necessário. Às vezes, a única maneira de conseguir isto é através de processos inconscientes, iludindo-nos e alterando os fatos reais, de modo a preservar a nossa auto-imagem.

É muito comum em quem é frustrado sobre a vida ou sobre algo usar de recalque, repressão, racionalização ou negação para justificar sua situação atual.
Quer um exemplo?
Olha esse post aqui:

A agressividade das palavras mostra exatamente um ego ferido e a tentativa de racionalização.

d1e91b5d7eb8c69d7ce790ca63.jpg



Não duvido nada :klol
O sonho da maioria dos grandes é que todo mundo fosse igual um robozinho, só trabalhando e gerando lucro para ele.
-----
Alguns outros responderam ai, porem tô sem saco de explicar para quem não quer entender suas frustações pessoais.
Porem tentem entender o por que de fazerem ou não fazerem algo, não saiam por ai somente repetindo frases ou ações externas.

- Faculdade não presta!!! :kpuke

Será que não presta mesmo?
Ou essa é só uma justificativa minha para racionalizar minha frustação?

Quando não somos capazes de entender alguma coisa, procuramos desvalorizá-las com críticas. Um meio ideal de facilitar nossa tarefa.

Olha ai o que eu disse:


:viraolho
essa teoria do freud é perfeita pra geração dos meus pais, eles sim criticam tudo por terem se baseado no modelo de vida dos nossos avós e a grande maioria não alcançou porra nenhuma do que almejou ou do que considerava "certo". já pra geração atual isso não faz sentido, não tem como se frustrar por algo que não se almeja, qualquer jovem hoje sabe que a chance de alcançar esse estilo de vida mais antigo é ínfima, logo não se importa com nada

talvez seja um mecanismo de defesa? talvez, ou eles só se tocaram da realidade do mundo
 

tonyr2d2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.622
Reações
23.604
Pontos
1.474
mimimimimi cadê meu Ades de soja...



"Minha vida foi difícil, a dos outros tem que ser também!"
R: Não foi dificíl, foi DUCARALHO! Jamais vou reclamar da minha vida. Voltava do Rio com sono e o pau esfolado, sorriso igual ao do Coringa!

Para de andar de carro, vai a pé. Nossos antepassados de 15 mil anos atrás não tinham essa moleza não.
R: Ando MUITO a pé, uso MUITO o transporte público. Mas tenho mulher com prótese na perna e filha (casei tarde de propósito, adoro ser pai apesar de toda essa m**** que a sociedade está virando. Se eu fosse solteiro não sei se estaria vivo.) f**a-se se o mundo está casando mais ou menos. Eu achei uma mulher que já me provou muitas vezes que não é por interesse. Espero que TODOS aqui achem uma um dia.

Não compra carne no mercado, vai para a floresta e caça. Nossos ancestrais não tinham essa moleza não.
R: Sem chance! Onde vou achar um Bife de Ancho pra fazer na defumadora? :klol

Não toma remédio, deixe a seleção natural fazer seu trabalho. Nossos antepassados não tinham essa moleza não.
R: E viviam até os 40 anos. :klol
 
Ultima Edição:

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.023
Reações
102.518
Pontos
1.299
Tem que olhar a curva demográfica, acho que a quantidade de pessoas na faixa etária que costuma fazer o ENEM tem diminuído com o passar dos anos.
 


Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.311
Reações
20.585
Pontos
1.044
Fazer neném é mais gostoso. Não precisa estudar e nem sair correndo.

No mais, só no meu estado, 15 mil não foram fazer.

Essa geração já era.
 

Vinicam

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.237
Reações
24.237
Pontos
1.419
Eu fui um engenheiro uber. E eu consegui sair dessa vida justamente por ter ensino superior, quando passei num concurso que tinha essa exigência.

Eu me formei em plena crise de 2016, numa área completamente saturada e tal. Não deu certo na área, paciência, o erro foi exclusivamente meu, pois na hora de escolher a área, não procurei saber o que o mercado estava precisando. Além disso, demorei para procurar estágio. Mas na época, após me formar, eu culpava a crise do Brasil (como um mecanismo de defesa conforme o @Bonk, está explicando).

Se pra você a crise que sofreu não foi impedimento para progredir e ter eventual sucesso, não quer dizer que pra grande parte dos brasileiros seja da mesma forma. Você ser o engenheiro uber que deu certo não significa que deu mais o sangue que milhares de engenheiros uber que continuam fodidos, a tendência é ter cada vez mais formados sem emprego, simplesmente pq formamos mais gente do que o mercado tem capacidade de absorver e começam a pedir diploma até para cargos que não deveríamos, pois de certa forma serve como um filtro inicial.

Você ralou bastante e aparentemente nem usou sua formação para conseguir seu cargo atual, mas atribui isso a ter feito engenharia. Vamos analisar sua conclusão. Acha que fez sentido:
  • Estudar 5 anos ou mais da sua vida, numa área que não é fácil de aprender. (E possivelmente pagar por esses 5 anos de estudo)
  • Gastar um desses anos fazendo um trabalho de conclusão, que demanda um baita investimento de tempo e as vezes outros recursos.
  • Sofrer sabe-se lá quanto tempo num emprego informal que paga cada vez menos e só é possível ter algum retorno decente tendo um veículo quitado. (algo bem custoso atualmente e longe de ser a realidade do brasileiro médio)
  • Estudar uma área inteira de conhecimento específico pra passar num concurso.
  • Não utilizar esses 5 anos de estudo na área que vai atuar profissionalmente.
Se sua resposta pra isso é "sim", simplesmente por que "deu certo" com você, eu sinto muito e realmente não há argumento que vai mudar sua opinião. A minha impressão é que VOCÊ está tentando encontrar justificativa emocional pra frustração de ter feito engenharia atoa.

Ai que tá, a pessoa não possui o objetivo exatamente porque ela aprendeu isso dos outros.

Existe toda uma construção social por baixo desse "ideal", ninguém decide por isso de uma hora para outra, principalmente um adolescente que mal sabe o que quer almoçar, quiçá entender o mundo e "perceber" que a faculdade não serve para nada.

Vivemos em uma geração de frustrados e deprimidos.
  • Homem nenhum presta.
  • Toda mulher é put*.
Que na sua "ignorância" externa nos outros suas frustações.

As gerações mais novas aprenderam isso com os milhões de millenials frustrados, os quais os pais forçaram a fazer faculdade logo que saíram do ensino médio e isso não garantiu nada pra eles, pelo contrário, boa parte não trabalha na área que se formou, não conseguiu adquirir uma imóvel próprio antes dos 30, vive de aluguel, atua em subemprego, etc. Ou seja, os jovens de hoje absorvem o que a "geração frustrada" com as expectativas dos pais deixou de legado.

Somado a isso temos a condição social e financeira do brasileiro médio: não tem um puto pra cagar e limpar a bunda. Vende o almoço pra comprar a janta.

O pais tá um lixo? Sim, uma m****!
Porem isso não muda o fato de que a não ser que você queira trabalhar em um subemprego a educação formal é o caminho mais fácil de se trilhar.
Ninguém tá deixando de fazer faculdade por que tá empreendendo ou estudando pelo youtube, não estão fazendo faculdade por que estão vivendo na base da pirâmide de glasgow, deixando de correr atrás da vida para viver somente um dia após o outro.

Isso que você falha em observar. Sim, a educação formal com certeza é o caminho mais curto pra conseguir sair da miséria no Brasil, o problema é que isso não garante nada, pelo contrário, os números mostram que temos formados demais pro mercado absorver. Pode endividar alguém e consumir anos e anos de sua vida a troco de nada.

O grande vilão desse seu pensamento é considerar necessário ser formalmente educado e ter curso superior pra conseguir ter um imóvel, ter lazer, etc. Tornou-se basicamente um requisito mínimo pra garantir uma vida confortável e, por ser o requisito mínimo, não é o suficiente na maioria das vezes.

Um país que exige que as pessoas tenham no mínimo um diploma pra ter algum tipo de dignidade está estruturalmente falho e as pessoas que não conseguem se sobressair não são as exclusivas culpadas de sua situação. É cômodo acreditar que quem não está fazendo faculdade, vivendo "um dia após o outro" o faz por demérito próprio, afinal "se a pessoa tem tempo pra um churrasquinho no final de semana ou pra ir ao bar com os amigos, poderia estar estudando."
 

Dathilot

Lenda da internet
Mensagens
15.718
Reações
12.738
Pontos
1.654
Essa geração tá perdida, vão viver de ilusão.
Não precisa comprar casa.
Não precisa comprar carro.
Não precisa fazer faculdade.
Não precisa se casar.
Não precisa ter filhos.

Vão terminar a vida sem ter construído ou conquistado nada, bando de inútil que só sabe mover o sistema e ser só mais uma engrenagem.
A quantidade de inscritos mostra essa realidade.

Com faculdade tá ruim? Pior sem.
Faculdade tá longe de ser só "aprendizado", quem acha que é isso deveria nem pisar numa mesmo.

Casa você mora, mas no mundo todo se vê uma tendência de impossibilidade de comprar uma com um emprego comum.

Carro é prejuízo, sempre foi. Carro faz sentido para quem tem filhos ou precisa trabalhar com o carro.

Faculdade no Brasil é porta de entrada para concursos, só.
40% da nossa mão de obra é informal, e via de regra o diploma não muda isso. Além disso o povo não entra na universidade para se tornar um cientista ou filósofo, que deveria ser o propósito básico.

As mulheres não querem casar sob a influência do feminismo que taxa o homem como violento e opressor.

Os homens não querem casar pois o divórcio se tornou a regra por parte das mulheres, e o resultado é elas e o governo tirando tudo que foi construído.

Ter filhos é assustador dada toda essa situação, e trás novamente o problema do divórcio junto da pensão.

226599
 

cmsnes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.250
Reações
28.828
Pontos
1.054
Como se a geração de hoje se importasse em seguir o roteiro de vida dos conservadores. Cara fala que os outros são uma engrenagem do sistema e quer que os outros sigam o padrão para ser justamente uma engrenagem do sistema. Sim, ninguém precisa comprar carro, casar nem ter filhos. Casamento e filhos são lixo inútil que não trazem porra nenhuma de valor para a vida.
Eu não poderia discordar mais. Se você acha que casamento e filhos são isso aí que você falou, só posso lamentar por você.

Isso é um dos piores tipos de egoísmos dos tempos atuais.
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.098
Reações
16.680
Pontos
703
As mulheres não querem casar sob a influência do feminismo que taxa o homem como violento e opressor.
Cara, isso aí é discurso de bolha de rede social.

Não vi uma mulher na vida real que não queria casar (ou juntar), ainda mais por causa de feminismo. Nenhuma quer ser uma velha encalhada.

O que não significa que não existem, lógico que tem mulheres assim. Mas muito longe de ser a regra
 

sanchies

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.504
Reações
35.239
Pontos
1.053
Outro frustrado na vida, da até dó.

Se você acha isso tudo bem. Por isso peguei leve no meu comentário e pelo visto já foi o suficiente pra construir um prédio na tua cabeça.

Vai ver você deve ser da laia que acha que o Bolsonaro é Conservador, mesmo passando um monte de leis Progressistas.

Também conhecido como Liberal-Conservador...

No fim das contas nem precisei dizer nada, só ler os comentarios antes do meu. Acorde pra vida, existem vários formados e com pós-graduação passando fome.
 

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.507
Reações
19.435
Pontos
744
Se pra você a crise que sofreu não foi impedimento para progredir e ter eventual sucesso, não quer dizer que pra grande parte dos brasileiros seja da mesma forma. Você ser o engenheiro uber que deu certo não significa que deu mais o sangue que milhares de engenheiros uber que continuam fodidos, a tendência é ter cada vez mais formados sem emprego, simplesmente pq formamos mais gente do que o mercado tem capacidade de absorver e começam a pedir diploma até para cargos que não deveríamos, pois de certa forma serve como um filtro inicial.

Você ralou bastante e aparentemente nem usou sua formação para conseguir seu cargo atual, mas atribui isso a ter feito engenharia. Vamos analisar sua conclusão. Acha que fez sentido:
  • Estudar 5 anos ou mais da sua vida, numa área que não é fácil de aprender. (E possivelmente pagar por esses 5 anos de estudo)
  • Gastar um desses anos fazendo um trabalho de conclusão, que demanda um baita investimento de tempo e as vezes outros recursos.
  • Sofrer sabe-se lá quanto tempo num emprego informal que paga cada vez menos e só é possível ter algum retorno decente tendo um veículo quitado. (algo bem custoso atualmente e longe de ser a realidade do brasileiro médio)
  • Estudar uma área inteira de conhecimento específico pra passar num concurso.
  • Não utilizar esses 5 anos de estudo na área que vai atuar profissionalmente.
Se sua resposta pra isso é "sim", simplesmente por que "deu certo" com você, eu sinto muito e realmente não há argumento que vai mudar sua opinião. A minha impressão é que VOCÊ está tentando encontrar justificativa emocional pra frustração de ter feito engenharia atoa.



As gerações mais novas aprenderam isso com os milhões de millenials frustrados, os quais os pais forçaram a fazer faculdade logo que saíram do ensino médio e isso não garantiu nada pra eles, pelo contrário, boa parte não trabalha na área que se formou, não conseguiu adquirir uma imóvel próprio antes dos 30, vive de aluguel, atua em subemprego, etc. Ou seja, os jovens de hoje absorvem o que a "geração frustrada" com as expectativas dos pais deixou de legado.

Somado a isso temos a condição social e financeira do brasileiro médio: não tem um puto pra cagar e limpar a bunda. Vende o almoço pra comprar a janta.



Isso que você falha em observar. Sim, a educação formal com certeza é o caminho mais curto pra conseguir sair da miséria no Brasil, o problema é que isso não garante nada, pelo contrário, os números mostram que temos formados demais pro mercado absorver. Pode endividar alguém e consumir anos e anos de sua vida a troco de nada.

O grande vilão desse seu pensamento é considerar necessário ser formalmente educado e ter curso superior pra conseguir ter um imóvel, ter lazer, etc. Tornou-se basicamente um requisito mínimo pra garantir uma vida confortável e, por ser o requisito mínimo, não é o suficiente na maioria das vezes.

Um país que exige que as pessoas tenham no mínimo um diploma pra ter algum tipo de dignidade está estruturalmente falho e as pessoas que não conseguem se sobressair não são as exclusivas culpadas de sua situação. É cômodo acreditar que quem não está fazendo faculdade, vivendo "um dia após o outro" o faz por demérito próprio, afinal "se a pessoa tem tempo pra um churrasquinho no final de semana ou pra ir ao bar com os amigos, poderia estar estudando."
Ele nem deve tá trabalhando na área de engenharia. Concurso pública para área de engenharia são horríveis, tem exceção como algumas estatais, tipo Petrobras,.
Ele provavelmente só com tecnológico EAD de 2 anos teria passado no mesmo concurso.

Tem/tinha muita gente fazendo engenharia para depois fazer concurso da receita federal, sendo que a grade não tem nada relacionado
 

Dathilot

Lenda da internet
Mensagens
15.718
Reações
12.738
Pontos
1.654
Cara, isso aí é discurso de bolha de rede social.

Não vi uma mulher na vida real que não queria casar (ou juntar), ainda mais por causa de feminismo. Nenhuma quer ser uma velha encalhada.

O que não significa que não existem, lógico que tem mulheres assim. Mas muito longe de ser a regra
Tu ta pegando pouca mulher.
 

Joker'

Bam-bam-bam
Mensagens
378
Reações
369
Pontos
499
Essa geração tá perdida, vão viver de ilusão.
Não precisa comprar casa.
Não precisa comprar carro.
Não precisa fazer faculdade.
Não precisa se casar.
Não precisa ter filhos.

Vão terminar a vida sem ter construído ou conquistado nada, bando de inútil que só sabe mover o sistema e ser só mais uma engrenagem.
A quantidade de inscritos mostra essa realidade.

Com faculdade tá ruim? Pior sem.
Faculdade tá longe de ser só "aprendizado", quem acha que é isso deveria nem pisar numa mesmo.

O problema com seu raciocínio já foi discutido nas postagens pelo tópico.

Só complementando o clichê que os tempos são outros mesmo. E eu estou curioso pra saber como sua mente de boomer vai reagir quando perceber que UBI é algo cada vez mais real e próximo.

Eu sou formado em medicina, tenho um emprego muito bom e construi muita coisa e concordo sim que faculdade atualmente, até mesmo medicina pra quem tá entrando agora, é meio que inútil e não vai atender as expectativas. Pode se acostumar que os auxílios dos tempos do covid vieram pra ficar e vai sair tudo do teu bolso.
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.098
Reações
16.680
Pontos
703
Tu ta pegando pouca mulher.
Verdade pois namoro há 8 anos, rs. Mas observo a minha volta.

Mas tem que diferenciar também discurso que é só uma fase, de pessoas que realmente envelhecem sem casar por opção. Você conhece muitas mulheres assim? Eu não.
 

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.507
Reações
19.435
Pontos
744
Verdade pois namoro há 8 anos, rs. Mas observo a minha volta.

Mas tem que diferenciar também discurso que é só uma fase, de pessoas que realmente envelhecem sem casar por opção. Você conhece muitas mulheres assim? Eu não.
Hoje a maioria já é mãe cedo, então chegando nos 30 ficam desesperadas querendo o primeiro trouxa.
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.098
Reações
16.680
Pontos
703
Se pra você a crise que sofreu não foi impedimento para progredir e ter eventual sucesso, não quer dizer que pra grande parte dos brasileiros seja da mesma forma. Você ser o engenheiro uber que deu certo não significa que deu mais o sangue que milhares de engenheiros uber que continuam fodidos, a tendência é ter cada vez mais formados sem emprego, simplesmente pq formamos mais gente do que o mercado tem capacidade de absorver e começam a pedir diploma até para cargos que não deveríamos, pois de certa forma serve como um filtro inicial.

Você ralou bastante e aparentemente nem usou sua formação para conseguir seu cargo atual, mas atribui isso a ter feito engenharia. Vamos analisar sua conclusão. Acha que fez sentido:
  • Estudar 5 anos ou mais da sua vida, numa área que não é fácil de aprender. (E possivelmente pagar por esses 5 anos de estudo)
  • Gastar um desses anos fazendo um trabalho de conclusão, que demanda um baita investimento de tempo e as vezes outros recursos.
  • Sofrer sabe-se lá quanto tempo num emprego informal que paga cada vez menos e só é possível ter algum retorno decente tendo um veículo quitado. (algo bem custoso atualmente e longe de ser a realidade do brasileiro médio)
  • Estudar uma área inteira de conhecimento específico pra passar num concurso.
  • Não utilizar esses 5 anos de estudo na área que vai atuar profissionalmente.
Se sua resposta pra isso é "sim", simplesmente por que "deu certo" com você, eu sinto muito e realmente não há argumento que vai mudar sua opinião. A minha iempressão é que VOCÊ está tentando encontrar justificativa emocional pra frustração de ter feito engenharia atoa.
Eu já lidei com a frustração o suficiente, me formei no final de 2016, fiquei parado até começar a trabalhar no Uber a partir de 2017 até meados de 2018. Período muito complicado para lidar. Mas depois de passar no concurso, posso te garantir que não tenho nenhuma frustração mais, apenas agradecimentos e alívio, pois sei o quanto poderia estar ruim para mim hoje sem isso.

Obviamente não saiu como planejado, houve excesso de gastos em tempo e dinheiro. Se eu não fizesse faculdade e estudasse anos para passar no TJSP por exemplo, nível médio mesmo, estaria até melhor do que hoje considerando que eles tem home office.

Mas de um jeito torto, as coisas acabaram bem.

Como eu disse, não defendo que todos devam fazer faculdade. Nem é o que eu recomendo. Mas ela abre possibilidades sim. Vivemos num país de poucas oportunidades, então pode fazer a diferença, como também pode ser um investimento que dá errado e não ajuda em praticamente nada.
 

Dathilot

Lenda da internet
Mensagens
15.718
Reações
12.738
Pontos
1.654
Verdade pois namoro há 8 anos, rs. Mas observo a minha volta.

Mas tem que diferenciar também discurso que é só uma fase, de pessoas que realmente envelhecem sem casar por opção. Você conhece muitas mulheres assim? Eu não.

Mais de 260 primeiros encontros desde 26 de dezembro de 2017. Isso que 2020 foi parado.

Tenho uma amostragem maior do que a pesquisa típica em psicologia ou sociologia de universidade federal brasileira.

226628226629226630
 

Dathilot

Lenda da internet
Mensagens
15.718
Reações
12.738
Pontos
1.654
Verdade pois namoro há 8 anos, rs. Mas observo a minha volta.

Mas tem que diferenciar também discurso que é só uma fase, de pessoas que realmente envelhecem sem casar por opção. Você conhece muitas mulheres assim? Eu não.

Se tu ta olhando para pessoas nascidas antes de 1986 a situação é uma. Depois disso é outra.

Sim, tem muita mulher querendo casar, e são as que vão entrar na igreja/cartório com o divórcio na mão, ou as figurinhas que vem o homem como caixa eletrônico.
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.098
Reações
16.680
Pontos
703
Mais de 260 primeiros encontros desde 26 de dezembro de 2017. Isso que 2020 foi parado.

Tenho uma amostragem maior do que a pesquisa típica em psicologia ou sociologia de universidade federal brasileira.

Visualizar anexo 226628Visualizar anexo 226629Visualizar anexo 226630
Então, mas você não acompanha essas pessoas para ver se realmente ficam sozinhas futuramente.

Não estou falando de discurso. E sim da realidade prática, ou seja, se realmente elas acabam sozinhas por escolha ou se "cedem" e ficam com alguém. Ou buscam alguém para isso.

Talvez isso aconteça mais perto dos 30 anos.
 

Dathilot

Lenda da internet
Mensagens
15.718
Reações
12.738
Pontos
1.654
Então, mas você não acompanha essas pessoas para ver se realmente ficam sozinhas futuramente.

Não estou falando de discurso. E sim da realidade prática, ou seja, se realmente elas acabam sozinhas por escolha ou se "cedem" e ficam com alguém. Ou buscam alguém para isso.

Talvez isso aconteça mais perto dos 30 anos.

Fiz muitas amigas, fiz ficantes, namorei também.

É muito comum que as feministas entrem nisso de casar e 3-4 anos depois estejam divorciadas e ressentidas.

Ao menos 1/3 das mulheres que conheci já foi casada e disse ressentir o casamento.
 

Freddie Mercury

Bohemian Rhapsody
VIP
Mensagens
6.910
Reações
37.155
Pontos
603
Se você acha isso tudo bem. Por isso peguei leve no meu comentário e pelo visto já foi o suficiente pra construir um prédio na tua cabeça.

Vai ver você deve ser da laia que acha que o Bolsonaro é Conservador, mesmo passando um monte de leis Progressistas.

Também conhecido como Liberal-Conservador...

No fim das contas nem precisei dizer nada, só ler os comentarios antes do meu. Acorde pra vida, existem vários formados e com pós-graduação passando fome.
Kkkkk essa foi boa

Bolsonaro? Quem foi que citou política aqui?
Só dei minha opinião sobre uma coisa que eu vivi.

Obs 1: esse negócio de "construí um prédio na tua cabeça" é muito coisa de twitteiro kkk que vergonha por você.

Obs 2: eu quero que o Bolsonaro se lasque.

Abraço
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.098
Reações
16.680
Pontos
703
Fiz muitas amigas, fiz ficantes, namorei também.

É muito comum que as feministas entrem nisso de casar e 3-4 anos depois estejam divorciadas e ressentidas.

Ao menos 1/3 das mulheres que conheci já foi casada e disse ressentir o casamento.
Mas é complicado julgar sem saber a causa da separação.

Muitas vezes os homens dão motivo também. Se for pegar essa geração mais nova então...

Eu entendo que deve estar muito difícil hoje em dia, talvez para ambos os lados. As causas são variadas.
 

Dathilot

Lenda da internet
Mensagens
15.718
Reações
12.738
Pontos
1.654
Mas é complicado julgar sem saber a causa da separação.

Muitas vezes os homens dão motivo também. Se for pegar essa geração mais nova então...

Eu entendo que deve estar muito difícil hoje em dia, talvez para ambos os lados. As causas são variadas.
"dão motivo" é algo muuuuuito amplo
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Eu escrevi um textão aqui na raiva, mas acabei desistindo de postar. Voltei pro tópico agora mas vou deixar em spoiler aqui:

Apesar de véio eu estou metido nesse mundo de vestibulando aí porque estou passando por uma putaria de uma zona com vestibular de medicina pra tentar fazer a faculdade o mais perto de casa o possível. Estudei em cursinho de gente rica (com bolsa) e o escambau, então na minha experiência nesses anos aí:

O vestibulando no geral odeia o ENEM com força. É uma prova ruim e o SISU é uma b*sta.

Pensa no ponto de vista de um vestibulando de medicina que precisa tirar 800+ pra passar. O cara vai fazer uma prova que ele não tem o direito de empurrar com a barriga, não tem essa de "priorizar as questões fáceis", você tem que ir bom em tudo, fazer as 90 questões do dia, mais a redação depois de forma impecável, com atenção, agilidade, maestria e ainda tankar fisicamente a prova que vai desde destruir os seus dedos até a fadiga geral mesmo.

A prova em si é uma das coisas mais imbecis que alguém já defecou nesse mundo. A maior parte das questões são respondidas na base do "Essa alternativa é a mais certa", porque não raramente a questão é elaborada por um corno desgraçado que tem que colocar mais de uma alternativa tecnicamente correta. Aí você estuda um monte e precisa ficar pensando no que o elaborador da questão quer, e não o que a questão está pedindo em si.

A redação não é algo complicado. Mas a correção tem as suas cretinices aleatórias que podem te foder.

Aí ok, você faz a prova. Só que o TRI é algo tão idiota que você não faz ideia de como você foi na prova e o sistema não é nada transparente. Você acertou aquela questão fácil e errou aquela questão difícil? Bom, pau no seu cu, porque na verdade no algoritmo do ENEM a questão que você achou fácil era considerada difícil e a outra era fácil, parabéns seu filha da put*, toma aí os seus 720 de nota mesmo acertando 40 questões de 45.

Tudo terminado? Já corrigiram? Agora chegou a hora de se inscrever no SISU. Boa sorte conseguindo passar na faculdade da sua cidade seu otário, porque todo mundo do país também quer. O quê? Você tem 812 e a nota de corte é 817? Parabéns, você está em 50º na lista de espera.

O quê? Você desistiu de ir pra sua cidade? Quer ir pra uma faculdade lá no meio da reserva indígena? Ideia genial, pena que 1 milhão de outros fodidos tiveram a mesma ideia que você e a faculdade sabendo que um monte de fodido igual a você tentaria isso, criou um monte de sistema de cota e benefício de nota regional pra te foder.

Isso é o que acontece pra medicina, que tem suas peculiaridades aí.

Mas mesmo entre o pessoal de cursos menos concorridos a raiva da prova é igual. A galera prefere nem perder tempo com o ENEM se for possível e estudar pros vestibulares próprios.

Tirando o relatado acima (TLDR: a prova é uma b*sta e vestibulandos odeiam o ENEM), existem outros fatores também. Ignorando o peso que a pandemia deu uma forçada na queda da procura pela prova, também existem outros fatores. Algo que pesou bastante nos últimos anos é que agora não dá mais para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio pelo ENEM (Agora é pelo ENCCEJA se não me engano) e isso afetou a procura.

E tem outras coisas que já foram faladas no tópico também.
 

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.507
Reações
19.435
Pontos
744
Eu escrevi um textão aqui na raiva, mas acabei desistindo de postar. Voltei pro tópico agora mas vou deixar em spoiler aqui:

Apesar de véio eu estou metido nesse mundo de vestibulando aí porque estou passando por uma putaria de uma zona com vestibular de medicina pra tentar fazer a faculdade o mais perto de casa o possível. Estudei em cursinho de gente rica (com bolsa) e o escambau, então na minha experiência nesses anos aí:

O vestibulando no geral odeia o ENEM com força. É uma prova ruim e o SISU é uma b*sta.

Pensa no ponto de vista de um vestibulando de medicina que precisa tirar 800+ pra passar. O cara vai fazer uma prova que ele não tem o direito de empurrar com a barriga, não tem essa de "priorizar as questões fáceis", você tem que ir bom em tudo, fazer as 90 questões do dia, mais a redação depois de forma impecável, com atenção, agilidade, maestria e ainda tankar fisicamente a prova que vai desde destruir os seus dedos até a fadiga geral mesmo.

A prova em si é uma das coisas mais imbecis que alguém já defecou nesse mundo. A maior parte das questões são respondidas na base do "Essa alternativa é a mais certa", porque não raramente a questão é elaborada por um corno desgraçado que tem que colocar mais de uma alternativa tecnicamente correta. Aí você estuda um monte e precisa ficar pensando no que o elaborador da questão quer, e não o que a questão está pedindo em si.

A redação não é algo complicado. Mas a correção tem as suas cretinices aleatórias que podem te foder.

Aí ok, você faz a prova. Só que o TRI é algo tão idiota que você não faz ideia de como você foi na prova e o sistema não é nada transparente. Você acertou aquela questão fácil e errou aquela questão difícil? Bom, pau no seu cu, porque na verdade no algoritmo do ENEM a questão que você achou fácil era considerada difícil e a outra era fácil, parabéns seu filha da put*, toma aí os seus 720 de nota mesmo acertando 40 questões de 45.

Tudo terminado? Já corrigiram? Agora chegou a hora de se inscrever no SISU. Boa sorte conseguindo passar na faculdade da sua cidade seu otário, porque todo mundo do país também quer. O quê? Você tem 812 e a nota de corte é 817? Parabéns, você está em 50º na lista de espera.

O quê? Você desistiu de ir pra sua cidade? Quer ir pra uma faculdade lá no meio da reserva indígena? Ideia genial, pena que 1 milhão de outros fodidos tiveram a mesma ideia que você e a faculdade sabendo que um monte de fodido igual a você tentaria isso, criou um monte de sistema de cota e benefício de nota regional pra te foder.

Isso é o que acontece pra medicina, que tem suas peculiaridades aí.

Mas mesmo entre o pessoal de cursos menos concorridos a raiva da prova é igual. A galera prefere nem perder tempo com o ENEM se for possível e estudar pros vestibulares próprios.

Tirando o relatado acima (TLDR: a prova é uma b*sta e vestibulandos odeiam o ENEM), existem outros fatores também. Ignorando o peso que a pandemia deu uma forçada na queda da procura pela prova, também existem outros fatores. Algo que pesou bastante nos últimos anos é que agora não dá mais para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio pelo ENEM (Agora é pelo ENCCEJA se não me engano) e isso afetou a procura.

E tem outras coisas que já foram faladas no tópico também.
Isso aí só vale para medicina, os outros cursos estão tão m**** que só tirar a nota mínima vc passa.
Por isso que disse só vale a pena fazer faculdade pública se for medicina, o restante vai depende de vários outros fatores...
 

sanchies

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.504
Reações
35.239
Pontos
1.053
Kkkkk essa foi boa

Bolsonaro? Quem foi que citou política aqui?
Só dei minha opinião sobre uma coisa que eu vivi.

Obs 1: esse negócio de "construí um prédio na tua cabeça" é muito coisa de twitteiro kkk que vergonha por você.

Obs 2: eu quero que o Bolsonaro se lasque.

Abraço

226636

Vai ver tu acredita nessa imagem também, de que não queremos estudar para não ter que sustentar "honradinhas" e ficar em casa jogando videogame o dia todo.

Ai tu vai me acusar de "desvirtuar o tópico", e ai te digo que você parece desconhecer o conteúdo do ENEM voltado à esse lado nos últimos 10 anos. Isso não é coisa de ontem.

Os tempos mudaram, apenas aceite. Quantos ai não estão formados e com pós-graduação estando desempregados. Se os Homens jovens "não querem nada com nada", ou "não querem serem membros produtivos da sociedade" já parou para pensar que a culpa pode não ser deles ? Olhe ao seu redor, o que a midia prega constantemente, história do passado sendo alterada em pró à um viés ideológico. Veja os livros, filmes e programas que são publicados na mídia atualmente. Junte tudo isso com a inflação que a cada ano que passa faz você perder poder de compra. Quer dizer, tudo o que você conquistaria via "estudos" a inflação corrói em dobro.

Fora que hoje em dia os Homens são desincentivados a montarem empresas, já que cada dia aprovam cotas para assistencializar pessoas irresponsáveis.
 
Ultima Edição:

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Isso aí só vale para medicina, os outros cursos estão tão m**** que só tirar a nota mínima vc passa.
Por isso que disse só vale a pena fazer faculdade pública se for medicina, o restante vai depende de vários outros fatores...
É absurdamente mais fácil passar nos outros cursos mesmo, mas mesmo assim, pro aluno "médio", ele acaba passando por dificuldades parecidas se ele quiser estudar nas públicas das capitais em cursos um pouco mais almejados (Tipo direito, engenharia, acho que publicidade é concorrido dependendo da faculdade também).

A margem é muito maior que em Medicina, mas eles ainda sofrem com a qualidade da prova e com a porquisse do SISU.

Isso claro, sem mencionar a qualidade dos cursos em si, falando só do processo seletivo mesmo.
 

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.507
Reações
19.435
Pontos
744
É absurdamente mais fácil passar nos outros cursos mesmo, mas mesmo assim, pro aluno "médio", ele acaba passando por dificuldades parecidas se ele quiser estudar nas públicas das capitais em cursos um pouco mais almejados (Tipo direito, engenharia, acho que publicidade é concorrido dependendo da faculdade também).

A margem é muito maior que em Medicina, mas eles ainda sofrem com a qualidade da prova e com a porquisse do SISU.

Isso claro, sem mencionar a qualidade dos cursos em si, falando só do processo seletivo mesmo.
Não é não, dependendo da engenharia chamam várias listas de espera e acaba entrando vários.
 

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.598
Reações
30.337
Pontos
1.253
Sdds vestibular, tnc.
Pior que isso é a prova de residência, cobram rodapé de livro e sempre tem um corno de universidade X que não tem internato e fica o ano todo estudando, enquanto tu tem que ficar limpando pé podre no pronto-socorro 18h todos os dias e estudar no pouco tempo livre que te sobra.

Sim, foi um desabafo.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 

Jeal

Supra-sumo
Mensagens
699
Reações
1.420
Pontos
183
Floquinho DEMAIS

O cara sequer estava falando de dificuldade, estava falando sobre a correria dele (e da juventude dele) vs o comodismo atual. Era uma mera comparação de como essa geração atual de zoomers/doomers é preguiçosa e derrotada (e você sentiu)

Um bando de muleque de 20 anos que parecem velhos de 80 frustados com uma vida de derrota; com a diferença que os muleques ainda sequer tentaram. E é isso que você advoga aqui.

É basicamente uma vida de frustração antecipada baseada no medo: medo de ter um relacionamento, medo de ter filho, medo de fazer uma faculdade, medo do mercado de trabalho, medo das relações humanas. Medo do resultado incerto, se esquecendo que a vida é incerteza. Logo, medo de viver. Tudo isso "racionalizado" com dados jogados e anedotas de outras pessoas.

Um caminho excelente, hein (mas nisso eu sou bastante aberto: cada um viva do jeito que quiser. Só não venham com papo de que "a geração atual é mais consciente")
Não cara, tu não entendeu ainda: não existe frustração porque nós não damos a mínima para isso. Só existe frustração se você tem interesse em uma coisa e não consegue. Nós não queremos casar nem ter filhos, não temos "medo", simplesmente sabemos que essas coisas só destroem a vida de uma pessoa e não queremos isso.

Quem tá frustrado são vocês que os seus preciosos valores conservadores não passam de lixo para a geração atual. "Ah não! As pessoas não querem mais ter crianças estúpidas perturbando sua paz, como a sociedade vai sobreviver agora com menos escravos para sustentá-la?"
 
Topo Fundo