O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


As pessoas perderam a vontade de fazer Enem

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.506
Reações
19.433
Pontos
744
2014: 9,4 milhões
2015: 8,4 milhões
2016: 9,2 milhões
2017: 7,6 milhões
2018: 6,7 milhões
2019: 6,3 milhões
2020: 6,1 milhões
2021: 4 milhões

Número de inscritos no Enem, pelo visto ensino superior já era msm. Sorte dessa geração mais nova que já se tocou disso. Não vão perder vários anos da juventude fazendo algo que não dá retorno financeiro.

Muitos desses inscritos devem tá fazendo uniesquina somente pelo canudo. E todo mundo sabe que essas faculdades são horríveis e não ensinam nada.


Edit.
Na verdade só 3.1 milhões de pessoas se inscreveram no enem 2021,a fonte que peguei tinha arredondado para cima.
O jovem realmente não quer fazer faculdade. Pq até as particulares usam o Enem.
 
Ultima Edição:

Bonk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.863
Reações
12.093
Pontos
303
Essa geração tá perdida, vão viver de ilusão.
Não precisa comprar casa.
Não precisa comprar carro.
Não precisa fazer faculdade.
Não precisa se casar.
Não precisa ter filhos.

Vão terminar a vida sem ter construído ou conquistado nada, bando de inútil que só sabe mover o sistema e ser só mais uma engrenagem.
A quantidade de inscritos mostra essa realidade.

Com faculdade tá ruim? Pior sem.
Faculdade tá longe de ser só "aprendizado", quem acha que é isso deveria nem pisar numa mesmo.
 
Ultima Edição:

Freddie Mercury

Bohemian Rhapsody
VIP
Mensagens
6.910
Reações
37.153
Pontos
603
2014: 9,4 milhões
2015: 8,4 milhões
2016: 9,2 milhões
2017: 7,6 milhões
2018: 6,7 milhões
2019: 6,3 milhões
2020: 6,1 milhões
2021: 4 milhões

Número de inscritos no Enem, pelo visto ensino superior já era msm. Sorte dessa geração mais nova que já se tocou disso. Não vai perder vários anos da juventude fazendo algo que não dá retorno financeiro.

Muitos desses inscritos devem tá fazendo uniesquina somente pelo canudo. E todo mundo sabe que essas faculdades são horríveis e não ensinam nada.
Sorte?

Tudo o que eu tenho na vida foi possível somente depois da minha faculdade. Não ter papai pra pagar as contas deixa as coisas "um pouco" mais complicadas.
 


Freddie Mercury

Bohemian Rhapsody
VIP
Mensagens
6.910
Reações
37.153
Pontos
603
Hoje são outros tempos

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
Mas eu tô falando de agora, me formei em 2017 e a vida melhorou exponencialmente.

Conheço gente sim que não precisou de faculdade pra ganhar a vida, mas conheço muito mais pessoas que pensam como você:

"ah, pra que eu quero um canudo"...

Ai você vai ver o cara ganhar um salário baixo e é um frustrado.

Educação sempre é importante, esses dados são preocupantes, pode ser um sinal de que as próximas gerações vão reforçar a informalidade.
 

k0tp

Bam-bam-bam
Mensagens
3.571
Reações
6.272
Pontos
353
Essa geração tá perdida, vão viver de ilusão.
Não precisa comprar casa.
Não precisa comprar carro.
Não precisa fazer faculdade.
Não precisa se casar.
Não precisa ter filhos.

Vão terminar a vida sem ter construído ou conquistado nada, bando de inútil que só sabe mover o sistema e ser só mais uma engrenagem.
A quantidade de inscritos mostra essa realidade.

Com faculdade tá ruim? Pior sem.
Faculdade tá longe de ser só "aprendizado", quem acha que é isso deveria nem pisar numa mesmo.
não cometa o erro de comparar gerações, a atual não dá a mínima pra essas coisas citadas
 

Real Lion

Bam-bam-bam
Mensagens
624
Reações
1.233
Pontos
333
Bem, eu me formei em comércio exterior e hoje eu trabalho com algo totalmente diferente (designer). Vejo muito desenvolvedor trabalhando sem formação superior, mas com um ótimo conhecimento adquirido de forma autodidata. Tufo depende de você mesmo.
 

AzraelR

Bam-bam-bam
Mensagens
4.843
Reações
20.529
Pontos
453
Essa geração tá perdida, vão viver de ilusão.
Não precisa comprar casa.
Não precisa comprar carro.
Não precisa fazer faculdade.
Não precisa se casar.
Não precisa ter filhos.

Vão terminar a vida sem ter construído ou conquistado nada, bando de inútil que só sabe mover o sistema e ser só mais uma engrenagem.
A quantidade de inscritos mostra essa realidade.

Mas e daí? O papai estado vai dar tudo.
Ainda mais depois que a esquerda assumir o poder novamente (assim espero)
Eu como esquerdista estou torcendo muito por isso. Precisamos de um estado forte e gigante. Só assim poderemos acabar com as desigualdades e com esse capitalismo opressor e gerador de pobreza. Olhe para Cuba. É neles que temos que nos espelhar.
 

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.506
Reações
19.433
Pontos
744
Mas e daí? O papai estado vai dar tudo.
Ainda mais depois que a esquerda assumir o poder novamente (assim espero)
Eu como esquerdista estou torcendo muito por isso. Precisamos de um estado forte e gigante. Só assim poderemos acabar com as desigualdades e com esse capitalismo opressor e gerador de pobreza. Olhe para Cuba. É neles que temos que nos espelhar.
É justamente pelo estado que as pessoas não querem isso. Comprar um carro e dar outro para o estado, gasolina, manutenção, ipva superfaturados.
Qualquer pedaço de chão custando uma fortuna. Fazer faculdade para conseguir subemprego. Colocar filho nesse mundo de m**** parece algo nenhum pouco sensato...

As coisas tão tão malucos que o estado tá preocupado que os jovens não querem carro pq pode cair a arrecadação.
 

Bonk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.863
Reações
12.093
Pontos
303
Um adendo, vemos hoje a explosão de uma galera que sonha em ser Youtuber, viver de tiktok, onlyfans, funk e outras merdas.
Um cara vir aqui falar que a quantidade de inscrições diminuiu por que a galera vê que a faculdade não serve para nada só mostra a desinformação atual.

As pessoas não fazem faculdade por que estão perdendo a vida com coisas fúteis, nossa geração tá perdida.
 
Ultima Edição:

Rand al'Thor

Bam-bam-bam
Mensagens
1.658
Reações
7.589
Pontos
453
De fato, não há quaisquer garantias, mas é o mínimo que se espera para alguém que não fique contente com um subemprego. Especialmente no Brasil, onde não se dá o devido valor ao ensino técnico.
Mas eu tô falando de agora, me formei em 2017 e a vida melhorou exponencialmente.

Conheço gente sim que não precisou de faculdade pra ganhar a vida, mas conheço muito mais pessoas que pensam como você:

"ah, pra que eu quero um canudo"...

Ai você vai ver o cara ganhar um salário baixo e é um frustrado.

Educação sempre é importante, esses dados são preocupantes, pode ser um sinal de que as próximas gerações vão reforçar a informalidade.

Realidade de hoje de uma boa parcela dos formados é uber e vender coisas na rua. A informalidade chegou pra quem tem ensino superior. Cansei de ver uber engenheiro, uber arquiteto por exemplo.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
Um adendo, vemos hoje a explosão de uma galera que sonha em ser Youtuber, viver de tiktok, onlyfans, funk e outras merdas.
Um cara vir aqui falar que a quantidade de inscrições diminuiu por que a galera vê que a faculdade não serve para nada só mostra a desinformação atual.

As pessoas não fazem faculdade por que estão perdendo a vida com coisas fúteis, nossa geração tá perdida.

Não é necessariamente culpa delas. Elas veem como as coisas no país estão e não conseguem projetar uma realidade tida como "tradicional". O jovem hoje fica até os 30 na casa dos pais não é porque quer, mas porque não consegue sair. A vida tá mais difícil hoje que a de poucas gerações passadas.

Sim, hoje há uma banalização e as pessoas estão mais "burras", mas é porque o cenário se tornou propício a tal, elas já nasceram num ambiente que isso aconteceu.
 

Freddie Mercury

Bohemian Rhapsody
VIP
Mensagens
6.910
Reações
37.153
Pontos
603
Realidade de hoje de uma boa parcela dos formados é uber e vender coisas na rua. A informalidade chegou pra quem tem ensino superior. Cansei de ver uber engenheiro, uber arquiteto por exemplo.
Com diploma ou sem diploma sempre depende de cada um, mas as chances de ganhar mais que um salário mínimo são muito maiores com quem se especializou em alguma coisa.
 

Freddie Mercury

Bohemian Rhapsody
VIP
Mensagens
6.910
Reações
37.153
Pontos
603
Esse tópico tá cometendo um erro grosseiro de correlação de laranjas com batatas.

Quem disse que quanto mais inscrito no ENEM, mais pessoas querem fazer faculdade? O contrário é verdade? Quanto menos inscrito no ENEM, menos gente quer fazer faculdade?
O ENEM serve pras pessoas acessarem o ensino superior, ou seja, se tem gente fazendo o ENEM é sinal que eles querem fazer faculdade.

Ou as pessoas fazem o ENEM pra virar Tiktoker?
 

k0tp

Bam-bam-bam
Mensagens
3.571
Reações
6.272
Pontos
353
Não dão a mínima por que não tem e nem consegue ter, como método de defesa criam essas ilusões.
A vida cobra, um hora eles crescem e veem onde estão se metendo :ksorriso
método de defesa contra o que? o pai de família bem sucedido? ninguém precisa crescer pra saber o que o destino reserva, não seja inocente
 
Ultima Edição:

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.506
Reações
19.433
Pontos
744
Um adendo, vemos hoje a explosão de uma galera que sonha em ser Youtuber, viver de tiktok, onlyfans, funk e outras merdas.
Um cara vir aqui falar que a quantidade de inscrições diminuiu por que a galera vê que a faculdade não serve para nada só mostra a desinformação atual.

As pessoas não fazem faculdade por que estão perdendo a vida com coisas fúteis, nossa geração tá perdida.
Não fazem pq não vale a pena. Simples assim. O que tem de gente formado em faculdade público/de renome e que tão trabalhando ganhando pouco.
Para que eles vão perder tempo fazendo faculdade se não demanda para emprego qualificado no Brasil?
 

Freddie Mercury

Bohemian Rhapsody
VIP
Mensagens
6.910
Reações
37.153
Pontos
603
Não fazem pq não vale a pena. Simples assim. O que tem mais gente é de formado em faculdade público/de reforme e que tão trabalhando ganhando pouco.
Para que eles vão perder tempo fazendo faculdade se não demanda para emprego qualificado no Brasil?
Não tem demanda? Onde você vive?

Engenheiro, enfermeiro, advogado, administrador, etc... Não tem demanda pra nada?

É óbvio que tem muito mais gente do que vaga, é normal, é o mercado de trabalho. Porém, o que mais vejo por aí é vaga aberta sem gente competente pra assumir.
 

Ryu-san

Bam-bam-bam
Mensagens
3.472
Reações
10.307
Pontos
353
Passei no ENEM de 2013 e hoje estou em um bom emprego graças ao ensino superior.

É óbvio que faculdade não é sinônimo de garantia, mas ajuda e muito, principalmente se a pessoa souber tirar o real proveito de uma universidade.

Sobre os números de inscritos estarem diminuindo, acho que tem mais a ver com a dificuldade da prova e também a desvalorização do ensino superior público.

Como a notícia abaixo diz, a taxa de novos alunos vêm aumentando, o que demonstra que o interesse pela faculdade não diminuiu, mas sim pelo ENEM.
 

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.506
Reações
19.433
Pontos
744
Passei no ENEM de 2013 e hoje estou em um bom emprego graças ao ensino superior.

É óbvio que faculdade não é sinônimo de garantia, mas ajuda e muito, principalmente se a pessoa souber tirar o real proveito de uma universidade.

Sobre os números de inscritos estarem diminuindo, acho que tem mais a ver com a dificuldade da prova e também a desvalorização do ensino superior público.

Como a notícia abaixo diz, a taxa de novos alunos vêm aumentando, o que demonstra que o interesse pela faculdade não diminuiu, mas sim pelo ENEM.
Eles vão para as particulares unicamente, exclusivamente para pegar um pedaço de papel. A maioria das faculdades particulares são ridículas a qualidade de ensino.
Hoje tão pedindo diploma para atendente de loja em shopping, para atendente de starbucks...

Uma das coisas que se pode tirar da faculdade é networking, mas existem outras formas de conseguir.
 
Topo Fundo