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Bam-bam-bam
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Eu curto bastante esse lance de revisões, de ter o mesmo jogo em versões diferentes espalhadas pelo mundo.
E decidi abrir esse tópico para falar de todas as revisões de The Legend of Zelda: Ocarina of Time. Pois, esse foi um jogo que sofreu MUITAS revisões. Algumas não muda em nada, desde que você não se importe com algumas modificações nos gráficos e que você goste de fazer glitches.
Essas são todas as versões lançadas:
NTSC 1.0 / 21-10-1998 04:56:31
NTSC 1.1 / 26-10-1998 10:58:45
PAL 1.0 / 10-11-1998 14:34:22
NTSC 1.2 / 12-11-1998 18:17:03
PAL 1.1 / 18-11-1998 17:36:49
Gamecube Japonês / 29-10-2002 23:49:53
Master Quest Japonês / 30-10-2002 00:15:15
Gamecube EUA / 19-12-2002 13:28:09
Master Quest EUA / 19-12-2002 14:05:42
Master Quest Debug Europeu / 21-02-2003 00:16:31
Gamecube Europeu / 21-02-2003 20:12:23
Master Quest Europeu / 21-02-2003 20:37:19
Gamecube Japonês (Zelda Collection) / 08 -10-08 21:53:00
iQue / Antes de Novembro de 2003
Qual versão eu tenho?
Para cartuchos NTSC/NTSC-J, a maneira mais fácil de se descobrir é olhando o código carimbado na label traseira do cartucho.
Nisso, é só você conferir:
xx = v1.0
xxA = v1.1
xxB = v1.2
*Os XX representam números aleatórios
Também é possível saber isso através da tela de Debug. Porém, para acessá-la, é preciso fazer o Crooked Cartridge (entortar o cartucho com o jogo rodando) e fazer um código com os controles (você pode fazer com essa instrução).
Também temos em mente que:
1º - Cartuchos dourados NTSC sempre serão a versão 1.0, com raras exceções.
2º - O raro "Not for Resale" sempre será 1.0.
3º - Os cartuchos cinzas comuns tem mais chances de ser 1.1.
4º - Os que vem na label "Player's Choice", sempre será o 1.2.
5º - Cartuchos PAL sempre serão 1.2.
6º - No Gamecube e o Virtual Console (Wii), o jogo é uma versão modificada do 1.2.
7º - A versão para o console chinês iQue sempre será 1.2.
Agora vamos às diferenças
NTSC 1.0
Essa é a primeira versão para os EUA e Japão. Contém alguns glitches que mais pra frente foram corrigidos.
Conteúdos exclusivos:
A versão 1.1 é a primeira revisão que Ocarina of Time sofreu. Houve alguns bugs consertados, textos e poucos gráficos.
Mudanças da versão:
A revisão 1.2 é a segunda revisão da versão EUA/Japonesa do jogo. Esse update corrige mais erros de gramática, algumas mudanças notáveis no gráfico e no som, retirando o sangue de uma parte do jogo e removendo uma música de um dos templos.
Mudanças da versão:
É praticamente o mesmo da revisão 1.1, mas...
Esse é o mesmo que a versão 1.2 (N64), tirando que alguns símbolos foram substituídos. Com a emulação e poder maior de processamento, é possível fazer mais coisas que no Nintendo 64 iria travar o jogo. Essa versão é possível achar no disco Ocarina of Time/Master Quest para Gamecube ou Virtual Console do Wii no Wii Shop Channel.
Mudanças da versão:
As mesmas mudanças da revisão 1.2 (N64), mas...
Logo N64 rotativa
Na versão 1.1 e em diante, o logotipo N64 giratório que aparece quando você inicializa o jogo ficou significativamente mais escuro e mais borrado. O motivo por trás disso é um mistério, mas o raciocínio para essa alteração é óbvia ... as cores do logotipo da versão 1.1 são muito mais parecidas com o logotipo N64 dos marketings.
Sangue do Ganondorf/Ganon
Na versão 1.2 (N64) em diante, o sangue do Ganondorf e do Ganon mudaram de vermelho para verde. Provavelmente para se encaixar melhor no "Livre para todos os públicos".
Bola de Morpha
Em todas as versões do N64, a bola de Morpha é um azul-marinho com vermelho com um padrão distinto. Nas versões de Gamecube e Wii, ele se tornou vermelho e branco com um padrão totalmente diferente. Isso é uma diferença de renderização por causa de um gráfico de sombreamento não suportado, NÃO é uma edição do jogo. Se você jogar qualquer versão no emulador de PC, também vai perceber esse defeito.
No remake para 3DS, a Bola de Morpha continuou a ser branca e vermelha.
Música da Fire Temple
Nas versões 1.0 e 1.1 do NTSC, a música do Templo do Fogo contém vocais religiosos com temas da fé muçulmana. Um verso, traduzido para o portugues, afirma: "Presto testemunho de que não há outro deus senão Alá". Nas versões 1.2 (N64) e em diante, a música foi substituída pelo que parece ser um remix da canção do Shadow Temple. Esta nova canção não contém letras, apenas coros de estilo gregoriano e um coro feminino fantasmagórico.
Versão 1.0 e 1.1
Versão 1.2 em diante
Mudança de símbolo
Em todas as versões N64, um símbolo de lua crescente e estrela está presente no Mirror Shield, blocos de masmorras, interruptores do chão e símbolos Gerudo no jogo. Na versão 1.2 (GCN) e em diante, este símbolo foi substituído pelo símbolo em forma de diamante de Gerudo que foi usado em Majora's Mask. O símbolo foi provavelmente mudado por causa de sua semelhança extrema com o símbolo do Islã.
Obviamente, os malvadões do jogo serem representados por este símbolo foi de mau gosto (e principalmente pisando sobre ele a todo momento). Vale a pena notar que os editores negligenciaram a substituição dos símbolos antigos nos quartos de início e final da corrida com Dampe até o lançamento 3DS que substituiu-os com gravuras florais.
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E é isso mesmo. Acho muito interessante essas mudanças e queria compartilhar com vocês.
Fonte: http://www.zeldaspeedruns.com/oot/generalknowledge/version-differences
E decidi abrir esse tópico para falar de todas as revisões de The Legend of Zelda: Ocarina of Time. Pois, esse foi um jogo que sofreu MUITAS revisões. Algumas não muda em nada, desde que você não se importe com algumas modificações nos gráficos e que você goste de fazer glitches.
Essas são todas as versões lançadas:
NTSC 1.0 / 21-10-1998 04:56:31
NTSC 1.1 / 26-10-1998 10:58:45
PAL 1.0 / 10-11-1998 14:34:22
NTSC 1.2 / 12-11-1998 18:17:03
PAL 1.1 / 18-11-1998 17:36:49
Gamecube Japonês / 29-10-2002 23:49:53
Master Quest Japonês / 30-10-2002 00:15:15
Gamecube EUA / 19-12-2002 13:28:09
Master Quest EUA / 19-12-2002 14:05:42
Master Quest Debug Europeu / 21-02-2003 00:16:31
Gamecube Europeu / 21-02-2003 20:12:23
Master Quest Europeu / 21-02-2003 20:37:19
Gamecube Japonês (Zelda Collection) / 08 -10-08 21:53:00
iQue / Antes de Novembro de 2003
Qual versão eu tenho?
Para cartuchos NTSC/NTSC-J, a maneira mais fácil de se descobrir é olhando o código carimbado na label traseira do cartucho.
Nisso, é só você conferir:
xx = v1.0
xxA = v1.1
xxB = v1.2
*Os XX representam números aleatórios
Também é possível saber isso através da tela de Debug. Porém, para acessá-la, é preciso fazer o Crooked Cartridge (entortar o cartucho com o jogo rodando) e fazer um código com os controles (você pode fazer com essa instrução).
Também temos em mente que:
1º - Cartuchos dourados NTSC sempre serão a versão 1.0, com raras exceções.
2º - O raro "Not for Resale" sempre será 1.0.
3º - Os cartuchos cinzas comuns tem mais chances de ser 1.1.
4º - Os que vem na label "Player's Choice", sempre será o 1.2.
5º - Cartuchos PAL sempre serão 1.2.
6º - No Gamecube e o Virtual Console (Wii), o jogo é uma versão modificada do 1.2.
7º - A versão para o console chinês iQue sempre será 1.2.
Agora vamos às diferenças
NTSC 1.0
Essa é a primeira versão para os EUA e Japão. Contém alguns glitches que mais pra frente foram corrigidos.
Conteúdos exclusivos:
- A logotipo N64 está exageradamente clara.
- Você pode pular os textos da Zelda antes mesmo de ela te dar os Light Arrows.
- Após usar o savewarp, a Master Sword não volta para a mão de Link instantaneamente. Por conta disso, é possível jogar com o link sem espada apenas dando savewarp na batalha contra o Ganon (na qual você perde a espada).
- Você pode roubar a vara de pescar quando lançar ela usando as Hover Boots.
- Você pode lançar a vara perto da porta, fazendo o jogo travar.
- Pode fazer o glitch das bombas vazias.
- Os buracos do cemitério de Kakariko Village fazem o Link se agarrar nas bordas, fazendo com que seja irritante entrar em qualquer um desses buracos.
- Você pode usar um item em quanto o Link está fazendo a animação de Guardar a Espada.
- Link não tem animação de guardar a espada se ela estiver fora quando o Link sobe em uma grade ou cipó.
A versão 1.1 é a primeira revisão que Ocarina of Time sofreu. Houve alguns bugs consertados, textos e poucos gráficos.
Mudanças da versão:
- Não se pode mais usar itens durante a animação de guardar a espada.
- A logo rotativa N64 agora é mais visível e embaçada.
- Os métodos de roubar a vara de pescar com o Hover Boots ou pulo sobre pedra foram corrigidos.
- Você não pode mais usar a vara perto da porta.
- Seu savewarp sem a Master Sword como Link adulto sempre irá voltar como o botão B.
- O texto da Zelda entes de falar das Light Arrows agora não são puláveis.
- Vários textos com espaçamento errado e pontuações foram corrigidos.
- O glitch da bomba vazia não funciona.
- As beiradas dos buracos do cemitério não obrigam o Link a se segurar mais.
- Link agora sempre faz a animação de guardar a espada quando vai subir um algo.
A revisão 1.2 é a segunda revisão da versão EUA/Japonesa do jogo. Esse update corrige mais erros de gramática, algumas mudanças notáveis no gráfico e no som, retirando o sangue de uma parte do jogo e removendo uma música de um dos templos.
Mudanças da versão:
É praticamente o mesmo da revisão 1.1, mas...
- O sangue de Ganon e Ganondorf passou de vermelho para verde.
- A música da Fire Temple foi refeita com um sample diferente e o mesmo usado na música do Shadow Temple.
- Vários textos foram modificados e corrigidos.
- Os antigos Eyeball Frog e outros coletáveis foram corrigidos.
- Você não pode mais pular a cutcene do Bongo-Bongo quando se coloca uma bomba antes de entrar na sala.
Esse é o mesmo que a versão 1.2 (N64), tirando que alguns símbolos foram substituídos. Com a emulação e poder maior de processamento, é possível fazer mais coisas que no Nintendo 64 iria travar o jogo. Essa versão é possível achar no disco Ocarina of Time/Master Quest para Gamecube ou Virtual Console do Wii no Wii Shop Channel.
Mudanças da versão:
As mesmas mudanças da revisão 1.2 (N64), mas...
- A resolução do jogo duplicou de 320 x 240 para 640 x 480.
- Os blocos das dungeons, Simbolo Gerudo e a Mirror Shield com sua lua crescente com uma estrela foram substituídos pelo símbolo Gerudo utilizado em Majora's Mask.
- A bola de Morphais agora é branca e vermelha e com o padrão diferente.
- Dropar várias bombchu sem limites não irá mais travar o jogo, a menos que já tenham outras explodindo.
- Bombas sem limites foram dobradas na versão de Gamecube, fazendo o glitch de flutuar mais fácil.
- Você pode usar Deku Sticks no botão B sem travar o jogo.
- Há uma significante diferença no framerate, sendo muito mais estável. É possível perceber isso na luta contra o Ganon.
Logo N64 rotativa
Na versão 1.1 e em diante, o logotipo N64 giratório que aparece quando você inicializa o jogo ficou significativamente mais escuro e mais borrado. O motivo por trás disso é um mistério, mas o raciocínio para essa alteração é óbvia ... as cores do logotipo da versão 1.1 são muito mais parecidas com o logotipo N64 dos marketings.
Sangue do Ganondorf/Ganon
Na versão 1.2 (N64) em diante, o sangue do Ganondorf e do Ganon mudaram de vermelho para verde. Provavelmente para se encaixar melhor no "Livre para todos os públicos".
Bola de Morpha
Em todas as versões do N64, a bola de Morpha é um azul-marinho com vermelho com um padrão distinto. Nas versões de Gamecube e Wii, ele se tornou vermelho e branco com um padrão totalmente diferente. Isso é uma diferença de renderização por causa de um gráfico de sombreamento não suportado, NÃO é uma edição do jogo. Se você jogar qualquer versão no emulador de PC, também vai perceber esse defeito.
No remake para 3DS, a Bola de Morpha continuou a ser branca e vermelha.
Música da Fire Temple
Nas versões 1.0 e 1.1 do NTSC, a música do Templo do Fogo contém vocais religiosos com temas da fé muçulmana. Um verso, traduzido para o portugues, afirma: "Presto testemunho de que não há outro deus senão Alá". Nas versões 1.2 (N64) e em diante, a música foi substituída pelo que parece ser um remix da canção do Shadow Temple. Esta nova canção não contém letras, apenas coros de estilo gregoriano e um coro feminino fantasmagórico.
Versão 1.0 e 1.1
Versão 1.2 em diante
Mudança de símbolo
Em todas as versões N64, um símbolo de lua crescente e estrela está presente no Mirror Shield, blocos de masmorras, interruptores do chão e símbolos Gerudo no jogo. Na versão 1.2 (GCN) e em diante, este símbolo foi substituído pelo símbolo em forma de diamante de Gerudo que foi usado em Majora's Mask. O símbolo foi provavelmente mudado por causa de sua semelhança extrema com o símbolo do Islã.
Obviamente, os malvadões do jogo serem representados por este símbolo foi de mau gosto (e principalmente pisando sobre ele a todo momento). Vale a pena notar que os editores negligenciaram a substituição dos símbolos antigos nos quartos de início e final da corrida com Dampe até o lançamento 3DS que substituiu-os com gravuras florais.
------------------
E é isso mesmo. Acho muito interessante essas mudanças e queria compartilhar com vocês.
Fonte: http://www.zeldaspeedruns.com/oot/generalknowledge/version-differences
Esse tópico sofreu revisões também. Ninguém é perfeito.
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