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Ascensão e Queda | Sony perde mercado com PS5 e se distancia do sucesso da PS4 [+CHURRASCÃO 12H DE LÍNGUAS]

Snake-Eyes

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Pelo contrário, a Nintendo abandonou o que foge das regras que era o Wii, para voltar com algo mais voltado ao público hardcore com sua expertise em consoles portáteis que sempre fizeram parte do núcleo do que é considerado console.

A prova cabal disso é que você não só está vendo um Zelda open world conforme a filosofia de design ocidental como vai discutir DLSS em um console da Nintendo. A duas gerações o que agente discutia era se você considerava as vendas do Mario Kart pelo jogo ou pelo bundle de apêndice de plástico para controle de movimento.

Fora disso, a Sony não está em queda da geração PS3, o PS4 teve a maior base dentro da geração da empresa e o PS5 tem gás para ter sucesso equivalente. A única que caiu foi a M$, mas a culpa não é do mercado, mas da série de cagadas que cometeram.
a soma de ambos e menor que a soma de 360+ps3, se fosse problema da MS so a sony absorveria a diferenca e nao o faz, como nem a MS nem a Sony capitalizaram os novos jogadores que entraram no Wii e a nintendo nao segurou com o WiiU.
Sempre tem gente que abandona o mercado e gente que entra, nos consoles tradicionais ta saindo mais gente da que ta entrando, enquanto mobile e PC vem crecendo ano apos ano.
 

renbh

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a soma de ambos e menor que a soma de 360+ps3, se fosse problema da MS so a sony absorveria a diferenca e nao o faz, como nem a MS nem a Sony capitalizaram os novos jogadores que entraram no Wii e a nintendo nao segurou com o WiiU.
Sempre tem gente que abandona o mercado e gente que entra, nos consoles tradicionais ta saindo mais gente da que ta entrando, enquanto mobile e PC vem crecendo ano apos ano.

Nao capitalizaram porque não é assim que funciona. Não é porque é console que o cara vai pegar o que tem pela frente, é preciso analisar o que o fez comprar o produto em primeiro lugar.

O Wii que você citou é emblemático, ele conseguiu atrair um público casual que os consoles hardcore da geração anterior não conseguiram, mas este tipo de consumidor não tem interesse em ciclo de gerações, eles não querem pagar mais uma bolada por melhorias gráficas. Quando o fator novidade passou, alguns migraram para o Kinect que ainda era algo diferente (e que também perdeu o gás rapidamente), outros foram para o celular que já estava na mão mesmo, mas para o WiiU foi apenas o grupo que curtia consoles Nintendo hardcore, os mesmos dos pouco producentes Gamecube e N64, daí o flop foi completamente natural.

Com o Xbox a mesma coisa, quem estava no ecossistema vindo do ótimo Xbox 360, mas não tinha qualquer barreira a um PS, migrou na geração passada quando os problemas começaram, foi por isso que o PS4 foi o PlayStation com maior base dentro da geração corrente (grupo que a Sony vem mantendo), quem ficou para trás foi quem curtia os games e a marca.

Quem curte os games pode fazer uma segunda onda de migração para o PlayStation no futuro, já que nem todo mundo curte jogar PC e a M$ está indo full rhird, mas quem curte a marca não vai para o PS de forma alguma, prefere se adaptar ao PC.

Nada disso é problema da Sony e Nintendo, sua base eles fidelizaram ou reconstruiram, problema foi a M$ que corroeu seu ecossistema. Vale lembrar, inclusive, que mercado de games não é mercado de gado, você não conta métrica por cabeça, o que importa é o que gastam e a base do PS5 já é mais lucrativa que a do PS4 e a geração ainda nem acabou (e, provavelmente, o mesmo vai acontecer com a Nintendo no Switch 2 se ela conseguir atrair mais medalhões third).
 
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Snake-Eyes

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Nao capitalizaram porque não é assim que funciona. Não é porque é console que o cara vai pegar o que tem pela frente, é preciso analisar o que o fez comprar o produto em primeiro lugar.

O Wii que você citou é emblemático, ele conseguiu atrair um público casual que os consoles hardcore da geração anterior não conseguiram, mas este tipo de consumidor não tem interesse em ciclo de gerações, eles não querem pagar mais uma bolada por melhorias gráficas. Quando o fator novidade passou, alguns migraram para o Kinect que ainda era algo diferente (e que também perdeu o gás rapidamente), outros foram para o celular que já estava na mão mesmo, mas para o WiiU foi apenas o grupo que curtia consoles Nintendo hardcore, os mesmos dos pouco producentes Gamecube e N64, daí o flop foi completamente natural.

Com o Xbox a mesma coisa, quem estava no ecossistema vindo do ótimo Xbox 360, mas não tinha qualquer barreira a um PS, migrou na geração passada quando os problemas começaram, foi por isso que o PS4 foi o PlayStation com maior base dentro da geração corrente (grupo que a Sony vem mantendo), quem ficou para trás foi quem curtia os games e a marca.

Quem curte os games pode fazer uma segunda onda de migração para o PlayStation no futuro, já que nem todo mundo curte jogar PC e a M$ está indo full rhird, mas quem curte a marca não vai para o PS de forma alguma, prefere se adaptar ao PC.

Nada disso é problema da Sony e Nintendo, sua base eles fidelizaram ou reconstruiram, problema foi a M$ que corroeu seu ecossistema. Vale lembrar, inclusive, que mercado de games não é mercado de gado, você não conta métrica por cabeça, o que importa é o que gastam e a base do PS5 já é mais lucrativa que a do PS4 e a geração ainda nem acabou (e, provavelmente, o mesmo vai acontecer com a Nintendo no Switch 2 se ela conseguir atrair mais medalhões third).
O negocio e que 360+ps3+wii foi muito maior que ps4+xone+wu que na melhor das hipoteses se mantem em ps5+series. Ou seja o mercado na melhor das hipoteses diminuiu e se estagnou ou , o que eu acho que e, ta diminuindo.
 


renbh

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O negocio e que 360+ps3+wii foi muito maior que ps4+xone+wu que na melhor das hipoteses se mantem em ps5+series. Ou seja o mercado na melhor das hipoteses diminuiu e se estagnou ou , o que eu acho que e, ta diminuindo.

Em número sim, mas em renda não e mercado se mede pelo dinheiro que ele movimenta. Lembre-se, você está analisando ecossistemas, o cara fazer uma conta e não comprar games não faz mercado nenhum crescer, pelo contrário, gera custos já que muita coisa ali é subsidiada e tem custo atrelado a volume. É como analisar barzinho, você pode muito bem ter um buteco que fica lotado, mas dá prejuízo porque o cara entra, pede uma cerveja e segura a mesa a noite inteira batendo papo, o volume ali é meramente ilusório.

O Wii trouxe um grupo de consumidores que não foi fidelizado, mas isso não importa para a Sony e M$ que lideram com outro tipo de consumidor, o que interessa para eles é crescer lucro e o mercado de consoles explodiu mesmo foi de 2017 para cá, foi lá que passou na frente de PC. Não tenha a menor dúvida que a Sony não sente saudade alguma da única geração que deu prejuizo para ela.

Agora, se você não consegue atrair mais consumidores é óbvio que este crescimento não vai ser sustentável, afinal uma hora a base vai atingir teto de gastos. Não é agora, uma vez que a Sony e Nintendo estão lucrando de forma brutal, mas uma hora vai dar problema e é aí que entra o streaming, ele vai ser a solução para o mercado de consoles e PC retail (porque se fala só console, mas a porcentagem das pessoas que possuem placas para rodar jogos AAA recentes também é irrisória), já que lida com o principal problema de ambos: alto preço de entrada, é isso que vai levar os games de ponta para as classes menos abastadas.
 

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Em número sim, mas em renda não e mercado se mede pelo dinheiro que ele movimenta. Lembre-se, você está analisando ecossistemas, o cara fazer uma conta e não comprar games não faz mercado nenhum crescer, pelo contrário, gera custos já que muita coisa ali é subsidiada e tem custo atrelado a volume. É como analisar barzinho, você pode muito bem ter um buteco que fica lotado, mas dá prejuízo porque o cara entra, pede uma cerveja e segura a mesa a noite inteira batendo papo, o volume ali é meramente ilusório.

O Wii trouxe um grupo de consumidores que não foi fidelizado, mas isso não importa para a Sony e M$ que lideram com outro tipo de consumidor, o que interessa para eles é crescer lucro e o mercado de consoles explodiu mesmo foi de 2017 para cá, foi lá que passou na frente de PC. Não tenha a menor dúvida que a Sony não sente saudade alguma da única geração que deu prejuizo para ela.

Agora, se você não consegue atrair mais consumidores é óbvio que este crescimento não vai ser sustentável, afinal uma hora a base vai atingir teto de gastos. Não é agora, uma vez que a Sony e Nintendo estão lucrando de forma brutal, mas uma hora vai dar problema e é aí que entra o streaming, ele vai ser a solução para o mercado de consoles e PC retail (porque se fala só console, mas a porcentagem das pessoas que possuem placas para rodar jogos AAA recentes também é irrisória), já que lida com o principal problema de ambos: alto preço de entrada, é isso que vai levar os games de ponta para as classes menos abastadas.
Eu nao o vejo assim, obvio eles capitalizaram um publico que gasta mais, mas se nao entra gente nova no mercado pra consumir ele tende a diminuir.
Um dos big bosses da industria, nao lembro quem era, falou em um momento que o mercado de games nao tem que ficar como o mercado dos quadrinhos americanos, que se obsesiona em vender mais produtos ao mesmo publico hardcore porque e uma receita joa demostrada fracassada.
O que voce citou mais parece uma maneira que a Sony e a MS encontraram, de contornar o fato de que o mercado de consoles de videogame encolheu muito.
 

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Eu nao o vejo assim, obvio eles capitalizaram um publico que gasta mais, mas se nao entra gente nova no mercado pra consumir ele tende a diminuir.
Um dos big bosses da industria, nao lembro quem era, falou em um momento que o mercado de games nao tem que ficar como o mercado dos quadrinhos americanos, que se obsesiona em vender mais produtos ao mesmo publico hardcore porque e uma receita joa demostrada fracassada.
O que voce citou mais parece uma maneira que a Sony e a MS encontraram, de contornar o fato de que o mercado de consoles de videogame encolheu muito.

Nenhuma análise de mercado trabalha com contagem de base, elas trabalham com aumento ou diminuição de receita, é isso que define se o mercado cresceu ou diminuiu e que porcentagem, mesmo porque base de console é fácil de estimar, de mobile e PC não é tão simples. No caso dos games ainda tem um agravante, o mercado é muito diferente de HQs, isso porque o que a Sony "vende" não é console, não é um produto feito para dar muito lucro (isso quando não dá prejuízo), o que ela vende é ecossistema e o meio de acesso é o console, então analisar a dinamica de gastos das pessoas no ecossistema é absolutamente vital, afinal, um mercado onde 100 pessoas gastam U$ 1 é pior que um mercado de 10 pessoas que gastam U$ 20.

Só que você tem razão ao analisar POTENCIAL de crescimento, afinal tem um teto para o que uma base de consumidores é capaz de gerar. No caso dos consoles este teto ainda não foi alcançado, mas não deve estar tão longe assim, não dá para sair aumentando indefinidamente os preços de games e hardware, tem um ponto onde isso começa a não ser aceito pelo consumidor e aí é abraço.

Só que acho que, para console e GPU high end não tem solução, atingir 100 milhões é sucesso absoluto e não há perspectiva de mudança porque o problema é custo de entrada, são produtos caros para um nicho elitizado. Por isso que se imagina para o futuro do retail não o cara investir em hardware de ponta, mas a massa pagar uma assinatura para jogar, é o streaming que vai quebrar este teto.
 
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