O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Assessor de Bolsonaro para a Educação defende ensino do criacionismo [+Estado Cristão]

Você é a favor do ensino do criacionismo nas escolas?


  • Total voters
    79

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.661
Pontos
1.584
Tem que separar bem isso aí para não virar doutrinação. Como Bolsonaro tem o apoio do Pedir MaisCedo, fica meio complicado de achar que isso ficará apenas no campo do conhecimento.
 

Math Dealer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.521
Reações
4.988
Pontos
819
Criacionismo é tão 2010, woo do momento é terra plana e astrologia.
Se for "ensinado" em aula de religião tanto faz, se a escola for privada bom, sou contra e tiraria meu filho na hora, mas cada um sabe o que faz. Ensinar como fato científico ai não dá, só no máximo mencionar que pessoas acreditavam nisso no passado e como o pensamento e técnicas cientificas evoluíram, da mesma forma como grandes nomes do passado acreditavam em éter luminífero, geocentrismo, alquimia, etc.
 

Karamazov

Bam-bam-bam
Mensagens
521
Reações
1.661
Pontos
233
Concordo, tem que ensinar criacionismo na aulas de biologia sem nenhum juízo de valor, da mesma forma tem que ser ensinado também terra plana nas aulas de geografia e física, astrologia nas aulas de física e alquimia nas aulas de química.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.115
Reações
172.520
Pontos
1.714
Cita na aula de história quando for ensinar sobre a época na qual essa teoria era a mais aceita.


Tem problema nenhum isso, o errado é ocultar. Gostem ou não, fez parte.
 

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
Cita na aula de história quando for ensinar sobre a época na qual essa teoria era a mais aceita.


Tem problema nenhum isso, o errado é ocultar. Gostem ou não, fez parte.
O problema é ensinar como se fosse ciência.
 

Karamazov

Bam-bam-bam
Mensagens
521
Reações
1.661
Pontos
233
Eu tenho um livro de biologia de ensino médio, o capítulo que é dedicado a evolução tem cerca de 70 páginas, a parte do criacionismo(fixismo) mal chega à uma página, e só serve para contextualizar o surgimento do darwinismo, se for para ensinar dessa forma tudo bem, não vejo nenhum problema apresentar o contexto histórico de como chegou ao darwinismo. Agora colocar o criacionismo de pé de igualdade com a teoria da evolução, e apresentar como se fosse uma teoria válida, ai não, tá completamente errado. O criacionismo é algo extremamente superficial, não possui nenhuma evidência e ignora completamente o método científico, por isso os criacionistas e defensores do Design Inteligente só sabem criticar o evolucionismo, já que a "teoria" que eles defendem tem ZERO evidências científicas
 


Lorde_Kira

Supra-sumo
Mensagens
470
Reações
1.537
Pontos
158
Tem que separar bem isso aí para não virar doutrinação. Como Bolsonaro tem o apoio do Pedir MaisCedo, fica meio complicado de achar que isso ficará apenas no campo do conhecimento.

Deixando claro que eu não tenho nada contra a religião propriamente dita. Mas este trecho em negrito, sim, me deixa preocupado.

Porque, de doutrinação na escolas... isso nós já tivemos e ainda continuamos tendo o bastante.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.115
Reações
172.520
Pontos
1.714
O problema é ensinar como se fosse ciência.

Onde eu vejo citarem criacionismo numa aula de ciências é justamente pelo fator histórico.

Tipo:

"Galera, até os anos tal e tal, o criacionismo que consistia em x, y, z e whiskas por motivos de w, k e p, era a doutrina mais aceita. Então, no ano de xxxx, surgiu a teoria tal que dizia a, b e c mediante estudos em t, g e b e passou a ser a teoria mais aceita na comunidade científica e zás"
 

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
Eu acho que também aprendi sobre criacionismo na escola, pelo que me lembre para falar de origem humana, aí falava de evolução, primeiro lamarquismo, depois darwinismo.


Acho que também não tem muito o que falar de criação do mundo numa interpretação literal do Gênesis. São uns 3 capítulos.
 

Yusuke Urameshi

Bam-bam-bam
Mensagens
5.086
Reações
15.487
Pontos
353
Eu acho que também aprendi sobre criacionismo na escola, pelo que me lembre para falar de origem humana, aí falava de evolução, primeiro lamarquismo, depois darwinismo.


Acho que também não tem muito o que falar de criação do mundo numa interpretação literal do Gênesis. São uns 3 capítulos.

O pior é que muita gente interpreta a criação do mundo, no Gênesis, de forma literal. Como se tivesse realmente acontecido em seis dias, e Deus tivesse descansado no sétimo dia.
 

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
Qualquer pessoa, nem que seja por uma questão somente de cultura básica, tem que conhecer o Gênesis, né.


O pior é que muita gente interpreta a criação do mundo, no Gênesis, de forma literal. Como se tivesse realmente acontecido em seis dias, e Deus tivesse descansado no sétimo dia.

É, se for ver, embora eu não possa dizer que é evidente que não deve ser uma interpretação literal, tem alguns pontos que pedem uma interpretação mais alegórica. A própria história da serpente, em Gênesis para mim é claro que, literalmente, é um animal cobra. Mas ninguém faz essa interpretação de que seja simplesmente o animal cobra.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.844
Reações
31.772
Pontos
1.344
pela logica do senhor futuro ministro da matéria se eu como pai quiser ensinar que a terra é plana eu estou no meu direito e a escola não deve se intrometer.....
O mesmo pra astrologia. Ai da escola dizer que astrologia não é ciência, eu como pai tenho +razão. Professor tem que ser trocado.

Escola é pra ensinar ciência.
Tocar em criacionismo pra dizer que existe é uma coisa. Contexto histórico é obvio que vai existir e ser dado pra explicar o que existia antes de Darwin Da mesma maneira que se ensina que a bactérias antigamente nem eram estudadas e os folclores ridiculos pq antes não havia microscópios.

Agora defender e gastar tempo dizendo que o criacionismo tem o mesmo nível da teoria da evolução pra apaziguar pais religiosos é ridiculo e um retrocesso. Se quer ensinar religião pros filhos tem missa todo FDS na igreja, mesquita, culto mais próximo. Existem inteiramente pra isso. E de brinde não entra na confusão de falar apenas a teoria crista.
 
Ultima Edição:

BESS4

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.690
Reações
76.368
Pontos
1.319
Olhem que abominação!
Vão ensinar nas escolas uma das coisas, senão a principal, que deu base a todo o desenvolvimento da sociedade ocidental!
QUE ABSURDO!


:klol

Coisa linda, esse desespero!!! E olha que o Bolso nem cuspiu na mão, ainda!
Melhor JAIR preparando as tangas, PELEGADO!


EDIT****

Só um adendo!
Anteriormente só tinha levado em conta o Cristianismo...

Podemos creditar o que afirmei anteriormente a todas as religiões, que são várias e em todo Globo; de leste a oeste, de norte a sul; que tem como base o Criacionismo.
 
Ultima Edição:

LHand

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.251
Reações
50.038
Pontos
624
Cita na aula de história quando for ensinar sobre a época na qual essa teoria era a mais aceita.


Tem problema nenhum isso, o errado é ocultar. Gostem ou não, fez parte.
A pergunta foi bastante clara: "criacionismo em vez de a teoria da evolução".

A resposta, mais ainda: "isso que eu saiba não está errado".

Está errado sim, muito errado. Aula de religião na escola, por si só, já é absurdo... mas o que ele fala é a escola colocar a crença religiosa como par de uma teoria científica pra cada um acreditar no que quiser.

Qualquer um pode acreditar no que quiser, mas não cabe a escola ficar divulgando pseudociência ou crença religiosa como se fosse a mesma coisa que ciência.

Imagina a loucura do professor falando de terraplanismo em sala de aula, sem juízo de valor (uma vez que criticar seria considerado "doutrinação"). Ou falando sobre as campanhas antivacinas como se fossem algo válido e respaldado por gente séria. Não dá... o que esse senhor defende é um absurdo sem tamanho.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.115
Reações
172.520
Pontos
1.714
A pergunta foi bastante clara: "criacionismo em vez de a teoria da evolução".

A resposta, mais ainda: "isso que eu saiba não está errado".

Está errado sim, muito errado. Aula de religião na escola, por si só, já é absurdo... mas o que ele fala é a escola colocar a crença religiosa como par de uma teoria científica pra cada um acreditar no que quiser.

Qualquer um pode acreditar no que quiser, mas não cabe a escola ficar divulgando pseudociência ou crença religiosa como se fosse a mesma coisa que ciência.

Imagina a loucura do professor falando de terraplanismo em sala de aula, sem juízo de valor (uma vez que criticar seria considerado "doutrinação"). Ou falando sobre as campanhas antivacinas como se fossem algo válido e respaldado por gente séria. Não dá... o que esse senhor defende é um absurdo sem tamanho.

O que eu entendi daqui foi que a resposta é a última frase, que cabe citar as teorias mas não cabe tratar que o criacionismo não existe.

Na verdade, ele fez foi não responder diretamente a pergunta e ficou bastante nebuloso.


Dpjj4JpXoAAalLy



Citando ambos, dentro do respectivo contexto, e ressaltando que o Darwinismo é a teoria mais aceita na atualidade, nada de errado.

Se pregarem que o correto é o criacionismo ou diminuir a relevância perante a comunidade científica do darwinismo, aí sim é um problema e as críticas serão merecidas.



O que eu acho é que a ideia é voltar como era nos anos 90, quando se citava os 2 mesmo. Eu me lembro bem de ter aprendido sobre o criacionismo na aula de ensino religioso (quando falavam do cristianismo) e também foi citado quando estávamos aprendendo sobre a influência de igreja na idade média e talz.
 

Wayne Gretzky

Lenda da internet
Mensagens
38.520
Reações
52.869
Pontos
1.974
prefiro que meu filho aprenda religião do que chupar o pau do amiguinho.

o rótulo de pai do kit gay é eterno.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.115
Reações
172.520
Pontos
1.714
Não existe outra teoria aceita na atualidade.

Falo num geral porque não tenho cal e cimento para saber se alguém já levantou alguma outra


O importante é ressaltar que o darwinismo é A teoria aceita pela comunidade científica.
 

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
Eu acho que a gente pode ficar aqui discutindo por horas, mas tem que ver o que realmente ele quis dizer. Por exemplo, olhem só:


“Cabe citar o criacionismo, o darwinismo, mas não cabe querer tratar que criacionismo não existe”, disse o militar. O criacionismo é a crença religiosa[1] de que a humanidade, a vida, a Terra e o universo são a criação de um agente sobrenatural, de Deus, e hoje está vinculado à questão religiosa. No currículo escolar atual não consta o criacionismo, fala-se da Teoria da Evolução, que tem base científica nos trabalhos de Charles Darwin.


“A questão toda é que muito da escola na atualidade está voltada para a orientação ideológica, tenta convencer de aspectos políticos e até religiosos. Houve Darwin? Houve, temos de conhecê-lo. Não é para concordar, tem de saber que existiu”, diz o general



Ele parece talvez equiparar o criacionismo à crenca de que Deus criou o mundo. Isso não vai contra a teoria científica, na verdade isso é algo metafísico.
 

neil young

Mil pontos, LOL!
Mensagens
56.388
Reações
59.377
Pontos
1.064
Depois de 4 eleições que o PT ganhou e continuou roubando o povo e ainda assim tem gente que quer votar nesses bastardos fica dificil em acreditar na teoria da evolução.
 

neil young

Mil pontos, LOL!
Mensagens
56.388
Reações
59.377
Pontos
1.064
A pergunta foi bastante clara: "criacionismo em vez de a teoria da evolução".

A resposta, mais ainda: "isso que eu saiba não está errado".

Está errado sim, muito errado. Aula de religião na escola, por si só, já é absurdo... mas o que ele fala é a escola colocar a crença religiosa como par de uma teoria científica pra cada um acreditar no que quiser.

Qualquer um pode acreditar no que quiser, mas não cabe a escola ficar divulgando pseudociência ou crença religiosa como se fosse a mesma coisa que ciência.

Imagina a loucura do professor falando de terraplanismo em sala de aula, sem juízo de valor (uma vez que criticar seria considerado "doutrinação"). Ou falando sobre as campanhas antivacinas como se fossem algo válido e respaldado por gente séria. Não dá... o que esse senhor defende é um absurdo sem tamanho.
Normal, os PTistas querem ensinar que não existe sexo masculino e feminino mas sim o genero é apenas uma construção social.
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.895
Reações
55.010
Pontos
1.839
O legal do tópico é que de uma entrevista de 21 questionamentos (alguns que inclusive defendem projetos implantados pelo governo petista, como o FIES e o PROUNI) o OP pega o trecho de duas perguntas que fala sobre um eventual pai que queira ensinar o criacionismo ao filho, e que NEM CONSTA no projeto educacional falado perguntas antes.
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.895
Reações
55.010
Pontos
1.839
Então que mostre todas as religiões. Não dá para escolher uma e jogar na cabeça da criançada.

Tem muito pai que só tem opção de colégio público pro filho. Não é justo, no mínimo.

Se o colégio é público então não é pra mostrar nenhuma e nem ter aula de religião. Se é particular então que cada pai coloque na na escola da sua escolha religiosa.

Essa celeuma toda é por causa do criacionismo ser uma vertente de alguns evangélicos cristãos agora ninguém faz uma pergunta do tipo "E se o pai quiser que seja ensinado sobre Iorubás numa escola quilombola?" ou "E se o pai quiser que seja ensinado sobre Brahma (o Deus, não a cerveja) numa escola Budista?". Se fizesse a resposta do assessor deveria ser a mesma.
 

Coffinator

Mil pontos, LOL!
Mensagens
63.058
Reações
182.356
Pontos
1.029
Tive aula de criacionismo e de darwinismo e acredito numa síntese de ambas.
 

Ramon19E

Veterano
Mensagens
305
Reações
951
Pontos
118
Depois de 4 eleições que o PT ganhou e continuou roubando o povo e ainda assim tem gente que quer votar nesses bastardos fica dificil em acreditar na teoria da evolução.

O brasileiro médio é um caso a ser estudado pela comunidade internacional...
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
Nunca acreditei na teoria da evolução assim como nunca aceitei o criacionismo.

Para chegar nesse nível tive que me dedicar para adquirir conhecimento.


Vamos ver o que vêm por aí...
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Imagina a loucura do professor falando de terraplanismo em sala de aula, sem juízo de valor (uma vez que criticar seria considerado "doutrinação"). Ou falando sobre as campanhas antivacinas como se fossem algo válido e respaldado por gente séria. Não dá... o que esse senhor defende é um absurdo sem tamanho.

Você está colocando uma religião que é a base, a raíz da nossa sociedade e ainda é presente em 95% das famílias de nosso país no mesmo nível de uma teoria completamente morta e revivida por uma meia dúzia de pessoas? Ou pior, misturar cristianismo com movimentos antivacina?

Essa distorção de valores e mistura de assuntos completamente distintos sua é algo que beira a imbecilidade. Você precisa ter mais sensibilidade e entender que é necessário esse tipo de conteúdo nas escolas, pois o criacionismo, ainda que rejeitado pela ciência, está presente em boa parte das famílias de nosso país e que isso deve ser respeitado.

Me desculpe, mas o quem quer doutrinar e impor algo são vocês.
 

Omega Frost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.398
Reações
32.917
Pontos
1.459
Aprendi criacionismo junto com lamarquismo na aula de biologia mesmo, justamente para servir de introdução, motivação e base comparativa para o darwinismo.

Não é errado, dado o contexto apropriado, como já disseram, ensinar a forma que as pessoas pensam ou pensavam, desde que se seja honesto e apresente também o que é aceito como verdade no presente. Por bem ou por mal, a Igreja teve um papel histórico relevante na sociedade ocidental e o criacionismo foi uma linha de raciocínio aceita por muito tempo.

O que não pode, e sabemos muito bem que lado que faz, é ensinar coisas com viés de doutrinação, punindo qualquer questionamento como sendo errado e valorizando a aceitação cega.

Não sei como os vestibulares estão hoje em dia, mas por volta de 2007~2010 era bem comum aparecer uma questão ou outra comparando essas coisas.
 

timeprossecutor

Bam-bam-bam
Mensagens
935
Reações
3.045
Pontos
433
Criacionismo nem teoria é, não faz parte da ciência e não deve ser ensinado em ciência como substtituição ou alternativa à teoria da evolução, ponto. Se quiser ensinar sob o viés de história ou religião fique a vontade, se o pai quiser ensinar em sua casa a sua crença, que o faça, mas não venha me utilizar a educação para doutrinar crianças.

Critica-se tanto a doutrinação da esquerda, daí a direita chega no poder o que quer fazer? doutrinar a porra das crianças, vamos parar de ser hipócritas e mandar os dois pesos e duas medidas pra lá, ou correm o risco de se equiparar à esquerda no quesito escrotidão.

Por fim, só voto no Bolsonaro por não haver outra alternativa, este tipo de declaração que me faria perder o voto em qualquer outro cenário.

Parem de passar pano para aquilo que lhe beneficie, seja coerente com o que vem criticando nestes 16 anos, e terá o meu suporte.
 

BESS4

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.690
Reações
76.368
Pontos
1.319
Nunca acreditei na teoria da evolução assim como nunca aceitei o criacionismo.

Para chegar nesse nível tive que me dedicar para adquirir conhecimento.


Vamos ver o que vêm por aí...
tumblr_nu3lekujHH1s2wio8o1_500.gif


Não consigo distinguir seus posts como trollagem, ou não... de qualquer forma, acho que
 

LHand

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.251
Reações
50.038
Pontos
624
Você está colocando uma religião que é a base, a raíz da nossa sociedade e ainda é presente em 95% das famílias de nosso país no mesmo nível de uma teoria completamente morta e revivida por uma meia dúzia de pessoas? Ou pior, misturar cristianismo com movimentos antivacina?

Essa distorção de valores e mistura de assuntos completamente distintos sua é algo que beira a imbecilidade. Você precisa ter mais sensibilidade e entender que é necessário esse tipo de conteúdo nas escolas, pois o criacionismo, ainda que rejeitado pela ciência, está presente em boa parte das famílias de nosso país e que isso deve ser respeitado.

Me desculpe, mas o quem quer doutrinar e impor algo são vocês.
Criacionismo não é ciência.
 
Topo Fundo