O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial AstrônomOS / FisicuzinhOS | 1a foto de um buraco negro p.35 | Mãe, no céu tem VY Canis Majoris? E morreu p.62 | Fotos TESUDAS James Webb p.63, 64...

Qual o teu nível de conhecimento sobre astronomia?


  • Total voters
    332

Insane Metal

Lenda da internet
Mensagens
41.937
Reações
38.475
Pontos
1.839
A Nasa está aceitando nomes para colocar num microchip que será enviado na próxima missão para Marte.

https://mars.nasa.gov/participate/send-your-name/mars2020

CC42EB1DB3894805A053178C6A6A3C375C76FBB3


por enquanto Brasil tem menos de 10 mil inscritos (com os clones), espero que não seja muito divulgado, caso contrário Huezil vai invadir.
Fiz o meu nas últimas missões... meu pass está a bordo da Curiosity :kpaixao
 

The Kong

Cruz Bala Trevoso
VIP
Mensagens
31.571
Reações
135.463
Pontos
784
O buraco negro da Galáxia M87: Os 30 pixels que encantaram o mundo - Parte 1
654280690042ac53ab621094778375d4
Carlos Cardoso 12/04/2019 às 19:00



Levou anos e custou uma fortuna, felizmente o Event Horizon Telescope, um projeto multinacional com patrocinadores do mundo todo (você não, Brasil) tinha os dois, e conseguiram o impossível: Produzir a primeira (radio)imagem direta de um buraco negro.

Mais importante do que a imagem em si é a pesquisa ser mais uma comprovação da existência desse fenômeno cósmico. algo tão inconcebível que por décadas não foi mais que uma curiosidade matemática, um exagero teórico, mas buracos negros existem, e são a grande vingança, a vitória final da mais humilde, da mais fraca e insignificante das Forças Fundamentais do Universo, a Gravidade.
1 - Forças Fundamentais
O Universo, segundo nosso modelo-padrão da Física é mantido por quatro forças fundamentais: O Amor, A esperança-nah, zoeira. São a Força Nuclear Forte, a Força Nuclear Fraca, a Força Eletromagnética e a Gravidade.
A Força Nuclear Forte é o que mantém os núcleos atômicos unidos, ela é necessária para sobrepujar a repulsão eletrostática, do contrário dois prótons jamais conseguiriam existir juntos. Ela é extremamente forte, mas só existe em uma distância muito pequena, 10-15 metros, pouco além do diâmetro do núcleo de um átomo.
A Força Nuclear Fraca, ou Interação Eletrofraca é mais limitada ainda, seu alcance não vai além do diâmetro de um Próton, ou 10-18 metros. Ela interage apenas entre partículas próximas, é responsável pelo decaimento radioativo das partículas, transportando massa, spin e carga elétrica entre elas.
A Força Eletromagnética é literalmente responsável por tudo que a gente vê. Existe na forma de luz, ondas de rádio, campos magnéticos e na maçaneta carregada de eletricidade estática que você sempre espera um trouxa abrir antes de entrar no escritório. Ao contrário das outras, seu alcance é infinito, com sua intensidade diminuindo em relação ao quadrado da distância.

A Gravidade é a mais complicada. Dependendo do modelo ela age como uma força real ou uma pseudoforça, se usarmos o modelo de distorção da estrutura do espaço-tempo. Ela alcança o infinito, mas é muito, muito fraca.

Se a Força da Gravidade tiver um valor arbitrário de 1, a Força Nuclear Fraca teria intensidade equivalente a 1025, ou:
10000000000000000000000000 vezes mais forte.
A Força Eletromagnética é mais forte ainda, com intensidade relativa de 1036, ou:
1000000000000000000000000000000000000 vezes mais forte.
A Força Nuclear Forte atinge 1038, ou
100000000000000000000000000000000000000 vezes mais forte.
Vamos a um exemplo prático: Pegue sua caneca de café e levante, 10cm acima da mesa. Segure por um momento.
Ao fazer isso você está exercendo na caneca a mesma força que a Terra, com 5972000000000000000000 toneladas de massa. Com pouquíssima energia conseguimos gerar campos magnéticos muito mais fortes do que a gravidade:

A grande diferença é que a gravidade é cumulativa. Quanto mais massa, mais gravidade e isso não tem limite. Com pouca massa você forma objetos como Ultima Thule, o asteróide em forma de panqueca visitado pela New Horizons, além de Plutã0.

A medida que você vai acrescentando massa, a gravidade aumenta e depois de determinado ponto a força gravitacional é mais forte do que o atrito e as forças eletrostáticas mantendo a matéria unida, e esta é atraída para o centro do objeto. Como a intensidade é a mesma para todas as direções, o objeto se torna esférico. Nesse momento ele deixa de ser um asteróide e vira um planeta anão, ou uma lua, se estiver orbitando um planeta maior.
Ceres é um planeta anão com 946 km de diâmetro, o suficiente para ficar... esférico.

Esse aliás é um dos motivos básicos para Terraplanismo não fazer sentido, o básico do que entendemos da Gravidade teria que estar errado, para algo com a massa da Terra ser plano.
Se continuarmos a adicionar massa, um fenômeno começa a aparecer, e ele é bem conhecido, você já deve ter experimentado, usando algo parecido com isto:

Quem usou uma bomba de... bicicleta, isso, de bicicleta ou de bola de futebol sabe que ela fica quente. Gases comprimidos aumentam de temperatura, mas essa característica é comum a todo tipo de matéria, quando você dobra um vergalhão, se achando o Super-Homem até perceber que não é tão difícil assim percebe que ele fica quente na dobra. Isso funciona até com clipes de papel.
Agora imagine isso em escala planetária. Júpiter tem um núcleo de Hidrogênio metálico comprimido por uma pressão gravitacional imensa, que o aquece a uma temperatura de 24000 graus Celsius, mas isso é só o começo. Na falta de um Monolito, Júpiter precisaria ganhar 10 vezes a sua massa, e aí algo maravilhoso aconteceria.

Comprimido pela gravidade, o Hidrogênio atingiria temperatura de milhões de graus, com uma pressão de 250 bilhões de atmosferas, nessas condições seria desencadeada uma reação de fusão nuclear, onde átomos de Hidrogênio se combinariam em átomos de Hélio e energia. A luz e calor contrabalanceariam a pressão gravitacional, e muito mais matéria poderia ser adicionada sem que o objeto, agora uma estrela, colapsasse.
Quando uma estrela de massa entre 0.3 e 8 vezes a do Sol esgota seu suprimento de Hidrogênio a fusão no núcleo cessa, ele esfria e se condensa, as camadas externas se tornam uma concha, mas com a pressão da contração gravitacional sem a fusão para contrabalançar, a estrela volta a entrar em ignição, com o Hidrogênio das camadas exteriores servindo como combustível. Ela se expande, mas como é mais fria, sua luz é concentrada na parte vemelha do espectro, são as gigantes vermelhas.
Quando a fusão se esgota mais uma vez, caso a estrela tenha massa suficiente pode começar a fundir Hélio e até Carbono, mas na maioria das vezes ela não consegue atingir as temperaturas exigidas, e sua atmosfera, as camadas exteriores, é lançada ao espaço, como Mira A:

O que sobra é um núcleo de matéria degenerada de elétrons, um tipo de matéria comprimida pela gravidade onde um núcleo de prótons e nêutrons flutua em um mar de elétrons. Essa estrela é uma anã branca, e brilha não pela energia da fusão nuclear, que não existe mais, mas pelo calor acumulado durante a vida da estrela.
Uma anã branca pode ser muito pequena, do tamanho da Terra, mas sua matéria é incrivelmente densa, 1000000000 kg por m3, com temperatura de até 100 mil graus Celsius.
Nas estrelas de massa muito grande, entre 10 e 29 massas solares, o colapso inicial inicia uma reação extremamente violenta, queimando todo o combustível de uma vez, produzindo uma explosão mais intensa do que toda a luz da galáxia somada, é a chamada Supernova.

Depois da explosão o núcleo de uma supernova pode ter massa demais, e a força eletromagnética não é suficiente para manter a estrutura, ela ultrapassa o nível de matéria degenerada de elétrons.
Tudo é tão comprimido pela gravidade que os elétrons e prótons são fundidos, formando nêutrons.
Essa estrela de nêutrons pode ter 2 vezes a massa da Terra, mas apenas 10Km de diâmetro. Uma caixa de fósforos cheia de material de uma estrela de nêutrons pesaria 3 bilhões de toneladas, ora os fósforos.
A única coisa segurando essa estrela é a Força Nuclear Forte, mas mesmo ela tem limite, que se chama Limite de Tolman–Oppenheimer–Volkoff. Se o núcleo estelar tiver massa mais de 2.27 vezes a massa do Sol, nada consegue segurar o colapso.
Essa estrela irá se contrair, ultrapassando todos os limites, até atingir um ponto onde seu volume será zero, e sua densidade, infinita. É a chamada Singularidade, e uma enorme pedra no sapato dos astrofísicos, pois a nossa Ciência pára de funcionar lá dentro.
Nós não fazemos idéia do que acontece dentro de uma singularidade, o Universo nos impede de espionar pelo buraco da fechadura.
Note: Existe um conceito teórico onde isso seria possível, são chamadas de Singularidades Nuas, mas melhor não falar sobre elas, o Mobilon não gosta quando eu provoco o bot do AdSense...

As singularidades têm sua virtude protegida não só pelo Mobilon, mas pelo Horizonte de Eventos, que é apenas um ponto onde a velocidade de escape ultrapassa a velocidade da luz.
A melhor analogia para entender o conceito de velocidade de escape e poço gravitacional é... um poço. Ou mais precisamente um vale.
Digamos que você esteja em um rally off-road, em uma região bem selvagem, distante da civilização, tipo Niterói. Seu carro está em uma região rebaixada, para voltar pra trilha você tem que subir uma ladeira gentil, de uns 5 graus.

Não é complicado, você usa só uma fração da potência do carro.
Agora imagine uma ladeira muito mais íngreme, onde você terá que usar toda a potência do carro.

Nas duas situações você está lutando contra a gravidade, e as ladeiras com angulações diferentes podem ser vistas como um corte bidimensional de um poço gravitacional tridimensional:

A velocidade de escape é apenas a velocidade mínima que um corpo precisa atingir para escapar do poço gravitacional. Imagine o carro pegando embalo para sair da depressão.
Na Terra a velocidade de escape é de 11.2Km/s mas somente sondas planetárias atingem essa velocidade. As naves do Programa Apollo por exemplo viajaram a 10.4km/s, suficiente para escapar do poço gravitacional e chegar na Lua, não fazia sentido ir além disso e correr o risco de se perder no Sistema Solar caso algo desse errado.
Quanto mais distante, ou alto no poço gravitacional melhor a velocidade de escape. Da posição da Terra qualquer coisa lançada a mais de 42.1Km/s escapará do Sistema Solar, já da superfície do Sol você só conseguirá escapar da influência gravitacional se se mover a mais de 617.5Km/s.
Quanto mais você se aproxima de um objeto, maior a velocidade de escape, mas objetos normais possuem limites razoáveis. Já um buraco negro, a gravidade é tão intensa que em determinado ponto é impossível escapar, pois a velocidade de escape é maior do que a da luz.
Não quer dizer que você vai ser sugado, buracos negros não sugam ninguém, atraem gravitacionalmente do mesmo jeito que qualquer estrela, ou cliente do Al Bundy. Um buraco negro com a massa do Sol colocado no centro do Sistema Solar no lugar da nossa estrela manteria tudo equilibrado do mesmo jeito que está hoje, só um tiquinho mais frio.
O problema é que mesmo que você orbitasse uma singularidade dentro do horizonte de eventos, jamais conseguirá se comunicar com alguém do lado de fora (sorry, Interestelar). Nenhum sinal de rádio conseguirá sair, o horizonte de eventos é completamente negro.

Além do horizonte de eventos temos a Fotosfera, uma região com espessura zero formada por fótons capturados, é um ponto onde a velocidade de escape é exatamente a velocidade da luz, então os fótons orbitam o buraco negro, até serem perturbados por outros fótons, que ou os empurram para dentro ou os jogam pra fora.
Também há o disco de acreção, região em torno do buraco negro que acumula matéria que porventura seja capturada no poço gravitacional dele.

A Física como a conhecemos sofre nas proximidades de um buraco negro. Gravidade nessa intensidade causa todo tipo de efeito, que tecnicamente existem mesmo aqui. Fique de pé. Ótimo. Neste momento seus pés estão sendo atraídos pela Terra com uma intensidade um pentelhonésimo de micronada mais forte do que a força atraindo sua cabeça. Nada que seu corpo não dê conta, mas em um buraco negro se chegar perto demais a diferença entre as forças será imensa, e seu corpo será esticado e destroçado, em um processo que Neil DeGrasse Tyson adora lembrar se que chama "espaguetificação".
Ao mesmo tempo talvez cair em um buraco negro não seja tão ruim. A gravidade distorce o Tempo, e dependendo do ponto de vista você cairia para sempre, sem nunca atingir a singularidade. Infelizmente é do ponto de vista externo, do seu você morreria horrivelmente, e sem escapatória pois a singularidade, por causa da dilatação temporal estaria no futuro.
2 - O Super-Buraco Negro da Galáxia M87

A imagem é impressionante, mas como chegamos até a ela é mais impressionante ainda, e amanhã você saberá tudo sobre isso, incluindo o código fonte de alguns dos softwares utilizados.
Por agora, basta saber que esse buraco negro fica a 53 milhões de anos-luz, tem massa equivalente a quase 7 bilhões de vezes a massa do Sol, e o horizonte de eventos, o círculo negro do centro é mais ou menos do tamanho da órbita de Plutão.
E antes que reclamem da resolução da imagem, gostaria de pedir duas coisas:
1 - Faz melhor.
2 - Lembre-se disto:

é pra isso que eu pago a OS!
 

The Kong

Cruz Bala Trevoso
VIP
Mensagens
31.571
Reações
135.463
Pontos
784
Eu acho que a terra é uma grande bolinha de gude e as estrelas e todo o resto são a terra, só que preta.

vlw ai

Na escala comparativa sua, com a Terra sendo uma bolinha de gude, todo o resto (universo inteiro) seria a Via Láctea...
 


Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.230
Pontos
2.009
E tá cheio de água (gelada) em MARte.
Só falta a cerveja.

Falando no sacaninha, viram o vídeo desse lixo humano terraplanista refutando o gordinho da massa?



Não entendo pq a comunidade científica não se junta pra criminalizar essa escória que aliena um gado já alienado.
O pior de tudo é que esses nojentos invadiram o Space Today, lamentável.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.230
Pontos
2.009
Caro, por favor, não poste este tipo de b*sta aqui. É perda de tempo e acaba dando mais relevância pro maluco.
Pode ser?
Acho exatamente o contrário: tem muito mais "globalista" que terraplanista, mas que nem sempre tem conhecimento desse tipo de canal.
Quanto mais pessoas normais tiverem conhecimento sobre um lixo humano como esse, maior será a força pra derruba-lo.

O nojo que eu tenho desse verme é muito próximo ao que sinto sobre o Lula.
 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
Acho exatamente o contrário: tem muito mais "globalista" que terraplanista, mas que nem sempre tem conhecimento desse tipo de canal.
Quanto mais pessoas normais tiverem conhecimento sobre um lixo humano como esse, maior será a força pra derruba-lo.

O nojo que eu tenho desse verme é muito próximo ao que sinto sobre o Lula.
Vai derrubar o cara postando vídeos aqui?
Ora, vai no vídeo e denuncia pro YT. Preenche a denúncia marcando como conteúdo falso ou algo parecido.
Postar o vídeo em sites externos endossa ele.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.230
Pontos
2.009
Vai derrubar o cara postando vídeos aqui?
Ora, vai no vídeo e denuncia pro YT. Preenche a denúncia marcando como conteúdo falso ou algo parecido.
Postar o vídeo em sites externos endossa ele.
Já denunciei.

Eu postando aqui, em um tópico que tripudia esse tipo de coisa, faço com que mais pessoas entrem lá e denunciem.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Já denunciei.

Eu postando aqui, em um tópico que tripudia esse tipo de coisa, faço com que mais pessoas entrem lá e denunciem.
Cara, vou ser xarope e discordar.

Deixa o cara vender coach quântico, tentar proibir ao dá mais força.

O Vim do Futuro já explicou, você compartilhando só da view pro cara e é disso que o canal vive. Se muita gente começa a ir ver o vídeo, pouco importa se é por vergonha alheia ou admiração, ele ganha o view, que dá grana, que o incentiva a fazer mais vídeos.

Não é legal falar de política, mas candidatos desconhecidos ficaram mais famosos quando foram mostrados por seus inimigos que pelos seus seguidores.
 

Gulf

F1 King
Mensagens
16.282
Reações
15.512
Pontos
1.439
Não entendo pq a comunidade científica não se junta pra criminalizar essa escória que aliena um gado já alienado.
O pior de tudo é que esses nojentos invadiram o Space Today, lamentável.
Não é assim que funciona o método científico. Simples assim.
O esforço para desmentir algo é totalmente desproporcional e para os que "acreditam" sempre vai existir uma ponta solta.
Ciência se baseia em fatos. Ponto.
Cara, vou ser xarope e discordar.

Deixa o cara vender coach quântico, tentar proibir ao dá mais força.

O Vim do Futuro já explicou, você compartilhando só da view pro cara e é disso que o canal vive. Se muita gente começa a ir ver o vídeo, pouco importa se é por vergonha alheia ou admiração, ele ganha o view, que dá grana, que o incentiva a fazer mais vídeos.

Não é legal falar de política, mas candidatos desconhecidos ficaram mais famosos quando foram mostrados por seus inimigos que pelos seus seguidores.
Exato. O melhor a se fazer é ignorar e tentar sempre que possível instruir quem tenha sido influenciado.
Neste caso cortar o "mal pela raiz" além de não ser efetivo, é uma forma de censura, se fosse o caso de bloquear os videos, enfim...
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.230
Pontos
2.009
Não é assim que funciona o método científico. Simples assim.
O esforço para desmentir algo é totalmente desproporcional e para os que "acreditam" sempre vai existir uma ponta solta.
Ciência se baseia em fatos. Ponto.

Exato. O melhor a se fazer é ignorar e tentar sempre que possível instruir quem tenha sido influenciado.
Neste caso cortar o "mal pela raiz" além de não ser efetivo, é uma forma de censura, se fosse o caso de bloquear os videos, enfim...
No caso desse débil mental, sou a favor da censura.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
No caso desse débil mental, sou a favor da censura.
Se eu disser que te entendo...
Mas voltamos sempre ao problema, você censura e dá views pra ele.
Como não estamos no política e religião não posso comentar, mas sabemos de um político famoso que ficou famoso justamente porque era sempre atacado.
Acaba que ser ofensivo a ele é pedir pra dar o poder que ele quer.

Melhor deixar ele ignorado.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.230
Pontos
2.009
Não é assim que funciona o método científico. Simples assim.
O esforço para desmentir algo é totalmente desproporcional e para os que "acreditam" sempre vai existir uma ponta solta.
Ciência se baseia em fatos. Ponto.

Exato. O melhor a se fazer é ignorar e tentar sempre que possível instruir quem tenha sido influenciado.
Neste caso cortar o "mal pela raiz" além de não ser efetivo, é uma forma de censura, se fosse o caso de bloquear os videos, enfim...


Se eu disser que te entendo...
Mas voltamos sempre ao problema, você censura e dá views pra ele.
Como não estamos no política e religião não posso comentar, mas sabemos de um político famoso que ficou famoso justamente porque era sempre atacado.
Acaba que ser ofensivo a ele é pedir pra dar o poder que ele quer.

Melhor deixar ele ignorado.
Ta bom leeshos, não entro mais lá :kvergonha















Viram o vídeo dele de hoje? :viraolho
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Ta bom leeshos, não entro mais lá :kvergonha















Viram o vídeo dele de hoje? :viraolho
Você me lembra de um colega de trabalho, evangélico, que vivia falando da imoralidade do BBB e de como as pessoas não deveriam assistir e boicotar a Globo.
Mas toda semana ele tava lá "Que imoralidade aquilo, viu a Vanda se insinuando igual uma vagabunda pro Felix?"...

Ele tava lá todo dia dando IBOPE pro BBB e instando as pessoas a não assitirem.
 

kaluecondo

Bam-bam-bam
Mensagens
7.284
Reações
17.394
Pontos
414
Não sei aonde vi, sobre a foto do buraco negro, é verdade que nosso sistema solar cabe dentro daquele olho (horizonte de eventos)?
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.230
Pontos
2.009
Vcs viram isso?

https://g1.globo.com/ciencia-e-saud...mio-templeton-2019-em-cerimonia-nos-eua.ghtml

Físico e astrônomo brasileiro Marcelo Gleiser recebe Prêmio Templeton 2019 em cerimônia nos EUA
Ele é o primeiro latino-americano a ganhar o prêmio, criado em 1972, e vai receber 1,1 milhão de libras esterlinas, o equivalente a R$ 5,5 milhões.
Por G1
30/05/2019 09h24 Atualizado há um dia









Físico e astrônomo brasileiro Marcelo Gleiser recebe o prêmio Tempolton nos EUA
Hora 1



















00:00/02:15









Físico e astrônomo brasileiro Marcelo Gleiser recebe o prêmio Tempolton nos EUA

Físico e astrônomo brasileiro Marcelo Gleiser recebe o prêmio Tempolton nos EUA

O físico e astrônomo brasileiro Marcelo Gleiser recebeu o Prêmio Templeton 2019 nesta quarta (29) em uma cerimônia nos Estados Unidos. O prêmio é considerado o "Oscar da espiritualidade" e é dado a personalidades que contribuíram para afirmar a dimensão espiritual da vida.
Ele é o primeiro latino-americano a ganhar o prêmio, criado em 1972, e vai receber 1,1 milhão de libras esterlinas, o equivalente a R$ 5,5 milhões.
Mas, como um físico e astrônomo pode contribuir com a espiritualidade? Enquanto na obra acadêmica Gleiser se debruça sobre números, gráficos e tabelas em busca de pistas que ajudem a desvendar a formação do universo, na atuação pública ele expande a interpretação das tais evidências em busca da resposta à grande questão da humanidade: Afinal, quem somos?
"Mantenho a mente aberta para surpresas. Depende do que você chama de Deus. Tem gente que diz que é a natureza. Então, se Deus é a natureza, eu sou uma pessoa religiosa", afirmou durante o evento.
Na cerimônia de premiação nesta quarta, Gleiser disse que "precisamos ir além das divisões que têm sido problema real no mundo moderno", que "precisamos nos unir", e que quer "dedicar os próximos anos e a honra do prêmio para criar o censo moral de que estamos juntos, que temos que salvar o planeta, a vida, e tudo o que temos."

O anúncio de que Gleiser receberia o premio deste ano foi feito em março, no mesmo dia em que o físico e astrônomo completava 60 anos. Na ocasião, ele conversou com o G1 e explicou como a sua obra contribui para refletir sobre a espiritualidade.


"A ciência é o caminho para entendermos o mistério da existência humana", disse Marcelo Gleiser. "É mais ou menos o que o paleontólogo faz: a partir de ossos de dinossauro, reconstrói o passado. Buscamos pistas no universo para reconstruir a história desde o Big Bang até hoje", explica.
Para ele, ciência e espiritualidade são dois lados de uma moeda só. “A ciência é a nossa metodologia mais poderosa para compreender o mundo natural. Mas, por outro lado, a ciência tem limite e oferece só um tipo de explicação”, diz.
"A gente sabe que só vê parte da realidade. Essa conexão com o mistério que nos cerca, para mim, é profundamente espiritual. Meu discurso tem todo um lado ecológico e social. Informa pela ciência, mas constrói uma nova moral do século 21 para salvar nosso planeta e nossa espécie", diz.

74841
Marcelo Gleiser, vencedor do premio Templeton 2019 — Foto: Dartmouth College/Eli Burakia/Divulgação

Marcelo Gleiser, vencedor do premio Templeton 2019 — Foto: Dartmouth College/Eli Burakia/Divulgação

Pra mim esse cara é um Deus, pois foi ele quem me inspirou a entrar mais a fundo na astronomia, vide o primeiro post desse tópico.

E pra minha grata surpresa ele tem um canal no YT, não sei como vivi esse tempo todo sem saber disso:

https://www.youtube.com/channel/UC7Ibd8DnwTwDN7oBmx7eFfQ





Esse cara é muito foda por 3 aspectos: é muito didático com os leigos, não menospreza a religião e / ou opiniões divergentes e tem a humildade de reconhecer que a ciência não sabe tudo.
 

Gulf

F1 King
Mensagens
16.282
Reações
15.512
Pontos
1.439
Esse cara é muito foda por 3 aspectos: é muito didático com os leigos, não menospreza a religião e / ou opiniões divergentes e tem a humildade de reconhecer que a ciência não sabe tudo.
Também curto muito o trabalho dele.

E ele ficaria triste com esse teu posicionamento aqui:

No caso desse débil mental, sou a favor da censura.

Se curte mesmo, aproveita para refletir.

Abraço!

Por trás.
 

rounindx

Bam-bam-bam
Mensagens
174
Reações
448
Pontos
248
74853

Será que isso aqui é um erro? nunca vi um "contrail" desse tamanho em cima da Terra. Esse print eu acabei de tirar do Google Maps. Geralmente ele mostra em tempo real os mapas meteorológicos com precisão. Provavelmente é uma emenda mal feita, mas seria legal se fosse um rasto de um asteroide que ricocheteou na atmosfera. :kfeliz
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.230
Pontos
2.009
Visualizar anexo 74853

Será que isso aqui é um erro? nunca vi um "contrail" desse tamanho em cima da Terra. Esse print eu acabei de tirar do Google Maps. Geralmente ele mostra em tempo real os mapas meteorológicos com precisão. Provavelmente é uma emenda mal feita, mas seria legal se fosse um rasto de um asteroide que ricocheteou na atmosfera. :kfeliz
To vendo agora também.

É o fim dos tempos!
 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
Esse cara é muito foda por 3 aspectos: é muito didático com os leigos, não menospreza a religião e / ou opiniões divergentes e tem a humildade de reconhecer que a ciência não sabe tudo.
Esta deveria ser a regra nº1 de todo cientista. Se o cara acha que a ciência sabe tudo, ela deixa de ser ciência e vira uma religião.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.230
Pontos
2.009
Já meio atrasado, infelizmente esqueci de postar, mas dia 29/05/2019 completou um centenário da "experiência" em Sobradinho, que ajudou a comprovar a Teoria da Relatividade de Einstein.

https://brasil.elpais.com/brasil/2019/05/25/ciencia/1558801243_807178.html

A TEORIA DA RELATIVIDADE
Cem anos do eclipse de Sobral que deu razão a Einstein
Cientistas britânicos obtiveram a primeira confirmação da relatividade geral depois de duas expedições em maio de 1919, uma delas no Nordeste do Brasil
Otros

Enviar por correo
Imprimir
BRUNO MARTÍN
29 MAI 2019 - 10:26 BRT
Imagem do eclipse solar de 29 de maio de 1919 tomada no Brasil Ampliar fotoImagem do eclipse solar de 29 de maio de 1919 tomada no Brasil DYSON, EDDINGTON Y DAVIDSONWIKIMEDIA COMMONS
A Lua cobriu o Sol na ilha africana do Príncipe. Arthur Eddington passou meses se preparando para o momento. Corria o dia 29 de maio de 1919, faz cem anos nesta quarta-feira, e durante quase sete minutos o astrônomo britânico conseguiu fotografar uma aglomeração de estrelas na constelação de Touro, visível em torno do eclipse. Os dados coletados naquele dia, há exatamente um século, permitiram comprovar que a luz de astros distantes se dobra ao passar pelo Sol, como previsto quatro anos antes por Albert Einstein, um físico alemão conhecido apenas em círculos de especialistas. Naquele ano, logo após o fim da Primeira Guerra Mundial, a teoria da relatividade geral se impôs triunfalmente sobre a gravidade de Isaac Newton e o mundo conheceu Einstein. A ciência nunca mais seria a mesma.
“A guerra tinha devastado a ciência internacional”, explica Matthew Stanley, historiador da Universidade de Nova York. Durante o conflito, a Alemanha ficou isolada e quando Einstein apresentou sua relatividade geral no final de 1915, passou despercebida fora de Berlim. “Em 1918, Einstein deu palestras sobre a relatividade na Suíça que tiveram de ser canceladas porque apenas dois assistentes apareceram”, conta Stanley. Uma pessoa que ficou sabendo da revolucionária teoria, graças à correspondência com outro cientista holandês, era Eddington, então secretário da Royal Astronomical Society na Inglaterra. Ele reunia duas qualidades que determinaram o curso da história.
MAIS INFORMAÇÕES
Primeiramente, Eddington era uma das poucas pessoas no mundo a entender a relatividade geral. Quando outro cientista lhe perguntou, anos depois, se ele se considerava um dos três únicos homens que compreendiam as equações de Einstein – o interlocutor se incluía no cálculo –, ele respondeu, brincando: “Eu estava me perguntando quem poderia ser o terceiro!”. Mas, além disso, Eddington pertencia à Sociedade Religiosa dos Amigos, e como Quaker e pacifista não participou da guerra. “Era um internacionalista dedicado”, explica Stanley, que acaba de publicar um livro sobre a história da relatividade. “Não apenas lhe interessavam os resultados técnicos, mas também as implicações para a ciência internacional. Estava disposto a investigar uma teoria desenvolvida por um físico alemão.”
Isso foi fundamental porque as nações continuavam em confronto quando Eddington e o astrônomo real do Reino Unido, Frank Dyson, levantaram a possibilidade de organizar duas expedições simultâneas para observar o eclipse total de 1919. Felizmente, a Primeira Guerra Mundial terminou antes. Eddington e um acompanhante, o relojoeiro Edwin Cottingham, foram para a ilha do Príncipe (atualmente República Democrática de São Tomé e Príncipe), enquanto dois outros colegas viajaram para observar o eclipse em Sobral, no Ceará, Nordeste do Brasil.
Das 19 placas astronômicas que Eddington tomou, enfrentando nuvens grandes e mosquitos, só duas estavam bem focalizadas. Seus colegas no Brasil tiveram melhor sorte e retornaram com oito placas de maior qualidade para análise. O objetivo era verificar se acontecia a distorção gravitacional da luz prevista pela teoria de Einstein. De acordo com a relatividade geral, o espaço e o tempo formam um tapete de quatro dimensões que se deforma na presença de um objeto de grandes proporções, como o nosso Sol. A luz, assim como a matéria, viaja por esse tecido do universo e sua trajetória parece desviar onde estiver deformado.
Foi Dyson que reconheceu a oportunidade apresentada pelo eclipse de 1919 para testar a teoria: o Sol se colocaria entre a Terra e um aglomerado de estrelas próximo do Sistema Solar, as Hyades, e estas seriam visíveis porque a Lua, por seu turno, passaria na frente do Sol e bloquearia seus raios deslumbrantes. Nas fotografias, as estrelas que rodeiam o eclipse aparecem mais separadas umas das outras no céu do que de costume, por causa de um fenômeno que agora é conhecido como efeito de lente gravitacional.
Curiosamente, as leis de Newton que governavam a física desde 1687 já previam a atração gravitacional da luz, mas em menor grau. Havia um grande interesse pelas novas teorias científicas do século XX porque a gravidade newtoniana não explicava anomalias recém-detectadas na órbita de Mercúrio. A Relatividade Geral sim, ao colocar a atração gravitacional não como um fenômeno instantâneo, mas como uma consequência da deformação espacial, que se propaga apenas na velocidade da luz. Eddington calculou que, se a Relatividade Geral estivesse correta, durante o eclipse se observaria exatamente o dobro da distorção de luz do que seguindo a gravidade newtoniana. E assim foi.
Manchete da página 17 do ‘The New York Times’ de 10 de novembro de 1919: “Luzes tortas no céu. Os homens de ciência mais ou menos atônitos com os resultados das observações do eclipse. A teoria de Einstein triunfa. As estrelas não estão onde pareciam ou se calculava que estavam, mas ninguém deve se preocupar”
Manchete da página 17 do ‘The New York Times’ de 10 de novembro de 1919: “Luzes tortas no céu. Os homens de ciência mais ou menos atônitos com os resultados das observações do eclipse. A teoria de Einstein triunfa. As estrelas não estão onde pareciam ou se calculava que estavam, mas ninguém deve se preocupar” NYTWIKIMEDIA COMMONS

“Nos dias que antecederam a expedição, Eddington e Dyson montaram uma campanha de relações públicas”, diz Stanley. “Apresentaram o experimento como um duelo entre Newton e Einstein.” Em novembro de 1919, convocaram a imprensa para apresentar seus resultados em uma reunião especial da Royal Society e da Royal Astronomical Society, em Londres. “Revolução na ciência. Nova teoria do Universo. As ideias newtonianas foram derrubadas”, proclamou o jornal The Times na manhã seguinte, em uma manchete de três linhas. “Luzes tortas no céu [...] A teoria de Einstein triunfa”, disse o The New York Times um dia depois, quando a notícia já havia cruzado o Atlântico por telégrafo.
As observações do eclipse solar tinham confirmado a Relatividade Geral, ou assim viu o público da época. O filósofo austríaco Karl Popper afirmava que as teorias científicas não podem ser confirmadas, elas simplesmente se expõem à refutação com suas previsões. Se assim for, a relatividade geral era ousada: por sua quantidade de previsões totalmente novas, ela se expôs à refutação repetidas vezes nos últimos cem anos. Einstein já falava das ondas gravitacionais –perturbações do espaço-tempo que viajam à velocidade da luz, detectadas pela primeira vez em 2015–, mas assumiu que nunca existiria a tecnologia necessária para observá-las. Sua teoria também previu com exatidão a forma que deveria ter o horizonte de eventos de um buraco negro, algo nunca visto até o mês passado.
De certo modo, a robustez da relatividade geral é frustrante. A teoria explica o comportamento do universo em grande escala, mas é irreconciliável com a mecânica quântica, que governa o mundo das partículas subatômicas. Stanley diz que, entre os físicos, “existe a esperança de que haja uma falha na Relatividade Geral” porque “isso poderia ser a pista para uma teoria unificada”. Mas do eclipse de 1919 à imagem de um buraco negro de 2019, Einstein continua acumulando acertos.
 

danitokaawa

Bam-bam-bam
Mensagens
7.253
Reações
5.618
Pontos
353
Muito caro esse Space Engine. 47 reais o preço cheio e 35 reais com 25% de desconto.Pior que acho que é o tipo de coisa que dificilmente entraria com desconto de 75% ou mais, numa Sale!
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.230
Pontos
2.009
Muito caro esse Space Engine. 47 reais o preço cheio e 35 reais com 25% de desconto.Pior que acho que é o tipo de coisa que dificilmente entraria com desconto de 75% ou mais, numa Sale!
Sem entrar no mérito do preço, qual o nível de simulação do SE?
Tenho uma curiosidade monstruosa.

E tem tradução pt?

Vídeos como esses me deixam completamente biruta, imagino saporra com um VR :klove

 

danitokaawa

Bam-bam-bam
Mensagens
7.253
Reações
5.618
Pontos
353
O nivel de simulação é muito bom.Mas para rodar bem, vc precisa de uma GTX 970 ou GTX 1060, com pelo menos 4 GB de VRAM.Como eu tenho uma GTX 1070 com 8 GB, estou tranquilo.Acho que uma RX 580 também deve rodar bem.Mas minha duvida é o processador.O meu é novo, é um Ryzen 7 1700, mas o clock default é de APENAS 3,0 Ghz.Tem processador mais antigo, com clock muito mais alto.É menor até que o antiquissimo Core i7 2600.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.230
Pontos
2.009
O nivel de simulação é muito bom.Mas para rodar bem, vc precisa de uma GTX 970 ou GTX 1060, com pelo menos 4 GB de VRAM.Como eu tenho uma GTX 1070 com 8 GB, estou tranquilo.Acho que uma RX 580 também deve rodar bem.Mas minha duvida é o processador.O meu é novo, é um Ryzen 7 1700, mas o clock default é de APENAS 3,0 Ghz.Tem processador mais antigo, com clock muito mais alto.É menor até que o antiquissimo Core i7 2600.
Vish então esquece...
Eu tenho um note da Samsung podrão, que comprei acho que em 2010... Se tiver 2GB de memória RAM é muito.

Com esse lixo não vou conseguir nem ir até a lua no SE :kawaii
 

skydog

Bam-bam-bam
Mensagens
5.504
Reações
5.696
Pontos
353
Estava vendo no YouTube a capacidade da lente/câmera Nikon p900 capturando imagens de Saturno com muita nitidez, sendo possível ver os anéis!

Aos 4:25



Agora fiquei curioso, vocês conhecem algum site/canal ou possuem o que seria as melhores ou mais nítidas imagens tiradas do sistema solar? Mas vinda da Terra, não por sondas e etc

Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk
 

danitokaawa

Bam-bam-bam
Mensagens
7.253
Reações
5.618
Pontos
353
O problema é que cameras como a P900 e a P1000 custam o mesmo ou até mais que uma DSLR de entrada.Então não é facil fazer essa opção.
 

skydog

Bam-bam-bam
Mensagens
5.504
Reações
5.696
Pontos
353
O problema é que cameras como a P900 e a P1000 custam o mesmo ou até mais que uma DSLR de entrada.Então não é facil fazer essa opção.
Ouvi falar disso.

Se eu conseguir uns minutos amanhã vou começar a pesquisar esses brinquedos. Sério, meu c* realmente caiu quando vi esse vídeo!

Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk
 
Topo Fundo