O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial AstrônomOS / FisicuzinhOS | 1a foto de um buraco negro p.35 | Mãe, no céu tem VY Canis Majoris? E morreu p.62 | Fotos TESUDAS James Webb p.63, 64...

Qual o teu nível de conhecimento sobre astronomia?


  • Total voters
    332

danitokaawa

Bam-bam-bam
Mensagens
7.253
Reações
5.618
Pontos
353
Eu comecei a usar o Space Engine novo, mas ele esta bugado.Eu tirei varias print screen da tela,mas só apareceu uma.O zoom in e zoom out não funciona.
Minha configuração não é ruim, é um Ryzen 7 1700, 16 GB RAM DDR4 2400 e GTX 1070,mas o simulador esta travando bastante.Pior que é a versão final.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.230
Pontos
2.009
Eu comecei a usar o Space Engine novo, mas ele esta bugado.Eu tirei varias print screen da tela,mas só apareceu uma.O zoom in e zoom out não funciona.
Minha configuração não é ruim, é um Ryzen 7 1700, 16 GB RAM DDR4 2400 e GTX 1070,mas o simulador esta travando bastante.Pior que é a versão final.
Não fazia ideia que requeria tanta máquina assim pra rodar o SE...
 

danitokaawa

Bam-bam-bam
Mensagens
7.253
Reações
5.618
Pontos
353
Por exemplo, na hora de carregar o terreno, em alta resolução, demora alguns segundos, mesmo com 8 GB VRAM.Se for para rodar no mínimo, a configuração é bem mais modesta, mas o recomendado é GTX 970 ou R9 290.
Ja para rodar no minimo, necessita de um Pentium G 3240 e uma GTX 950.
Mas o Space Engine 0.980 é bem menos pesado
http://spaceengine.org/download/spaceengine/
 
Ultima Edição:


Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.230
Pontos
2.009
Falando no Hawking, o que os colegas acham sobre a teoria dele sobre o não "começo" do universo?
Eu não tenho uma opinião completamente formada, por ser algo que foge completamente da nossa noção.
E por isso acho que se tem algo que nunca teremos a resposta é o que aconteceu antes do BB.

Mas sou bem simpático com a ideia dele por isso:

Hawking disse:
“Perguntar o que veio antes do Big Bang não tem sentido, de acordo com a proposta sem limite, porque não há noção de tempo disponível para se referir”

Instintivamente nos habituamos com a ideia de as leis da física serem as mesmas desde sempre, desde as questões espaciais quanto principalmente de tempo. Pressupondo que o próprio tempo pode ter sido criado no BB, podemos deduzir que antes dele não existia nada.
 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
Eu não tenho uma opinião completamente formada, por ser algo que foge completamente da nossa noção.
E por isso acho que se tem algo que nunca teremos a resposta é o que aconteceu antes do BB.
Também não consigo me agarrar a nenhuma teoria - das mais conhecidas. Sempre há um ponto inconclusivo. Ou mais.
No caso do Hawking dá pra entender o conceito de não tempo. Mas e a matéria e energia do "ovo cósmico"? Isso até as teorias do BB, das cordas, dos multiversos não explicam. De onde surgiu a matéria cósmica? O tempo pode e é totalmente relativo. Mas não consigo ver a matéria assim.
Outro ponto é que a teoria do Big Bang gera uma ideia de caos cósmico, mas o universo é muito ordenado, planificado. Uma explosão daria o efeito oposto. Nosso universo parece mais um disco de pizza. Pela teoria do Big Bang ele deveria ser algo como um brigadeiro. Daí, considerando ele como um disco de pizza, podemos pensar que existem muitos outros, o multiverso. E daí, num conceito meu, os buracos negros seriam o elo de ligação entre os multiversos.
Ou nada disso.
Quem poderá saber??
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.230
Pontos
2.009
Também não consigo me agarrar a nenhuma teoria - das mais conhecidas. Sempre há um ponto inconclusivo. Ou mais.
No caso do Hawking dá pra entender o conceito de não tempo. Mas e a matéria e energia do "ovo cósmico"? Isso até as teorias do BB, das cordas, dos multiversos não explicam. De onde surgiu a matéria cósmica? O tempo pode e é totalmente relativo. Mas não consigo ver a matéria assim.
Outro ponto é que a teoria do Big Bang gera uma ideia de caos cósmico, mas o universo é muito ordenado, planificado. Uma explosão daria o efeito oposto. Nosso universo parece mais um disco de pizza. Pela teoria do Big Bang ele deveria ser algo como um brigadeiro. Daí, considerando ele como um disco de pizza, podemos pensar que existem muitos outros, o multiverso. E daí, num conceito meu, os buracos negros seriam o elo de ligação entre os multiversos.
Ou nada disso.
Quem poderá saber??
Eu entendo, mas aí que ta: pqe "matéria" (no caso, antes do BB)? E o que seria o "antes", partindo do pressuposto que o próprio tempo surgiu no BB?
Ainda falando em matéria, será que não existia outra "coisa" antes da porra toda, completamente distante da nossa capacidade de ciência, assim como uma formiga não entende o que é um celular?

Aliás, talvez o próprio "existir" é algo que também "não existia" antes do BB.

Por essas e por outras que não acho um absurdo se embasar na filosofia pra tentar explicar o que se passou antes do BB.
 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
Eu entendo, mas aí que ta: pqe "matéria" (no caso, antes do BB)? E o que seria o "antes", partindo do pressuposto que o próprio tempo surgiu no BB?
Ainda falando em matéria, será que não existia outra "coisa" antes da porra toda, completamente distante da nossa capacidade de ciência, assim como uma formiga não entende o que é um celular?

Aliás, talvez o próprio "existir" é algo que também "não existia" antes do BB.

Por essas e por outras que não acho um absurdo se embasar na filosofia pra tentar explicar o que se passou antes do BB.
Bem, pode chamar a matéria de qualquer nome. Só acho curioso que povos ancestrais falam muito em ovo cósmico. E nem estudavam física ou astronomia como entendemos hoje. Era algo bem rudimentar, tosco.
Mas vamos desconsiderar o tempo. A singularidade, como gostam de dizer, existia em dado ponto. Então ela eclodiu. Se não era matéria, o que eclodiu? Era algo, e esse algo virou a matéria que forma nosso universo. Então o algo é ou vira matéria.

OBS: não curto muito metafísica. Ou melhor, não gosto de misturar, acho que é muita viagem. A física já é uma put* viagem, imagina a metafísica.
 

danitokaawa

Bam-bam-bam
Mensagens
7.253
Reações
5.618
Pontos
353
Eu estava usando o Space Engine 0.990 e dei "land on surface" em Marte.Mesmo depois de 5 minutos, ele não conseguiu carregar o terreno.A maioria das texturas de superficies são genéricas e em geral, fica melhor, nos procedurais (sistemas extrasolares).Eu fico imaginando se o Ryzen 7 1700 é insuficiente para isso...
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.776
Reações
134.087
Pontos
2.139
Asteroide de ouro tornará todo mundo na Terra bilionário? Spoiler: Não.
654280690042ac53ab621094778375d4
Carlos Cardoso 30/06/2019 às 20:57


Eu sei que é quase inacreditável mas há muita bobagem na Internet. Uma dessas bobagens que vem se destacando é o boato de que a NASA (sempre a NASA) descobriu um asteróide feito de Ouro, e está planejando uma missão para trazê-lo para a Terra.

16 Psyche, apesar do nome de jailbait do Tinder é um asteroide dos grandes, com 200Km de diâmetro, ele fica no Cinturão de Asteróides, entre as órbitas de Marte e Júpiter. Ele é raro, pois é um asteroide metálico. Muito provavelmente é um pedaço do núcleo de um planeta originalmente bem maior.
Tecnicamente planetas rochosos são sólidos, mas na prática a densidade fala mais alto, e com o tempo os materiais mais densos afundam, por isso o núcleo da Terra é composto de ferro e outros metais pesados. A maior parte dos metais que encontramos em minas são relativamente recentes, vindo parar na Terra por colisões de asteróides 3.9 bilhões de anos atrás, quando a Terra já estava solidificada.
Ou seja: Há uma fortuna incalculável bem fundo na Terra, milhares de quilômetros abaixo da superfície, provavelmente para sempre fora de nosso alcance.
Já o 16 Psyche é um núcleo exposto com 2.41 x 1019 kg de metais. 90% ferro. 6% são Ortopiroxenos, pedras compostas de cálcio, magnésio, sódio, ferro e às vezes outros elementos. Os outros 4% são a parte valiosa, e se 4% parece pouco, calcule 4% de 2.41 x 1019 kg de ouro, platina, vibranium...
A Missão

A NASA realmente vai lançar uma sonda para orbitar e estudar 16 Psyche, a sonda tem o mui imaginativo nome de... Psyche. Ela usará propulsão iônica e responderá um monte de perguntas, a principal delas, se 16 Psyche é um núcleo de um protoplaneta que não terminou de se formar ou se ele é remanescente de uma colisão planetária.

A Psyche vai ser lançada em 2022, pegará um empurrão gravitacional de Marte em 2023 e se tudo der certo chegará ao asteróide em 2026. Pela primeira vez vamos ver de perto um mundo metálico que não é Cybertron.
O que a sonda não vai fazer
Ela não vai colher amostras, não vai "abrir caminho para missões comerciais de mineração" e acima de tudo, não vai rebocar o 16 Psyche para a órbita da Terra. Chega a ser cômico o pessoal revelando essa parte da "conspiração".
A NASA não tem NADA capaz de mover um asteróide de 200Km de diâmetro e massa de 2410000000000000 toneladas. Principalmente, não faria o menor sentido economicamente, coisa que os conspiradores não entendem.
Alumínio já foi mais valioso do que Ouro, no final do Século XIX era chique e rico ter prataria de alumínio, as pessoas davam jantares e os convidados achavam o máximo aqueles garfos que hoje você acha em qualquer barraco.
Quando foi descoberto um método em escala comercial (não era em Ruby, obviamente) para refinar alumínio, o preço despencou.
Existe um princípio em economia chamado escassez. As coisas tendem a custar mais caro se forem raras, e as pessoas tendem a querer possuir coisas raras. Por isso a De Beers mantém um controle rígido da produção de suas minas de diamante. Se eles se tornarem bem menos raros o preço despenca.
A Verdadeira Conspiração

A origem do boato do Asteroide Dourado foi traçada até... especuladores de Bitcoin. Eles batem na tecla que o Ouro é volátil pois com a descoberta do tal asteroide o preço do metal despencaria se ele fosse trazido pra Terra, o que é uma bobagem sem-tamanho, É virtualmente impossível, ao menos pelos próximos 5000 anos de avanços científicos, trazer o 16 Psyche para cá, e quando isso for possível já estaremos transmutando metais em escala industrial, e toda a discussão de preço do Ouro já não valerá de nada.
Infelizmente há muita gente que não entende isso, e os sites sensacionalistas replicando o "asteroide de 10 mil quatrilhões de dólares" não se dão ao trabalho de explicar.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553

Dando um UP no tópico, encontrei esta vídeo, mostrando as diferenças de tamanho entre planetas. Mas é uma versão nova, com mais detalhes que vale muito a pena compartilhar aqui e nas redes sociais, inclusive eu nunca tinha imaginado que buracos negros fossem tão grandes. Dá mais medo ainda.

Espero que gostem.
 

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.801
Reações
9.488
Pontos
1.094

Dando um UP no tópico, encontrei esta vídeo, mostrando as diferenças de tamanho entre planetas. Mas é uma versão nova, com mais detalhes que vale muito a pena compartilhar aqui e nas redes sociais, inclusive eu nunca tinha imaginado que buracos negros fossem tão grandes. Dá mais medo ainda.

Espero que gostem.


Cara, MUITO foda esse tipo de vídeo. Sempre fico surpreso e emocionado com o que vejo. O universo é uma coisa tão estupidamente grande e complexa, que o nosso cérebro não tem a menor capacidade de entender 0,001% disso tudo, e me assusta a raça humana ainda hoje teimar em diversas questões científicas, se achando possuidora do conhecimento absoluto e imutável, diante de tanta magnitude...
 

Ryo_Hazuki(

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.327
Reações
5.786
Pontos
703
Dizem que a próxima "foto" de buraco negro será o de Sagitário A, que fica mais perto desse que foi feita a imagem porém bem menor o que dificulta um pouco as coisas.
Pena que nunca terminam aquele James Webb, quero ver até onde ele poderá enxergar.
 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
Dizem que a próxima "foto" de buraco negro será o de Sagitário A, que fica mais perto desse que foi feita a imagem porém bem menor o que dificulta um pouco as coisas.
Pena que nunca terminam aquele James Webb, quero ver até onde ele poderá enxergar.
Tá pra 2021. Se não der outro problema.
Essa demora dele foi uma das coisas mais broxantes da astronomia.
 

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.801
Reações
9.488
Pontos
1.094
Dizem que a próxima "foto" de buraco negro será o de Sagitário A, que fica mais perto desse que foi feita a imagem porém bem menor o que dificulta um pouco as coisas.
Pena que nunca terminam aquele James Webb, quero ver até onde ele poderá enxergar.
Tá pra 2021. Se não der outro problema.
Essa demora dele foi uma das coisas mais broxantes da astronomia.

Quais são as promessas do James Webb?
 

Gulf

F1 King
Mensagens
16.282
Reações
15.512
Pontos
1.439
Tá pra 2021. Se não der outro problema.
Essa demora dele foi uma das coisas mais broxantes da astronomia.
Problema que não há margem pra erros. Zero.
Veja o Hubble, imagine se não tivesse sido possível consertá-lo quantas descobertas não teríamos atrasado?
Melhor garantir o JW que é um projeto certamente para durar mais de década do que chegar lá e ter alguma falha imprevista e perder todo o trabalho e aí sim, perder uns 10~20 anos (tempo de desenvolvimento dele e de um novo).
 

danitokaawa

Bam-bam-bam
Mensagens
7.253
Reações
5.618
Pontos
353
E o NGST, que vai ser o verdadeiro substituto do Hubble, no espaço?Ja que o JWST só enxerga no infravermelho.
 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
Quais são as promessas do James Webb?
Promessas? Não entendi bem a pergunta. Mas era pra já estar no espaço fotografando o espaço profundo. Com muito mais capacidade que o Hubble.

Aproveitando o assunto, o doc abaixo não é novo, mas dá uma geral no trabalho e história das sondas:


Acredito que a maioria já tenha assistido.
 

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.801
Reações
9.488
Pontos
1.094
Promessas? Não entendi bem a pergunta. Mas era pra já estar no espaço fotografando o espaço profundo. Com muito mais capacidade que o Hubble.

Aproveitando o assunto, o doc abaixo não é novo, mas dá uma geral no trabalho e história das sondas:


Acredito que a maioria já tenha assistido.


Quis dizer: do que o telescópio será capaz de fazer?
 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
Pqp essa bagaça vai tirar foto até do cu do universo!
Pior que é meio isso. Meu inglês é sofrível mas pelo site da NASA dá pra entender que quanto mais longe se fotografa mais antigo no tempo. Então o James Webb vai fotografar eventos lá do começo da formação do universo. Além de objetos que não emitem luz/calor.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.230
Pontos
2.009
Pior que é meio isso. Meu inglês é sofrível mas pelo site da NASA dá pra entender que quanto mais longe se fotografa mais antigo no tempo. Então o James Webb vai fotografar eventos lá do começo da formação do universo. Além de objetos que não emitem luz/calor.
É mais ou menos como se o JW fosse uma Nikon D750 DSLR Full HD 24,3 MP e o Hubble uma Tekpix é isso?
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.150
Reações
58.230
Pontos
2.009
Que bom saber que tem um tópico de astronomia aqui, estou completamente viciado por isso. Penso até em estudar depois que concluir o mestrado. Mas sou ruim de cálculos, então acho que não rola.
Estou lendo bastante sobre a missão Europa Clipper, que inicialmente ocorreria em 2023, mas agora parece que vai ficar para 2030 (frustração aqui). Acho que essa lua tem muita chance de possuir vida, seria a maior descoberta da ciência sem dúvida alguma: https://www.nasa.gov/europa
Seja bem vindo e experimente a linguiça!

Obs: Moderassão já descobriu de quem é clone?
 
Topo Fundo