O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial AstrônomOS / FisicuzinhOS | 1a foto de um buraco negro p.35 | Mãe, no céu tem VY Canis Majoris? E morreu p.62 | Fotos TESUDAS James Webb p.63, 64...

Qual o teu nível de conhecimento sobre astronomia?


  • Total voters
    332

Tilak

Bam-bam-bam
Mensagens
4.447
Reações
9.411
Pontos
303
Tem um do reddit muito interessante... sobre urano...
h.ttps://np.reddit.com/r/askscience/comments/39dj0y/why_does_uranus_look_so_smooth_compared_to_other/cs2qkvv

TL:DR:
Urano não possuí calor interno, o que torna a atmosfera quase estática, mas conforme o ciclo solar, o planeta muda de forma!!
As duas imagens estão certas, a 1ª com a atmosfera "congelada", a outra durante o equináocio
280px-Uranus2.jpg
180px-Uranus_clouds.jpg
 

Gulf

F1 King
Mensagens
16.274
Reações
15.505
Pontos
1.439
O que acho interessante é o tempo, de passar diferente em outros lugares e talz.
Li não sei aonde que se você sair e voltar pra terra em uma velocidade absurda, você consegue se ver partindo, não sei se é verdade, mas se for é muito interessante.
Também sou viciado nesses assuntos, ver a imensidão e complexidade do universo ta servindo como terapia pra mim.
Só se a velocidade de partida fosse superior à da luz, o que teoricamente é impossível.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.325
Reações
29.449
Pontos
1.424
O que acho interessante é o tempo, de passar diferente em outros lugares e talz.
Li não sei aonde que se você sair e voltar pra terra em uma velocidade absurda, você consegue se ver partindo, não sei se é verdade, mas se for é muito interessante.
Também sou viciado nesses assuntos, ver a imensidão e complexidade do universo ta servindo como terapia pra mim.

Não é possível, seria como viajar ao passado.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.059
Reações
58.050
Pontos
2.009
Tem um do reddit muito interessante... sobre urano...
h.ttps://np.reddit.com/r/askscience/comments/39dj0y/why_does_uranus_look_so_smooth_compared_to_other/cs2qkvv

TL:DR:
Urano não possuí calor interno, o que torna a atmosfera quase estática, mas conforme o ciclo solar, o planeta muda de forma!!
As duas imagens estão certas, a 1ª com a atmosfera "congelada", a outra durante o equináocio
280px-Uranus2.jpg
180px-Uranus_clouds.jpg
Como é que pode porra?

Eu to falando, astronomia é um assunto inacreditavelmente viciante, é um manjar pros curiosos.
 


LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.181
Reações
175.487
Pontos
2.234
Com duas páginas?

Façam o tópico render, e aí a gente discute.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.059
Reações
58.050
Pontos
2.009
Com duas páginas?

Façam o tópico render, e aí a gente discute.
Veio rápido!

Chapolin2.jpg


Ouviram ae tetada: bora floodar nessa porra pra ter mais páginas e fixarmos :rox

Sério, acho difícil, pois como eu disse, é um assunto bem restrito e que interessa a poucos. Esses, os mais inteligentes, mas infelizmente a minoria.
 

Nilmax3

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.286
Reações
27.397
Pontos
1.379
@Nilmax3 e @Tesla marcaram a opção "profissional", ou acharam que não vi?

Falem mais caras! Deve ser louco demais trabalhar com astronomia...

Eu só marquei pra alguém perguntar :viraolho.... e funcionou :ksafado


No mais desqu vi o cosmos pela primeira vez quando era crianca sempre busquei mais sobre astronomia tinha tudo quanto eh livro mas com o tempo relaxei feio :kvergonha e se tivesse continuado seria quase um profissional amador :kcry
 

Ayoshi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.535
Reações
3.408
Pontos
989
Acho que seria interessante também falar sobre os instrumentos e técnicas usadas na área.

-Deep Field to Telescópio Hubble'
HST-SM4.jpeg

O Campo Profundo do Hubble (The Hubble Deep Field, em inglês) é uma imagem de uma pequena região na constelação de Ursa Maior composta de várias observações do Telescópio Espacial Hubble. Cobre uma área de 2,5 minutos de arco, equivalente ao tamanho angular de uma bola de tênis de 65 mm a uma distância de cem metros. A imagem é formada por 342 exposições separadas tiradas com a Wide Field and Planetary Camera 2 do telescópio Hubble durante dez dias entre 18 e 28 de dezembro de 1995.

A imagem abrange uma área tão pequena do céu que contém apenas algumas estrelas da Via Láctea em primeiro plano; assim, quase todos os três mil objetos da imagem são galáxias, algumas das quais estão entre as mais jovens e mais distantes já conhecidas. Ao revelar um número tão grande de galáxias jovens, o Campo Profundo do Hubble tornou-se um marco no estudo do começo do universo, com seu artigo científico tendo recebido mais de 800 citações até 2008.

Três anos depois da criação do Campo Profundo do Hubble, uma região do hemisfério sul celestial foi fotografada de maneira similar e chamada de Campo Profundo Sul do Hubble. As similaridades entre as duas regiões fortaleceu a crença que o universo é uniforme em grande escala e que a Terra ocupa uma região típica do universo (o princípio cosmológico). Uma pesquisa mais ampla, mas menos profunda, também foi feita como parte das pesquisas dos Grandes Observatórios Astronômicos. Em 2004, uma imagem mais profunda conhecida como Campo Ultra Profundo do Hubble foi construída depois de onze dias de observação. A nova imagem era na época a imagem astrônomica mais sensível já feita através da luz visível, permanecendo assim até 2012 com a publicação do Campo Extremamente Profundo do Hubble.
HubbleDeepField.800px.jpg

A imagem final revelou uma panóplia de galáxias distantes, ténues. Conseguiu-se identificar cerca de 3000 galáxias, com galáxias irregulares e em espiral nitidamente visíveis, embora algumas galáxias do campo estejam a escassos pixels de distância umas das outras. Ao todo, o Campo Profundo do Hubble, também conhecido pela sigla HDF (do inglês The Hubble Deep Field) parece revelar menos de 10 estrelas; a maioria dos objectos no campo são galáxias distantes.

NO HDF encontram-se cerca de 50 objectos como um ponto azul. Muitos deles parecem estar associados com galáxias nas proximidades que, em conjunto, formam cadeias e arcos: possivelmente serão regiões de actividade intensa de formação de estrelas. Outros poderão ser quasars distantes. Inicialmente os astrónomos descartaram a hipótese de alguns destes pontos serem anãs brancas, devido a serem demasiado azuis para serem consistentes com as teorias de então sobre a evolução deste tipo de estrela. No entanto, trabalhos mais recentes revelaram que muitas anãs brancas tornam-se pregressivamente mais azuis com a idade, sustendo a ideia de que o HDF pode conter anãs brancas
.

Improvement_in_Hubble_images_after_SMM1.jpg

A instalação de ópticas correctivas no Hubble traria melhorias dramáticas na qualidade das suas imagens, o que encorajava tentativas de obter imagens muito profundas de galáxias distantes.

 
Ultima Edição:

Ayoshi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.535
Reações
3.408
Pontos
989
Até hoje não consegui entender muito bem essa para de "bola de tênis" no campo profundo.

Rola explicação pra burro?
É uma comparação para dar às pessoas uma idéia da aréa observada, simplesmente pegue uma bola de tennis e observe-a à uma distância de 100 metros, a área explorada no começo do artigo é proporcional ao "tamanho" da bola de tennis à essa distância.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.059
Reações
58.050
Pontos
2.009
É uma comparação para dar às pessoas uma idéia da aréa observada, simplesmente pegue uma bola de tennis e observe-a à uma distância de 100 metros, a área explorada no começo do artigo é proporcional ao "tamanho" da bola de tennis à essa distância.
Dafok man que diabo é esse?

Uma bola de tênis a 100m gerou isso:

maxresdefault.jpg


E isso em 95 (confirma?).

Eu to falando, astronomia é viciante, que doidera.
 

Ayoshi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.535
Reações
3.408
Pontos
989
Dafok man que diabo é esse?

Uma bola de tênis a 100m gerou isso:

maxresdefault.jpg


E isso em 95 (confirma?).

Eu to falando, astronomia é viciante, que doidera.
Sim, por isso que o deep field é algo impressionante, praticamente para qualquer ponto "preto" no espaço que apontarem, encontraremos milhares de galáxias. Saber que somos apenas 1 em bilhões de galáxia chega a ser surpreendente para entender a escala do universo.
 

Ayoshi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.535
Reações
3.408
Pontos
989
ALMA - Atacama Large Millimeter Array
The_Atacama_Large_Millimeter_submillimeter_Array_(ALMA)_by_night_under_the_Magellanic_Clouds.jpg

O Atacama Large Millimeter Array (ALMA) é um rádio-observatório constituído por um conjunto de 66 antenas, das quais 54 com 12 metros de diâmetro e as demais com 7 metros de diâmetro

Sua construção começou em 2003 e as observações científicas tiveram início em 2011. ALMA está localizado a uma altitude de 5000 metros, na Zona de Chajnantor, a leste da vila de San Pedro de Atacama, no Chile - um dos maiores sítios de observação astronômica do mundo. Foi inaugurado no dia 13 de março de 2013. Orçado em um bilhão de euros, ele faz parte de uma parceria entre países da Europa, da Ásia Oriental e da América do Norte em cooperação com a República do Chile. O Observatório Europeu do Sul é o parceiro europeu no projeto ALMA. A sensibilidade do conjunto de antenas torna possível a observação de galáxias muito distantes.

-Teste Inicial-
No verão de 2011, quando se possuia telescópios suficientes para começar as operações iniciais, foram realizados testes para determinar o potêncial da qualidade das observações. O alvo dos testes foi um par de galáxias em colisão, conhecidas como Antennae Galaxies. Embora não foi possível fazer uma obeservação da união das galaxias, foi possível notar nuvems de gás condensado de onde surgirão novas estrelas.
Antennae_Galaxies_composite_of_ALMA_and_Hubble_observations.jpg

Antennae Galaxies, composição das observações do ALMA e Hubble.

-Estudo de Cometas-
Em Agosto de 2014 astronomos realisaram estudos utilizando o ALMA pela primeira vez, detalhando a distribuição de HCH(Cianeto de Hidrogênios),HNC(Isocianeto de Hidrogênio, H2CO(Metanal) e poeira dentro do coame(revestimento nebuloso em volta do núcleo dos cometas quando se aproximam à uma estrela) nos cometas C/2012 F6(Lemmon) e C/2012 S1(ISON).

-Observações Planetárias-
Uma imagem do disco protoplanetário em volta da estrela HI Tauri(uma estrela jovem na constelação de Touro) foi liberada ao público em 2014, mostrando uma série de anéis concetricos separados por intervalos, indicando formação de protoplanetas. Na época teorias não especulavam formação de planetas em uma sistema tão jovem(100mil à 1milhão de anos de idade *ahem* "jovem"),os novos dados renovaram as teorias de desenvolvimento protoplanetário. Uma delas sugere o crescimento acelerado devido à influência de campos magnéticos vindo dos discos protoplanetários.
HLTau_nrao.jpg

-Aconselho também acompanhar o canal do DeepSkyVideos-

-Bonus-
 
Ultima Edição:

albanibr

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
13.235
Reações
26.530
Pontos
1.299
Nossa, eu fiquei fissurado por conta da série cosmo ...
a partir dai, baixei uma cacetada de documentários, os da BBC (série wonders), Buraco de minhoca com o Morgan Freeman, o como funciona o universo da discovery etc...

Ja mandaram o video, mas vou deixar o artigo em texto em portugues, desse que explodiu minha mente!

http://gizmodo.uol.com.br/paradoxo-fermi/
 

albanibr

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
13.235
Reações
26.530
Pontos
1.299
O que acho interessante é o tempo, de passar diferente em outros lugares e talz.
Li não sei aonde que se você sair e voltar pra terra em uma velocidade absurda, você consegue se ver partindo, não sei se é verdade, mas se for é muito interessante.
Também sou viciado nesses assuntos, ver a imensidão e complexidade do universo ta servindo como terapia pra mim.
Na verdade pelo que entendi assistindo a série do M. Freeman, só é possível "viajar" para o futuro...
tipo, vc correr e quem ficou pra trás chegar onde vc já chegou.

E essa teoria do espaço/tempo eu acho foda demais!
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.059
Reações
58.050
Pontos
2.009
Reserve um tempo pra ler esse artigo.
É um dos artigos mais foda que já li na vida e tenho certeza que vc tb vai gostar!
Li uma parte e já surtei...

Vou ler, ainda assim sou mais vídeo, que tbm certamente tem sobre o tema. Vou pesquisar mais a fundo essa doidera aí.
 

Haohmaru_88

Bam-bam-bam
Mensagens
1.993
Reações
4.707
Pontos
303
Ótimo tópico, parça!

Creio que eu esteja no patamar mediano, sou apenas curioso, mas sou um curioso de longa data, desde meados de 1995! Adoro astronomia e mal posso esperar pelos próximos grandes telescópios. Aliás, se quiser ajudo a enriquecer o tópico fazendo um post sobre os mesmos, ou próximas missões espaciais, etc. :kvergonha
 

Sought

Bam-bam-bam
Mensagens
2.315
Reações
5.147
Pontos
283
Só se a velocidade de partida fosse superior à da luz, o que teoricamente é impossível.

Não é possível, seria como viajar ao passado.
Na verdade pelo que entendi assistindo a série do M. Freeman, só é possível "viajar" para o futuro...
tipo, vc correr e quem ficou pra trás chegar onde vc já chegou.

E essa teoria do espaço/tempo eu acho foda demais!

Foi isso aqui que eu li:
"Sua ciência já o provou matematicamente. Foram criadas fórmulas que mostram que se você entrasse em uma nave espacial e voasse para longe o suficientemente bastante rápido, poderia voltar em direção à Terra e ver-se levantando vôo.
Isso demonstra que o Tempo não é um movimento, mas um campo através do qual você se move - nesse caso na Nave Espacial Terra."
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.325
Reações
29.449
Pontos
1.424
Foi isso aqui que eu li:
"Sua ciência já o provou matematicamente. Foram criadas fórmulas que mostram que se você entrasse em uma nave espacial e voasse para longe o suficientemente bastante rápido, poderia voltar em direção à Terra e ver-se levantando vôo.
Isso demonstra que o Tempo não é um movimento, mas um campo através do qual você se move - nesse caso na Nave Espacial Terra."

Isso está errado, qual é a fonte?
 

Sought

Bam-bam-bam
Mensagens
2.315
Reações
5.147
Pontos
283
O que está errado exatamente?
Nem lembro onde vi, mas acho que foi num livro de esoterismo.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.325
Reações
29.449
Pontos
1.424
O que está errado exatamente?
Nem lembro onde vi, mas acho que foi num livro de esoterismo.

Está tudo errado uai. Não tem como você superar a velocidade da casualidade. E o quão mais rápido você viaja mais "para o futuro" você viaja em relação às pessoas que ficaram na Terra.
Ver você decolando do planeta seria uma viagem ao passado e isso não é possível. Pelo menos não desta maneira, aumentando a sua velocidade.
 

Sought

Bam-bam-bam
Mensagens
2.315
Reações
5.147
Pontos
283
Eu fico bugado com essas coisas.
Tipo isso:
"Suponha que sua Ferrari possa atingir a mesma velocidade da suposta nave. Na rodovia que você viaja, há uma pessoa no bar. Então, um ladrão aparece do nada e aponta uma pistola na cabeça do indivíduo. Você passa pela rodovia à 1 bilhão de km/h. Seu relógio marca 14h30, e quando você passa em frente ao bar você não vê a pessoa sendo ameaçada de morte. Por que? Porque o tempo passou mais devagar para você do que para as pessoas no bar. Seu relógio marca 14h30, mas o relógio do bar marca 14h45. Você viajou para o futuro. E vê ou uma pessoa morta ou a polícia prendendo o sujeito no bar. Você vê algo que para as pessoas que estavam no bar ainda não está decidido."
Tipo.. se não decidiram, como isso é possível? É de foder.
 
Topo Fundo