O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Até 2020, a depressão será a doença mais incapacitante do mundo, diz OMS

Wolf.

Canis lupus
VIP
Mensagens
6.540
Reações
19.635
Pontos
1.049
depressao2-696x569.jpg


Ela chega de mansinho, assim como quem não quer nada. Num dia, você acorda triste, desanimado. No outro, bate uma sensação de vazio e uma vontade incontrolável de chorar, sem qualquer motivo aparente. A depressão é assim, um mal silencioso e ainda mal compreendido – até mesmo entre os próprios pacientes.

Considerada um transtorno mental afetivo, ou uma doença psiquiátrica, a depressão é caracterizada pela tristeza constante e outros sintomas negativos que incapacitam o indivíduo para as atividades corriqueiras, como trabalhar, estudar, cuidar da família e até passear.

De acordo com OMS (Organização Mundial de Saúde), até 2020 a depressão será a principal doença mais incapacitante em todo o mundo. Isso significa que quem sofre de depressão tem a sua rotina virada do avesso. Ela deixa de produzir e tem a sua vida pessoal bastante prejudicada.

Atualmente, mais de 120 milhões de pessoas sofrem com a depressão no mundo – estima-se que só no Brasil, são 17 milhões. E cerca de 850 mil pessoas morrem, por ano, em decorrência da doença.

Descrita pela primeira vez no início do século 20, a depressão ainda hoje é confundida com tristeza, sentimento comum a todas as pessoas em algum momento da vida. Brigar com o namorado, repetir o ano escolar e perder o emprego são motivos para deixar alguém triste, cabisbaixo. Isso não significa, porém, que o sujeito está com depressão. Em alguns dias, ele, certamente, vai estar melhor.

O desconhecimento real do funcionamento desse transtorno afetivo é o principal responsável por um dos maiores problemas para quem sofre com a depressão: o preconceito. Para Marcos Pacheco Ferraz, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), ele ainda existe e prejudica muito o paciente.

– Principalmente no ambiente de trabalho, onde há competições e cobranças por bom desempenho, é comum as pessoas nem comentarem sobre a enfermidade. Nesses casos, o melhor é tirar férias ou licença médica.

E não é só isso. A ignorância em torno da doença faz com que familiares e amigos, na tentativa de ajudar, piorem ainda mais a condição do depressivo.

Frases como “tenha um pouco de força de vontade”, “vamos passear no shopping que melhora”, “você tem uma vida tão boa, tá com depressão por que?” e “se ocupe com outras coisas que você não terá tempo de pensar em bobagens”, funcionam como uma bomba na cabeça de quem já se esforça, diariamente, para conseguir sair da cama.

– Isso mostra que as pessoas não conhecem o transtorno. Achar que é frescura ainda é comum. Elas não imaginam que o paciente não consegue reagir. Não depende de força de vontade.

A designer C.N., 35 anos, que passou por uma depressão severa há alguns anos, sabe bem o que é isso. Mesmo trabalhando em um ambiente com pessoas bastante esclarecidas, ela cansou de ouvir esse tipo de comentário. E os efeitos eram devastadores. Ela conta que “até críticas sobre o meu médico eu ouvi. Uma colega disse que ele não devia ser bom, pois depois de um mês de tratamento eu já deveria estar curada.”

– É incrível o poder que algumas palavras tem sobre o doente. A primeira coisa que as pessoas perguntavam era o motivo da minha depressão, pois eu tinha uma vida tão boa, uma família, filha, um casamento bacana, um emprego legal. O fato de não ter uma explicação para a doença me deixava péssima. Era um sentimento de culpa enorme.

Por isso, Ferraz diz que é muito importante a participação da família no tratamento. Eles precisam saber o que devem e o que não devem fazer em relação ao doente. Para ele, “fazer com que todos entendam o mecanismo do transtorno e como agem os remédios é fundamental para o sucesso do tratamento. Ainda existe o mito de que antidepressivo vicia, o que é um grande engano.”



https://www.revistapazes.com/ate-20...08jCIYK6zu_SlQ9r2ftCLocONUQ6s_jf9yV3eBW23uPtA
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.930
Reações
39.397
Pontos
2.044
Juventude cresce ouvindo dos pais que é especial, que pode fazer tudo, que o céu é o limite, que basta se formar e em seguida conseguirá um emprego dos sonhos ganhando bem, podendo viajar, comprar carro e ter uma vida de excelência, sem esforço, sem ralar, sem ouvir o chefe gritando, em trabalhar por anos pra construir uma carreira. Nunca ouviram NÃO na vida, porque os psicólogos de hoje dizem que não pode limitar a criança dizendo não.
Aí vem a vida real e dá um soco violento no queixo do jovem especial e ele entra em depressão. Grandes expectativas arrebentadas pela vida real, para a qual nunca foram preparados.
Não estou dizendo que isso explica tudo, mas explica muito.
 
D

Deleted member 219486

Juventude cresce ouvindo dos pais que é especial, que pode fazer tudo, que o céu é o limite, que basta se formar e em seguida conseguirá um emprego dos sonhos ganhando bem, podendo viajar, comprar carro e ter uma vida de excelência, sem esforço, sem ralar, sem ouvir o chefe gritando, em trabalhar por anos pra construir uma carreira. Nunca ouviram NÃO na vida, porque os psicólogos de hoje dizem que não pode limitar a criança dizendo não.
Aí vem a vida real e dá um soco violento no queixo do jovem especial e ele entra em depressão. Grandes expectativas arrebentadas pela vida real, para a qual nunca foram preparados.
Não estou dizendo que isso explica tudo, mas explica muito.

Na verdade é o contrário, os pais cagam e andam para os filhos normalmente, lógico que tem os filhinhos da mamãe e do papai que mandam na casa mas a realidade é aquela de filhos que são educados pela internet, se tornam vazios e ficam comparando suas vidas pelas redes sociais da playboyzada que também é tão vazia quanto.
Como tudo vem de forma sem luta não existe aquela sensação de conquista, nossa sociedade é praticamente de zumbis funcionais.
 

Biff89

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.323
Reações
2.378
Pontos
759
Pra mim o pior é a galera que acha que é frescura. Aí a pessoa chega num estágio de suicídio e é taxada de "mentalmente fraca". Aqui na OS mesmo tem vários desses, em especial se dando como exemplo de vitória a ser seguido quando certamente não tiveram uma depressão fudida de verdade.
 


Wolf.

Canis lupus
VIP
Mensagens
6.540
Reações
19.635
Pontos
1.049
Pra mim o pior é a galera que acha que é frescura. Aí a pessoa chega num estágio de suicídio e é taxada de "mentalmente fraca". Aqui na OS mesmo tem vários desses, em especial se dando como exemplo de vitória a ser seguido quando certamente não tiveram uma depressão fudida de verdade.

Essa tirinha retrata bem
images
 

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
Depressão realmente é algo tão orgânico que você detecta com uma incrível precisão quem tem e quem não tem através de imagens do cérebro
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.892
Reações
27.918
Pontos
1.444
Tudo bem, eu sei que não é frescura, eu sei que é complicado. Mas e aí, o que tem que fazer para tratar, afinal?
 
D

Deleted member 219486

Tudo bem, eu sei que não é frescura, eu sei que é complicado. Mas e aí, o que tem que fazer para tratar, afinal?

Sair da Matrix, buscar o autoconhecimento, buscar aventuras como ir catequizar um tribo isolada em uma ilha.
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.900
Reações
95.060
Pontos
2.179
Um nunca perdi uma hora de trabalho por conta de depressão. Na verdade, acho que se não trabalhasse já teria me matado. Eu sinto que não chego nem a 75% do que poderia render, mas pelo menos nunca me dei por vencido.

Conteudo, é triste pensar que se não fosse a depressão e ansiedade (combo do mal) eu poderia ter voado tão mais alto. E nem tenho do que reclamar de falta de apoio, pois minha família me levou ao psicologo e psiquiatra desde criança.
Fico imaginando que inferno deve ser a vida de alguem que vive numa família que não aceita esse mal como doença.
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.462
Reações
20.977
Pontos
1.044
Não tenho dúvidas.
E um dos grandes motivos será a falta de empregos e a substituição do homem pela máquina. Duvida ?
Esse fim de semana num shopping passei diante de uma loja Renner e um robô fazia a limpeza da loja, daqueles redondinhos do chão, só que era bem maior e cheio de luzes. Ficava transitando pela loja.

Nesse caso, temos uma auxiliar de serviços gerais em casa, provavelmente cuidando dos netos e sustentando a filha mãe solteira que também busca emprego.
 

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
Se não há nada, então no que acreditar?

Eis uma das maiores causas da depressão...
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.612
Reações
33.076
Pontos
1.048
O que eu vejo hoje em dia é muita gente com a cabeça vazia. E como já dizia os antigos, cabeça vazia é oficina do capeta.

Não nego, sou daqueles que vê depressão como frescura, pois já tomei muita porrada da vida e nem por isso fiquei deprimido. Pessoas como eu vê a depressão como uma simples desculpa para lidar com acontecimentos que as pessoas não aceitam, independente dos motivos.

Assim como alegria e tristezas são momentos, existe um tratamento de depressão que não falha: o tratamento do lote. Vai capinar um lote, de forma voluntária de 6 da manhã as 11 da noite. Vai ficar com a cabeça ocupada e nem vai lembrar de depressão.



Enviado de meu ASUS_X00DDA usando o Tapatalk
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
é manolo, isso é um problema sério
eu tenho depressão há mais de 15 anos e fobia social por período semelhante
pra trampar eu sempre consegui lidar, mas pra fazer outras coisas nem sempre
já larguei facul, perdi oportunidades de varios tipos e tal
tanto a fobia social quanto a depressão ficam variando entre período que estão adormecidas e períodos em que estão comendo meu cu com arame farpado


Nunca ouviram NÃO na vida, porque os psicólogos de hoje dizem que não pode limitar a criança dizendo não.

mano, em q pais vc vive? aqui no brasil a esmagadora maioria tá cagando pra o que psicologo fala, a midia pode forçar o que quiser, a grande maioria da população cria seus filhos ou largados ou na base da porrada, quem segue psicologo são os new parents de classe média alta (parcela bem pequena)

Na verdade é o contrário, os pais cagam e andam para os filhos normalmente

exatamente!

Na verdade, acho que se não trabalhasse já teria me matado.

digo o mesmo, sou grato pelo meu trampo, até os 19 anos eu tinha ctz que eu não viveria até os 30
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Não nego, sou daqueles que vê depressão como frescura, pois já tomei muita porrada da vida e nem por isso fiquei deprimido. Pessoas como eu vê a depressão como uma simples desculpa para lidar com acontecimentos que as pessoas não aceitam, independente dos motivos.
E aí tá seu problema, você acha que depressão é simplesmente ficar deprimido.

Tem gente que entra em depressão profunda depois de passar por momentos de felicidade demasiada, muitas mulheres entram em depressão psicótica depois de terem filhos, eu entrei em depressão profunda por causa de ansiedade.

Apesar de ser um direito seu achar o que quiser, espero que você não interaja com quem tem depressão antes de ter uma ideia do que se trata a doença. Antes de eu começar a me tratar pessoas com esse papo eram o maior câncer pra minha saúde.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.256
Reações
46.796
Pontos
1.934
isso aí é uma das coisas mais difíceis de entender. Pq ñ passo por isso, não tenho familiares com esse problema nem amigos q precisem de psico/psiquiatra e remédios. (só coisa leve, mais stress e ansiedade q qualquer outra coisa)

bem complicado isso aí. Ta fora do meu alcance mesmo. Forças pra quem tem. É uma pena virar um tipo de "epidemia"
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.744
Reações
14.441
Pontos
503
Essa é uma doença desgraçada que sofri por vários anos, devido a diversos problemas que tive na minha infância e adolescência...

Muita gente pode achar que é frescura, mas tem gente que tem essa doença mesmo tendo a vida tranquila, com dinheiro, mulheres e tudo o que quiser... O caso mais marcante que vi foi o do Owen Wilson, aquele ator e comediante, o cara é milhonário, famoso pra c***lho, pode ter 500 mulheres, mesmo assim ele tentou se matar e só não morreu porque um dos irmãos dele encontrou ele a tempo de salvar... Fico pensando, o que é que passava na cabeça dele para fazer aquilo se ele tinha quase tudo o que queria?

Outro que não teve a mesma sorte foi o Fausto Fanti, o Renato de Hermes e Renato, um cara que me fez rir por anos e anos... Um gênio do humor, mas nunca na minha vida imaginei que ele sofria dessa doença, e um dia do nada fiquei sabendo da morte dele... Pelo que ele aparentava na TV, eu jamais imaginei que ele tinha depressão, e isso atinge outros humoristas também, não consigo entender como pessoas que fazem a gente rir tanto conseguem desenvolver essa doença...

Hoje estou bem, me sinto curado, eu passei por muitos problemas familiares, na escola, decepções amorosas e até percas familiares durante anos, mas tem gente que desenvolve essa doença até sem ter nenhum problema, mesmo tendo quase tudo o que quer, não é uma frescura como muitos ignorantes pensam...
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.486
Reações
91.262
Pontos
1.503
O que eu vejo hoje em dia é muita gente com a cabeça vazia. E como já dizia os antigos, cabeça vazia é oficina do capeta.

Não nego, sou daqueles que vê depressão como frescura, pois já tomei muita porrada da vida e nem por isso fiquei deprimido. Pessoas como eu vê a depressão como uma simples desculpa para lidar com acontecimentos que as pessoas não aceitam, independente dos motivos.

Assim como alegria e tristezas são momentos, existe um tratamento de depressão que não falha: o tratamento do lote. Vai capinar um lote, de forma voluntária de 6 da manhã as 11 da noite. Vai ficar com a cabeça ocupada e nem vai lembrar de depressão.



Enviado de meu ASUS_X00DDA usando o Tapatalk

Tenho essa mesma linha de pensamento. Nada contra os depressivos, mas em TODOS os casos próximos a pessoa se entregou a isso porque tinha onde escorar (pais e avós principalmente).
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.900
Reações
95.060
Pontos
2.179
No meu caso depressão nem é sinônimo de tristeza. Na verdade até acho bom quando se manifesta como tristeza, pois tristeza dá pra tentar espantar com bons argumentos.
O que sempre me fode mesmo é a falta de energia. Sério, posso estar de férias na praia, com a geladeira cheia de cerveja. Se bate uma semana de crise, não tenho força pra fazer nada. Parece que tem um buraco negro sugando a minha energia mental. É difícil até pensar. Pensar qualquer coisa. Pensar que existo. Nem triste fico, pois o pensamento não vai tão longe. E pior, é um cansaço que dormir não resolve.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.772
Reações
80.083
Pontos
1.839
Eu não diminuo o peso da doença em si. Conheço um pai de um amigo meu que dá pena de ver o estado do cara.

Mas também, eu já vi, muita, mas muita gente MESMO se escorando em "depressão" pra ficar de vagabundagem.

Eu sei que eu não sofreria disso de forma alguma. Eu prefiro encher a cara e me agarrar no ódio e praguejar tudo e a todos.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.744
Reações
14.441
Pontos
503
Eu não diminuo o peso da doença em si. Conheço um pai de um amigo meu que dá pena de ver o estado do cara.

Mas também, eu já vi, muita, mas muita gente MESMO se escorando em "depressão" pra ficar de vagabundagem.

Eu sei que eu não sofreria disso de forma alguma. Eu prefiro encher a cara e me agarrar no ódio e praguejar tudo e a todos.
Pois é, você esta certo...

Tem gente que por qualquer coisinha já ficam falando em depressão, depressão é algo muito mais grave que isso, mas tem gente que fica se fazendo de vítima para não fazer porra nenhuma mesmo... Eu tive vários problemas pessoais por vários anos, vi famíliares brigarem feio, sofri bullying e discriminação no colégio por vários anos, tive relacionamentos amorosos complicados, e perdi familiares, por essas e por outras fiquei vários anos sem sair de casa, tinha medo das pessoas, e me sentia péssimo por isso, mas o que me irrita é ver um monte de gente que qualquer coisinha usam depressão como desculpa, as vezes o cara nem tem depressão porra nenhuma... :klol

Eu confesso que sai dessa sozinho, comecei a sair de casa em 2014, voltei a estudar, e recentemente terminei meus estudos, ano que vem quero começar um curso, ainda tenho outros traumas para superar, mas quero subir um degrau de cada vez, perdi muitos anos por causa dessa desgraça, mas o remédio que achei para superar foi procurar ser feliz...

Eu não bebo nem nada, tive que aguentar tudo no osso, mas consegui... :klol
 
D

Deleted member 219486

Essa é uma doença desgraçada que sofri por vários anos, devido a diversos problemas que tive na minha infância e adolescência...

Muita gente pode achar que é frescura, mas tem gente que tem essa doença mesmo tendo a vida tranquila, com dinheiro, mulheres e tudo o que quiser... O caso mais marcante que vi foi o do Owen Wilson, aquele ator e comediante, o cara é milhonário, famoso pra c***lho, pode ter 500 mulheres, mesmo assim ele tentou se matar e só não morreu porque um dos irmãos dele encontrou ele a tempo de salvar... Fico pensando, o que é que passava na cabeça dele para fazer aquilo se ele tinha quase tudo o que queria?

Outro que não teve a mesma sorte foi o Fausto Fanti, o Renato de Hermes e Renato, um cara que me fez rir por anos e anos... Um gênio do humor, mas nunca na minha vida imaginei que ele sofria dessa doença, e um dia do nada fiquei sabendo da morte dele... Pelo que ele aparentava na TV, eu jamais imaginei que ele tinha depressão, e isso atinge outros humoristas também, não consigo entender como pessoas que fazem a gente rir tanto conseguem desenvolver essa doença...

Hoje estou bem, me sinto curado, eu passei por muitos problemas familiares, na escola, decepções amorosas e até percas familiares durante anos, mas tem gente que desenvolve essa doença até sem ter nenhum problema, mesmo tendo quase tudo o que quer, não é uma frescura como muitos ignorantes pensam...

Existe também a degeneração celular que vai tirando os sentimentos básicos em decorrência da idade, quem tem uma noção de realidade sofre mais. Por isso é comum ver casos de alcoolismo ou consumo de drogas em pessoas bem sucedidas e na faixa dos 30 para cima. São coisas diferentes a pelos meios externos e a que é causada pelo interno.
A realidade e consequência acaba em acontecimentos graves nessa cultura atual do Brasil, a quantidade de pessoas "desequilibradas" e que descontam suas frustrações em outros é gigantesca, as doenças mentais hoje são um risco a integridade física.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.744
Reações
14.441
Pontos
503
Existe também a degeneração celular que vai tirando os sentimentos básicos em decorrência da idade, quem tem uma noção de realidade sofre mais. Por isso é comum ver casos de alcoolismo ou consumo de drogas em pessoas bem sucedidas e na faixa dos 30 para cima. São coisas diferentes a pelos meios externos e a que é causada pelo interno.
A realidade e consequência acaba em acontecimentos graves nessa cultura atual do Brasil, a quantidade de pessoas "desequilibradas" e que descontam suas frustrações em outros é gigantesca, as doenças mentais hoje são um risco a integridade física.
Pois é, já vi gente se matar até porque um time de futebol perdeu, ai já não é só depressão, é algo bem mais grave ainda... Fora outras loucuras que a gente vê por ai quase todos os dias...
 

Ghim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.297
Reações
17.804
Pontos
1.174
ACHO q tem a ver com o crescente niilismo e hedonismo de nossa sociedade


cada vez mais procura-se o que é expediente, e nao o q tem significado
 
D

Deleted member 219486

ACHO q tem a ver com o crescente niilismo e hedonismo de nossa sociedade


cada vez mais procura-se o que é expediente, e nao o q tem significado

Perdeu-se o valor ao trabalho e do fruto dele. Lógico que existem exceções mas nossa cultura valoriza massivamente coisas erradas, formação educacional tendenciosa.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.772
Reações
80.083
Pontos
1.839
ACHO q tem a ver com o crescente niilismo e hedonismo de nossa sociedade


cada vez mais procura-se o que é expediente, e nao o q tem significado

Yep. Infelizmente isso é algo latente de todos nós hoje em dia. Em infinitos graus.

Sabe o que diversas vezes me pego pensando? Se eu não deveria buscar outra condição de valer a pena a vida. Tipo...não tenho problemas (significativos) sobre como toco a minha vida, mas me pego pensando que se eu tivesse uma consciência mais minimalista....o “chegar lá”, que ainda pra mim não chegou...já me teria chego a mais de uma década.
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.201
Reações
44.466
Pontos
803
Eu não duvido que chegue ao menos muito próximo disso. Cada dia fico sabendo de alguém que está enfrentando o drama dessa doença.
 

Ghim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.297
Reações
17.804
Pontos
1.174
Yep. Infelizmente isso é algo latente de todos nós hoje em dia. Em infinitos graus.

Sabe o que diversas vezes me pego pensando? Se eu não deveria buscar outra condição de valer a pena a vida. Tipo...não tenho problemas (significativos) sobre como toco a minha vida, mas me pego pensando que se eu tivesse uma consciência mais minimalista....o “chegar lá”, que ainda pra mim não chegou...já me teria chego a mais de uma década.


Religião é algo muito menosprezado hoje em dia.


Eu tô lendo 12 Regras para a Vida do Jordan Peterson, que não é um livro cristão nem nada disso, é um livro basicamente sobre psicologia. Mas ele usa muito da Bíblia para explicar a psicologia humana, e aí você percebe que religião é algo mil vezes mais valioso do que a sociedade laica atual difunde.
 
Topo Fundo